sexta-feira, 26 de abril de 2013

SECOM - BA: Programa desenvolvido no Parque Tecnológico permite leitura para deficientes visuais



Uma inovação para melhorar a vida das pessoas com deficiência visual. Esta é a proposta do Scanner Leitor Portátil (Slep), um software que permite, por intermédio de um dispositivo móvel, a leitura em voz alta de textos que não foram passados para o braile. A ferramenta foi desenvolvida pela NN Solutions, empresa instalada na Incubadora do Parque Tecnológico da Bahia.

O programa de leitura para celular melhora a qualidade de vida de deficientes visuais e permite mais independência nas ações cotidianas. Segundo o gerente da empresa, Vitor Teixeira, “o programa captura uma imagem do texto via câmera do celular, reconhece as letras e, em alguns segundos, lê o texto para o usuário, por meio de voz sintetizada. Esta solução é ideal para pessoas com alguma deficiência visual”.

O estudante do Instituto Federal da Bahia (Ifba), no campus de Porto Seguro, Mário Masseli, portador de deficiência visual, experimentou o scanner durante visita ao Parque Tecnológico. “Achei fantástico esse software, que capta a imagem de um texto e traduz em voz. A visita hoje foi muito importante porque ganhei um grande motivo para seguir em frente. Valeu a pena a viagem até aqui”. Ele disse que pretende seguir carreira na área de tecnologia. O software tem uma versão demo que qualquer pessoa pode baixar no GooglePlay.

Visita

Mario visitou o Parque junto com os demais colegas do curso de Informática e Computação, conhecendo as instalações, algumas empresas que atuam no local e, por meio de palestras, se informou sobre os projetos e pesquisas em desenvolvimento. O Parque Tecnológico tem despertado o interesse dos estudantes e está “aberto para a aproximação da comunidade. Queremos que este equipamento, que é fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso estado, seja popular”, afirmou o secretário Paulo Câmera, titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), que coordena o parque.

Portal NE10: Operadoras antecipam comercialização do 4G


Ilustração: Bruno de Carvalho/NE10

As operadoras de telefonia decidiram antecipar o início da comercialização do serviço 4G em São Paulo. No cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a capital paulista precisaria contar com o serviço apenas no final deste ano. Segundo as assessorias de imprensa, a Telefônica/Vivo inicia a venda de planos 4G dia 30 e a Claro a partir desta quinta-feira, 25.

A Claro já lançou o serviço em 11 cidades brasileiras, começando pelo Recife. Todas as sedes da Copa das Confederações estão cobertas (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília), além de Porto Alegre, Curitiba, Campos do Jordão (SP), Parati e Búzios (RJ).

A Vivo ofercerá o 4G em São Paulo e nas cidades-sede da Copa das Confederações.

Já a Oi inicia a venda do 4G no Rio de Janeiro já nesta quinta (25). A empresa irá oferecer a pré-venda das outras cinco cidades-sede da Copa das Confederações apenas na primeira quinzena de maio. [Com Agência Estado]

Convergência Digital: Governo do Brasil lidera pedidos de remoção de conteúdo ao Google



Novo relatório de transparência divulgado nesta quinta-feira, 25/4, pelo Google, mostra forte aumento nos pedidos de remoção de conteúdo feitos por entidades governamentais no segundo semestre do ano passado. E o grande destaque é o Brasil, com quase um terço desses pedidos – boa parte deles ordens judiciais. 

Segundo o Google, enquanto no primeiro semestre de 2012 houve 1.811 pedidos para remover 18.070 itens, entre julho e dezembro o número pulou para 2.285, que queriam a remoção de 24.179 itens. Desses, 697, ou 30%, tiveram origem em entes públicos do Brasil. 

“Fica cada vez mais claro que tentativas de governos de censurar conteúdo em serviços do Google têm crescido. Em cada vez mais lugares, recebemos solicitações de governos para remover conteúdo político que usuários postam em nossas plataformas”, diz o Google em seu blog. 

Ainda segundo a empresa, “nesse período em particular, recebemos ordens judiciais em vários países para remover posts em blogs criticando funcionários do governo ou seus associados”. Neste sétimo relatório semestral, o Google fez três destaques sobre a origem dos pedidos de remoção: Brasil, Rússia e em bloco os 20 países que exigiram o bloqueio do filme “Inocência dos Muçulmanos”. 

“Houve um forte aumento dos pedidos no Brasil, onde recebemos 697 ordens de remoção de conteúdo de nossas plataformas nesse período, uma média de 3,5 ordens por dia. O que mais chama a atenção é que cerca de metade das ordens (316) se baseava na proibição do Código Eleitoral Brasileiro sobre qualquer expressão que represente ‘ofensa à dignidade ou decoro’ dos candidatos e foi expedida em caráter liminar, ou seja, sem análise e decisão definitiva.”

