sexta-feira, 14 de junho de 2013

INFO: Fifa aposta em sucesso de tecnologia na Copa das Confederações


 
O dirigente declarou que a tecnologia da linha do 
gol servirá como auxílio para o trio de arbitragem.

Rio de Janeiro - O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou nesta quinta-feira que a entidade tentará mostrar na Copa das Confederações um bom funcionamento da tecnologia da linha do gol.

"Estou muito ansioso. Espero que tenhamos jogadas duvidosas na Copa das Confederações para que possamos ver o funcionamento do sistema", disse Blatter em entrevista coletiva no Rio de Janeiro.

O dirigente declarou que a novidade servirá como auxílio para o trio de arbitragem.

"Esta será a primeira competição oficial na qual usaremos a tecnologia de linha de gol como ferramenta de ajuda aos árbitros", afirmou.

Segundo Blatter, o funcionamento da nova tecnologia já foi testado e aprovado em outros eventos.

"Os três sistemas que existem são totalmente viáveis e funcionaram com sucesso. É lógico que nenhuma tecnologia é totalmente perfeita, mas esperamos ter algumas situações conflituosas na Copa das Confederações que permitam demonstrar seu funcionamento", disse.

Os sistemas já foram instalados em seis cidades que serão sedes da Copa das Confederações: Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza.

Fonte: "Fifa aposta em sucesso de tecnologia na Copa das Confederações | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/ti/fifa-aposta-em-sucesso-de-tecnologia-na-copa-das-confederacoes-13062013-29.shl (accessed June 14, 2013).

IDGNOW!: Brasil lança aplicativo móvel para denúncias de abusos contra crianças


Quem estiver nas seis cidades-sede da Copa das Confederações poderá usar o APP do programa Proteja Brasil em dispositivos iOS e Android


Um aplicativo de celular para denunciar abusos contra crianças e adolescentes, lançado nesta quarta-feira, 12/6, pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, é a mais nova ferramenta do programa Proteja Brasil para ajudar a coibir abusos contra crianças e adolescentes. Através dele, os usuários poderão obter informações sobre endereço de conselhos tutelares e delegacias da cidade, além de números úteis e a definição de cada tipo de violência.

O aplicativo, já disponível para os telefones com o sistema operacional Android e até sexta, também para quem usa o sistema iOS, será testado durante a Copa das Confederações, nas cidades-sede, e cobrirá todo o país antes da Copa do Mundo. "O objetivo é comprometer o cidadão na proteção integral dos direitos da criança e do adolescente", afirmou a ministra.

Nos dias de jogos, as cidades-sede da Copa das Confederações terão centros montados nas proximidades dos estádios para atender a denúncias de abusos contra os menores. O horário de funcionamento começará quatro horas antes do início das partidas e se estenderá até quatro horas depois do término.

Representantes de diversos órgãos ligados à defesa da criança e do adolescente, como conselhos tutelares, Polícia Civil e ministério público darão plantão nesses locais. O horário de funcionamento dos conselhos tutelares também será ampliado nas cidades-sede para 24 horas por dia.

Fonte: "Brasil lança aplicativo móvel para denúncias de abusos contra crianças - IDG Now!." IDG Now! - Noticias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2013/06/13/brasil-lanca-aplicativo-movel-para-denuncias-de-abusos-contra-criancas/ (accessed June 14, 2013).

COMPUTERWORLD: Internautas estão insatisfeitos com provedores de banda larga


Uma pesquisa realizada pela Proteste para medir a satisfação dos usuários com os provedores de banda larga na região Sudeste do País constatou que essas empresas precisam melhorar seus serviços com urgência.

Com notas abaixo de 5, NET Virtua, UOL e Oi Velox tiveram as piores avaliações, com queixas dos usuários quanto à estabilidade de conexão, relação custo-benefício e insatisfação geral. O provedor melhor avaliado, a GVT, obteve pontuação 7 e tem área de abrangência limitada.

O estudou mostrou, ainda, que 24% dos entrevistados utilizam seu provedor de internet há um ano ou menos, seguidos pelos que o usam há dois anos (18%). 

Entre as poucas opções de provedores de internet no País (8), lideram o mercado a Oi Velox (28%), NET Virtua (20%) e GVT (13%). Metade dos internautas nunca mudou de prestador de serviço, o que é um contraste com as nações desenvolvidas, onde há um número maior de empresas, acirrando a competição e elevando seus padrões de qualidade.

