sexta-feira, 22 de junho de 2012

IDG Now!:Brasil defende liberdade na internet em ação da ONU




O Brasil, em conjunto com os Estados Unidos e a Europa, vai patrocinar a primeira resolução na Organização das Nações Unidas (ONU), visando à liberdade de expressão na internet.

As três nações já chegaram a um acordo sobre o conteúdo que compõe a resolução. "A ideia é que o texto peça que o direito à liberdade de expressão na internet seja equiparado ao direito tradicional da liberdade de expressão fora da web", explicou a embaixadora americana na ONU, Eileen Donahoe. Os Estados Unidos pontuam que governos podem estar indo em direção à censura e controles mais rigorosos sob as informações da rede,

A cidade de Washington, nos Estados Unidos, e países europeus decidiram incluir no texto a necessidade da internet como um meio que proporcione desenvolvimento. A maior preocupação americana é garantir que governos não adotem censuras e outros tipos de controle sob o conteúdo veiculado na internet.

O Brasil apoiou a iniciativa, mas deixou claro que não aceitará a decisão na ONU, caso ela seja usada para pressionar um ou outro país. A resolução será votada em duas semanas, na reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra.

INFO: Anonymous invade sites em protesto contra a Rio+20



São Paulo - O grupo de hackers ativistas Anonymous Brasil invadiu sites governamentais, o portal da Rio+20 e outros endereços relacionados a atual Conferência das Nações Unidas. Os ataques começaram na tarde dessa quarta-feira (20).

Além do site oficial da Rio+20, o grupo invadiu o site do Senado, da Câmara, da ONU e do Detran. Na lista também constam portais da Polícia Militar, do Exército e de alguns institutos de educação, como o INCRA.

Os sites tiveram o layout da página substituído pelo símbolo do Anonymous Brasil com a hashtag #OPHackinRio e por um vídeo. Nele, os ativistas cobram mais participação da sociedade civil nas decisões políticas.

"Os convidamos a refletir sobre o seu papel nas decisões tomadas não apenas na Rio+20, mas também no Brasil. Se você acredita que os líderes mundiais vão mudar o mundo é hora de abrir os seus olhos", diz o grupo em trecho do vídeo.

O grupo alega que a invasão foi necessária porque a mídia veicula que a Rio+20 é importante para os desdobramentos políticos e sociais relacionados à sustentabilidade. Para o Anonymous, a sociedade não pode deixar que apenas os líderes mundiais decidam as ações futuras. "Se o povo não se posicionar e agir com sua parcela de participação, o poder da tomada de decisões continuará assim como esta hoje, longe do povo", diz o grupo.

Os ataques continuam. A INFO conferiu que mais de 8 sites governamentais traziam a mensagem do Anonymous dentro de apenas uma hora. Além disso, muitos portais invadidos nessa quarta-feira (20) ainda permanecem fora do ar ou apresentaram instabilidade no acesso.

Confira o vídeo do protesto do Anonymous Brasil abaixo:

TI INSIDE: Menos de 5% dos sites de órgãos públicos são acessíveis a pessoas com deficiência





Após o lançamento da terceira versão do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG 3.0) pelo governo federal, chamado de gov.br, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão constata que apenas 4,5% dos sites das administrações públicas possuem o nível mínimo de acessibilidade estabelecidos na cartilha. Dentre outras funções, a proposta sugere compatibilidade com leitores de tela para pessoas cegas, uso de símbolos em detrimento de cores, legendas em conteúdo audiovisual e explicações em áudio para infografias e imagens.
"Apesar de ser um número muito baixo, é o dobro dos sites acessíveis registrados um ano antes, por isso estamos satisfeitos com o progresso realizado até agora", afirmou o secretário do Ministério do Planejamento, Delfino Natal de Souza, nesta quinta-feira, 21, durante o Ciab 2012, evento de TI das instituições financeiras. Ele reconhece, contudo, a necessidade de trabalhar mais intensamente o e-MAG para sua efetiva implantação.
Segundo o secretário, o portal web da cidade de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, foi eleito o melhor em termos de acessibilidade de conteúdo do país. "Ele foi elaborado com base nas diretrizes do e-MAG, por isso alcançou o sucesso no projeto", explica Souza. Ele evidenciou o exemplo como uma maneira de produzir uma página na internet atraente para as massas, sem excluir as pessoas com acessibilidade reduzida.
"Um dos precursores da internet, o norte-americano Tim Berners Lee, concebeu a web como um meio de universalizar o acesso ao conteúdo. Não faz sentido, por isso, uma rede na qual existam excluídos", defendeu o especialista em desenvolvimento web do W3C Brasil, Reinaldo Ferraz. De acordo com uma pesquisa conduzida pela organização com 4 mil sites comerciais, o índice de acessibilidade básica é ainda inferior, de 2,8%. "Foram coletadas mais de 16 milhões de páginas, das quais apenas 475 mil tiveram as condições mínimas", conta Ferraz.
A líder no desenvolvimento de negócios da W3C, Karen Myers, fala da importância de criar um site único acessível, e não de uma página voltada apenas para pessoas com deficiências. "Isso não limita a criatividade de desenvolvedores, muito pelo contrário, estimula o desafio de produzi-las. Se houver duas páginas, haverá o dobro de trabalho de atualização de conteúdo e manutenção do site", conclui. 

