segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

CORREIO: Carteira de trabalho deve ser substituída por cartão eletrônico em 2014



O governo do PT terá uma novidade a apresentar na campanha de 2014. Se tudo correr como quer a presidente Dilma Rousseff, em meados do ano que vem a velha carteira de trabalho será aposentada e substituída por um cartão eletrônico. 

Batizado de Escrituração Fiscal Digital Social (EFD Social), o projeto está na Câmara de Gestão e Dilma quer vê-lo pronto ainda neste ano. Por meio do cartão eletrônico, cada trabalhador poderá verificar se a empresa depositou sua contribuição previdenciária, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o recolhimento do Imposto de Renda. 

Os empregados terão acesso online aos locais e períodos em que trabalharam. A iniciativa também tem o objetivo de coibir fraudes. “Quer melhor fiscal que o próprio trabalhador?”, comenta o ministro do Trabalho, Brizola Neto. 

O fim da velha carteira será possível com a criação de uma base única de informações sobre a relação da empresa com seus funcionários. O projeto reúne o Ministério do Trabalho, a Receita Federal, o INSS e a Caixa. Se não houver empecilhos, a partir de 1º de janeiro de 2014 as empresas prestarão, numa única declaração, os dados que hoje enviam à Receita, à Caixa e ao Ministério do Trabalho. 

“Vamos eliminar coisas que hoje estão em papel”, diz o coordenador-geral de Fiscalização substituto da Receita, Daniel Belmiro. Um exemplo é a folha de pagamentos, que a empresa é obrigada a imprimir a cada mês e guardar por cinco anos. Outro, o livro de registro de empregados.

INFO: Aberto processo para criação da Plataforma CGI.br



O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) convida empresas e comunidades interessadas em participar da Chamada para o Projeto Plataforma CGI.br.

De acordo com o CGI.br, o objetivo da Plataforma é desenvolver um ambiente aberto com suporte a um fórum permanente de discussão sobre temas relacionados à internet no Brasil.

A Plataforma também deverá possibilitar um canal de comunicação e ampla interação entre o Comitê, organizações que o compõem, seus conselheiros e entidades da sociedade civil, empresas, governos, academia, pesquisadores e demais interessados.

Para tanto, o CGI.br divulga a etapa de solicitação de informações. Qualquer organização pública ou privada, comunidade ou consórcio de entidades, que tenha interesse em, futuramente, apresentar proposta deve preencher até o dia 27 de janeiro um formulário que busca verificar o nível de experiência e conhecimento das instituições candidatas.

O Comitê esclarece que a solicitação de informações é a fase preparatória para eventual escolha entre os candidatos que poderão desenvolver o projeto. É importante observar que após esta fase, o CGI.br se reserva o direito de dar ou não continuidade ao processo. Caso decida por seguir com a seleção, terá início então, a fase de solicitação de propostas.

Mais informações: www.cgi.br/plataforma/index.htm.

INFO: Empresa poderá aprovar compensação de imposto pela web





As empresas que pedem compensações de tributos à Receita Federal contam com mais dois serviços oferecidos pela internet. Desde sexta, os contribuintes poderão atualizar dados bancários e aprovar o ressarcimento no Centro Virtual de Atendimento do órgão (e-CAC)

 De acordo com o Fisco, a ferramenta acelera o recebimento do dinheiro pelos contribuintes.

Os dois serviços estão voltados às empresas que usam o Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (Per/Dcomp). O sistema permite que empresas que alegam pagamento de tributos a mais em um exercício peçam desconto em outros tributos ou sejam ressarcidas pelo Fisco no exercício seguinte.

A Comunicação para Compensação de Ofício é o documento no qual o contribuinte autoriza que a Receita faça o abatimento ou o ressarcimento da forma sugerida pelo Fisco. Depois que a Receita aprova o pedido, a empresa tem 15 dias para se manifestar. Caso não o faça, a compensação é executada no décimo sexto dia.

Antes, a Receita Federal tinha de emitir manualmente a correspondência com a Comunicação para Compensação de Ofício. Agora, os contribuintes que optaram pelo Domicílio Tributário Eletrônico receberão o documento na caixa postal disponível no e-CAC e poderão autorizar ou recusar a compensação pela própria internet. Além disso, o contribuinte poderá imprimir a segunda via do comunicado e ter acesso à lista completa dos débitos passíveis de compensação.

