sexta-feira, 23 de março de 2012

Idgnow: Ipea recomenda uso de satélite e 3G para incentivar banda larga no País

Idgnow: Ipea recomenda uso de satélite e 3G para incentivar banda larga no País


Déborah Oliveira, da Computerworld
Publicada em 23 de março de 2012 às 14h00



 




Estudo da entidade aponta ainda que reduzir o preço de dispositivos móveis com acesso à web vai acelerar massificação da internet.

Estimular a criação de planos para a classe baixa, incentivar novos dispositivos para acesso à internet, como televisão e celular, e criar subsídio cruzado entre planos e serviços são as soluções sugeridas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Avançada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) para impulsionar o uso de internet banda larga no País e acelerar a execução do Plano de Banda Larga (PNBL).

Na segunda edição do Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil 2011-2012, as entidades incluem nas alternativas para vencer o desafio de massificação da internet a aquisição de computadores das classes C, D e E por meio da desoneração de tributos e investir na formação dos usuários, além do atendimento das áreas rurais.

Segundo projeções do PNBL, até 2014, a estimativa é que a penetração da banda larga a 30 reais chegue a 60% dos lares. “Esse valor é bastante ousado no mercado, mas para atingir todos os municípios com banda larga na casa dos usuários, é necessário”, observa Marcio Wohlers, assessor técnico da Presidência do Ipea.

No entanto, os números, prossegue o levantamento, escondem dois desafios. O primeiro deles é que até agora não foram planejadas ações para disseminar dispositivos de acessos à web e também não foram criados conteúdos adequados ou capacitação de usuários, elementos que podem frear a demanda por banda larga. O Sistema S (Sesc, Senai e Senac) pode ser parceiro valioso para ajudar na capacitação, aponta o estudo. O segundo elemento é a exclusão de uma parcela da população no plano.

O estudo também sugere que o modelo de telefonia móvel, que oferece tarifa de interconexão de valor diferenciado, seja seguido pelo setor de internet. De acordo com a análise das entidades, a presença de um prestador de serviços de outorga de TV a cabo aumenta em 35% a base de clientes em banda larga. Com o Plano de Lei 116, que abre mercado de cabo às empresas de capital estrangeiro e às empresas de telecomunicações, esse cenário pode ser fortalecido.

Sistemas de comunicação via satélite são outra possibilidade de ampliar o alcance da banda larga, sugere o panorama. Essa estrutura beneficiaria, especialmente, regiões que não serão abrangidas pela rede de fibra óptica que o PNBL está construindo.

Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que existem 35 operadoras no Brasil aptas a oferecer serviços de comunicação via satélite. “Um País como o nosso não pode se limitar ao alcance terrestre”, avalia João Cláudio Garcia, coordenador de multimídias do Ipea.

Esses satélites, sugere Wohler, seriam direcionados a cidades com pouca densidade populacional, mas depende da infraestrutura de acesso e remete à aliança com provedores. Segundo ele, já foram apresentadas à Telebras a relação custo benefício dessa estratégia e essa questão, que ele define como sendo de longo prazo, está na pauta do governo deverá complementar o backbone de fibra óptica.

A telefonia móvel, que já superou a fixa, será porta de entrada, de acordo com Wohler, para a popularização da banda larga. “Nos Ministérios de Ciência e Tecnologia e Inovação e das Comunicações, é forte a discussão para reduzir os custos de dispositivo móveis por meio de isenções tributárias e fabricação local”, diz. O que falta, prossegue, é uma maior integração entre os órgãos para criação de uma política pública para endereçar as questões.

BBC Brasil-BBC Click: Pirate Bay quer lançar 'servidor voador'



Atualizado em 23 de março, 2012 - 05:33 (Brasília) 08:33 GMT

O boletim de tecnologia Click desta semana destaca o plano com ares de ficção científica do site de compartilhamento de arquivos The Pirate Bay disse que vai usar pequenas aeronaves controladas por GPS para redirecionar o tráfego para seus servidores em locais secretos.Alvo de várias investigações, o site agora quer usar equipamentos de rádio e computadores baratos como o Raspberry Pi para criar servidores voadores a quilômetros de altitude.Equipamentos voadores redirecionariam o tráfego para servidores em locais secreto

IDG Now: Como fazer de TI a porta de entrada da inovação na empresa

IDG Now: Como fazer de TI a porta de entrada da inovação na empresa



Mauro Oliveira
Publicada em 23 de março de 2012

Ser great é uma opção. Mas quais as escolhas certas para sua companhia ter sucesso duradouro e reconhecimento?