O relatório indica, ainda, que também houve aumento expressivo dos pedidos na Rússia – efeito de uma nova legislação que entrou em vigor no período. A diferença foi gritante. Enquanto de janeiro a junho entidades governamentais russas apresentaram apenas seis pedidos de retirada de conteúdo, no segundo semestre do ano passado esse número pulou para 114. 

Convergência Digital: Copa das Confederações não terá roaming de dados no 4G



Os estrangeiros que vierem assistir aos jogos da Copa das Confederações - de 15 a 30 de junho - vão usar o 3G e o Wi-fi no país. Segundo o COO da Oi, James Meaney, nenhuma das quatro teles nacionais - Oi,Vivo, TIM e Claro- fechou acordo de roaming de dados para o 4G. 

"Esse é um assunto recorrente nas mesas de discussões. Para a Copa das Confederações, o roaming será feito no 3g, e especialmente, no Wi-fi", explicou o diretor de rede da Oi, Luis Alveirinho. "Para a Copa do Mundo, certamente, os acordos já estarão assinados,mas o roaming é uma questão que não se acertou para a Copa das Confederações, até por conta dos lançamentos recentes", completa o executivo.

O estrangeiro que virá para a Copa das confederações terá a opção de usar o 3G - onde há vários acordos já selados- ou o wi-fi, que é, dentro da estratégia da Oi, a grande aposta. Isso porque a Oi contabiliza 30 mil hotspots wi-fi distribuídos no país. Com a aquisição da Vex, no ano passado, a tele também herdou vários acordos de roaming internacionais no wi-fi.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, já sugeriu também o aluguel de smarpthones 4G para os estrangeiros, uma vez que há também a questão de compatibilidade de frequência- o Brasil terá o 4g na faixa de 2,5 GHz, quando nos Estados Unidos, por exemplo, usa a faixa de 700 Mhz e na Europa, a maior parte das operadoras atua em 800 Mhz. Mas, agora, sem o acordo de dados 4G internacional, o turista - mesmo com um terminal multifrequência - terá de buscar alternativas ou usar o 3G/ Wi-Fi.

Oficina da Net: Como escolher um domínio para o seu site



Quando decidimos criar um blog ou um site, uma das primeiras coisas que nos vem em mente é o seu nome. Quando se trata de um site de empresa, devemos avaliar a melhor opção, já que este nome será uma extensão da marca.

A criação de um site ou blog, começa muito antes da layout ou o domínio. Deve-se fazer um planejamento quanto a marca que você pretende estabelecer (se tratando de algo novo), redigir metas e é claro, cumpri-las.

Quando decidimos criar um blog ou um site, uma das primeiras coisas que nos vem em mente é o seu nome. Quando se trata de um site de empresa, devemos avaliar a melhor opção, já que este nome será uma extensão da marca.

Vejamos alguns passos para que você escolha um nome que garante que você será encontrado na internet

1 – Verifique se já existe um registro de site com o nome escolhido:

Com o nome em mãos, o primeiro passo é verificar se alguém já comprou aquele domínio. Alguns sites que vendem domínios já possuem este tipo de serviço, ou seja, ao tentar comprar um domínio que já possui dono, ele irá acusar.

Neste caso, é importante que você possua variações de nomes referente ao seu projeto. Em um último caso, você pode tentar comprar aquele domínio do atual dono ou mesmo mudar o nome do projeto (no caso de empresas, isso já é mais difícil. Logo deve-se procurar uma variável para o domínio).

2 – Utilize nomes curtos, mas evite os nomes genéricos

Da mesma forma que um nome de marca deve ser fácil de lembrar e ter identidade, o mesmo vale para o domínio. Nomes genéricos normalmente já possuem dono. Por isso é importante ter um nome próprio que dê a cara do que você pretende fazer.

Além de facilitar a memorização, evita com que as pessoas se confundam na hora de digitá-lo. Na internet, há vários sites onde você pode verificar a disponibilidade de um domínio, desta forma, mesmo antes de realizar efetivamente o registro, pode-se escolher o nome de acordo com a sua área de atuação, o serviço que iá prestar e a disponibilidade do domínio desejado.

3 – Evite fonemas homófonos

Fonemas homófonos são aqueles que são falados de uma mesma forma, mas que possuem jeitos diferentes de escrever. Exemplo: sessão do direto, cessão do direito. Neste caso, fazemos isso para prevenir que as pessoas se confundam na hora de acessar o seu domínio.

Caso não tenha como fugir disso, reserve os dois nomes. O mesmo vale para variações do plural e de consoantes mudas. A ideia é que mesmo com o usuários digitando errado, seu site seja acessado.

4 – Escolha a extensão correta para o seu site

.com.br, .com, .org, .mus.br. Cada extensão tem sua definição correta para um uso específicos. Os mais comuns são os .com e .com.br. Mas um .tv pode ser interessante para produtoras de vídeo, por exemplo. A escolha está ligada ao tipo de produto que você irá vincular com o site.


5 – Evite o uso de hífen

Há quem diga que não existe problema para domínios com hífen, mesmo assim o seu uso não é muito comum. Podemos escrever dois motivos mais práticos para que você NÃO use hífen:

Domínio difícil de soletrar;

O visitante tende a esquecer de colocar o hífen.

