sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Bahia Press: Wagner recebe robô fabricado na Bahia que será atração principal da Semana de Ciência e Tecnologia |





Um robô de 2,5 metros de altura, totalmente produzido na Bahia, visita a Governadoria, amanhã (5), às 11 horas, para entregar ao governador Jaques Wagner, junto com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, o convite para a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá de 16 a 21 de outubro, no Salvador Shopping. Desde o seu lançamento, no Carnaval Salvador 2009, o Robozão já fidelizou cerca de 100 clientes e participou de mais de 200 eventos, no Brasil e no exterior onde surge caracterizado pela marca do seu contratante.


Atualmente, o Robozão é o novo personagem do programa Aventuras do Didi, da Rede Globo, sendo chamado no programa de “RobôEdinho”. Possui um contrato de exclusividade com a emissora, tendo feito aparições em outros programas como o Caldeirão do Huck e o Vídeo Show. Durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovido anualmente pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Estado, o público poderá conhecer de forma interativa 19 equipamentos científicos nas áreas de astronomia, eletromagnetismo, robótica, fluidos, óptica, mecânica, acústica e termologia. O robô canta, dança, interage com o público e já participou de feiras e exposições em todo o País.

INFO: Rádios do país usam web em transmissão




Brasília - Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Emissoras de Radiodifusão (Abert) mostrou que 84,1% das emissoras de rádios do país têm site na internet e transmitem seus conteúdos online.

Recursos como exibição de imagens do estúdio, por meio de webcasting (12%), e hospedagem de vídeos relacionados à emissora (23%) também estão sendo mais utilisados.

A venda de espaços publicitários nas páginas da rede é uma estratégia já usada por 24% das emissoras.

De acordo com a pesquisa, os anunciantes locais respondem por 81,55% do faturamento mensal das rádios. Mais da metade (58%) das emissoras pesquisadas atendem regiões com população entre 50 mil e 500 mil habitantes.

Olhar Digital: Mercado negro na internet vende perfis roubados do Twitter por até Us$ 100




Usuários da rede descobriram fóruns de hackers que comercializam contas com nomes populares e muitos seguidores 

O internauta Eric Weaver descobriu um mercado negro de vendas de perfis doTwitter por acaso. Segundo o Huffington Post, em julho deste ano, ele tentou se logar no Twitter, mas não conseguiu. Em pouco tempo, o rapaz descobriu que um hacker invadiu sua conta e mudou a senha. O seu perfil (@weaver) foi encontrado em um fórum online de hackers, chamado HackForums.net, que comercializa diversos perfis do microblog por cerca de US$ 10.

Além de Weaver, Daniel Dennis Jones, outro ex-tuiteiro, também passou pela mesma experiência e encontrou seu perfil do Twitterem outro site, o ForumKorner.com. Desta vez, a conta @blanket, estava à venda por US$ 60. Jones descobriu que algumas vulnerabilidades de segurança no Twitter cultivavam um viveiro de hackers que se dedicam a roubar e comercializar contas do microblog com nomes populares e muitos seguidores. Alguns perfis chegam a ser vendidos a US$ 100, como @hah, @craves, @abound e outros.

Outro detalhe também foi descoberto por Jones. Alguns hackers roubam perfis específicos do microblog por encomenda. Neste caso, uma conta determinada é vendida por valores ainda mais altos. O ponto comum entre os perfis roubados, obviamente, é a senha pouco eficaz que protegem as contas. Tanto Weaver como Jones sugerem que os usuários do Twitter fiquem atentos e escolham senhas fortes com, no mínimo, 15 caracteres entre letras maiúsculas e minúsculas.

Weaver conseguiu retomar sua conta após três semanas, mas teve que contar com a ajuda de um amigo que trabalha na rede social. De acordo com o internauta, o próprio Twitter teve bastante dificuldade em recuperar o seu perfil. Durante o tempo em que sua conta foi roubada, o perfil do internauta foi alterado para o nome de uma outra pessoa.

Quer saber como criar senhas fortes? Leia esta matéria com dicas valiosas e proteja sua conta. 

TI INSIDE: Empresas brasileiras de TI devem aproveitar momento para se destacarem no mundo, dizem especialistas




