sexta-feira, 4 de outubro de 2013

G1: Portaria institui programa de incentivo à capacitação em TI



O "Diário Oficial da União" publicou nesta sexta-feira (4) uma portaria que institui o Brasil Mais TI, programa nacional de incentivo à capacitação de jovens em competências e habilidades profissionais ligadas às tecnologias de informação e comunicação (TICs).

A iniciativa pertence ao TI Maior, programa anunciado em agosto de 2012 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que visa promover o desenvolvimento de softwares e serviços de tecnologia da informação no Brasil. Na época, o investimento previsto do TI Maior era de R$ 500 milhões.

Coordenado pela Secretaria de Política de Informática (SEPIN), o Brasil Mais TI quer fortalecer os setores do país ligados às tecnologias de informação e comunicação por meio do "despertar vocacional de jovens, da capacitação, do uso dinâmico das redes sociais e da internet, do incentivo à formação e à consolidação de polos de inovação em software e serviços de tecnologia da informação, e da integração entre a oferta de mão-de-obra e a iniciativa privada no setor".

Fonte: "G1 - Portaria institui programa de incentivo à capacitação em TI - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/10/portaria-institui-programa-de-incentivo-capacitacao-em-ti.html (accessed October 4, 2013). 

MundoBit: Brasil alcança 100 milhões de internautas pela primeira vez



O número total de pessoas com acesso em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, lan houses, escolas, locais públicos e outros) chegou a 105,1 milhoes no 2o trimestre de 2013" diz o Ibope Media. O novo número é 3% maior que os 102,3 milhões registrados no trimestre anterior.

O número de brasileiros com acesso à internet ultrapassou a marca de 100 milhões de pessoas pela primeira vez na história. A informação foi divulgada em um relatório do Ibope referente ao primeiro trimestre de 2013. Hoje o país tem exatos 102,3 milhões de internautas.

O valor equivale a um crescimento de 9% em relação ao mesmo trimestre de 2012. É importante lembrar que desde o ano passado o Ibope passou a considerar crianças e adolescentes menores de 16 anos.

O cálculo é feito através de um levantamento com pessoas maiores de 16 anos com acesso em qualquer ambiente (casa, trabalho, lan house, wi-fi públicas, etc) e crianças e adolescentes de 2 a 15 anos com acesso em casa.

Ainda segundo o Ibope, o número de usuários ativos que possuem acesso em casa e também no trabalho chegou a 53,7 milhões de pessoas. O acesso em um lugar ou outro foi de 72,7 milhões.

Qualidade ainda é problema

Para Janette Shigenawa, diretora do Ibope Nielsen Online, esses 100 milhões de internautas significa uma “massificação do acesso e o processo de democratização da informação, cultura e educação”. No entanto, a qualidade da internet no Brasil ainda é inferior ao resto do mundo. Além disso o preço do megabyte por segundo é um dos mais caros.

Segundo um estudo divulgado em julho deste ano chamado “O Estado da Internet” (State of the internet, no original), a velocidade média no País chega a 2,9 megabits por segundo (Mbps), o que nos coloca na 73ª posição do ranking da velocidade da internet no mundo. A pesquisa feita pela empresa especializada em serviços da nuvem, Akamai, analisou 733 milhões conexões de 243 países. As melhores foram Coreia do Sul, com 14,2 Mbps, Japão (11,7 Mbps) e Hong Kong (10,9 Mbps).

Nesta semana, uma nova pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) analisou a qualidade da internet para empresas. Menos da metade do mercado corporativo brasileiro tem banda larga acima de 10 Mbps. O pior é que o Brasil tem uma meta bem humilde para melhorar esse panorama.

O mercado espera que até 2014 todas as empresas tenham velocidade de no mínimo 1Mbps. Para comparação, a Argentina quer que 80% de suas empresas tenham velocidades de 50 Mbps.

