terça-feira, 20 de agosto de 2013

INFO: Venda de ingressos na web para Copa do Mundo começa amanhã



São Paulo - Começam a ser vendidos às 7h de amanhã (20), os ingressos para a Copa do Mundo 2014. Aproximadamente 1 milhão de entradas estarão disponíveis nesta primeira fase, que vai até 10 de outubro. Desse total, 300 mil serão exclusivamente para brasileiros. Os ingressos variam de R$ 30 a R$ 1.980, conforme localização das cadeiras e a fase dos jogos. As vendas serão somente pela internet, no portal da Federação Internacional de Futebol (Fifa), por meio de uma conta de usuário criada no site www.fifa.com.

Os problemas ocorridos na Copa das Confederações, como sobrecarga no sistema online e dificuldades na entrega dos tíquetes, fizeram com a federação mudasse o esquema de vendas para os jogos. “As pessoas vão ter um mês e meio para fazer a solicitação e, em seguida, vamos ter um período de sorteio aleatório. Todos terão a mesma chance”, explicou Thierry Weild, diretor de Marketing da Fifa. Ao fazer o cadastro, o torcedor vai indicar os jogos e a categoria de assento que deseja.

Segundo ele, houve reforço do sistema para suportar o tráfego, caso haja grande procura nos primeiros dias. “Apesar de termos dito que haverá o prazo de mais de um mês, sabemos que muitas pessoas vão querer fazer já no primeiro dia. Fizemos testes, após testes, e estamos tranquilos. Vamos ter que ver, no entanto, como o Brasil se comporta.”

Em relação à entrega, serão abertos mais locais de distribuição. Além disso, os centros serão abertos mais cedo, a partir do dia 15 de abril. “Estamos certos de que os brasileiros aproveitarão essa oportunidade de pegar com antecedência”, disse. Há possibilidade de que sejam colocados pontos nos aeroportos.

Outra novidade é a entrega residencial dos tíquetes. “Os que não quiserem ir [ao local de distribuição], poderão receber no conforto de casa”, explicou. O titular da compra terá que indicar no ato da compra o interesse em receber os ingressos em casa. No momento em que a compra for concretizada, após 10 de outubro, o torcedor vai confirmar essa preferência. Pessoas que tiverem direito à meia entrada (idosos, estudantes e beneficiários do Bolsa Família), no entanto, não poderão fazer essa escolha, pois precisam confirmar essa informação.

A segunda fase de vendas ocorrerá de 8 de dezembro de 2013 a 30 de janeiro de 2014. De dia 15 de abril a 13 de julho do ano que vem, será possível comprar ingressos de última hora, de acordo com a ordem procura. O calendário de vendas e o guia do torcedor estão disponíveis no site da Fifa.

Os ingressos mais caros são os da categoria 1, que terá cadeiras com melhor visão do campo, e os mais baratos, da categoria 4, com lugares localizados atrás das traves do gol. Os bilhetes para a partida de abertura custarão R$ 160, na categoria 4, com meia entrada a R$ 80; R$ 440 na categoria 3; R$ 660, na categoria 2; R$ 990, na categoria 1. Na fase de grupos, os preços são: R$ 60, na categoria 4, com meia entrada a R$ 30; R$ 180, na categoria 3; R$ 270, na categoria 2; e R$ 350, na categoria 1. Os ingressos para as oitavas de final serão vendidos a R$ 110, na categoria 4, com meia entrada a R$ 55; R$ 220, na categoria 3; R$ 330, na categoria 2 e R$ 440, na categoria 1.

Nas quartas de final, o bilhete mais barato, R$ 170, é o da categoria 4, com a meia entrada a R$ 85. Na categoria 3, o preço é R$ 330, na 2, R$ 440, e na 1, R$ 660. Para as semifinais, o tíquete valerá R$ 220 na categoria 4, com ma meia entrada a R$ 110, na 3, R$ 550, na 2, R$ 880, e na 1, R$ 1.320. Na disputa do terceiro lugar, os preços serão os seguintes: R$ 170 na categoria 4, com meia entrada a R$ 85, R$ 330 na 3, R$ 440 na 2 e R$ 660 na 1. Para a decisão do título, os bilhetes custarão R$ 330, na categoria 4 (meia entrada a R$ 165), R$ 880 na 3, R$ 1.320 na 2 e R$ 1.980 na 1.

Fonte:"Venda de ingressos na web para Copa do Mundo começa amanhã | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/internet/2013/08/venda-de-ingressos-na-web-para-copa-do-mundo-comeca-amanha.shtml (accessed August 20, 2013).

Bahia Notícias: Anatel quer oferecer 300 mil orelhões com wi-fi no país




O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, afirmou nesta segunda-feira (19) que 300 mil orelhões serão modernizados no país e deverão oferecer wi-fi. “Nós temos hoje um milhão de orelhões e a maioria deles é subutilizada. A ideia é modernizarmos 300 mil", afirmou, em evento na Associação Comercial do Rio de Janeiro. Segundo a Folha, ele afirmou que uma parte dos orelhões será mantida como hoje, para atender a regiões onde ainda são muito utilizados. A mudança ocorrerá na revisão do contrato de concessão. A consulta pública começa em março de 2014. A previsão é a de que os novos equipamentos entrem em funcionamento entre 2015 e 2016.

Fonte: "Bahia Notícias / Notícia / Anatel quer oferecer 300 mil orelhões com wi-fi no país - 19/08/2013." Bahia Notícias. http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/142399-anatel-quer-oferecer-300-mil-orelhoes-com-wi-fi-no-pais.html (accessed August 20, 2013).