Caso seja necessário, registre um domínio variável sem o hífen. Desta forma, o visitante pode ser automaticamente direcionado para o site correto, evitando que ele deixe de acessar seu domínio simplesmente por ter errado a digitação. 

6 – Uso de siglas

Utilize a sigla apenas se você identificar sua marca ou produto com ela. Quando a sigla vira uma forma de marca, como no caso do SBT, sua utilização para o site faz todo o sentido. Este caso reque bom senso do criador.

Ao fazer um registro de site, temos que ter em mente que este canal é o primeiro passo para que o usuário consuma seu produto. Então quanto mais facilitarmos, mais possibilidade terá do usuário converta o acesso em uma compra finalizada. 


Olhar Digital: No Brasil, políticos são os que mais reclamam sobre conteúdo do Google



Entre julho e dezembro de 2012, o Google recebeu 697 ordens de remoção de conteúdo no Brasil, levando em conta todas as plataformas sob o guarda-chuva da companhia. Equivale a 3,5 pedidos por dia e mostra uma alta de 265% em relação aos seis meses anteriores.

De acordo com Relatório de Transparência divulgado hoje, cerca de metade das ordens (316 delas) era baseada no Código Eleitoral Brasileiro por supostamente conter "ofensa à dignidade ou decoro" de candidatos a cargos políticos.

Essas ações foram expedidas em caráter liminar, quando a análise não foi concluída e a decisão não é definitiva. Segundo Susan Infantino, diretora jurídica do Google, somente em 35 casos a empresa foi obrigada a ceder.

"Nos demais, o debate segue em andamento, uma vez que está em jogo a relevante discussão sobre se os usuários têm ou não o direito de se expressar e expôr suas ideias durante o período eleitoral, ou se seguiremos equiparando toda forma de expressão na internet à 'propaganda eleitoral negativa'", diz Susan.

Olhar Digital: Como o 4G pode melhorar o 3G?



A rede 3G brasileira está longe de ser o sonho dos consumidores. Não à toa, as operadoras são alvos de tantas reclamações do Procon. Não é de estranhar a desconfiança do público sobre o 4G, que aos poucos vai chegando às principais capitais brasileiras.

A nova rede está sendo implantada como uma exigência da Anatel para a Copa do Mundo. Alguns apontam uma decisão precipitada em apostar em uma nova tecnologia sem nem ao menos amadurecer o 3G. As operadoras, no entanto, têm uma visão diferenciada: o 4G melhorará o 3G, elas acreditam.

A primeira mudança já havia sido prevista pelo ministro das comunicações Paulo Bernardo. Segundo ele, a implantação do 4G fará que com que muitos usuários abandonem a rede 3G, deixando-a menos congestionada, já que uma não depende da outra. As operadoras compartilham esta visão. O outro aspecto tem a ver com infraestrutura.

A Oi, por exemplo, afirma que os R$ 800 milhões investidos por ela na implantação do 4G no Brasil deverão trazer reflexos positivos para quem utiliza a internet de terceira geração. Segundo o diretor de operações da empresa, James Meaney, o processo também envolve a ampliação da área alcançada pelo 3G em cerca de 10 vezes.

Além disso, outras empresas também deverão seguir os passos da Oi, que afirmou que investirá no marketing sobre o 4G, de forma a incentivar os clientes que hoje assinam os planos 3G a migrarem para a nova rede.

Mundobit: 4G comercial chega ao Brasil custando cerca de R$ 100


Depois de muita espera, falatório e experiências pontuais (ou experimentais), as operadoras lançam as ofertas comerciais da internet 4G. Oi e Claro anunciaram cobertura, com foco nas cidades-sede da Copa das Confederações e em São Paulo, um dos maiores mercados do país. Já a Vivo anunciará seus planos no dia 30 de abril.

No caso da Oi, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Recife e Fortaleza terão ofertas do 4G ainda na primeira quinzena de maio.

Já a Claro começou nessa quinta (26) a oferecer 4G em São Paulo e mais 11 cidades: Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Campos do Jordão (SP), Parati e Buzios (RJ). Com isso, a operadora cumpre a obrigação da Anatel de oferecer a nova geração de internet nas cidades-sede da Copa das Confederações.

Chamada de 4G Max, a Claro iniciou a venda da tecnologia pelo Recife.


E os preços?

O 4G da Oi no celular terá franquia de dados de 5GB e custará R$ 98. Quem aderir ao plano terá um desconto de R$ 300 para comprar um aparelho elegível para a tecnologia. Já o 4G para o notebook terá 10GB de franquia e custará R$ 188. Clientes pós-pago, Oi Conta Total ou Oi Velox terão desconto de 50% e pagarão R$ 125.

