quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Inspiração por Indicadores para uma Gestão Avançada




Em setembro a Diretoria de Infraestrutura e Tecnológica e Sistemas (DTS) da Prodeb apresentou o primeiro quadro demonstrativo de indicadores, referentes ao mês de Julho/2013, inaugurando uma importante ferramenta para um novo tipo de gestão na empresa. Como esclarece Napoleão Lemos, diretor da DTS, um dos pilares da Gestão Avançada é a Gestão por Indicadores. "Não temos como avaliar se estamos indo bem se nós não planejarmos e não medirmos. O quadro demonstrativo é o resultado desta medição que se faz após uma primeira avaliação dos indicadores escolhidos". 


Napoleão Lemos acrescenta, ainda, que depois é estabelecido um conjunto de ações para melhorar os indicadores selecionados, "para tornar a avaliá-lo observando se a ação feita por nós, tanto técnica como operacionais, ou a nível de gestão mesmo, resultou numa melhoria para eles". O diretor da DTS reitera que a Gestão por Indicadores é fundamental para uma empresa que quer melhorar sua eficiência e criatividade.



Cultura do painel

Segundo Juliana Andrade, consultora Técnica DTS, a Gestão por Indicador começou após a empresa adotar o Information Technology Infrastructure Library (ITIL) - Biblioteca de Infra-estrutura de Tecnologia da Informação. Projeto do ITIL. "Todos os processos de gerenciamento da tecnologia da informação implantados através do projeto, era aferidos por mapeamentos e depois medições . Isso foi um grande pilar para a aplicação da nova gestão", reflete Juliana..

"Observávamos como poderiam ser medidos cada processo e, com isso, gerávamos os indicadores. Com esses indicadores nós fomos coletando e criando relatórios, e divulgando, e, de certa forma, uma nova cultura foi nascendo dentro da organização e entre as pessoas", relata Juliana, a qual considera de grande importância o painel público, mostrando os indicadores: 

"A importância do painel é dar transparência aos nossos indicadores, criar uma cultura nas pessoas pela busca por indicadores. Despertar nas pessoas que entram no saguão da empresa a curiosidade, o olhar crítico. Sem perceber, as pessoas vão sendo envolvidas e falando sobre indicadores". 

A Mascote
Para entreter de modo educativo os funcionários, nada melhor um mascote para explicar o que é a Gestão por Indicadores, sua importância e o que ela traz de inovador a empresa. "A abelha tem a característica do trabalho estruturado, organizado, do trabalho em equipe". Para a analista de Marketing DST, Wendy Katayose, cada abelha depende das outras para seu trabalho ser realizado com sucesso. "O fato delas realizarem todo tipo de atividade, seguindo uma ordem de desenvolvimento de tarefas e com comunicação eficiente e criativa, faz deste bichinho um forte exemplo sobre formas eficientes de organização" define Wendy. 

ITIL:
O Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um conjunto de melhores práticas. desenvolvido na década de 1980 pelo governo britânico, para que desse a possibilidade das organizações estabelecerem linhas de atuação com relação a processos no ambiente tecnológico. É um modelo de gestão para que se possa prover melhor serviços de TI. É Voltado para empresas de tecnologia ou para área de tecnologia das organizações.

CORREIO: Ufba recebe simpósio sobre tecnologias digitais nesta quinta (10) e sexta-feira (11)


Terceira edição do Simsocial terá pesquisadores de importantes universidades do país em palestras e debates sobre tecnologia e sua interferência na sociedade

Acontece nas próximas quinta e sexta-feira (10 e 11), o 3º Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade (Simsocial), trazendo mais uma vez a Salvador, o que há de mais recente na pesquisa sobre cibercultura, tecnologias e culturas digitais.
O Simpósio, que tem como tema “Performances interacionais e mediações sociotécnicas”, tem como objetivo fomentar debates referentes à tecnologia digital e seus diversos aspectos sociais. O encontro busca também maior entendimento científico sobre essa área de estudos, reconhecendo a importância da cultura digital para os mais diversos modos de vida contemporâneos.