As empresas brasileiras de serviços de TI estão perdendo a oportunidade de se colocar à frente das fornecedoras de outros países no mercado mundial, dada a situação econômica favorável que vive o Brasil. Esta é a opinião de analistas da indústria em painel no Brasscom Global IT Forum, evento realizado em paralelo ao "Ideas Economy: Brazil the Next Level of Competition", fórum da Economist Intelligence Unit, área de pesquisas da revista britânica The Economist.
A análise tem como base o cenário de crescimento das companhias de tecnologia da informação locais, frente às incertezas econômicas em mercados como Estados Unidos e Europa. Entre as deficiência das companhias brasileiras, apontadas por eles, está a falta de posicionamento, em busca de atingir mercados domésticos na América Latina. "Vemos empresas que focam muito no mercado americano e não veem oportunidades muito mais próximas. A Colômbia, por exemplo, representa 11% de participação no mercado de TI da região. Por que não estar lá?", provoca o CEO do Neogroup, Atul Vashistha.
Outro erro apontado pelo executivo é a insistência das fornecedoras de serviços de se espelhar na Índia e oferecer serviços "comoditizados" de TI, em vez de utilizar os aspectos de criatividade e empreendedorismo para encontrar serviços especializados e soluções de nicho, com alto valor agregado. "Os clientes querem parceiros para guiá-los à inovação, por isso as empresas indianas estão enfrentando dificuldades com grandes clientes nos Estados Unidos e Europa", explica Vashistha, apontando também o alto custo da mão de obra local e escassez de profissionais capacitados.
O vice-presidente de pesquisas do Gartner, Cassio Dreyfuss, não poupa críticas as políticas governamentais para o setor. Segundo ele, ao contrário do discurso do governo federal, não há incentivo no sentido de colocar a TI como prioridade entre os setores da indústria. "Vimos uma série de pequenas medidas que vão contribuir com apenas 15% de crescimento. Se querem realmente um desenvolvimento completo da cadeia de hardware e software, o Brasil deve se espelhar no Chile e na Índia e fornecer incentivos reais ao setor", dispara, em alusão à desoneração de folha de pagamento e às parcerias público-privadas (PPP) contempladas no Plano Nacional de Banda Larga, por exemplo. "O Brasil pode até estar no caminho certo, mas ainda é muito pouco, são iniciativas completamente insuficientes", afirma Dreyfuss.
Para o diretor de pesquisa da Forrester Research, Chris Anderson, essas deficiências refletem na falta de posicionamento de marca das companhias de TI brasileiras. "Qual a posição que vocês querem tomar? Serviços para o governo, para grandes empresas, para indústria? Escolham um foco e se especializem", aconselha. Ele lembra que, cada vez mais, orçamentos de TI estão migrando para áreas que mostrem real valor estratégico. Por isso, Anderson também defende que as companhias locais se afastem de soluções em massa e baratas para focarem em software e soluções capazes de aumentar a produtividade, em vez de produtos "empacotados".
Todos os especialistas concordam que as companhias brasileiras de TI têm uma imensa perspectiva na área de mobilidade, com o crescimento do uso de dispositivos móveis no país. "Se espelhem na área de jogos, que pensou na experiência do usuário, migrando do PC para tablets. Os CEOs estão atentos e querem aplicações corporativas que ampliem o uso da computação, saindo do computador e partindo cada vez mais para o uso de smartphones e tablets", finaliza Anderson. 

TI INSIDE: Empresas brasileiras de TI devem aproveitar momento para se destacarem no mundo, dizem especialistas




As empresas brasileiras de serviços de TI estão perdendo a oportunidade de se colocar à frente das fornecedoras de outros países no mercado mundial, dada a situação econômica favorável que vive o Brasil. Esta é a opinião de analistas da indústria em painel no Brasscom Global IT Forum, evento realizado em paralelo ao "Ideas Economy: Brazil the Next Level of Competition", fórum da Economist Intelligence Unit, área de pesquisas da revista britânica The Economist.
A análise tem como base o cenário de crescimento das companhias de tecnologia da informação locais, frente às incertezas econômicas em mercados como Estados Unidos e Europa. Entre as deficiência das companhias brasileiras, apontadas por eles, está a falta de posicionamento, em busca de atingir mercados domésticos na América Latina. "Vemos empresas que focam muito no mercado americano e não veem oportunidades muito mais próximas. A Colômbia, por exemplo, representa 11% de participação no mercado de TI da região. Por que não estar lá?", provoca o CEO do Neogroup, Atul Vashistha.
Outro erro apontado pelo executivo é a insistência das fornecedoras de serviços de se espelhar na Índia e oferecer serviços "comoditizados" de TI, em vez de utilizar os aspectos de criatividade e empreendedorismo para encontrar serviços especializados e soluções de nicho, com alto valor agregado. "Os clientes querem parceiros para guiá-los à inovação, por isso as empresas indianas estão enfrentando dificuldades com grandes clientes nos Estados Unidos e Europa", explica Vashistha, apontando também o alto custo da mão de obra local e escassez de profissionais capacitados.
O vice-presidente de pesquisas do Gartner, Cassio Dreyfuss, não poupa críticas as políticas governamentais para o setor. Segundo ele, ao contrário do discurso do governo federal, não há incentivo no sentido de colocar a TI como prioridade entre os setores da indústria. "Vimos uma série de pequenas medidas que vão contribuir com apenas 15% de crescimento. Se querem realmente um desenvolvimento completo da cadeia de hardware e software, o Brasil deve se espelhar no Chile e na Índia e fornecer incentivos reais ao setor", dispara, em alusão à desoneração de folha de pagamento e às parcerias público-privadas (PPP) contempladas no Plano Nacional de Banda Larga, por exemplo. "O Brasil pode até estar no caminho certo, mas ainda é muito pouco, são iniciativas completamente insuficientes", afirma Dreyfuss.
Para o diretor de pesquisa da Forrester Research, Chris Anderson, essas deficiências refletem na falta de posicionamento de marca das companhias de TI brasileiras. "Qual a posição que vocês querem tomar? Serviços para o governo, para grandes empresas, para indústria? Escolham um foco e se especializem", aconselha. Ele lembra que, cada vez mais, orçamentos de TI estão migrando para áreas que mostrem real valor estratégico. Por isso, Anderson também defende que as companhias locais se afastem de soluções em massa e baratas para focarem em software e soluções capazes de aumentar a produtividade, em vez de produtos "empacotados".
Todos os especialistas concordam que as companhias brasileiras de TI têm uma imensa perspectiva na área de mobilidade, com o crescimento do uso de dispositivos móveis no país. "Se espelhem na área de jogos, que pensou na experiência do usuário, migrando do PC para tablets. Os CEOs estão atentos e querem aplicações corporativas que ampliem o uso da computação, saindo do computador e partindo cada vez mais para o uso de smartphones e tablets", finaliza Anderson. 

