sexta-feira, 30 de maio de 2014

Folha de São Paulo: Google admite problema de diversidade



Folha de São Paulo: Com maioria de funcionários homens e brancos, Google admite problema de diversidade

Dados sobre diversidade do Google mostram que mulheres e minorias tem pouquíssima representação na empresa
Depois de ser alvo de protestos por maior transparência, o Google revelou na quinta-feira (29), pela primeira vez na história da companhia, informações sobre a diversidade étnica e de gênero de seus funcionários.

O relatório divulgado mostra que, assim como costuma acontecer na indústria de tecnologia no geral, mulheres e minorias tem pouquíssima representação na companhia. Do total de empregados em todo o mundo, 70% são homens. Nos Estados Unidos, brancos respondem por 61% da mão-de-obra.

A diferença de gênero é ainda maior quando considerados engenheiros e programadores – só 17% são mulheres. O número reduzido de funcionárias também se repete em cargos de direção: apenas 21% dos executivos são do sexo feminino.

Em termos de composição étnica, os dados divulgados só abrangem os empregados do Google nos EUA. Dentre eles, 2% são negros e 3%, hispânicos. Enquanto isso, asiáticos correspondem a 30% da mão-de-obra, ainda assim, 31 pontos percentuais atrás de brancos.

Durante anos, o Google se negou a divulgar esses dados. O compromisso só foi feito após protestos de grupos que acusavam a companhia de não contratar pessoas suficientes que pertencessem a minorias, como negros e hispânicos.Num post no blog oficial do Google, o vice-presidente sênior para recursos humanos Laszlo Bock admitiu que a empresa está "muito distante de onde quer estar" quando assunto é diversidade.

"Sempre fomos relutantes em publicar esse números. Agora percebemos que estávamos errados, e que é hora de sermos francos sobre esses problemas", escreveu Bock.

Fonte: "Folha de S.Paulo." Com maioria de funcionários homens e brancos, Google admite problema de diversidade. N.p., n.d. Web. 30 May 2014. .

UOL: Anatel: Vivo deve dar desconto de 24% a clientes de telefonia fixa em SP

UOL: Anatel: Vivo deve dar desconto de 24% a clientes de telefonia fixa em SP

    Clientes da Vivo de telefonia fixa terão desconto no valor da assinatura, segundo decisão da Anatel
    A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou nesta quinta-feira (29) que clientes de telefonia fixa da Telefônica Vivo em São Paulo terão um desconto de 24,32% no valor da assinatura praticado atualmente. Apesar da decisão, a companhia pode recorrer e o desconto pode ser menor.
    Se prevalecer o que foi estabelecido pela agência de telecomunicações, assinantes residenciais de telefonia fixa passarão a pagar R$ 22,61 (o valor atual é R$ 29,89), assinantes não-residenciais e de tronco vão pagar R$ 38,68 (o valor atual é R$ 51,11) e clientes do telefone popular vão pagar R$ 7,45 (o valor atual é de R$ 9,85).
    De acordo com a Anatel, o desconto na assinatura que a Telefônica Vivo dará aos clientes tem relação com a simplificação de operações dentro da empresa.
    O grupo de telecomunicações controlava uma série de companhias que prestavam serviço dentro da própria Telefônica Vivo. Para tornar o processo mais fácil, a companhia unificou as atividades em dois CNPJs (Cadastro nacional da pessoa jurídica) e a economia em impostos será tirada do preço de assinatura pago pelos clientes.
    Segundo a Anatel, a empresa ainda pode recorrer da decisão e a redução no preço de assinatura pode ser de 21,49%, em função de uma ação judicial registrada pelo grupo de telefonia.
    Em comunicado, a Telefônica Vivo informou que "entregará a documentação necessária para atender a decisão judicial obtida na tarde desta quinta-feira, que define a revisão tarifária em 21,49%". O grupo ainda afirmou que esperará o veredicto da Anatel e implementará a revisão dos valores.
    A decisão desta quinta-feira da agência de telecomunicações começa a valer a partir da publicação do conteúdo no "Diário Oficial", que deve acontecer nos próximos dias.

Olhar Digital: App transforma fone de ouvido em aparelho auditivo



Olhar Digital: App transforma fone de ouvido em aparelho auditivo


Estudantes argentinos de engenharia criaram um aplicativo que ajuda pessoas com distúrbios auditivos. Funciona assim: depois de instalado no celular, o uSound transmite o áudio remotamente para o fone de ouvido do usuário; assim, basta posicionar o aparelho a distância, no local onde deseja captar o som.