A mentalidade dos líderes corporativos tem evoluído e, aos, poucos, acompanhado as tendências e a realidade 2.0. Um exemplo vivo desta evolução é o chamado CIO 2.0, que tem o papel de levar o posicionamento da área de TI para fora dos muros do departamento. O fenômeno inovador da consumerização também traduz este amadurecimento dentro das companhias. E para quem atua no segmento de Tecnologia, a necessidade da inovação é muito mais iminente. Porém, é preocupante que alguns ainda gerenciem seus negócios com o pensamento: “ou eu inovo ou ganho dinheiro”.

Recentemente, saíram na mídia exemplos de grandes corporações – com reputação inovadora, mas com mentalidade conservadora nos departamentos de Tecnologia –, que tiveram sua TI apontada como principal responsável pelo gargalo nos negócios, e taxada como vilã nos resultados corporativos, quando, na verdade, a TI deveria ser uma das portas de entrada para a inovação dentro das empresas e um grande trampolim dos negócios. E isso é uma questão de escolha.

Uma coisa é fato: a inovação deve estar no DNA dos líderes, deve estar presente no dia a dia, nos processos e pessoas, ser algo contínuo e autêntico. O recém-lançado “Great by choice” – livro de Jim Collins que mostra como dirigir uma empresa ao sucesso duradouro em um ambiente de incertezas e mudanças – diz que “acreditar na inovação é uma escolha certa para este sucesso e reconhecimento” (o ser "great", do livro). Identificar as escolhas certas é um passo. E para as empresas que querem acompanhar essa mudança de mentalidade e amadurecer para o mundo 2.0, transformações devem acontecer.

Novamente, o segredo está nas pessoas. As empresas que escolhem ser greats devem optar por times que vivenciem a experiência da inovação, que pensem ‘fora da caixa’ e que ditem as tendências, sob o ponto de vista do cliente.

Hoje, a maioria dos clientes quer proximidade com seu parceiro, quer alguém que entenda do seu negócio e que compartilhe sua cultura, quer exclusividade e atenção. Dessa forma, apostar no desenvolvimento de talentos e formação de lideranças onde o cliente está é saudável e gera mais valor ao resultado do trabalho. Além disso, a formação de líderes locais traz uma visão diferente para toda a equipe, criando um ambiente multicultural e rico.

Trazendo isto para a prática, as empresas que escolhem ser great não devem ficar reféns de um modelo conservador de offshoring, por exemplo. Como o presidente Barack Obama disse em seu discurso na Casa Branca, em janeiro, não faz sentido incentivar esse tipo de terceirização de serviço: “(...) outros vêm aqui [Estados Unidos] estudar em nossas escolas e universidades, mas assim que obtêm graduação avançada, os enviamos de volta para casa para competir conosco (...)”.

Deve-se ter em mente que, quando se opta por ser inovador, declinar de algumas propostas de negócio faz parte da estratégia. É preciso dizer ‘não’ e, muitas vezes, optar pelo caminho mais longo e diferente do modelo mental corrente. Mas, repito, tudo é uma questão de escolha! Já se perguntou qual a melhor opção para sua companhia?: a primeira é terceirizar o serviço com baixo custo (offshoring); a segunda opção é ter um parceiro de negócios que contribua efetivamente com os objetivos de negócio.

Já pensou como é que você quer trabalhar? Com um time com performance mediana, que responde as requisições a um baixo custo ou com um time de alta performance que está próximo ao cliente, entregando valor de forma ágil e constante?

(*) Mauro Oliveira é diretor de Inovação, Marketing e Negócios da Ci&T, uma multinacional brasileira de TI, referência em inovação e outsourcing.

INFO: Equipe da UnB consegue violar urna eletrônica

INFO: Equipe da UnB consegue violar urna eletrônica

Por Agência Estado
Quinta-feira, 22 de março de 2012



São Paulo - Uma equipe da Universidade de Brasília (UnB) conseguiu violar um dos dispositivos de segurança da urna eletrônica.