Por meio do serviço Atualização de Dados Bancários, as empresas poderão corrigir os dados bancários informados no pedido de restituição ou ressarcimento identificados como inválidos. Todos os contribuintes com processos nessa situação receberão mensagem de aviso na caixa postal disponível no e-CAC. Antes, era necessário aguardar a notificação do Fisco e ir a uma unidade da Receita fazer a correção.

Os novos serviços não se aplicam à Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). O contribuinte que tiver declarado um número de conta errado para o pagamento da restituição deve ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos). Nesse caso, basta agendar o depósito em qualquer conta-corrente ou de poupança em seu nome.

SECOM - BA : Fapesb lança edital de apoio à organização de eventos científicos


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) lançou o Edital 001/2013 – Apoio à Organização de Eventos Científicos e/ou Tecnológicos. Os interessados devem apresentar propostas para obtenção de apoio à organização de eventos científicos e/ou tecnológicos, que serão executados entre os meses de agosto e dezembro deste ano. Os eventos podem ser de âmbito local, regional, nacional ou internacional, nas diversas áreas do conhecimento, e ocorrer no estado. 

Para este edital, a Fapesb disponibiliza recursos financeiros não reembolsáveis, no valor total de R$ 1,2 milhão. As inscrições podem ser feitas através do preenchimento de formulário online até 7 de março deste ano.

Clique aqui para ver o edital.

INFO: `Antenas portáteis` serão usadas para melhorar 3G



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fez uma audiência pública, nesta semana, para debater a proposta de norma para uso de fentocélulas em redes de telefonia celular ou corporativa (via rádio).

Esses equipamentos funcionam como extensão das antenas de telefonia móvel, retransmitindo o sinal da operadora em áreas internas. O serviço deverá entrar em funcionamento a partir de abril, de acordo com o superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos.

Segundo ele, esse novo sistema de transmissão deverá desafogar o tráfego de telefonia móvel (celular) e terá maior utilidade para uso corporativo, como grandes empresas e shoppings, mas poderá também ser instalado em residências, já que não constitui risco para a saúde, por ter baixo nível de radiação, assim como as redes wifi, que permitem conexão sem fio com a internet.

“A fentocélula certamente será mais utilizada onde tiver um uso constante e alto, e não deverá elevar custos para os usuários, pois as empresas de telefonia móvel, que deverão gerir o sistema, terão interesse em colocar esse serviço à disposição, pois, quanto mais utilizam seus serviços, mais elas ganham”, explicou Bruno.

Após a audiência pública, a Anatel receberá sugestões sobre a proposta de norma para a implantação da fentocélula no país e depois estabelecerá o regulamento de sua utilização, que ficará a cargo das operadoras de telefonia. O sistema opera em radiofrequência para possibilitar acesso à rede por meio de conexão de rede fixa (banda larga).

As fentocélulas podem ser instaladas em locais como subsolos, estabelecimentos comerciais e residências, em que o sinal da operadora é menos potente. O equipamento possibilita o aumento de capacidade da rede de voz e dados do serviço móvel, melhorando a utilização pelo usuário. De acordo com Bruno Ramos, a fentocélula tem maior utilização na Itália e nos Estados Unidos.

Na Itália, o uso do equipamento teve que ser suspenso durante algum tempo, por haver causado interferência nas redes de telefonia móvel comuns, fato que a Anatel quer evitar quer ocorra no Brasil com a regulamentação, segundo Bruno Ramos. Por isso, a agência não permitirá utilização pelo usuário individualmente, e sim por meio das empresas de telefonia móvel.

BAHIA PRESS: Anatel investigará promoções de telefonia celular



Brasília – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou, na última quinta, a oferta de planos promocionais pelas operadoras de telefonia celular.Desde o fim do ano passado, a agência não estava autorizando as promoções, para evitar queda na qualidade dos serviços. O presidente da agência, João Rezende, no entanto, disse que o impacto na qualidade de rede será acompanhado.“Nós não acompanhamos essas promoções, estamos preocupados com a qualidade de rede. Como as operadoras estão dentro do plano de avaliação, é importante que elas comuniquem à agência o que elas vão fazer. Estamos mandando um ofício dizendo que elas façam as promoções que julgarem conveniente, mas que analisem, sempre de olho na qualidade do serviço”, disse Rezende à Agência Brasil.Segundo Rezende, no plano de melhorias apresentado pelas operadoras no ano passado, nenhuma tinha colocado a intenção de fazer promoções, para que a agência avaliasse o real impacto na qualidade de rede.Em julho, as operadoras tiveram que apresentar planos de investimentos na qualidade da rede e no atendimento aos clientes, para que a Anatel liberasse a venda de novas linhas, que foi suspensa por 11 dias como forma de punição pela má qualidade dos serviços prestados.Na quinta, a Anatel liberou a comercialização da promoção Infinity Day, da operadora de telefonia TIM. A proibição foi estabelecida em novembro porque a promoção, segundo a agência, poderia causar instabilidade na rede de serviço móvel pessoal e prejuízo à qualidade da prestação do serviço aos usuários da empresa.(Agencia Brasil)


