sexta-feira, 9 de março de 2012

TI Bahia.com - Prodeb e Abep reúne entidades estaduais para debater soluções em tecnologia de informação e comunicação

TI Bahia.com - Prodeb e Abep reúne entidades estaduais para debater soluções em tecnologia de informação e comunicação:

Eventos
Prodeb e Abep reúne entidades estaduais para debater soluções em tecnologia de informação e comunicação



Salvador, 9 de março de 2012 - A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), juntamente com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), recebem representantes de empresas estatais de processamento de dados de todo o Brasil para a 100ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos e 2ª Reunião de Gerentes Técnicos. O encontro, que acontece hoje e amanhã (dias 08 e 09 de março), no Catussaba Resort Hotel, apresenta o que há de mais novo em soluções na área de Tecnologia da Informação em desenvolvimento pelas afiliadas da Abep.
Para o vice-presidente de Tecnologia da Abep, e diretor de Infraestrutura de Tecnologia da Prodeb, Napoleão Lemos, o fórum é o principal momento de interação entre todas as empresas estatais de TI do Brasil. "Nós estamos trazendo cerca de 30 diretores técnicos e uma quantidade semelhante de gerentes que nos trazem informações e oportunidades para que possamos avançar ou agregar novas idéias aos nossos projetos”, explica Napoleão. Além de soluções desenvolvidas por empresas fornecedoras, Napoleão destaca também as apresentações de parceiros e patrocinadores de ações da Abep. A presidência da Prodeb foi também representada pelo diretor de Sistemas e Serviços da empresa, Makoto Koshima, que desejou boas vindas aos presentes.
Além das autoridades locais, a abertura do encontro contou com a participação do superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ottoney Braga dos Santos, que destacou a importância do evento. Eu agradeço a oportunidade pelo convite. Esta interação entre a Abin e as empresas do setor de Informação é muito importante para nós, que estamos desenvolvento o Programa Nacional de Proteção ao Conhecimento. O paradigma atual da Abin não limita a nossa clientela apenas ao Governo Federal. Cada vez mais vamos procurar construir esse diálogo com as instâncias governamentais do estado e do município", pontou Ottoney Braga.
As empresas parceiras da instituição. Ainda pela manhã, representantes das empresas privadas apresentaram suas soluções voltadas para área de governo eletrônico, tais como “Projeto Governança” (Tractus); “Nuvem Privada da Cisco e Infraestrutura para Data Center 3.0” (System Engineer) e “Certificação Digital: aplicações críticas para o Governo Eletrônico” (Serasa), entre outros.
Na sexta-feira acontece a apresentação dos Grupos de Trabalho das associadas a ABEP, abordando temas como Engenharia de Software, Governo Eetrônico, Segurança da Informação, Infovias Digitais, Software Livre, TIC na Copa de 2014, Virtualização de Data Center e o Expresso Livre. Napoleão destaca ainda a apresentação de “Governança de TIC”, pelas associadas de Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. “Será uma das falas mais aguardadas, por abordar o modelo de governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, as diretrizes para adoção/implantação de Governança de TIC nos órgãos públicos e no Data Center.
Um dos assuntos mais importantes a serem abordados durante a 100ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos e 2ª Reunião de Gerentes Técnicos de Empresas Estaduais de Processamento de Dados, de acordo com diretor de Infraestrutura Tecnológica da Prodeb, Napoleão Lemos, é o Projeto Fiplan. O encontro, uma promoção da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) que reúne representantes de empresas estatais de processamento de dados de todo o Brasil para debater soluções na área de Tecnologia da Informação, acontece nos dias 08 e 09 de março (quinta e sexta-feira), no Catussaba Resort Hotel (Salvador/Bahia).
Recentemente reempossado como vice-presidente de Tecnologia da Abep, Napoleão Lemos destaca o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado (Projeto Fiplan) como o padrão orçamentário/financeiro que será adotado em todo o Brasil, “conforme o recente convênio assinado entre a Sepro, Abep, e o Governo do Mato Grosso”, acrescenta Napoleão. A Bahia já vem se preparando para adotar o Fiplan desde 2009, de acordo com Napoleão Lemos. “O Governo da Bahia tem buscado soluções para melhorar os sistemas de gestão e controle orçamentário e financeiro do Estado. Desta forma, a Sefaz e a Seplan, com o apoio da Prodeb, identificaram o Sistema Integrado de Planejamento e Finanças do Estado do Mato Grosso, que atende os requisitos definidos pelas Secretarias baianas”, pontuou.
Ao adquirir a concessão do Fiplan, teremos um sistema adequado e atual para fazer a gestão integrada do planejamento, do orçamento, das finanças e da contabilidade do Estado. O sistema irá possibilitar ao governado a informação necessária e da forma mais rápida. Nossa gestão se tornará mais eficiente e efetiva”, afirmou Napoleão. O processo de transferência de tecnologia foi iniciado com o workshop em 2010. A partir de então, a equipe baiana começou o processo de customização do sistema Fiplan para realidade do Estado da Bahia. Os módulos de planejamento, orçamento e monitoração, foram concluídos em 2011 e começaram a ser implantados em 2012 e os módulos de finanças e contabilidade estão sendo concluídos em 2012, para início de implantação em Janeiro de 2013.

