terça-feira, 29 de julho de 2014

Folha de S.Paulo:Pirate Bay lança versão móvel do seu site



O site de compartilhamento de arquivos Pirate Bay lançou uma versão para dispositivos móveis. Chamado de "The Mobile Bay", o site oferece possibilidades de busca de conteúdo iguais a do site original.

De acordo com o "The New York Times", é possível ter acesso ao mesmo conteúdo disponível na versão do produto para desktop.

A empresa responsável pelo serviço também está trabalhando numa nova ferramenta chamada "RSSbay", que permitirá aos usuários criar um feed que faz o download de torrents automaticamente.

ILEGAL

No final de maio, Peter Sunde, 35, cofundador do site, foi preso no sul da Suécia. Ele era considerado foragido pela Interpol há dois anos, quando foi condenado à prisão e multado na Suécia e por infringir leis de direitos autorais.

Quatro pessoas ligadas ao Pirate Bay foram condenadas a até um ano de prisão e a pagar uma multa de US$ 4,8 milhões. A pena chegou a ser reduzida em uma corte de apelação para períodos menores, no entanto, a multa a ser paga aumentou para US$ 6,9 milhões.

O Pirate Bay, lançado em 2003, fornece links para músicas, filmes e outros tipos de arquivos (muitos são ilegais e/ou pirateados) que estão armazenados nos computadores de outros usuários.

Subsidiários suecos de empresas que são donas desses conteúdos levaram o caso à Justiça afirmando que sofreram prejuízos na receita devido ao compartilhamento ilegal de arquivos.

Apesar das condenações, o Pirate Bay continua funcionando, e o site afirma que agora é comandado por uma organização diferente, e é registrado em Seychelles, um país próximo a Madagascar.

O serviço já teve que mudar diversas vezes de domínio de topo (o fim do endereço dos sites, como o.br) para fugir da mira de defensores dos direitos autorais. O tour virtual começou e terminou (até agora) na Suécia (.se), mas passou por Groenlândia (.gl), Islândia (.is), nossos vizinhos Peru (.pe) e Guiana (.gy), entre outros.

Info: Tipografia para Microsoft Word imita a caligrafia de Hugo Chávez

Sven Creutzmann


O falecido presidente da Venezuela, Hugo Chávez, teria completado 60 anos nesta segunda-feira e seus seguidores se empenham em manter vivo seu legado, suas ideias e inclusive sua presença, que foi imortalizada agora nos processadores de texto por meio da criação de uma tipografia que imita sua letra.

A fonte ChávezPro já pode ser incorporada ao menu de qualquer processador de textos transformando o nome do denominado líder bolivariano em mais uma das opções de escritura junto com as tradicionais Times New Roman e Arial.

A ideia surgiu de um grupo chavista denominado Trincheira Criativa, um coletivo com um site em construção que já dá a opção de baixar a fonte no endereço http://trincheracreativa.com.

A tipografia imita a letra do político, cuja assinatura já é habitual em camisetas, bonés, chaveiros e qualquer artigo publicitário vendido na Venezuela com a imagem de Chávez, onde a comercialização de objetos relacionados com o promotor do Socialismo do Século XXI é mais que prolífica.

Para esse tipo de projetos esta nova letra será uma ajuda inestimável, segundo afirmou à Agência Efe o designer Marco Volpe, criador da fonte, que quis dar um presente aos seguidores de Chávez em seu aniversário e também aos que trabalham com sua imagem.

"A ideia foi pensada especialmente para designers que queiram realizar arte com a letra do comandante", declarou Volpe, um jovem de 26 anos que lidera a Trincheira Criativa.

O artista começou a pensar em criar uma fonte com a letra de Chávez há dois anos, quando se tatuou o lema "Hasta la victoria siempre" com a particular escritura do "comandante".

Volpe fez um trabalho de pesquisa rastreando as cartas que Chávez escreveu durante sua estadia na prisão de Yare, onde cumpriu pena após o fracassado golpe de Estado de 1992, e a nota que enviou para declarar que não tinha renunciado durante a tentativa de golpe que sofreu em 2002.

Dessa maneira conseguiu revisar as letras, selecioná-las e fazer-se a tatuagem.

"Há um mês e meio retomei a ideia para dar como presente ao comandante e ao seu povo", comentou.

Olhar Digital: Projetor transforma qualquer parede em uma tela de toque


Projetores já evoluíram o bastante para se tornar uma tecnologia portátil, mas o projeto da TouchJet com seu produto, o TouchPico, surpreende. O aparelhinho é capaz de transformar qualquer parede, ou melhor, qualquer superfície plana em uma tela interativa, sensível ao toque.

Compatível com qualquer aplicativo Android, ele não é capaz de altas resoluções de imagem, com apenas 854x480 pixels, mas projeta até 80 polegadas em qualquer parede. O dispositivo também emite uma luz bem forte, com 150 lumens, capaz de iluminar qualquer ambiente.