INFO: Tecnologia estimula o empreendedorismo, dizem especialistas



Falta aos pesquisadores brasileiros espírito empreendedor e melhor aproveitamento dos investimentos no setor de inovação tecnológica. Segundo especialistas que participaram do 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) da União Nacional dos Estudantes (UNE), o país precisa investir em tecnologia para se inserir na economia mundial.

“Inovação é algo essencial para qualquer país que queira se modernizar. Ou nos incorporamos à inovação ou vamos envelhecer como um país marginal do ponto de vista da inserção na economia mundial. Seremos menos ricos e teremos mais desigualdade social”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Celso Pinto de Melo.

Um dos problema enfrentados pelo país é a falta de empreededorismo, que pode ser notada pelo número de registros de patentes. Em 2011 o número de pedidos atingiu, em dezembro, a marca de 30 mil, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Um avanço, mas ainda inferior à China, que atinge a casa dos milhões em pedidos de registro de patentes.

“A China há 10 anos não registrava patentes. Hoje faz o processo reverso, registrado inclusive estrangeiros em seu território”, diz a presidente da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), Luana Bonone. Ela afirma também que, no Brasil, 80% dos investimentos em pesquisa são do Estado. “Os empresários brasileiros têm a característica de querer resultados imediatos. Não existem no país programas que atraiam esse investimento para as universidades”, complementa.

O representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) José Luiz de Lima Filho afirma ainda que os investimentos muitas vezes são mal aproveitados. Ele alerta para a necessidade de captar recursos, mas usá-los com qualidade. “Temos que gerar riqueza. Temos algumas produções que são vantajosas no Brasil como a soja e o açúcar. Ambos são vendidos como commodities cotados em Chicago. Não estamos colocando neles valor agregado. Não estamos investindo em tecnologia nessas áreas que temos vantagem."

O estudante de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Felipe Duque Belfort fez questão de compartilhar a experiência que teve nos Estados Unidos. Ele morou um ano em New Jersey, pelo programa Ciência sem Fronteira. “Quando estudei lá, tinha um indiano que trabalhava comigo no laboratório. Ele estava lá noite e dia. Mas, certa vez, parou de ir. Quando perguntei por ele, disseram que tinha aberto uma empresa exatamente com a tecnologia na qual estávamos trabalhando. Não vejo esse espírito nos brasileiros.”

O 14º Coneb da UNE acontece em Recife (PE) até segunda-feira (21). Este ano foram mais de 3,5 mil inscrições de entidades de todas as regiões do país. Sob o tema “A Luta pela Reforma Universitária: do Manifesto de Córdoba aos Nossos Dias”, o Coneb oferece debates e grupos de discussão sobre temas ligados às universidades e ao Brasil. Ao final, os delegados vão decidir os rumos e posicionamentos da UNE para 2013. O evento antecede a Bienal da UNE, espaço de diálogo de estudantes e movimentos culturais que, este ano, está em sua 8ª edição.

INFO:EUA estudam web ultrarrápida em todo país até 2015





Em três anos, os Estados Unidos devem ter internet ultrarrápida em todas as cidades do país.

Esse é o desejo do governo e, principalmente, do FCC. O principal executivo da agência que regulamenta as telecomunicações dos EUA, Julius Genachoski, revelou que ampliar a web de altíssima velocidade é, hoje, o grande desafio dele.

Ele tem conversado com prestadores de serviços, empresas desenvolvedoras de tecnologias para telecomunicações, provedores de internet e até empresas pontocom para conseguir o objetivo. Ele diz que as empresas precisam ter em mente que uma rede de alta velocidade faz toda a diferença para um país, pois traz agilidade aos negócios e melhorias na educação – do ensino básico ao superior.

Em entrevista ao The Verge, Genachoski revela que a ideia é levar cabos às cidades que permitam conexões com velocidade média de 50 Gbps. Mas para isso, ele precisa ter apoio não só da população como das empresas americanas em geral.

Atualmente, só uma cidade dos Estados Unidos tem banda larga de altíssima velocidade: Kansas City. Neste local, o Google instalou uma rede que alcança 700 Mbps. Para navegar a vontade nesta rede o usuário paga em torno de 140 reais.