Secom: Prodeb e Abep reúnem entidades para debater soluções em tecnologia

Secom: Prodeb e Abep reúnem entidades para debater soluções em tecnologia



A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), juntamente com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), recebem representantes de empresas estatais de processamento de dados de todo o Brasil para a 100ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos e 2ª Reunião de Gerentes Técnicos. Os encontros, realizados nestas quinta e sexta-feira (8 e 9), no Catussaba Resort Hotel, apresentam o que há de mais novo em soluções na área de Tecnologia da Informação em Desenvolvimento pelas afiliadas da Abep.

Para o vice-presidente de Tecnologia da Abep e diretor de Infraestrutura de Tecnologia da Prodeb, Napoleão Lemos, o fórum é o principal momento de interação entre todas as empresas estatais de TI do Brasil. "Nós estamos trazendo cerca de 30 diretores técnicos e uma quantidade semelhante de gerentes que nos trazem informações e oportunidades para que possamos avançar ou agregar novas ideias aos nossos projetos”. Além de soluções desenvolvidas por empresas fornecedoras, Napoleão destaca as apresentações de parceiros e patrocinadores de ações da Abep. A presidência da Prodeb foi também representada pelo diretor de Sistemas e Serviços da empresa, Makoto Koshima.

Além das autoridades locais, a abertura do encontro contou com a participação do superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ottoney Braga dos Santos, que destacou a importância do evento. "Esta interação entre a Abin e as empresas do setor de Informação é muito importante para nós, que estamos desenvolvendo o Programa Nacional de Proteção ao Conhecimento. O paradigma atual da Abin não limita a nossa clientela apenas ao governo federal. Cada vez mais vamos procurar construir esse diálogo com as instâncias governamentais do Estado e do município".

Soluções

Os trabalhos começaram às 9h. Ainda pela manhã, representantes das empresas privadas apresentaram suas soluções voltadas para área de governo eletrônico, tais como Projeto Governança (Tractus); Nuvem Privada da Cisco e Infraestrutura para Data Center 3.0 (System Engineer) e Certificação Digital: aplicações críticas para o Governo Eletrônico (Serasa), entre outros.