UOL: Aplicativo de celular ajuda a treinar para tirar carteira de habilitação



Tela do aplicativo Simulado de Prova Teórica, desenvolvido pelo Detran-SP; o programa facilita a tarefa de estudar para a prova teórica para tirar carteira de motorista

Antes dos exames teóricos para tirar carteira de motorista, é comum ver pessoas estudando com a apostila dada pela autoescola. No entanto, isso deve mudar com o aplicativo Simulado, desenvolvido pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito). Ele ajuda candidatos a estudarem para tirar a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou motoristas que precisam renovar a carta.

Disponível gratuitamente nas plataformas iOS (da Apple) e Android (do Google), o aplicativo tem uma estrutura simples de quizz: exibe 30 perguntas com quatro alternativas cada e estabelece o tempo máximo de 40 minutos para solucioná-las.

Para os que se preocupam com o gasto do plano de dados, ele funciona sem a necessidade de estar conectado à internet.

De modo geral, o aplicativo é bem intuitivo. O único trabalho é tocar nas alternativas certas e passar para a próxima. Como ponto negativo no que diz respeito à usabilidade, o programa conta com um misterioso botão X em vermelho. Não há indicação sobre o que ele faz . Só depois de clicar sobre ele, o usuário descobrirá que ele serve para finalizar a prova.

Outro problema, identificado no uso do aplicativo no iPhone, foi a exibição incompleta de algumas imagens das questões. Numa delas, em que há uma ilustração para indicar se um motorista estacionou no lugar errado, não foi possível visualizar corretamente a figura. O programa, aparentemente, cortou uma parte do enunciado.

Aplicativo corta algumas imagens de questões do simulado do aplicativo do Detran-SP.

Ao terminar o simulado, o programa diz se a pessoa conseguiu a pontuação necessária (21 acertos) e permite navegar pelas questões para ver o que está errado.

De acordo com o Detran-SP, o aplicativo foi feito por duas razões: houve crescimento no número de pessoas que buscam o simulado no site do órgão de trânsito e pelo fato de o departamento estar em fase de implantação de um sistema eletrônico de provas. A intenção do órgão é que, ao responder as questões no smartphone, o candidato tenha a sensação semelhante à do ambiente do exame oficial.

Fonte: "Aplicativo de celular ajuda a treinar para tirar carteira de habilitação - Notícias - Tecnologia." UOL Tecnologia: Notícias sobre internet, eletrônicos e inovações - Tecnologia. http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/08/20/aplicativo-para-iphone-e-android-ajuda-a-treinar-para-prova-para-tirar-cnh.htm (accessed August 20, 2013).

Canal Tech: Onde fui roubado: plataforma colaborativa contra a violência



A Wikipedia e o Waze são bons exemplos de como a colaboração entre os usuários pode fazer com que uma rede se torne uma fonte de informações preciosas. Agora, a novidade entre as plataformas colaborativas é o site Onde Fui Roubado.

O nome já diz praticamente tudo sobre o serviço: usuários denunciam anonimamente locais onde sofreram furtos, roubos, sequestro relâmpago, assalto à residências, lojas e outros tipos de crimes. As ocorrências utilizam os endereços e tipos de crime descritos pelos usuários para criar um mapa colaborativo.

Além do mapa interativo que distingue o tipo de crime por cores e permite ver maiores detalhes de cada um deles, o site traz ainda um Painel de Estatísticas onde é possível ver quantas pessoas registraram boletim de ocorrência do crime descrito, a porcentagem de vítimas por sexo, ranking de objetos roubados (aqui geralmente o celular sempre leva o primeiro lugar) e tipos de crimes mais frequentes em cada região.

As denúncias também podem sem compartilhadas com amigos nas redes sociais – Facebook, Twitter e Google+. É claro que esperamos não precisar colaborar com informações desse tipo para o site, mas é uma boa fonte de informação para que as pessoas fiquem atentas e denunciem ainda mais os atos ilícitos que acontecem em diversas regiões do Brasil. 


Fonte: Macedo , Joyce . "Onde fui roubado: plataforma colaborativa contra a violência - Redes Sociais." Canaltech. http://canaltech.com.br/noticia/redes-sociais/Onde-fui-roubado-plataforma-colaborativa-contra-a-violencia/ (accessed August 20, 2013).

Portal A TARDE: Siemens terá 10 dias para explicar denúncias



A Controladoria-Geral da União (CGU) enviou nesta segunda-feira, 19, notificação para que a Siemens se explique, em até dez dias, sobre as denúncias de envolvimento em cartel e suborno de agentes públicos no Brasil. 

O órgão avaliará, juntamente com parceiros, a retirada da multinacional do Cadastro Pró-Ética, que reconhece as empresas empenhadas em "reduzir riscos de fraude e corrupção, na busca de um ambiente mais íntegro".
O rol tem hoje 15 empresas de grande porte, como Infraero, Duratex, Caixa Econômica Federal (CEF) e Eletropaulo, que pleitearam a inclusão a um comitê gestor multilateral - além da CGU, fazem parte desse colegiado representantes de oito instituições, como o Instituto Ethos, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 

A entrada na lista, criada em abril de 2011, serve às interessadas como um carimbo de compromisso com as boas práticas corporativas.
A Siemens foi uma das primeiras admitidas, em agosto do mesmo ano, após se envolver, a partir de 2007, em escândalo de escala global que resultou em multa bilionária e sanções em vários países.Para ser aprovado no Pró-Ética, é preciso preencher um questionário e apresentar documentos que comprovem o engajamento contra fraudes. 