A GVT foi bem avaliada tanto pelo seu serviço de banda larga com velocidades de até 150 Mbps quanto na percepção da própria empresa por seu cliente. Embora presente em 138 municípios no País, a expansão do serviço da operadora só chegará a cidades como São Paulo no segundo semestre. No Rio de Janeiro, nem todos os bairros podem contar com sua cobertura.

A pesquisa avaliou as habilidades dos internautas brasileiros e os tipos de contratos e conexões mais usados. A amostragem abrangeu 813 pessoas, a maioria com idade média de 44 anos, moradores do Sudeste e com ensino médio completo ou superior incompleto. 

O gasto médio mensal do brasileiro com internet é de 105 reais. Entre os vários tipos de pacote disponíveis, o mais barato só oferece acesso (70 reais). E há também o combo telefone +Internet + TV ao custo de 159 reais.

Os tipos de contrato predominantes são os com apenas banda larga, seguidos pelo combo que une Internet e telefone. Já as variedades de conexões mais usadas são as a cabo ou por fibra óptica (34%) e ADSL/VDSL (33%). 

A velocidade de download mais recorrente é a de 10 Mbps, muito aquém da de países desenvolvidos como Bélgica (26 a 49 Mbps) e Portugal (100 Mbps ou mais). A taxa de upload mais comum, 1 Mb/s, também fica devendo muito para as de nações onde a Internet está mais consolidada.

Fonte: "Internautas estão insatisfeitos com provedores de banda larga - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2013/06/12/internautas-estao-insatisfeitos-com-provedores-de-banda-larga/ (accessed June 14, 2013).

Olhar Digital: Dados dos internautas brasileiros devem ser guardados aqui, sugere ministro

Dados dos internautas brasileiros devem ser guardados aqui, sugere ministro


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou durante evento da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) nesta quarta-feira, 12, que "é preciso haver uma política para que os dados dos usuários brasileiros sejam guardados no país" e não nos Estados Unidos.

O comentário de Bernardo diz respeito ao programa do governo norte-americano para acessar dados de usuários de grandes provedores de conteúdo, como Apple, Google e Microsoft. Segundo ele, há uma série de perguntas que precisam ser respondidas, pois mesmo um usuário brasileiro estaria sendo monitorado pela Casa Branca. 

"Parece pouco possível justificar uma coisa dessas; provavelmente todos nós temos contas nessas empresas", declarou. 

O ministro lembrou de um episódio em Dubai, durante a conferência da União Internacional de Telecomunicações em dezembro do ano passado, quando o Google acusou a entidade de querer "governar a internet". 

"Agora fico sabendo que isso acontece há sete anos. Eu queria colocar essas questões em pauta. A internet tem que ser livre e neutra", argumenta.

De acordo com a Exame, Bernardo ainda lembrou que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) solicitou ao Google a abertura de dados de um acusado em um processo de lavagem de dinheiro que foi recusado. Na ocasião, a gigante da web alegou que os dados arquivados nos EUA estavam sujeitos à legislação americana, que os proibia de revelar. 

"Se a empresa possui CNPJ e tem escritório aqui, tem de cumprir e se submeter à legislação brasileira", finalizou.

Fonte: "Olhar Digital: Dados dos internautas brasileiros devem ser guardados aqui, sugere ministro." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/dados-dos-internautas-brasileiros-devem-ser-guardados-no-pais,-sugere-ministro (accessed June 14, 2013).

G1: Google lança busca por calorias e dados nutricionais de alimentos


 
Google ganha busca por voz sobre informações nutricionais.

O Google passou a incluir informações nutricionais detalhadas sobre mais de 1 mil tipos alimentos em seu recurso de busca por voz, conforme informou a empresa nesta quinta-feira (13), em seu blog. Por enquanto o serviço está disponível somente em inglês. Ainda não há previsão de lançamento em português, informou o Google Brasil.