Na sexta-feira será a apresentação dos Grupos de Trabalho das associadas à Abep, abordando temas como Engenharia de Software, Governo Eletrônico, Segurança da Informação, Infovias Digitais, Software Livre, TIC na Copa de 2014, Virtualização de Data Center e o Expresso Livre. A apresentação de Governança de TIC será realizada pelas associadas de Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Fiplan é destaque em Fórum de Empresas Estaduais de Processamento de Dados

Um dos assuntos mais importantes a serem abordados durante a 100ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos e 2ª Reunião de Gerentes Técnicos de Empresas Estaduais de Processamento de Dados, de acordo com diretor de Infraestrutura Tecnológica da Prodeb, Napoleão Lemos, é o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado (Projeto Fiplan). Ele destaca o Projeto Fiplan como o padrão orçamentário/financeiro que será adotado em todo o Brasil, “conforme o recente convênio assinado entre a Sepro, Abep, e o Governo do Mato Grosso”.

A Bahia já vem se preparando para adotar o Fiplan desde 2009, de acordo com Napoleão Lemos. “O Governo da Bahia tem buscado soluções para melhorar os sistemas de gestão e controle orçamentário e financeiro do Estado. Desta forma, as secretarias da Fazenda e do Planejamento, com o apoio da Prodeb, identificaram o Sistema Integrado de Planejamento e Finanças do Estado do Mato Grosso, que atende os requisitos definidos pelas secretarias baianas”, pontuou.

“Ao adquirir a concessão do Fiplan, teremos um sistema adequado e atual para fazer a gestão integrada do planejamento, do orçamento, das finanças e da contabilidade do Estado. O sistema irá possibilitar ao governado a informação necessária e da forma mais rápida. Nossa gestão se tornará mais eficiente e efetiva”, afirmou Napoleão.

O processo de transferência de tecnologia foi iniciado com o workshop em 2010. A partir de então, a equipe baiana começou o processo de customização do sistema Fiplan para realidade do Estado da Bahia. Os módulos de planejamento, orçamento e monitoração foram concluídos em 2011 e começaram a ser implantados em 2012 e os módulos de finanças e contabilidade estão sendo concluídos em 2012, para início de implantação em Janeiro de 2013.

Diário Oficial: Bahia: Tecnologia da Informação e Comunicação é discutida em dois encontros

Diário Oficial: Bahia: Tecnologia da Informação e Comunicação é discutida em dois encontros



PRODEB

Representantes de empresas estatais de processamento de dados de todo o Brasil estão em Salvador para a 100aReunião do Fórum de Diretores Técnicos e 2a Reunião de Gerentes Técnicos. Os encontros, iniciados ontem e que prosseguem hoje, no Catussaba Resort Hotel, apresentam o que há de mais novo em soluções na área de Tecnologia da Informação em desenvolvimento pelas afiliadas da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), organizadora do evento, juntamente com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).

Para o vice-presidente de Tecnologia da Abep e diretor de Infraestrutura de Tecnologia da Prodeb, Napoleão Lemos, o fórum é o principal momento de interação entre as empresas estatais de TI do Brasil. "Nós estamos trazendo cerca de 30 diretores técnicos e uma quantidade semelhante de gerentes que nos apresentam informações e oportunidades para que possamos avançar ou agregar novas ideias aos nossos projetos."

Projeto Fiplan – Um dos assuntos mais importantes a serem abordados é o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado (Projeto Fiplan), considerado como o padrão orçamentário/financeiro que será adotado em todo o Brasil.

A Bahia já vem se preparando para adotá-lo desde 2009, de acordo com o diretor de Infraestrutura da Prodeb, Napoleão Lemos.

Diário Oficial: Bahia: Edital seleciona empresas para Incubadora do Parque Tecnológico

Diário Oficial: Bahia: Edital seleciona empresas para Incubadora do Parque Tecnológico