Desde a criação do cadastro, 138 empresas iniciaram o preenchimento do questionário, mas só 30 concluíram, sendo a metade aprovada. Para passar no funil, apesar do histórico recente de denúncias, a multinacional alemã alegou não ter diretores e gerentes condenados por corrupção e informou proibir práticas dessa natureza em seus contratos.No comunicado enviado nesta segunda, em nome do comitê gestor, a CGU requer esclarecimentos que demonstrem, à luz das novas denúncias, o compromisso da multinacional "em promover a ética e combater a corrupção".

Em 6 de setembro, o comitê gestor deve se reunir e deliberar sobre eventual suspensão ou exclusão do cadastro. "Espera-se que nos sejam enviadas informações capazes de demonstrar a efetiva aplicação das medidas previstas no programa de integridade da empresa. Acrescenta-se que seria de grande valia para avaliação do comitê esclarecer-se se há fatos que envolvam a Siemens em irregularidades após a entrada da empresa no cadastro", diz a notificação.

Fonte: Fabrini , Fábio . "Portal A TARDE - CGU: Siemens terá 10 dias para explicar denúncias." Portal A TARDE. http://atarde.uol.com.br/materias/1527127 (accessed August 20, 2013).

Portal A TARDE: Agentes britânicos destroem HDs do jornal The Guardian



Agentes britânicos destruíram discos rígidos de computadores do jornal The Guardian em uma aparente tentativa de impedir que "agentes chineses" tivessem acesso às informações vazadas pelo ex-espião norte-americano Edward Snowden ao periódico. A denúncia foi feita hoje por Alan Rusbridger, editor do Guardian, em artigo publicado na página do jornal na internet.

No artigo, Rusbridger afirma que dois agentes da GCHQ estiveram na redação do jornal para supervisionar o processo. O editor não revela explicitamente o motivo, mas dá a entender que a aparente intenção da agência britânica de espionagem seria impedir que os arquivos chegassem a "agentes chineses".

Também não está claro quando aconteceu o incidente, mas Rusbridger sugere que a destruição do número não especificado de HDs ocorreu ao longo do último mês.

A agência de espionagem denunciada pelo editor ainda não se pronunciou sobre o assunto. O Guardian vem divulgando nos últimos meses os vazamentos de informação proporcionados pelo ex-agente norte-americano Edward Snowden.

Snowden revelou ao mundo a existência de programas ultrassecretos de espionagem que permitem aos Estados Unidos espionarem praticamente qualquer coisa que se faça na internet. 

Fonte: "Portal A TARDE - Agentes britânicos destroem HDs do jornal The Guardian." Portal A TARDE. http://atarde.uol.com.br/materias/1527119 (accessed August 20, 2013).

IDG Now!: 100% das lojas online no Brasil possuem erros que impedem compras mobile


Pesquisa da DeviceLab mostra que 69% dos erros estão concentrados no check-out, especialmente na geração de boletos para pagamento.

Pesquisa realizada pelo site DeviceLab aponta que 100% das lojas com prática de comércio eletrônico possuem erros que impedem finalizar compras por meio de dispositivos móveis - o que podem prejudicar seus faturamentos. 

Foram analisados sites que representam cerca de 80% do faturamento do varejo online do Brasil. Segundo Leandro Ginane, fundador da empresa, 69% dos erros estão concentrados no check-out, especialmente na geração de boletos para pagamento. 

A DeviceLab é o primeiro laboratório de testes de dispositivos com ambiente controlado do Brasil. A experiência de compra com uso de smartphones e tablets foi avaliada nos seguintes critérios: performance, compatibilidade e usabilidade. Os dados apontam que a maior perda de faturamento é na primeira compra, clientes cadastrados enfrentam menos problemas.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 de março e 3 de maio de 2013 por profissionais especializados em UX e front-end. Durante este período, 1.701 testes de compras via dispositivos móveis foram realizados. 

Foram analisados os seguintes fluxos: busca, detalhe do produto e check out. Todos os problemas identificados que inviabilizaram a compra foram considerados críticos. Erros como a lentidão exagerada no preenchimento do cadastro e de texto longo demais paras telas pequenas, fazem parte da estatística.

A pesquisa também apontou que 14% dos sistemas operacionais, mesmo com uso de versões para smartphones, apresentaram erros críticos que impediram a compra do produto.

Os ambientes utilizados para avaliação incluíram os sistemas operacionais móveis que obtiveram maiores crescimento nos últimos meses: Android (3.2.2 – 4.0.3 – 4.0.4), iOs (5 e 6) e Windows Phone. Foram estudados também os aparelhos com maior penetração no Brasil: Samsung Galaxy Tab (7’’e 10’’), iPad (2 e 3), iPhone 4S e 5, Samsung Galaxy SIII e SII e Nokia Lumia 800. A pesquisa foi realizada com browsers originais dos aparelhos.

Clientes com Android e Windows Phone foram os com mais dificuldade de acesso à ferramenta de busca, isso porque diversas vezes o teclado apresenta comportamento instável. Visualizar imagens e as descrições dos produtos é difícil de visualizar em qualquer aparelho e sistema operacional.

O check-out também exibiu problemas, em especial no passo de entrega e endereço. Segundo a pesquisa, 25% dos erros no carrinho de compras foram localizados no Android 3.2.2. A confirmação da compra também teve índice negativo neste sistema operacional, 63% dos erros no passo de confirmação foram encontrados no Android.