'Knowledge Graph' exibe dados do alimento de
acordo com o que a pessoa pergunta.
Para saber quantas calorias há em um bolo de chocolate ou em um filé, por exemplo, o usuário pode perguntar ao Google ativando a busca por voz, no smartphone – iPhone ou aparelho com o sistema Android, da empresa -ou no PC. As informações detalhadas são exibidas na função Knowledge Graph (em português, Gráfico do Conhecimento), que organiza os dados de acordo com o que a pessoa pergunta, conforme a imagem ao lado.

Além da alimentação, o Google colabora com o condicionamento físico do usuário, mostrando ciclovias mais próximas, incluindo orientações por voz sobre o trajeto. Integrantes da rede social Google + também encontram comunidades específicas sobre alimentação saudável, exercícios e perda de peso, enquanto o serviço de streaming de músicas “All Access” oferece playlists próprias para fazer exercícios.

Fonte: "G1 - Google lança busca por calorias e dados nutricionais de alimentos - noticias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de noticias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/06/google-lanca-busca-por-calorias-e-dados-nutricionais-de-alimentos.html (accessed June 14, 2013).

IDG Now!: Supercomputadores poderão usar chips de smartphones



Centro de Supercomputação de Barcelona construiu um protótipo de supercomputador rodando em processadores ARM que serão implantados em julho

Chips de smartphones e tablets agora seguem o caminho dos computadores de alto desempenho, oferecendo uma alternativa eficiente aos chips de servidores famintos por energia usados nos supercomputadores mais rápidos do mundo.

O Centro de Supercomputação de Barcelona (BSC, na sigla em inglês) construiu um protótipo de supercomputador rodando em processadores ARM que serão implantados em julho, disse o centro de pesquisa na quarta-feira (12), em comunicado. O computador de alto desempenho está sendo anunciado poucos dias antes da International Supercomputing Conference, que acontecerá na próxima semana em Leipzig, Alemanha.

Processadores ARM são usados na maioria dos smartphones e tablets do mundo, enquanto que mais de 400 dos supercomputadores mais rápidos da lista “Top 500” são baseados em processadores para servidores x86 da Intel ou Advanced Micro Devices. O interesse em ligar os processadores de smartphones em servidores vem crescendo, já que as empresas buscam reduzir os gastos com energia, e processadores ARM têm sido considerados para uso em servidores de processamento de cargas de trabalho baseadas na web.

O desempenho da supercomputação está dobrando a cada dois anos, mas o consumo de energia subirá muito. O BSC vem pesquisando o uso do processador ARM de baixo consumo em supercomputadores como forma de aumentar o desempenho ao deixar cair o consumo de energia. O centro argumentou, recentemente, que os processadores ARM mais baratos poderiam finalmente ultrapassar os chips mais sedentos de energia e caros para servidores x86, bem como o x86 “expulsou” o Power, da IBM, e outros processadores RISC no passado.

O supercomputador do BSC, chamado Pedraforca, terá um mix de 3 chips Tegra da Nvidia com GPUs Tesla da empresa, o que pode acelerar operações específicas de ciências e matemática. O chip Tegra 3 é baseado em 5 anos de design da ARM Cortex-A9, enquanto a tecnologia gráfica é semelhante ao utilizado no computador mais rápido do mundo chamado Titan, que mistura GPUs Tesla 18,688 com núcleos de CPU Opteron 299,008 da Advanced Micro Devices.

O servidor será implantado nas instalações do BSC em Barcelona. A fabricante francesa de servidores Bull e a empresa italiana E4 Computer Engineering integrarão e implantarão conjuntamente o Pedraforca.

Fonte: Shah, Agam . "Supercomputadores poderão usar chips de smartphones - IDG Now!." IDG Now! - Noticias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/ti-corporativa/2013/06/13/supercomputadores-poderao-usar-chips-de-smartphones/ (accessed June 14, 2013).

Olhar Digital: 5 direitos que você tem ao usar a banda larga fixa

5 direitos que você tem ao usar a banda larga fixa


A terceira matéria da série que apresenta os direitos dos usuários e os deveres das empresas prestadoras de serviço aborda a banda larga fixa. O Olhar Digital revela o que você pode exigir das companhias que oferecem planos de internet, segundo cartilha da Anatel. Confira abaixo os destaque e releia as matérias sobre telefonia fixa, móvel e TV paga.

1. Instalação

A instalação de banda larga nas áreas atendidas pela rede da prestadora deve ser realizada entre 10 a 15 dias úteis a partir da solicitação do usuário.

