quinta-feira, 6 de junho de 2013

Convergência Digital: STJ impõe soberania de dados na nuvem ao Google Brasil


A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a Google Brasil cumpra ordem judicial de quebra de sigilo das comunicações por e-mail, envolvendo, no caso, o Gmail. As comunicações foram feitas por investigado de crimes, entre eles os de formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa, fraude à licitação, lavagem de dinheiro, advocacia administrativa e tráfico de influência.

A decisão se deu no julgamento de questão de ordem em inquérito sob a relatoria da ministra Laurita Vaz. Segundo a ministra, com a quebra do sigilo, há razoável expectativa de se obterem importantes elementos de prova a partir da comunicação estabelecida por mensagens de e-mail entre os investigados.

“A demora no cumprimento da ordem judicial emanada representa inaceitável empeço ao bom andamento das investigações. Ora, o que se pretende é a entrega de mensagens remetidas e recebidas por brasileiros em território nacional, envolvendo supostos crimes submetidos induvidosamente à jurisdição brasileira”, assinalou a relatora, que considerou “seriíssimos” os fatos narrados no processo.

Legislação americana

A Google Brasil afirmava ser impossível cumprir a ordem de quebra de sigilo das comunicações porque os dados em questão estão armazenados nos Estados Unidos e, por isso, sujeitos à legislação daquele país, que considera ilícita a divulgação. Entretanto, a empresa indicou a via diplomática para a obtenção dessas informações, fazendo menção ao acordo de assistência judiciária em matéria penal em vigor entre o Brasil e os Estados Unidos (Decreto 3.810/01).

Prova brasileira

Em seu voto, a ministra Laurita Vaz afirmou que o fato de estarem armazenados em qualquer outra parte do mundo não transforma esses dados em material de prova estrangeiro, a ensejar a necessidade da utilização de canais diplomáticos para sua transferência.

“Nenhum obstáculo material há para que se viabilize o acesso remoto aos dados armazenados em servidor da empresa Google pela controlada no Brasil, atendidos, evidentemente, os limites da lei brasileira. A ordem pode ser perfeitamente cumprida, em território brasileiro, desde que haja boa vontade da empresa. Impossibilidade técnica, sabe-se, não há” – disse a ministra.

A relatora destacou, ainda, que a Google Brasil foi constituída em conformidade com as leis brasileiras e, evidentemente, deve se submeter à legislação pátria, não podendo invocar leis americanas para se esquivar do cumprimento de requisição judicial.

E acrescentou: “Não se pode admitir que uma empresa se estabeleça no país, explore o lucrativo serviço de troca de mensagens por meio da internet – o que lhe é absolutamente lícito –, mas se esquive de cumprir as leis locais.”

O colegiado, por maioria, acompanhou o entendimento da ministra Laurita Vaz, estabelecendo o prazo de dez dias para o cumprimento da ordem de quebra do sigilo, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil.O número deste processo não é divulgado em razão de sigilo judicial.

FONTE: "STJ impõe soberania de dados na nuvem ao Google Brasil - Convergência Digital - Cloud Computing." Convergência Digital. N.p., n.d. Web. 6 June 2013. .

Portal Fator Brasil: GetNet patrocina Fórum de TI do Banrisul


Empresa apresenta suas soluções e participa das palestras com a visão do mercado.


A GetNet, uma das maiores empresas do mercado de transações eletrônicas da América Latina, é a principal patrocinadora do 6º Fórum Internacional de TI Banrisul, evento que acontece nos dias 5 e 6 de junho, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. O tema desta edição será a Computação em Nuvem (Cloud Computing).

A GetNet é patrocinadora Platinum do Fórum e seu Diretor de TI, Cristian Cavalheiro, realizará uma palestra dentro do painel sobre a visão do mercado para a computação em nuvem, às 16 horas, do dia 05/06.

Em seu estande, a GetNet apresentará suas soluções para negócios com transações eletrônicas, entre elas POS, TEF, ATM Saque e Pague e sua solução de Mobile Payment.