Durante o evento estão previstas conferências e apresentação em núcleos temáticos que envolvem temas como sociabilidades, novas tecnologia, práticas interacionais, ativismo, consumo e estratégias de mercado.

Entre os pesquisadores e professores confirmados estão Alex Primo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Maria Cristina F. Ferra, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Adriana Amaral, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Messias Bandeira, da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Jorge Cardoso, da (Ufba) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

O Simsocial é realizado pelo Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS/Ufba) e tem como público-alvo pesquisadores, professores e estudantes universitários, além de profissionais interessados nos campos da cibercultura, da sociabilidade e das interações mediadas por redes.

Fonte: "CORREIO | O QUE A BAHIA QUER SABER: Ufba recebe simpósio sobre tecnologias digitais nesta quinta (10) e sexta-feira (11)." CORREIO | O QUE A BAHIA QUER SABER: Capa. N.p., n.d. Web. 10 Oct. 2013. .

Olhar Digital: Governo brasileiro quer ouvir Snowden em CPI da espionagem



Os membros da CPI da Espionagem aprovaram na quarta-feira, 9, requerimentos para que sejam encaminhados ofícios ao advogado do ex-consultor da CIA dos Estados Unidos, Edward Snowden, e para o governo da Rússia, na tentativa de agendar uma videoconferência. 

Snowden é o responsável pelo vazamento dos documentos da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) que apontam espionagem de dados e comunicações de autoridades e cidadãos de diversos países, inclusive do Brasil. Ele está asilado na Rússia.

“O que nós precisamos saber objetivamente é: as informações da ANP [Agência Nacional do Petróleo] foram violadas ou não? Essas informações serão utilizadas para que essa ou aquela companhia, pública ou privada, possa disputar essa concorrência com privilégio? No caso da espionagem do Canadá, ela tem a ver com a disputa entre Bombardier e Embraer? Essas são as informações importantes que precisamos saber”, explicou o relator da CPI, senador Ricardo Ferraço.

O senador disse que tem pressa em ouvir Snowden e outros convidados porque pretende entregar seu relatório até o fim do ano. A CPI da Espionagem ouviu hoje o jornalista Glenn Greenwald e seu companheiro, o brasileiro David Miranda. Greenwald publicou reportagens com base nos documentos vazados por Snowden e Miranda foi detido em sua última passagem pela Inglaterra para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

A CPI da Espionagem foi motivada pelas reportagens de Greenwald denunciando que a NSA estaria monitorando as comunicações de cidadãos e empresas brasileiras. Os emails de assessores diretos da presidenta Dilma Rousseff e da Petrobras teriam sido violados, conforme as reportagens e documentos apresentados pelo jornalista.

Fonte: "Olhar Digital: Governo brasileiro quer ouvir Snowden em CPI da espionagem." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/38157/38157 (accessed October 10, 2013).

Olhar Digital: Rumor sobre venda da Tim é desmentido


Uma especulação esquentou o setor de telecomunicações brasileiro nessa quarta-feira, 9. Fontes da agência Bloomberg disseram que a Telecom Italia considerava vender a participação que tem na Tim para reduzir o tamanho de sua dívida.

A notícia movimentou o mercado, afinal, a Telecom possui 67% da operação brasileira da Tim e estaria buscando ao menos US$ 12 bilhões com a venda. A avaliação da operadora seria de US$ 18 bilhões, um prêmio de 50% em relação ao seu valor atual de mercado.

Só que a Tim desmentiu tudo. Em comunicado repercutido pela Reuters, a empresa diz ter conversado com a Telecom, segundo a qual "não há qualquer processo formal ou informal" para a venda das ações.

Antes, o papel da Telecom subiu 6,24%. Os da Tim chegaram a bater 10% de alta, mas estabilizaram em 5,23%.

Fonte: "Olhar Digital: Rumor sobre venda da Tim é desmentido." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/rumor-sobre-venda-da-tim-e-desmentido/38159 (accessed October 10, 2013).