2. Cobrança

O usuário tem direito ao recebimento do documento de cobrança com discriminação dos valores cobrados.

3. Interrupção

Em caso de interrupção ou degradação da qualidade do serviço, a prestadora deve descontar da assinatura o valor proporcional ao número de horas ou fração superior a 30 minutos.

Em caso de interrupção para manutenção da rede, a prestadora deve comunicar o fato aos usuários atingidos com antecedência mínima de uma semana, além de efetuar o desconto na fatura por dia de indisponibilidade.

4. Qualidade

Devem ser obedecidos os padrões de qualidade previstos no contrato firmado entre a prestadora e o usuário. Quanto às prestadoras com mais de 50 mil acessos, devem ser obedecidos os seguintes padrões:


5. Fidelização

O usuário tem direito a rescindir o contrato a hora que quiser e sem custo, independentemente da existência de débitos, e deve ser atendido em até 24 horas. Feita a solicitação de cancelamento, a cobrança pelo serviço deve cessar imediatamente.

Fonte: "Olhar Digital: 5 direitos que você tem ao usar a banda larga fixa." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/5-direitos-que-voce-tem-ao-usar-a-banda-larga-fixa (accessed June 14, 2013).

INFO: Aulas gratuitas sobre TI estarão disponíveis na internet


 
O contato realizado entre professores e estudantes 
será feito por meio do Twitter.

São Paulo – A empresa Enterasys Networks, que oferece serviços para redes cabeadas e wireless, anunciou nesta quinta-feira que disponibilizará cursos técnicos online gratuitos sobre redes de dados, tecnologia sem fio e conceitos de segurança.

As aulas promovidas são compostas por quatro cursos divididos em dezesseis seções semanais. Os assuntos apresentados contam com os seguintes eixos temáticos: fundamentos de redes de dados, fundamentos de redes wireless, conceitos de segurança e fundamentos de redes IPV6.

A princípio, os materiais estão disponíveis em inglês. O contato realizado entre professores e estudantes será feito por meio do Twitter, com a hashtag #ETSMOOC. Ao final do curso, os alunos que apresentarem os melhores desempenhos a cada módulo receberão um prêmio da empresa. Quem concluir o programa também receberá um certificado. 

"Diante do aumento das mensalidades das faculdades, muitas pessoas acreditam que cursos online abertos ao público podem reduzir custos e tornar a educação mais acessível. É possível que tenhamos futuros CIOs e engenheiros participando de nossos cursos e, por isso, queremos oferecer esta oportunidade a todos”, disse Vala Afshar da Enterasys Networks.


Fonte: Tanji, Thiago . "Aulas gratuitas sobre TI estarão disponíveis na internet | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/carreira/aulas-gratuitas-sobre-ti-estarao-disponiveis-na-internet-13062013-22.shl (accessed June 14, 2013).

IDG Now!: Todo carro novo estará conectado até 2025, afirma GSMA


Pesquisa recém divulgada pela GSMA detalha o impacto perturbador que a tecnologia móvel de bordo terá sobre a indústria automobilística, revolucionando a experiência do automobilismo e ajudando a criar um mercado para carros conectados, avaliado globalmente em quase 40 bilhões de euros em 2018.

O rápido crescimento do mercado para os carros conectados resultará em receitas três vezes maiores em 2018 do que em 2012, compreendendo 24,5 bilhões de euros em serviços de bordo, como informações de tráfego, suporte de call center e entretenimento com base na rede; 6,9 bilhões de euros das vendas de hardware, como unidades de controle de telemática; 4,5 bilhões de euros da entrega de serviços de telemática, como gerenciamento das relações com os clientes; e 4,1 bilhões de euros da provisão de conectividade, que inclui receitas de dados móveis.

Só a tecnologia SIM, incorporada aos novos veículos para habilitar a conectividade móvel, deverá gerar 32,6 bilhões de euros – 83 % do total de receitas, de acordo co a empresa de pesquisa SBD. Isso vai estimular uma variedade de serviços móveis no âmbito da segurança, proteção, infotainment, informação de tráfego, navegação e diagnóstico de veículos. A SBD prevê que a maioria dos novos carros terá alguma forma de conectividade até 2025, devido ao rápido crescimento da tecnologia móvel de bordo.