O Fórum de TI do Banrisul já tem sua importância consolidada no cenário de grandes eventos brasileiros, sendo voltado para governos, bancos e grandes empresas do segmento industrial e comercial. Ao longo de suas cinco edições estiveram presentes executivos e especialistas de diversas nacionalidades, representando empresas de renome nacional e internacional.

A sexta edição do Fórum discutirá as tendências de mercado e explorará o tema Cloud Computing nos seus diversos aspectos e visões. Participarão das palestras especialistas nacionais e internacionais nas áreas de direito, segurança, tecnologia e negócios.

A GetNet é a maior empresa da América Latina especializada no desenvolvimento e gestão de soluções em tecnologia e serviços para negócios com transações eletrônicas. A essência do seu negócio é viabilizar, por meio de transações eletrônicas, o acesso de clientes a produtos e serviços de empresas dos mais variados segmentos do mercado, através de inovadores canais de captura e distribuição, garantindo a maior velocidade, disponibilidade e segurança do mercado.

Atuando no conceito Full Service Provider – a GetNet é um prestador de serviços completo, executando 100% das atividades do ciclo operacional do negócio. A empresa possui um vasto portfólio de produtos que vão desde a captura e processamento de cartões de crédito e débito, recarga de telefonia, recarga de bilhete de transporte, recarga de cartões pré-pagos, solução completa de correspondente bancário, consulta à Serasa e muitos outros. Além de oferecer uma ampla gama de serviços, como credenciamento de estabelecimentos comerciais, treinamento, atendimento ao cliente, captura e processamento, controle de fraude, controle de risco e chargeback.

O pioneirismo e inovação fazem parte do seu DNA. A GetNet exerceu papel fundamental na quebra do duopólio do mercado brasileiro de adquirência ao firmar uma parceria com o Banco Santander, sendo a primeira nova empresa a transacionar as bandeiras Visa e Mastercard em suas maquininhas POS.

Outro feito marcante foi o lançamento da Saque e Pague, a primeira rede de autoatendimento multisserviço da América Latina. Uma solução inovadora que oferece em um único terminal produtos e serviços para a rede bancária e para o varejo, com depósitos de dinheiro e cheques sem envelopes e reciclador de cédulas.

Fundada em 2003, a GetNet conta com mais de 2.700 colaboradores em suas sedes administrativas nas cidades de Campo Bom, Porto Alegre e São Paulo, e em seus 6 escritórios regionais - Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasilia e Belém. Presente em mais de 420 mil estabelecimentos comerciais em todos os estados do território Brasileiro, e no Chile, fechou o ano de 2012 com um faturamento de 3,8 bilhões e pretende alcançar a marca de 700 mil estabelecimentos credenciados em 2013. GetNet. Simplesmente completa. [www.getnet.com.br].

"Portal Fator Brasil." Portal Fator Brasil. N.p., n.d. Web. 6 June 2013. .

INFO: UFSCar promove MBA focado em gestão feminina


                                                                                  
A ideia do curso é fortalecer entre as empresas
brasileiras o reconhecimento e o respeito das 
capacidades de gestão femininas

São Paulo - O Instituto de Tecnologia Flextronics (FIT) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriram inscrições para um curso de especialização MBA focado no estilo de gestão e empreendedorismo feminino, informaram nesta quarta-feira os responsáveis pela iniciativa.

De acordo com o professor da UFSCar, Andre Felix, doutor em Estratégia e Inovação para a Sustentabilidade, o curso surgiu para fortalecer e buscar reconhecimento ao estilo de gestão feminina. Para ele, existem diferenciais na forma de trabalho das mulheres que devem ser aproveitados pelas empresas.

"As mulheres são mais sensíveis com relação às pessoas e se relacionam melhor, lidam melhor com consumidores, têm uma percepção muito boa para desenvolver novos produtos inovadores e sustentáveis", explicou à Efe o docente.

A ideia do curso é fortalecer entre as empresas brasileiras o reconhecimento e o respeito das capacidades de gestão femininas, na medida em que a maior parte das organizações são comandadas e têm estilo profundamente masculino.