A pesquisa também aponta algumas dicas para melhorar a experiência de compra com dispositivos móveis no Brasil: “É fundamental ouvir os clientes e inseri-los no processo de planejamento, desenvolvimento e implantação para impulsionar as vendas pelo m-commerce”, explica Leandro Ginane.

Entre as recomendações estão a utilização do corretor automático, para tornar a busca mais relevante e intuitiva, pois erros de digitação são mais comuns em mobile. Outra dica é a revisão da arquitetura da informação, para facilitar a leitura das informações em telas menores. Recomendações como o uso da geolocalização, diminuição na quantidade de informações solicitadas no cadastro e a funcionalidade 1-click purchase, planejada especialmente para clientes que estão em movimento, são algumas formas de aperfeiçoar o check-out.

"O Brasil concentra grande parte dos acessos provenientes de dispositivos móveis em aparelhos antigos. No entanto, com a quantidade de novos lançamentos a cada seis meses, é fundamental perceber como é a experiência de uso nos novos aparelhos também", afirma Ginane.

Fonte :"100% das lojas online no Brasil possuem erros que impedem compras mobile - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2013/08/19/100-das-lojas-online-no-brasil-possuem-erros-que-impedem-compras-mobile/ (accessed August 20, 2013).

INFO: Anatel pode antecipar instalação do 4G em todo o Brasil


 
Segundo o presidente da Anatel, João Rezende, as 
redes 4G e 3G devem ser massificadas.

Brasília – O prazo para que o acesso à internet móvel com as tecnologias 3G e 4G esteja disponível em todos os municípios brasileiros poderá ser antecipado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As metas serão revistas durante a elaboração do edital da faixa de 700 mega-hertz (MHz), que será destinada ao 4G.

Segundo o presidente da Anatel, João Rezende, a prioridade é estabelecer no edital a obrigação das operadoras que vencerem o leilão de levar redes de alta capacidade a todos os municípios, mas a antecipação em um ou dois anos das metas de internet móvel também pode entrar na negociação.

“Vamos ter que calcular qual o valor financeiro da faixa, se há condições de fazer, ou não, essa antecipação. Temos que colocar rede de alta capacidade nos municípios, ver qual o valor dessa faixa [de 700 MHz] tem e ver por quais obrigações vamos trocar. É possível que façamos a antecipação, mas vamos ter que fazer as contas”, disse Rezende à Agência Brasil.

As metas para a universalização da 3G e da 4G são para 2017 e 2019, respectivamente. Segundo Rezende, ainda existem cerca de 1,5 mil municípios que não contam com a tecnologia 3G no país. “Está muito longe 2017 para o 3G, tem que antecipar tudo e de fato massificar o 3G e o 4G, tem muita gente só com o 2G ainda.”

De acordo com Rezende, o leilão da faixa de 700 MHz poderá ser feito em abril ou maio do ano que vem e o edital deve ser divulgado em dezembro. “Estamos trabalhando com esse calendário.”

Fonte: "Anatel pode antecipar instalação do 4G em todo o Brasil | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/2013/08/anatel-pode-antecipar-instalacao-do-4g-em-todo-o-brasil.shtml (accessed August 20, 2013).

G1: Campanha humanitária anual da ONU se volta para redes sociais


A Organização das Nações Unidas (ONU) recorreu às redes sociais para arrecadar dinheiro e conscientizar a população sobre crises humanitárias que estão fora da pauta global.

A ONU apresenta nesta segunda-feira (19) a campanha para as redes sociais por ocasião do Dia Humanitário Mundial, que promove a assistência social e homenageia anualmente trabalhadores humanitários que morreram em atividade, disse a subsecretária-geral Valerie Amos.

"Basicamente, o que acontece todos os anos é que há crises que ganham os holofotes, (e) a Síria está no topo da pauta atualmente", disse Amos, coordenadora de emergências da ONU, à Reuters.

 
Chefe de assuntos humanitários da ONU, Valerie Amos, 
em foto tirada em março.

"Há lugares como Afeganistão, Iêmen, Haiti e Colômbia que continuam tendo necessidades humanitárias, mas que podem ter saído da pauta global."

Sob o slogan "O Mundo Precisa Mais", a campanha terá parcerias com artistas e corporações para angariar fundos por redes sociais como o Twitter.

Artistas associados ao programa tuitarão uma palavra como "força", "amor" ou "humanidade" (em inglês), e patrocinadores corporativos vão doar um dólar a um fundo humanitário da ONU a cada retuíte.

Entre os participantes estarão a cantora Beyoncé, o ator indiano Amitabh Bachchan, o escritor brasileiro Paulo Coelho e o comediante norte-americano Kid President, de 10 anos.

O dia 19 de agosto foi declarado pela ONU como o Dia Humanitário Mundial em homenagem aos 22 funcionários que morreram em um atentado nesse dia no Iraque, incluindo o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, representante especial da missão da ONU no Iraque.

Fonte: "G1 - Campanha humanitária anual da ONU se volta para redes sociais - notícias em Mundo." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/08/campanha-humanitaria-anual-da-onu-se-volta-para-redes-sociais.html (accessed August 20, 2013).

G1: Anatel pede informações a empresas sobre segurança contra espionagem



O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista de Rezende, afirmou que a agência está levantando informações junto a empresas brasileiras sobre a segurança na rede de internet após as denúncias de espionagem por parte do governo americano. Ele participa nesta segunda-feira (19) de workshop sobre conectividade na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

"A Anatel não regula internet, regula telecom, não mexe com conteúdo. Mas cobramos das empresas que regulamos toda a atenção possível na preservação dos dados dos usuários. Perguntamos como é a rede, como é o sistema, se tem barreira contra vazamento de dados", explicou.