Segundo a Oi, o minimodem 4G da Huawei sairá por R$ 99 para quem aderir o plano de 10GB. Já o chip é gratuito. A operadora ainda oferece R$ 600 de desconto para compra de tablet. Quem quiser adquirir o mesmo plano sem fidelidade, o valor passa para R$ 249. No site, a Oi afirmou que Cuiabá, Manaus, Porto Alegre e São Paulo terão 4G até dezembro deste ano.

O preço do 4G da Claro será de R$ 99 no plano de 5GB para smartphones. Quem quiser usar no notebook com um minimodem, o valor será de R$ 119, na mesma franquia.

Ainda são poucos os modelos com 4G à venda no Brasil.

A Vivo anunciou o lançamento da sua oferta comercial do 4G para o dia 30 de abril. A operadora irá iniciar suas operações em São Paulo e Rio de Janeiro. Tanto a Vivo quanto a Claro decidiram antecipar o início da tecnologia em São Paulo por causa das possibilidades financeiras da capital paulista. Segundo a Anatel, a obrigação das teles é instalar a rede até o dia 30 de abril apenas nas cidades-sede da Copa das Confederações.

No caso da Vivo, o 4G será vendido na nova plataforma da empresa, a MultiVivo, que permite conectar até seis aparelhos com o mesmo plano.

Expansão será lenta

O instituto IDC prevê que a expansão do 4G no Brasil será lenta. Ainda há uma baixa diversidade de smartphones compatíveis, o que dificulta a adesão do consumidor. Hoje no país existem apenas 11 modelos homologados pela Anatel que funcionam na frequência 2,5GHz utilizada no país.

A IDC acredita que o Brasil terá 600 mil smartphones compatíveis com o 4G vendidos em 2013. O prazo estipulado pela Anatel está apertado e os fabricantes preparam ofensiva de novos lançamentos para este ano. Nesta correria, o país parece não ter tempo suficiente para aproveitar as possibilidades da tecnologia durante a Copa das Confederações, em junho.

UOL: Internet móvel no Brasil é só a 5ª mais rápida da América do Sul, diz estudo



Países Velocidade de internet móvel

1º - Uruguai 1,75 Mbps
2º - Chile 1,64 Mpbs
3º - Argentina 1,52 Mbps
4º - Colômbia 1,39 Mbps
5º - Brasil 1,20 Mbps
6º - Paraguai 1,06 Mbps
7º - Venezuela 0,832 Mbps
8º - Bolívia 0,632 Mbps

O Brasil ficou em quinto lugar entre os países na América do Sul que têm internet móvel mais rápida, com uma média de velocidade de conexão de 1,2 Megabit por segundo (Mbps), de acordo com estudo da Akamai, desenvolvedora de soluções de rede e segurança. Os dados são referentes ao quarto trimestre de 2012.

A média de velocidade da internet móvel deixou o Brasil atrás do Uruguai (1,75 Mbps), Chile (1,64 Mpbs), Argentina (1,52 Mbps) e Colômbia (1,39 Mbps). Após o Brasil, aparece em sexto lugar o Paraguai (1,06 Mbps), seguido de Venezuela (832 Kilobits por segundo) e Bolívia (632 Kbps).

No mundo, a velocidade da internet móvel variou de 345 Kbps a 8 Mbps. A maioria dos provedores móveis, aponta o levantamento, entrega velocidade média superior a 1 Mbps.

A Coreia do Sul continuou a apresentar a velocidade média de conexão mais rápida do globo, com 14 Mbps. Na sequência, estão Japão e Hong Kong, com 10,8 e 9,3 Mbps, respectivamente. Hong Kong também apresentou o pico mais elevado de conexão de internet, com 57,5 Mbps.

Internet fixa

Em termos de conexão fixa, a internet Brasil também não está entre as mais rápidas da América Latina, segundo o estudo. O país tem internet com velocidade média de 2,3 Mbps. À frente do Brasil estão México e Chile, ambos com 2,9 Mbps de velocidade média, seguidos da Colômbia (2,7 Mbps).

Atrás do Brasil, em quinto lugar, está a Argentina, com conexão fixa de 2,1 Mbps, Peru (2 Mbps) e Venezuela (1 Mbps).

Segurança

O estudo da Akamai analisou pela primeira vez ataques à rede, originados de 177 países e regiões.

O país com maior número de endereços IP (identidade única dos computadores conectados à internet) que originaram ataques foi a China, seguida de Estados Unidos, Turquia, Rússia e Taiwan. O Brasil ficou em sexto lugar. A empresa ressalva, no entanto, que a região de origem do IP de ataque pode não representar a nação na qual o hacker reside.

Ataques do tipo DDoS (negação de serviço) cresceram 200% em 2012, quando comparados ao ano anterior. Cerca de 35% das companhias atacadas foram do segmento de comércio e 22% de mídia e entretenimento.

Portal A TARDE - Estudante testa prótese programada por celular


A Ultra Revolution, além da programação pelo smartphone, 
também tem o polegar mais flexível.

