terça-feira, 16 de julho de 2013

Ascom Prodeb: Prodeb recebe Certificação MPS.Br


A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia é a mais nova estatal certificada com o selo MPS.Br., concedido pela Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). O selo define o nível de maturidade da empresa e a capacidade dos processos de desenvolvimento de software e serviços correlatos.
A Certificação de Melhoria de Processos de Software Brasileiro ( MPS.Br) é um projeto desenvolvido em 2003, sob coordenação da Softex, apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/FUMIN).

Na cerimônia de certificação, a representante da Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec), Ana Regina, responsável pelos trabalhos de auditoria, destacou a importância do MPS.Br para uma estatal de tecnologia como a Prodeb. O presidente da Prodeb Álvaro Santos ressaltou a dedicação da Diretoria de Infraestrutura Técnica e Serviços (DTS/Prodeb), na pessoa de Napoleão Lemos, seu diretor.


Na cerimônia de certificação, a representante da Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec), Ana Regina, responsável pelos trabalhos de auditoria, destacou a importância do MPS.Br para uma estatal de tecnologia como a Prodeb. O presidente da Prodeb Álvaro Santos ressaltou a dedicação da Diretoria de Infraestrutura Técnica e Serviços (DTS/Prodeb), na pessoa de Napoleão Lemos, seu diretor. A certificação se deu através do empenho das gerências de Desenvolvimento de Sistema e do Escritório de Projetos, com apoio da Assessoria de Planejamento e Padrões Tecnológicos (GDS/GEP/APP/Prodeb). 

A Prodeb recebeu oficialmente a certificação em cerimônia realizada no Bahia Othon Palace Hotel, no último dia 1º de Julho (2013), durante o XII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Álvaro Santos, Makoto Koshima, Napoleão Lemos, Igor Takenami, Luciana Lins e Tânia Daltro representaram a empresa.

Selo MPS.BR 

Criado em 2003 pela Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), a base técnica para a construção e aprimoramento MPS.BR é composta pelas normas ISO/IEC 12207, ISO/IEC 20000 e ISO/IEC 15504-2, sendo compatível com o CMMI (Capability Maturity Model Integration). 

Depoimentos

Napoleão Lemos


"Desde que assumi a direção da área de Desenvolvimento de Sistemas, estamos junto com a equipe da GDS - Gerência de Desenvolvimento de Sistema e da APP - Assessoria de Planejamento e Padrões Tecnológicos, buscando uma melhoria na qualidade dos softwares desenvolvidos por nossos técnicos.

Encontrei uma equipe fantástica na GDS e entre eles, Luciana Lins, Tânia Daltro e Igor Takenami que me contaminaram com seu entusiasmo e convicção de que o MPS.BR faria uma grande diferença na qualidade dos produtos desenvolvidos pela PRODEB/GDS.
Imediatamente aceitei o desafio de certificarmos a nossa empresa no MPS.BR. Luciana Lins totalmente entusiasmada e com a parceria efetiva de Tânia Daltro, após iniciado o projeto, propuseram o desafio de conseguir se submeter à avaliação ainda no primeiro semestre.

Toda a GDS e, em particular, as equipes diretamente envolvidas foram contaminadas pelo entusiasmo, o que nos permitiu a obtenção com louvor o Nível G do MPS.BR. Não vamos parar por aí. Vamos dar continuidade a este fantástico projeto e capacitar na plenitude as demais equipes da PRODEB/GDS, bem como certificar a Fábrica de Software, já em funcionamento e a Fábrica de Testes a ser organizada."

Luciana Lins


"Foi maravilhoso participar da implementação do MPS.BR nível G na PRODEB, considerando a importância deste modelo de qualidade no mundo de processos de software e a importância da PRODEB para o Estado da Bahia, servindo de referência para o mesmo e para as demais Empresas Públicas de Informática. Essa vitória foi alcançada de forma merecida pelo empenho, garra e determinação da equipe PRODEB que se manteve unida e comprometida em todos os momentos desta caminhada. O fato de termos conseguido realizar a avaliação inicial e final juntas mostra nossa organização, maturidade e verdadeiro senso de comprometimento com o trabalho que foi realizado para a solidificação de uma cultura de qualidade na prestação dos serviços de desenvolvimento de sistemas, sites e portais. Além disso, a constatação da implementação de práticas exigidas em níveis superiores de maturidade evidenciou nosso real compromisso com a qualidade do processo."



Fonte: "Prodeb- Prodeb recebe Certificação MPS.Br - Geral - Notícias." Prodeb-Tecnologia, Informação e Segurança. http://www.prodeb.ba.gov.br/modules/news/article.php?storyid=1989 (accessed July 17, 2013).

SECOM - BA : Rede Social da Educação será lançada nesta terça-feira





A Secretaria da Educação do Estado da Bahia lança nesta terça-feira (16), às 9h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), o Espaço Aberto - A Rede Social da Educação. O evento acontece durante o ‘Seminário de Educação e Tecnologia: mobilidade e mídias digitais na escola’, quando serão compartilhados projetos e experiências sobre o tema. Na ocasião, o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, apresenta o projeto de formação para o uso dos Tablets Educacionais da Bahia. 

O Espaço Aberto é um ambiente pedagógico digital com recursos interativos, desenvolvido com o objetivo de integrar professores e estudantes da rede pública estadual. No primeiro momento, a Rede será aberta somente aos professores, que já podem criar um cadastro e obter seu perfil pessoal a partir do endereço eletrônico, passando a desfrutar do serviço que, durante as formações e fases de testes, foi utilizado por mais de 500 docentes.

Recursos

A Rede Social da Educação oferecerá recursos interativos para os usuários, como fóruns, blogs, chat, comunidades, álbuns de fotos e feed de notícias, além do acesso aos conteúdos digitais do ambiente educacional web. “A Bahia tem dimensão continental. Uma ferramenta como essa, com fins educativos e o objetivo de potencializar a interação e o compartilhamento de conhecimentos e práticas pedagógicas, vai promover um encontro entre professores de diversos pontos do nosso estado, que poderão construir e trocar conhecimentos curriculares e transversais”, diz o coordenador da Rede Anísio Teixeira, Yuri Wanderley.

Programas livres

Além da comunicação e interação entre os docentes e acesso a conteúdos digitais livres das diversas áreas do conhecimento (vídeos, jogos, animações, simulações, experimentos e sequências didáticas, entre outros), a Rede dará acesso também a programas livres voltados para a colaboração e produção de mídias e tecnologias educacionais, publicação e compartilhamento de produções e experiências escolares. 

