quarta-feira, 2 de maio de 2012

Tribuna da Bahia Online:Oposição volta a cobrar senhas ao governo



Lilian Machado REPÓRTER
A bancada de oposição na Assembleia Legislativa voltou a cobrar do governo do Estado a liberação da senha do Sistema de Informações Contábeis e Financeiras (Sicof) que possui integração com diversos sistemas, destacando-se o Siplan (Secretaria do Planejamento). No site é possível ver a prestação de contas do governador e os relatórios legais, previstos na Lei 4.320/64 e na Lei Complementar 101/00, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Desde o final do ano passado, conforme foi antecipado pela Tribuna, o ex-líder da minoria, deputado Reinaldo Braga (PR), enviou um requerimento à Mesa Diretora do Legislativo para que fosse encaminhada ao Executivo a reivindicação de acesso livre aos sistemas. 

O pedido voltou a ser feito pelo atual líder do grupo, deputado Paulo Azi (DEM). Ele enviou um ofício aos secretários estaduais de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, e da Fazenda, Luis Alberto Petitinga, solicitando o fornecimento das senhas para que os deputados possam acompanhar e fiscalizar a execução de obras e programas previstos no orçamento estadual.

Em conversa com a Tribuna ontem, o líder Paulo Azi disse que é possível à bancada intensificar de forma mais eficaz o seu papel fiscalizador, em relação às contas do Executivo estadual.

“Esses sistemas permitem que nós possamos acompanhar a execução financeira do Estado. Já que o governo se diz tão democrático, nós vamos testá-lo. Vamos ver se existe realmente democracia ou se tudo é da boca pra fora. Fiscalizar as contas públicas do Estado é prerrogativa do poder Legislativo, garantido pela Constituição Federal. É legítimo”, afirmou Azi. 

O Sicof é apontado como um instrumento para controle e acompanhamento orçamentário, financeiro, patrimonial e contábil do Estado, sendo uma das atuações da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), órgão subordinado à Secretaria de Planejamento (Seplan). Atualmente, o governo permite o acesso dos cidadãos ao site Transparência Bahia, mas, segundo o líder oposicionista, através dessa ferramenta não tem sido possível fiscalizar de maneira eficiente os dados do governo. “Existe uma defasagem de dois a três meses na publicação das informações”, disse. 

Vale lembrar que o Sicof é alvo de discussão na Assembleia Legislativa desde o governo Paulo Souto (DEM). Nessa época, o fato motivou debates acalorados e acirrou os ânimos entre oposição e governo. Em 2003 houve um mandado de segurança (1398-2/2003), já em 2005 foi assinado um acordo, quando ficou acertado que todos os deputados teriam, de imediato, a senha de acesso ao Sicof Gráfico. 

O mandado garantia que a partir de janeiro de 2007 seriam disponibilizadas as senhas individuais de amplo acesso ao Sicof para todos os deputados. “Esse acordo está sendo descumprindo. Se cada governo que mudar não respeitar os acordos judiciais, como é que fica?”, questiona Paulo Azi. 

Secom: Tecnologias de informação em debate no especial Dia do Trabalhador


















As tecnologias de informação mudaram os costumes de muitos profissionais, sobretudo nos grandes centros. Por isso, o TVE Debate desta terça-feira (1º de maio), às 22h, especial para o Dia do Trabalhador, vai tratar desse assunto.
Os convidados para o programa são o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, o advogado trabalhista Ricardo Caribé e o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) na Bahia, Adilson Araújo.

Olhar Digital: Ataques maliciosos cresceram 81% no ano passado, segundo Symantec


De acordo com relatório da companhia, apesar deste crescimento, houve uma diminuição de 20% no número de vulnerabilidades 

A empresa de antivírus Symantec divulgou seurelatório referente ao ano de 2011 e concluiu que houve um aumento de 81% nos ataques maliciosos no ano passado. No entanto, apesar deste crescimento, houve uma diminuição de 20% no número de vulnerabilidades.