Rezende disse ainda que "os americanos dizem que não estão investigando empresas brasileiras, só as americanas como Google e Facebook", mas mesmo assim o governo trabalha o tema no nível diplomático por meio do Itamaraty e tem planos de levar a discussão para a Organização das Nações Unidas, uma vez que vários países vêm reclamando da postura dos Estados Unidos.

Enquanto o telefone fixo mostra tendência de estagnação, com os minutos usados pelos consumidores caindo de 8% a 10% ao ano, a banda larga móvel 3G já chega a 2.930 cidades brasileiras, atendendo a cerca de 90% da população, um crescimento de 430% deste 2010 - são 64 milhões de chips em operação no país em 2013, segundo a Anatel.

Mas sempre vai haver sobrecarga e descompasso entre a necessidade de infraestrutura e o serviço que o cidadão quer, a qualidade do serviço ainda não é a ideal, disse o presidente da agência.

Segundo Rezende, o usuário de banda larga fixa e móvel quer convergência em pacotes de serviços. Mas a infraestrutura para o crescimento das redes é um desafio principalmente nas restrições das postura municipais em relação à instalação de antenas.

"Sempre cito como exemplo a cidade e Campinas, em São Paulo, onde não se pode instalar antenas a menos de 300 metros de qualquer coisa. Se me perguntam se vai ter 4G lá, digo que não", explicou.

Ele disse ainda que o setor público está atrasado em soluções de internet.

"Nos atendimentos nos Detrans e outros órgãos públicos se percebe que setor público tem que gastar e investir em tecnologia para melhorar o atendimento da população", disse.

Segundo Rezende, a Anatel considera importante resolver os conflitos que envolvem a implantação da infraestrutura de telecomunicações, que tem demanda crescente e requer investimentos, e produção de conteúdo.

"Países como Alemanha e França estão preocupados com esse novo modelo de convergências. Quem financia o quê? Todos os aplicativos são americanos. Isso leva até à à questão da espionagem. A internet mundial passa pelos Estados Unidos. O e-mail me convidando para esse evento passa pelos Estados Unidos. Os americanos sabem que eu estou aqui", disse Rezende, explicando o debate sobre internet gira em torno de temas como direito autoral, privacidade e segurança, neutralidade da rede e acesso à infraestrutura.

Fonte: Quaino, Lilian . "G1 - Anatel pede informações a empresas sobre segurança contra espionagem - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/08/anatel-pede-informacoes-empresas-sobre-seguranca-contra-espionagem.html (accessed August 20, 2013).

IDG Now!: Prisões dos EUA causam polêmica ao liberar uso de tablets entre detentos



Programa na Flórida permite uso de Kindle entre presos, por exemplo. Sete estados do país já permitem a prática, criticada por grupos de assistência às vítimas.

Algumas prisões dos EUA vem causando polêmica ao permitir que detentos usem tablets para se comunicarem com seus familiares e amigos enquanto estão atrás das grades. As informações são do jornal USA Today.

O assunto voltou à tona nesta semana com o estado de Ohio adotando a controversa iniciativa. Até então, pelo menos outros seis estados, como Dakota do Norte, Washington, Lousiana e Geórgia, já permitiam a prática em suas prisões.

A expectativa dos defensores da novidade é que o uso dos tablets se torne uma ferramenta educacional para os presos. “Nós temos a expectativa e a esperança de transformar isso em uma boa ferramenta educacional”, afirmou o porta-voz do Departamento de Correção e Reabilitação de Ohio, Ricky Seyfang, em entrevista ao jornal norte-americano.

Em resposta aos críticos, preocupados com o possível uso dos tablets para atividades ilegais pelos presos, o CIO do departamento correcional da Flória, Douglas Smith III, disse que “nosso desafio é sempre sobre como vamos dar aos detentos o acesso a essas ferramentas enquanto protegemos a segurança pública ao mesmo tempo”. O estado lançou um programa piloto em 2012 para testar o uso de aparelhos Kindle, da Amazon, entre seus presos.

Grupos de direitos às vítimas criticam duramente a medida. Para a diretora de comunicação da Organização Nacional de Assistência à Vítima, Kristy Dyroff, o uso dos tablets nas prisões pode levar “a um acesso irrestrito e sem supervisão em que os detentos podem voltar a atormentar ou continuar a intimidar suas vítimas”.

Nos estados que permitem o uso de tablets em prisões, os detentos ou seus familiares podem comprar um mini-tablet por 50 dólares para eles possam realizar atividades como enviar e-mails e ouvir música.

Fonte: "Prisões dos EUA causam polêmica ao liberar uso de tablets entre detentos - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/08/19/prisoes-dos-eua-causam-polemica-ao-liberar-uso-de-tablets-entre-detentos/ (accessed August 20, 2013).

Convergência Digital: Governo abre escritório no Vale do Silício para apoiar startups nacionais



O governo brasileiro inaugura nesta semana, na próxima sexta-feira, 23/8, em São Francisco, nos Estados Unidos, um novo escritório voltado a incentivar negócios entre startups nacionais de base tecnológica e empresas do Vale do Silício americano, centro mundial de empresas de tecnologia.

Esse centro de negócios já era previsto como parte das iniciativas do programa de incentivo às empresas iniciantes – Startup Brasil, exatamente com o objetivo de atrair investidores assim como levar o resultado das startups ao mercado americano.

“O Vale do Silício é um grande canal para induzir reflexões no modelo de negócios das empresas brasileiras. O Brasil vai chegar lá para aprender, conhecer e, também, para mostrar seu potencial em tecnologia e inovação”, diz o presidente da Apex, Mauricio Borges, que também terá representação no local.