Empreendedores baianos que desejam criar uma empresa de base tecnológica terão a oportunidade de participar da Incubadora do Parque Tecnológico da Bahia. Um edital público selecionando projetos para a incubadora já está disponível no site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, no endereço eletrônico www. secti.ba.gov.br. O prazo para a entrega dos envelopes para a comissão julgadora termina no dia 22 deste mês, às 17h, horário de Brasília.
As empresas classificadas no edital vão se instalar no Tecnocentro, prédio central do parque, onde vão funcionar também centros de pesquisa, universidades e empresas âncoras de Tecnologia da Informação já selecionadas por meio de chamada pública.
A incubadora do parque visa, entre outras coisas, fortalecer a interação entre as universidades e as empresas baianas, a partir da formação de uma nova geração de empresários com vínculo com as instituições de ensino e pesquisa. Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, as empresas selecionadas terão todo o apoio da Secti para desenvolver suas atividades, como infraestrutura de recepção, serviços de secretária, sala de reuniões e auditório, além de orientação para elaboração e encaminhamento de projetos visando captar recursos junto às agências de fomento.


Participação – Somente poderão participar da chamada pública empresas de base tecnológica que atuem nas áreas de Biotecnologia e Saúde, Energia, Engenharia e Tecnologia da Informação e Comunicação, e também micro e pequenas empresas que, de acordo com a Lei Complementar no 123, de 14 de dezembro de 2006, comprovem possuir recursos próprios ou captados junto a instituições de fomento para o desenvolvimento da proposta apresentada na chamada pública.

A permissão de uso da área do Tecnocentro será de até dois anos, prorrogáveis, mediante a assinatura de termo aditivo. Durante esse período, as empresas pagarão uma taxa de uso por metro quadrado.

Folha.com - Mercado - Brasil quer integrar internet com países sul-americanos - 09/03/2012

Folha.com - Mercado - Brasil quer integrar internet com países sul-americanos - 09/03/2012:

Os ministros de Comunicação dos membros da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) devem ratificar hoje em reunião em Assunção, no Paraguai, o plano de trabalho para integrar as redes de banda larga da internet entre os vizinhos, por meio de um anel óptico, informa reportagem deHelton Simões Gomes publicada na Folha desta sexta-feira.

A íntegra da reportagem está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Em conjunto com o Plano Nacional de Banda Larga, o anel óptico "aumentará a capacidade e barateará o custo das conexões", afirmou a presidente Dilma Rousseff, na abertura da feira de tecnologia CeBIT, em Hannover, na Alemanha.

Outra iniciativa citada por Dilma para ampliar a infraestrutura tecnológica é a contratação da construção de cabos submarinos ainda neste ano para ligar o país aos EUA, à Europa e à África. Eles levam dados de internet do Brasil para outros países.

Hoje é necessário cruzar o oceano Atlântico para acessar do Brasil sites hospedados em países como Colômbia e Equador. A informação ruma aos EUA, por meio de um cabo submarino, e depois retorna, por outro cabo, pelo oceano Pacífico. No caso do Peru, o trajeto tem mais de 8.000 km. Com o anel, a distância cairia para 2.000 km.

A velocidade nesses casos aumentará de 20% a 30%, afirma Artur Coimbra, diretor de banda larga do Ministério das Comunicações.

Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress


IDG Now: NIC.br contesta escolha da Price para medir qualidade da banda larga

IDG Now: NIC.br contesta escolha da Price para medir qualidade da banda larga



NIC.br contesta escolha da Price para medir qualidade da banda larga
Redação
Publicada em 08 de março de 2012

Entidade pediu à Anatel que revise o edital de seleção, pois este prevê medição na rede de acesso, o que facilitaria a manipulação do resultado.

O NIC.br não ficou satisfeito com a escolha da PriceWaterhouseCoopers como Entidade Aferidora da Qualidade da Internet (EAQ). Por isso, já pediu a revisão do resultado à Anatel, conforme anunciado na última quarta-feira (7/03).

O protesto do NIC.br – entidade sem fins lucrativos – abrange inclusive o edital de seleção. Ele prevê uma medição processada dentro do sistema autônomo das prestadoras e não no computador do usuário, o que, supostamente, facilitaria a intervenção externa sobre os dados coletados.