Fonte: Floro, Paulo . "Brasil alcança 100 milhões de internautas pela primeira vez | MundoBit - O blog de Tecnologia do Portal NE10MundoBit – O blog de Tecnologia do Portal NE10." NE10 - É muito mais Portal - Recife, Pernambuco, Nordeste, Brasil . http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2013/10/03/brasil-alcanca-100-milhoes-de-internautas-pela-primeira-vez-mas-qualidade-ainda-e-ruim/ (accessed October 4, 2013). 

TI Bahia: O portal de tecnologia da bahia



Empresas com foco nas áreas de conteúdos digitais, audiovisual, design, fotografia e música podem se inscrever no edital da Incubadora ÁITY CRIATIVA

O prazo para a inscrição do edital da primeira incubadora do Parque Tecnológico da Bahia foi estendido até o dia 18 de outubro. A Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação da Bahia – SECTI esclarece que a oportunidade é para empresas criativas que desenvolvam produtos ou serviços nas áreas de conteúdo digital (softwares, aplicativos, games e multimídia), audiovisual (cinema, vídeo e animação), design, fotografia e música, que façam uso intensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação.

A incubadora ÁITY, que na língua Guarani significa ninho, já instalada no Parque Tecnológico da Bahia conta com 20 empresas do segmento de TI, e agora ganha um edital específico para a criação de uma nova Incubadora, a ÁITY CRIATIVA, que contempla a seleção de Empresas Criativas de Base Tecnológica. As selecionadas receberão suporte e orientações para planejamento estratégico, marketing e assessorias jurídica e financeira, além de terem acesso a uma infraestrutura de ponta para desenvolver suas atividades. Esta é uma ação pioneira no estado e vai atender uma forte demanda do setor.

Transformar ideias em bons negócios

A Incubadora ÁITY CRIATIVA do Parque Tecnológico da Bahia integrará o Sistema Baiano de Incubação e vai transformar ideias inovadoras, ligadas ao setor das Indústrias Criativas, em negócios de sucesso, criando condições para que empreendedores criativos estejam preparados para enfrentar o mercado. As empresas selecionadas terão a oportunidade de se instalar numa ambiência propícia à pesquisa e desenvolvimento, de grande visibilidade aos olhos de possíveis financiadores de seus projetos, tendo rápido acesso à base de conhecimentos científicos e tecnológicos, através da relação empresa-universidade, além de programas de apoio financeiro ao longo de todo seu ciclo de desenvolvimento, de forma contínua e confiável.

Segundo dados da UNESCO, na economia mundial, os setores criativos foram os que mais cresceram desde o início do século 21, sendo já considerada a 3° maior indústria mundial. Somente no Brasil, o setor movimenta 380 bilhões por ano. Pesquisas recentes mostram que o setor responde por 22% dos trabalhadores formais.

“A Bahia precisa estar em consonância com a tendência mundial de investimentos neste segmento, a incubadora ÁITY CRIATIVA vai atuar na preparação desses novos empreendimentos, capacitando os jovens e ampliando a cultura inovadora do Estado”, ressalta Paulo Câmera, secretário da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação da Bahia – SECTI.

A participação no Edital é gratuita e o acesso ao seu conteúdo e anexos pode ser obtidos aqui:




Serviço

O que: Edital ÁITY CRIATIVA- Incubação de Empresas Criativas no Parque Tecnológico da Bahia

Realização: SECTI – Governo da Bahia

Parceria: SECULT e SEBRAE-Ba

Quando: Até 18 de outubro de 2013

Informações: incubadora.criativa@secti.ba.gov.br ou 71 3118-5879

Fonte: "TI Bahia.com - O portal de tecnologia da bahia." TI Bahia.com - O portal de tecnologia da bahia. http://www.tibahia.com/tecnologia_informacao/conteudo_unico.aspx?c=NOT_GOV&fb=B_FULL&hb=B_CENTRA&bl=LAT1&r=NOT_GOV&nid=24899 (accessed October 4, 2013).

