terça-feira, 17 de julho de 2012

INFO: Câmara dos Deputados divulgará salários na web



São Paulo O presidente da Câmara, Marco Maia, assinou nesta segunda seis atos regulamentando o funcionamento da Lei de Acesso à Informação na Casa.

Segundo ele, a partir do próximo dia 31 estarão na internet os salários dos servidores e dos parlamentares, incluindo horas extras e outros benefícios. A Câmara vai divulgar o nome e os vencimentos de cada um.

De acordo com Maia, também passarão a ser divulgadas as notas fiscais apresentadas pelos deputados para obter ressarcimento por meio da cota de atividade parlamentar. Atualmente apenas o CNPJ dos fornecedores é informado.

As informações que não forem divulgadas pelo site da Câmara poderão ser solicitadas à Casa. Haverá possibilidade de recursos caso a informação seja negada por alguma instância da Câmara.

Maia afirma que a Câmara fez um amplo estudo para evitar questionamentos legais sobre as medidas adotadas. Em relação aos salários, por exemplo, ele menciona que o Judiciário tem apoiado a divulgação de forma integral, mas ressaltou que sindicatos e servidores podem procurar a Justiça se desejarem fazer alguma objeção à divulgação.

De acordo com a assessoria da Câmara, já foram recebidos 1704 pedidos de informação durante os dois meses de vigência da nova lei. Desses, apenas 45 referiam-se a informações que não estavam na internet e somente 15 não foram atendidos integralmente.

A tendência é que o Senado adote uma regulamentação da Lei de Acesso à Informação semelhante à da Câmara.

G1: Hackers publicam dados de usuários da fabricante de chips Nvidia


Companhia tirou do ar fórum de discussão e loja virtual.
Vazamento inicial traz 800 usuários e senhas com 'hash'.

Um grupo de hackers chamado "Team Apollo" divulgou na web uma lista de usuários e senhas referentes ao fórum da fabricante de chips gráficos Nvidia depois que a empresa anunciou publicamente (clique aqui para acessar) a suspensão do serviço devido a acesso não autorizado às informações em seu banco de dados. Como medida cautelar, a loja on-line da companhia também foi desativada.

De acordo com o Team Apollo, as senhas vazadas pelo grupo seriam principalmente de administradores da comunidade ou de funcionários da fabricante de chips. Alguns dos usuários divulgados têm endereços de e-mail "@nvidia.com". "É só um hack de um fórum. Estou na verdade surpreso que a Nvidia decidiu revelar que eles foram invadidos semanas atrás", diz o comunicado do Team Apollo.

"Não estamos agindo de forma extremamente maliciosa, estamos usando esse banco de dados para atacar corporações nojentas que merecem ser justiçadas. E vamos chegar lá, devagar, mas com certeza", também diz o texto dos hackers.

As senhas divulgadas estão protegidas com hash. No entanto, alguns hashes são idênticos, o que significa que a Nvidia não teria utilizado a técnica de proteção conhecida como "salt". Na semana passada, quando a companhia confirmou o vazamento dos dados, ela havia afirmado que as senhas usavam hashes e o salt.

Não se sabe como os invasores obtiveram acesso aos dados. O comunicado dos hackers afirma que o vazamento é "parcial" e que o resto será divulgado "mais tarde".

