quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Abep: Finalistas Prêmio e-Gov 2013

Prêmio e-Gov 2013

AMANAEDU - Nuvem Computacional para Educação a Distância no Estado do ParáPA
Central de Atendimento ao Cidadão - Teleconsulta de GoiâniaGO
Central de ViagensPR
e-Processo Internet - Módulo ContribuinteDF
Governo DigitalPA
Inteligência Artificial para identificação de pessoas desaparecidas em MGMG
Mineração de Dados Aplicada à Base de Dados dos Tributos IPTU e ISSES
Nova metodologia para execução do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil - ProInfância no âmbito da Segunda Etapa do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2DF
Novo Cadastro de HabitaçãoDF
Pessoas Desaparecidas no Paraná - DesaparecidosPR
Portal Alagoas em Dados e InformaçõesAL
Portal da EducaçãoBA
Portal da Lei de Acesso a Informação (LAI)PE
Portal Rio Sem MisériaRJ
SISP Móvel (Sistema Integrado de Segurança Pública - Módulo de Consulta Móvel)SC
Sistema ABM - Abordagem Móvel de VeículosRS
Sistema de Gestão Ambulatorial e Hospitalar do SUS (GSUS)PR
Sistema de Registro de Contratos de Financiamento de VeículosES
Sistema Gestor de Passagens Aéreas e Rodoviárias (SGPAR)MS
VIA - Visão Integrada do AtendimentoRJ

O prêmio é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Realizado anualmente, tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico na administração pública e divulgar ações que, com o uso da tecnologia da informação, visem a modernizar a gestão pública em benefício da população.



Fonte: "Prêmio e-Gov 2013 - Finalistas  Divulgação." Prêmio e-Gov 2013. http://www.premio-e.gov.br/finalistas-divulgacao.html (accessed August 21, 2013). 

SECOM - BA: 'Jovens Baianos' divulga aprovados da 1ª fase do Semeando Ciência




O Programa Jovens Baianos, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), divulgou, nesta terça-feira (20), os aprovados na primeira fase da seleção para o projeto Semeando Ciência no Pacto Pela Vida. As listas de aprovados por bases comunitárias encontram-se no site da Sedes.

A segunda etapa, que consiste em uma entrevista, será realizada nas bases comunitárias de segurança, nos dias 21 (Fazenda Coutos), 22 (Nordeste de Amaralina) e 23 (Itinga) de agosto. São 90 vagas para o curso de suporte ao usuário de informática, destinadas a jovens de 16 a 24 anos, alunos de escolas públicas inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e moradores das Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) dos bairros da Fazenda Coutos, Itinga e Nordeste de Amaralina, em Salvador.

Integrante do programa Pacto Pela Vida, o projeto é realizado com financiamento da União Europeia. Durante o curso, os jovens serão capacitados para desenvolverem habilidades de atendimento ao usuário, auxiliar de manutenção preventiva e corretiva de computadores e de suporte a redes de informática.

Fonte: "'Jovens Baianos' divulga aprovados da 1ª fase do Semeando Ciência — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/08/20/programa-jovens-baianos-divulga-aprovados-da-1a-fase-do-semeando-ciencia-no-pacto-pela-vida (accessed August 21, 2013).

IDG Now!: Câmara aprova acesso de herdeiros a arquivos digitais de falecidos



Como não há regra específica para esses casos, os herdeiros acabam tendo que entrar na Justiça para ter acesso aos e-mails e redes sociais

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (20/8) proposta que garante aos herdeiros o acesso a contas e arquivos digitais de pessoas falecidas. A medida está prevista no Projeto de Lei 4.099/12, de autoria do deputado Jorginho Mello (PSDB-SC), que altera o Código Civil (Lei 10.406/02).

Como a proposta tramita em caráter conclusivo, ela será encaminhada para o Senado, caso não haja recurso para análise pelo Plenário. Um projeto apensado (PL 4.847/12) também garante o acesso dos dados digitais a herdeiros também foi aprovado.

O autor da proposta explica que hoje, como não há regra específica para esses casos, os herdeiros acabam tendo que entrar na Justiça para ter acesso a e-mails e contas em redes sociais de falecidos. Na falta de norma geral, os juízes têm decidido de forma diferente para cada família.