COMPUTERWORLD: Brasil e Argentina fazem acordo para cooperação em TI


A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e a Fundación Sadosky, instituição público-privada da Argentina, focada no incentivo ao setor de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), firmaram nesta quarta-feira (9) um acordo de cooperação. 

O documento foi assinado em Buenos Aires, pelo presidente da Softex, Ruben Delgado, e pelo Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, Lino Barañao, no Pavilhão Brasil IT+ na Tecnópolis 2013, a maior mostra científico-tecnológica da América Latina, que será realizada até novembro na capital argentina.

A solenidade contou com a participação do secretário de Política de Informática do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgilio Almeida, e do secretário de Articulação Científica e Tecnológica da Argentina, Lejandro Ceccato.

“Esse acordo ocorre como parte da estratégia do governo federal, de maior cooperação e integração tecnológica do Mercosul. Nós não entendemos a Argentina como um concorrente nesse segmento, mas como um importante parceiro, já que os países possuem muitas similaridades no setor de software e serviços de TI”, disse Delgado. 

“Em nossa visão, como estratégia para ampliar a competitividade global das organizações de ambos os países, negócios futuros podem e devem ser trabalhados de forma colaborativa, incluindo a prospecção de novos mercados-alvo na América Latina, na Europa e na Ásia e a atuação em novos nichos”.

A parceria prevê, entre outras iniciativas, o mapeamento das áreas de expertise em TI de ambos os países, abrangendo tanto as pesquisas na academia como nas empresas. O fomento de negócios e parcerias, o estímulo ao intercâmbio tecnológico e a realização de uma série de ações conjuntas para o desenvolvimento de recursos humanos qualificados são outras ações contempladas no acordo.

O intercâmbio de informações e de know-how, bem como o estabelecimento de parcerias entre companhias argentinas e brasileiras para o desenvolvimento de soluções e serviços conjuntos, condução de pesquisas e estímulo à inovação e até mesmo a promoção de joint ventures também integram o acordo.

Histórico

As negociações para a assinatura do convênio tiveram início em julho, quando a Softex levou à Tecnópolis uma delegação de nove empresas de software e serviços de TI para a apresentação de suas soluções e promoveu o workshop “Una Vision da la indústria de TIC”, com o objetivo de avaliar as oportunidades de negócios nessa indústria tanto no Brasil como na Argentina.

Nos últimos anos, a Argentina vem experimentando um desenvolvimento significativo e sustentado de sua indústria de software e serviços de TI. Além disso, tem procurado responder ao desafio da crescente demanda interna e buscado inserir-se de forma mais competitiva como um player global. As exportações respondem atualmente por mais de 25% do faturamento total do setor no país vizinho.

Capilaridade

Embora fortemente concentrados em Buenos Aires, há importantes conglomerados de software e serviços de TI em diferentes polos, grupos e instituições regionais em províncias de todo o país, tais como Santa Fé, Córdoba, Mendoza, San Luis, San Juan, Salta, Jujuy, Tucumán, Chaco, Corrientes, Entre Ríos, Neuquén e Río Negro.

Em comum, esses conglomerados têm a disponibilidade de recursos humanos qualificados, a universidade como um polo gerador de empreendedores em tecnologia e uma forte vocação para a cooperação empresarial e para a inovação.

O setor de TI argentino se destaca ainda por sua excelência acadêmica, pela oferta de recursos humanos qualificados que dominam o idioma Inglês, pelo seu forte mercado interno, por suas características de inovação e qualidade e pela atuação conjunta entre Governo, academia e setor empresarial.

Fonte: "Brasil e Argentina fazem acordo para cooperação em TI - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/negocios/2013/10/10/brasil-e-argentina-fazem-acordo-para-cooperacao-em-ti/ (accessed October 10, 2013).

G1 - Governo anuncia cúpula mundial em abril sobre uso da internet - notícias em Mundo



Objetivo é discutir um marco civil de governança global da internet.
Evento é motivado por denúncias de espionagem dos EUA no Brasil.