O perfil de atividades práticas do FIT vai trabalhar na formação de gestores de eco-relações, que são os profissionais responsáveis por assuntos ligados ao meio ambiente e à sustentabilidade dentro da empresa precisando, com isso, gerenciar o relacionamento com todos os grupos de interesse da organização.

O novo MBA tem como público-alvo mulheres que ocupam ou se preparam para exercer funções de liderança em empresas e também as que estejam procurando criar o próprio negócio.

De acordo com levantamento da revista "Fortune", a porcentagem de mulheres no comando é ainda pequena no mundo empresarial. No Brasil, 27% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, no entanto apenas 3% são em cargos de presidência.

O currículo do curso também aborda os temas de inovação e sustentabilidade. As inscrições terminam no dia 21 de julho e os interessados poderão se inscrever pelo site da UFSCar.

Fonte: "UFSCar promove MBA focado em gestão feminina - Carreira - Notícias - INFO."INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. N.p., n.d. Web. 6 June 2013. .

Olhar Digital: Pílula facilita acessos ao guardar senhas no estômago


Pessoa pode engolir uma cápsula por dia durante um mês


Surgiram tantos problemas neste ano por causa de roubo de senhas que os principais serviços da internet resolveram adotar o sistema de verificação em dois passos, na tentativa de coibir acessos não autorizados. Mas e se isso não for suficiente?

Uma empresa criou um jeito inusitado de se armazenar senhas: tudo fica guardado em uma pílula. Seria mais seguro e facilita a vida de quem passa o dia digitando códigos em um monte de sites.

Como explica o pessoal do Update or Die, a cápsula guarda um sensor de 1 millímetro com dois materiais condutivos. Cada um fica de um lado, mas quando o estômago dissolve a pílula eles se conectam, liberando por um dia inteiro as senhas que você tiver guardado ali.

Computadores, celulares, tablets e até carros conseguem reconhecer o sinal com as senhas, fazendo com que o usuário economize tempo. Basta chegar perto e o recurso é ativado.

A pílula, batizada de Edible Password Pill for Devices, foi criada pela Proteus Digital Health, segundo os quais você pode usar a novidade todos os dias por um mês.

Fonte: "Olhar Digital: Pílula facilita acessos ao guardar senhas no estômago." Olhar Digital - Tecnologia para você!. N.p., n.d. Web. 6 June 2013. .

IDG Now!: Colab, rede social brasileira, leva prêmio mundial de melhor app urbana


A rede venceu o concurso AppMyCity, realizado durante o evento New Cities Summit, que aconteceu esta semana em São Paulo




A rede social brasileira Colab, criada com a finalidade de construir um ambiente melhor para a vida em sociedade, conquistou com seu aplicativo o prêmio de melhor app urbano do mundo, concedido pelo concurso AppMyCity, competição realizada pela organização New Cities Foundation durante o evento New Cities Summit, que aconteceu nesta semana em São Paulo. 

O Colab era o único representante brasileiro entre três finalistas e venceu a disputa contra aplicativos dos Estados Unidos e de Israel. O AppMycity foi uma das atrações do II New Cities Summit, evento criado para discussão sobre a vida em grandes metrópoles e que contou com a presença dos prefeitos de São Paulo, Porto Alegre, Dallas (EUA), Roterdã (Holanda) e Santiago (Chile). 

Também participaram do evento executivos do Google, Cisco, GE e PWC, além de especialistas do MIT, da Sorbonne e da USP, entre outros. Esta é a segunda edição do New Cities Summit, que pela primeira vez foi realizado em uma cidade brasileira – São Paulo. Anteriormente, foi sediado em Paris, na França.

O Colab foi escolhido como o melhor aplicativo urbano do mundo por meio de votos de um júri composto por nove experts em gestão pública e privada, cidadãos comuns e entidades sem fins lucrativos. “Não tenho palavras para descrever o quanto é gratificante esse prêmio para nós. Ele demonstra que o Colab está realmente sendo importante para a melhoria das cidades como todo”, comemora Gustavo Maia, sócio-fundador do Colab.