TI INSIDE : Brasileiros são os que têm a menor preocupação com segurança na web




Os brasileiros registraram o menor nível de preocupação com segurança na internet desde 2008, de acordo com um estudo da Unisys. O país ocupa a oitava posição do ranking de 12 países pesquisados, atrás de Colômbia, México, Hong Kong, Alemanha, Nova Zelândia, Bélgica e Estados Unidos, nesta ordem.
O tema obteve 117 pontos na apuração feita no primeiro semestre, o que representa uma queda de 38 pontos em relação ao registrado no mesmo período do ano passado. Há quatro anos, esse número era de 138, numa escala de 0 a 300. Entre os países pesquisados, um terço (33%) revelou não ter preocupação com a questão da segurança na web, expansão de 20 pontos percentuais na comparação anual.
Os itens que mais chamaram a atenção dos usuários de internet no Brasil foram transações em lojas online e internet banking, citados por 43% dos consultados. O número é inferior aos 54% na comparação com o estudo anterior.
A Unisys ouviu 10 mil pessoas em áreas metropolitanas, por meio de entrevistas pessoais, sendo 934 delas feitas em 70 regiões do Brasil entre fevereiro e março. 



TI INSIDE :Twitter fica fora do ar; hackers russos assumem ataque




O Twitter ficou instável na tarde desta quinta-feira, 21, por cerca de quarenta minutos. Usuários em diversos países, inclusive no Brasil, relataram, em outras plataformas sociais, falhas de operação do sistema em navegadores, aplicações e dispositivos móveis.
O site costuma apresentar uma mensagem padrão quando o serviço está sobrecarregado ou momentaneamente com problemas. Como desta vez a conhecida tela não foi exibida, algumas pessoas levantaram a suspeita de um ataque criminoso. Por volta das 17h (horário de Brasília), o grupo hacker russo UGNazi reivindicou a autoria do ataque em seu perfil oficial na rede @UG, mas não forneceu motivos específicos para a ação. Os cibercriminosos propagam ideais nazistas na Ásia.

Em sua página oficial, a rede de microblogs assumiu que "os usuários podem encontrar problemas ao acessar o Twitter", mas não revelou a causa da queda e tampouco mencionou a probabilidade de um ataque a seus servidores. 

Folha de S.Paulo : Post ofensivo terá de sair do ar em 24 horas, decide STF



O STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou que mensagens publicadas em redes sociais, como Orkut e Facebook, que sejam consideradas ofensivas ou impróprias pelos usuários terão de ser retiradas do ar em até 24 horas após serem denunciadas.

Empresas responsáveis por serviços de e-mail, como Hotmail e Google, serão obrigadas a fornecer auxílio na localização do remetente de mensagens que causem danos morais. As decisões foram tomadas pela ministra Nancy Andrighi.

A primeira, que trata sobre redes sociais, foi provocada por uma carioca que se divorciou. Pouco tempo depois ela descobriu um perfil falso em seu nome no Orkut.


STJ decide que empresas como Facebook, Google e Microsoft terão de retirar conteúdo ofensivo em até 24 horas 

A mulher apontou o conteúdo como ilícito, mas a suspensão da página ocorreu só dois meses depois.

A Justiça determinou que o Google pague R$ 10 mil a ela. Também decidiu que a empresa, dona do Orkut, fica obrigada a suspender conteúdos denunciados dentro de um dia, sem apuração prévia.