Bahia Press: Kodak deve lançar câmera Wi-Fi



A Kodak deve lançar em breve a sua primeira linha de câmeras fotográficas após ter sido vendida para a empresa JK Imaging. A primeira câmera, apelidada de S1, está prometida para ser apresentada no terceiro trimestre deste ano. Os rumores ainda não dão conta das especificações, mas é provável, segundo o site Engadget, que a câmera possua conexão Wi-Fi, para a transmissão de dados.(Info)

INFO: Mega apresenta lentidão e erros de acesso


 
Kim Dotcom apresenta o Mega: serviço recebeu milhões 
de visitas em menos de 24 horas.

O Mega, serviço de armazenamento substituto do Megaupload, vem recebendo milhões de acessos simultâneos desde o seu lançamento, na tarde do último sábado(19). Isso tem causado lentidão no acesso e falha na operação do serviço.

Kim Dotcom, o criador do serviço, reconheceu o problema na madrugada deste domingo, enquanto realizava a festa de lançamento do Mega no quintal da sua mansão. Ele explicou que nas primeiras horas, 250 mil usuários já tinham se registrado.

A equipe de suporte do Mega, diz Dotcom, já trabalha no ajuste da rede do data center, no balanceamento dos servidores e na contratação de links extras. “Em breve, o serviço será normalizado e ficará rápido para todos”, diz Dotcom.

Inoperante – Os usuários brasileiros enfrentam dificuldade até para fazer o cadastro.

Muitos deles contaram, na página da INFO no Facebook, que o link ‘Mega.co.nz’ não abria de jeito nenhum. Em alguns momentos, o endereço exibia um erro informando que não estava disponível.

Quem já tinha se cadastrado, alegou que não conseguia fazer login ou subir arquivos: o Mega simplesmente não executava as duas operações. Alguns felizardos, no entanto, disseram que o serviço funcionava normalmente.

O problema não foi só no Brasil. Publicações de várias partes do mundo relataram erros no Mega – os mesmos que os brasileiros enfrentaram.

Dotcom pediu a todos paciência, durante conferência com a imprensa e no seu próprio Twitter. “Nestes dias, por causa da novidade, o Mega sempre estará com a capacidade de carga no máximo. Melhorará quando passar esse entusiasmo inicial”.

IDG Now!: Transforme um pendrive num kit de primeiros socorros para o PC


 Alex Castle, PCWorld EUA

Veja como montar um pacote de programas que roda direto do pendrive e traz tudo o que você precisa para trazer um PC “moribundo” de volta à vida


Se você usa pendrives apenas para transferir e armazenar arquivos, não está aproveitando um de seus principais benefícios. Como os entusiastas de hardware já sabem, estes acessórios são o repositório perfeito para todo o tipo de software que pode ressuscitar um PC “moribundo”.

Nem todas as “web apps” do mundo poderão salvar seu PC quando ele deixar de funcionar ou cair vítima de malware e se recusar a se conectar à internet. Mas um pendrive bem montado, entretanto, pode salvar a máquina. E quando sua avó ligar com um problema no computador dela, você ficará feliz em ter seu “drive ninja” prontinho para colocar no bolso.

Neste artigo iremos mostrar como colocar em um pendrive tudo o que você precisa em caso de uma emergência com o computador. Na próxima vez em que ele “der pau”, não se desespere: em vez disso respire fundo, plugue seu pendrive e comece a arrumar as coisas. Clique no nome de cada programa para fazer o download.


A primeira coisa que você deve instalar são as PortableApps, uma plataforma gratuita que permite a instalação de aplicativos desktop em mídia removível, como pendrives. O software não só gerencia a instalação dos aplicativos, mas também funciona como um “lançador” para que você possa encontrar e abrir os aplicativos instalados facilmente, com uma interface similar ao Menu Iniciar do Windows.

O menu do PortableApps

O site do projeto contém uma lista com centenas de versões “portáteis” de programas populares, que funcionam sem que precisem ser instalados no PC. Há de tudo, de simples utilitários a pacotes Office completos. Dentre os vários programas que listamos a seguir, os que tem a palavra “Portable” no nome estão disponíveis via PortableApps. Você pode obtê-los clicando em Apps / Get More Apps no lançador. Uma enorme lista de aplicativos irá aparecer, basta marcar os que deseja instalar e clicar em Next para que sejam baixados e instalados automaticamente.