Criado pela Quick, empresa de Gustavo Maia, Bruno Acaraty e Paulo Pandolfi, o Colab é uma rede social que tem como objetivo conectar pessoas com um interesse em comum: as cidades. A rede social permite que os cidadãos reportem diariamente os problemas das cidades, proponham novos projetos e soluções e ainda avaliem os serviços públicos.

A plataforma também tem um ranking de interatividade (gamification). A cada participação, o usuário recebe uma pontuação específica, que é somada a um número chamado “colab”. Para se cadastrar no Colab, basta entrar no endereço www.colab.re. Além da web, a nova rede social também tem aplicativos para iPhone (iOS) e Android. Atualmente o Colab está disponível para todas as cidades do país.

Fonte: "Colab, rede social brasileira, leva prêmio mundial de melhor app urbana - IDG Now!." IDG Now! - Notí­cias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. N.p., n.d. Web. 6 June 2013. .

IDG Now!: Malware cada vez mais atinge comunicações P2P, dizem pesquisadores

Lucian Constantin

O número de amostras de códigos maliciosos P2P cresceu durante o ano passado, afirmam os pesquisadores da Damballa


O número de amostras de malware que usam comunicações P2P (peer-to-peer) aumentou cinco vezes nos últimos 12 meses, de acordo com pesquisadores da empresa de segurança Damballa.

Os maiores contribuintes para este aumento são as ameaças avançadas como ZeroAccess, Zeus versão 3 e TDL4, afirmou o vice-presidente de produtos de Damballa, Stephen Newman. No entanto, há também outras famílias de malware que adotaram o P2P como de canal de comando e controle (C&C) recentemente, disse. 

"O uso do P2P em ameaças de malware avançadas tem estado por perto durante algum tempo, mas nunca vi tomar a proporção que começamos a ver agora", afirmou Newman.

A razão pela qual isso está acontecendo tem a ver com o desejo dos cibercriminosos de recuperação em face aos esforços de derrubada de rede, que podem atingir as infraestruturas C&C centralizadas, disse ele.

Os controladores da botnet perdem o acesso a milhares ou milhões de computadores infectados caso seus servidores sejam encerrados. Por conta disso, eles estão procurando formas de descentralizadar as comunicações P2P, onde os clientes botnet podem transmitir comandos de para o outro, como uma técnica de resiliência, juntamente com outros métodos, como o uso de algoritmos de geração de nome de domínio (DGAS), disse.

Outro benefício para os crackers é que o tráfego P2P malicioso é difícil de ser detectado e bloqueado no nível de rede, utilizando as abordagens tradicionais que dependem de listas de endereços IP e hosts conhecidos associados aos servidores C&C.

Ameaças Persistentes

O TDL4 é provavelmente a família de malware mais comum que utiliza comunicações P2P, disse o cientista sênior de pesquisa da Damballa, John Jerrim. No entanto, o canal de comunicação P2P do TDL4 é usado apenas como backup, no caso de algum servidor C&C ser alcançado por meio de um algoritmo de geração de domínio, disse.

Esse malware é melhor conhecido por ser altamente persistente e difícil de ser removido dos computadores, porque ele infecta o MBR (Master Boot Record) da máquina - uma seção especial do disco rígido que contém o código executado durante o processo de inicialização, antes que o sistema operacional inicie.

A ameaça é usada principalmente para distribuir outros tipos de malware, como parte de esquemas pay-per-install e programas afiliados a cibercriminosos.

O Zeus versão 3, que também é conhecido como GameOver, é um Cavalo de Troia que rouba dados bancários online e outras informações financeiras. Ao contrário do TDL4, o Zeus v3 usa P2P como principal canal de comando e controle e usa o algoritmo de geração de domínio quando o malware não pode chegar a qualquer peer da rede P2P.

Já o ZeroAccess é uma ameaça particularmente interessante porque ele só usa a comunicação P2P para efeitos de comando e controle. O malware é distribuído com a ajuda de kits de exploração como Blackhole, Neosploit e Sweet Orange, e é usado principalmente para fraude de cliques e mineração de Bitcoin.