Depois dessa medida, a empresa deverá checar se o caso é verdadeiro e se mantém a suspensão.

"A decisão abre precedente no STJ e uniformiza a jurisprudência. É um marco de regulamentação e todas as futuras questões estarão sob essa ótica", disse Andrighi.

Se a empresa não cumprir o prazo, ela passará a ser responsável solidária pelo dano, podendo ser acionada na Justiça. "Fiquei sabendo que nos EUA eles são capazes de tirar as mensagens em 30 minutos. Levar 62 dias no Brasil é um absurdo", disse Andrighi.

OUTRO LADO

A diretora jurídica do Google, Fabiana Siviero, disse que a empresa lida com muitos casos semelhantes e que a jurisprudência ainda é inconstante no país.

"Nós não vemos nenhuma obrigação ou efeito dessa decisão para o Google. Há uma inviabilidade técnica para fazer isso e em nenhum outro lugar do mundo é assim. A decisão de remover é irreversível. Ao tirar do ar, o conteúdo vai embora", disse.

Segundo ela, a empresa deve entrar com recurso no STJ para esclarecer esses pontos.

A segunda decisão do STJ foi motivada por uma ação de um advogado do Rio Grande do Sul que se sentiu prejudicado por e-mails enviados para sua rede de contatos sobre sua conduta profissional.

Em nota, a Microsoft Brasil disse que, "mediante ordem judicial, fornece os dados existentes em relação a contas de e-mail específicas".

TI INSIDE Online: Acessos em banda larga no Brasil totalizam 75 milhões em maio


O Brasil atingiu 75 milhões de acessos à internet em banda larga, fixa e móvel, em maio, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira, 21, pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). O número representa um crescimento de 74% em relação a maio de 2011.
Do total de acessos, 56,4 milhões foram de banda larga móvel, cujo crescimento anual foi de 114,6%, e 18,7 milhões de banda larga fixa. Do número total de banda larga móvel, 11,2 milhões são de modems de acesso à internet e 45,2 milhões de celulares de terceira geração (3G), incluindo smartphones. Especificamente no segmento de 3G, o crescimento nos últimos 12 meses foi de 128,6%, período em que foram ativados 25,4 milhões de novos acessos móveis 3G. 

TI INSIDE Online: Quase 74% dos profissionais usam de tecnologias de computação pessoal no trabalho


O uso de tecnologias de computação pessoal no local de trabalho, fenômeno conhecido pela sigla BYOD (bring your own device, ou traga seu próprio dispositivo) ou consumerização de TI, já é predominante nas empresas ao redor do mundo. Quase 74% de tomadores de decisões e gestores de TI de 15 países disseram que essa prática é adotada em suas empresas, sendo que 55% deles veem o uso de dispositivos como smartphones e tablets no trabalho como um direito, em vez de um privilégio, de acordo com pesquisa realizada entre maio e junho pela Fortinet, fabricante de sistemas de segurança de redes.
O relatório aponta que, da perspectiva do usuário, o impulsionador primário da consumerização da TI é o fato de poderem acessar constantemente suas aplicações preferidas, especialmente redes sociais e comunicações privadas. Nesse sentido, 35% dos entrevistados admitiram que não poderiam ficar um dia sem acessar as redes sociais e 47% afirmaram ser incapazes de ficar um dia sem SMS (serviço de mensagens curtas).

Apesar da explosão do BOYD, os profissionais entendem os riscos para suas organizações. Cerca de 42% dos participantes acreditam que a perda de dados e a exposição à ameaças são riscos iminentes. Entretanto, para os departamentos de TI, a consciência do risco não impede que esses empregados contornem as políticas de segurança corporativa. Na verdade, mais de 36% dos entrevistados admitiram que desobedeceriam ou já desobedeceram uma política corporativa que proíbe o uso dos dispositivos pessoais no trabalho. Dos países participates da pesquisa, a Índia foi a que apresentou os números são mais elevados, onde 66% dos entrevistados admitiram que transgrediram ou já transgridem a política de segurança.