TI INSIDE: Câmara aprova texto-base de MP que beneficia setor de TI




O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, 16, por 299 votos favoráveis e nenhum contrário, o texto-base da Medida Provisória 563 que integra o Plano Brasil Maior que estabelece regimes fiscais diferenciados e desonera produtos e a folha de pagamentos de alguns setores. A proposta segue agora para votação no Senado.
Serão beneficiados com a desoneração da folha de pagamento, em troca de uma percentagem sobre a receita bruta, as empresas de call center e de projetos de circuitos integrados (chips), entre outras. Para essas empresas, a mudança começa em 1º de agosto. O texto aprovado é projeto de lei de conversão da comissão mista, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que amplia o rol de setores beneficiados pela MP original, como empresas de transporte de carga e de passageiros, fabricantes de brinquedos, fornecedores de pedras e parte do agronegócio (carnes, soja, milho).
Na semana passada, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia, havia convocado os deputados a votar as cinco medidas provisórias que trancam a pauta do plenário, sob o risco de perderem a vigência se não houver recesso parlamentar.
O texto final ainda pode ser alterado por meio de destaques. Durante a votação, o plenário rejeitou três requerimentos propostos pela oposição como parte da estratégia de obstrução para adiar a votação da MP.
A Câmara dos Deputados deve votar amanhã a Medida Provisória 564, que também integra o Plano Brasil Maior. A medida inclui novos setores no Programa Revitaliza do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), voltado para empresas que atuam em setores afetados negativamente pela conjuntura econômica internacional e dispõe sobre financiamento às exportações indiretas.
As alíquotas de 1% ou de 2% incidirão sobre toda a receita bruta conseguida com as atividades relacionadas a esses produtos, independentemente de sua classificação contábil. Setores que antes da MP pagavam alíquotas de 2,5% e de 1,5% contarão também com a redução dos percentuais (vestuário, têxtil, tecnologia da informação, por exemplo). Com informações da Agência Câmara. 

TI INSIDE: Justiça dos EUA arquiva ação judicial da Novell contra a Microsoft




Com seus aplicativos para escritório WordPerfect e Quattro Pro varridos do mercado, a Novell teve a ação judicial interposta contra a Microsoft, que a oito anos se arrasta nos tribuinais dos Estados Unidos, arquivada. A Justiça americana decidiu nesta segunda-feira, 16, que, como uma questão de lei, o processo não justifica, segundo o blog de tecnologia All Things Digital.

Em 2004, a desenvolvedora de software americana moveu uma ação na qual alegava que a Microsoft a enganou sobre certos detalhes técnicos antes do lançamento do Windows 95, em detrimento do WordPerfect, Quattro Pro e outras de suas aplicações. A companhia alegava que o comportamento da Microsoft conflitava com as leis antitruste dos EUA e chegou a pedir indenização de aproximadamente US$ 1 bilhão.
"A Novell não apresentou evidências suficientes para que o júri descobrisse se a Microsoft se comprometeu com quaisquer atos que violassem a legislação antitruste", declarou o juiz Frederick Motz.

Em comunicado, a Microsoft declarou estar satisfeita com a decisão judicial. "Mantivemos ao longo desses anos o posicionamento de que faltavam argumentos eficazes e estamos satisfeitos com a decisão de hoje, descartando a última das reivindicações da Novell e colocando um ponto final neste caso." 

Folha :TV com internet é 3ª plataforma em audiência de vídeos nos EUA




Com 21 milhões de espectadores, as smarTVs (televisores com acesso à internet) são a terceira plataforma em audiência, atrás dos computadores pessoais (126 milhões) e dos smartphones (29 milhões) e à frente dos tablets (18 milhões).

Quando se trata dos consumidores mais fiéis, elas, porém, lideram. Os espectadores passam, em média, 12 horas por semana na frente dessas TVs.

Assistindo a vídeos em outros aparelhos, essa média cai para nove horas em computadores, oito em tablets e cinco em smartphones.

Os dados são conclusões de um levantamento da empresa de pesquisa Tremor.

A empresa ouviu 1.010 espectadores de vídeos nos Estados Unidos, com idade entre 18 e 54 anos.

TI INSIDE: Cisco adquire desenvolvedora de soluções de segurança


A fabricante de equipamentos de redes Cisco Systems anunciou em seu blog oficial nesta segunda-feira, 16, a compra da Virtuata, desenvolvedora de soluções para segurança de redes sediada na Califórnia. Os termos financeiros do negócio não foram divulgados.
Segundo a companhia, a aquisição reforça a estratégia da Cisco para desenvolver soluções de virtualização inovadoras, nuvem e tecnologias de segurança, além de cultivar talentos já que a equipe da Virtuata será incorporada ao Data Center Group da Cisco, liderado por David Yen. 