A Damballa divulgou um relatório sobre o uso de comunicações Peer-to-Peer no ZeroAccess, Zeus v3 e TDL4 na terça-feira (4). A empresa também adicionou a capacidade de detectar este tipo de tráfego malicioso em seu dispositivo de segurança de rede à prova de falhas para empresas.

Os pesquisadores do Instituto para a Segurança da Internet, na Alemanha; da VU University, em Amsterdã e dos fornecedores de segurança da Dell SecureWorks e da Crowdstrike recentemente publicaram um estudo sobre a recuperação de botnets P2P.

"Nossa avaliação mostrou as fraquezas que poderiam ser usadas ​​para interromper as botnets Kelihos e ZeroAccess", diz o relatório. "No entanto, também mostramos que as redes Zeus e Sality são altamente resistentes a ataques sinkholing, a classe de ataques mais usados atualmente contra botnets P2P."

Os pesquisadores concluíram que encontrar métodos alternativos de mitigação contra botnets P2P é "urgente".

FONTE: "Malware cada vez mais atinge comunicações P2P, dizem pesquisadores - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. N.p., n.d. Web. 6 June 2013. .

Olhar Digital: Crianças brasileiras preferem redes sociais a pornografia


Sites como Facebook são os que os pequenos mais tentam acessar de forma não autorizada


As crianças brasileiras se interessam mais por redes sociais do que por pornografia, tanto que foi o tipo de site que elas mais tentaram acessar no mês de maio, segundo levantamento da Kaspersky.

Reunindo dados de sua ferramenta de controle parental, a empresa de segurança descobriu que em 22,34% das tentativas de acesso não autorizado, os pequenos brasileiros miravam sites como Facebook e Twitter.

O interesse pela pornografia fica em segundo plano, com 18,91% da preferência, seguido por lojas virtuais, com 16,76%.

Em nível mundial, a ordem é a mesma: redes sociais na frente (31,26%), tendo sites pornográficos e eróticos (16,83%) e lojas on-line (16,65%) na sequência, conforme o quadro abaixo.


Em termos absolutos, foram feitas mais de 52 milhões de tentativas de acesso a redes sociais e mais de 25 milhões a sites pornográficos, no mundo.

"No mundo moderno, o acesso a qualquer tipo de informação se tornou mais fácil do que nunca. Ao mesmo tempo, as crianças são especialmente vulneráveis e suas perspectivas são, por natureza, ingênuas", comenta Konstantin Ignatyev, analista da Kaspersky.

De acordo com a empresa, o aumento das possibilidades de contato doméstico com a internet também fez crescer as tentativas de acesso a conteúdo sensível. Cada família possui, segundo média mundial, 2,5 PCs, 1,4 smartphone e 0,7 tablet.

Fonte: "Olhar Digital: Crianças brasileiras preferem redes sociais a pornografia."Olhar Digital - Tecnologia para você!. N.p., n.d. Web. 6 June 2013. .

Olhar Digital: Moeda do Facebook deixa de existir em setembro


Rede social deu prazo final para desenvolvedores mudarem forma de cobrança

O Facebook informou a data em que matará sua moeda virtual. A partir de 12 de setembro, a rede socialdeixará de dar suporte a quem usa Facebook Credits.

Ontem, a equipe do site lançou uma API pela qual desenvolvedores conseguem adotar moedas locais em seus aplicativos e jogos.

Dessa forma, usuários poderão pagar em reais, dólares, euros etc., e não mais em FC. Entretanto, desenvolvedores ainda podem criar moedas específicas para os jogos, por exemplo, dando o valor que quiserem para elas.

O encerramento da moeda do Facebook foi anunciado em março, quando arede social disse que permitir transações em moeda local facilitaria as transações financeiras que ocorrem na plataforma.


Fonte: "Olhar Digital: Moeda do Facebook deixa de existir em setembro." Olhar Digital - Tecnologia para você!. N.p., n.d. Web. 6 June 2013. .

INFO: Base de TV paga cresce 0,95% no Brasil


Em abril foram registradas 160,4 mil novas conexões

Rio de Janeiro - A base de assinantes de TV paga no Brasil cresceu 0,95 por cento em abril na comparação com março, totalizando 16,97 milhões de assinaturas, informou nesta quarta-feira a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em abril foram registradas 160,4 mil novas conexões, com os serviços de TV por assinatura passando a estar presentes em 28,1 por cento dos domicílios brasileiros, segundo a Anatel.