O aplicativo também realiza o serviço de audiometria preventiva, para monitorar os níveis de audição e emitir alertas caso haja diferenças significativas. Neste caso, de acordo com os resultados, o app aumenta ou diminui o volume do fone automaticamente. 

Disponível apenas para Android, o uSound custa US$ 2,50 (R$ 5,50) por mês e também oferece player de música com as mesmas configurações de controle de som. Os criadores da plataforma - que já têm escritórios na Argentina - planejam expansão para Espanha e Estados Unidos.

Olhar Digital: Google pode ser uma ameaça no setor automobilístico, prevê GM



Olhar Digital: Google pode ser uma ameaça no setor automobilístico, prevê GM

O Google revelou nesta semana seu primeiro protótipo de carro autônomo, capaz de dirigir sem qualquer tipo de intervenção humana. Foi o suficiente para causar rebuliço na indústria automobilística. Um executivo da GM, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, já vê a empresa como uma “séria ameaça competitiva” se continuar neste caminho.


“Qualquer um pode fazer qualquer coisa com tempo e dinheiro suficientes. Se eles decidirem se esforçar para isso, não tenho dúvidas de que eles se tornarão uma ameaça”, afirma Mark Reuss, chefe de desenvolvimento de produto na General Motors, em entrevista à Bloomberg.

A declaração se segue após o anúncio de que o Google produzirá 100 carros capazes de dirigir sozinhos para fins de testes. Por enquanto, os veículos irão se deslocar a uma velocidade máxima de 40 km/h.

No entanto, mesmo que o Google esteja produzindo seus próprios carros para testes, não há previsão se eles de fato lançarão os veículos para os consumidores. Eles podem simplesmente licenciar sua tecnologia para outras fabricantes.

A GM, por sua vez, também está testando seus próprios recursos para carros autônomos, com uma tecnologia chamada Super Cruise, com alguns comandos autônomos, como controle de velocidade, freio e direção seguindo as orientações da pista. Reuss crê que a tecnologia deve chegar em alguns anos, mas será uma transição suave.

“Será uma mudança gradual, nada que irá dobrar a mente das pessoas”, ele diz. No entanto, ele crê que as cidades não serão tomadas por carros autônomos por um bom tempo.

Olhar Digital: Microsoft busca estagiários no Brasil

Olhar Digital: Microsoft busca estagiários no Brasil

A Microsoft Brasil abre hoje as inscrições para o processo seletivo que vai contratar estagiários para seus escritórios em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. O recrutamento é dividido em três etapas: testes online, etapa presencial na Cia. de Estágios, parceira da empresa na seleção, e no Microsoft Technology Center.

As oportunidades são direcionadas a candidatos regularmente matriculados nos seguintes cursos superiores, estando no penúltimo ou último ano da faculdade: Administração, Ciência da Computação, Direito, Economia, Engenharia, Jornalismo, Marketing, Publicidade, Relações Internacionais e Sistemas de Informação.

Segundo a Microsoft, os interessados devem demonstrar automotivação, agilidade, habilidade de comunicação, capacidade de trabalhar em equipe e de tomar decisões. Além disso, é necessário inglês avançado para conversação e escrita. 

As inscrições vão até 5 de junho e devem ser feitas neste site.

Sobre

Durante o programa chamado "Challengers" (Desafiadores, em português), que dura entre um e dois anos, os estagiários atuam em projetos individuais e em grupo com o objetivo de trazer soluções e impactar os resultados da empresa, com o auxílio de executivos da Microsoft. Atualmente, 130 jovens brasileiros trabalham neste módulo.

Olhar Digital: Relógio da Microsoft será compatível com Android e iOS, dizem fontes

Olhar Digital: Relógio da Microsoft será compatível com Android e iOS, dizem fontes



Surgiu em 2013 o rumor de que a Microsoft está criando um relógio inteligente, apesar de patentes comprovarem que a companhia teve a ideia há pelo menos dois anos. Pouco se sabe sobre isso, mas a Forbes publicou uma reportagem com base em fontes que garantem: o produto existe.

Não há muitas novidades, na verdade, exceto pela informação de que o dispositivo será compatível com os sistemas das concorrentes Apple e Google, pois ofereceria sincronização com iPhones e aparelhos com Android - além, claro, do Windows Phone.

Outra coisa que a Forbes afirma é que o relógio será capaz de acompanhar os batimentos cardíacos do usuário durante todo o período em que ele estiver com o aparelho, graças a uma tecnologia emprestada da divisão Kinect.

A bateria duraria dois dias e não há informações sobre data de lançamento, só uma aposta de que ele deve ocorrer no meio do ano. A Microsoft não deu declarações a respeito.