A companhia ainda notou que os ataques cibernéticos voltados principalmente a grandes organizações diminuíram de intensidade, e os principais alvos, agora, são empresas de médio e pequeno porte. De acordo com o relatório, mais da metade dos ataques foram direcionados a empresas com menos de 2.500 funcionários.

Além disso, o estudo também descobriu que as vulnerabilidades no segmento de mobilidade cresceram muito com a ascensão do Android. Os malwares para dispositivos móveis aumentaram 93% graças ao sistema aberto do Google. A Symantec reportou cerca de 9 mil tipos de vírus para a plataforma.

Também houve um aumento nas violações de dados com cerca de 1,1 milhão de identidades roubadas a cada ataque, o que resultou em 187 milhões de documentos expostos. Outra causa bastante comum, responsável pelo aumento de violação de dados, foram as perdas de celulares, tablets, smartphones, USB e outros dispositivos de backup. No total, os equipamentos perdidos expuseram cerca de 18,5 milhões de identidades no ano passado.

Apesar dos resultados desanimadores, a companhia percebeu uma evolução na redução de spams. O volume deste tipo de email passou de 88% em 2010 para 75% em 2011. Esta diminuição pode ser atribuída a algumas autoridades, que conseguiram desligar um dos maiores botnets do mundo. Os emails de phishing e outras fraudes, no entanto, continuam aos montes. 

INFO: Justiça britânica determina bloqueio do Pirate Bay



São Paulo – A Suprema Corte do Reino Unido determinou que os provedores do país, como Sky, Everything Everywhere, TalkTalk, O2 e Virgin Media, bloqueiem o acesso de seus clientes ao seu site de compartilhamento de torrents The Pirate Bay.

A decisão foi tomada após uma ação movida pela Indústria Fonográfica Britânica (BPI), organização que representa as gravadoras do país, em fevereiro deste ano.

“Sites como o The Pirate Bay destroem empregos no Reino Unido e reduzem o investimento em novos artistas”, afirmou a BPI em nota enviada à BBC. “Músicos, engenheiros de som, editores de vídeo etc. merecem ser pagos por seus trabalhos”, completa o texto.

Em novembro do ano passado, a organização já havia solicitado aos provedores que fizessem o bloqueio. Em resposta, a organização que representa os provedores disse que o bloqueio somente seria feito caso ordenado por ordem judicial.

Em nota, a Virgin, que surgiu como uma gravadora e distribuidora de fitas cassetes, afirmou que irá acatar a decisão, mas que ela não resolve o problema a longo prazo. 

Lançado em 2004, o The Pirate Bay se tornou o site para o compartilhamento de torrents mais popular da web. Em 2009, seus fundadores foram condenados na Suécia por violar direitos autorais. Mesmo assim, o serviço continua no ar hospedado em diferentes países. As discussões em torno do TPB também foram responsável pelo surgimento do Partido Pirata no país, em 2006.

INFO: Justiça deve levar 8 semanas para decidir se Android é cópia do Java


Por Reuters


Entre Larrys: Ellison e Page brigam por patentes

San Francisco - Jurados começaram a deliberar nesta semana se o Google violou os direitos autorais da Oracle sobre partes da linguagem de programação Java, uma etapa de um julgamento de altas apostas sobre tecnologias ligadas a smartphones, com mais de 1 bilhão de dólares em jogo.

A Oracle está processando o Google em tribunal federal, sob a acusação de que a plataforma para celulares Android, que pertence à ferramenta de busca, viola suas patentes e seus direitos autorais sobre o Java, e está buscando cerca de 1 bilhão de dólares em indenização.

Dois anos atrás, a Oracle pagou cerca de 7,4 bilhões de dólares para comprar a Sun Microsystems, adquirindo o Java, a linguagem de programação incluída na tecnologia Android utilizada em smartphones, no processo.
segurança

Em corte nesta segunda-feira, o advogado da Oracle Michael Jacobs disse que as partes do software Java que o Google copiou exigiram talento criativo demais em sua composição. "É mais ou menos como compor uma sinfonia", disse Jacobs em suas considerações finais.

Mas o advogado do Google Robert Van Nest disse que o alto escalão da Sun havia apoiado o Android, e que a Oracle havia decidido contra a criação de um smartphone próprio.

