terça-feira, 27 de novembro de 2012

UOL: Votação do marco civil volta à pauta da Câmara após ser adiada por cinco vezes



O projeto de lei que cria o marco civil da internet (PL 2126/11) vai retornar à pauta do Plenário nesta semana. A previsão é que os líderes dos partidos se reúnam na tarde desta terça-feira (27) para discutir o que será objeto de votação. Além do marco civil, projetos relacionados à tipificação de crimes sexuais e que facilitam o crédito para regiões com escassez de chuva devem ser alvo de discussão.

A votação da proposta foi adiada cinco vezes, por causa do impasse em torno de dois pontos do texto do relator, deputado Alessandro Molon (PT-RJ): o conceito de neutralidade da rede e a proibição de os provedores de conexão (empresas que fornecem o acesso à internet) registrarem dados de acesso dos usuários.

De acordo com o relator, a neutralidade deve existir para evitar privilégios no tráfego de dados para empresas ligadas aos provedores. Já a proibição de registros evitaria a venda de preferências de navegação dos internautas a empresas de marketing direcionado.

Entretanto, as empresas de conexão argumentam que a neutralidade impediria a venda de velocidades diferentes, que demandam maior tráfego de dados. Molon busca apoio dos líderes partidários para votar o texto em Plenário.

Convergência Digital: OAB/RS pede a suspensão das vendas na telefonia móvel


OAB/RS pede a suspensão das vendas na telefonia móvel. 

O presidente da OAB-RS, Cláudio Lamachia, entregou uma nova Representação ao Procon de Porto Alegre, contra as operadoras de celular. No documento, a entidade requer novamente a aplicação de multas e a suspensão das vendas de novas linhas, tendo em vista o descumprimento das operadoras do compromisso de apresentar e executar um plano de investimentos pelas melhorias da cobertura do sistema de telefonia móvel.

‘‘O jogo de empurra-empurra continua entre as empresas, além de permanecer a omissão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com os problemas de sinal (pontos cegos) enfrentados pelos consumidores. A sociedade não pode continuar sendo enganada e sofrendo mais prejuízos enquanto paga contas telefônicas caríssimas, sem receber um serviço de qualidade’’, disse Lamachia.

Além da capital, a OAB vem recebendo muitas reclamações do interior do estado. No Procon municipal, já foram registradas 1.867 queixas sobre telefonia desde janeiro deste ano. Em julho, quando interposta a primeira Representação por parte da OAB, as empresas de telefonia assumiram o compromisso de investir na colocação de novas antenas. Mas a promessa não foi realizada. “Não querem investir neste ano na tecnologia 3G, que qualificaria desde já os serviços prestados à população, pois pretendem economizar e direcionar os recursos para a implantação, em 2013, da rede 4G”, afirmou Lamachia.

De acordo com a diretora do Procon, Flávia do Canto, depois da medida cautelar interposta em julho, houve melhoria do serviço de atendimento ao público. “Mas ainda estamos recebendo um número crescente de reclamações sobre a qualidade do sinal”, ressaltou a diretora. Ela explica que o Procon Porto Alegre está finalizando os trâmites da medida cautelar deste ano, verificando o que foi efetivamente cumprido pelas empresas.

O órgão vai estipular o prazo de cinco dias para que as empresas encaminhem ao Procon um plano de investimentos de curto prazo em infraestrutura para o seu funcionamento. “O Procon Porto Alegre vai avaliar ainda por meio da medida cautelar de julho se será cabível aplicação de multa às operadoras. Não está descartada a obrigatoriedade de suspensão temporária de venda de novos equipamentos e serviços destas empresas”, destacou Flávia do Canto.

Com informações das Assessorias de Imprensa da OAB-RS e Procon Porto Alegre.

Tribuna: Vírus "sequestra" computador e exige resgate de $ 200 para liberar máquina


Uma das telas do vírus, com a mensagem 

"Seu computador foi bloqueado" e o símbolo do FBI.
Um novo tipo de ataque virtual tem surpreendido internautas em diversos países, inclusive no Brasil.

Momentos depois de iniciar o sistema operacional do computador, uma mensagem de alerta, geralmente assinada pelo governo, avisa o usuário que todas as funções do computador, bem como os arquivos armazenados nele, estão bloqueados.

A mensagem orienta o usuário a pagar uma "taxa" para que seu computador seja desbloqueado. Na hora do susto, muitos pagam, mas nem todos recuperam o acesso ao computador.