Fonte:  "Câmara aprova acesso de herdeiros a arquivos digitais de falecidos - IDG Now!." IDG Now! - Noti­cias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/08/20/camara-aprova-acesso-de-herdeiros-a-arquivos-digitais-de-falecidos/ (acessado AGO 21, 2013).

R7: Anatel investiga violação nos sistemas das operadoras de telecom

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta terça-feira que está investigando se os sistemas das operadoras de telecomunicações brasileiras foram violados, após as denúncias de espionagem feitas pelo ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos Edward Snowden.

Segundo o vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente, é obrigação da agência instaurar processo de averiguação para saber se houve violação de informações de empresas e cidadãos brasileiros.

"É obrigação da Anatel, do ponto de vista legal, instaurar um processo de averiguação para verificar se, de fato, os sistemas hoje utilizados pelas operadoras de telecomunicações e toda estrutura foram de alguma forma violados", disse Jarbas, durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

De acordo com o vice-presidente da Anatel, a maior parte das empresas questionadas já entregou as informações, e a partir daí, será verificado se haverá alguma necessidade de fixar um procedimento administrativo.

O objetivo da avaliação é determinar se houve violações e onde ocorreram falhas na estrutura. "Empresas que estão sendo avaliadas tem dado retorno. Caso seja necessário, vamos aprofundar", disse Valente.

Já o presidente do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, que representa as empresas, afirmou que as operadoras agiram de acordo com a lei brasileira. "Nenhuma operadora fornece ou facilita informações que possam quebrar o sigilo de seus usuários", disse.

Fonte: "Anatel investiga violação nos sistemas das operadoras de telecom - Tecnologia - R7." Notícias – Brasil, mundo, saúde, educação, empregos e mais – R7. http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/anatel-investiga-violacao-nos-sistemas-das-operadoras-de-telecom-20130820.html (accessed August 21, 2013).

Tecnoblog: Governo está prestes a decretar troca imediata de computadores e celulares com defeito


Foto: AFP

Telefones celulares e computadores estão mais próximos de serem considerados “produtos essenciais” pelo governo brasileiro. Isso significa que, em caso de defeito constatado até 90 dias depois de sua aquisição, o consumidor terá direito à troca imediata do dispositivo.

No cenário atual, as empresas têm prazo de 30 dias após a queixa do cliente para solucionar um problema relacionado a defeito. Só depois deste período é que o consumidor pode exigir troca do produto, devolução do montante pago ou abatimento de preço na aquisição de outro item de maior valor.

A exceção fica para os chamados “produtos essenciais” porque estes são aqueles que atendem a necessidades básicas do consumidor, razão pela qual trocas, reparos ou devoluções devem ser feitas em tempo hábil.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é bastante claro quanto a isso. O problema é que não há definição precisa sobre o que é produto essencial, assim, não são raros os casos de pessoas que adquirem um celular, por exemplo, mas ficam pelo menos um mês sem o produto após enviá-lo para reparo. Sendo um item de comunicação, o celular deveria ser considerado essencial, mas lojistas e fabricantes alegam que não e aí se instala um empurra-empurra.

Em outras palavras, regulamento existe, mas com brechas. Para acabar com esta história, em março deste ano a presidente(a) Dilma Rousseff criou o Plano Nacional de Consumo e Cidadania, cuja base é justamente a criação de um lista de produtos essenciais.

Esta lista deveria ter sido apresentada em 15 de abril de 2013, mas a entrega foi prorrogada indefinidamente por solicitação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para que houvesse mais discussão sobre o assunto com a indústria, que reclamava da dificuldade de manter estoques, por exemplo.

Depois de quase cinco meses de impasse, governo e empresas parecem finalmente ter chegado a um entendimento. De acordo com a Folha de S.Paulo, a tão aguardada lista deverá ser encaminhada às unidades do Procon espalhadas pelo país ainda nesta semana e deverá incluir itens como fogões, geladeiras, TVs e, para nossa alegria, computadores pessoais e celulares. Será necessário também aval final por parte do ministro da Justiça e da presidente Dilma.

Ainda de acordo com a Folha, o documento prevê prazo máximo de 10 dias para resolução de problemas em produtos recém-adquiridos caso o consumidor resida em alguma capital ou 15 dias no caso de cidades do interior (ou seja, nem é tão imediato assim, mas não deixa de ser um avanço).