Um estudante inglês de 16 anos está testando uma prótese eletrônica na mão esquerda que pode ser programada por um aplicativo de iPhone. O programa tem ícones para combinar os dedos de 24 maneiras diferentes, imitando gestos simples, como manter apenas o indicador levantado ou deixar a mão em um modo mais adequado para digitar teclas de computador. Ao clicar nesses ícones, a mão se movimenta sozinha.

Desde fevereiro de 2012, Patrick Kane, o garoto da mão biônica, já usava um modelo avançado de prótese, chamado i-Limb Ultra - eletrodos da prótese detectavam a eletricidade dos músculos do rapaz quando ele pensava em fechar a mão, por exemplo, e as funções que agora estão no aplicativo também podiam ser programadas, mas usando um computador. Ele chegou a carregar a tocha olímpica da Olimpíada de Londres, em julho, com a mão.

Segundo informações do fabricante da prótese, o rapaz trocou de equipamento neste mês e está testando a mão programada pelo telefone, chamada i-Limb Ultra Revolution, que, além da programação pelo smartphone, também tem o polegar mais flexível. Os movimentos facilitam gestos como segurar um lápis, um mouse de computador e amarrar cadarços do tênis.

O garoto perdeu a perna direita, abaixo do joelho, as pontas de todos os dedos da mão direita e a mão esquerda ainda com nove meses de idade - após ficar três meses internado na UTI - por causa de uma versão virulenta de meningite. Ele passou a usar próteses eletrônicas aos 13 anos, em 2010.

Como qualquer prótese, os equipamentos são fabricados sob medida para cada paciente. Na Inglaterra, um outro homem que não tem as duas mãos também está testando as próteses programadas pelo iPhone. Uma é ajustada para segurar melhor o telefone, fechando mais o dedo mínimo e flexionando o indicador.

COMPUTERWORLD: 10% dos sistemas corporativos estarão na nuvem até 2015



Se o armazenamento, servidores e até mesmo desktops estão migrando para a nuvem, sistemas de segurança não seria uma exceção. Previsões do Gartner para esse setor, indicam que uma em cada dez empresas estarão processando os recursos de segurança em cloud computing até 2015.

Com foco especial em áreas como segurança de e-mail, gateways, vulnerabilidades remotas e gerenciamento de acesso de identidade (IAM), o Gartner espera que este mercado alcance uma receita global de 4,2 bilhões de dólares em 2016.

"É grande a demanda de empresas por serviços de segurança baseados na nuvem para enfrentar a escassez de mão de obra especializada, reduzir custos ou cumprir as normas regulatórias de forma rápida e facilmente", explica Eric Ahlm, diretor de pesquisas do Gartner. 

O analista destaca que a mudança no comportamento de compra das aplicações de segurança para modelos de entrega baseados em nuvem oferece oportunidades para os fornecedores de tecnologia e serviços. Ele afirma que os que tiverem que melhores capacidades de fornecimento de soluções em nuvem têm chances de fazerem bons negócios. Já os que não têm essas capacidades precisam agir rapidamente para se adaptar a esta ameaça competitiva. 

Uma outra pesquisa do Gartner publicada em janeiro passado confirmou que os gastos com serviços de segurança em nuvem aumentará significativamente nos próximos 12 meses. De acordo com estudo, 74% dos executivos e gestores de segurança entrevistados em todo o mundo estão pedindo prioridade no aumento de soluções para segurança de e-mail em nuvem.

Outra área que deverá experimentar um crescimento substancial com oferta de serviços na nuvem é o gerenciamento de eventos de informação. No entanto, muitos clientes no segmento empresarial continuam cautelosos sobre a entrega de informações confidenciais para os provedores de nuvem, algo que será fundamental para superar a relutância das organizações mais tradicionais.

Além disso, 27% dos entrevistados indicaram que estavam considerando a implantação de autenticação de tokens como serviço em nuvem. O Gartner acredita que fatores como medidas para conformidade com o Payment Card Industry Data Security Standard (PCI DSS) exigido pelas administradoras de cartão de crédito para transações eletrônicas, por exemplo, estão dirigindo a maior parte do crescimento do interesse na segurança de tokens como serviço. 

A segurança de token como serviço permite que as empresas transfiram deixem de armazenar em seus datas centers internos informações de identificação pessoal ou outros dados confidenciais. O serviço permite que organizações migrem para nuvem sistemas de compliance no âmbito do PCI.

CANAL TECH: McAfee patenteia tecnologia que detecta e bloqueia todo conteúdo pirata na web



A empresa de segurança McAfee patenteou uma nova tecnologia que visa impedir o público de acessar filmes e músicas online que sejam pirateados. O sistema é capaz de detectar e bloquear o acesso a conteúdos ilegais de qualquer site. Quem trouxe a notícia à tona foi o site 

A tecnologia de bloqueio de conteúdo pode ser integrada à barra de ferramentas do SiteAdvisor, da própria McAfee e, essencialmente, cria uma espécie de lista negra que compila os endereços de sites com conteúdo pirata espalhados pela web. Assim, ele oferece aos usuários sugestões alternativas para comprar legalmente o conteúdo que ele está procurando.