Convergência Digital: Software público automatiza inventário de PCs no governo



O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Serpro anunciam a versão 3.0 do Cacic (Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais). O sistema, desenvolvido originalmente pela Dataprev para saber as condições dos computadores nos postos do INSS, permite que se veja de um ponto central a configuração das estações e servidores instalados nas unidades. Por ser uma ferramenta de interesse generalizado, de todos os gestores que precisam administrar parques dispersos, foi um dos primeiros programas compartilhados no Portal do Software Público.

Conforme o modelo de licenciamento, GPL, adotado no Portal do Software Público, pode ser baixada a aplicação e também seu código-fonte. Portanto, além das funções já existentes, as prefeituras e outras organizações que disponham de profissionais capacitados nas linguagens Php, Perl, Python e Delphi podem fazer adaptações específicas às suas necessidades.

Luis Felipe Costa, diretor de Sistemas de Informação do Ministério, explica que a atualização do Cacic responde a solicitações dos usuários do sistema. "Compatibilidade integral com novos sistemas operacionais Windows e integração ao framework PHP Symfony, que facilita o acesso dos colaboradores e desenvolvedores ao código-fonte, são avanços importantes dessa versão do Cacic", analisa. Além dessas inovações, ele destaca melhorias no layout, agora baseado no twitter bootstrap, e criação de relatórios customizados.

William Veronesi, coordenador-geral de suporte ao ambiente tecnológico da Dataprev, informa que o Cacic está instalado em cerca de 35 mil máquinas, considerando as estações internas e dos clientes. "Nós estamos trabalhando com várias versões do Cacic, realizamos testes na versão beta e gostamos das evoluções. A ideia é padronizar todas as máquinas nessa versão mais nova da ferramenta", descreve.

Corinto Meffe, assessor da diretoria do Serpro, lembra que o Cacic contempla várias preocupações dos responsáveis pelos computadores instalados nas escolas, postos de serviços e outras máquinas da rede de administração pública. Junto ao controle patrimonial e de segurança – pois o sistema identifica qualquer subtração ou acréscimos de periféricos nos equipamentos -, fica mais fácil verificar se as máquinas têm capacidade suficiente para rodar novas aplicações. 

Evidentemente, outra vantagem é que se trata de uma ferramenta madura e sem custo de licenciamento. ”Estamos falando de recursos públicos investidos em um bem público, desenvolvido por entes do governo de forma consorciada. Ou seja, são instituições públicas gastando em um único sistema. Quantas vezes nós gastamos a mesma coisa várias vezes em licenças de softwares?", menciona Meffe.

Fonte: "Software público automatiza inventário de PCs no governo - Convergência Digital - Inclusão Digital." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=35062&sid=14#.Uk60t9JJPE0 (accessed October 4, 2013).

INFO: Projeto 'SMS de boas-vindas' é ampliado



São Paulo - O Ministério das Relações Exteriores e a agência nacional de telecomunicações Anatel, em colaboração com as operadoras de telefonia, vão expandir o projeto "SMS de boas-vindas" para facilitar o contato entre os brasileiros no exterior e seus consulados, informou nesta quinta-feira (3) a Chancelaria.

Durante o projeto piloto, iniciado em julho de 2012, mensagens de texto foram enviadas aos cidadãos que se encontravam em viagem por Portugal e Espanha, os quais obtiveram os números de telefone dos consulados brasileiros que podiam comparecer em casos de emergência, explicou o Ministério das Relações Exteriores.

Após a análise do funcionamento do projeto piloto, a iniciativa se estende agora para outros cinco países: Argentina, Peru, Itália, França e Reino Unido.

O programa de envio de SMS está dirigido aos brasileiros que viajam para outros países para fazer turismo, realizar estudos e negócios, que, em caso de emergência, não costumam contar com uma rede de contatos no exterior para obter ajuda.

Por enquanto, todas as companhias de telefonia celular aderiram à campanha do ministério das Relações Exteriores. 