Assim que o decreto que trata do assunto for publicado, lojistas e fabricantes terão seis meses para se adequar ao regulamento. Em caso de descumprimento, a principal punição deverá ser multas que vão de 200 reais a 6 milhões de reais. A expectativa é de que as novas regras entrem em vigor no primeiro semestre de 2014. Que assim seja.

Fonte: Alecrim , Emerson . "Governo está prestes a decretar troca imediata de computadores e celulares com defeito | Tecnoblog." Tecnoblog - diário tecnológico. http://tecnoblog.net/138146/computadores-celulares-produtos-essenciais/ (accessed August 21, 2013).

Canal Tech: A oportunidade das redes sociais para o mercado de distribuição de TI



A última pesquisa do Ibope apontou que já somamos 94 milhões de brasileiros com acesso à internet. Já de acordo com levantamento do Facebook, o Brasil alcançou 73 milhões de usuários. Ou seja, quase quatro em cada cinco brasileiros conectados possui uma conta na rede social.

Os números consolidam um crescimento de 630% desde fevereiro de 2011, quando o Facebook começou oficialmente sua operação no Brasil e abriu um escritório em São Paulo. Na época, a rede social tinha 10 milhões de usuários no país.

Segundo a companhia de Mark Zuckerberg, um a cada três brasileiros cadastrados já visita a rede social a partir de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Ao mesmo tempo, uma pesquisa encomendada pela Unisys ao IDC sobre o fenômeno da “Consumerização de TI no Brasil” revela que houve aumento no acesso às redes sociais para fins comerciais no país, e 34% dos brasileiros entrevistados utilizam o Facebook para trabalho.

O Brasil lidera a lista dos países em que os profissionais acessam o site pelo menos uma vez por dia para fins corporativos e pessoais: 58,8% dos brasileiros entrevistados disseram navegar no Facebook diariamente, enquanto na Inglaterra eles são 44,3% e na França 35,9%.

Para completar esse cenário, um estudo da consultoria McKinsey aponta que as tecnologias sociais têm o potencial de aumentar a produtividade de trabalhadores qualificados de 20% a 25%.

Especificamente no mercado de distribuição de TI, com mais de 3 mil revendas no país, criamos uma grande oportunidade. Afinal, desse alto número de empresas, mais de 80% delas contam com menos de dez profissionais e são companhias com cunho familiar, de acordo com a Pesquisa do Setor, Salarial e Censo de Revendas. Esse é o principal público que está conectado na rede social.

É um empresário que utiliza em formato pessoal, mas ao mesmo tempo profissional. Ele está ali para se comunicar com os amigos, mas também em busca de negócios.

Cabe então ao distribuidor marcar presença nesse ambiente, utilizar as redes sociais para ter mais uma via de diálogo com o empreendedor que precisa de informações e de atenção.

Com este objetivo, os distribuidores precisam passar a olhar as redes sociais e encará-las como oportunidade. As mídias sociais não são mais um luxo para qualquer empresa. Hoje é um canal para estar na frente do contato e ampliar a proximidade do cliente

Fonte: "A oportunidade das redes sociais para o mercado de distribuição de TI - Negócios." Canaltech. http://corporate.canaltech.com.br/noticia/negocios/A-oportunidade-das-redes-sociais-para-o-mercado-de-distribuicao-de-TI/ (accessed August 21, 2013).

INFO: Empresa premiará hacker que expôs falha do FB


Boston - Um homem que invadiu a página de Mark Zuckerberg no Facebook para expor uma falha de software está recebendo doações de hackers ao redor do mundo, depois que a empresa se recusou a recompensá-lo com base em um programa que normalmente premia pessoas que relatam tais problemas.

Khalil Shreateh descobriu e relatou a falha, mas inicialmente foi ignorado pela equipe de segurança do Facebook. Em seguida, ele postou uma mensagem na página do bilionário para provar a existência do bug.
Khalil Shreateh: hacker invadiu conta de
Mark Zuckerberg, o criador da rede social

Agora, Marc Maiffret, diretor de tecnologia da empresa de segurança cibernética BeyondTrust, está tentando mobilizar hackers para levantar uma recompensa de 10 mil dólares para Shreateh após a recusa do Facebook.