A pesquisa também sugere o que as empresas que resistem ao BYOD podem enfrentar com relação à implantação da segurança nos dispositivos dos funcionários. A maioria dos entrevistados (66%) se considera responsável pela segurança dos dispositivos pessoais que usa no trabalho. Isto é três vezes o número que acredita que a responsabilidade é, essencialmente, de seus empregadores (22%).
Participaram do estudo mais de 3,8 mil profissionais do segmento de TI dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Polônia, Emirados Árabes Unidos, Índia, Coreia do Sul, Singapura, Tailândia, Japão e Hong Kong. 

TI INSIDE: Facebook é forçado a permitir que usuários bloqueiem anúncios




Uma decisão da Corte Distrital do Noroeste da Califórnia obrigou o Facebook a dar aos usuários opção para bloquear os anúncios patrocinados, modalidade de publicidade na qual a rede social exibe a marca ligada a recomendações de amigos conectados. Trata-se de uma ação civil de classe aberta por cinco americanos que alegavam não concordar com a exibição de seus nomes, fotos e atividades ligados a uma empresa.
A decisão coloca o Facebook em uma posição delicada, pois esses anúncios são uma das maneiras mais eficientes de geração de receita da companhia, de acordo com um levantamento da TBG Digital, ao qual o blog de tecnologia TechCrunch teve acesso. Segundo os dados, os anúncios patrocinados são mais eficientes e trazem métricas mais precisas de engajamento para os anunciantes.
Além da sanção, o Facebook terá que pagar US$ 10 milhões de multa e mais de US$ 10,3 milhões de custas judiciais. De acordo com um analista ouvido pelo blog, as multas somadas ao bloqueio de anúncios podem resultar num prejuízo de US$ 103,2 milhões à rede social, dependendo da frequência com a qual a publicidade aparece. 

TI INSIDE: GetNet anuncia lançamento de serviço de transações eletrônicas




A GetNet apresentou no Ciab 2012, evento de TI das instituições financeiras, sua nova empresa de serviços ao mercado, a rede Saque a Pague, construída com base em um conceito inovador de oferta de diversos produtos e serviços em um único terminal de autoatendimento (ATM). Nos ATMs GetNet/Saque e Pague podem ser realizadas operações como saque, saldo, extrato, pagamentos com cartão ou em dinheiro, depósito de cédulas e cheques sem utilização de envelopes, recarga de celulares, compra e dispensa de cartão pré-pago, recarga de bilhete de transporte, transferências de valores e vários outros serviços.
José Renato Hopf, diretor presidente da GetNet, explica que o Saque Pago já obteve aprovação do Banco Central para esse tipo de atividade, pois está vinculado ao Banco Topázio que faz parte do grupo. Uma das vantagens do ATM é que ele possibilita que o numerário depositado no equipamento seja reaproveitado de imediato para uma transação de saque, pois o sistema reconhece a nota e sua validade, faz a separação das cédulas, que podem ser sacadas pelo valor de cada uma, de acordo com o desejo do cliente.
O grande diferencial dos ATMs da Rede GetNet/ Saque e Pague é a tecnologia, que possibilita a realização de depósitos em tempo real, em dinheiro ou cheques, sem envelopes, além da digitalização de cheques e envio eletrônico ao banco para compensação. “O reciclador de cédulas é uma revolução no mercado brasileiro. Com ele, o dinheiro que entra nos terminais de autoatendimento através de transações de depósito e pagamentos é reutilizado no próprio equipamento, garantindo o constante reabastecimento do mesmo”, explica Hopf. A transação de crédito ou débito na conta do correntista é instantânea. 
No caso de depósitos em cheques, que podem ser feitas um a um ou num lote de até sete unidades, a máquina escaneia frente e verso, confere as combinações de codificação para evitar fraudes, e faz a truncagem eletrônica de compensação por imagem. Hopf diz que em breve será anunciado os 17 locais onde os ATMs serão instalados para atendimento ao público, sendo que já existem dois pilotos dentro da própria empresa. "Minha expectativa é que neste ano a maioria dos bancos tenha aderido ao projeto."
Pela flexibilidade da solução, ela pode ainda ser empregada para vendas de passagens, de ingressos, estacionamentos, executar câmbio de moedas estrangeiras e digitalizar documentos, entre outras.
A GetNet é um rede de transações eletrônicas que opera em qualquer ambiente multisserviço, multicanal, multi-indústria e multiproduto, atuante nos mercados B2B (negócios entre empresas pela internet) e B2C (transações entre empresas e consumidores via internet). O modelo de negócio GetNet é construído sob o conceito de full service provider, executando 100% das atividades relativas ao ciclo operacional do negócio, com equipe de profissionais própria, que também estará disponível para atender a rede Saque e Pague.
Em março de 2010, a GetNet firmou parceria com o banco Santander e passou a realizar operações das bandeiras Visa e Mastercard, ocasia que houve a quebra do duopólio do mercado brasileiro de adquirência.
Ela está presente em mais de 370 mil estabelecimentos comerciais em todo Brasil, em mais de 4 mil municípios, e no Chile desde 2008. Conta com mais de 2 mil empregados e prevê fechar o ano com faturamento de R$ 3,7 bilhões, além de alcançar a marca de 500 mil estabelecimentos credenciados até 2013. “Mais de 20 mil estabelecimentos são credenciados por mês”, acrescenta Hopf. 