Embora não seja estritamente um programa para manutenção do PC, ter um navegador portátil no kit é uma ótima idéia. Porque? Muito malware tem como alvo o navegador, então ele provavelmente é um dos componentes do sistema que não está funcionando ou está comprometido. Recursos do Chrome como a “sandbox” (que isola as abas do restante do sistema operacional) e a navegação segura, que protege contra sites e downloads maliciosos, o tornam uma das melhores opções para uso em um sistema potencialmente infectado.


Se seu computador está se arrastando por causa de malware, o Spybot Search and Destroy deve ser a primeira arma de seu arsenal. É um dos mais antigos e melhores pacotes para remoção de spyware no mercado, e deve ser capaz de remover a maioria das infecções mesmo nas máquinas mais lentas.


Spybot Search and Destroy: na linha de frente
 da batalha contra o malware


O ClamWin é uma interface gráfica para o antivírus Open Source ClamAV. Ele não é capaz de fazer varreduras em tempo real como outros pacotes antivírus, mas a versão portátil tem um poderoso sistema de varredura sob demanda que pode detectar arquivos suspeitos.


Este programa é considerado por muitos como a melhor solução para busca e remoção de malware, mas não está disponível em uma versão portátil. Entretanto, você pode guardar uma cópia do arquivo de instalação no pendrive e descompactá-la no PC depois de uma primeira “passada” com o Spybot e o ClamAV. Na hora de lidar com vírus e malware, é sempre bom ter uma segunda opinião.


Se você já tentou programas para remoção de malware como o Spybot e o Malwarebytes, mas seu PC continua exibindo sintomas de infecção como falsas mensagens de erro ou um navegador que parece ter vontade própria, talvez esteja lidando com um rootkit. Estes programas são projetados para ocultar malware que esteja rodando em seu computador, e podem ser muito difíceis de detectar.

TDSSKiller elimina "rootkits" que podem ocultar malware

Se você suspeita de que seu PC está infectado com um, experimente rodar o TDSSKiller da Kaspersky, um utilitário capaz de detectar e remover rootkits pertencentes à uma das famílias mais comuns de ameaças. Basta deixar o arquivo executável no pendrive e dar dois cliques para rodá-lo quando necessário.


Mesmo se você não estiver tentando desinstalar um programa inteiro, apagar arquivos pode ser um desafio. Especialmente se você estiver lidando com um sistema infectado. O Windows pode teimar em lhe dizer que o acesso a um arquivo foi negado, ou que ele está em uso por algum outro programa.

O FileAssassin permite contornar estes obstáculos e apagar qualquer arquivo que você quiser. Mas tenha certeza do que faz, porque depois que você mandar um arquivo “sumir”, ele vai sumir mesmo!

Na hora de baixar o programa, preste atenção e pegue a versão “portable”, no final da lista de downloads no site oficial.


Às vezes o problema não é a incapacidade de apagar um arquivo, é ter certeza de que ele realmente sumiu. Se você precisa apagar de forma segura documentos ou arquivos com informações sigilosas, use o Eraser: ele foi projetado para apagar e sobrescrever, de forma irrecuperável, arquivos e diretórios em HDs eletromecânicos (não o use em unidades SSD). Você também pode usar o Eraser para sobrescrever todo o espaço livre no disco, dando a certeza de que qualquer coisa que você tenha apagado no passado realmente foi embora.


Uma das formas mais simples de deixar um computador mais rápido é removendo programas dos quais você não precisa. Isto traz duas vantagens: você libera espaço no disco rígido e reduz o número de aplicativos que são carregados na inicialização, o que pode reduzir o tempo de boot. Você pode desinstalar os programas manualmente, mas isso é demorado e alguns programas nunca são completamente removidos. Em vez disso, mantenha uma cópia do Revo Uninstaller em seu pendrive para remover, rápida e completamente, tudo o que não usa mais.

Revo Uninstaller desinstala programas de forma rápida


Este poderoso utilitário da Sysinternals é mais uma opção para lidar com programas e serviços que são executados automaticamente quando o sistema operacional é carregado. Ele mostra cada processo que será carregado, além de outras fontes comuns de problemas como barras de ferramentas do navegador e shell extensions. Para impedir que um processo seja carregado na inicialização, basta desmarcar uma caixinha em frente ao seu nome.


Se você usa o KeePass para gerenciar suas senhas, é uma boa idéia manter uma cópia do programa e de sua base de dados em um pendrive. Assim você sempre será capaz de acessar suas contas online, não importa em que computador esteja. Melhor ainda, você não precisa se preocupar com roubo de identidade caso perca o pendrive, porque a base de dados é criptografada e exige uma senha mestre. Mas tenha cuidado e evite fazer o login em computadores potencialmente infectados.