Maiffret, hacker autodidata que abandonou o colégio, disse nesta terça-feira que até o momento arrecadou cerca de 9 mil dólares, incluindo os 2 mil dólares que ele contribuiu inicialmente.

Ele e outros hackers dizem que o Facebook negou pagamento a Shreateh, um palestino, no âmbito do programa "Bug Bounty". A empresa distribui um mínimo de 500 dólares a indivíduos que chamam a atenção da empresa para erros de software.

Shreateh descobriu a falha no site da empresa que permite aos membros postarem mensagens na página de qualquer usuário, incluindo Zuckerberg. Ele tentou submeter a falha para revisão, mas a equipe de segurança do site não aceitou o seu relatório.

Em seguida, ele postou uma mensagem para o próprio Zuckerberg na conta privada do executivo, dizendo que ele estava tendo problemas para conseguir a atenção de sua equipe. "Desculpe por violar a sua privacidade", disse Shreateh na mensagem.

O erro foi rapidamente corrigido e o Facebook emitiu um pedido de desculpas na segunda-feira por ter sido "demasiado apressado e indiferente" ao relatório do Shreateh. Mas não pagou-lhe uma recompensa.

"Nós não vamos mudar a nossa prática de não pagar recompensas a pesquisadores que testaram vulnerabilidades contra usuários reais", disse o vice-presidente de segurança Joe Sullivan em uma mensagem na rede social.

Ele disse que o Facebook já pagou mais de 1 milhão de dólares no âmbito desse programa para os pesquisadores que seguiram suas regras.

Fonte: "Empresa premiará hacker que expôs falha do FB | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/08/empresa-premiara-hacker-que-expos-falha-do-fb.shtml (accessed August 21, 2013).

Código Fonte: Dispositivos móveis representam 17,4% do tráfego de internet




Ásia e África são os locais onde o tráfego a partir de dispositivos móveis é maior

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Statista e pelo site Mashable, as conexões realizadas a partir de dispositivos móveis representam 17,4% do tráfego global da internet. O volume representa um aumento de 6% em relação ao ano passado.

A América do Sul possui o menor índice de conexão a partir de dispositivos móveis. Na região, apenas 6,8% do tráfego vem desses equipamentos. Contudo, em relação a 2012, houve um aumento de 3,6% da participação mobile na região.

A Ásia lidera o ranking: 26,6% do tráfego de internet no continente vem de dispositivos móveis. Na Ásia, o volume apresentou crescimento de 7,8% e relação a 2012.

Segundo a consultoria, a África é o segundo continente em termos de utilização de conexões móveis para acesso à internet. Cerca de 23,7% do tráfego de internet na região está relacionado ao uso de dispositivos móveis.

Fonte: Yung, Rodrigo . "Dispositivos móveis representam 17,4% do tráfego de internet | Código Fonte." Código Fonte | Tecnologia de [a-Z]. http://codigofonte.uol.com.br/noticias/dispositivos-moveis-representam-174-do-trafego-de-internet (accessed August 21, 2013).

G1: Vigilância da NSA abrange 75% da internet nos EUA, diz jornal



A rede de vigilância da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) tem capacidade para atingir cerca de 75% de todas as comunicações na internet dos EUA, revelou o "Wall Street Journal" nesta terça-feira (20).

Citando funcionários atuais e antigos da NSA, o jornal disse que a cobertura de 75% representa uma parcela maior das comunicações via Internet dos norte-americanos do que as autoridades tinham divulgado publicamente.

O jornal disse que a agência mantém o conteúdo de alguns emails enviados entre cidadãos dos Estados Unidos e também filtra telefonemas feitos através da Internet.

Em resposta a um pedido de comentário sobre a reportagem, a NSA disse que sua missão de inteligência "é centrada em derrotar adversários estrangeiros que visam prejudicar o país. Defendemos os EUA de tais ameaças, enquanto trabalhamos ferozmente para proteger os direitos de privacidade dos cidadãos dos EUA".

"Não é e/ou. São ambos", disse a NSA em comunicado enviado por email à Reuters.

Edward Snowden, um ex-prestador de serviço da NSA, revelou recentemente os detalhes de programas secretos dos EUA para monitorar telefonemas e o tráfego de Internet de norte-americanos e estrangeiros.