No fim de julho, o Ministério da Ciência e Tecnologia anunciou os 56 projetos selecionados para a primeira turma de aceleração do programa Startup Brasil que contarão, cada um com até R$ 200 mil na forma de bolsas para pesquisa concedidas pelo CNPq.

Paralelamente, as empresas iniciantes terão apoio das ‘aceleradoras’, empresas também selecionadas que atuam em parceria com as startups, associando-se aos projetos, e que podem investir até R$ 1 milhão em cada uma das ainda pequenas mas promissoras companhias tecnológicas. 

Fonte: Grossmann, Luís Osvaldo . "Governo abre escritório no Vale do Silício para apoiar startups nacionais - Convergência Digital - Inovação." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34594&sid=3#.UhNpINIp9Ns (accessed August 20, 2013).
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Quando BYOD se converte em 'traga sua própria destruição' - Information Week

Fabio Assolini, analista sênior de malware da Kaspersky


Líderes ainda sofrem para lidar com dispositivos móveis trazidos pelos usuários com fim de uso corporativo

Mesmo com políticas estabelecidas para a tendência do BYOD (sigla em inglês para “traga seu próprio dispositivo”), a gestão de dispositivos móveis ainda é uma grande dor de cabeça para CIOs de companhias dos mais diversos portes. Segundo o analista sênior de malware da Kaspersky, Fábio Assolini, muitas das corporações transformam o significado da sigla em ‘traga sua própria destruição”.

Nesta segunda-feira (19), durante a 3ª. Cumbre Lationamericana de Analistas de Seguridad 2013 em Cancun, México, o especialista citou números da B2B Internacional. Segundo a consultoria, 72% das empresas em todo o mundo consideram BYOD “o futuro da TI”, mas 34% se arriscam a ser vítimas da fuga de dados por não ter controle de dispositivos móveis que empregados utilizam nas empresas. “Na área de segurança, trata-se da exploração de pontos frágeis, por onde é mais fácil invadir. E os smartphones certamente são exemplos disso”, relata Assolini.

A partir do controle de smartphones e tablets, cibercriminosos podem ter acesso a agendas de contatos para elaboração de ataques complexos de engenharia social, dados sigilosos corporativos úteis para espionagem industrial, dentre outras possibilidades. Além de tudo, o universo de mobilidade possui alguns mitos que levam a descuidos dos líderes de TI, abrindo ainda mais a porta para ameaças.

Um deles é que o sistema iOS é mais seguro. “De fato, o Android possui muito mais vulnerabilidades, mas isso é porque o sistema possui liderança em market share. Apenas nos seis primeiros meses de 2013, a Kaspersky encontrou mais de 100 mil aplicativos maliciosos para Android”, conta o especialista. O controle da Apple sobre os apps de sua loja, contudo, não é 100% eficaz – em sua apresentação, Assolini deu quatro exemplos de aplicativos fraudulentos, de jogos a softwares para otimização de uso do aparelho ou até mesmo para fins corporativos, como um fake do Microsoft Word. “Como os desenvolvedores podem publicar apps fraudulentos, imaginem quantos dados corporativos eles podem roubar”, alerta Assolini.

Apesar de tudo isso, o cenário de risco não deve ser barreira para permitir o uso de aparelhos pessoais no ambiente de trabalho, por mais que um device unicamente corporativo seja a opção mais segura. “Vai depender do porte e da estratégia da empresa para determinar qual a abordagem viável. Ambas precisam de cuidados”, recomenda.

Para um BYOD seguro, Assoli lista boas práticas para o gestor de TI. Ele aconselha usar um bom antivírus e um software de gestão de dispositivos móveis (MDM), criptografar dados nos aparelhos, usar senhas seguras e dar preferência para 3G – no caso de redes wi-fi públicas, usar VPNs. Também é necessário redobrar o cuidado ao instalar aplicativos e ao acessar e-mails de remetentes desconhecidos.

E as precauções nunca são demais. “No último Black Hat [evento de segurança que acontece nos Estados Unidos eem 2013 terá edição no Brasil], pesquisadores mostraram como cibercriminosos conseguem invadir smartphones por meio de carregadores públicos. Então, incluímos isso também na lista: não use carregadores compartilhados, como aqueles encontrados em aeroportos”, conclui.

Fonte:  OD. "Quando BYOD se converte em 'traga sua própria destruição' - Information Week." Information Week. http://informationweek.itweb.com.br/15219/quando-byod-se-converte-em-traga-sua-propria-destruicao/ (accessed August 20, 2013).



CIO: Seis mitos da carreira em tecnologia precisam cair



As peculiaridades do mercado de tecnologia impactaram diretamente nos requisitos para quem atua no setor. Assim, o que se vê hoje é que quem opta pela carreira em TI está sujeito a algumas regras e comportamentos que nem sempre são encontrados em outros departamentos.

A adesão cega a esses comportamentos padrão de TI, no entanto, pode ser bastante prejudicial para os profissionais.

Confira seis mitos a respeito da carreira em tecnologia que precisam ser quebrados, pelo bem do setor:

1 – Trabalhar longas horas é sinônimo de sucesso

Trabalho duro representa um pré-requisito para a maioria das posições de TI, mas isso não é medido em horas no escritório. Uma agenda muito ocupada e extensa pode acabar afetando a produtividade, por conta da exaustão do profissional. Além disso, trabalhar até muito tarde todos os dias pode passar a impressão de que o profissional falha ao gerenciar seu próprio tempo.