Com essa atitude, a empresa sem dúvidas se tornará a "melhor amiga" dos detentores de direitos autorais do mundo, já que eles tentam há anos e a todo custo dificultar a vida de usuários que acessam conteúdo ilegal online. De acordo com a McAfee, há muitas razões para os consumidores e as empresas se preocuparem com o download de conteúdo ilegal, que vão desde os riscos legais até ameaças de malware e vírus.

"Um dos principais motivos de preocupação é a possível violação de um direito de propriedade intelectual e as potenciais ramificações de custos associados a essa violação. A segunda grande preocupação poderia se relacionar a potenciais ameaças causadas por algumas distribuições não autorizadas. Por exemplo, não é incomum que uma distribuição não autorizada de material na Internet inclua conteúdo nocivo", explicou a empresa de segurança ao TorrentFreak.

Apesar da patente divulgada pelo site, ainda não se sabe se existem planos concretos e datados para a implantação do novo sistema, mas a opção mais provável é que ele seja adicionado aos produtos de segurança já existentes no portfólio da McAfee.

G1: Jogar Tetris ajuda a tratar desordem ocular, dizem médicos



Médicos canadenses dizem ter encontrado uma forma curiosa de tratar o estrabismo: o jogo Tetris.

A equipe da Universidade McGill descobriu que o popular game, que consiste em encaixar peças enquanto elas se movem pela tela, pode treinar os dois olhos a trabalhar em conjunto.

Em um pequeno estudo, com 18 adultos, a iniciativa funcionou melhor do que o tradicional método de cobrir o olho "bom" para fazer com que o olho mais fraco trabalhe melhor.

Agora, os pesquisadores querem testar se o método pode ajudar a tratar crianças ambliopia (nome do "olho preguiçoso", condição que pode derivar do estrabismo). Estudos semelhantes estão em curso também no Reino Unido.

Estima-se que 1 em cada 50 crianças sofra de estrabismo, que ocorre quando um dos olhos não se desenvolve adequadamente e é frequentemente acompanhada por movimentos diferentes entre os olhos.

Sem tratamento, a condição pode levar a uma perda permanente da visão no olho mais fraco, motivo pelo qual os médicos sugerem que os tratamentos comecem o mais rápido possível.

Óculos especiais

Em geral, o tratamento consiste em cobrir o olho mais forte com um tapa-olho, que a criança deve usar durante a maior parte do dia e ao longo de meses -- o que tende a ser frustrante e incômodo.

O médico de Montreal Robert Hess e seus colegas decidiram investigar se era possível adotar uma abordagem diferente no tratamento do estrabismo, experimentando formas de fazer os dois olhos trabalharem juntos.

Nove voluntários estrábicos usaram óculos protetores especiais durante uma hora por dia, ao longo de duas semanas, enquanto jogavam Tetris.

Os óculos especiais permitiam que um olho do voluntário enxergasse apenas as peças que caíam, enquanto o outro olho via só as peças que se acumulavam na base da tela do jogo.

Um grupo de controle com mais nove voluntários estrábicos usou óculos especiais similares, mas cobriu o olho forte com um tapa-olho e acompanhou o jogo com o olho vesgo.

Depois de duas semanas, o grupo que usou os dois olhos sentiu mais melhorias em sua visão do que o grupo de controle.

E mesmo os voluntários do grupo de controle tiveram melhorias significativas na visão depois que jogaram Tetris com os dois olhos descobertos.

Alternativa

Para Hess, o método talvez sirva também com outros jogos.

"Quando fazemos os dois olhos agirem em conjunto, notamos incremento na visão", diz ele. "É muito melhor do que tapar o olho, mais agradável, rápido e parece mais eficiente".

Ele diz que sua pesquisa e outros estudos prévios sugerem que o estrabismo é, na verdade, um problema de ambos os olhos, e tapar o olho bom pode atrapalhar, em vez de ajudar o olho mais fraco.

O ato de forçar os dois olhos a cooperar entre si aumenta o nível de adaptação do cérebro e permite que o olho fraco reaprenda a ver, diz ele.

Olhar Digital: Após danificar PCs brasileiros, Microsoft libera nova atualização de segurança



Quase duas semanas após detectar uma falha que inutilizava PCs de brasileiros com Windows 7, a Microsoft liberou uma nova versão do pacote de segurança MS13-036, que desde o dia 10 vinha causando problemas a quem o instalasse.

Isso acontecia em razão da atualização KB2823324, contida no pacote. Agora a empresa colocou para rodar a KB2840149 que, segundo Dustin Childs (gerente de comunicações da Microsoft), mira os mesmos riscos da anterior - mas não tem falhas.

A companhia não explicou o que aconteceu, mas especula-se que a falha tenha sido causada por um problema de incompatibilidade com o plug-in G-Buster, software utilizado para transações de internet banking no Brasil.