Fonte: "G1 - Vigilância da NSA abrange 75% da internet nos EUA, diz jornal - notícias em Mundo." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/08/vigilancia-da-nsa-abrange-75-do-trafego-de-internet-nos-eua-diz-wsj.html (accessed August 21, 2013).

INFO: Google e Facebook negam espionagem no Brasil



Brasília – Representantes de grandes empresas de internet com atuação no Brasil voltaram a negar, em audiência pública na Câmara dos Deputados feita ontem, o fornecimento de informações de usuários brasileiros para o governo dos Estados Unidos.

O diretor de Políticas Públicas do Google Brasil, Marcel Leonardi, disse que a empresa não aderiu ao programa Prism nem a qualquer outro programa de vigilância governamental.

“Antes de a mídia entrar em contato com a empresa, o Google sequer tinha ouvido falar em Prism”, disse, referindo-se ao programa secreto de vigilância eletrônica mantido pela Agência Nacional de Segurança dos EUA.

Segundo ele, a empresa não fornece acesso aos sistemas do Google a qualquer governo, incluindo o dos Estados Unidos, e não permite a instalação de equipamentos para fins de vigilância. “Não existe nenhuma porta dos fundos, nenhuma porta lateral, nenhum tipo de alçapão, nenhum acesso direto a dados”, disse Leonardi. Ele ressaltou também que, quando obrigada pela Justiça, a empresa entrega as informações diretamente às autoridades.

Na audiência pública, feita pelas comissões de Ciência e Tecnologia, de Defesa do Consumidor, de Fiscalização Financeira e Controle, de Legislação Participativa e de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, o gerente de Relações Governamentais do Brasil Facebook, Bruno Magrani, disse que a empresa analisa cuidadosamente cada pedido de fornecimento de informações, e requer a descrição detalhada de cada pedido.

Segundo ele, a cobertura da imprensa sobre o vazamento de informações tem sido imprecisa e equivocada. “O Facebook nunca fez parte de qualquer programa para dar aos Estados Unidos ou a qualquer outro governo acesso direto aos seus servidores.

Nunca recebemos um pedido em branco ou uma ordem judicial de qualquer agência do governo solicitando informações ou dados por atacado. E se tivéssemos recebido, contestaríamos energicamente tal pedido”, disse Magrani

O diretor-geral Jurídico e de Relações Institucionais da Microsoft Brasil, Alexandre Esper, disse que a empresa não fornece a nenhum país, governo ou instituição, sob nenhum pretexto, acesso irrestrito a dados de seus clientes de qualquer parte do mundo. “A Microsoft obedece às exigências legais dos países onde opera e somente fornece dados em restrito cumprimento do processo legal, caso a caso”

O diretor-geral do Twitter no Brasil, Guilherme Ribenboim, também declarou que ouviu falar pela primeira vez no programa Prism pela imprensa. Ele lembrou que a rede social não solicita dados dos usuários, apenas uma conta de e-mail. “No Twitter, respeitar e defender a voz dos nossos usuários é um valor importante”.

Na última quinta-feira, os diretores das empresas participaram de audiência pública no Senado para debater as denúncias de espionagem norte-americana a e-mails e ligações telefônicas de brasileiros.

Fonte: "Google e Facebook negam espionagem no Brasil | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/08/google-e-facebook-negam-espionagem-no-brasil.shtml (accessed August 21, 2013).

Inovação Tecnologia: Carro elétrico dobrável é inspirado no tatu-bola


Carro dobrável

Conforme as cidades crescem, o espaço à disposição dos cidadãos parece diminuir na mesma proporção.
Um controle remoto acionado por celular permite manobrar
o Tatu à distância, incluindo fazê-lo girar 360 graus.

Grande parte do problema é causada pelos carros, que exigem grandes espaços para trafegar e, mais ainda, para ficarem parados.

Uma solução para esses momentos de estacionamento acaba de ser proposta por engenheiros do Instituto de Ciências e Tecnologias Avançadas da Coreia do Sul.

O Armadillo-T é um minicarro elétrico dobrável.

O nome e a inspiração vieram do tatu, mais especificamente do tatu-bola, que tem a característica de se enrolar para se proteger de predadores - o mascote da Copa do Mundo de 2014 é um tatu-bola-da-caatinga.