Se as horas diárias de trabalho não são suficientes para cumprir com todas as atividades, o profissional precisa conversar com seu supervisor para estudar prioridades de projetos, delegar tarefas ou solicitar mais recursos para a companhia.

2 – Quanto mais certificações, melhor

O mercado é altamente competitivo, razão pela qual alguns profissionais são tentados a buscar cada nova certificação que aparece. Mas essas credenciais só têm valor quando associadas a alguma experiência.

A escolha pelos treinamentos e certificações deve estar de acordo com as atividades de trabalho atuais e aquelas vislumbradas no futuro pelo profissional.

3 – Especialização acima de tudo

O departamento de TI sempre precisará de especialistas em certas tecnologias, mas ser bem-sucedido no cenário atual requer a habilidade de expandir o escopo de atuação de acordo com as necessidades da empresa.

Com isso, o profissional não pode desperdiçar oportunidades de atuar em projetos ou em áreas que ajudem a ampliar suas competências. Ao demonstrar o comprometimento com a busca de novas habilidades, o profissional ganha mais chances de crescer na companhia.

4 – Agarrar qualquer nova responsabilidade

A atitude do profissional que diz saber fazer de tudo não vai ajudar em nada se ele se responsabilizar por algum trabalho que não pode fazer. Quando alguém se voluntaria para projetos que se estão além das suas habilidades podem criar dores de cabeça para todo o departamento.

Em cada caso, o profissional deve ser perguntar se tem o que é necessário para executar o projeto. Em algumas situações, faz mais sentido ter um papel coadjuvante e aproveitar para ganhar aprendizado.

5 – Sempre buscar promoções

É fácil se deslumbrar com um cargo mais pomposo ou um salário mais alto, mas antes de aceitar uma promoção é bom considerar todos os impactos da mudança, incluindo o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

É interessante ponderar também se haverá tempo de devotar tempo às tarefas profissionais que dão mais prazer. Aceitar um papel com mais responsabilidade só pelo salário ou pelo prestígio pode minar a satisfação e acelerar a morte da carreira.

6 – Acima de tudo, impressionar o chefe

A reputação do profissional de TI é construída com diversas esferas da organização. Assim, quem atua no setor não deve estar preocupado apenas em agradar o superior, mas deve também manter um bom relacionamento com os profissionais de outras áreas de negócio.

O profissional que ajuda seus pares sempre que possível, sem se desgastar demais, está em vantagem, pois ele tem aliados para os próprios projetos em momento difíceis, de prazos apertados. E o chefe gosta mais de prazos cumpridos do que de reverências.

Uma definição resume as dicas: a melhor forma de mostrar à empresa que tem valor é proporcionar resultado. O profissional deve focar nos maiores benefícios que pode trazer ao empregador, sem se preocupar se as pessoas estão enxergando o quão duro você trabalho e o que você alcança. A forma mais interessante de manter a evolução na carreira é deixar um rastro de sucesso consistente.

Fonte: Willmer, Dave . "Seis mitos da carreira em tecnologia precisam cair - CIO." CIO - Gestão, estratégias e negócios em TI para líderes corporativos. http://cio.uol.com.br/carreira/2013/08/20/seis-mitos-da-carreira-em-tecnologia-precisam-cair/ (accessed August 20, 2013).

G1: Detida na Tailândia, equipe do Google é liberta após jurar à estátua do Buda


 
Carro do Google Street View foi flagrado em Cuiabá. 

Uma equipe do Google que captava imagens para o Google Street View foi detido por moradores de uma vila na Tailândia e somente liberada após jurar a uma estátua do Buda que não estava levantando dados para construir uma barragem na região.

Segundo o jornal “The Guardian”, a empresa confirmou o incidente, que ocorreu no vilarejo de Sa-eab, que fica no norte do país e a 615 km da capital Bangkok. Cerca de 20 moradores bloquearam o veículo da companhia de internet que faz o registro das imagens.

A cidade é conhecida pelos protestos contra projetos de barragens promovidos por grupos de ambientalistas. O site “Prachatai” publicou uma nota do representante dos moradores se desculpando com o Google.

“[Nós] pedimos desculpas ao oficial, ao Google, assim como ao povo tailandês e aos cidadãos do mundo”, escreveu.

Além de enfrentar problemas para captar as imagens para o serviço, o Google teve também que explicar na Justiça o recolhimento sem consentimento de dados pessoais feitos pelo equipamento.

Por meio de um equipamento acoplado ao veículo que transmitia as imagens para os servidores do Google, a companhia acessou redes domésticas de redes Wi-Fi que não necessitavam de senha e recolheu algumas informações pessoais de brasileiros.

No Brasil, a captura invasiva foi contestada pelo Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática (IBDI). O mesmo processo de captação e as invasões ocorreram em todo o mundo. Ao redor do mundo, a companhia foi alvo de ações semelhantes pelo incidente.

Nos Estados Unidos, lar da empresa, o Google não cooperou com as investigações e foi multado em US$ 25 mil. Após pressão dos procuradores de 38 Estados norte-americanos, a empresa admitiu em um pronunciamento público a invasão.

Para encerrar a questão, um acordo foi fechado em que a companhia se comprometia a destruir e-mails, senhas e históricos recolhidos, além de pagar uma indenização por danos morais coletivos de US$ 7 milhões.

A empresa também foi alvo de investigações na Europa. Na Alemanha, recebeu multa de 150 mil euros. Baseado na repercussão da invasão, o Instituto acionou a Justiça para obter esclarecimentos sobre se a coleta de dados pessoais ocorreu também no Brasil.