O crescimento do mercado para carros conectados também será impulsionado pela Comissão Europeia, através do serviço obrigatório de chamadas de emergência, o eCall. A iniciativa requer que todos os modelos de carros novos dos estados membros sejam equipados com o sistema eCall europeu até 2015, que conectará um veículo aos serviços de emergência na ocorrência de uma colisão e providenciará informações vitais sobre a locação vital e informações da batida. A expectativa é a de que as vendas do eCall alcancem 7 milhões de unidades em 2016.


“A incorporação da tecnologia móvel em carros não somente vai salvar vidas, mas também vai gerar uma gama de novos serviços e fornecerá uma oportunidade significativa de receita para os setores móvel e automotivo”, disse Michael O’Hara, diretor de marketing da GSMA. “O rápido crescimento deste mercado será gerado em parte pela ação regulatória positiva, particularmente na Europa e em mercados emergentes como a Rússia e o Brasil. Nós estamos em meio a uma revolução dos carros conectados e é vital que as indústrias móvel e automobilística trabalhem juntas para proporcionar experiências conectadas escaláveis e universais, e para assegurar que o mercado atinja seu potencial”, completou.

As vendas de carros novos devem alcançar mais de 100 milhões de unidades globalmente até 2018, mais de 35 milhões dos quais serão entregues com tecnologia móvel de bordo, representando uma taxa de penetração de 31%, superando muito as taxas de crescimento de meios de conectividade alternativos. Apenas 21 milhões de carros serão equipados com integração de smartphone (18%) e somente 10 milhões com soluções de conversão (9%).

Espera-se que serviços de infotainment de bordo, tais como noticiário, meteorologia, redes sociais e transmissão de música sejam suportados em 32,1 milhões de carros (4,3 milhões em 2012), com serviços de navegação prontos para ser entregues com 28,5 milhões de carros em 2018, comparados com 5,12 milhões em 2012. Aplicativos de gestão de veículos, como manutenção e diagnóstico remotos, serão suportados por 14,8 milhões de carros, comparados com 5,5 milhões em 2012.

Com a maior demanda por novos carros em nações emergentes, ações legislativas nos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) também serão motores cruciais do mercado para os carros conectados. Reguladores na Rússia estão prontos para implantar legislação para carros e caminhões novos com sistemas móveis integrados, que alertarão os serviços de emergência no evento de um acidente. As vendas de carros com conectividade de bordo também deverá ser estimulada pela regulamentação no Brasil, que estipula que todos os novos veículos sejam equipados com sistema de rastreamento.

“O crescimento do mercado para carros conectados também está sendo auxiliado por iniciativas fundamentais como Connected Car Forum, da GSMA, onde importantes operadoras de serviços móveis e fabricantes de automóveis se reúnem para ultrapassar barreiras ao crescimento e melhorar a velocidade e a adoção de serviços de infotainment e telemática”, disse O’Hara. “Como resultado, as operadoras móveis não somente desempenharão um papel importante na conectividade de todos os carros novos até 2025: elas também estarão bem posicionadas para avançar a cadeia de valor e fornecer valor inovador e serviços agregados a seus clientes”.

Fonte: "Todo carro novo estará conectado até 2025, afirma GSMA | IDG Now!." IDG Now! - Noticias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/blog/geeks-ao-volante/2013/06/13/todo-carro-novo-estara-conectado-ate-2025-afirma-gsma/ (accessed June 14, 2013).

G1: Agência cria app para tocar cuíca no celular e fazer barulho em Cannes


 
Aplicativo Cuícapp permite tocar cuíca pelo celular.

A agência de marketing Fábrica criou um aplicativo que permite tocar cuíca pelo celular. Batizado de “Cuícapp”, o app será apresentado durante o Festival Internacional de Criatividade de Cannes com o objetivo de "agitar a torcida brasileira" do encontro de marketing e mídia, e também da Copa das Confederações.

Em tempos de proibição da caxirola e de quaisquer instrumentos musicais nos estádios, o aplicativo, afirmam os desenvolvedores, é uma "alternativa de diversão e barulho para os torcedores", aponta a agência.

Por enquanto, o Cuícapp está disponível para download apenas no sistema Android, no Google Play. Segundo a agência, em breve também estará disponível na Apple Store, para a plataforma IOS.