TI INSIDE: Governo confirma chip para identificação de veículos a partir de janeiro



O início da implantação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) foi confirmada para janeiro do ano que vem pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O sistema, porém, será adotado de forma gradativa até junho de 2014, quando todos os veículos que circulam pelas ruas e estradas brasileiras terão de ser identificados por meio de um microchip fixado no para-brisa. As informações sobre cada veículo poderão ser captadas pelas antenas da rede de controle operadas pelas autoridades de trânsito.

Para os veículos usados, a instalação caberá ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no momento do licenciamento, enquanto que os veículos novos, saídos de fábrica, ficarão sob a responsabilidade das montadoras. Conforme especialistas do setor, o calendário deve seguir sem atrasos a partir de agora.

O protótipo que embasa o funcionamento do sistema foi feito a partir de requisitos técnicos definidos por um grupo de trabalho interministerial, publicados na Resolução 212/06 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A tecnologia do Siniav foi desenvolvida pelo Centro de Pesquisas Avançadas Werner von Braun, com financiamento conjunto do MCTI e do Ministério das Cidades, no valor de R$ 5 milhões. O sistema foi pensado para possibilitar outros usos, tanto públicos como privados, dentro de um mercado que deve atingir US$ 1,75 bilhão na América Latina neste ano.

Entre a gama de funcionalidades, o Siniav permite localizar um veículo que tenha sido roubado, associá-lo ao proprietário, evitando clonagens, e relacionar serviços públicos e privados à placa eletrônica correspondente ao automóvel. Além de placa, as informações obrigatórias associadas ao sistema serão o número de série do chip, espécie e tipo de veículo. O serviço vai garantir a confidencialidade das informações relacionadas ao proprietário, às quais terão acesso, mediante consentimento, apenas empresas aprovadas e associadas ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). 

TI INSIDE: Brasil será terceiro maior mercado de TIC em 2022, projeta Brasscom



O Brasil registrará uma grande evolução no quesito competitividade na área de tecnologia da informação e telecomunicações (TIC) nos próximos anos, o que fará com que o país saia da 5ª posição para o 3º lugar em 2022, atrás apenas dos Estados Unidos e China, de acordo com estudo ecomendado pela pela Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), divulgado nesta quinta-feira, 4.
A entidade prevê que o mercado brasileiro de TIC, que hoje representa 55% da receita movimentada por esse setor na América Latina, continuará crescendo na próxima década. Segundo a Brasscom, o Brasil é hoje o 5° maior mercado mundial de TICs e o 7° maior em tecnologia da informação. A projeção é que a indústria do setor movimente R$ 212,5 bilhões neste ano e cresça 8% na comparação com 2011. Nos próximos dez anos, a estimativa é que a cifra dobre e alcance aproximadamente R$ 430 bilhões.

“O mercado brasileiro de TI se destaca atualmente em segmentos como serviços financeiros, e-government, agricultura e petróleo e gás. Queremos estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas também para outras áreas como saúde, educação e segurança, contribuindo com a competitividade e produtividade da economia nacional”, declarou o presidente da Brasscom, Antonio Gil, durante painel apresentado nesta quinta-feira, 4, na 3ª edição do Brasscom Global IT Forum, evento realizado em paralelo ao "Ideas Economy: Brazil the Next Level of Competition", fórum da Economist Intelligence Unit, área de pesquisas da revista britânica The Economist.

A maioria dos painéis tratou da importância dos países criarem estratégias consolidadas e integradas de TIC, para alavancar a competitividade nesse segmento. Nesse sentido, países como a Coreia do Sul e a Malásia têm se destacado — a título de ilustração, a receita da Malásia com TIC no ano passado foi de US$ 10 bilhões.

Dentre os fatores fundamentais para o sucesso de programas de TIC, um dos mais importantes, segundo o relatório, é o investimento no desenvolvimento de novos talentos. A carência de mão de obra qualificada para atender a demanda do setor é um dos problemas do Brasil citados pelo presidente da Brasscom. “O país emprega hoje 2,5 milhões de pessoas em TIC. Nos próximos dez anos, vamos precisar de mais de 1 milhão de profissionais”, alertou Gil. 

Bahia press:Site da prefeitura de Camaçari é invadido por hackers |




A página eletrônica oficial da Prefeitura de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi invadida por um grupo de hackers na noite desta terça-feira (2). Ao tentar acessar o endereço (www.camacari.com.br) o usuário se depara com uma imagem na cor preta com desenhos pontilhados em vermelho. Não há mensagem, apenas a frase “Hacked by @UGBrazil”, que indica a assinatura do autor a partir do perfil no microblog Twitter.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, uma equipe de tecnologia da informação (TI) trabalha para reativar o site principal da cidade e deve se posicionar sobre o que pode ter ocorrido na quarta- feira. No dia 11 deste mês de setembro, o sistema de marcação de consultas pelo SUS foi invadido e também ficou fora do ar. O perfil do UGBrazil no Twitter se define com a seguinte frase: “Somos aqueles que foi manipulado pela midia” (sic). Na página no microblog, são listados ainda outros endereços que podem ter sido alvos do grupo. As informações são do portal G1.