Os grupos NET e Embratel, do grupo mexicano América Móvil, encerraram abril com 8,84 milhões de conexões, ante 8,79 milhões em março.

Já o grupo Sky/Directv fechou o mês em 5,34 milhões, avanço sobre os 5,26 milhões do período imediatamente anterior.

Já a Oi passou para 857,3 mil assinantes ante 840,3 mil, enquanto a Telefônica Brasil continuou reduzindo sua base, para 532 mil assinantes. A base da GVT, do grupo francês Vivendi, encerrou o mês com 500,9 mil clientes, acima dos 486,9 mil em março.

Fonte: "Base de TV paga cresce 0,95% no Brasil - Mercado - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. N.p., n.d. Web. 6 June 2013. .

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: Luz controla átomos para transmissão quântica de informações


Um laser controla precisamente o estado de
um único átomo de érbio em uma pastilha de silício.
[Imagem: UNSW]

Internet quântica

Uma equipe australiana obteve um avanço na ciência quântica que trouxe para mais próximo da realidade a perspectiva de uma rede de computadores quânticos - computadores conectados através de uma internet quântica.

A equipe é a primeira a conseguir medir o spin, ou o estado quântico, de um único átomo através de uma técnica combinada, que é simultaneamente óptica e elétrica.

O experimento envolveu um único átomo de érbio - um elemento de terras raras usado em circuitos de telecomunicações - incorporado em silício.

"Nós temos o melhor de dois mundos com a nossa combinação de um sistema elétrico e óptico. Esta é uma técnica revolucionária, e as pessoas tinham dúvidas se era possível. Este é o primeiro passo para uma internet quântica global," disse o professor Sven Rogge, da Universidade de Nova Gales do Sul.

"Usar a luz para transferir informação no estado quântico é mais fácil do que fazê-lo eletricamente. Em última análise, isso vai permitir estabelecer comunicações quânticas por longas distâncias," disse o principal autor do estudo, Yin Chunming.

Os pesquisadores se referem a uma "internet quântica" como a interligação segura entre computadores, por meio de comunicações criptografadas por meio da chamada criptografia quântica.


A vacância de nitrogênio, que tem o tamanho de um único átomo e funciona como um qubit, foi manipulada unicamente com luz. [Imagem: Peter Allen]

Vacâncias de nitrogênio

Christopher Yale e seus colegas da Universidade de Santa Bárbara, nos Estados Unidos, fizeram quase a mesma coisa, mas usando uma técnica estritamente óptica.

E eles trabalharam também com um tipo diferente de qubit, chamado vacância de nitrogênio.

Esse "defeito" - do tamanho de um átomo - no interior do diamante funciona como um qubit para a construção de processadores quânticos.

"Em contraste com a eletrônica convencional, desenvolvemos um esquema totalmente óptico para controlar bits quânticos individuais em semicondutores usando pulsos de luz. Isto oferece uma oportunidade interessante para o processamento e o transporte de informações quânticas com chips fotônicos," disse o Dr. David Awschalom, coordenador da equipe.

O controle totalmente óptico dá uma maior versatilidade à manipulação das vacâncias de nitrogênio em relação aos métodos convencionais, que usam campos de micro-ondas, dependentes de propriedades específicas do "defeito".

Embora as vacâncias de nitrogênio no diamante formem qubits promissores, os pesquisadores afirmam que os diamantes são difíceis de projetar e cultivar em laboratório para terem os "defeitos" cuidadosamente planejados.

A nova técnica totalmente óptica, afirmam eles, vai permitir a exploração de sistemas quânticos em outros materiais, mais fáceis de lidar, sobretudo o silício.