Segundo Wanderley, “um diferencial, em relação a outras redes, é o fato de estar integrada a todo repositório de conteúdos da educação e de outras instituições públicas parceiras”.

Fonte: 
"Rede Social da Educação será lançada nesta terça-feira — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/07/15/rede-social-da-educacao-sera-lancada-nesta-terca-feira (accessed July 16, 2013).

Bahia Notícias: Governo vai abrir informação sobre voos oficiais na internet, promete ministro



A partir desta semana, o governo divulgará na web os dados dos voos oficiais solicitados por autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário. A promessa é do ministro Jorge Hage (Controladoria Geral da União). A decisão de tornar públicas informações como origem, destino, data e nome da autoridade solicitante das aeronaves foi tomada depois queda revelação de que um ministro e os presidentes da Câmara e do Senado usaram aviões oficiais para ir ao jogo da Seleção Brasileira no Rio e a uma festa na Bahia.

G1: Google terá que esclarecer coleta de informações pessoais de brasileiros


Google Street View.
O Google terá de esclarecer na Justiça brasileira de que forma coletou sem autorização as informações pessoais enquanto capturava fotos para compor o seu serviço de visualização de ruas Street View.

A empresa afirma que se “preocupa com o respeito à privacidade” e que “não há nenhum fato novo” nas acusações.

O Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática (IBDI) acionou a companhia norte-americana pelo caso, ocorrido em 2009, para saber o que foi coletado e o que foram feitos com os dados. Na ocasião, carros do Google trafegavam pelas ruas de cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte registrando imagens dos locais que iriam compor o serviço on-line de localização.

Por meio de um equipamento acoplado ao veículo que transmitia as imagens para os servidores do Google, a companhia acessou redes domésticas de redes Wi-Fi que não necessitavam de senha e recolheu algumas informações pessoais de brasileiros.

O mesmo processo de captação e as invasões ocorreram em todo o mundo. Ao redor do mundo, a companhia foi alvo de ações semelhantes pelo incidente.

Nos Estados Unidos, lar da empresa, o Google não cooperou com as investigações e foi multado em US$ 25 mil. Após pressão dos procuradores de 38 Estados norte-americanos, a empresa admitiu em um pronunciamento público a invasão. Para encerrar a questão, um acordo foi fechado em que a companhia se comprometia a destruir e-mails, senhas e históricos recolhidos, além de pagar uma indenização por danos morais coletivos de US$ 7 milhões.

A empresa também foi alvo de investigações na Europa. Na Alemanha, recebeu multa de 150 mil euros. Baseado na repercussão da invasão, o Instituto acionou a Justiça para obter esclarecimentos sobre se a coleta de dados pessoais ocorreu também no Brasil.

“Com base no reconhecimento do fato pelo Google, voltamos a fazer um questionamento para entender a extensão do roubo de dados, quem teve acesso, onde se encontram armazenados essas informações e qual foi o tratamento dado a elas”, afirmou o advogado do IBDI Sérgio Palomares.

Na última terça-feira (9), a 23ª Vara Cível de Brasília expediu uma liminar para que a companhia fornecesse as informações em até cinco dias após a citação. Em caso de descumprimento, o Google terá de pagar R$ 15 mil. Palomares acredita que intimação deve ocorrer ainda nesta semana.

O advogado sugere que é um fato preocupante o Google ser uma das empresas citadas em documentos da Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês) como uma das que colaboraram com o fornecimento de dados pessoais. “Uma das questões que causam preocupação a essa altura, ainda mais quando se fala em privacidade, é se o Google Street View era considerado [no monitoramento da NSA]”.

“A acusação é menos séria do que a invasão em si. Estamos falando de um serviço alegadamente de captura de imagens que de repente começou a capturar dados. O que esses veículos estavam fazendo entrando em redes wi-fi abertas?”

Veja a nota do Google na íntegra:

"O Google sempre se preocupa com o respeito à privacidade. Todos os aspectos relacionados à coleta de dados no projeto Street View foram endereçados tão logo identificados em 2010, e não há nenhum fato novo."

Fonte: "G1 - Google terá que esclarecer coleta de informações pessoais de brasileiros - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/07/google-tera-que-esclarecer-coleta-de-dado-pessoal-de-brasileiros.html (accessed July 16, 2013).

Olhar Digital: Empresas que analisam dados são mais lucrativas, diz estudo



Um estudo da Economist Intelligence Unit revelou que há uma forte relação entre o crescimento dos lucros das empresas e a utilização da análise de dados para tomada de decisão. Segundo a pesquisa, realizada com 318 líderes da região, as organizações com melhor desempenho econômico são aquelas que se apóiam no Big Data.

As companhias com crescimento médio de mais de 10% no indicador financeiro EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) são as mais predispostas (58%) a analisarem várias fontes de dados, contra as empresas de crescimento mais fraco (43%).

O estudo também mostra que as organizações de crescimento mais elevado se consideram mais eficazes (81%) em extrair informações úteis a partir das suas análises. E apenas 57% das empresas com um crescimento mais baixo se consideram competentes nesse campo.

Por fim, a pesquisa revela que 60% das companhias notaram que melhoraram a tomada de decisões após adotarem a análise de dados, enquanto 38% disseram não sentir diferença. Além disso, três setores se mostraram mais preparados para o aumento da utilização de análise de dados: serviços financeiros (22%), tecnologia (30%) e serviços profissionais (40%).

Fonte: 
"Olhar Digital: Empresas que analisam dados são mais lucrativas, diz estudo." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/empresas-que-analisam-dados-sao-mais-lucrativas,-segundo-estudo (accessed July 16, 2013).

IDG Now!: União Europeia quer que países ampliem proteção de dados na internet



A porta-voz da Comissão Europeia, Viviane Reding, apelou hoje (15/7) para que os líderes da União Europeia (que reúne 28 países) sigam o exemplo da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e anunciem a adoção de medidas para reforçar e uniformizar as regras para a proteção de dados veiculados pela internet. A iniciativa ocorre no momento em que há denúncias de espionagem, por parte dos Estados Unidos, a cidadãos e autoridades estrangeiras, inclusive europeias.

“A Europa tem que permanecer unida nessa questão, que está no coração dos valores europeus, refere-se diretamente aos direitos fundamentais dos cidadãos da União Europeia e é, além disso, de grande importância para o mercado único europeu”, disse a porta-voz.