O chamado "ransomware" entra em ação depois que o usuário instala um vírus no computador, sem saber, quando clica em um link malicioso recebido por e-mail ou ao acessar uma página de web infectada.

De acordo com a fabricante de antivírus McAfee, o número de amostras de ransomware cresceu 43% no último trimestre. No total, mais de 200 mil amostras deste tipo de malware foram coletadas pela empresa no período. Isso representa quase o triplo de amostras coletadas no mesmo período do ano passado.

"O alto crescimento no número de amostras no último trimestre fez do ransomware uma das áreas de crescimento mais rápido no cibercrime", dizem os analistas da McAfee, no relatório de ameaças do terceiro trimestre.

O crescimento de ataques de ransomware também foi notado pela Symantec em seu relatório de ameaças de outubro. "Neste ano estamos vendo um crescimento na presença de ransomware, não só em se tratando de números, mas também em termos da incorporação de novas técnicas", escreveu Hon Lau, analista de resposta de segurança da Symantec, no relatório.

Como o ransomware funciona?

De acordo com a Symantec, fabricante do antivírus Norton, é comum encontrar amostras de ransomware em banners falsos de publicidade localizados em sites de pornografia. Ao clicar no anúncio, o internauta baixa o vírus para seu computador sem saber. Depois de recebido, o programa é iniciado em segundo plano, trava as funções do computador e exibe a imagem com o aviso, para intimidar o usuário.

Este tipo de ameaça começou a surgir na web ainda em 2009, principalmente na Rússia e países que adotam o idioma. Somente na metade de 2011, os ataques começaram a se espalhar pela Europa e, logo depois, pelos Estados Unidos. Com rapidez, este tipo de ataque ganhou mais relevância entre os cibercriminosos.

Na Europa, os cibercriminosos costumam exigir entre 50 euros e 100 euros (cerca de R$ 250) durante os ataques de ransomware. Nos EUA, as quantias chegam a US$ 200 (R$ 400). Em geral, o cibercriminoso define um prazo para o pagamento que, em geral, ocorre pela internet. Contudo, é comum que, mesmo após o pagamento, o usuário não consiga desbloquear o computador - somente após retirar o malware da máquina.

Estimativa da Symantec mostra que os cibercriminosos alcançam taxa de sucesso de cerca de 3% com cada ataque. Após analisar o servidor de uma única amostra de ransomware nos EUA, a empresa estima que o cibercriminoso conseguiu infectar cerca de 68 mil computadores em apenas um mês, o que pode ter lhe rendido cerca de US$ 394 mil.

Novos tipos de sequestro

Segundo Lau, nas primeiras mensagens de ransomware, os cibercriminosos usavam mensagens simples, que exigiam dinheiro em troca do desbloqueio do computador. Em muitos casos, segundo a Symantec, era comum que os ataques usassem uma tela de bloqueio com imagens pornográficas, por exemplo, para obrigar o usuário a fazer o pagamento rapidamente.

Atualmente, no entanto, os cibercriminosos passaram a criar ransomwares específicos para cada país e também com conteúdo que ameaça o usuário com base em possíveis crimes cometidos por ele. Um dos casos nos EUA, por exemplo, é o uso de mensagens com o logotipo do Federal Buereau of Investigation (FBI) com acusações de que o usuário baixou músicas ou vídeos piratas e, por isso, seu computador foi bloqueado para uma investigação do governo.

"Se as estatísticas estão certas sobre a realidade, você pode ter certeza de que essa engenharia social inspirada na aplicação da Lei tem grandes chances de funcionar, principalmente quando combinada com outras técnicas, como bloqueio da tela", explica Lau, no relatório da Symantec.

Em alguns novos "sequestros" de computadores nos EUA, diz a Symantec, há ransomwares que inclusive usam áudio para aumentar o impacto do ataque. Ao exibir a mensagem falsa na tela do computador, o programa malicioso também reproduz uma mensagem (em inglês): "Alerta do FBI: Seu computador está bloqueado por conta de violação de uma Lei federal".

Português e espanhol

Segundo Fábio Assolini, analista sênior de malware da fabricante de antivírus Kaspersky, os ataques de ransomware ainda são mais comuns nos EUA e Europa. Contudo, a empresa já detectou ransomware nos idiomas espanhol e português, o que pode indicar um avanço deste tipo de ataque à América Latina em breve. "Os ataques ainda são simples, não explorar o bloqueio de arquivos, como os ransomwares disseminados nos EUA e Europa", disse Assolini, ao iG .