O carro não consegue exatamente se enrolar - na verdade, ele encolhe agindo exatamente ao contrário do que faz o tatu-bola, erguendo sua parte traseira, que avança sobre a dianteira.

Fica estranho, mas o tamanho original do minicarro, que tem 2,8 metros de comprimento, reduz-se para 1,65 metro.

Carro com controle remoto

Não se preocupe em ficar preso dentro do carro dobrado. Um controle remoto acionado por celular permite manobrar o Tatu à distância, incluindo fazê-lo girar 360 graus.

Dobrado, o carro-tatu-bola passa de seus 2,8 metros originais 
para 1,65, cabendo em qualquer canto.
Assim, o usuário não precisa ser bom de manobras: é só descer do carro, dobrá-lo e ver se ele cabe no espaço disponível, tudo manipulando a tela do celular.

Quando desdobrado e em movimento, o Armadillo-T é um carro elétrico verdadeiramente 4x4, com quatro motores, um dentro de cada roda, acionados por um conjunto de baterias de íons de lítio de 13,6 kWh.

A colocação dos motores nas rodas é uma opção tecnicamente muito eficiente, além de facilitar a "dobradura" do carro-tatu.

Com 450 kg vazio, o Armadillo-T pode levar duas pessoas e atingir uma velocidade máxima de 60 km/h. Uma carga completa das baterias dá uma autonomia de 100 km.

Fonte: "Carro elétrico dobrável é inspirado no tatu-bola." Site Inovação Tecnológica - Tudo o que acontece na fronteira do conhecimento. http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=carro-eletrico-dobravel-inspirado-tatu-bola&id=010170130821 (accessed August 21, 2013).

IDG Now!: E-mails nunca serão verdadeiramente seguros e privados, diz especialista



No início deste mês, o Lavabit e o Silent Circle - dois serviços de e-mail focados em privacidade - decidiram fechar as portas, em vez de dar ao governo dos EUA a possibilidade de acesso aos dados de seus clientes. Pouco tempo depois, o fundador do Lavabit, Ladar Levison, disse à Forbes que "se você soubesse o que eu sei sobre e-mails, talvez você não os usasse."

No último final de semana, Louis Kowolowski, do Silent Circle, explicou a grande vulnerabilidade inerente aos e-mails: metadados.

Embora tecnologias de criptografia como PGP e SMIME possam ser usadas para ocultar o real conteúdo de uma mensagem (supondo que você use um programa desktop que suporta software de criptografia), os atuais protocolos de e-mail não permitem assegurar os detalhes de metadados do "header" (cabeçalho) usados ​​para "embaralhar" o e-mail de um ponto a outro. 

Isso significa que remetente, destinatário, assunto, data e hora, e até mesmo informações de caminho do servidor são enviados junto com a mensagem, em um texto claro. Isso é o suficiente para ser uma deficiência para as pessoas que realmente precisam de privacidade, de acordo com Kowolowski.

"Se o seu objetivo é não ter vazamento de metadados em suas comunicações de outra forma seguras, você pode querer evitar o e-mail por completo. Os e-mails vazam informações sobre quem está se comunicando frequentemente. Esta informação pode ser tão prejudicial quanto o conteúdo do e-mail em si."

Os vazamentos de autoria de Edward Snowden mostraram que o governo dos EUA está ciente do poder de metadados. A NSA (agência de segurança dos EUA) coleta registros telefônicos da Verizon para examinar os metadados e analisar os padrões de ligações - e o governo não precisa de autorizações individuais para fazê-lo, já que os tribunais classificam os metadados como "dados transacionais" em vez de comunicações reais. Mais uma vez, aqui está Kowolowski:

"Com o suporte de provedores de Internet, os interessados ​​podem agora ver todo o tráfego na rede. Os dias em que foi possível duas pessoas terem uma conversa realmente privada por e-mail, se é que esses dias existiram, há muito acabaram".

Uma vez que as comunicações de texto, vídeo e mensagens não precisam do mesmo "header" que e-mails precisam, eles são capazes de serem assegurados de ponto a ponto, com toda a criptografia e descriptografia feitas nas máquinas clientes - e de fato, a Silent Circle ainda oferece os serviços "Silent Phone," "Silent Eyes" e "Silent Text" que fazem exatamente isso. 