“Apelo a todo os Estados-membros que sigam a liderança da chanceler Merkel na proteção de dados, de forma que a reforma da proteção de dados da União Europeia, apresentada pela Comissão em 25 de janeiro de 2012, possa ser finalizada antes das eleições para o Parlamento Europeu, em maio de 2014. Essa seria uma base sólida para uma voz única e forte da Europa nas negociações transatlânticas em curso com os Estados Unidos”, ressaltou a porta-voz.

Ontem (14/7) Merkel defendeu a implementação de uma regulamentação europeia para proteger de forma mais ampla os dados privados dos cidadãos europeus disponíveis na internet. Ela sugeriu, por exemplo, que as empresas da internet como Facebook e Google, entre outras, sejam obrigadas a indicar nos países europeus a quem transmitem os dados de seus usuários.

A chanceler federal alemã, Angela Merkel, propôs a criação de uma convenção internacional para a proteção de dados, em entrevista à rede de televisão alemã ARD. Ela afirmou que uma possibilidade seria criar um protocolo sobre proteção de dados que complemente o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1966.

A líder alemã apelou para que os governos europeus cooperem de forma estreita. "Seria muito bom se a Europa falasse em uma só voz", disse. Ela também defendeu que a regulação seja criada em nível europeu e garantiu que a Alemanha vai lutar para que as empresas revelem para quem estão entregando os dados dos usuários.

"Temos uma lei abrangente sobre proteção de dados na Alemanha. Mas se Facebook está registrado na Irlanda, obedece o direito irlandês. Por isso, precisamos de uma regulamentação europeia unificada", argumentou Merkel.

Na reunião de ministros da Justiça e do Interior da UE, no final desta semana, a Alemanha pleiteará a criação de mecanismos que obriguem as empresas a informar aos governos para quem estão entregando dados de seus usuários.

A líder alemã disse ter compreensão pela grande discussão que o escândalo de espionagem causou em seu país, onde a proteção de dados é um bem intocável, especialmente após as experiências do passado, durante a ditadura nazista e na Alemanha Oriental.

Ela ressaltou que, no que se refere a esse tema, seu governo continuará em contato constante com os EUA e o Reino Unido. "Estamos lutando juntos contra o terrorismo, mas, por outro lado, temos que garantir a proteção dos dados dos cidadãos", sublinhou. "Nossa opinião é que o fim não justifica os meios", acrescentou.

Nesta segunda, 15/7, partidos de oposição alemã exigiram a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar a dimensão da espionagem de dados na Alemanha pelo serviço americano de inteligência NSA (Agência de Segurança Nacional) e o possível envolvimento de autoridades alemãs no sistema revelado pelo ex-consultor da NSA Edward Snowden.

Segundo o jornal Bild, o Serviço Federal de Investigações da Alemanha (BND) já sabia há anos da coleta de dados realizada pelos serviços secretos americanos.

"Uma comissão parlamentar de inquérito é o caminho certo. Toda a cooperação de espionagem entre americanos e alemães desde a virada do século deve ser esclarecida", afirmou Katja Kipping, presidente do partido A Esquerda, de oposição. Ela disse que sua agremiação pedirá a criação da CPI na próxima legislatura.

No Brasil

No Brasil, no último dia 11/7, o Senado criou uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar as denúncias de espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos da América contra cidadãos brasileiros. O requerimento, apresentado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), contou com a assinatura de 41 parlamentares, 14 a mais do que necessário. “É muito grave, não é só a nossa privacidade, é das empresas também. Tudo está em risco e precisa ser investigado”, disse a senadora.

Com a leitura do requerimento pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a CPI está oficialmente criada. Para entrar em funcionamento, no entanto, os líderes precisam, primeiro, indicar os membros. O pedido da senadora é para a criação de uma CPI composta por 18 senadores (11 titulares e sete suplentes). Se os líderes não indicarem, a tarefa cabe a Renan.

O pedido de CPI veio na esteira das reportagens do jornal O Globo que mostram que o governo americano monitorou emails e telefonemas de pessoas residentes ou em trânsito no Brasil, assim como empresas instaladas no país, a partir de uma base de espionagem instalada em Brasília. As informações foram obtidas em documentos vazados por Snowden. Desde a semana passada ele está na área de trânsito do aeroporto de Moscou sem poder viajar.

Fonte: "União Europeia quer que países ampliem proteção de dados na internet - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/07/15/uniao-europeia-quer-que-paises-ampliem-protecao-de-dados-na-internet/ (accessed July 16, 2013).

Canal Tech: Internet de Todas as Coisas: uma 'nova' internet para uma nova era



Quando a Internet surgiu, absolutamente tudo mudou e, atualmente, a única certeza é a mudança constante, ainda que incerta. Na verdade, a Internet tem apenas 8.000 dias de idade e há dez anos não havia Facebook, Twitter, YouTube ou Instagram. E se contarmos mais dez anos para trás, nem a Internet comercial existia. A evolução ocorre cada vez mais rápido e de forma contínua. Enfim, já estamos vivendo uma nova era! Mas tudo isso é apenas o começo, já que 99% das coisas no mundo físico ainda estão desconectadas...

Diversos estudos apontam projeções de que o mercado global em 2020 terá mais de 2,5 bilhões de pessoas ligadas em rede e cerca de 50 bilhões de dispositivos conectados. Segundo o relatório Visual Networking Index (VNI), devido à explosão de dispositivos conectados, o tráfego global de dados através das redes móveis deve crescer cerca de 13 vezes nos próximos cinco anos, chegando a mais de 134 exabytes por ano. 

Para se ter ideia do impacto deste crescimento, este valor equivale a 30 trilhões de imagens, ou 10 fotos tiradas diariamente durante um ano inteiro por cada pessoa na Terra. E o tráfego global de dados móveis deverá crescer três vezes mais que o de dados fixos. Os motivos deste crescimento exponencial são o maior número de usuários móveis e de dispositivos conectados, além das aplicações máquina-a-máquina (M2M) que alcançarão 1,7 bilhão de conexões até 2017. 

Para ligar objetos do dia-a-dia à Internet e às grandes bases de dados, é necessária uma combinação de um sistema eficiente de identificação e do uso de tecnologias sensoriais. Desta forma, é possível registrar os dados sobre cada uma das coisas e detectar mudanças em sua qualidade física. E com o avanço da miniaturização e nanotecnologia, cada vez mais pequenos objetos terão a capacidade de interagir e se conectar. Assim, a inteligência própria de cada objeto aumenta o poder da rede em devolver a informação processada para diferentes pontos. 