Fonte: "G1 - Detida na Tailândia, equipe do Google é liberta após jurar à estátua do Buda - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/08/detida-na-tailandia-equipe-do-google-e-liberta-apos-jurar-estatua-do-buda.html (accessed August 20, 2013).

INFO: Índios mexicanos criam própria operadora de telefonia celular


 
Homem usa telefone celular em Talea de Castro, 
estado mexicano de Oaxaca.

Villa Talea de Castro - Apesar de nenhuma empresa de telefonia celular ter se aventurado em seu povoado, escondido entre as montanhas do sul do México, Ramiro pode telefonar a seus filhos graças à primeira rede criada por e para indígenas no país.

"Bem-vindo à Rede Celular de Talea (RCT), para se registrar vá à rádio com esta mensagem", diz um texto que chega automaticamente aos usuários de telefonia móvel que visitam o povoado de Sierra Norte de Oaxaca.

Os habitantes da Villa Talea de Castro, majoritariamente indígenas de origem zapoteca, vivem do cultivo do café, apesar de muitos jovens migrarem frequentemente a grandes cidades e até para os Estados Unidos em busca de melhores oportunidades.

"Tenho dois filhos que vivem fora do povoado e pelo menos dois ou três vezes por semana me comunico com eles", afirma à AFP Ramiro Pérez, um funcionário de um restaurante, convencido dos benefícios que a tecnologia trouxe a seu povoado.

"Além disso, meus clientes me pedem comida por telefone. Por apenas 15 pesos (US$ 1,15) ao mês, faço e recebo todas as chamadas necessárias para meus assuntos familiares e para meu negócio", diz o homem, de 60 anos, que até três meses era usuário constante das cabines telefônicas que cobravam "até dez pesos por minuto".

Por considerar pouco rentável, as grandes empresas de telefonia celular se negaram durante anos a prestar seus serviços em Talea, mas a população adotou um sistema e criou sua própria companhia. O modelo vem da organização Rhizomatica, que busca levar a comunicação móvel a áreas marginais por meio de um equipamento de sistema global (GSM) de baixo custo, software livre e tecnologia Volp (Voice over IP), que permite transmitir voz de forma digital por meio da Internet.

Buscamos "utilizar todos os fragmentos do espectro radioelétrico que existem por todo o espaço aéreo mexicano e que as concessionárias telefônicas se negam a utilizar por inviabilidade financeira", disse à AFP, Israel Hernández, um dos pioneiros do projeto.

Os indígenas obtiveram uma licença de dois anos da estatal Comissão Federal de Telecomunicações (Cofetel) para testar o equipamento, proporcionado por uma empresa norte-americana. Assim nasceu a RCT, que utiliza o espectro radioelétrico para chamadas locais e Internet para se comunicar com o restante do mundo.

Até Villa Talea de Castro, localizada a cerca de 115 quilômetros ao norte de Oaxaca (capital do estado homônimo), a América Móvil, a empresa de telefonia do magnata mexicano Carlos Slim que domina a América Latina com seus 262 milhões de assinantes, não tem operações.

O secretário da Sindicância Municipal, Alejandro López, comentou que uma das empresas à qual foi solicitado o serviço inclusive pediu à Talea - de 2.500 habitantes - um padrão de 10.000 usuários potenciais, além da construção de um caminho até um morro onde seria instalada a antena, assim como um trecho de rede elétrica de seis quilômetros.

"Apesar de algumas falhas técnicas, porque estamos em período de teste, o projeto foi bem-sucedido. Após três meses do começo das operações, temos mais de 600 usuários por mês e o equipamento que nos emprestaram para teste já é insuficiente porque só tem 11 linhas", afirmou o funcionário.

Por 15 pesos, os usuários podem realizar todas as chamadas locais que queiram com uma única condição: não devem falar mais de cinco minutos para que as 11 linhas não fiquem saturadas, explicou.Se os habitantes precisam telefonar ao exterior, devem pagar pouco menos de 80 centavos de peso mexicano (USD 0,06) por minuto, um preço inferior à maioria das tarifas comerciais.

Diante do sucesso obtido, os sócios da RCT - que são todos os habitantes do povoado - decidiram comprar seu próprio equipamento com capacidade para 35 linhas simultâneas, que será instalado nas próximas semanas.

Segundo Hernández, a etapa seguinte do projeto consiste em formar uma cooperativa de povos indígenas "para solicitar em concessão ao Estado mexicano esse pedaço de frequências livres para se comunicar por telefonia celular com as comunidades rurais do país".

Fonte: "Índios mexicanos criam própria operadora de telefonia celular | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/ti/2013/08/indios-mexicanos-criam-propria-operadora-de-telefonia-celular.shtml (accessed August 20, 2013).

Olhar Digital: Pais poderão controlar navegação dos filhos pelo Chrome



O Google quer tornar a navegação pelo Chrome mais segura, e para isso fará com que edições futuras do browser venham com opções de controle de acesso. Dessa forma, pais poderiam obrigar os filhos a passar por uma área específica na hora de visitar a internet.

A novidade apareceu na versão Canary do Chrome, que é usada por desenvolvedores para testes, e então tornada pública pelo pessoal do Browser Fame.

É possível ver opções para escolha de imagem e nome do usuário, tudo feito pelo administrador, que ainda decide o que o outro poderá acessar.




Fonte: "Olhar Digital: Pais poderão controlar navegação dos filhos pelo Chrome." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/pais-poderao-controlar-navegacao-dos-filhos-pelo-chrome/36826 (accessed August 20, 2013).