Folha: Inpi tira site do ar depois de detectar ataques de hackers



O Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) 
retirou seu site do ar na tarde desta quinta-feira
 depois de ser alvo de um ataque cibernético estrangeiro.

O órgão é responsável pelo registro de marcas e de novas tecnologias.


No lugar da homepage, o Inpi apresenta seus principais serviços em uma página que exibe dados brutos.

Ontem, os técnicos do Inpi já haviam notado uma invasão do sistema. Hackers haviam direcionado um dos links da página para um site de comércio eletrônico.

Em outra mudança, essa invisível a visitantes do site, os invasores alteraram uma informação no código fonte.

Hoje, no início da tarde, os cibercriminosos voltaram a invadir o site. Tentaram substituir a homepage do órgão por uma tela preta.

Nesse momento, os técnicos do instituto decidiram retirar o site do ar para evitar que algum banco de dados fosse acessado.

Os técnicos da área de segurança do Inpi trabalham agora para identificar de onde partiu o ataque. O órgão ainda não tem previsão de quando restabelecerá o site.

No entanto, já identificaram que o ataque foi feito por IPs (identificações de usuários na internet) estrangeiros.

O Inpi passa por uma reestruturação para levar seus serviços para a internet. Em novembro, implantará, por exemplo, o pedido de patente pela internet, ação que já pode ser feita a respeito de marcas.

O órgão informou que informará a Polícia Federal sobre o ocorrido.

ATAQUES

Hoje, segundo a Folha publicou, ataques virtuais custam R$ 16 bilhões por ano ao Brasil.

Convergência Digital: Mercado de software nacional vai crescer 400% em 10 anos



A Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) anunciou nesta quinta-feira, 04/10, a iniciativa Brasil 2022, que tem como objetivo transformar o Brasil em referência no setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) até 2022. O anúncio foi feito durante a terceira edição do Brasscom Global IT Forum, realizado em parceria com The Economist, em São Paulo.

Em sua apresentação, Antonio Gil, presidente da Brasscom, lembrou que há muito a fazer e pouquíssimo tempo para isso. De todo modo, ele lembrou que o País está bem posicionado. Segundo a Brasscom, o Brasil é hoje o 5° maior mercado mundial de TICs e o 7° maior em tecnologia da informação. A meta é chegar a terceira posição em 2022.

A projeção é que a indústria do setor movimente R$ 212,5 bilhões em 2012 - US$ 100,5 bilhões em Comunicações e US$ 111,5 bilhões em TI - e cresça 8% na comparação com 2011. Nos próximos dez anos, a estimativa é que a cifra dobre e alcance aproximadamente R$ 430 bilhões.

Mais que isso, Gil lembrou que o setor emprega hoje 2,5 milhões de pessoas e que, nos próximos dez anos, vai demandar mais um milhão. “Além disso, não somos apenas grandes, mas muito bons no uso de tecnologia”, disse, lembrando avanços percebidos nas eleições, no setor financeiro, nas declarações de imposto de renda etc.
Por outro lado, Gil reconhece que, para tirar proveito do atual posicionamento do País, é preciso uma mudança de atitude e preparar-se para o futuro. Esta preparação inclui dar mais foco a questões como desenvolvimento social, econômico e transparência governamental. Do lado técnico, significaria estar mais atento ás novas tendências. “O uso que fazemos de tendências como cloud, big data e mobilidade é ridículo”, comparou.
Governo em movimento
No mesmo painel, o coordenador geral de software e serviços de TI do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Moreira, disse que o órgão está atento às oportunidades existentes no nicho de software. “O mercado brasileiro de software deve crescer 400% nos próximos dez anos”, disse.
Para o executivo, muito deste crescimento virá do uso intensivo de software em setores onde o País tem grande liderança ou grandes desafios socioeconômicos para enfrentar. Partindo deste cenário, e depois de uma analise criteriosa de como países como Estados Unidos, Coreia e Índia estão tratando o setor, Moreira afirmou que o MCTI identificou quatro grandes áreas que serão estimuladas nos próximos anos: desenvolvimento social e econômico; posicionamento internacional; inovação e empreendedorismo; e competitividade.
“Em cada uma destas áreas haverá uma série de iniciativas com foco no incentivo ao uso e desenvolvimento de software”, disse. Ele citou como exemplo um edital que o governo federal deve divulgar no início do ano que vem, com o objetivo de atrair para o país, centros globais de pesquisa e desenvolvimento de software. “Será uma iniciativa bastante agressiva se comparada ao que já foi feito em outros países”, concluiu.