Fonte: "Projeto 'SMS de boas-vindas' é ampliado | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2013/10/projeto-sms-de-boas-vindas-e-ampliado.shtml (accessed October 4, 2013).

INFO: Leitor de digitais para Android deve chegar em seis meses, diz jornal



São Paulo – Os primeiros modelos de smartphones Android com leitores biométricos devem chegar dentro de cerca de seis meses. A informação é do jornal USA Today, que conversou com Michael Barret, presidente da FIDO Alliance, grupo de empresas que está investindo na tecnologia que será usada no sistema do Google.

Encabeçada por Lenovo e PayPal, a aliança de 48 empresas pretende criar um padrão que “permita aos consumidores acessar serviços móveis com facilidade, mas mantendo a boa segurança”, como afirmou Barret à publicação. Ou seja, a ideia não é criar um rival para o atual Touch ID, introduzido pela Apple no iPhone 5S, mas sim um “destino” em comum.

Por ora, o conceito da dona do iPhone não se encaixaria no FIDO, mas, segundo o presidente da aliança, ele poderia ser facilmente adaptado. No momento, de acordo com o USA Today, Barret estaria lidando diretamente com as fabricantes de hardware, para que todas cheguem a um consenso sobre as melhores tecnologias para usarem no novo padrão.

Aliança de empresas – A FIDO Alliance foi fundada em fevereiro deste ano e, apesar de não ser um nome muito popularizado, conta com a participação de gigantes da tecnologia. Além de PayPal e Lenovo, Google e BlackBerry entraram no grupo, cada um por sua razões, mas todos com um interesse em comum - no caso, criar um protocolo aberto para autenticação.

A ideia é que qualquer companhia possa adotar o protocolo FIDO, de fabricantes de hardware a donas de serviços de venda de música, por exemplo. E apesar de novo, o sucesso da empreitada do grupo parece estar próximo, e a promessa é que os primeiros aparelhos Android – entre outros gadgets – usando a tecnologia de biometria apareçam já no começo de 2014. É esperar para ver.

Fonte: Gusmão, Gustavo . "Leitor de digitais para Android deve chegar em seis meses, diz jornal | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2013/10/leitor-de-digitais-para-android-deve-chegar-em-seis-meses-diz-jornal.shtml (accessed October 4, 2013).

COMPUTERWORLD: BYOD: Cinco erros sobre segurança móvel que devem ser corrigidos



Algumas organizações lutam com suas políticas de BYOD e criam mitos que devem ser derrubados, aconselha especialista em segurança da informação.

No mundo dos negócios, grandes e pequenos, os dispositivos móveis estão sendo usados ​​para acessar dados de missão crítica que devem ser protegidos. O celular é o novo ponto final quando se trata de segurança.

O uso mais comum para dispositivos móveis no mundo dos negócios é o acesso ao e-mail corporativo, que contém informações confidenciais e é frequentemente sujeito a conformidade regulamentar. No entanto, Pankaj Gupta, CEO e fundador da Amtel, acrescenta que os usuários móveis, rotineiramente, compartilham e acessam arquivos de negócios confidenciais e documentos para a colaboração na resolução de problemas.

Apesar destes padrões de uso conhecidos, algumas organizações lutam com suas políticas de BYOD e seu planejamento móvel. Algumas dessas lutas estão baseadas em algumas falsas noções, que Gupta abordou em um e-mail para a CSO.

Aqui estão cinco mitos da segurança móvel aos quais é bom prestar atenção.

1: Os dispositivos móveis não armazenam dados corporativos confidenciais.

A linha básica do pensamento é que o acesso a e-mails e arquivos a partir de dispositivos móveis é esporádico. Então, quando o acesso acontece, está ocorrendo apenas por curtos períodos de tempo, e as informações sensíveis nem sempre são acessadas. Assim, o risco de divulgação inadvertida ou da perda de dados críticos é baixo.