Durante uma série de testes públicos da máquina feitos por especialistas em computação e segurança da informação, professores e alunos da UnB conseguiram descobrir a sequência dos votos digitados na urna eletrônica. Mas não conseguiram identificar os autores dos votos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o episódio registrado pela equipe da UnB foi uma grande contribuição para o aperfeiçoamento do sistema eletrônico de votação. Os testes foram realizados na sede do tribunal, sob a supervisão de integrantes da Secretaria de Tecnologia da Informação, e contaram com a participação de nove grupos. Diante desse resultado, técnicos do tribunal começaram a trabalhar para tentar resolver a vulnerabilidade do software.

Após as modificações, o sistema será novamente testado hoje pelos especialistas. O tribunal explicou que os votos digitados na urna são embaralhados, o que impede o sequenciamento. O grupo da UnB conseguiu desembaralhar os dados, refazendo a ordem de digitação.

O TSE garantiu que, apesar de ter refeito o sequenciamento, a equipe da UnB não quebrou o sigilo do voto. Isso porque eles não conseguiram relacionar o nome dos eleitores com os votos digitados na urna. Segundo o tribunal, o teste da UnB reforça a segurança do sigilo do voto.

INFO: Symantec eleva aposta no Brasil

INFO: Symantec eleva aposta no Brasil

Por Reuters
Quinta-feira, 22 de março de 2012



São Paulo - A produtora de softwares para segurança e gestão de informação Symantec está reforçando sua aposta no mercado brasileiro, em um momento em que o fluxo de dados gerado por empresas e organizações governamentais dispara junto com ameaças a sistemas de informações.

A companhia estima crescimento de dois dígitos no faturamento no Brasil em 2012 e nos anos seguintes, após ter registrado receitas de cerca de 100 milhões de dólares no país em 2011, afirmou nesta quinta-feira o vice-presidente sênior para as Américas da Symantec Corporation, Rich Spring, em entrevista à Reuters.

"O Brasil é um dos principais mercados em crescimento para nós hoje e o principal da América Latina. Continuamos a investir pesado em oportunidades nos setores de telecomunicações, serviços financeiros, saúde e centros de processamento de dados", disse Spring, citando ainda a área governamental.

Segundo ele, em 2011, 78 por cento das grandes empresas do país teve algum problema de segurança em seus sistemas de informação, num crescimento de 8 a 9 por cento sobre o registrado em 2010. Além disso, 74 por cento dos emails que circularam pelo país se trataram de spam.

"Há muito investimento ocorrendo no Brasil. Por exemplo, no setor de infraestrutura, o investimento que precisa ser feito é o mesmo que precisa ser feito em termos de tecnologia", afirmou Spring, citando a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

"As corporações estão lidando com uma explosão de dados que precisam ser protegidos em um momento em que 67 por cento delas estão movendo aplicações para dispositivos móveis (como celulares)."

Uma das apostas da companhia, que mantém sete escritórios no Brasil, é ampliar a gama de parcerias com fornecedores de serviços -como operadoras de telefonia e centros de processamento de dados como a mineira Ativas, e também produtos oferecidos no país, o que inclui equipamentos para funções como backup de dados de empresas, cujos preços começam em 15 mil dólares.

Segundo ele, na área de equipamentos a empresa está avaliando "oportunidades" de desenvolvimentos de negócios no Brasil, incluindo possibilidade de produção local. A área, nos Estados Unidos, apresenta taxas de crescimento anual de vendas de 50 a 70 por cento, nível que pode ser atingido também no Brasil, disse Spring. Atualmente os equipamentos são produzidos nos EUA.

Eventuais aquisições de empresas no Brasil também não estão descartadas, comentou o executivo, citando que o objetivo é melhorar o portfólio de produtos e tecnologias do grupo na área de soluções.

"A Symantec é uma empresa muito aquisitiva... Estamos sempre olhando para aquisições e temos olhado para o mercado brasileiro especificamente também, porque acreditamos que é um mercado fantástico para a Symantec."

INFO: Ativistas foram os principais responsáveis por roubo de dados em 2011

INFO: Ativistas foram os principais responsáveis por roubo de dados em 2011

Por Reuters
Quinta-feira, 22 de março de 2012



Boston - Ativistas que invadem redes de computadores do governo e de empresas e depois divulgam arquivos para causar embaraços a essas organizações responderam por mais de metade dos casos de roubo de dados no ano passado, de acordo com uma pesquisa.