UOL: Homem “hackeia” gadget para desligar geladeira quando não fizer exercícios


Usar um dispositivo que monitora a quantidade de atividade física não era o bastante para o pesquisador Doukas Charalampos, 31, conseguir emagrecer. Ele decidiu então hackear o gadget, conhecido como Fitbit One, para que desligue sua geladeira caso ele não se exercite o suficiente durante o dia. Assim, os alimentos estragam e Charalampos fica sem ter o que comer.

O Fitbit One é vendido como um dispositivo para ser vestido (como um clipe na roupa) durante todo o dia.

Normalmente, o Fitbit One é vendido como um dispositivo para ser vestido (como um clipe na roupa) durante todo o dia. Assim, ele monitora a atividade física do usuário, informando quanto ele andou ou correu (ou quanto ele não andou e não correu). As informações vão pela rede sem fio para o computador ou smartphone.

Com a alteração feita por Charalampos, essas informações são usadas “a favor” do seu regime. “Eu estou trabalhando muitas horas na frente do computador e negligencio minha atividade física com muita frequência”, explicou o pesquisador ao “Huffington Post”. “Eu precisava de alguma motivação forte.” No caso, comida estragada…

O Fitbit One – o normal – é vendido por US$ 99 (cerca de R$ 200,35) nos Estados Unidos.

Folha de S.Paulo: Buscas do Google podem prever sobe e desce de ações, diz estudo



Buscas de termos financeiros conduzidas no Google por milhões de pessoas podem ser usadas para prever em que direção se movimentará o mercado de ações. É o que aponta uma análise de comportamento de serviços de buscas que estudou resultados referentes a uma década.

A pesquisa, conduzida por um grupo de estudiosos britânicos e norte-americanos, é a mais recente tentativa de minerar o comportamento online das massas em busca de pistas sobre o futuro movimento dos mercados financeiros.

As constatações parecem demonstrar que as pessoas realizam mais buscas usando termos como "ações", "carteira de investimento" e "economia" quando estão preocupadas com a situação dos mercados, diz Tobias Preis, professor associado de ciência comportamental e finanças na Warwick Business School.

Como resultado, a alta no número de buscas com termos financeiros em geral é seguida por quedas nas Bolsas de valores, porque vendas de ações geram queda de preços por algumas semanas, de acordo com a pesquisa, publicada pela revista "Scientific Records".

Em contraste, uma queda no número de pesquisas com palavras-chaves relacionadas às finanças indica maior otimismo entre os investidores, conduzindo a uma alta do mercado.

Em retrospecto, transações financeiras baseadas no volume de buscas de certos termos financeiros no Google teriam propiciado retornos significativos sobre o investimento, segundo Preis. Uma estratégia financeira de curto prazo construída em torno da alta ou baixa no número de buscas contendo a palavra "dívida", por exemplo, teria apresentado retorno de 326% entre 2004 e 2001, ante apenas 16% de lucro para um investidor que detivesse uma carteira média de ações do mercado no período.

O Google divulga dados a cada semana mostrando o número de buscas de certas palavras-chave, o que serve de matéria-prima para a análise. A crescente disponibilidade de grandes conjuntos de dados como esse deu origem a uma sucessão de tentativas de previsão dos mercados financeiros tendo por base serviços de "big data", ou seja, de processamento analítico de grandes conjuntos de dados, ainda que até agora não tenham surgido provas sérias de que esses esforços propiciem lucros no mundo "real".

Boa parte dessas experiências envolvia tentar deduzir os sentimentos dos mercados tendo por base os comentários das redes sociais. No entanto, um fundo de hedge criado para operar com base em informações sobre o sentimento dos mercados revelados em posts do Twitter encerrou suas atividades depois de apenas um mês.

Preis alertou que as constatações baseadas nas pesquisas de seu grupo podem não ser confirmadas por futuros movimentos nos mercados de ações. A revelação do valor preditivo de dados como o número de buscas por determinados termos pode mudar o comportamento das pessoas e neutralizar o efeito revelado pela análise.

O trabalho foi bancado por um programa que o governo dos Estados Unidos criou para estudar o poder preditivo de muitos tipos diferentes de dados. Preis disse que seu grupo estava em discussão com diversas companhias de investimento quanto ao possível uso prático de suas pesquisas.

RUÍDOS

A presença de volume considerável de "ruído" nos dados de busca torna difícil isolar termos individuais que possam oferecer valor preditivo.

Por exemplo, o volume de buscas por "cor" e "restaurante" parece oferecer correlação melhor quanto aos movimentos futuros das ações do que o volume de buscas por termos especificamente financeiros como "Dow Jones" e "mercados".

No entanto, os pesquisadores revelaram ter conduzido ajustes na sua amostragem avaliando a frequência diária de um dado conjunto de termos financeiros nas páginas do jornal "Financial Times".

Folha de S.Paulo: Brasil é o país que mais pede para remover conteúdo do Google


O Brasil é o país que mais faz pedidos de remoção de conteúdo das plataformas do Google, segundo nova edição do Relatório de Transparência da empresa, divulgado nessa quinta-feira (25).