A combinação de todos estes elementos viabilizou o conceito da Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), que liga os objetos de um modo sensorial e inteligente. Os principais benefícios são a informação integrada dos objetos de uso diário com suas identidades eletrônicas e equipados com sensores que detectam mudanças físicas à sua volta. 

 
Internet de Todas as Coisas: em cinco anos, o tráfego 
global das redes móveis deve crescer 13 vezes.

Mas como podemos aproveitar estas oportunidades geradas por bilhões de pessoas e dispositivos conectados em rede?

Pela inovação contínua neste cenário em que todas as coisas estarão conectadas. Quando utilizarmos esta transformação de objetos estáticos em coisas novas e dinâmicas, poderemos incluir inteligência à comunicação destas informações e conectar pessoas, processos, dados e coisas. Este é o fenômeno que chamamos de Internet of Everything (IoE) – ou simplesmente a Internet de Todas as Coisas. 

Por isso, a Internet de Todas as Coisas é um conceito bem mais amplo. Em outras palavras, essa “nova” internet é a evolução natural das várias transições da tecnologia atual – combinando a própria Internet of Things (Internet das Coisas) com a mobilidade crescente, a urgência pela computação em nuvem e a importância cada vez maior do Big Data. As novas tecnologias e oportunidades estão se unindo para criar uma “nova” internet para esta nova era. 

Para maximizar o valor da Internet de Todas as Coisas, as empresas devem se concentrar nos recursos gerados que serão mais vantajosos de acordo com o setor. Por exemplo, no varejo exploraremos a visualização de dados, a análise preditiva, o BYOD (Bring Your Own Device, ou ‘traga seu próprio dispositivo’), a interação por meio de vídeos, pagamentos por celular e monitoramento remoto. Imagine um carrinho que conecta sua lista de compras com o estoque da loja e utiliza os dados de localização dos produtos, capturados a partir das compras de outros clientes... e assim por diante.

Em breve, poderemos usar uma escova de dentes que faz um check-up virtual a cada escovação, ou as consultas médicas poderão ser prestadas remotamente, graças a diagnósticos mais rápidos e eficientes. Poderemos usar uma roupa inteligente que se adapta às características da temperatura ambiente, ou ainda um sensor que indicará qual a manutenção que o nosso carro está precisando. A lista de aplicações é interminável.

Mas não pense que este futuro está distante! Basta citar os testes do Google Glass – óculos conectados à Internet, que tira fotos, grava vídeos, mostra mapas e envia mensagens. Podemos citar ainda a luva Glove One, que funciona como um celular, ou o anel Ringbow, que controla dispositivos touchscreen no uso de videogames à distância. E por menos de 200 dólares, você pode comprar sensores da Netatmo que transformam seu iPad em uma estação metereológica particular.

 
Sergey Brin, cofundador do Google, exibindo seu Glass.

Recentemente, eu me tornei usuário da Jawbone Up, um pulseira com sensores que monitoram intensidade de exercícios, quantidade de calorias gastas, referências de alimentação e a qualidade do sono. Pesando pouco mais de 20 gramas, a pulseira é integrada a um aplicativo no meu iPhone, que exibe minha performance nos exercícios e permite controlar minha dieta diariamente.

Enfim, parece claro que este é um caminho sem volta. E basta olhar ao redor para enxergar diversas oportunidades de novos produtos e serviços para as empresas mais inovadoras. De fato, quando estes objetos conectáveis estiverem realmente conectados com as pessoas através de processos claros e dados confiáveis, a Internet de Todas as Coisas vai transformar tudo de novo. E isso vai afetar todos os tipos de empresas e setores. 

Os líderes de hoje precisarão guiar suas organizações por esta mudança inevitável, enquanto moldam suas organizações para o futuro. Talvez, alguns ainda se perguntem como toda esta conectividade ajudará no crescimento de seus negócios, nas oportunidades de prestar melhores serviços e na criação de novas experiências para seus clientes. 

Eu estou certo de que as respostas já estão espalhadas pelo mercado, com consumidores ávidos por empresas dispostas a inovar, arriscar e modificar seus atuais modelos de negócios. Mas não há mais dúvida a Internet de Todas as Coisas vá transformar o modo como vivemos, trabalhamos, aprendemos e nos divertimos. E assim estaremos, todos conectados, no centro da evolução desta nova era.

Fonte: Barcellos, Marco. "Internet de Todas as Coisas: uma 'nova' internet para uma nova era - Internet." Canaltech. http://canaltech.com.br/coluna/internet/Internet-de-Todas-as-Coisas-uma-nova-internet-para-uma-nova-era/ (accessed July 16, 2013).

CIO: Por que se preocupar com multicloud?



O uso de plataformas baseadas em nuvem continua a evoluir para formas mais complexas. Por quê? Há sempre algo a se considerar quando se usa tecnologia de nuvem e garantir que você está "fazendo a coisa certa", protegendo seus dados/informações e mitigando riscos tanto quanto possível. O mundo dos negócios exige agora uma mistura dos melhores serviços disponíveis na nuvem para criar a melhor solução. A resposta é o novo conceito chamado multicloud ou cloud múltipla.

O que é multicloud? Algo mais complexo do que uma nuvem híbrida (tipicamente um acoplamento de nuvens públicas e privadas). Multicloud adiciona mais nuvens à mistura. Talvez dois ou mais provedores de IaaS (públicas) e outros de PaaS (privadas), sistemas de gestão de segurança, etc. Integra diferentes tecnologias para criar um sistema de gestão que atenda às nossas necessidades específicas. A abordagem traz benefícios, como infraestrutura adicional necessária a tolerância a falhas, e oferece aos clientes a opção de usar as nuvens mais adequadas para determinadas tarefas.

As vantagens para as empresas de estratégia multinuvem são as mesmas vantagens de qualquer estratégia de múltiplos fornecedores - concorrência, preço real, diferenciação de recursos e mitigação de risco.

Por que se preocupar multiclou então?

- Multiclouds vão exigir muito mais de gestão e detalhes de segurança, dada a sua complexidade e distribuição.
- Multiclouds podem ter problemas de adaptação, considerando-se o número de peças móveis.
- Multiclouds só vão agregar valor se os fornecedores forem os mais adequados para atender às necessidades dos usuários.