Olhar Digital: AMD diz que plataforma da Nvidia é "ameaça aos gamers"



Olhar Digital: AMD diz que plataforma da Nvidia é "ameaça aos gamers"


O diretor de engenharia da AMD, Robert Hallock, classificou a plataforma da concorrente Nvidia GameWorks "uma clara ameaça aos gamers" por supostamente prejudicar o desempenho dos jogos em suas placas de vídeo, como no caso do recém-lançado Watch Dogs.

A AMD alega que os títulos projetados com a ajuda da rival rodam mais lentamente em sua plataforma, de forma artificial. Além disso, acusa a Nvidia de limitar seu relacionamento com as desenvolvedoras, impedindo a sugestão de melhorias nos softwares.

Em entrevista à Forbes, o diretor de engenharia da Nvidia, Cem Cebenoyan, nega prejudicar a concorrente e diz que os engenheiros da empresa costumam frequentar as empresas contratantes para ajudar desenvolvedores e gamers a utilizarem ferramentas e otimizarem os jogos.

Olhar Digital: Intel prevê lançamento de camisa inteligente neste ano



Olhar Digital: Intel prevê lançamento de camisa inteligente neste ano

Há alguns anos a indústria de tecnologia tem se mobilizado para a tecnologia “vestível”. Os maiores reflexos disso são os relógios e pulseiras inteligentes. Para a Intel, o próximo passo pode ir além: camisas inteligentes são o que a área reserva para um futuro próximo.

O CEO Brian Krzanich se apresentou na Code Conference com a camiseta cheia de sensores. A tecnologia é aplicada para o monitoramento da saúde, como o batimento cardíaco e até mesmo a emoção dos usuários. Os sensores se comunicam com um aplicativo no smartphone.

Ela está mais próxima do mercado do que se imagina. O executivo prevê que ela seja comercializada ainda no terceiro trimestre deste ano.

A camiseta tem uma bateria que não deve ser molhada, o que parece ser um problema de design, já que ela pode ser danificada em caso de chuva. Krzanich insiste no fato de que ela pode ser removida, então é recomendável retirar a bateria quando começar a chover ou quando a peça for lavada.

A Intel, no entanto, não deve produzir as camisetas em si, mas sim os sensores que serão aplicados na vestimenta. A visão do executivo inclui também o monitoramento de olhos, orelhas, punho e tronco, então uma camisa não deve ser o último passo da Intel na área de tecnologia vestível.

Olhar Digital: NASA põe Wi-Fi de 622 Mbps na Lua



Olhar Digital: NASA põe Wi-Fi de 622 Mbps na Lua

Cientistas conseguiram transmitir sinal de internet Wi-Fi entre a Terra e a Lua. E a conexão provavelmente é melhor do que a que você tem em casa.

A Nasa e o MIT se uniram para a missão de estabelecer uma conexão em 384,4 km de distância e, segundo a Wired, apresentarão os resultados em uma conferência no mês que vem.

Eles usaram quatro telescópios de 6 polegadas no Novo México para enviar sinais a um receptor montado num satélite que está na órbita da Lua. É preciso mais de uma fonte porque não há garantia que um único sinal chegue ao receptor; quatro deles aumentam as chances.

Os pesquisadores conseguiram enviar dados a uma taxa de 19,44 Mbps, e quem estiver na Lua pode fazer download a incríveis 622 Mbps.

Olhar Digital: Valor médio pago em smartphones deve cair 6,3% em 2014, diz estudo


Olhar Digital: Valor médio pago em smartphones deve cair 6,3% em 2014, diz estudo
Os smartphones devem se tornar ainda mais acessíveis, segundo um novo estudo da consultoria IDC. A empresa prevê que o valor médio do celular pode cair 6,3% em relação ao verificado em 2013. A média deve cair de US$ 335 no ano passado contra US$ 314 neste ano.
Na previsão da consultoria, em quatro anos, o valor deve ser ainda menor. Em 2018, a média deve chegar a US$ 267. E a empresa vê também um aumento na qualidade dos aparelhos de baixo custo, citando como exemplo o Moto E, que atende necessidades básicas com qualidade.
O Android deve continuar como um sistema do “povão”, de acordo com o estudo. Atualmente, o preço médio pago por um celular com o sistema do Google está em US$ 254, mas deve cair para US$ 215 até 2018. Já a Apple continuará sendo “da elite”, mas o preço também pode cair: de US$ 657 em média atualmente para US$ 604 em quatro anos.
Curiosamente, o posto de mais barato deve ficar com o Windows Phone, afirma o relatório. A média do valor pago pelo smartphone com o sistema da Microsoft deve cair de US$ 265 em 2014 para US$ 214 em 2018.