A suspeita aumenta por conta da equipe responsável pela decisão. O Grupo de Implantação de Processos de Aferição de Qualidade (Gipaq) é formado por representantes das próprias operadoras, cujo sindicato – o SindiTelebrasil – se opôs a um exame conduzido no computador do internauta. A alegação era de que este poderia ser influenciado por condições de hardware, como baixa capacidade de processamento, ou de software, como infecção por malware.

Leia mais: Banda larga cresceu 70% no País em 2011

Outro problema, segundo a entidade, está no softwareeleito para avaliar a conexão do consumidor. O Speedtest.com, desenvolvido pela americana Ookla, não atenderia aos requisitos definidos, por não medir elementos como jitter e perda de pacotes – quando pedaços de informações ficam pelo caminho. Dessa forma, um aplicativo adicional seria necessário.

O NIC.br solicitou à Anatel um esclarecimento sobre a escolha, por ela tê-la fiscalizado, além de detalhes sobre como a medição funcionará. Na última semana, o Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (Idec) lamentou, em nota, a escolha da PriceWaterhouseCoopers, embora tenha comemorado a derrota da ABR Telecom, associação que tem as teles como filiadas.

“No entanto, também foi derrotado no processo o NIC.br (...) que tem experiência reconhecida na área, já tendo realizado medições desta natureza em parceria com o Inmetro e a Anatel”, concluiu a advogada do instituto, Veridiana Alimonti

Insight: Cabo submarino e satélite despertam interesse de empresas estrangeiras

Insight: Cabo submarino e satélite despertam interesse de empresas estrangeiras

Telebras participa em Hanover da Feira Internacional de Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Software e Serviços


Empresas estrangeiras de países como Argentina, Portugal, Rússia, Egito e Estados Unidos demonstraram interesse na parceria com a Telebras para o lançamento do satélites geoestacionários e de cabos submarinos. Representantes dessas empresas visitaram o estande da empresa na Feira Internacional de Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Software e Serviços (CeBIT), que ocorre em Hanover, na Alemanha, entre os dias 06 e 10 de março.

A Telebras integra a área de expositores do Brasil presentes na Feira Internacional localizada no Pavilhão 11. Entre as autoridades que visitaram o estande da empresa estão o presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD), Hélio Graciosa, e o presidente da Padtec, Jorge Salomão.

A CeBIT é considerada a maior e mais importante feira de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) do mundo e, nesta edição, conta com o Brasil como parceiro do evento. Segundo a organização, a Feira recebeu no ano passado 4,2 mil empresas, de 70 países, e foi visitada por mais de 330 mil profissionais.


Olhar Digital: Pela primeira vez, usuários conseguem crackear Google Chrome

Olhar Digital: Pela primeira vez, usuários conseguem crackear Google Chrome:

Empresa de segurança e jovem russo levaram prêmios em dinheiro. 'Hack do bem' levou menos de cinco minutos para ser concluído

08 de Março de 2012



Talvez o Google tenha subestimado demais os hackers. Há alguns dias, a empresa anunciou que iria oferecer um programa de recompensas de US$ 1 milhão (cerca de R$ 1,7 milhões) para aqueles que conseguissem invadir o navegador Chrome durante a Pwn2own, uma competição anual voltada para que pessoas identifiquem falhas e bugs nos principais serviços da web.

Até então, o Chrome era o único browser que ainda não havia sido hackeado. Pois é: era, já que a empresa VUPEN e o estudante russo Sergey Glazunov conseguiram driblar os mecanismos de segurança do navegador. A informação é do TG Daily e do jornal The Guardian.

No caso da VUPEN, o hack aconteceu apenas cinco minutos depois da Pwn2own começar. Mas tanto a VUPEN quanto Glazunov utilizaram um programa de computador que se beneficia das vulnerabilidades de um sistema operacional, para realizar o hack em um PC com Windows 7. Dessa forma, o estudante russo e a companhia tiveram a chance de sair da sandbox doChrome e assumir o controle de todo o sistema da Microsoft.