Até agora, a Kaspersky só encontrou um vírus do tipo ransomware no Brasil, menos complexo do que os encontrados nos EUA e Europa. Segundo Fábio, após instalado, o vírus mostra uma tela que acusa a pessoa de usar uma cópia pirata do sistema operacional Windows, da Microsoft. O ataque bloqueia o uso do navegador e sugere que o internauta compre uma suposta cópia original do Windows por apenas R$ 19,90 - o preço da licença original (Windows 7) é de R$ 329.

Para fazer o pagamento, o usuário é levado para uma outra página onde precisa informar o cartão de crédito. No final do processo, em vez de fazer download da versão original do Windows, o usuário tem seu cartão de crédito clonado, mas nem fica sabendo disso. "Os ataques que usam a ideia de pirataria de software não funcionam muito no Brasil, porque o brasileiro não está disposto a pagar por este tipo de produto", diz Assolini.

No relatório da Symantec, a empresa aponta que, no primeiro trimestre de 2012, entre 2% e 5% dos ataques de ransomware ocorreram no Brasil. Entre julho e setembro deste ano, a participação do Brasil entre os ataques diminuiu para até 2%, principalmente por conta de pequenos números de ataques que ocorreram em mais países. "O terceiro trimestre mostra o avanço do vírus, com mais ataques na Europa, mas também mais ataques nos EUA", dizem Gavin O'Gorman e Geoff McDonald, analistas da Symantec, no relatório.

Como evitar o sequestro do seu PC

Apesar de o Brasil ainda não estar na mira dos cibercriminosos que sequestram computadores em busca de lucro rápido, os internautas podem tomar algumas precauções para evitar que este tipo de vírus (e muitos outros) infectem o computador.

  • Evite clicar em anúncios em sites que não são confiáveis
  • Mantenha o seu computador atualizado com as versões mais recentes de Java, Adobe Flash, Acrobat Reader, Windows e do navegador
  • Instale somente programas e aplicativos desenvolvidos por empresas confiáveis
  • Adote um antivírus e mantenha-o atualizado

G1: Novo aplicativo de celular ajuda a controlar sono, dieta e forma física


Um novo aplicativo de celular serve como um "treinador pessoal" para monitorar a forma física, os exercícios, o sono e a dieta dos usuários, além de oferecer dicas de saúde e produtividade.

O aplicativo, chamado Larklife, reúne dados em uma pulseira sem fio e em tempo real para oferecer uma orientação individualizada, exibida por meio de um smartphone. O programa consegue deduzir, por exemplo, se a pessoa não está dormindo o suficiente e se o estilo de vida dela é sedentário demais, segundo os criadores do produto.

Larklife é uma pulseira americana que mostra 
dados de saúde em tempo real.

"É um sistema que opera de modo não invasivo e permite que você tenha um treinador físico, de produtividade e sono, trabalhando para lhe ensinar o caminho mais fácil para melhorar a cada momento", disse Julia Hu, presidente-executiva e co-fundadora da Lark, empresa com sede na Califórnia, nos EUA.

Depois de uma noite de pouco sono, por exemplo, o aplicativo pode sugerir um café da manhã com mais proteína, com base em pesquisas que afirmam que isso pode melhorar o foco mental de alguém que não tenha dormido o bastante.

Além disso, meia hora após uma sessão de exercícios, o "app" lembra ao usuário que ele deve beber alguma coisa, para se manter hidratado.

Esse software faz parte do mercado de tecnologia "wearable", que deve dobrar de tamanho até 2014, de acordo com um relatório da empresa de pesquisa e análise Juniper Research. Os aparelhos desse tipo são usados no corpo do consumidor e muitos se conectam a aplicativos de celulares para exibir os dados recolhidos.

Ultimamente, há uma crescente oferta de aplicativos e aparelhos de saúde e boa forma no mercado, entre os quais o Nike+ FuelBand, Fitbit e Jawbone UP, mas Julia diz que seu produto oferece orientação em tempo real e não tem por foco contar calorias queimadas ou distâncias percorridas.

"Os dados têm grande importância como primeiro passo, mas a camada superior, que falta a todos os demais, é determinar o que esses dados querem dizer para o usuário", afirmou a presidente da Lark.