O segundo pendrive: SystemRescueCD

Se você quer estar realmente preparado para um desastre, pode ir além de um simples pendrive com aplicativos para uma emergência. Criando um segundo pendrive com uma versão do sistema operacional SystemRescueCD, você vai estar pronto até para aqueles casos em que o sistema operacional está tão danificado que não carrega, ou não permite que você faça o login.

SystemRescueCD: um sistema operacional cheio de ferramentas úteis

O SystemRescueCD é um sistema operacional gratuito que roda a partir de um CD ou pendrive, o que significa que você não precisa instalar um bit sequer em seu computador. Basta plugar o pendrive no computador, reiniciar e “dar boot” por ele. O sistema, que é baseado em Linux, vem com software que você pode usar para acessar os dados em seu HD e fazer um backup deles na rede, além de utilitários para formatar discos, gerenciar partições, compactar e descompactar arquivos e muito mais. Basicamente, tudo o que você precisa para ao menos recuperar seus arquivos, se não o sistema operacional inteiro. No site oficial do projeto você encontra instruções passo-a-passo de como criar seu pendrive com o sistema.

G1: Usuários de telefonia móvel na China sobem para 1,11 bilhão em 2012


Mercado cresceu 0,79% em dezembro ante mesmo mês de 2011.
Operadora China Mobile fechou ano com 710,30 milhões de clientes.



Celulares no metrô de Xangai, na China
(Foto: Leopoldo Godoy/G1)

O mercado chinês de telefonia móvel, o maior do mundo em número de usuários, teve crescimento de 0,79% em dezembro ante o mesmo período do ano anterior, para 1,11 bilhão de assinantes, segundo dados das três maiores operadoras do país.

A China Mobile fechou o ano com 710,30 milhões de clientes, quase o triplo da China Unicom, com 239,31 milhões. A China Telecom chegou a acordo a 160,62 milhões. Os números incluem assinantes de tecnologia 3G.

Para ler mais notícias de Tecnologia e Games, clique em g1.globo.com/tecnologia. Siga também o G1 no Facebook e Tecnologia e Games no Twitter e por RSS.

Folha: Análise: Novos sistemas de busca social inibem descobertas

SOMINI SENGUPTA
DO "NEW YORK TIMES"

Na literatura e na filosofia, no Ocidente e no Oriente, o conceito de busca se refere a empreitadas humanas ambiciosas e expansivas. Buscamos a Terra Prometida e o cálice sagrado; astrônomos buscam vida no espaço; Buda buscava a verdade.

Mas na internet as buscas mudaram nos últimos anos. As companhias de web hoje definem as buscas como "personalizadas", ou, em jargão do Facebook, "sociais".

Essa forma de busca foi criada para permitir que o setor ganhe mais dinheiro, porque permite que ele veicule publicidade direcionada. Essas buscas podem até ser úteis aos consumidores, mas elas também ameaçam estreitar nossos horizontes.

Editoria de Arte/Folhapress 

No caso do Google, a busca personalizada rastreia o que buscamos e escrevemos em nossa comunicação via e-mail e, com isso, procura nos conhecer tão bem que seus robôs sejam capazes de prever aquilo que desejamos saber.

Uma busca por "vinícolas em Sonoma" no Google pode mostrar uma conversa por e-mail relevante, mas esquecida em sua caixa de mensagens. Os algoritmos da empresa podem minerar, além dos links disponíveis na web, aquilo que os amigos do usuário têm a dizer sobre as vinícolas de Sonoma no Google+.

Isso não significa que a pessoa não possa ignorar as recomendações dos amigos, claro, ou que não possa perguntar à vendedora da loja de vinho que variedade combina com um prato de moluscos. Mas torna mais difíceis os achados acidentais. A descoberta perde relevância.

No Twitter, a aba "descobrir" prevê o que você gostaria de ler. A Amazon.com oferece indicações sobre coisas que você poderia querer comprar "com base em seu histórico de navegação".

O Facebook ingressou na semana passada no ramo das buscas. Empregará para isso os dados que fornecemos. Pergunte algo, e os robôs do Facebook vasculharão os posts de seus amigos atrás de uma resposta. Teoricamente, essas respostas influenciarão a música que você ouve, os livros que lê e, quem sabe um dia, os deuses que cultua.