Sundar Pichai, vice-presidente sênior encarregado do Chrome e do GoogleApps, parabenizou Glazunov em seu perfil do Google+, e disse que "a equipe de desenvolvedores do Google continuará incentivando a comunidade de segurança para apontar bugs e nos ajudar a tornar a web cada vez mais segura". Para Pichai, o Chrome vai se tornar um navegador ainda mais seguro para todos os usuários.

Glazunov levou o prêmio de US$ 60 mil por ter sido o primeiro a invadir e identificar as falhas no Google Chrome, enquanto a VUPEN ganhou US$ 20 mil. Ambos também receberam um Chromebook.

Vale lembrar que no Pwn2Own do ano passado - um concurso realizado dentro da CanSecWest para identificar falhas e bugs nos navegadores da web - , o Internet Explorer e o Safari (Microsoft e Apple, respectivamente) foram derrubados por hackers que participaram do evento, mas ninguém tentou invadir o Chrome - mesmo que o Google tenha oferecido US$ 20 mil e US$ 15 mil como recompensa.

Olhar Digital: Mulheres no comando: elas invadiram as empresas de tecnologia

Olhar Digital: Mulheres no comando: elas invadiram as empresas de tecnologia:

Conheça a história de quatro executivas que estão mudando a cara de um mercado dominado por homens

08 de Março de 2012



Antigamente o mundo da tecnologia era dominado por homens. Mas, para alegria das feministas, este cenário mudou - e muito. Hoje, muitas mulheres estão tomando as rédeas de grandes empresas de TI como HP, IBM, Intel e Google. No caso da HP, Meg Whitman está no comando geral e, desde janeiro, a IBM passou a ser liderada por Virginia Rometty.

De todas, Meg carrega o fardo mais pesado. A executiva, que já passou pela presidência do eBay e pelo Partido Republicano, chegou à HP com o objetivo de reestruturar a empresa após a gestão mal sucedida de Leo Apotheker. "Estamos passando por um momento crítico e precisamos renovar nossa liderança para implementarmos com sucesso nossa estratégia de negócios e aproveitarmos as oportunidades que se abrem à nossa frente", comentou Ray Lane, presidente do Conselho de Administração da companhia durante o anúncio do nome da presidente.

Apotheker passou por alguns dilemas no comando da HP. Se a fabricante investisse no acompanhamento do crescimento da Apple - que afetou as vendas de PCs com seu iPad –, os lucros da companhia seriam inevitavelmente menores. A partir daí, não haveria muita margem para grandes resultados no curto prazo, já que o setor de PCs é altamente competitivo. Então, o executivo decidiu redirecionar a fabricante para o mundo do software e abandonar a produção de PCs. Porém, a manobra não foi bem vista pelo mercado e Leo acabou sendo substituído.

Com isso, logo no início de sua gestão, Meg foi obrigada a desfazer algumas das decisões de seu antecessor, como anunciar que a empresa iria manter sua divisão de PCs e a retomada da produção de tablets para o mercado corporativo, evitando a acirrada concorrência com o iPad. "Queremos crescer no setor de software, mas sem abandonar os computadores", disse a CEO durante o anúncio.

As resoluções da nova presidente foram vistas com bons olhos pelos analistas. Rob Enderle, do Enderle Group, considerou a desistência do spinoff muito positiva. "Isso mostra que ela toma decisões coerentes e será difícil de ela se enganar e fazer algo estúpido. Acho que esta é mais uma prova de que fizeram bem em trazer Whitman para endireitar o navio", concluiu.



Já Virginia Rometty assumiu o leme da IBM em situações bem mais confortáveis. O maior desafio da executiva é dar continuidade ao trabalho bem executado de seu sucessor Samuel Palmisiano, que colocou a empresa de volta à ativa. Em outubro de 2011, após 15 anos, a fabricante voltou a ser mais valiosa do que a Microsoft. A empresa superou a companhia de Bill Gates em valor de mercado e virou a quarta maior do mundo. Atualmente, o valor da IBM é de US$ 203,8 bilhões, contra US$ 203,7 bilhões da Microsoft.