"O acesso móvel é agora difundido, seja através de smartphones ou tablets", diz Gupta. "Um monte de informações é armazenada em cache em dispositivos modernos de alta capacidade, na forma de e-mails e arquivos. Se os dados sensíveis não são protegidos com controles de acesso e criptografia, podem facilmente acabar em mãos erradas."

2: Sistemas de autenticação forte, controles de gerenciamento de senhas e PINs são suficientes para impedir o acesso não autorizado.

"Um problema bem conhecido com senhas complexas que são alteradas com frequência é que os usuários acham difícil lembrar delas", Gupta explica.

Para alguns, isso significa optar por anotar suas senhas, o que frustra todo o processo de esquemas de autenticação e gerenciamento de senha. É por isso que as organizações devem ter autenticação de dois fatores e mecanismos de controle de acesso.

"Vale a pena usar a autenticação de dois fatores para autorizar o acesso a aplicativos corporativos. Sistemas modernos substituíram geradores de token por um código enviado para o celular via mensagem de texto."

3: Os usuários estão executando as versões mais recentes do iOS e Android, por isso seus dispositivos estão atualizados com correções de bugs e outros patches de segurança.

Quando se trata de Android, há milhões de dispositivos no mercado hoje, e em sua rede, que estão usando software desatualizado repleto de vulnerabilidades conhecidas. A Google libera correções constantemente, mas as operadoras preferem que as pessoas comprem novos dispositivos, por isso é raro ver uma oferta OTA completa para as questões de segurança , a menos que os principais problemas impactem largas faixas do público - e mesmo assim não há garantia.

"A versão do OS que um usuário está executando é, infelizmente, ligada ao dispositivo. Por exemplo, a mais recente versão do iOS pode estar disponíveis apenas em iPhones e iPads novos ou recentes. Além disso, os usuários podem desativar a opção de atualização automática. A situação não é boa no mundo Android também. De acordo com relatórios da Google, menos de cinco por cento dos usuários estão executando a versão mais recente do Android ", disse Gupta.

4: lojas de aplicativos públicos como a Apple App Store e a Google Play são fontes seguras, porque verificam aplicativos e bloqueiam malware.

Isso é um mito. "As políticas para aplicativos da Apple e da Google fazem algumas checagens de alto nível, mas não podem impedir que muitos aplicativos de malware entrem no mercado", disse Gupta.

A Dr. Web, empresa de segurança Russa, anunciou recentemente que mais de 25 mil smartphones Android foram expostos a malware, depois de terem descarregado aplicações provenientes da loja de aplicações da Google Play!

5: Acesso seguro não é possível usando a rede WiFi pública.

"Os funcionários remotos estão constantemente usando redes WiFi públicas em aeroportos, hotéis, restaurantes, e cafés", explicou Gupta. O melhor plano é exigir conexões de rede virtual privada (VPN) para todos os acessos de fora do seu escritório corporativo.

"VPNs usam uma combinação de conexões dedicadas e protocolos de criptografia para gerar pontos virtuais de conexão e podem permitir o acesso seguro através de redes WiFi públicas."

Fonte: RAGAN, STEVE . "BYOD: Cinco erros sobre segurança móvel que devem ser corrigidos - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2013/10/04/byod-cinco-erros-sobre-seguranca-movel-que-devem-ser-corrigidos/ (accessed October 4, 2013).

Olhar Digital: Facebook cumpre ordem judicial e não deve ser bloqueado no Brasil



Podem ficar tranquilos, usuários brasileiros do Facebook. A rede social, que estava ameaçada de sair do ar por descumprir ordem judicial, afirmou ter recebido o material necessário para cumpri-la e não deverá mais ser bloqueada no país.

"Uma vez informado o conteúdo ilegal em questão, a ordem judicial foi cumprida", afirmou a assessoria da empresa em posicionamento oficial da companhia. 

Tudo começou porque a modelo Luize Altenhofen usou o Facebook para acusar um vizinho de ter batido em seu cachorro. A afirmação não foi creditada pela Justiça, então o Facebook precisava tirar a publicação do ar, o que não aconteceu. 