Na era das buscas sociais, passar a tarde na biblioteca vasculhando as estantes de poesia é um imenso luxo. Assim como caminhar por uma cidade, anônimo, para ir a um restaurante e experimentar comidas novas e exóticas.

INFO: Meta de energia renovável não será alcançada



As energias renováveis chegaram a 16% do consumo energético total na última década, mas muitos especialistas duvidam que se alcance a meta de duplicá-las em 2030.

Durante a cúpula mundial sobre energias do futuro, que acontece nesta semana em Abu Dhabi, a secretária-executiva da Organização das Nações Unidas para mudança do clima, Christiana Figueres, disse que a transição para energias de baixa emissão de carbono já começou. "Mas esta mudança não tem ocorrido nem na escala, nem na velocidade desejadas", afirmou.

A porta-voz da ONU comentou o assunto após anúncio da Agência Internacional para as Energias Renováveis (Irena) de um plano destinado a duplicar a proporção das energias limpas na produção total. "É uma meta ambiciosa", admitiu Adnan Amin, secretário-geral do órgão.

Ele considerou possível que não se consiga aumentar a proporção de energias renováveis dos atuais 16% para 30% se os esforços não forem redobrados.

Especialistas se dividem sobre futuro de matrizes limpas - Relatório divulgado nesta semana mostra que 170 especialistas entrevistados se divergem sobre o futuro global das renováveis. Alguns, considerados pessimistas, calculam que a contribuição não chegará a 20% do consumo em 2050. Os moderados falam de 30% a 45%, enquanto os otimistas chegam a prever que as energias limpas responderão entre 50% e 90% do consumo.

Atualmente, as energias renováveis chegaram a 18% do consumo energético total na última década, mas muitos especialistas duvidam que seja alcançada a meta de duplicá-las em 2030. As energias fósseis - petróleo, gás e carvão - representam 80% e a energia nuclear, de 2% a 3%, segundo o mesmo informe.

Em pelo menos 30 países renováveis representam 20% do consumo e 120 nações têm objetivos diferentes para sua introdução e desenvolvimento. Fatih Birol, economista chefe da Agência Internacional de Energia (AIE) lembra que o preço médio do barril de petróleo foi de US$ 112 em 2012, um recorde, antes de lembrar que os subsídios às energias fósseis são "o inimigo público número um da luta contra as mudanças climáticas".

Subsídios são vilões da energia limpa - Esses subsídios atingiram os US$ 523 bilhões em 2011, 30% a mais do que em 2010, disse Birol, lembrando que o dinheiro gasto em energias fósseis não faz mais que aumentar o consumo. "Precisamos urgentemente das energias renováveis, mas, a menos que haja um marco que torne os investimentos rentáveis, não alcançaremos o nosso objetivo", destacou.

Os investimentos mundiais em energias limpas caíram 11% em 2012, arrastados por fortes quedas em grandes mercados como Estados Unidos, Índia e Europa, embora a retração tenha sido menor do que se esperava, segundo um informe publicado nesta semana.

No ano passado, foram investidos US$ 268,7 bilhões em projetos de energias limpas, contra US$ 302,3 bilhões em 2011, de acordo com estudo feito pelo escritório Bloomberg New Energy Finance (BNEF).

INFO: Estudo mostra falha de dados genéticos na internet



Washington - Na internet, a tela do computador parece preservar a identidade do usuário, mas, numa época em que cada vez mais dados pessoais são publicados on-line, o anonimato prometido é cada vez mais enganoso, segundo um novo estudo, publicado esta quinta-feira na revista americana Science.

Foi isto o que descobriram pesquisadores ao bancar os detetives tendo em mãos um punhado de dados genéticos publicados na internet para uso científico.

Os dados eram anônimos, ou seja, os nomes dos participantes não foram publicados. Mas usando as informações fornecidas, inclusive idade e local de residência, juntamente com fontes livremente disponíveis na internet, os cientistas conseguiram identificar cerca de 50 dos indivíduos do banco de dados genético.

"É um resultado importante que aponta para o potencial de vazamentos de dados privativos em estudos genéticos", afirmou Yaniv Erliche, do Instituto Whitehead Fellow, que chefiou a equipe de pesquisas.

Os cientistas começaram analisando alguns marcadores genéticos, denominados "repetições curtas consecutivas" em cromossomos Y (Y-STRs) que tendem a ser transmitidas de pai para filho.

Devido a que o sobrenome dos pais também costumam passar de pai para filho, haveria um forte vínculo entre estas repetições e os nomes das famílias.