Como acontece em qualquer mercado onde a concorrência abunda, na nuvem, hoje, existem diferenças significativas entre os fornecedores: alguns vão oferecer um suporte melhor, alguns vão oferecer melhores condições de SLA, alguns terão preços mais baixos, alguns terão melhor APIs e assim por diante. A melhor maneira de entender essas diferenças e escolher os fornecedores que melhor se adequam às suas necessidades é experimentar os serviços.

Mas é importante não esquecer as lições aprendidas ao integrar sistemas distribuídos complexos. Precisamos entender que a integração traz complexidade, e deve ser gerenciada.

Fonte: 
Baltimore, David . "Por que se preocupar com multicloud? - CIO." CIO - Gestão, estratégias e negócios em TI para líderes corporativos. http://cio.uol.com.br/tecnologia/2013/07/15/por-que-se-preocupar-com-multicloud/ (accessed July 16, 2013).

Olhar Digital: Vivemos uma guerra cibernética, admite ONU

Vivemos uma guerra cibernética, admite ONU


Vivemos tempos de guerra virtual e a ONU reconhece isso. Na manhã desta segunda-feira, 15, o secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações, Hamadoun Touré, demonstrou surpresa pelo espanto dos governos ao saberem que os Estados Unidos espionam as conversas do mundo todo.

“Já existe uma guerra cibernética ocorrendo, lamentavelmente”, declarou, conforme relata o Estadão.

“Sabemos que todos os países estão fazendo isso (espionagem)”, disse. “Eu conversava com um embaixador outro dia que me confessou: 'Não sei por que estão todos surpresos diante das histórias de espionagem. Todos fazemos isso.'”

Ele lembrou que são grampeados até os e-mails do diretor da CIA, uma das agências de inteligência dos EUA por trás da bisbilhotagem virtual. “Você acha que meu email é seguro?”, levantou. “Eu seria estúpido se achasse isso.”

Para Touré, não haverá vencedores nessa guerra e a única forma de pará-la seria entregando o debate a uma organização global - no caso, a que dirige junto à ONU. “Governos devem parar de realizar essas ações e apenas uma organização internacional pode trazer a uma mesma mesa governos para debater o assunto”, opinou.

Fonte: "Olhar Digital: Vivemos uma guerra cibernética, admite ONU." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/negocios/seguranca/noticias/vivemos-uma-guerra-cibernetica,-admite-onu (accessed July 16, 2013).

Convergência Digital: Videoconferência ganha fôlego com impulso do BYOD




Uma pesquisa, encomendada pela Avaya e conduzida pelo Centro para a Educação Digital (CDE), aponta que escolas e instituições de ensino superior podem aprimorar o processo educativo e aumentar o envolvimento dos estudantes por meio da utilização de tecnologias de videoconferência. O estudo foi realizado em abril pela comunidade Education Exchange on-line, constituída por líderes, administradores e tomadores de decisões de TI para educação de ensino fundamental, médio e superior. 

Os resultados fornecidos por 158 entrevistados mostram que há uma demanda crescente pela aplicação de ferramentas de vídeo no sistema educacional. De acordo com o estudo, a utilização da videoconferência proporciona uma experiência de aprendizagem diferente e completa, a retenção de informações é melhorada pela possibilidade de repetição e o método é mais agradável. A mobilidade é outro ponto positivo apontado pelos entrevistados, pois permite que os estudantes aprendam em qualquer lugar e a qualquer momento, em vez de limitá-los a uma sala de aula ou biblioteca. 

Estimular os estudantes a trazerem seus próprios dispositivos (BYOD) ou garantir que cada usuário tenha acesso a um equipamento aumentará, ainda mais, as oportunidades e os benefícios da aprendizagem por videoconferência. O relatório demonstra que, atualmente, a educação está no meio de uma grande mudança, que reflete as realidades econômica e social atuais, transformando assim suas práticas, estruturas e pedagogias. Alguns pontos que comprovam isso incluem: 

Os dois principais fatores favoráveis à aprendizagem por vídeo são o comprometimento dos estudantes (89%) e a aprendizagem virtual/mista (79%).

A maioria dos entrevistados afirma que iniciativas de BYOD (Bring Your Own Device) aumentam a possibilidade da utilização de tecnologias de vídeo; e

58% dos entrevistados já utiliza e 28% planejam utilizar a aprendizagem via vídeo.

“O modo convencional de ensino está mudando, instituições estão agora preparando os estudantes para a nova economia, na qual a tecnologia tem um papel importante e está integrada ao processo de aprendizagem. A tecnologia que permite às escolas e instituições gravar e fornecer um streaming de vídeo de qualidade, que pode ser acessado em qualquer lugar e a qualquer momento, já está disponível, basta que esses estabelecimentos enxerguem os benefícios de oferecer uma experiência de aprendizagem diferenciada”, afirma Sidnei Czarny, diretor da Avaya Brasil.

As faculdades também podem se beneficiar com esse novo método de ensino, como revelado pela pesquisa. 88% dos entrevistados concorda que soluções de ensino via vídeo terão um papel significativo na grade das instituições. A aprendizagem por videoconferência permite aos professores alcançar públicos maiores, gravar suas aulas para uso futuro e aumentar o envolvimento dos estudantes.

O maior benefício, segundo 30% dos entrevistados, é a possibilidade de aprender em qualquer lugar a qualquer momento. A videoconferência, além de permitir que os usuários estudem mesmo quando estão em trânsito, também possibilitam que os professores ensinem e tirem dúvidas em tempo real. Os ganhos econômicos também foram apontados pela pesquisa: os entrevistados classificaram a possibilidade de impactar um número maior de estudantes (61%), o que pode auxiliar escolas e universidades a alcançarem públicos maiores, ampliando suas matrículas.

Fonte: informações, OD: Sete dicas para evitar o vazamento de. "Videoconferência ganha fôlego com impulso do BYOD - Convergência Digital - Inclusão Digital." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34279&sid=14#.UeU_1NIp9Ns (accessed July 16, 2013).

Olhar Digital: Artigo: Explosão de informação detalhada vai alavancar o Big Data


nm
Por Stephen Brobst, diretor de tecnologia da Teradata Corporation A procura pela análise de Big Data está se acelerando, em parte devido ao crescimento e à diversidade de dados gerados por tecnologias de sensores. Estes dispositivos incluem a identificação por rádio frequência (RFID) e serviços baseados em localização para rastrear tudo, desde alimentos até carros e encomendas. A explosão de dados vinda desses sensores está acontecendo, mas a revolução para dar sentido a partir de uma perspectiva integrada está apenas começando a tomar forma.