Bahia Notícias: Candidatos têm último dia para divulgação na internet



Os candidatos a prefeito e vereador em todo o país têm até o fim da noite desta sexta-feira (5) para divulgação paga de propaganda na imprensa escrita e na internet, de acordo com calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já no sábado (6), véspera da votação, será o último dia para o eleitor receber a segunda via do título. A data também é a última oportunidade de fazer propaganda eleitoral usando alto-falantes e amplificadores de som. As votações do domingo (7) ocorrem das 8h às 17h. Os eleitores podem manifestar publicamente suas preferências, usando camisas, bonés e adereços dos candidatos, mas é proibida a propaganda eleitoral por meio de grupos de pessoas e carros de som no dia do pleito. A expectativa é que aproximadamente 140 milhões compareçam às urnas para escolher o prefeito e o vereador. Por determinação do TSE, o horário de vigência da Lei Seca cabe a cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE), segundo suas necessidades. Em geral, os TREs optam por proibir a venda de bebidas alcoólicas a partir das 22h de sábado até as 18h de domingo. O objetivo da chamada Lei Seca é garantir equilíbrio aos eleitores durante a votação, impedir desentendimentos e acidentes com consumo de bebidas alcoólicas.

Folha: Tecnologia e comunicação cresceram durante crise, diz OCDE



Com a expansão da internet sem fio, negócios relacionados à tecnologia e comunicação cresceram na Europa e na Ásia mesmo durante o auge da crise econômica mundial em outubro de 2009.

Segundo estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o número de empregos gerados nas empresas que proviam serviços de tecnologia na maior parte da Europa continuou crescendo no período. No Reino Unido, por exemplo, houve expansão de 2%.

Na Ásia, o crescimento foi de 7%.

Ainda de acordo com o estudo, os números indicam que isso acontece porque telefonia e internet são uma "necessidade" e que os consumidores não dispensam este tipo de serviço em momentos difíceis.

A produção de bens de tecnologia da informação, entretanto, demonstrou maior vulnerabilidade. Durante o período mais severo da crise, a queda de empregos no setor chegou perto de 10% na Alemanha e Suécia, e de 15% no Reino Unido, mas houve recuperação.

"Alguns componentes [do conjunto de tecnologia da informação e comunicação] são estáveis enquanto outros se mostram mais voláteis", aponta o documento.

Avaliando o crescimento na década, os dados são positivos. No mundo, as 250 maiores empresas de tecnologia e comunicações mantiveram crescimento constante de 6% de 2000 a 2011.

Esse conjunto engloba empresas de equipamentos de comunicação, eletrônicos, sistemas e serviços de TI, softwares, internet e telecomunicações.

Em dezembro de 2011 o número de conexões sem fio (667 milhões) era o dobro do número de fixas (315 milhões) nos países membros da organização --que inclui Estados Unidos, Japão e a maior parte da Europa. Até 2009 havia mais conexões fixas do que sem fio.

A OCDE trabalha com perspectivas favoráveis para o setor daqui para frente, já que há um uso maior de dispositivos conectados em redes sem fio.

A sueca Ericsson estima que, em 2020, o número de dispositivos conectados a redes sem fio chegue a 20 bilhões.

NE10: Estácio substitui papel por tablet e apresenta sistema digital de ensino



Grupo espera entregar aparelhos a todos os 
alunos da rede em até dois anos

RIO DE JANEIRO – Cada vez mais popular no Brasil, os tablets agora ganham uma importância ainda maior na educação. A Estácio realizou um evento no Rio de Janeiro para apresentar seu sistema informatizado de educação, que inclui a distribuição desses dispositivos aos alunos como substituição ao material didático de papel. A iniciativa abrange todas as cidades em que a empresa atua, incluindo o campus do Recife.

Chamado de Didátic@, o sistema permite que professores e alunos participem de uma rede social interna, troquem informações e compartilhem anotações. Tudo centralizado no tablet, a Estácio ainda permite o acesso de conteúdos usados pelos professores, como fascículos e textos, além de uma biblioteca virtual. O projeto teve início em agosto do ano passado com 5 mil aparelhos e foi ampliado este ano para 20 mil. “Nossa ideia é chegar a 100% dos alunos em dois anos, o que significa quase 300 mil alunos”, disse ao NE10, o gerente de marketing da instituição, Pedro Graça.

A reitora da Estácio, Paula Calef: sistema único 
para toda a rede (Foto: Ana Cola/Divulgação)

O tablet usado inicialmente era da Semp Toshiba, que tinha Android 2.2, mas foi trocado este ano para o novop Ypy, da Positivo, com sistema operacional Android 4.0. O aparelho é entregue em comodato a partir do segundo período de alguns cursos, como direito, engenharias e gastronomia. “Nossa ideia é tornar o processo educativo mais participativo, onde o aluno não recebe tudo de forma passiva”, disse Graça. “Neste primeiro momento apenas alunos do currículo novo, iniciado em 2008, recebem o tablet, mas estamos ampliando”. Foram investidos R$ 21 milhões, em compra de maquinário e desenvolvimento de software.

Com 70 unidades espalhadas por 20 Estados, a Estácio se auto-intitula a primeira universidade nacional do País. “Com esse sistema online, conseguimos criar um colegiado de cursos que abrange diversas regiões, discutindo temáticas e métodos de ensino”, disse a reitora Paula Calef, durante palestra. “O futuro da educação vai aliar qualidade e conveniência”. O evento aconteceu em um cinema da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com apresentação de telas do sistema Didátic@. Segundo Pedro Graça, ano que vem, a Estácio vai permitir que todos os alunos acessem esse servidor por um computador ou outro tablet que não o fornecido pela instituição.