"Basta o torcedor passar o indicador na tela de seu próprio celular para 'tocar cuíca' onde estiver", afirma a Fábrica.

O aplicativo apresenta também uma plataforma que permite interação com os participantes, a partir da sincronização com suas respectivas contas de redes sociais enquanto utilizarem o aplicativo.

Os outros parceiros da Fábrica no desenvolvimento no projeto foram as empresas e.Noise, F5 e This Moment.

O Festival Internacional de Criatividade de Cannes será realizado de 16 a 22 de junho, na França.

Fonte: "G1 - Agência cria app para tocar cuíca no celular e fazer barulho em Cannes - noticias em Midia e Marketing." G1 - O portal de noticias da Globo . http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2013/06/agencia-cria-app-para-tocar-cuica-no-celular-e-fazer-barulho-em-cannes.html (accessed June 14, 2013).

G1: Atualização mensal da Microsoft não soluciona brecha no Windows


A Microsoft fez atualizações mensais de segurança para seus produtos nesta terça-feira (11), corrigindo 22 falhas (18 delas no Internet Explorer, outras três em componentes do Windows e uma no Office).

Não há solução, porém, para a brecha revelada por um pesquisador do Google que teve um código disponibilizado no início de junho.

Como o código que explora a falha ainda não corrigida, qualquer usuário do Windows pode obter acesso administrativo, mesmo que utilizando uma conta de usuário sem essa permissão.

Pragas digitais podem usar a brecha para burlar as proteções do sistema e inutilizar o Controle de Contas de Usuário (UAC) ou o uso de uma conta limitada. Mas quando o sistema concede mais permissões, o vírus tem mais opções para se instalar. Pode ainda desativar o antivírus e outros softwares de segurança.

Atualizações
Entre as atualizações lançadas pela Microsoft, duas são consideradas críticas: a que elimina falhas no Internet Explorer e a destinada ao Office.

De acordo com a empresa, a falha no Office já estaria sendo explorada, e portanto a recomendação é aplicar a atualização o quanto antes. O problema existe no Office 2003 e também na versão Office 2011 para Mac.

As falhas no Internet Explorer podem ser usadas por um site malicioso para instalar alguma praga digital no computador ou travar o navegador. As atualizações podem ser instaladas por meio da configuração do Windows Update no Painel de Controle do Windows.

Fonte: Rohr, Altieres . "G1 - Atualização mensal da Microsoft não soluciona brecha no Windows - noti­cias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de noticias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/06/atualizacao-mensal-da-microsoft-nao-soluciona-brecha-no-windows.html (accessed June 14, 2013).

Adrenaline: Uso indevido da tecnologia pode ocasionar distúrbios de sono e saúde


Não há como negar que a tecnologia invadiu o mundo e transformou o ambiente de trabalho, o lazer, as relações pessoais e, até mesmo, o quarto onde dormimos. Apesar de ser um local de descanso, já faz parte da rotina de milhares de indivíduos passarem horas na cama assistindo televisão, checando mensagens de texto no celular, acessando redes sociais em um tablet ou jogando vídeo game. Mas, e o sono? Está já comprovado que os equipamentos tecnológicos comprometem o sono e o descanso necessário que o corpo e a mente precisam.

Segundo recente estudo do Centro de Pesquisa em Iluminação (LRC), no Rensselaer Polytechnic Institute, em Nova York, a exposição de duas horas em frente a dispositivos eletrônicos provoca a supressão da melatonina em cerca de 23%, podendo atrasar a hora de dormir, principalmente, em adolescentes. Isto acontece devido a exposição à luz, sobretudo, a de curto comprimento de onda, que pode retardar ou mesmo interromper a produção noturna deste hormônio, produzido durante a noite e em condições de escuridão.


De acordo com a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, ainda que, nos dias atuais, seja indispensável trabalhar e se comunicar por meios eletrônicos, é importante que o indivíduo tenha disciplina quanto a utilização destes dispositivos, a fim de que o descanso noturno não seja comprometido. “Manter o quarto escuro e silencioso, fazer refeições leves antes de dormir, realizar atividades físicas regulares, manter a postura correta, com ajuda de travesseiros adequados ao seu gosto e biótipo e, claro, evitar o uso de aparelhos eletrônicos, pelo menos, algumas horas antes de dormir, colaboram para que o corpo comece a se preparar para o sono e que o descanso seja realmente reparador”, explica.