Dilma em encontro com Fadi Chehadé (esq.) e o ministro Paulo Bernardo (Foto: Roberto Stuckert Filho / PR)

A presidente Dilma Rousseff acertou nesta quarta-feira (9) a realização de uma cúpula internacional no Brasil, em abril do ano que vem, para dar início à elaboração de um marco civil multilateral de governança e uso da internet com o objetivo de garantir a proteção aos dados na rede.

A decisão foi anunciada pelo Planalto após reunião de Dilma com o CEO da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), Fadi Chehadé.

A ICANN é responsável pela coordenação global de identificadores de internet, como nomes de domínio (.org e .com, por exemplo) e endereços eletrônicos. De acordo com o site da corporação, a entidade "se dedica a preservar a estabilidade operacional da Internet, a promover a concorrência, obter a ampla representação das comunidades globais da Internet e desenvolver políticas adequadas à sua missão".

“A presidenta concordou com a proposta de realizarmos uma reunião de cúpula de natureza global a ser realizada no ano que vem nessa matéria aqui no Brasil. Vamos convidar lideres globais de diferentes partes interessadas nessas agendas provenientes de todos os segmentos da atividade e da vida humana para se reunirem e acordarem como poderemos gerir a internet conjuntamente no futuro com base em muitos dos princípios hoje que constam no atual marco civil brasileiro”, afirmou Fadi Chehadé após o encontro com a presidente, no Palácio do Planalto.

A promoção da cúpula internacional é um desdobramento da posição sustentada pela presidente brasileira na Assembleia Geral das Nações Unidas, no mês passado. Na ocasião, ela afirmou que as denúncias de que os Estados Unidos espionou usuários, empresas brasileiras e a própria presidente e seus assessores provocaram indignação e repúdio na pública mundial.

Em discurso, ela defendeu na ONU o estabelecimento de um marco civil multilateral para a governança e uso da internet e de medidas que garantam uma efetiva proteção dos dados.

Fadi Chehadé elogiou a fala de Dilma nas Nações Unidas e disse que ela 'falou por todos nós".

O evento deverá ocorrer no Rio de Janeiro em abril de 2014, de acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que participou da reunião com Dilma.

Segundo Bernardo, o fórum deverá envolver gestores do governo, da indústria e também usuários. A ideia é que o organismo tenha duas instâncias, uma técnica e uma política.

O ministro afirmou que uma cúpula internacional com finalidade específica é necessária porque uma organização de caráter político, como a ONU, por exemplo, não seria capaz de discutir as questões técnicas do problema.

"Se você levar isso para uma discussão de um órgão com caráter diplomático ou político, isso vai empacar lá por seis anos", afirmou. Segundo ele,

No último sábado, a presidente disse, por meio do seu microblog Twitter, que espera que o novo marco civil da internet seja votado nas próximas semanas pelo Congresso Nacional. “Nossa proposta p/ um marco civil internacional será enviada à ONU assim q nosso marco civil da internet for aprovado”, escreveu Dilma.

Fonte: Mendes, Priscilla. "G1 - Governo anuncia cúpula mundial em abril sobre uso da internet - notícias em Mundo." G1 - O portal de notícias da Globo . N.p., n.d. Web. 10 Oct. 2013. .


Portal A TARDE - Jornalista não descarta novas espionagens contra o País


Ricardo Brito
Sergio Moraes | Reuters

Jornalista americano participou de audiência da CPI da Espionagem

O jornalista norte-americano Glenn Greenwald afirmou nesta quarta-feira, 09, que podem existir mais documentos de ações de espionagem do governo norte-americano contra o Brasil. Em audiência à CPI da Espionagem do Senado, Greenwald disse que todas as informações que ele dispõe das ações contra a Petrobras e o Ministério de Minas e Energia já foram publicadas. Mas ele destacou que há limitações para analisar os documentos entregues pelo ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Americana (NSA, em inglês) e não descartou que novas ações de espionagem possam ter ocorrido contra o País.