A maior parte das pessoas, acrescentou Julia, não se interessa em reduzir seu tempo de percurso em 10 segundos, mas gostaria de perder alguns quilos, melhorar a produtividade e ter mais energia.

"Quando estamos desenvolvendo bons hábitos, é importante ter reforço positivo em tempo real", disse a presidente da marca.

IDG Now!: Serasa Experian lança plataforma de marketing online para PMEs



Plataforma gera lista de clientes para prospecção de acordo com a atividade das empresas

A Serasa Experian lançou a Lista Online, uma ferramenta de Marketing Services, que tem a missão de ajudar pequenas e médias empresas (PMEs) a atingir seu público-alvo com mais velocidade. A plataforma gerem listas de clientes para prospecção. 

Pelo sistema, as empresas podem acessem todo conteúdo online da base de dados de marketing da Serasa Experian o País, que conta com milhares de empresas e consumidores cadastrados. 

O novo serviço, segundo a empresa, permite acesso com dados com origem legal e 100% tratados, padronizados, atualizados e prontos para uso. "Isto dá mais segurança para as ações de marketing direto, com a inibição da entrega de telefones bloqueados, pessoas expostas publicamente e registros de menores de idade e de falecidos", informa a Serasa Experian.

“A Lista Online Serasa Experian permite direcionar promoções de marcas, produtos e serviços por perfil de público, promover inaugurações de novos pontos de venda e lançamentos do portfólio, enviar de catálogos e convites e subsidiar as equipes de campo com bases de dados de potenciais clientes para visitas, potencializando os negócios das PMEs”, afirma Juliana Azuma, superintendente de Marketing Services da Serasa Experian.

As PMEs vão pagar pelo serviço de acordo com o consumo. Para uma lista de prospecção de consumidores, por exemplo, o preço unitário (por registro) parte de 0,76 centavos de reais. Para uma lista de empresas, o preço unitário é a partir de 0,92 centavos de reais.

COMPUTERWORLD: Dois terços das empresas erram nos testes de apps móveis, diz pesquisa



Estudo aponta falta de confiança nos testes de software realizados internamente, principalmente dos aplicativos móveis.

A empresa provedora de serviços de consultoria, terceirização e tecnologia Capgemini divulgou os resultados do quarto anuário World Quality Report. O relatório, publicado em parceria com a HP, revela que as organizações estão administrando com dificuldade os desafios da era móvel e que apenas um terço (31%) dos pesquisados testam seus aplicativos móveis de forma correta.

Quando as organizações realizam testes de garantia da qualidade de seus serviços móveis, elas se concentram principalmente no desempenho (64%) e na funcionalidade (48%) e apenas 18% das companhias têm foco em segurança.

O relatório apontou que 51% das empresas ainda realizam testes internamente. Apenas 13% passaram a ter um serviço totalmente administrado por um prestador de serviço externo.

No Brasil, 56% das empresas preferem que os profissionais responsáveis por realizar testes façam parte de seu quadro de funcionários, um cenário acima da média mundial. Segundo as companhias brasileiras que participaram da pesquisa, 45% delas afirmaram que os testes internos apresentam melhor qualidade quando comparados aos feitos por um serviço externo.

O relatório mostra ainda uma falta de confiança na capacidade de análise da qualidade de softwares das empresas, sendo que 59% das respostas obtidas avaliaram o conhecimento das novas ferramentas e tecnologias de teste por suas equipes de qualidade internas como “médio”. Dois terços dos participantes admitem não possuir as ferramentas corretas para testar aplicativos móveis e 34% confessam que não possuem as metodologias e processos de teste apropriados.

“Aplicativos para softwares confiáveis e consistentes se tornaram importantes para as operações de muitas organizações. Além disso, a falta de confiança na capacidade interna da maioria das empresas para monitorar e testar seus softwares é preocupante, principalmente em termos de aplicativos móveis”, afirma Michel de Meijer, chefe da linha de serviços globais.

O relatório também destaca o impacto da computação em nuvem na realização de testes e na garantia de qualidade. Quase um quarto dos aplicativos (22%) das empresas pesquisadas estão hospedados na nuvem e esse número deve aumentar para um terço (32%) até 2015.

No Brasil, apenas 16% das organizações não usam a computação em nuvem para testes; até 2015, é estimado que esse número sofra uma queda e fique em 6%.