INFO: Confira a qualidade da internet 3G em 11 cidades brasileiras




São Paulo - Com 53,2 milhões de usuários de internet pela rede celular, reclamar da qualidade das conexões 3G virou mania nacional.

Dificuldades para conectar, quedas constantes de sinal, velocidades de tartaruga e planos irrisórios de dados são queixas recorrentes.

Mas será que os serviços 3G são realmente tão ruins no país? Para mostrar a quantas anda a saúde da nossa banda larga móvel, o INFOlab pegou a estrada para medir as conexões de Claro, Oi, TIM e Vivo em 9 estados.








Depois de rodar 8,3 mil quilômetros para chegar às 11 cidades brasileiras que serviram de palco para 213 medições, os números mais expressivos que saltaram das planilhas de testes foram os de download em altíssima velocidade nas recém-inauguradas redes com tecnologia HSPA+ da operadoras Claro e Vivo.

Em São Paulo, a melhor média foi da Claro, com média de 3,2mpbs

INFO: Alcatel-Lucent faz alerta sobre lucro de 2012




Paris - A fabricante de equipamentos para telecomunicações Alcatel-Lucent afirmou nesta terça-feira que não vai atingir meta de lucro para 2012 e informou que espera ter sofrido prejuízo no segundo trimestre, pressionada por corte de custos por operadoras de telefonia ao redor do mundo, diante do cenário de incerteza econômica.

As ações da companhia despencavam mais de 15 por cento no começo desta terça-feira, em meio à decepção dos investidores com a demora do presidente-executivo, Ben Verwaayen, em recuperar os negócios da empresa.

O grupo disse que terá um prejuízo operacional ajustado de 40 milhões de euros (49 milhões de dólares) nos três meses até 30 de junho, apesar das vendas superiores a 3,5 bilhões de euros.

O prejuízo no segundo trimestre aconteceu apesar do corte de 100 milhões de euros em gastos ante o mesmo período do ano passado.

A Alcatel-Lucent disse que o segundo semestre de 2012 será "melhor do que o primeiro" com relação à manutenção do padrão sazonal da indústria.

O grupo esperava aumentar a margem de lucro ante os 3,9 por cento do ano passado. A nova estimativa para o fechado do ano sairá quando a companhia anunciar os números do segundo trimestre, em 26 de julho.

TI INSIDE : Lucro e receita da TCS crescem 13% no primeiro trimestre




A Tata Consultancy Service (TCS), braço de tecnologia da informação do grupo indiano Tata, divulgou o balanço financeiro referente ao primeiro trimestre do ano fiscal 2012-2013, encerrado em 30 de junho. A empresa registrou lucro líquido de US$ 604 milhões, o que representa um crescimento de 13,6% na comparação com o mesmo período do exercício fiscal anterior. O lucro operacional alcançou US$ 750 milhões, um crescimento de 18,9% em relação aos US$ 631,2 milhões obtidos em igual trimestre do ano fiscal 2011-2012.

A receita da companhia totalizou US$ 2,73 bilhões, cifra 13,1% maior que os US$ 2,4 bilhões obtidos no mesmo período do ano fiscal anterior. Os serviços de consultoria e tecnologia da informação responderam por US$ 2,6 bilhões e a venda de licenças de software e equipamentos, por US$ 63,7 bilhões. A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) foi de US$ 782,5 milhões, crescimento 12,4% em relação aos US$ 696 milhões registrados no mesmo período do ano fiscal 2011-2012.

Segundo o CEO da TCS, N. Chandrasekaran, houve um crescimento forte e sustentado em todas as linhas de serviços e verticais de indústria no período impulsionados pelo robusto volume dos principais mercados como América do Norte, Europa e Reino Unido. 