O presidente do grupo Rogério Melzi, durante 
evento no Rio de Janeiro (Foto: Ana Cola/Divulgação)

Recife lotado

Fundada pelo mesmo grupo, as Faculdades Integradas do Recife (FIR), hoje Estácio-FIR, é uma das praças que mais crescem, com um volume de alunos que já lota o atual campus localizado na Madalena. “Já estamos buscando um outro local para expandir, pois nossas instalações atuais já não suportam a demanda de alunos. Temos também intenção de iniciar atividades em outras cidades de Pernambuco”, disse ao NE10, o presidente da Estácio, Rogério Melzi.

“Passamos um período conturbado em que tínhamos uma baixa credibilidade junto ao público. Lutamos muito para conseguir respeito junto ao MEC e a sociedade. Já fomos até motivo de piada”, contou. “Conseguimos reverter isso investindo em inovação, e a partir de 2008, implementamos um currículo nacional”.

* Viajou a convite da organização do evento

TI INSIDE : Especialistas discutem implicações do descarte de resíduos eletrônicos de TIC




O Forum Green Tech 2012, que acontece dia 30 de outubro, em São Paulo, vai discutir a os avanços e problemas da proposta que regulamenta a questão dos resíduos eletrônicos, dentro da Política Nacional de Residos Sólidos, cuja implantação está em andamento no país. Serão abordados temas como governança corporativa, pesquisa e inovação, processos e tecnologias, como no caso da logística reversa e rastreabilidade, e os mecanismos e implicações que exigem o envolvimento de todos os setores da indústria, desde a linha de produção, incluindo importadores, distribuidores, comerciantes e o próprio consumidor.
Andre Luis Saraiva, diretor de responsabilidade socioambiental da Abinee, apresentará a palestra “Cenário pós-aprovação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos”, com uma visão crítica sobre o assunto. Kami Saíde, diretor de operações e líder do Programa Integrado de Sustentabilidade da HP, vai tratar das "Inovações Tecnológicas, Logística Reversa e Reciclagem em Produtos Eletrônicos",
O forum promoverá também uma discussão sobre “Governança, Gestão e Sustentabilidade em TIC” com as participações já confirmadas de Marrcus Nakagawa, diretor presidente da Abraps (Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade), Herbert Mascarenhas, gerente executivo da Abree (Associação Brasileira de Reciclagem e Eletrônicos e Eletrodomésticos) e Marcus Oliveira, diretor de sustentabilidade da Abere (Associação Brasileira de Empresas de Reciclagem de Eletroeletrônicos).
O forum é dirigido a diretores de TI, de infraestrutura, de facilities, de programas de sustentabilidade, de governança, de relações corporativas, de RH, engenheiros da área de construção, arquitetura e projetos, profissionais ligados a programas de sustentabilidade, fornecedores de soluções de data center e serviços de cloud computing, profissionais da área de reciclagem de resíduos eletrônicos, executivos de governo e órgãos de regulamentação, entidades de classe e certificação e universidades.
A promoção do Forum Green Tech é da TI INSIDE e a organização da Converge Comunicações. Inscrições e programação em www.convergeeventos.com.br ou pelo telefone 0800 77 15028. Até esta sexta-feira, 5, as inscrições têm um valor promocional. 

TRIBUNA DA BAHIA: Só 5% das empresas já usam as redes sociais para fazer negócios


Kelly Cerqueira


Febre na internet, as redes sociais caíram no gosto das pessoas, mas ainda não conquistaram as empresas baianas.

O índice de utilização das ferramentas como Facebook e Twitter por companhias ainda é baixo, se comparado a quantidade de perfis pessoais.

Uma pesquisa nacional aponta que apenas 5% das empresas usam as redes sociais para o relacionamento com o cliente, embora muitos estabelecimentos possuam perfis abertos na web. O estudo também revela que 30% dos entrevistados disseram se sentir influenciados a consumir produtos por intermédio das redes sociais.

A realidade em Salvador é semelhante à apontada pela pesquisa nacional.

Para Hilso Júnior, sócio-diretor e gerente de produção e marketing da agência digital Click Interativo, as empresas exploram muito pouco o potencial de marketing nas redes sociais por não conhecerem os benefícios que podem ser alcançados através das mídias. “As pessoas acham que por ser gratuito basta fazer um perfil e adicionar pessoas aleatoriamente, mas na verdade não é simples assim”, explicou, esclarecendo que as empresas atingem o público alvo muito mais rápido quando o trabalho é executado de maneira profissional e especializada.

Para ele, os empresários e administradores devem encarar as redes sociais como um negócio onde é necessário investimento e profissionalização. Empresas como a Click Interativo realizam este tipo de agenciamento, com profissionais especializados na área digital. O valor do serviço de movimentação de mídias sociais varia de acordo com o objetivo, mas chega a custar até R$ 15 mil mensais.

Hilso diz que há casos de empresas que simplesmente não existiam no mundo online, mas após a adesão e o trabalho nas redes sociais, em pouco tempo alcançaram um público de mais de duas mil pessoas, todas dentro do perfil de clientes.