Confira nossos guias para proteger o seu PC contra a fiscalização do Prism, para dicas e truques de privacidade, ou se a segurança de metadados significa menos do que a própria mensagem, leia o manual do PCWorld para proteger o seu e-mail.

Fonte: Chacos, Brad . "E-mails nunca serão verdadeiramente seguros e privados, diz especialista - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/08/21/e-mails-nunca-serao-verdadeiramente-seguros-e-privados-diz-especialista/ (accessed August 21, 2013).

Código Fonte: Facebook lança projeto global de acesso à internet


O Facebook acaba de anunciar o lançamento da Internet.org, uma nova iniciativa que visa levar os benefícios do acesso à Internet para todos através de colaborações dentro da indústria de tecnologia.

A rede social se uniu a uma série de parceiros notáveis, incluindo a Ericsson, MediaTek, Nokia, Opera, Qualcomm e Samsung para lançar a organização, que irá trabalhar em colaboração com ONGs, operadoras móveis e empresas de tecnologia para tornar o acesso à Internet mais em conta, bem como fazer os dados serem mais eficientes e desenvolver tecnologia mais barata e acessível.

Facebook pretende aumentar acesso à internet
A empresa estima que cerca de 5 bilhões de pessoas, ou dois terços do mundo, estão sem acesso à Internet, e isso não pode ficar assim: “há enormes barreiras nos países em desenvolvimento para a conexão. Internet.org reúne uma parceria global que irá trabalhar para superar esses desafios, inclusive levando acesso às conexões disponíveis para aqueles que atualmente não podem pagar”, explicou Mark Zuckerberg.

Zuckerberg pretende envolver todos os parceiros na iniciativa, assim, um dos parceiros de lançamento, como a Opera, fornece os meios para usuários de mercados emergentes acessarem a Web usando o mínimo de dados possível, enquanto a MediaTek e chipsets da Qualcomm ajudam a melhorar dispositivos e a Nokia, é claro, fornece smartphones.

Confira o vídeo sobre a iniciativa:
Fonte: Troyack, Leandra . "Facebook lança projeto global de acesso à internet | Código Fonte." Código Fonte | Tecnologia de [a-Z]. http://codigofonte.uol.com.br/noticias/facebook-lanca-projeto-global-de-acesso-a-internet (accessed August 21, 2013).

INFO: Brasileiro pede sigilo de dados apreendidos em Londres



Brasília - O brasileiro David Miranda, companheiro do jornalista que divulgou os documentos vazados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden sobre a espionagem dos Estados Unidos e que no domingo foi retido pela polícia em Londres, apresentou nesta terça-feira um recurso na Justiça para que seja respeitado o sigilo de seus arquivos digitais.

A medida foi solicitada perante um tribunal de Londres, explicou o jornalista americano Glenn Greenwald, companheiro de Miranda e colunista do jornal inglês "The Guardian", em declarações citadas pela "Agência Brasil".

Espionagem

O brasileiro quer impedir que o governo britânico acesse os arquivos digitais que estão em um computador pessoal, em um telefone celular e em várias memórias que a polícia de Londres lhe expropriou.

"Estou fazendo o pedido (na Justiça) para dizer que o que fizeram com David foi contra a lei, para proibir que eles usem o material que tomaram, dizer que eles não podem dividir isso com ninguém, nem com os Estados Unidos, e que devolvam tudo imediatamente", segundo Greenwald.

Greenwald tinha assegurado em anteriores declarações que tem cópia de todos os documentos que seu companheiro carregava. O jornalista afirmou que seus advogados entraram com o pedido judicial nesta terça-feira e que amanhã pedirão que ele seja atendido com urgência.

Miranda foi retido no aeroporto de Heathrow, na capital britânica, por seis agentes durante quase nove horas, perto do máximo permitido pela legislação antiterrorista do Reino Unido sem necessidade de apresentação de acusações, e afirmou que teve expropriados vários dispositivos eletrônicos, como seu computador, celulares e memórias.

O brasileiro fazia uma escala em Londres quando retornava ao Rio de Janeiro vindo de Berlim, onde tinha visitado a documentarista Laura Poitras, que trabalha com Greenwald e outros jornalistas na análise dos documentos entregues por Snowden sobre a espionagem eletrônica e telefônica dos Estados Unidos no mundo todo.