TI INSIDE: RIM é multada em mais de US$ 147 milhões por quebra de patentes


A Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, foi condenada pelo Tribunal da Califórnia a pagar US$ 147,2 milhões a Mformation, fabricante de software de gestão para dispositivos móveis, por ter violado duas patentes da empresa relacionadas ao software BlackBerry Enterprise Server. O veredicto foi dado na sexta-feira,13, depois de um julgamento que durou três semanas.

Segundo informa o New York Times, em 2008, a Mformation denunciou a RIM após ter revelado à empresa segredos tecnológicos durante negociações comerciais. Após decidir não comprar a licença, a RIM modificou seu software, para incluir sistemas patenteados pela Mformation.

Em comunicado, a RIM negou irregularidades e disse que as patentes são inválidas. "A companhia se esforçou durante muitos anos para lançar de forma independente a tecnologia inovadora do BlackBerry, e não acredita que a licença em questão da Mformation seja válida." 

Folha:75% das pessoas no mundo já têm celular, diz Banco Mundial




A cada quatro pessoas ao redor do mundo, três possuem um celular, aponta um estudo do Banco Mundial que será divulgado nesta terça-feira.

O número de aparelhos, que era de 700 milhões em 2000, multiplicou-se por mais de 8 e chegou a 5,9 bilhões em 2010.

O aumento foi liderado pelos países emergentes.

Em dez anos, nações como China e Brasil ampliaram sua participação de 29% do total para 71% --cerca de 5 bilhões.

"Em alguns países emergentes, o acesso é maior a celulares do que a bancos, eletricidade ou mesmo água limpa", aponta o estudo. São esses países que criam serviços como recargas baratas de crédito e celulares multichips.

Para o Banco Mundial, em breve haverá mais de um celular por habitante da Terra. No Brasil, isso já ocorre: para driblar as tarifas que encarecem ligações para outras operadoras, usuários têm aparelhos com chips de mais de uma empresa.

"A comunicação móvel cria chances de desenvolvimento econômico, como o acesso básico à saúde", disse Rachel Kyte, vice-presidente do Banco Mundial.

APLICATIVOS

Em 2011 foram baixados mais de 30 bilhões de aplicativos (apps).

Para Kyte, o desafio é criar apps regionais para aproveitar a oportunidade.

Entre os listados pelo órgão como exemplo está o do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

TI INSIDE: SAP investe R$ 50 milhões em novo laboratório de desenvolvimento



A SAP anunciou nesta segunda-feira, 16, o projeto de expansão do laboratório de desenvolvimento, o SAP Labs Latin America, voltada ao desenvolvimento de aplicações e serviços de suporte, sediado em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Construído em 2006, o laboratório terá mais um prédio de 9.927 metros quadrados e capacidade para acomodar 500 novos funcionários. A empresa irá investir R$ 50 milhões o novo edifício – localizado no Centro Tecnológico da Unisinos, em São Leopoldo –, que deverá ser concluído em agosto de 2013.
Pouco mais de dois anos após a inauguração de sua primeira fase, concluída em 2009 com investimento de R$ 41 milhões, o SAP Labs Latin America aumentará sua infraestrutura e quadro de funcionários para ampliar a capacidade de atender às necessidades de organizações de 24 setores da economia, com localização de soluções, suporte técnico e desenvolvimento de software.
O foco do trabalho do SAP Labs Latin America é atender a região das Américas com a localização e o suporte de produtos e soluções, treinamento e suporte técnico aos parceiros da América Latina e também desenvolvimento de soluções específicas para clientes.
O laboratório da SAP em São Leopoldo é parte da rede de 15 laboratórios no mundo, que desenvolvem e localizam soluções para as necessidades específicas dos clientes de cada país na região, de acordo com leis e marcos regulatórios, exigências fiscais, entre outros aspectos. 