Bibliografia:

Optical addressing of an individual erbium ion in silicon
Chunming Yin, Milos Rancic, Gabriele G. de Boo, Nikolas Stavrias, Jeffrey C. McCallum, Matthew J. Sellars, Sven Rogge
Nature
Vol.: 497, 91-94
DOI: 10.1038/nature12081

All-optical control of a solid-state spin using coherent dark states
Christopher G. Yale, Bob B. Buckley, David J. Christle, Guido Burkard, F. Joseph Heremans, Lee C. Bassett, David D. Awschalom
Proceedings of the National Academy of Sciences
Vol.: Published online before print
DOI: 10.1073/pnas.1305920110

FONTE: "Luz controla átomos para transmissão quântica de informações." Site Inovação Tecnológica - Tudo o que acontece na fronteira do conhecimento. N.p., n.d. Web. 6 June 2013. .

IDG Now!: Preparado para a Revolução Industrial da Internet?


A troca do trabalho manual para as máquinas, da madeira para o carvão, das fazendas para as cidades são apenas algumas formas pelas quais nosso mundo mudou dramaticamente com a Revolução Industrial. Na sequência, conhecemos a Era da Informação. E, agora, estaríamos no inicio da próxima era econômica, a da Revolução Industrial da Internet.

O mundo de hoje possui aproximadamente 6,8 bilhões de pessoas e 12,5 bilhões de dispositivos conectados. No ritmo que as coisas estão indo, até 2020 teremos cerca de 7,6 bilhões de pessoas e 50 bilhões de dispositivos conectados.

O que acontecerá quando pudermos fundir o poder dos dispositivos inteligentes, dos sistemas inteligentes e da automação inteligente com máquinas físicas, instalações e redes? Uma resposta possível é a de que aproximadamente 15 trilhões de dólares – uma quantidade quase similar a economia atual dos EUA – será adicionada ao PIB do mundo, de acordo com Peter Evans, diretor de estratégia global e análise da GE, e Marco Annunziata, economista chefe da GE.

A projeção é parte do estudo “A Internet Industrial: Forçando os Limites das Mentes e Máquinas”, de novembro de 2012. Evans e Annunziata também previram que 46% da economia global, ou 32,3 trilhões de produção global, se beneficiará da Internet Industrial.

Porque isso é importante? Porque “mercados emergentes possuem uma vantagem no século 20 em áreas como os custos com trabalho”, conta Kenneth Cukier, coautor de “Big Data: A Revolution that Will Transform How We Work” (Grandes Dados: Uma Revolução que Transformará a Forma como Trabalhamos, Vivemos e Pensamos). Ele argumenta que os grandes dados “permitem que o ocidente reclame uma vantagem na forma do século 21, pois um indivíduo pode se tornar mais eficiente e produtivo ao utilizar os dados”.

Esta habilidade emergente de aglomerar campos como o aprendizado de máquina, grandes dados e a internet das coisas, não apenas melhorará a eficiência, também irá gerar novos fluxos de receita e criará novos mercados, o que já vemos acontecer ao nosso redor hoje em dia.

Como Evans e Annunziata da GE apontam em seu relatório, essa poderosa combinação de máquinas cada vez mais inteligentes, analises avançadas e uma população móvel constantemente conectada está “forçando os limites das mentes e máquinas”.

Quer ter uma pequena ideia do que a Internet representará para o mundo nos próximos anos? A última edição do relatório anual Tendências Internet, da Kleiner Perkins Caufield & Byers, apresentado durante da Conferência D11, promovida pelo All Things D, revela que existem hoje 2,4 mil milhões de utilizadores da Internet em todo o mundo, e o total continua a crescer em ritmo acelerado.

O uso móvel está se expandindo rapidamente, enquanto a oportunidade de publicidade móvel permanece largamente inexplorada.

O relatório analisa o cenário online de deslocamento, que se tornou mais social e de conteúdo rico, com a ampliação do uso de fotos, vídeo e áudio.

Olhando para o futuro, o relatório revela ainda os primeiros sinais de crescimento para dispositivos wearable computing, como óculos, pulseiras e relógios conectados – e o surgimento de carros conectados, drones e outras novas plataformas.

FONTE: "Preparado para a Revolução Industrial da Internet? | IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. N.p., n.d. Web. 6 June 2013. .