A informação representa uma mudança significativa em relação ao passado recente, quando a motivação para a maior parte dos ataques cibernéticos era ganhar dinheiro, de acordo com a Verizon Communications, que delineou as constatações de uma das maiores pesquisas anuais sobre perda de dados.

Pesquisadores da operadora de telecomunicações e agentes das polícias de cinco países chegaram a essa conclusão depois de avaliar 855 incidentes que resultaram em 17,4 milhões de dados roubados.

Eles constataram que 58 por cento dos dados roubados foram obra dos chamados "hactivistas", no ano passado, enquanto em pesquisas anteriores nenhuma perda havia sido atribuída a essa fonte.

"Não se trata mais apenas de dinheiro. Houve uma grande mudança em nossos adversários", disse Bryan Sartin, diretor da unidade de computação forense da Verizon e co-autor do estudo.

O Anonymous, que se tornou o mais conhecido grupo de hactivistas, assumiu a responsabilidade por uma série de incidentes no ano passado, como ataques a sites dos governos da Tunísia, Argélia e Zimbábue. Outros alvos incluíam empresas do setor de defesa, agências policiais e companhias como Sony, News Corp e Apple.

Em um grande revés para o Anonymous, as autoridades norte-americanas revelaram no começo do mês que um dos principais hackers do grupo se tornou informante sigiloso do Serviço Federal de Investigações (FBI) no ano passado, apresentando provas que conduziram a acusações criminais contra cinco supostos líderes do grupo internacional de hackers.

Os analistas de segurança na computação preveem que o hactivismo continue, embora com menor intensidade.

"Pode ser episódico, com picos e vales", disse Andy Purdy, estrategista chefe de segurança na computação da CSC, que ajuda empresas e agências governamentais a enfrentar ataques às suas redes de computação.

INFO Online: Symform armazena até 200GB na nuvem sem custos - Download da Hora

INFO OnlineSymform armazena até 200GB na nuvem sem custos - Download da Hora


Symform é um serviço gratuito que disponibiliza 10GB de espaço para armazenar backups na nuvem, podendo chegar até 200GB.

Para começar a utilizar o Symform, o usuário precisa instalar em sua máquina o aplicativo do serviço, que permitirá criar e configurar uma nova conta e selecionar as pastas que serão sincronizadas na nuvem.

Como se trata de um serviço próprio para cópias de segurança, a interface online do Symform não permite manusear os arquivos e nem compartilhá-los com outros usuários. Contudo, a sincronização de arquivos e pastas é feita automaticamente, dispensando a necessidade de atualizar manualmente os ficheiros do serviço quando houver alguma mudança.

O interessante do serviço é que o usuário tem, por padrão, 10GB de espaço para armazenar suas pastas. No entanto, esse limite pode ser estendido para até 200GB, sem custos.

Para isso, o internauta deve fazer uma “doação” de espaço de 150GB de seu HD físico para o serviço, assim ele terá 100GB no HD virtual para copiar o que quiser. Depois, ele precisa convidar novos amigos para aderir ao Symform, e caso pelo menos um deles faça o cadastro no serviço, o seu espaço para guardar arquivos passa a ter 200GB.

Mesmo parecendo complicada essa troca de 150GB por 100GB (e, mais tarde, para 200GB caso algum amigo do usuário comece a utilizar o serviço), o Symform possui um sistema rígido de segurança. Isso significa que os espaços “doados” são utilizados para um segundo backup de seus arquivos. Assim, caso o usuário perca os arquivos do HD virtual, ele poderá acessar essa segunda cópia de um outro local.

INFO: FEI sediará encontro sobre semicondutores e nanotecnologia

INFO: FEI sediará encontro sobre semicondutores e nanotecnologia

Por Rafael Ferrer, de INFO Online
Quinta-feira, 22 de março de 2012



São Paulo - O Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) sediará pela primeira vez o Seminatec 2012, um evento anual com enfoque nas tendências de dispositivos semicondutores e nanotecnologia.

Os participantes poderão acompanhar a apresentação de artigos técnicos de mestrandos, doutorandos e pesquisadores das áreas de engenharia elétrica e física, semicondutores, dispositivos e circuitos eletrônicos, optoeletrônica, fabricação de micro e nanoestruturas e circuitos integrados.