"Infelizmente eu não sei tudo sobre este programa (usado pela agência dos EUA para espionar), mas o que eu sei eu já publiquei", afirmou ele, que trabalha para o jornal inglês The Guardian e mora no Rio de Janeiro. Questionado pelo senador Pedro Taques (PDT-MT) se poderia entregar os documentos que dispõe para a CPI ajudar nas investigações, o jornalista respondeu que não.

"O governo e o jornalismo são separados e precisam ser separados", disse. "Eu mostrei já que estou publicando toda a informação com muito risco (sic)", completou ele, ao destacar que trabalha com profissionais da imprensa do Brasil e de outros países na publicação de reportagens a fim de ter uma "imagem completa" do que está acontecendo.

Presente à audiência pública, o companheiro do jornalista, David Miranda, explicou que parte dos dados de Snowden é de apresentações e de documentos que dizem respeito a ações diretas a serem executadas pela NSA. Miranda chegou a ser detido por autoridades britânicas no aeroporto de Heathrow, em Londres, com documentos que iria trazer para Glenn no Brasil.

David Miranda sugeriu que se a CPI quiser "informações reais" e "detalhes", o governo brasileiro poderia trazer Snowden ou até conceder asilo político a ele. O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), relator da CPI, disse que gostaria muito e destacou que, em julho, a Comissão de Relações Exteriores do Senado, da qual é presidente, aprovou uma moção de apoio para que o governo brasileiro concedesse asilo ao ex-prestador de serviços da NSA. Snowden recebeu em agosto um asilo provisório do governo russo por um ano. Glenn Greenwald disse que conversa praticamente todos os dias com o ex-prestador de serviços da NSA.

Ricardo Ferraço sugeriu que a CPI aprovasse dois requerimentos. O primeiro, endereçado ao advogado de Snowden, para que o cliente pudesse participar de uma teleconferência para ouvi-lo. O segundo, ao governo da Rússia, para saber se o ex-prestador de serviços da NSA poderia participar dessa interlocução com a comissão.

Fonte: Brito, Ricardo. "Portal A TARDE - Jornalista não descarta novas espionagens contra o País." Portal A TARDE. N.p., n.d. Web. 10 Oct. 2013.

G1: Veja sugestões de eletrônicos para presentear no Dia das Crianças - notícias em Dia das Crianças 2013



Tablet Galinha Pintadinha pode ser opção para as crianças pequenas.
Robô esférico controlado por smartphone é uma boa para os pacientes.

Os eletrônicos costumam estar entre os presentes mais desejados para o Dia das Crianças, e com a proximidade da data neste ano, o G1 separou algumas sugestões, como o tablet da Galinha Pintadinha e o alto-falante inspirado nos games da série "Angry Birds".
Tablet da Galinha Pintadinha, da Tectoy
(Foto: Divulgação/Tectoy)

Tablet Galinha Pintadinha
Mania entre as crianças pequenas, a Galinha Pintadinha ganhou seu próprio tablet. O aparelho tem uma base de apoio na forma da personagem que permite usá-lo tanto na horizontal quanto na vertical.

O tablet vem de fábrica com conteúdo exclusivo da Galinha Pintadinha, como clipes, papéis de parede e aplicativos. Inédito, o app Galinha Tagarela é um jogo em que a criança pode realizar várias atividades, como colocar acessórios e roupas na galinha.

Produzido pela Tectoy, o aparelho vem com a versão 4.1 do Android e tem tela de 7 polegadas, suporte a modem 3G, processador de 1.0 GHz, memória interna de 4 GB e câmera frontal de 0,3 Megapixels.

Preço: R$ 500 (preço sugerido pelo fabricante)
Magic Tablet (Foto: Divulgação/Tectoy)

Magic Tablet
O Magic Tablet ainda é um tablet para crianças, mas com configurações mais dignas de um aparelho de gente grande.

Além de 50 papéis de parede com personagens da Disney, como Mickey, Toy Story e as Princesas, o Magic Tablet vem com nove aplicativos completos, quatro deles desenvolvidos exclusivamente para o dispositivo: Magic Puzzle, Magic Memory, Magic Photo e Magic Color.