A especialista ressalta ainda quanto à importância de um sono de qualidade, que precisa passar por todas as fases necessárias para que o corpo recupere as energias do dia. “Para que isso ocorra, é necessário que todas as fases do sono sejam vividas completamente, desde o estágio mais leve, quando a melatonina é produzida, até as fases mais profundas”. 

Em contrapartida, as noites mal dormidas podem trazer diversas consequências ao indivíduo. Em curto prazo, por exemplo, causa cansaço, sonolência durante o dia, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade e dificuldade de concentração. Já em longo prazo, pode comprometer o sistema imunológico e abrir as portas para o desenvolvimento do temido diabetes e de doenças cardiovasculares ou gastrointestinais, além de gerar a perda crônica da memória.

Fonte: subzero. "Uso indevido da tecnologia pode ocasionar distúrbios de sono e saúde [ Adrenaline.com.br]."[Adrenaline.com.br]. http://adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/17158/uso-indevido-da-tecnologia-pode-ocasionar-disturbios-de-sono-e-saude.html (accessed June 14, 2013).

Folha de S.Paulo: Americanos se preocupam mais com vigilância de empresas do que do governo



Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (13) mostra que 43% dos internautas americanos dizem estar preocupados com a fiscalização do governo em suas atividades on-line, mas 57% declaram se preocupar ainda mais com as empresas fazendo o mesmo.

O estudo da universidade da Califórnia do Sul foi conduzido no ano passado, antes das recentes revelações de larga escala sobre o programa secreto de vigilância do governo dos EUA. Ainda assim, 35% dos entrevistados afirmaram "Não há privacidade. Se conforme com isso".

Segundo a pesquisa, mais da metade dos americanos participantes concordam com a frase "Estamos realmente na era do Grande Irmão", personagem do livro de Orwell que representa a figura do governo vigilante.

A universidade da Califórnia do Sul entrevista mais de 2.000 domicílios dos EUA sobre a sua o uso de internet e tecnologia a cada ano, com exceção de 2011, desde 1999.

Outra pesquisa da Pew Research divulgada em 2012 revelou mais que de 75% dos americanos se preocupam que companhias que coletam informações demais sobre eles, enquanto 64% tinham a mesma preocupação com o governo. Nos EUA, cerca de 86% da população tem acesso à internet.

Fonte: "Folha de S.Paulo - Tec - Americanos se preocupam mais com vigilância de empresas do que do governo - 13/06/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/06/1294393-americanos-se-preocupam-mais-com-vigilancia-de-empresas-do-que-do-governo.shtml (accessed June 14, 2013).

Folha de S.Paulo: Google diz que contas de e-mail estão sendo hackeadas no Irã



O Google anunciou nesta quarta-feira ter descoberto uma vasta campanha de espionagem iraniana que tomou dezenas de milhares de cidadãos do Irã por alvos nas últimas três semanas.

"Essas campanhas, que têm origem no Irã, representam salto significativo no volume geral de atividades de 'phishing' na região", informou a empresa em um post em seu blog. "O momento e os alvos das campanhas sugerem que os ataques têm motivação política e estão ligados à eleição presidencial iraniana na sexta-feira [14]."

A companhia informou que milhares de seus usuários no Irã haviam sido alvos de uma sofisticada campanha de "phishing" conduzida por e-mail que consiste no envio de links que, clicados, enviam o usuário a uma falsa página de login do Google, o que permite aos atacantes roubar as credenciais de conexão do usuário.

A campanha de vigilância representa apenas a mais recente prova de que grupos políticos vêm cada vez mais recorrendo a meios digitais para manter vigilância sobre seus oponentes.

Durante as eleições de abril na Malásia, pesquisadores de segurança do Citizen Lab da Universidade de Toronto encontraram indícios de que os servidores malásios estavam executando o FinSpy, um software de vigilância vendido a governos pelo Gamma Group, uma empresa britânica de segurança. De acordo com pesquisadores de segurança, os alvos pareciam ser membros do partido oposicionista malásio.

O Google não informou de que forma havia identificado a recente campanha de espionagem no Irã, porque não quer oferecer indicações aos atacantes.