O relatório também revela que, com o desejo das empresas de reduzir custos e lançar produtos mais rapidamente, 42% das empresas aumentaram seus orçamentos da área de garantia da qualidade, enquanto apenas 11% delas os reduziram.

Oficina da Net: Serviços do Google ficaram inacessíveis nesta segunda-feira por até duas horas


Os serviços do Google ficaram nesta segunda-feira, 26 de novembro, inacessíveis por quase duas horas. O maior site de pesquisa do mundo da internet esteve fora do ar para alguns usuários entre as 16 horas até próximo às 18 horas.

Mas não somente o site de buscas do Google ficou fora do ar e sim outros recursos da companhia também estiveram inacessíveis, entre eles: Google Maps, Gmail, YouTube e outros. O problema do Google chegou a ser um dos mais citados no Twitter, onde seus usuários publicaram o termo “O Google”.

Já a assessoria do maior site de buscas do mundo, informou que não houve problema algum nos sites.

A falta de acesso ocorreu devido a problemas de rota entre seu provedor e os servidores do Google, diversas pessoas continuaram com acesso normal. Porém diversos portais anunciaram que o Google em si estava com problemas, que de fato não foi o ocorrido. Teve sites até criando posts com ferramentas alternativas ao Gmail e ao próprio buscador. 

Tudo está normal novamente. Assim que tivermos mais informações reais sobre o fato vamos publicar aqui.

NE10: Esta segunda tem o Cyber Monday: continue atento com as promoções enganosas



Depois da Black Friday, costume imitado dos EUA que lojas online brasileiras aderiram na semana passada, o Brasil inicia nesta segunda a Cyber Monday, que é voltada exclusivamente para eletrônicos. Nas duas datas, diversos produtos estão em promoção de até 80% de desconto.

Segundo o site BuscaDescontos, pelo menos 50 lojas virtuais participaram da Cyber Monday, entre elas a Americanas, Magazine Luiza, Apple, Dell e HP. É bom ficar esperto. Na Black Friday, diversos sites inflaram preços para que os produtos pareçam mais baratos.

A recepção dos internautas não foi muito boa e os sites viram a hashtag #BlackFraude chegar aos Trending Topics do Twitter. O Procon também notificou sete lojas pela prática enganosa. É bom se ligar nessas dicas para não ser enganado nessas promoções “espetaculares”.

IDG Now!: Conheças as seis tendências tecnológicas que dominaram 2012



Esse ano marcou o surgimento de importantes tecnologias, como Big Data e o movimento do bring your own device (BYOD). Essas tendências dominaram as manchetes e, em alguns casos, até mudaram a forma de fazer negócios e gerenciar o mundo da tecnologia da informação (TI). Veja abaixo algumas tecnologias e conceitos que fizeram história em 2012.

1. Big Data ganha destaque

A análise de dados não é uma tendência nova. Laboratórios da Carolina do Norte e Chicago, nos Estados Unidos, têm analisado genomas sequenciados e modelos de fusão nuclear há décadas. O que há de novo é a análise da montanha de dados. Ferramentas como o Google Analytics facilitaram o trabalho de administradores de TI para analisar o fluxo de visitas em um site, por exemplo, mesmo quando há milhões de dados.

Infográficos que ajudam a explicar dados massivos também tornaram-se popular. Gráficos coloridos, expandindo em várias páginas, ajudaram a tirar conclusões e tornaram o Big Data mais compreensível.

2. Treinamento online impulsionou o Crowdsourced

Para a maioria das empresas de grande porte, cursos online que ajudam os funcionários a aprender sobre um aplicativo novo ou um processo contábil são comuns. O que mudou em 2012 foi a criação de conteúdo. Sites como o Udemy e o Udacity provem treinamentos Crowdsourced. Lá, especialistas podem postar um seminário para treinamento. Quando a CEO do Yahoo, Marissa Meyer, promove treinamentos para entender como funciona o desenvolvimento de um produto, é possível identificar que há uma tendência aí.

3. Near Field Communication (NFC) avança

NFC apareceu pela primeira vez em telefones no ano passado, mas o conceito levou vários meses para decolar. Agora, já é possível ver a tecnologia por aí. A Samsung, por exemplo, conta com dois smartphones com a solução. Novos modelos da Google e Samsung suportam a tecnologia.

Bluetooth é muito difícil de configurar, para muitos, e a troca de dados imediata do NFC faz com que a tecnologia seja mais amigável.