O tablet também tem a versão 4.1 do sistema Android, mas capacidade de armazenamento de 8 GB, processador de 1,5 GHz, memória RAM de 1 GB, câmera traseira de 2 Megapixels e frontal de 0,3 Megapixels, suporte a modem 3G, tela de 7 polegadas e espessura de 10,8 mm.

Preço: R$ 600
Caixa de som 'Angry Birds'
(Foto: Divulgação/GEAR4)

Caixa de som "Angry Birds"
Se a criança gosta de videogames e de música, a caixa de som inspirada nos games "Angry Birds" pode ser um bom presente.

Além de estampar os pássaros e porcos dos jogos, o que por si só já é demais, o alto-falante é portátil e compatível com todo tipo de dispositivo – tablets, tocadores de MP3 e smartphones – por causa da sua conexão de áudio de 3,5 mm (P2). Ele tem bateria recarregável.

Uma versão mais moderna (e mais cara) da caixa de som também tem compatibilidade nativa com os aparelhos da Apple, o que significa que ele pode recarregar a bateria de iPads, iPods e iPhones.

Preço: R$ 190 (na loja virtual do Ponto Frio)
Action Cam HDR-AS15, da Sony
(Foto: Divulgação/Sony)

Action Cam HDR-AS15
A Action Cam da Sony é uma opção bacana (e protegida) para incentivar o espírito de cineasta das crianças.

Além de vir com uma caixa à prova d'água, que resiste a até 60 metros de profundidade, a Action Cam tem acessórios que a prendem a bicicletas, capacetes e até ao corpo, o que ajuda a registrar momentos bacanas sem se preocupar em segurar o equipamento.

A câmera grava tanto em HD quanto em Full HD, tem função de câmera lenta e vem com Wi-Fi, o que permite que você controle a gravação da Action Cam pelo smartphone.

Preço: R$ 1 mil (preço sugerido pelo fabricante)
Fone de Ouvido Meu Primeiro Gradiente
(Foto: Divulgação/Gradiente)

Fone de ouvido Meu Primeiro Gradiente
A série Meu Primeiro Gradiente, conhecida pelo gravador muito popular na década de 90, foi relançada no ano passado com vários eletrônicos, dentre eles um fone de ouvido.

O destaque fica por conta do seu controle de decibéis. O produto vem com três cabos que aumentam ou diminuem a potência do fone de acordo com a idade do usuário, preservando a sua audição.

O acessório tem ainda um microfone, que pode ser removido enquanto não estiver sendo usado, e um plug que desconecta o cabo em caso de movimentos bruscos ou quedas.

Preço: R$ 80 (preço sugerido pelo fabricante)
Sphero 2.0 (Foto: Divulgação/Sphero)

Sphero 2.0
E se o presenteado tiver paciência e puder esperar um pouco, vale a pena dar uma olhada na Sphero 2.0, um robô em formato esférico que pode ser controlado por um smartphone ou tablet.

Além de comandar a bolinha e saltar com ela por rampas e obstáculos, o jogador pode usar a câmera do seu dispositivo móvel para visualizar a Sphero 2.0 e jogar com ela em ambientes virtuais.

Uma versão melhorada do aplicativo foi lançada com o novo robô e vem com um sistema de aprimoramentos que melhora as características da bolinha, como velocidade e facilidade de fazer curvas, conforme você for jogando.

Na feira de tecnologia IFA 2013, realizada em Berlim em setembro, o G1 testou o brinquedo por alguns minutos. A resposta da bolinha aos comandos no iPhone mostrava um pouco de atraso, mas mesmo era divertido brincar com a bolinha.

O produto não está disponível no Brasil e pode ser importado.

Preço: US$ 130 (na loja on-line Amazon.com, que entrega no Brasil)

Fonte: "G1 - Veja sugestões de eletrônicos para presentear no Dia das Crianças - notícias em Dia das Crianças 2013." G1 - O portal de notícias da Globo . N.p., n.d. Web. 10 Oct. 2013. .

iMasters: Google remove mais de 8 links por segundo para combater pirataria


De acordo com um relatório semanal liberado pelo Google, foram solicitadas as remoções de mais de 5,9 milhões de URLs dos resultados de buscas apenas na última semana de setembro.