A gigante de buscas recebeu, só no segundo semestre do ano passado, 697 solicitações vindas do Brasil para remover 1.731 itens - o número representa 30,5% do total de 2.285 requerimentos (24.179 itens) feitos no mundo todo no mesmo período. Houve um aumento de 506 pedidos em relação aos primeiros seis meses de 2012.

Das 697 ordens, 640 foram por meio de mandados; o restante é proveniente de instituições como Poder Executivo, polícia etc. Segundo o relatório, cerca de metade das solicitações (316) se baseava na alegação de que os itens violavam o Código Eleitoral Brasileiro.


Pedidos de remoção de conteúdo vindos do Brasil 
aumentaram 265% do 1º ao 2º semestre de 2012.

O Google atendeu a 35 do total de pedidos de remoção de conteúdo no Brasil. Os outros itens, como posts em blogs que acusavam políticos e juízes de corrupção, não foram tirados do ar.

"Nesses casos, estamos exercendo nosso direito de apelo às leis brasileiras, visto que o conteúdo é protegido pela liberdade de expressão garantida na Constituição", justificou a empresa no relatório.

G1: Brasil é 'mercado top' para site de música na web e pirataria não assusta

Pouco mais de três meses após o serviço francês de música on-line por streaming Deezer chegar ao Brasil, o país já se tornou o segundo em número de novos usuários no mundo, somente atrás da França. “O Brasil é um dos top três mercados no mundo para nós”, afirmou ao G1 o presidente-executivo da Deezer, Alex Dauchez.

Após quinze dias do lançamento, em janeiro, o tocador de música na web já computava 100 mil usuários, um recorde de adesão no mundo. Nem um dos maiores problemas para empresas cujo negócio é vender conteúdo por meio digitais chega a preocupar: "Não temos medo de pirataria”.

 
Alez Dauchez, diretor-presidente do Deezer, ao lado 
de Mathieu Le Roux, diretor geral da empresa para 
América Latina, em São Paulo.

O otimismo em relação ao Brasil fez a empresa escolher o país para lançar uma nova ferramenta nesta quinta-feira (25), em escala mundial.

Chamado de "smart cache", e voltado apenas para aparelhos da Apple, o serviço memoriza as músicas mais ouvidas pelos usuários para criar um acesso rápido a elas. Assim, o carregamento dessas canções consome menos bateria do aparelho e menos dos pacotes de internet móvel.

Segundo a Deezer, essa função foi criada para países com dificuldade no serviço de banda larga móvel, como o Brasil.

Apesar de a ferramenta estar disponível apenas para quem possui o plano mais caro da Deezer (que varia de R$ 8,90 a R$ 14,90, por mês), é possível degustar o serviço gratuitamente por seis meses, na plataforma web, e por quinze dias, na móvel.

Desde a chega ao país, o número de músicas disponíveis também aumentou, de 20 milhões para 25 milhões.

Segundo Dauchez, o interesse no Brasil ocorre pela diversidade cultural e a dimensão continental do país, além da relação próxima que o brasileiro possui com a música local.

“O brasileiro tem grande apetite por coisas novas. As pessoas são muito abertas. No meu negócio, a habilidade de as pessoas mudarem seus hábitos é muito crítico”, diz.

Nem a pirataria assusta. Pelo contrário. Indiretamente, pode até ajudar, segundo Dauchez. “Quando você pirateia, você procura música e acaba experimentando outros serviços.” Segundo ele, o problema não é somente local e, na França, quando o Deezer foi lançado, os níveis de pirataria chegaram a cair.

Site do serviço de música por streaming francês Deezer.

Outro ponto que não assusta é a concorrência com o Spotify, serviço sueco de streaming de música, prestes a chegar ao país.

No fim de março, a empresa abriu vagas para interessados em assumirem posições de diretoria no Brasil. Na última semana, foi lançado no México.

Segundo Dauchez, a empresa costuma crescer mais em mercados onde enfrenta concorrência. O executivo pinta o país como crucial para a estratégia da Deezer: “Nós acreditamos que se tivermos sucesso no Brasil, teremos sucesso em qualquer lugar”, afirmou.

INFO: Empresa lança bafômetro que funciona por Bluetooth



Se você exagerou na bebida ou tomou apenas uns drinks e quer saber quando voltará ao normal, o BACtrack Breathalyzer pode ser a solução para você.

Criado pela empresa americana BACtrack, o bafômetro calcula o nível de álcool no sangue e dá uma estimativa de tempo que o usuário deve esperar para que a concentração chegue a 0, ou para que ele consiga andar e até mesmo levantar.

Os resultados são enviados por bluetooh através de um aplicativo que pode ser instalado em qualquer dispositivo da Apple que tenha Bluetooth 4.0. Com o app você ainda pode ver um histórico das últimas medições, ligar para contatos que foram definidos como “motoristas designados” e até avaliar bebidas. Com preço de 150 dólares, o dispositivo pode ser adquirido no site da empresa (hyperlink para o site da empresa).