TI INSIDE: Consumidores respondem melhor à publicidade em tablets que em smartphones, revela estudo do IAB


Pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 16, pela consultoria IAB, mostrou que os usuários de dispositivos como smartphones e tablets têm um alto grau de receptividade a propagandas móveis (mobile advertising). Entre os usuários de tablet, 47% disseram interagir com esse tipo de propaganda mais de uma vez por semana, ao tempo que entre os usuários de smartphones, esse percentual ficou em 25%.
O estudo joga luz sobre os hábitos de consumo dos usuários de dispositivos móveis. Entre o total dos entrevistados que disseram interagir com as propagandas móveis, 80% dos usuários de smartphones e 89% dos usuários de tablets disseram ser “extremamente provável” que tomem algum tipo de ação em relação ao produto anunciado (por exemplo, pesquisar sobre o produto, visitar a sua loja ou comprá-lo).
Além disso, cerca de 30% dos usuários de smartphones e 33% dos usuários de tablets disseram responder melhor a propagandas móveis relacionadas a seus respectivos entornos geográficos, especialmente a suas residências. No caso dos usuários de tablets, 64% disseram gastar mais de US$ 20 por mês em compras feitas a partir do dispositivo.
A pesquisa revela ainda alguns outros números expressivos. Nesse sentido, cerca de 70% dos entrevistados disseram nunca sair de casa sem seus smartphones. Os horários preferidos para acessar conteúdo no aparelho são o início da manhã (20% dos entrevistados disseram acessar seus smartphones logo após acordar); e no horário de almoço (28%).
O estudo foi feito com base em entrevistas com mil usuários norte-americanos de tablets e smartphones. 

INFO: HP oferece seminários grátis sobre TI



São Paulo - A HP lançou recentemente um ciclo de seminários virtuais. A empresa afirma que promoverá as palestras até dezembro deste ano.

Os treinamentos são gratuitos e possuem enfoque nos estudantes, profissionais de TI e aos próprios funcionários da HP na região da América Latina.

Os temas abordados são ITIL 2011 e as novidades da versão V3, Java, gerenciamento de equipes distribuídas, gerenciamento de escopo, estimativas, introdução ao Scrum, computação em nuvem e virtualização, framework .Net, desenvolvimento de aplicações para a web, banco de dados Oracle, arquitetura e qualidade para o desenvolvimento de software, desenvolvimento de aplicações para iOS, entre outros.

Os seminários estão no idioma espanhol e são apresentados por colaboradores da HP. O formulário de matrícula e os detalhes sobre cada apresentação estão no site www.capacitacionit.com/seminarios.

Folha: Desacordo sobre tecnologia emperra fábrica da Foxconn no Brasil - 17/07/2012




Um ano e três meses depois do anúncio oficial do investimento da Foxconn no Brasil, as negociações entre o governo brasileiro e a empresa taiwanesa estão num impasse por conta da tecnologia a ser usada na fábrica de LCD (telas de cristal líquido).

O governo Dilma exige que a empresa use na futura unidade brasileira sua tecnologia de última geração. A Foxconn, que fabrica os produtos da Apple, resiste.

Telas de cristal líquido tradicionais são iluminadas por um conjunto de lâmpadas. Os modelos mais antigos usam as fluorescentes. A taiwanesa produz telas com a versão mais moderna, iluminada por "minilâmpadas" LEDs (diodos emissores de luz).

A tecnologia mais avançada, chamada OLED, usa compostos orgânicos que se autoiluminam, permitindo telas mais finas e até flexíveis.

Sem acordo sobre a tecnologia a ser adotada, e principalmente sobre sua transferência para empresas do país, o Brasil já disse ao empresário Terry Gou, dono da Foxconn, que não irá financiar o projeto por meio do BNDES.

US$ 12 BILHÔES

O investimento de US$ 12 bilhões da Foxconn no Brasil foi anunciado oficialmente pela presidente Dilma em abril do ano passado, durante viagem à China. Parte do montante anunciado seria destinada à instalação de uma fábrica de telas de LCD.