A retenção, que Londres justificou devido ao brasileiro supostamente levar "informações roubadas" que podem ser utilizadas por terroristas, foi interpretada por Greenwald e pelo "The Guardian" como uma tentativa de intimidação para que cessem as publicações.

"Para mim é muito claro que o que eles fizeram foi totalmente contra a lei. Com a lei, eles podem investigar se alguém é envolvido com organização terrorista, mas em momento algum perguntaram sobre isso ao David. Foram perguntas só sobre mim, sobre Laura (documentarista Laura Poitras) e sobre o The Guardian", afirmou o jornalista.

O incidente gerou um mal-estar nas relações diplomáticas entre Brasil e Reino Unido. O Itamaraty inicialmente convocou o embaixador britânico em Brasília para consultas e manifestar sua "grave preocupação" pelo incidente, e depois o próprio ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, falou por telefone com seu colega britânico para cobrar explicações.

Fonte: "Brasileiro pede sigilo de dados apreendidos em Londres | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/08/brasileiro-pede-sigilo-de-dados-apreendidos-em-londres.shtml (accessed August 21, 2013).

G1: Brasil supera a China e vira 7º maior mercado de software do mundo




O Brasil ultrapassou a China em 2012 e se tornou o sétimo maior mercado doméstico do mundo na venda de softwares e serviços de tecnologia da informação, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (21) pela Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software).

Com um mercado total de US$ 24,9 bilhões, o país pulou três posições de 2011 para o ano passado e no caminho superou, além dos chineses, australianos e italianos.

O crescimento registrado sobre 2011 foi de 28%. O salto ocorreu graças ao crescimento de 53,5% nas vendas de software, que atingiram os US$ 9,48 bilhões. Já o setor de serviços de tecnologia da informação (desenvolvimento de sistemas feito a pedido de uma empresa) avançou 16%, e chegou a US$ 15,44 bilhões.

Enquanto isso, o mercado interno da China teve um crescimento de 12,2%, atingindo os US$ 23 bilhões. A crise mundial que assolou principalmente a Europa e os Estados Unidos travou o crescimento dos principais mercados de software. A Itália, no caminho do Brasil, cresceu apenas 4%, a França , 6%, a Alemanha, 9%, e o Reino Unido, 5%. Já os Estados Unidos, a maior potência no segmento e lar das principais empresas, avançaram 3,63%.

O Japão e a Austrália, aparentemente longe do bafo da crise, avançaram 14,7% e 10,5%, respectivamente. Com crescimento sólido de 21,5%, o Canadá manteve a sexta posição e impediu o que poderia ter sido um salto ainda maior do Brasil no setor.

Apesar do grande avanço no comércio de softwares no Brasil, a grande maioria dos programas para computador continua sendo desenvolvida fora do país, por companhias estrangeiras. Pouco menos de 80% do faturamento vai para os cofres de empresas como as norte-americanas Microsoft e SAP.

Os setores que mais consomem esses programas são os de finanças (25%), serviços e telecomunicações (24,8%) e indústria (18,6%).

Já no segmento de serviços, a lógica é inversa. Mais de 88% do montante arrecadado vai para empresas que fazem o desenvolvimento das soluções dentro do país.

Pirataria

Com o avanço do mercado brasileiro em software e serviços, o Brasil chegou em 2011 a 3% da movimentação mundial. No entanto, enquanto o mercado interno brasileiro voa alto, as exportações ainda capengam. Chegaram a US$ 2,24 bilhões em 2012.

Um entrave ao crescimento do mercado doméstico, apontado pela Abes, é a pirataria, que chegou a 53% dos softwares vendidos no Brasil, em 2011. O combate aos softwares ilegais levou à remoção de 20,6 mil anúncios de venda de softwares piratas de sites na internet, além da suspensão de 52 páginas na internet. Fora da internet, em 309 ações ao longo do ano, 640 mil CDs foram apreendidos.

Quando somado ao gasto com software os recursos despendidos com hardware (equipamentos), o Brasil se caracteriza como o destino de 49% de todos os recursos investidos na América Latina.

Fonte: Simões Gomes, Helton . "G1 - Brasil supera a China e vira 7º maior mercado de software do mundo - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/08/brasil-supera-china-e-vira-7-maior-mercado-de-software-do-mundo.html (accessed August 21, 2013).