O TouchPico vem com uma stylus especial, capaz de se comunicar com o projetor por meio de sinais infravermelhos. O aparelho possui uma câmera capaz de monitorar o movimento da caneta em frente à projeção, possibilitando a interação com objetos na tela com toques e gestos.

Isso significa que você poderia jogar games para Android, como Fruit Ninja, diretamente na parede da sua sala. O Mashable, por exemplo, conseguiu testá-lo e pode atestar que pouquíssimo atraso há no reconhecimento dos comandos. No entanto, o fato de que você bloqueia uma parte da tela com sua sombra é uma desvantagem enorme. A TouchJet espera colocar o produto à venda em outubro, mas desde já lançou uma campanha de financiamento coletivo no IndieGogo para ajudar nos custos de produção. Quem quiser colaborar por lá pode conseguir o projetor por um preço mais amigável

Olhar Digital: Nova geração de baterias de lítio dura até 3x mais que a atual

Nova geração de baterias de lítio dura até 3x mais que a atual


Pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, desenvolveram uma bateria de lítio que pode durar o dobro do tempo das utilizadas hoje em dia.

As baterias são basicamente compostas de três partes: um eletrólito, que fornece elétrons, um ânodo, que descarrega-os e um cátado, que os recebe. A técnica utilizada por eles utiliza o lítio em estado mais denso no ânodo da bateria, e não somente no eletrólito.

Utilizado nessa parte, o elemento é leve e tem alta densidade de energia. Isso permite que a carga dure mais tempo, não se deteriore e fique relativamente segura.

De acordo com o pesquisador e ex-secretário de Energia dos Estados Unidos Steven Chu, dispositivos equipados com as novas baterias podem durar entre duas e três vezes mais do que as comuns. Elas poderão ser utilizadas também em carros elétricos e outros aparelhos que exijam uma quantidade grande de carga. A bateria ainda está em fase de testes. Confira alguns mitos e verdades sobre baterias:

Olhar Digital: Google Translate agora terá ajuda comunitária

Google Translate agora terá ajuda comunitária

inShare A internet é a forma mais fácil de colocar várias pessoas para colaborar em prol de algo maior. A Wikipédia (e numerosas outras wikis) funcionam segundo esse princípio e agora o Google entrou na onda, criando uma plataforma colaborativa para a melhoria do Google Translate, seu serviço online de tradução.

Usuários com uma conta do Google poderão entrar neste site e ajudar a traduzir uma série de termos entre as línguas que conhece, indo de locuções a gírias, para que o algoritmo de tradução compreenda melhor a língua e o Translate evolua.

Cada usuário deve escolher até cinco idiomas que fale fluentemente, sendo um deles o inglês, e traduzir ou validar traduções já feitas pelo serviço. As respostas são analisadas e inseridas na base de dados do Translate.

Se você acha que pode ajudar, visite o endereço e ponha as mãos na massa, tanto oferecendo sugestões de traduções do inglês para outras línguas, como validando as traduções já existentes de outras línguas para o inglês. 

Olhar Digital: Windows Phone permitirá criação de pastas


Windows Phone permitirá criação de pastas

O Windows Phone 8.1 está prestes a receber sua primeira atualização, que trará recursos interessantes, mas já conhecidos por quem usa outras plataformas.

A principal novidade será a possibilidade de se criar pastas. O usuário só precisa tocar sobre um ícone na tela e arrastá-lo sobre outro, então os dois formarão a pasta - processo idêntico ao do Android e do iOS.

Além disso, o sistema ganhará suporte a capinhas interativas, na mesma linha que as disponíveis em smartphones de LG, HTC e Samsung, por exemplo. Aliás, segundo o The Verge, a HTC está testando uma versão da capinha do One para ser usada com Windows Phone.

A atualização já está nas mãos dos funcionários e deve sair para os desenvolvedores na próxima semana.

Uol: Pessoas: o problema ou a solução para a segurança da informação?

Carlos Rodrigues 

Qualquer gestor de TI sabe que o maior problema de segurança não são os hackers, nem as falhas de segurança dos sistemas, nem as brechas: são as pessoas que trabalham em uma organização. Mas uma ressalva importante neste início: lógico que não estamos falando para você se livrar das pessoas – estamos dizendo a você que é necessário ir além do que gestores de TI fazem hoje para resolver os problemas envolvendo os usuários e a segurança.
Tradicionalmente, o gestor de TI relega seus usuários ao posto de… usuários. Pouco envolve seus colegas –funcionários da mesma empresa – nos processos necessários para a manutenção da segurança da informação. E feliz ou infelizmente, boa parte das falhas de segurança acontece pelo desconhecimento ou maus procedimentos das pessoas.

Um exemplo clássico disso é o caso da gigante americana Target – cujos funcionários terceirizados, ponto inicial da invasão- tinham acesso com privilégios superiores aos necessários. Outro exemplo clássico são os e-mails de phishing, o mau uso dos equipamentos portáteis… a lista é longa. Mas o que o gestor de TI pode efetivamente fazer para mitigar o risco do uso da engenharia social pelos cibercriminosos?