Com tecnologia de sensores atingindo grandes volumes de dados, há uma necessidade das empresas aumentarem suas análises de dados e tecnologia de data warehouse para acomodar este crescimento. Ao longo da próxima década, não é difícil imaginar dados clínicos armazenados em um data warehouse para ajudar a salvar a vida dos pacientes.

A tecnologia de sensores tornou-se onipresente e novos modelos de sensores, chamados de "smart dust", acabarão por ser reduzido ao tamanho de um grão de areia. Em uso militar, eles trabalham para monitorar a circulação de veículos e soldados em situações de batalha.

Estes micro sensores registram este tipo de dados e são construídos a partir de três componentes básicos: engenharia de computação, comunicações bidirecionais e uma fonte de alimentação. Quando milhares destes sensores são colocados para trabalhar formam uma rede que pode gerar enormes quantidades de dados com oportunidades para análises avançadas que são insondáveis ​​os padrões de hoje.

Alguns produtores de vinho, por exemplo, têm feito experiências colocando dispositivos sensores em suas vinhas para coletar umidade e temperatura em tempo real, além de monitorar a saúde da videira antes e após a poda. Da mesma forma, a identificação por RFID colocada em carrinhos de compras e de mercadorias observa os padrões de compras dos clientes e da circulação de produtos dentro de um supermercado.

Os dados de localização que acompanham a interação com o cliente e os padrões de uso é outra área que está explodindo. Sistemas de banco de dados ajudam analistas de conhecimento a correlacionar localização e utilização dos serviços. A análise destes dados ajuda empresas de telefonia celular a decidir onde colocar torres ou ajudar os varejistas a saber até que distância os clientes estão dispostos a dirigir para fazer uma compra.

Outra aplicação é em projetar produtos melhores. A tecnologia permite que uma empresa controle o uso e desempenho de um produto depois que sai da fábrica. Por exemplo, em um automóvel pode monitorar o desempenho do motor, o uso de recursos do veículo e como ele foi conduzido, entre outras medições. Esta informação pode ser capturada em tempo real usando feeds de satélite ou via download quando o veículo é levado para a manutenção. Uma vez que esses dados são analisados, é possível projetar modelos melhores.

Uma das utilizações mais interessantes está no campo dos dispositivos médicos. O FDA aprovou recentemente sensores cardíacos que são usados ​​no peito do paciente. Eles transmitem os dados para servidores do sistema, que funcionam com algoritmos que ajudam a detectar anormalidades. Se a análise revelar problemas, os servidores enviam automaticamente os dados anormais para o celular do médico, bem como sistemas de controle centralizado. Ou seja: é possível saber quando um paciente está perto de ter um problema antes de ocorrer um incidente e salvar vidas.

Com informações recolhidas a partir de biodados, os especialistas podem começar a construir fontes de informação e criar armazéns de dados capazes de analisar milhões de informações anônimas. Ao fazer isso, esses sistemas melhoram o conhecimento médico coletivo e ajudar a informar o setor de saúde com melhores maneiras para tratamento do paciente usando a medicina baseada em evidências.

O volume de dados está na fase inicial de uma curva de crescimento exponencial. Na verdade, ele está impulsionando a próxima onda de análises avançadas. O desafio das empresas construírem sistemas para capturar, analisar e integrar esses dados para criar as informações para a execução de negócios mais eficientes e tomar decisões mais informadas. Sem dúvida, esses dados estão prestes a tornarem-se um novo ingrediente crítico para data warehouses corporativos.

Quando entramos na Idade Zettabyte, será tempo para as organizações em todos os lugares terem uma estratégia de big data. A hora de agir é agora, porque o volume, velocidade e variedade de dados estão explodindo. Soluções para análise de big data estão crescendo em demanda com novas capacidades de velocidade e otimização de carga de trabalho que, juntos, devem analisar massas de dados de uma variedade ampliação de fontes de dados.

O Big Data requer tecnologias excepcionais para processar eficientemente grandes quantidades de informação. Avanços na Massively Parallel Processing (MPP) estruturas como bancos de dados relacionais nada comuns, estruturas de programação MapReduce e infra-estrutura de nuvem são essenciais para aproveitar o valor a partir de dados grandes.

Fonte: "Olhar Digital: Artigo: Explosão de informação detalhada vai alavancar o Big Data." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/artigo-explosao-da-informacao-detalhada-vai-gerar-maior-demanda-pelo-big-data (accessed July 16, 2013).

Tecnoblog: Por que você tem a falsa sensação de que seu celular está vibrando?



Você sente seu celular vibrar e imediatamente o retira do bolso, mas fica surpreso ao notar que ninguém estava te ligando ou enviando mensagens. Acredite, o fenômeno é bastante comum, tanto que tem até nome: síndrome da vibração fantasma. Mas, ao contrário do que somos propensos a acreditar, esta sensação pode simplesmente indicar que o seu cérebro está trabalhando normalmente.

De acordo com uma pesquisa conduzida por Tom Stafford, professor de psicologia e ciências cognitivas do Departamento de Psicologia da Universidade de Sheffield (Reino Unido) e autor do best seller Mind Hacks (sem tradução para o português), os falsos alertas em relação ao celular nada mais são do que efeito do modo como lidamos com estímulos sensoriais.

No que se refere à síndrome da vibração fantasma, sabemos que o aparelho telefônico só pode estar em um dos seguintes estados: vibrando ou emitindo alertas sonoros, indicando uma ação a ser feita; ou sem qualquer atividade, não exigindo ação alguma.

A sua mente entende isso, mas é capaz de distorcer as regras: interpretar como vibração do celular qualquer outro estímulo externo (o balançar do seu carro, por exemplo) para que você realize uma ação (pegue o telefone) ou simplesmente ignorar uma vibração real, causando uma espécie de “síndrome da vibração fantasma ao contrário”.

Seu cérebro não está te trollando ao agir assim. A distorção das regras, se é que podemos chamá-la assim, ocorre porque seu sistema de percepção se baseia em um equilíbrio entre sensibilidade e prioridades. Trata-se de um princípio que remete aos nossos primitivos instintos de sobrevivência, por incrível que pareça.