Ao Olhar Digital, a rede social informou que "tem por política cumprir ordens judiciais para bloqueio de conteúdo desde que tenha a especificação do conteúdo considerado ilegal". A empresa afirmava que precisava das URLs dos posts que deveria apagar, mas só havia recebido as capturas de tela.

Fonte:"Olhar Digital: Facebook cumpre ordem judicial e não deve ser bloqueado no Brasil." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/facebook-cumpre-ordem-judicial-e-nao-deve-ser-bloqueado-no-brasil/38050 (accessed October 4, 2013).

Olhar Digital: Vírus disfarçado de mensagem de voz se espalha no WhatsApp



Se você receber uma mensagem do WhatsApp dizendo “Você tem uma nova mensagem de voz”, “1 Nova Mensagem de Voz” ou “4 Nova Mensagens de Voz”, tome cuidado! Segundo a empresa de segurança digital Avira, isso pode ser um malware.

Em seu blog, a companhia explica que os falsos recados acompanham um botão “play” com link para a URL na qual o usuário deveria baixar a suposta mensagem de voz. No entanto, a vítima acaba baixando um Trojan Kuluoz A.27, conhecido por roubar senhas e outros dados privados em dispositivos infectados.

As mensagens de voz do WhatsApp podem ser reproduzidas dentro do próprio aplicativo. Não é necessário baixar nada por fontes externas. Então, fique atento e feche a mensagem caso você receba o recado pedindo para fazer o download em outro site.

Fonte: "Olhar Digital: Vírus disfarçado de mensagem de voz se espalha no WhatsApp." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/38030/38030 (accessed October 4, 2013).

G1: Hackers roubam dados de milhões de usuários do Adobe Systems



O gigante do software Adobe Systems informou nesta quinta-feira (3) que hackers roubaram números de cartões de crédito e outras informações de 2,9 milhões de clientes.

"Muito recentemente, nossa equipe de segurança descobriu ataques sofisticados contra nossa rede, envolvendo acesso ilegal à informação de clientes e a um código fonte para numerosos produtos Adobe", assinalou o diretor-executivo de segurança, Brad Arkin.

"Nossa investigação atualmente indica que os invasores tiveram acesso a identificações de usuários e a chaves criptografadas de nossos sistemas".

Acredita-se que os hackers roubaram informações sobre 2,9 milhões de clientes do Adobe, incluindo nomes, números de cartões de crédito e débito, prazos de validade e outros dados.

"Lamentamos profundamente que tenha ocorrido este incidente, e estamos trabalhando diligentemente, com o pessoal interno e com sócios externos, além da polícia, para tratar do incidente".

Adobe está alertando os clientes cujos números de cartões de crédito e débito foram roubados.

Fonte: "G1 - Hackers roubam dados de milhões de usuários do Adobe Systems - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/10/hackers-roubam-dados-de-cartoes-de-credito-de-clientes-do-adobe-systems.html (accessed October 4, 2013). 

Folha de S.Paulo: Google é acionado na Justiça por suspeita de espionagem em Gmail



O Google tenta se defender na Justiça de acusações de que teria adotado práticas ilegais de escuta para monitorar seus usuários na internet com objetivo de oferecer anúncios direcionados.

As acusações, apresentadas ao longo dos anos em diversos processos que terminaram combinados em dois casos separados, questionam se o Google não teria ido longe demais ao recolher dados de usuários no Gmail e no Street View, seu projeto de mapeamento.

Dois juízes federais decidiram, apesar dos protestos do Google, que os processos podem prosseguir.

As decisões quanto às acusações de escuta são os exemplos mais recentes de preocupação dos juízes e autoridades regulatórias quanto a violações de privacidade pelo Google.

A companhia está na defensiva, e luta para convencer os fiscais e seus usuários de que protege os dados dos consumidores, enquanto argumenta que as leis estão presas ao passado e não acompanharam as novas tecnologias.