IDGNOW!: Login Social caminha a passos lentos


Ele nasceu para explorar a imensa massa de dados que compartilhamos nas redes sociais, associada com o que você faz nos sites que decidiram adotá-lo. Chama-se Social Login e está espalhado por toda a Web, substituindo os tradicionais cadastros em sites de conteúdo e, principalmente, e-c0mmerce.

De fato, o Social Login como alternativa para o preenchimento de um formulário de cadastro tem vários benefícios para o administrador do site:
Aumenta as taxas de opt-in, fazendo login do visitante processo mais fácil 
Fortalece a percepção social de sua marca 
Melhora a coleta de dados através da captura de um perfil de visitante e armazená-lo em seu banco de dados. 

Comerciantes que decidem oferecer opções de login sociais opções podem ajustar suas estratégias aos diferentes tipos de dados que vão receber (tabela abaixo), dependendo da rede social usada pelo visitante para entrar no seu site.


Não faltam pequisas mostrando que usuários de login sociais passam mais tempo em um site e compram mais do que os usuários tradicionais. Traduzindo, os usuários que se conectam com um perfil de rede social são melhores clientes. São mais engajados.

O problema é que muitos usuários já perceberam que o login social dá às empresas acesso à extraordinária riqueza de dados demográficos e psicográficos do Facebook e outras contas de redes sociais que não podem ficar em qualquer outro lugar. Isso inclui seus interesses, hobbies, hábitos de compra, gostos culturais, e até mesmo visões políticas, bem como a de todos em sua rede social.

Segundo estudo recente da Gigya, realizado em dezembro com 2.600 americanos, há hoje uma falta de confiança entre os usuários da Internet e os sites que coletam seus dados privados. O número de americanos que faz o login em sites de terceiros com suas senhas do Facebook, Twitter, Yahoo, Google e outros perfis sociais é maioria: 53%. Mas outros 47% não utilizam logins sociais e não gostariam de fazê-lo. E são esses 47% que podem fazer o Social Login não decolar.

As vantagens para quem opta pelo login social são duas: evitar o preenchimento de cadastros e ter de trabalhar com diferentes logins e senhas.


Pouco benefício por um preço muito alto, dizem os usuários que evitam entrar com perfis sociais. Eles não querem dar a terceiros as chaves de seus dados pessoais. Acreditam que as empresas venderão suas informações de perfil a terceiros e/ou inundarão os perfiis de seus amigos com spam.


“Há uma verdadeira questão de transparência e confiança, e confusão quanto ao que está acontecendo”, afirma o CEO da Gigya, Patrick Salyer. Ele acredita que muito da aversão ao Social Login é uma “questão de percepção”, e que o aumento da transparência entre empresas e clientes seria mutuamente benéfica. Razão de sua empresa ter criado o programa SocialPrivacy Certification. Sua intenção é criar um código de conduta para empresas certificadas, que se comprometem publicamente a usar os dados sociais de forma responsável. A Gigya acredita que, em teoria, a certificação vai acalmar os temores dos consumidores, e por sua vez aumentar o uso de logins sociais em toda a web. A ideia é incutir confiança nos potenciais clientes.

Para tornar-se certificado e manter a certificação Gigya, as organizações devem aderir a quatro princípios fundamentais:

1. Não vão vender dados sociais.

2. Não postar feeds sociais sem permissões explícitas.

3. Não se envolver em campanhas de marketing social baseada em dados de e-mail sem permissões de usuário.

4. Não enviar mensagens privadas para amigos dos usuários sem permissão.

Parece bom. Resta saber quantas empresas vão topar agir assim.

A preocupação com o compartilhamento de dados deverá ser um dos principais problemas de privacidade que consumidores e empresas terão que enfrentar em 2013. Não por acaso, o aplicativo Mine tem feito tanto sucesso nos Estados Unidos. Ele revela o seu histórico de compras na Amazon, iTunes, Etsy, Nike, Target, Over Stock, Sephora, Macy’s, Best Buy, eBay, etc. Permite que adicionemos esse histórico de vendas público às nossas identidades online e, o mais importante, apaguemos os dados de compra não desejados para que os comerciantes não possam monitorá-los.

Na minha opinião, ferramentas como o Mine ajudam, mas não 100%. Vale a regra de ouro de não colocar online aquilo que não gostaria que se tornasse público. E , nesse ponto, acredito que hoje o Google saiba muito mais sobre mim do que o próprio Facebook, já que uso o GMail como e-mail pessoal e o forneço em todos os cadastros on ou offline.