Mas afirmou, no entanto, que estava confiante em que os atacantes fossem os mesmos que conduziram um sofisticado ataque em 2011 contra a DigiNotar, uma companhia holandesa que fornece certificados de validação de segurança a sites. Ao comprometer a entidade responsável pela certificação, os atacantes ganharam condições para interceptar o tráfego de usuários na Web e comprometer seus computadores.

Pesquisadores de segurança que analisaram o ataque contra a DigiNotar acreditam que a companhia tenha sido comprometida pelo Irã ou hackers trabalhando a serviço do país. Ao vincular a mais recente campanha de "phishing" iraniana ao Irã, as descobertas do Google nesta quarta-feira parecem confirmar que o Irã também foi responsável pelo ataque à DigiNotar.

Phil Zimmerrmann, pioneiro do software de cifragem, disse, sobre o ataque à DigiNotar, que "existem milhares de dissidentes iranianos aprisionados por causa dele".

Comparada aos tumultos públicos que se seguiram à eleição presidencial iraniana de 2009, a semana final de campanha para a eleição deste ano vem sendo firmemente controlada. Muitos dos líderes oposicionistas de 2009 fugiram do país, foram silenciados ou estão presos. Os dois principais candidatos oposicionistas na eleição passada, Hussein Moussavi e Mehdi Karroubi, continuam sob prisão domiciliar.

Fonte: PERLROTH, NICOLE . "Folha de S.Paulo - Mundo - Google diz que contas de e-mail estão sendo hackeadas no Irã - 13/06/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/06/1294401-google-diz-ter-descoberto-campanha-iraniana-de-espionagem.shtml (accessed June 14, 2013).

COMPUTERWORLD: Cisco passa IBM na entrega de hardware na nuvem



A Cisco superou a IBM como principal fornecedor de infraestrutura para computação em nuvem, informaram hoje (11) analistas da Synergy Research.

A Synergy diz que havia um mercado de 9,7 bilhões de dólares no primeiro trimestre de 2013 para hardware que suporta tanto prestadores de serviço de construção de nuvens públicas quanto empresas de construção de nuvens privadas. Mas o mercado enfrenta ventos contrários enquanto os fornecedores estão cada vez mais querendo comprar hardware commodity e barato, e as empresas estão se abrindo para a ideia de terceirização de suas operações para os fornecedores, o que, combinado, reduz a necessidade de hardware de fabricantes tradicionais.

Também houve uma mudança de hábitos de consumo para se concentrar nas funções de rede na nuvem, o que impulsionou a Cisco a ultrapassar a IBM como o principal fornecedor neste mercado, apesar da Big Blue atingir uma alta de dois anos para o fornecimento de equipamentos de nuvem no quarto trimestre do ano passado.

As vendas de servidores de computação caiu um pouco em uma base de anos após ano no primeiro trimestre, representando 46% das vendas de equipamentos de nuvem, enquanto a rede e o armazenamento de equipamentos representaram, cada um, cerca de um quarto do mercado. A queda nas vendas dos servidores de computação impactou negativamente a IBM e a HP, que se mantinham como principais fornecedores de equipamentos na nuvem. "A Cisco tem constante e consistentemente construído sua participação neste mercado e agora se encontra na posição de liderança", disse Jeremy Duke, fundador e analista-chefe do Grupo Synergy Research, em comunicado à imprensa anunciando os resultados da revisão trimestral da organização sobre as vendas de infraestrutura na nuvem.

O resto do mercado de 9,7 bilhões de dólares se desmembrou da seguinte forma em termos de fatia de mercado para fornecedores individuais:

Cisco - 15%
IBM - 14%
HP - 14%
Dell - 9%
EMC - 7%
VMwa re - 4%
NetApp - 4%
A Oracle - 3%
Outros - 30%

No geral, o mercado de equipamentos de computação em nuvem teve queda de 12% em relação ao trimestre anterior, mas teve um suave aumento em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. A Synergy diz que o mercado mais amplo para equipamentos de nuvem está crescendo a uma taxa anual de 3%.

Fonte: BUTLER, BRANDON . "Cisco passa IBM na entrega de hardware na nuvem - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/negocios/2013/06/13/cisco-passa-ibm-na-entrega-de-hardware-na-nuvem/ (accessed June 14, 2013).