O número de links removidos chega a 8 por segundo e supera em cerca de 600 mil a marca da semana anterior. Em todo o mês setembro, foram removidas 21.880.350 URLs das pesquisas, que envolvem mais de 36 mil domínios – tudo parte da constante briga de gravadoras e detentoras de direitos autorais contra a pirataria.

As solicitações foram enviadas por 1.890 organizações, sendo a British Recorded Music Industry a responsável por identificar, sozinha, mais 5,7 milhões de links. Ao menos nos Estados Unidos – país sede do Google –, todos os pedidos se encaixam na DMCA, sigla em inglês para o Digital Millenium Copyright Act, a lei de proteção aos direitos autorais em vigor no país.

Publicado pelo Google desde 2011, o relatório de transparência da empresa registrou um aumento considerável nos pedidos de remoção de links de 2012 para 2013. Em fevereiro deste ano, por exemplo, o número bateu na marca de 3,8 milhões, contra um recorde de 2,8 milhões de novembro e 3,5 milhões da semana de 17 de dezembro do ano anterior. O recorde seguinte de 2013 foi de 4,4 milhões, em abril, e, após uma queda, os pedidos chegaram à casa dos 5 milhões.

Fonte: "Google remove mais de 8 links por segundo para combater pirataria | iMasters ." iMasters - Artigos e Tutoriais sobre Internet e Desenvolvimento | iMasters . http://imasters.com.br/noticia/google-remove-mais-de-8-links-por-segundo-para-combater-pirataria/ (accessed October 10, 2013).

G1: Empresa desenvolve controle remoto acessado via Twitter - notícias em Tecnologia e Games



Botão 'see it' permite assistir TV ao vivo ou sob demanda no celular ou TV.
Expectativa é que botão se torne onipresente como o 'curtir' do Facebook.




A empresa norte-americana Comcast anunciou nesta quarta-feira (9) que desenvolveu um novo controle remoto em parceria com o Twitter que permite aos usuários sintonizarem um canal por meio de um tuíte no microblog

O botão "see it" (veja isto, em inglês) permite que os usuários assistam a um programa ao vivo ou sob demanda em seu celular ou aparelho de televisão. O botão permitirá que os usuários programem gravações de vídeo digital ou comprem ingressos para assistir filmes.

"Agora com o 'see it' eles poderão sintonizar diretamente pelo Twitter", disse o presidente do Twitter, Dick Costolo, em comunicado.

A Comcast e o Twitter disseram que estão em conversas com outros parceiros de distribuição e redes de televisão para usar a ferramenta para promover seu conteúdo. A expectativa é de que o botão "see it" se torne tão onipresente quanto o "curtir" do Facebook.

Fonte: "G1 - Empresa desenvolve controle remoto acessado via Twitter - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . N.p., n.d. Web. 10 Oct. 2013. .


INFO Online: Microsoft avalia Office para iPad, diz Steve Ballmer



Em evento, CEO da Microsoft disse que famoso pacote de produtividade da companhia só chegará aos tablets da Apple depois de ganharem versão para Surface.



O CEO da Microsoft, Steve Ballmer, anunciou nesta terça-feira, 8/10, que o iPad receberá eventualmente um aplicativo do pacote Office, segundo informações são do The Verge.

“O iPad será escolhido quando houver primeiro uma interface para o usuários”, afirmou o executivo durante evento da consultoria Gartner. Ou seja, o Office só vai chegar ao tablet da Apple depois do lançamento dos aplicativos amigáveis a tela touchscreen para Surface e outros tablets com Windows.

Neste ano, a Microsoft lançou uma versão do pacote Office para iPhone, mas deixou o iPad de fora.

Vale notar que recentemente Ballmer anunciou sua saída da Microsoft após 13 anos como principal direetor da empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen.

Fonte: "Microsoft avalia Office para iPad, diz Steve Ballmer - COMPUTERWORLD."Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. N.p., n.d. Web. 10 Oct. 2013. .