O ministro Aloizio Mercadante (ex-Ciência e Tecnologia, hoje da Educação) destacou, na ocasião, que havia no mundo apenas quatro fábricas do modelo que a Foxconn traria ao país, todas na Ásia.

A questão tecnológica foi objeto de polêmica desde o início do negócio. O empresário Terry Gou avisou que estava disposto a entrar no projeto apenas com sua tecnologia, sem aplicar capital novo, questão ainda não fechada.

Nas últimas conversas, o governo defendeu que a Foxconn entrasse com sua tecnologia mais avançada na fabricação de telas, que permite produzir unidades de diversos tamanhos. Os planos da empresa, no entanto, são usar a tecnologia anterior, que não permite upgrade.

Assessores presidenciais disseram à Folha que estão trabalhando para "viabilizar o negócio", considerado estratégico pelo país. O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), que voltou ontem da China, iria buscar uma solução para o impasse.

SEM PRESSA

A crise global também contribui para o atraso no fechamento do projeto da fábrica da Foxconn no Brasil. Com a queda na demanda mundial, Gou não tem pressa, porque suas unidades na Ásia têm condições de atender os pedidos atuais do setor.

No fim do ano passado, o BNDES confirmou que seria sócio na primeira etapa do negócio, de US$ 4 bilhões no total. O banco deve entrar com 30%, US$ 1,2 bilhão.

Em outubro de 2011, o empresário Eike Batista informou a Dilma que também participaria do empreendimento, com US$ 500 milhões.

Em fevereiro, Eike divulgou que a nova fábrica deve ser instalada na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). A empresa já tem uma unidade em Jundiaí (SP), onde monta produtos.

Procurados por telefone, representantes da empresa não foram encontrados até a publicação desta reportagem.

uol: Evento de supercomputação da NVIDIA tem início hoje no Brasil




O Brasil, a partir de hoje, recebe a conferência de computação de alta performance da NVIDIA: GPU Computing Developer Forum (GCDF). Criado especificamente para o país, o evento reúne cientistas, universidades, engenheiros, executivos, desenvolvedores e outros experts na indústria de tecnologia para discutir como os desafios computacionais têm sido superados com a utilização de GPUs e de que forma elas têm contribuído para avanços em outras áreas.


Nós estaremos atualizando esse canal com todas as informações sobre os acontecimentos do GCDF nos próximos dias. Fiquem ligados nas nossas postagens!

Assine a tag nvidia_bc para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados

Confira a programação:

Dia 17/07 – terça-feira

Auditório Prédio Administrativo

09:30hs – Keynote Internacional – NVIDIA

11:00hs – Palestra Indústria

12:30hs – Almoço

14:00hs – Sem atividades (SECOMU)

16:30hs – Palestra Indústria – Dr. Jairo Panetta, INPE/CPTEC

Sessões em Paralelo:

Auditório Departamento de Informática

10:30hs às 12:30hs – Apresentação de Trabalhos

Lab. 2 Departamento de Informática

10:30hs às 12:30hs – Mini-Curso "Introdução a CUDA"

14:30hs às 16:30hs – Mini-Curso "Introdução a CUDA"

Dia 18/07 – quarta-feira

Auditório Prédio Administrativo

09:30hs – Palestra Convidado Internacional

11:00hs – Palestra Indústria – Paulo Souza, Petrobras

12:30hs – Almoço

14:00hs – Sem atividades (SECOMU)

16:30hs – Palestra Encerramento – Arnaldo Tavares, NVIDIA

Sessões em Paralelo:

Auditório Departamento de Informática

10:30hs às 12:30hs – Apresentação de Trabalhos

Lab. 2 Departamento de Informática

10:30hs às 12:30hs – Mini-Curso "CUDA Avançado"

14:30hs às 16:30hs – Mini-Curso "CUDA Avançado"