Esta é a sétima edição do workshop, que reunirá cinco palestrantes de instituições de ensino internacionais. Segundo os organizadores, o evento favorecerá a interação entre a indústria, a academia e o governo com o objetivo de encontrar novas oportunidades nas áreas de educação, pesquisa e tecnologia.

As inscrições são feitas pelo site do Seminatec. O evento será realizado nos dias 12 e 13 de abril deste ano na FEI em São Bernardo do Campo (SP).

Olhar Digital: Rumor: nova versão do Android sai no terceiro trimestre de 2012

Olhar Digital: Rumor: nova versão do Android sai no terceiro trimestre de 2012:

Chamada Jelly Bean, versão 5.0 da plataforma pode chegar ao mercado antes do atual Ice Cream Sandwich começar a se popularizar

22 de Março de 2012



A próxima versão do Android, que deve se chamar Jelly Bean, pode ser lançada durante o terceiro trimestre de 2012, de acordo com oBGR.

Além do Google já planejar a versão 5.0 do sistema móvel, fontes da indústria acreditam que a atual versão 4.0, o Ice Cream Sandwich, só deve começar a se popularizar a partir do segundo trimestre deste ano, quando dispositivos que usam a plataforma começarem a se proliferar pelo mercado.

O Ice Cream Sandwich foi lançado no fim de 2011 junto com o Galaxy Nexus (que chegará ao Brasil com o nome Galaxy X) e ainda não está disponível em muitos aparelhos. Por causa disso, ele está em cerca de 3% dos dispositivos com Android atualmente, número que deve mudar com a chegada de novos smartphones compatíveis com a plataforma, como a linha One da HTC e o Galaxy S III da Samsung.

Enquanto o ICS briga para se popularizar entre os usuários de Android, o Google já trabalha na próxima grande atualização da plataforma. Mas, para fontes de dentro da indústria, a rápida atualização do sistema pode prejudicar a o desenvolvimento do ecossistema do Android.

oficinadanet: Nvidia apresenta a placa de vídeo mais rápida do mundo: a GeForce GTX 680:

oficinadanet: Nvidia apresenta a placa de vídeo mais rápida do mundo: a GeForce GTX 680:

A empresa fabricante de componentes para computadores Nvidia, lançou nesta quinta-feira, 22 de março a sua mais nova e tecnológica placa de vídeo, a GeForce GTX 680, baseada na micro-arquitetura Kepler

Publicado em: 23 de março de 2012






A empresa fabricante de componentes para computadores Nvidia, lançou nesta quinta-feira, 22 de março a sua mais nova e tecnológica placa de vídeo, a GeForce GTX 680, baseada na micro-arquitetura Kepler.

A GeForce GTX 680 tem como promessa ser a mais rápida placa de vídeo do mundo. Naoportunidade a Nvidia também apresentou a GeForce 600M, para o uso em notebook.

Mas voltando a novíssima GTX 680, encontramos várias novidades, entre elas, o novo bloco processador de fluxo, que oferece o dobro de desempenho por watt, também encontramos os novos componentes silenciosos da placa, isso mesmo, a Nvidia promete mais silencio por parte da GTX680 com o GPU Boost, que ajusta as velocidades da GPU automaticamente e assim melhora em muito o desempenho nos games.

Mas não para por ai não as novidades desta maravilha, na placa de vídeo da Nvidia o usuário também encontrará novas tecnologias de anti-aliasing para o aperfeiçoamento do visual dos games, além do suporte para até quatro monitores independentes, entre eles três em 3D, com apenas uma só placa.

A GTX 680 tem capacidade para suportar a terceira geração de PCI-E e DirectX 11.1. Mas entre todas as novidades a que o usuário irá gostar mais, é a melhoria no consumo de energia onde a nova placa de vídeo da Nvidia consome apenas 195 w.

Apresentada então nesta quinta-feira, a GeForce GTX 680 chega hoje nos Estados Unidos a um valor de US$ 499.00 por fabricantes como Asus, MSI, PNY e Gigabyte. Aqui no Brasil a GTX 680 deve custar R$ 1.999,00.

Já a GeForce 600M, lançada para notebooks, será lançada para os aparelhos da Asus, Acer, Dell, HP, Lenovo, LG, Samsung, Sony e Toshiba.