"Foi um mês ruim para o Google", disse Alan Butler, advogado do Electronic Privacy Information Center.

"O que está em jogo é uma questão central para a privacidade digital dos consumidores agora, ou seja, até que ponto suas comunicações digitais estão protegidas contra uso por terceiros".

O Google em geral vem conseguindo evitar penalidades sérias por violações de privacidade. Mas o caso do Gmail pode ter implicações amplas, porque quase meio bilhão de pessoas em todo o mundo usam o serviço, e porque, caso os processos sejam classificados como ação coletiva --o que é esperado-- as multas podem ser enormes.

Ao mesmo tempo, o caso pode ter consequências de longo prazo para todos os serviços de e-mail --entre os quais os do Yahoo e da Microsoft-- e para a questão de até que ponto nossos dados online são confidenciais.

REDEFINIÇÃO

"A decisão tem o potencial de redefinir de fato o setor de e-mail", diz Eric Goldman, diretor do Instituto de Leis de Alta tecnologia na Escola de Direito da Universidade de Santa Clara.

O caso do Gmail envolve a prática do Google de analisar automaticamente o conteúdo de mensagens de e-mail e exibir anúncios com base nesse conteúdo.

Os responsáveis pelas queixas incluem usuários voluntários do Gmail, pessoas que precisam usá-lo como parte de uma instituição educacional e não usuários do Google cujas mensagens foram recebidas por usuários do Google.

Eles alegam que a prática de análise de mensagens pelo Google viola leis federais e estaduais de combate a escutas.

O caso faz ressurgir uma controvérsia de curta duração surgida sobre os anúncios do Gmail quando o Google os introduziu, em 2004.

A Microsoft recentemente vem tentando atrair atenção para a prática, como parte de uma campanha intitulada "Scroogled" [uma combinação de termos em inglês que pode ser lida como "ferrado pelo Google"], na qual há um vídeo que mostra um suposto homem do Gmail lendo as mensagens de e-mail alheias.

"O Google usa o Gmail como uma máquina secreta de mineração de dados, e a companhia intercepta, armazena e utiliza, sem consentimento, os pensamentos e ideias privados de milhões de norte-americano desprevenidos que transmitem mensagens de e-mail pelo Gmail", argumentaram advogados à frente do grupo responsável pela queixa em 11 de julho, em resposta ao pedido do Google pelo encerramento do caso.

Na quinta-feira, a juíza Lucy Koh, da primeira instância da Justiça federal norte-americana, rejeitou a petição do Google em uma ordem de 43 páginas que contesta as posições da companhia em praticamente todos os aspectos.

Koh é muito respeitada no Vale do Silício, e tem a reputação de ser destemida.Durante o julgamento do processo de patentes da Apple contra a Samsung, ela ganhou manchetes ao perguntar a um advogado da Apple se ele "estava fumando crack".

PRÁTICAS DE NEGÓCIOS

No documento apresentado em 13 de junho pelo encerramento do processo, o Google argumentou que os responsáveis pela queixa estavam tentando "criminalizar práticas cotidianas de negócios".

Argumentou que a análise de mensagens do Gmail era automatizada, sem revisão humana, e que não diferia dos processos usados para detectar spam ou vírus, permitir buscas na caixa de entrada de mensagens e filtrar as mensagens para diferentes pastas.

A companhia afirma que os usuários consentem quanto ao uso dessas práticas ao aceitar os termos de serviço e normas de privacidade do Google.

O Google argumentou também que os não usuários do Gmail não tinham direito a esperar privacidade em sua correspondência com usuários do serviço.

"Da mesma forma que o remetente de uma carta a um colega de negócios não pode se surpreender caso o assistente desse colega a abra, as pessoas que usam Webmail hoje não devem se surpreender caso suas comunicações sejam processadas pelo provedor de e-mail do destinatário", um dos advogados de defesa argumentou.