Especialistas assinalam que a utilização das ferramentas com objetivo mercadológico tem início antes mesmo da criação do perfil, com o planejamento, e este é o grande diferencial entre o serviço amador e o executado por empresas especializadas. 

A popularização das redes sociais chegou a níveis altíssimos. Só o Facebook alcançou a marca de um bilhão de usuários ativos mensais.

A empresária Gleika Emily Nascimento, 19 anos, é uma das adeptas das redes sociais para fins comerciais. Dona da Beleza Net, Gleika usa o Facebook para anunciar cosméticos, realizar vendas, e tirar dúvidas sobre a aplicação dos produtos. “Tivemos um aumento de aproximadamente 30% nas vendas, a partir do momento que criamos uma página no Face. Os nossos clientes elogiam a iniciativa e gostam da comodidade na realização da compra e entrega dos cosméticos”, contou.

A jovem empreendedora ressaltou, porém, que devido ao aumento de crimes na internet, alguns compradores solicitam uma visita física antes de fechar o negócio.

UOL: Anatel mantém multa por problemas da Oi em serviços de telefonia fixa




O Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) indeferiu os recursos apresentado pela Oi referentes a multas aplicadas por problemas na prestação do serviço de telefonia fixa. As multas somam R$ 25,5 milhões.

Uma das multas aplicadas contra a Oi, no valor de R$ 14 milhões, foi devido à cobrança antecipada de assinatura mensal. A legislação prevê que a cobrança deve corresponder a 30 dias de prestação de serviço e deve discriminar, de maneira detalhada, clara e explicativa, todo e qualquer registro relacionado à prestação do serviço no período, bem como os descontos concedidos, impostos e eventuais encargos.

A empresa também foi penalizada pela Anatel por ter cobrado indevidamente nas contas serviços de valor adicionado sem a concordância dos assinantes, o que fere a legislação vigente. O valor cobrado deve ser ressarcido aos assinantes que foram prejudicados.

O dinheiro, caso a empresa não consiga identificar os assinantes para devolução, vai ser destinado ao Fundo de Direitos Difusos, prática que a Anatel vem adotando em casos semelhantes. O fundo é administrado pelo Ministério da Justiça e apoia projetos relacionados à defesa dos consumidores.

A Agência Brasil tentou contato com a Oi para comentar a decisão da Anatel, mas não conseguiu resposta da empresa.

IDG Now!: Veja ferramentas para proteger sua conta e a de seu filho no Facebook




Aplicativos gratuitos vasculham seu mural e feed no Twitter e avisam caso algum app esteja postando sem você saber ou em caso de conteúdo perigoso

O "oversharing" (compartilhar e postar em excesso) tornou-se normal em nosso mundo obcecado com as mídias sociais. Ainda assim, há uma grande diferença entre fotos embaraçosas no Facebook e tuitar sobre a novela, e divulgar informações privadas críticas para a Internet em geral.

Conhecer suas configurações de privacidade de mídia social pode certamente manter seus dados mais seguros, mas uma série de aplicativos e serviços podem ajudar também.

Vamos falar de dois tipos de aplicativos de segurança para redes sociais. O primeiro pode alertar você e seus amigos sobre mensagens maliciosas, comentários, links e outros truques que são usados ​​para espalhar vírus, phishing e malware. O segundo tipo é projetado para manter o controle sobre seus filhos. Essas ferramentas podem alertá-lo para qualquer comunicação ou conteúdo potencialmente perigoso na página de seu filho no Facebook.

Bitdefender SafegoO Bitdefender Safego é um serviço antiscam gratuito para Facebook e Twitter. O aplicativo do Facebook automaticamente verifica itens (atualizações de status e mensagens) postados em seu mural ou Timeline. Ele também irá checar atualizações e comentários de seus amigos em busca de spam, golpes, tentativas de phishing, malware e outras atividades maliciosas. Seu recurso de privacidade mostra que tipo de coisas você pode estar compartilhando publicamente sem saber.


Ao autorizar o aplicativo, ele começa a monitorar a conta. Quando encontra a atividade maliciosa ou um problema de privacidade, a ferramenta o avisa por meio do feed de notificações do Facebook.

Você também pode configurá-lo para publicar um resumo semanal das estatísticas de detecção em seu mural e/ou publicar aviso nos posts maliciosos que surgirem em seu feed. 

MyPageKeeperOutro aplicativo antiscam gratuito, produzido pela StopTheHacker e pesquisadores da Universidade da Califórnia. Atualmente em beta público, monitora todos os itens postados em seu perfil e feed de notícias, e notifica sobre mensagens maliciosas, tal como faz o Bitdefender Safego.

Também como o Safego, se o MyPageKeeper encontra algo malicioso ou algo que apresenta risco de privacidade, comenta sobre o post ou envia um email de notificação.


Na página do app no Facebook, é possível alterar as configurações e desligar o comentário automático nas mensagens maliciosas.

SocialShieldO SocialShield, da Avira, é um serviço de monitoramento gratuito que permite ficar de olho nas contas Facebook, Twitter, MySpace, Google+ e FormSpring do seu filho. Ele analisa postagens públicas e privadas, mensagens, fotos, amigos e outros conteúdos para alertá-lo sobre qualquer atividade perigosa. Ele procura por conteúdo inadequado, como palavrões, termos sexuais, e conversas sobre bebida ou drogas.