UOL: Twitter afirma que microblog ficou fora do ar devido a erro em cascata em sua infraestrutura


Depois de passar cerca de uma hora nesta quinta (21) com o acesso instável, o Twitter atribuiu a falha a um erro em cascata que afetou componentes de sua infraestrutura.

Em um tuíte em seu perfil oficial, o Twitter não deu detalhes de como o erro em cascata teve início – apenas limitou-se a explicar que esse tipo de falha não é restrito a um elemento específico do software, mas seu efeito acaba afetando outros elementos. Abaixo, a mensagem publicada pela empresa:


A explicação oficial do Twitter para a instabilidade no site vem após o grupo hacker UGNazi afirmar que a falha teria sido causada por um ataque de sua autoria.
Quase uma hora indisponível

O Twitter passou por instabilidade de acesso via site web e também por aplicativos móveis. A falha teve início por volta de 13h15 desta quinta (21) e o serviço voltou ao ar cerca de uma hora depois, mas ainda com alguns erros.

No site de status do microblog, o Twitter confirmou que alguns usuários estavam com dificuldade em acessar o serviço.

Pelo Facebook, usuários relataram dificuldades para acessar o microblog. Mensagens como “O Twitter não está funcionando para mim” e “Mais alguém está tendo problemas com o Twitter” foram publicadas na rede social de Mark Zuckerberg.

Reclamações no Facebook


O site "
Down for everyone or just me", que checa se sites estão acessíveis, mostra que o endereço www.twitter.com está com problemas. Pelo Echofon, aplicativo móvel para uso do Twitter, o UOL Tecnologia também não conseguiu acessar posts no microblog.

IDG Now!:Yahoo e Facebook negociam para resolver disputa por patentes - TI corporativa -




De acordo com o advogado Kevin A. Smith, as partes estão engajadas em negociações de liquidação para resolver briga judicial

O Yahoo e o Facebook estão em negociação para resolver uma disputa de patentes, disse um advogado do Yahoo a um tribunal federal esta semana.

"As partes estão engajadas em negociações de liquidação para resolver essa disputa", disse o advogado Kevin Smith em uma apresentação perante o Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito do Norte da Califórnia, divisão de São Francisco, enquanto pedia mais tempo para determinados arquivamentos por parte de ambos, Yahoo e Facebook. "Os dois acreditam que uma nova prorrogação irá facilitar a liquidação", afirmou.

O Yahoo processou o Facebook em março alegando que ele violou 10 de suas patentes. A rede social negou a alegação, e, por sua vez, acusou a empresa de Sunnyvale de infringir 10 de suas patentes em vários dos serviços mais populares do site, incluindo a página inicial, o Yahoo Finance, o Yahoo Sports e o serviço de compartilhamento de fotos Flickr.

Segundo o Yahoo, o Facebook comprou nos últimos cinco meses 8 das 10 patentes que tinha citado em seu contra-ataque, e várias foram adquiridas depois que o site de serviços entrou com a ação.

O Yahoo negou infringir as dez patentes, e disse que o Facebook comprou e firmou patentes “contaminadas” por conduta injusta, incluindo supostamente uma falha intencional para citar um inventor conhecido, além de adicionar novas informações a uma patente. Acrescentou mais duas às dez que já havia alegado que o Facebook tinha violado.

O juiz do Tribunal Distrital, Jeffrey S. White, decidiu na quarta-feira (20) que está estipulado e acordado por ambas as partes a extensão das datas das apresentações. Uma audiência sobre a moção também foi remarcada de 10 para 24 de agosto.