As leis de escuta federal dos EUA não consideram que tenha havido interceptação de comunicações se a prática for necessária no "curso normal dos negócios" do provedor de serviços, o que segundo o Google abarca analisar o conteúdo de e-mails.

O argumento não fez efeito junto a Koh.

"Na verdade, a suposta interceptação de conteúdo de e-mail pelo Google é usada primordialmente para criar perfis de usuários e oferecer publicidade direcionada --e nada disso se relaciona à transmissão de e-mails", a juíza escreveu em sua decisão da semana passada.

Koh também rejeitou o argumento de que os usuários do Gmail haviam consentido na interceptação de suas mensagens e que os não usuários do Gmail também sabiam que suas mensagens podiam ser lidas quando se comunicavam com outros do sistema do Google.

Leslie Miller, porta-voz do Google, e Michael Rhodes, do escritório de advocacia Cooley, que representa o Google, se recusaram a comentar sobre o caso e mencionaram apenas o comunicado da companhia a respeito. "Estamos decepcionados com essa decisão e estamos considerando nossas opções", o texto diz.

"A análise automática permite que ofereçamos segurança e proteção contra spam aos usuários do Gmail, além de grandes recursos como a caixa de entrada prioritária".

Também na semana passada, o Google solicitou ao 9º circuito de recursos federal norte-americano que reconsidere uma decisão anunciada em 10 de setembro, permitindo que outro processo quanto a escutas prossiga.

O caso envolve os veículos do Google Street View que secretamente recolhiam informações pessoais de redes domésticas não cifradas. A lei federal de proibição de escutas que serve de base aos dois processos é parte da Lei de Privacidade nas comunicações Eletrônicas, de 1986, que sofre ataques há anos por não levar em conta tecnologias modernas como o e-mail.

"Não surpreende que estejamos nos tribunais enfrentando dificuldades quanto à aplicação da lei de 1986", diz Goldman. "É um estatuto mal redigido que envelheceu muito mal".

Fonte: "Folha de S.Paulo - Mercado - Google é acionado na Justiça por suspeita de espionagem em Gmail - 03/10/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/10/1351196-google-e-acionado-na-justica-por-suspeita-de-espionagem-em-gmail.shtml (accessed October 4, 2013).

INFO: App quer transformar usuário em uma pessoa melhor



Levando a um novo limite a ideia de que existe um aplicativo para tudo, o Kindr é um que ajuda você a tornar o mundo um lugar mais agradável. Isso mesmo. Mas o conceito é bem menos ousado do que parece: o programa permite enviar para outras pessoas mensagens elogiosas “pré-programadas” ou escritas na hora.

As mensagens já programas – todas em inglês, no entanto – vão de “Quem sempre vê o copo meio cheio?” a “Quem é tão esperto que, se virasse zumbi, continuaria parecendo uma pessoa normal?”. A ideia é fazer com que os destinatários, ao lerem os elogios, sintam-se melhores, mais felizes e, quem sabe, até abram um sorriso.

“A maldade está espalhada por toda a internet”, afirmou o CEO da empresa Matt Ivester ao Huffington Post, e a proposta do app é basicamente ir contra todo esse “cyberbullying”. “Acreditamos que um simples cumprimento pode fazer uma grande diferença.”

Além desta função, o Kindr também está linkado a um feed de “boas notícias”, que devem ajudar a tornar o dia mais divertido. O app está disponível gratuitamente para iOS – mas apenas nos Estados Unidos. No site, dá para entrar na lista de espera pela versão de Android, mas não há menção sobre um lançamento global. Mas, se a ideia é espalhar a bondade pelo mundo, é de se imaginar que isso aconteça logo.

Fonte :Gusmão, Gustavo . "App quer transformar usuário em uma pessoa melhor - Download da Hora | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/blogs/download-da-hora/iphone/app-quer-transformar-usuario-em-uma-pessoa-melhor/ (accessed October 4, 2013).