Basicamente, se você está esperando uma ligação importante, odeia perder uma chamada ou utiliza o celular como um meio fundamental de informação, o seu cérebro entende que os sinais do aparelho são prioritários e, portanto, fará o possível para que você os perceba.

Seu estado de alerta poderá então ficar tão elevado que qualquer estímulo externo poderá ser atribuído ao seu celular – é melhor um alarme falso do que ser pego desprevenido. É assim que o balançar do carro ou um leve esbarrão de alguém no Metrô pode ser interpretado como vibração do aparelho.

As percepções sonoras também podem ficar mais apuradas. Você pode ter a impressão de estar ouvindo o seu celular tocar, especialmente se houver outra fonte de emissão de sons por perto (a música do carro, por exemplo). Creio eu que a mesma explicação se aplica a quem se sente impelindo a olhar o celular quando o aparelho de outra pessoa toca, mesmo com o seu ringtone sendo diferente.

Neste ponto, você certamente já percebeu que o contrário – a não percepção de uma vibração real – está associada à baixa prioridade que você dá ao celular: se você não faz questão de receber ligações, seu cérebro entenderá que deixar suas percepções relacionadas ao aparelho mais apuradas não é tão importante assim e se focará em outras percepções.

A síndrome da vibração fantasma é tão comum que dá espaço para outras hipóteses. Para o professor Alex Blaszczynski, da Escola de Psicologia da Universidade de Sydney, a sensação pode ser causada pela sensibilidade dos nervos a mínimos sinais elétricos. O seu celular pode não estar vibrando, mas está a todo instante recebendo e enviando sinais. Se os nervos “captarem” esta atividade, o cérebro poderá então interpretá-la como vibração.

Mas a hipótese de percepção apurada parece ser a mais acertada. Primeiro, porque a teoria do professor Blaszczynski (como é que se pronuncia este nome, gente?) não explica os falsos alertas sonoros. Segundo, porque a sensação do celular vibrar no bolso mesmo com o aparelho não estando lá também acontece bastante. Pelo menos comigo.

Veja, não estamos falando de nenhuma enfermidade grave ou de uma epidemia moderna. A princípio, a questão é mera curiosidade. Mas se o fenômeno acontece com muita frequência com você, pode ser um indício de ansiedade. Aí, meu amigo, keep calm and relax.

Fonte: Alecrim , Emerson . "Por que você tem a falsa sensação de que seu celular está vibrando? | Tecnoblog." Tecnoblog - diário tecnológico. http://tecnoblog.net/135313/falsa-sensacao-de-celular-vibrando/ (accessed July 16, 2013).

Canal Tech: TI como ferramenta para aumento da produtividade nas corporações



Estamos cada vez mais conectados às facilidades que a internet trouxe para o mundo moderno. Quem consegue hoje se imaginar acordando, tomando café e saindo de casa para trabalhar, como fazíamos há alguns anos, sem sequer dar uma olhadinha no telefone para ver se chegou algum email, ou então checar se tem trânsito pela cidade, e mesmo no elevador dar aquela passada rápida pelo Facebook? Impossível.

Bem, eu assumo que não consigo deixar de lado todos esses benefícios, e ao mesmo tempo me pergunto como nós, profissionais de TI, podemos aproveitar essa revolução tecnológica a nosso favor. Como conviver com tantas novidades que surgem diariamente sem deixarmos de ser produtivos, criando valor em nosso ambiente de trabalho para tornar nossas empresas mais atraentes para esta nova geração de profissionais "online".

Precisamos pensar em ações focadas nesse novo momento corporativo e de colaboradores cada vez mais conectados. Uma das principais saídas, provavelmente a ideal, é nos aliarmos a eles. É necessário pensar em ações e soluções que atraiam esse tipo de profissional, deixando de lado antigos controles, oferecendo facilidades que também o aproximem de sua vida fora da empresa.

Como diretora de tecnologia da informação da rede Accor na América Latina, percebi a importância de liberar os acessos às redes sociais para nossos colaboradores, o que trouxe um impacto muito positivo na produtividade e também proporcionou uma mudança organizacional, criando novos laços de amizade, comunicação e um clima muito positivo que aumentou a retenção da equipe em todo o grupo.

Além disso, também observamos a mudança de hábitos de trabalho nos últimos três anos com a disponibilização de dispositivos móveis, notebooks e VPN, número que passou de 17% para 54%. Essa inclusão permitiu maior flexibilidade de jornada de trabalho, aproveitamento e agilidade de retorno e tomadas de decisão.

Outro fator importante que é possível destacar nesse universo é a padronização, questão fundamental para quem quer chegar ao desempenho esperado. Operando com o mesmo padrão de hardware, imagem e sistema operacional é possível garantir eficiência na gestão de TI e proporcionar facilidades na mobilidade de profissionais entre unidades e setores.

Percebo também que nos últimos anos o suporte, tanto para o público interno como para o público final, é essencial para o sucesso de uma companhia. Por meio de ferramentas para captura de tela, ou retorno imediato da solicitação, por exemplo, é possível diminuir o tempo de espera e evitar incidentes e problemas desnecessários. Destaque também para o e-learning, um dos diferenciais que posso destacar na Accor. É por meio de treinamentos deste tipo, com nossos 221 hotéis na America Latina, que conseguimos acompanhar a formação e a evolução de nossos colaboradores, aumentando a qualidade e eficiência do ambiente de trabalho. Sei que todas essas soluções não bastam, mas é por meio de pequenas mudanças em nossas equipes e, principalmente, oferecendo sempre as melhores soluções em tecnologia, processos e mudanças de cultura que nós, profissionais de TI, também estamos incluídos nesse rápido processo de transformação do mundo corporativo.

Fonte; Milovanov , Carla . "TI como ferramenta para aumento da produtividade nas corporações - Profissional de TI." Canaltech. http://canaltech.com.br/coluna/profissional-de-ti/TI-como-ferramenta-para-aumento-da-produtividade-nas-corporacoes/ (accessed July 16, 2013).

Canal Tech: NSA ajudou a escrever parte do código do Android, afirma jornalista



Em meio a diversas notícias a respeito da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos e seu projeto secreto de espionagem que vigia a comunicação de cidadãos norte-americanos e até mesmo estrangeiros, algo chamou a atenção e despertou ainda mais desconfiança em relação aos serviços de tecnologia: o sistema Androidcontém um código escrito pela NSA.

Mas os usuários do sistema operacional móvel não precisam se desesperar, pois as contribuições de código feitas pela NSA são acessíveis ao público, afinal trata-se de um código aberto, o que torna difícil a inserção de uma espécie de vulnerabilidade secreta de espionagem.