A primeira ação é estreitar os controles. E isso não significa simplesmente limitar o acesso à web. É preciso contar com tecnologias específicas que auxiliem no monitoramento e gestão dos dados gerados pelos próprios usuários. E, para você ter uma ideia, em 2013 produzimos 4,4 zettabytes de dados, de acordo com um estudo publicado em abril passado pela EMC.

Isso é muita coisa – e aposto que o ambiente interno da sua organização deve ter visto, nos últimos anos, o crescimento exponencial do storage para armazenamento de arquivos produzidos pelas pessoas. Como controlar o que é sensível e o acesso em um universo de dados? Hoje existem tecnologias específicas para isso, que trabalham numa camada invisível dentro da organização, e cujo impacto de implementação é enorme.

Para além das ferramentas, é preciso também que o gestor de TI seja proativo e adote uma postura diferenciada em relação ao usuário. É importante ter campanhas educacionais para mostrar ao usuário de TI o que fazer e como usar os recursos. Mas há uma ideia mais interessante, que não é exatamente nova, e que poderia ser utilizada em segurança, inspirada no “Chaos Monkey”, criado pela Netflix.

Em 2010, a empresa apresentou uma solução interessante para testar a sua tecnologia: um software que desativa aleatoriamente instâncias e serviços dentro da arquitetura da empresa, com o objetivo de testar a reação da empresa a falhas. Agora imagine aplicar o mesmo conceito em segurança da informação.

Imagine testar o comportamento do seu usuário e da sua equipe de segurança preparando uma série de testes: e-mails de phishing com diferentes tipos de engenharia social; explorando brechas nos controles de firewall, entre outros exemplos. Demonstrar efetivamente aos usuários o que estão fazendo de errado e, mais do que isso, comunicar diretamente àqueles que realmente “caíram” nas armadilhas é muito mais efetivo do que as campanhas educacionais.

Do mesmo modo, ativar supostas invasões em falhas de segurança encontradas no seu ambiente de rede vai mostrar na prática à sua equipe de segurança as fraquezas encontradas. E é essa a nossa proposta para os gestores de TI: se você quer mostrar ao seu time e aos seus usuários o quão séria pode ser uma falha de segurança que começa com um clique num e-mail, esse é o melhor tipo de ferramenta.

Se os hackers utilizam a engenharia social, por que não usarmos um tipo de engenharia social reversa para expor e corrigir as falhas? Tenho certeza de que isso vale por várias palestras, reuniões e comunicados internos.

Info: Microsoft coloca assistente pessoal Cortana contra Siri em comercial



Em um novo comercial, a Microsoft colocou a assistente pessoal do Windows Phone 8.1, chamada de Cortana, contra a Siri, sua correspondente no iPhone da Apple. 

O curto vídeo exalta a interatividade da Cortana com o usuário, sejam lembretes do aniversário de um amigo ou mesmo mostrando o caminho de casa ao fim do expediente, assim como faz o Google Now. Enquanto isso acontece, a Siri fica na tela estática esperando que o usuário fale com o smartphone.

IDG Now: Bate-papo móvel no Facebook só será possível através do app do Messenger

Zach Miners

Usuários não poderão enviar mensagens a partir do app do Facebook. Será necessário instalar o app específico
Se você gosta de enviar mensagens via Facebook a partir de seus dispositivos móveis, prepare-se para fazer o download de um novo aplicativo.

O Facebook confirmou nesta segunda-feira, 28/7, que estará removendo o recurso de mensagem de seu aplicativo móvel ao longo dos próximos dias. Passará a exigir que a conversa flua através do uso do aplicativo autônomo Messenger. A mudança não afeta o Facebook nos desktops. Apenas os aplicativos móveis do Facebook no iOS e Android deixarão de ser usados para troca de mensagens em tempo real.

"Nos próximos dias, vamos notificar mais pessoas de que se quiserem enviar e receber mensagens no Facebook, precisarão baixar e instalar o aplicativo Messenger," disse um porta-voz do Facebook em um e-mail.

A meta da empresa é tornar o Messenger o melhor serviço móvel de mensagens, disse o porta-voz. A mudança pode aumentar significativamente a quantidade de usuários do Facebook Messenger.

Semana passada, durante a apresentação dos resultados da empresa para o segundo trimestre, Mark Zuckerberg informou que pretende transformar o mensageiro em um negócio importante.

Não está claro como o WhatsApp se encaixa na nova estratégia da rede social.

O Messenger tem hoje mais de 200 milhões de usuários ativos mensais - pouco menos de um quinto da base total de usuários do Facebook. Além de enviar mensagens de texto, possibilita chamadas de voz (VoIP), grupo de bate-papo e troca de fotos e vídeos de curta duração.