4. Biometria

Segurança biométrica, por exemplo, usa impressão digital ou leitura da íris para conceder acesso seguro. Nos últimos dez anos, a ideia cresceu, mas poucos usam a tecnologia diariamente. Isso pode mudar com scanners de longo alcance. Isso significa muito mais flexibilidade na forma como um ponto de verificação de segurança do edifício funciona e garante processamento mais rápido. 

5. Supermonitores de alta resolução

O monitor Samsung Series 9 é um exemplo de um monitor colorido, com resolução de 2560 x 1440, que tira fotos e abre documentos do Word. A Apple entrou na onda de supermonitores com o laptop MacBook Pro e o novo iPad. Com um aumento de resolução, os funcionários podem manter uma tela com o Skype de um lado, navegador na web de outro e aplicativos de negócios na mesma tela, tudo sem qualquer perda de espaço de trabalho.

6. BYOD

Os funcionários estão levando seus dispositivos de consumo para o trabalho e usando o aparelho para tarefas corporativas. Os aparelhos incluem o Amazon Kindle Fire HD que é destinado à leitura de livros e pode ser usado para ver filmes, mas também tem um navegador web rápido que funciona bem para webmail corporativo.

A maioria dos departamentos de TI respondeu bem a esse movimento, utilizando soluções para controlar o acesso de dispositivos por parte funcionários na rede corporativa.

G1 :Com novo escritório, Facebook quer aumentar operação no Brasil


     Decoração do novo escritório Facebook.
O novo escritório do Facebook no Brasil, inaugurado na noite desta segunda-feira (26), está metade cheio, metade vazio. A ideia, diz Alexandre Hohagen, responsável pelas operações da rede social na América Latina, é preencher a parte vazia com novos funcionários. “O momento do Facebook no Brasil é muito legal. Nós vemos essa expansão e vamos crescer”, contou.

Hohagen conversou com um grupo de jornalistas na inauguração do novo escritório, que ocupa um dos andares de um prédio de luxo em São Paulo. Lá, trabalham atualmente cerca de 45 pessoas. Hohagen está na liderança do Facebook desde de que a rede social chegou ao país há pouco mais de 18 meses.

“Tivemos uma evolução impressionante em pouco tempo”, conta. Segundo ele, o Facebook subiu de 10 milhões para 60 milhões de usuários no Brasil nos 18 meses em que a rede social tem um escritório local. Parte dessa expansão, Hohagen atribui a um foco nas classes mais baixas, com o lançamento de aplicativos do Facebook para celulares mais simples.

Leonardo Tristão, responsável pela operação do
Facebook Brasil e Alexandre Hohagen, responsável
pela operação do Facebook América Latina.
O novo escritório do Facebook no país segue uma cultura estabelecida pela sede norte-americana. Estão presentes elementos como lanches gratuitos a todos, mesas para quem quer trabalhar de pé e ambientes para a realização de reuniões mais informais.

Toda semana, a equipe brasileira participa de uma videoconferência com Mark Zuckerberg, fundador da companhia, para fazer perguntas e respostas sobre a empresa. Os funcionários garantem que Zuckerberg pede que perguntas difíceis sejam levadas à reunião.

Bahia Pres: Serviços do Google ficaram temporariamente fora do ar:




Serviços do Google como a pesquisa na web (Google.com.br), e-mail (Gmail), calendário, leitor RSS (reader), bate-papo (Gtalk), vídeos (YouTube), métricas de internet (Analytics) e documentos (Google Docs) ficaram temporariamente fora do ar para parte dos usuários nesta segunda-feira (26). Ao tentar acessar as páginas, elas não carregam no navegador. 

Entretanto, outros usuários dizem que conseguem acessar os serviços normalmente. Por volta das 17h20 desta segunda-feira, o serviço começou a voltar ao ar para os usuários que não conseguiam acessá-lo, após quase uma hora. Usuários usam redes sociais como Twitter e Facebook para reclamar que os serviços estão fora do ar e buscando informações sobre o ocorrido. Os termos “O Google”, “#voltagoogle” e “GMail” aparecem entre os mais comentados no Twitter, com mensagens que falam do problema. Até mesmo o buscador da Microsoft, o “Bing”, aparece nos trending topics como alternativa para as pesquisas na internet. Procurado pelo G1, o Google informa que não há problemas no serviço. A reportagem também procurou a Embratel, que informou que não há problemas no seu “link” que traz os dados de servidores dos Estados Unidos (G1).