O jornalista Mark Milian, da Businessweek, foi quem divulgou a contribuição da NSA para o sistema operacional do Google. De acordo com Mark, funcionários da Agência disseram que o seu código isola aplicativos para impedir que hackers e anunciantes tenham acesso a dados pessoais ou corporativos armazenados em um dispositivo Android. "Nosso objetivo é elevar o nível de segurança dos dispositivos móveis", disse o pesquisador da NSA, Stephen Smalley. Jim Zemlin, diretor executivo da Linux Foundation, também sai a favor do OS do Google e diz que a NSA não adicionou nenhum meio óbvio de espionagem. "Este código foi revisado por um monte de gente", disse.

Vanee Vines, porta-voz da agência de segurança, tenta tranquilizar os usuários explicando que "o código fonte está disponível ao público para que todos possam usar, e isso inclui a possibilidade de rever o código linha por linha". A parte do código escrita pela NSA já foi incorporada à última versão do Android que roda em dispositivos comoSamsung Galaxy S4 e HTC One.

Mas, se nenhuma dessas declarações foi o suficiente para convencê-lo de que seu Android está livre das espionagens do PRISM, saiba que existem alternativas. "A Apple não aceita o código-fonte das agências do governo para nenhum de seus sistemas operacionais ou outros produtos", disse Kristin Huguet, porta-voz da empresa.

Entre as diversas empresas de tecnologia que tiveram seu nome envolvido com o programa PRISM está o Google. Porém, após o escândalo que explodiu em todo o mundo, o gigante da web está tentando provar que não é "cúmplice" do esquema de espionagem do governo, e para isso entrou com um pedido junto ao tribunal para divulgar quais tipos de informações o governo havia solicitado para a empresa de Mountain View. Em relação à contribuição da NSA para o Android, a Agência diz que está tranquila e o Google diz que qualquer um tem o direito de escrever códigos para seu OS.

Fonte: "NSA ajudou a escrever parte do código do Android, afirma jornalista - Espionagem." Canaltech.http://canaltech.com.br/noticia/espionagem/NSA-ajudou-a-escrever-parte-do-codigo-do-Android/ (accessed July 16, 2013).

INFO: Quanto seu perfil no Facebook custou ao planeta em 2012?


 
Por mês, o perfil ativo de cada usuário da rede foi 
responsável pela emissão de 294 gramas de CO2e.

São Paulo - Quanto “custa” para o planeta o seu perfil no Facebook? Segundo o novo relatório de sustentabilidade da rede social, em 2012, a pegada de carbono de um usuário com perfil ativo foi equivalente à da produção de até quatro bananas por mês (quase 50 por ano) ou ainda de uma xícara média de café com leite.

Por mês, o acesso de cada um dos 1 bilhão de usuários da rede social foi responsável pela emissãode 294 gramas de CO2e, quantidade equivalente ao que é emitido pela produção dos alimentos citados acima – um aumento de 9,3 % em relação às emissões registradas no anterior.

As emissões totais de gases de efeito estufa da empresa fundada por Mark Zuckerberg aumentaram no ano passado, girando em torno de 384 mil toneladas de CO2e, o que representa um incremento de quase 35% em relação à 2011.

No relatório, o Facebook também detalhou o mix de fontes de energia que abastecem os seus centros de dados – e de onde se originam as maiores emissões da empresa. A maior parte da energia usada (34%) provém do carvão, o combustível fóssil com maior indicador de emissão de CO2. Outra fatia, de 22%, provém de usinas nucleares. Depois aparecem as energias renováveis, responsáveis por 19% da matriz, e o gás natural, com15%.

Em comunicado, o Facebook diz que está se esforçando para que “25% de nossa energia seja proveniente de fontes limpas e renováveis até 2015 e estamos trabalhando duro para alcançar este objetivo”, afirma a epresa. Exemplo dos esforços nesse sentido é o novo centro de dados que a empresa construiu na Suécia, totalmente alimentado por fontes renováveis, “e que a medida que abrigar mais tráfego, deverá elevar a participação das renováveis”.

Fonte: Barbosa, Vanessa . "Quanto seu perfil no Facebook custou ao planeta em 2012? | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/2013/07/quanto-seu-perfil-no-facebook-custou-ao-planeta-em-2012.shtml (accessed July 16, 2013).

INFO: Museu digital reúne versões antigas de apps



Já parou para pensar no que acontece com a versão antiga de um app quando ele é atualizado? A resposta é mais óbvia do que parece: ela simplesmente some. Mas uma desenvolvedora resolveu criar um “museu” de aplicativos de iOS, para que ao menos a “cara” dessas versões extintas seja imortalizada. 

Batizado de Capptivate, o arquivo digital não guarda e nem disponibiliza para download as versões antigas de apps. Na verdade, o que ele apresenta são animações breves, de 5 segundos ou menos, que retratam uma (ou várias) das características marcantes de cada interface. Os pequenos filmes são todos capturados pela desenvolvedora norte-americana Alli Dryer, responsável pelo site, e ficam ali para consulta póstuma – útil para comparar duas versões, a velha e a nova, de um aplicativo, por exemplo.

A tarefa de “filmagem” é bem complexa, e Dryer precisa utilizar uma combinação de ferramentas – em entrevista com a Wired, a desenvolvedora citou o AirPlay, o Reflector, o Tumult Hype e o Quicktime, mas ainda há outras. Levando isso em conta, a coleção de apps do site já é bem considerável. Estão reunidos no Capptivate, por ora, cerca de meia centena de aplicativos em 60 postagens. Assim que você passa o cursor sobre elas, é mostrado o funcionamento de versões recentes de programas como o Path, o Mailbox, o Yahoo! Weather e o Vine.

Ainda assim, cadastrar todos as atualizações de todos os aplicativos da App Store é uma tarefa praticamente impossível – são cerca de 900 mil deles, atualizados constantemente. De qualquer forma, de acordo com a Wired, a idealizadora do projeto quer mantê-lo vivo, primeiro melhorando o site e depois, quem sabe, abrindo-o para que os próprios desenvolvedores cadastrem as animações de interface.

Fonte: Gusmão , Gustavo . "Museu digital reúne versões antigas de apps - Download da Hora - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/blogs/download-da-hora/iphone/museu-digital-reune-versoes-antigas-de-apps/ (accessed July 16, 2013).