Depois de criar uma conta de SocialShield ou fazer login com sua conta do Facebook, você pode adicionar as contas do seu filho com os nomes de usuários e senhas, ou enviar um e-mail para que ele forneça sua credenciais de login.

Uma vez conectado, o SocialShield irá mostrar todos os alertas categorizados por amigos, posts, mensagens e fotos ou vídeos.

O aplicativo dá uma visão geral e mais detalhes de todos os alertas referentes às contas de seus filhos. Você também pode ver uma lista de todos os amigos deles e uma lista de todas as fotos potencialmente perigosas postadas nesses perfis.

Minor MonitorOutro serviço de monitorização gratuito que funciona com o Facebook e o Twitter. Similar ao SocialShield, analisa posts, mensagens, fotos, amigos e outros conteúdos no Facebook do seu filho e alerta sobre qualquer atividade perigosa. Mas, ao contrário SocialShield, o Minor permite que você veja toda a atividade em vez de apenas os itens marcados como potencialmente perigosos.

Depois de se inscrever, basta adicionar a conta do Facebook do seu filho, fazendo login com o nome de usuário e senha dele. Após uma análise inicial, ele gera alguns gráficos que mostram o número de tipos de alerta, tipos de atividades (mensagens, comentários, mensagens, e assim por diante), e cronograma de atividades (o que ele está postando e quando). Você também pode ver uma lista de alertas ou todas as fotos postadas, atividade e amigos.


O site do Minor mostra uma visão geral do conteúdo potencialmente perigoso e gráficos mostrando a atividade.

Você pode desativar os e-mails de alerta padrão por meio do painel de configurações e personalizar o nível de sensibilidade para as diferentes categorias. De lá, você também pode adicionar conta de seu filho no Twitter.

INFO: Smartphones vão popularizar web no Brasil, diz governo



São Paulo - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quinta-feira que a universalização do acesso à internet dentro do Plano Nacional de Banda Larga será puxada pelas conexões móveis.

"Estamos prevendo que 70% dos domicílios terão internet, mesmo que por meios móveis, pela deficiência de infraestrutura. As tecnologias móveis vão seguir como vertente da expansão da internet", afirmou, durante apresentação em fórum de TI. Essa é a meta prevista para até 2014. O plano deverá ganhar um incentivo a partir do ano que vem, com medidas específicas de universalização da internet.

Segundo o ministro, outro foco da expansão da internet serão os serviços de TV por assinatura via cabo, cuja lei específica foi alterada recentemente para permitir que empresas com capital majoritariamente estrangeiro atuem nesse mercado. "A Anatel já passou a conceder licenças para cabeamento, o que é fundamental para expansão da internet e da TV por assinatura", afirmou, acrescentando que setor de TV paga deverá crescer em torno de 30% este ano.

Sobre a tecnologia de quarta geração (4G), Bernardo reafirmou que prevê o funcionamento desse sistema, conforme as regras do leilão de obrigações para as empresas, até maio de 2013. Mas ressaltou que até o final deste ano alguns aparelhos compatíveis com o 4G já estarão nas lojas. Além disso, Bernardo disse acreditar que a migração da base de usuários para o 4G poderá descongestionar as redes 3G.

Olhar Digital: YouTube intensifica luta por direitos autorais


Google altera algoritmo para identificar conteúdo ilegal e analisará manualmente denúncias de usuários 


O Google anunciou nesta quinta-feira, 4, que intensificará esforços para defender copyright dos autores. A empresa afirmou que pretende alterar seus algorítimos para identificar direitos autorais e até analisar manualmente denúncias feitas por usuários.

O anúncio vem um mês depois do caso em que um antigo algoritmo do YouTube deletou automaticamente o discurso de Michelle Obama por ter identificado erroneamente os direitos do material.

Antes, quando uma empresa grande ou produtora de vídeo denunciava os copyrights de determinado vídeo e o usuário discordava da acusação, o conteúdo ficava fora do ar. Agora haverá um segundo passo para resolver esse tipo de conflito.

A solicitação de exclusão só será validada caso o acusador registre legalmente um pedido de remoção de acordo com a DMCA, órgão regulador de direitos autorais. 

Olhar Digital: Google fará apuração das eleições em tempo real


Informações serão integradas ao Google Maps 


No próximo domingo, 7, os eleitores brasileiros irão eleger seus próximos prefeitos e vereadores. E, dessa vez, a apuração em tempo real também será feita pelo Google, por meio do Hangouts na página especial de eleições brasileiras da empresa.

No site, as pessoas poderão conferir as parciais de votos dos candidatos no GoogleMaps de todas as regiões brasileiras. Os dados poderão ser visualizados tanto em nível estadual como nacional, indicando quais são os candidatos e os respectivos partidos vencedores em cada região. As informações serão fornecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além dos resultados preliminares, será possível encontrar notícias e vídeos relacionadas aos fatos que ocorreram durante as eleições, podendo ser filtrados por cada capital do Brasil.

Não é a primeira vez que o Google se envolve nas eleições brasileiras nem internacionais. O último debate dos candidatos à prefeitura de São Paulo, por exemplo, foi transmitido pela TV Cultura e pelo YouTube.

Além disso, na última segunda-feira, 1, o debate à presidência dos EUA também foi transmitido pelo YouTube.