Em 100 anos de história, esta foi a primeira vez que uma mulher conduz a IBM. Desde que o ex-CEO completou 60 anos e pensou em abandonar o cargo, Virginia foi citada como a pessoa mais preparada para assumir a presidência global da companhia. A executiva, que trabalha há três décadas na fabricante, ganhou notoriedade quando liderou o processo de integração com a consultoria Price Waterhouse Coopers. Uma de suas tarefas foi transformar a IBM em uma fornecedora de soluções.

"Ela é mais do que uma admirável executiva operacional", disse Palmisano ao divulgar o nome da sucessora. "Ela traz para o cargo de CEO uma combinação única de visão, foco no cliente, implacável direção, além de paixão pelos funcionários e futuro da empresa", concluiu.




Outras duas mulheres que merecem destaque são Deborah Conrad, da Intel, e Marissa Mayer, do Google. Apesar de ambas não estarem propriamente à frente das companhias, elas são constantemente citadas como pilares importantes dentro das empresas.

A vice-presidente e chefe do departamento de marketing da Intel se uniu à equipe em 1986 como assessora de imprensa e nunca mais saiu. Ela chegou a trabalhar na Intel da Ásia por um tempo e voltou para os Estados Unidos para liderar o "Team Apple", uma das principais alianças da companhia. Em 2008, quando foi nomeada diretora de marketing, Deborah não se intimidou com as decisões tomadas por seus antecessores e fez mudanças drásticas que permanecem até hoje. "Algumas das coisas que estávamos fazendo eram medíocres ou simplesmente ruins", disse Conrad em entrevista para a Advertising Age. "Foi muito libertador para todos, pois todos queríamos as mesmas coisas", completou.

Uma das mudanças mais impactantes foi o término de uma parceria global de anos com a McCann Erickson. Deborah trocou a famosa agência de publicidade por outras empresas menores que, segundo ela, se encaixavam melhor com os planos da Intel. A executiva também foi responsável pela criação de um dos eventos de maior destaque da empresa, o "The Creators Project". A iniciativa, que conta com a parceria da revista Vice, mostra na música, artes plásticas e filmes as novas possibilidades oferecidas pela inovação tecnológica.

O segredo da executiva para tanta coragem e criatividade é a inspiração de alguns mentores. "Eu encontro muita motivação nas pessoas com quem eu trabalho e que trabalham pra mim. Não são apenas os líderes, mas a próxima geração de profissionais que está chegando. Eles são mais destemidos e em sintonia com seus sonhos”, finalizou.



A musa do Google também compartilha das mesmas qualidades de Deborah. Marissa Mayer participou da história da empresa desde o começo e foi a primeira engenheira mulher da empresa. A executiva chegou ao Google em 1999, época em que o site ainda fazia algumas centenas de milhares de buscas por dia, e criou e desenvolveu a interface de buscas, além de ampliar o site para mais de 100 línguas. Mayer ainda ajudou a introduzir novos recursos ao buscador, incluindo a busca Instant, que permite resultados em tempo real na ferramenta da companhia.

Recentemente, ela passou de vice-presidente de Pesquisa de Produto para supervisora de serviços locais e de geolocalização, dois mercados que a companhia está focando para impulsionar as vendas. E, como se não bastasse, a engenheira também está entrando para o comitê operacional da empresa, o grupo de gerência mais antigo do Google.



O motivo do sucesso destas e de tantas outras executivas é o fato das mulheres levarem para o mundo corporativo a colaboração e sociabilidade, segundo pesquisa do departamento de Psicologia da Universidade de Hertfordshire (Reino Unido). De acordo com a professora responsável pela pesquisa, Karen Pine, durante o estudo ela pode perceber que ter pelo menos três mulheres na diretoria fez com que as empresas superassem a concorrência em ao menos 40%, em todos os quesitos aferidos.

Olhar Digital: iPad 2 já está R$ 250 mais barato no Brasil. Veja os novos preços

Olhar Digital: iPad 2 já está R$ 250 mais barato no Brasil. Veja os novos preços:

Valores foram reduzidos devido ao lançamento do novo iPad, nesta quarta-feira (07/03). Modelo mais em conta sai por R$ 1.399,00

08 de Março de 2012


Nesta quarta-feira (07/03), o mundo da tecnologia parou para acompanhar o lançamento da terceira geração de iPads. Entre os principais novos recursos estão o acesso a redes 4G (LTE), tela de retina com resolução de 2.048 x 1.536 pixels, processador A5X quad-core e uma câmera de 5 megapixels. O aparelho será vendido a partir da próxima sexta-feira (16/03) nos valores US$ 629 (16GB), US$ 729 (32GB) e US$ 829 (64GB).

Ainda não se sabe quando as vendas do novo iPad terão início por aqui, mas, como bem sabemos, os preços não deverão ser muito amigáveis (devido a impostos e taxas de importação). No entanto, para aqueles que não estão dispostos a investir no tablet mais moderno do momento, há uma solução: aApple anunciou que o iPad 2 continuará no mercado, agora com valores menores. E isso inclui o Brasil.

Quem acessar a Apple Store, por exemplo, vai ver que já é possível adquirir um iPad da segunda geração com descontos de até R$ 250. A versão mais barata, com 16GB e WiFi, que antes custava R$ 1.649, passa a ser vendida por R$ 1.399. Veja a lista de novos preços do iPad 2 na loja online da Apple:

- 16 GB+Wi-Fi: R$ 1.399 (antes R$ 1.649)


- 32 GB+Wi-Fi: R$ 1.649 (antes R$ 1.899)


- 64 GB+Wi-Fi: R$ 1.949 (antes R$ 2.199)


- 16 GB+3G: R$ 1.849 (antes R$ 2.049)


- 32 GB+3G: R$ 2.099 (antes R$ 2.299)


- 64 GB+3G: R$ 2.399 (antes R$ 2.599)

Além da Apple Store no Brasil, outros sites de comércio eletrônico já estão praticando os novos valores, entre eles o Fast Shop, Submarino, FNAC e Saraiva.

Política Livre: Gabrielli lista 6 prioridades na Seplan e aponta mudanças na Desenbahia e Prodeb



O novo secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, em seu discurso de posse hoje pela manhã destacou seis prioridades que ele terá à frente da pasta, apontando para mudanças na Agência de Fomento da Bahia (Desenbahia) e na Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb): 1- Reforçar o acompanhamento da situação econômica do Estado; 2- Monitorar o PPA e outros projetos; 3- Integrar a Seplan a outras secretarias; 4- Atualizar sistemas de tecnologia e de informação do governo do estado, o que significa mexer na Prodeb; 5- Viabilizar financiamento de projetos por parte do setor privado; 6- Atuar nos Territórios de Cidadania, fazendo uma “concertação dos movimentos sociais com o governo”. Gabrielli destacou ainda a sua fidelidade ao governador Jaques Wagner (PT). “O governador é o timoneiro e árbitro das prioridades. É preciso ter metas, prazos e atuar sistematicamente. Governador Jaques Wagner, o soldado Gabrielli se apresenta”, declarou. (Thiago Ferreira)

Política Livre: Gabrielli sinaliza para mudança no comando da Prodeb, na visão de correligionários

Gabrielli sinaliza para mudança no comando da Prodeb, na visão de correligionários | Política Livre:
Durante discurso na solenidade de sua posse hoje na secretaria estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, além de fazer uma referência explícita à Prodeb, que sua pasta vai incorporar, deixou claro que não está nada contente com a política de TI (Tecnologia da Informação) do Estado. Por este motivo, seus amigos e correligionários avaliaram que ele sinalizou claramente para uma mudança também no comando da Prodeb. É aguardar para ver.