"O processo só foi registrado após a empresa ser mal-sucedida nessa tentativa", disse Van Nest. O júri deliberará a respeito da violação de direitos autorais antes de ouvir evidências sobre quebra de patentes. O Juiz Distrital William Alsup também precisa decidir a respeito de algumas questões relacionadas ao tema.

O julgamento, que começou mais cedo neste mês, deve durar oito semanas.

COMPUTERWORLD: 5 dicas para sobreviver a interrupções de nuvens públicas



Pequenos cuidados ajudam a lidar melhor com as falhas e a evitar grandes impactos para as empresas.



Durante quatro dias em abril de 2011 a Amazon Web Services (AWS)interrompeu seus serviços. Em agosto do mesmo ano teve outra falha. Outros serviços de cloud computing passaram pelo mesmo problema nos últimos meses. Em fevereiro passado, a plataforma Windows Azure, da Microsoft, teve uma série de infortúnios. E apesar das melhorias realizadas pelos prestadores de serviços de cloud computing para minimizar interrupções futuras, elas deverão voltar a acontecer.

Seguem cinco passos, recomendados por vários especialistas, para as empresas lidarem melhor com as interrupções e evitar impactos maiores:

1. Usar múltiplas zonas de disponibilidade

A AWS, por exemplo, oferece várias “zonas de disponibilidade” (Availability Zones – AZ) em cada uma das regiões na qual está estruturada e para cada um de seus serviços. A empresa diz que as AZ funcionam baseadas na sua própria infraestrutura física.

“Elas estão fisicamente separadas, de tal forma que mesmo havendo desastres extremamente invulgures, como incêndios, furacões ou inundações, eles afetariam apenas uma “zona de disponibilidade”. Durante a interrupção do ano passado, cerca de 45% dos clientes que usavam apenas uma zona para os serviços de bases de dados relacionais sofreram impactos. Em contrapartida, menos de 3% dos clientes que já trabalhavam com uma abordagem com múltiplas zonas foram afetados. Após a interrupção do serviço no ano passado, a empresa tornou mais fácil aos clientes a utilização de múltiplas zonas.

2. Utilizar várias regiões

Novamente usando a AWS como exemplo, tem uma rede de oito regiões, incluindo o leste dos Estados Unidos (Virgínia do Norte), oeste dos Estados Unidos (Oregon), oeste dos Estados Unidos (Califórnia do Norte), União Europeia (Irlanda), Ásia-Pacífico (Singapura), Ásia-Pacífico (Tóquio), América do Sul (São Paulo), e ainda a AWS GovCloud. Para maior segurança e proteção além de uma abordagem com múltiplas zonas de disponibilidade, os clientes podem colocar volumes de trabalho espalhados por várias regiões. Não é tão fácil como colocar volumes de trabalho em várias zonas de disponibilidade, porém: é necessário usar diferentes API para as diversas regiões.

3. Usar vários fornecedores de cloud computing

No caso de a organização exigir ainda mais redundância, mesmo apesar de ter uma abordagem com múltiplas zonas e regiões, devem usar-se serviços conjugados de vários prestadores de cloud computing, diz Drue Reeves, analista do Gartner. Há algumas ressalvas e cautelas a fazer, pois muitos fornecedores poderão compartilhar recursos de data centers.

4. Estabelecer níveis de disponibilidade nos SLAs

Além de tomar medidas técnicas, os clientes podem tomar medidas em outros campos, tais como na negociação com o seu fornecedor de serviços de cloud computing sobre os Service-Level Agreements (SLA). Neles especificam-se sanções sobre os reponsáveis por interrupções e falhas.

Se um cliente decidir usar um fornecedor de cloud computing para os serviços de recuperação de desastres, o SLA deve impor uma disponibilidade de 99,999%.

5. Se não aguenta o calor, fica longe do fogo

Lembre sempre: sua empresa pode não estar preparada para adotar cloud computing no caso de se manifestar extremamente preocupada com a alta disponibilidade de dados e aplicações. É o que diz Steve Hendrick, analista da consultoria IDC. O mesmo diz que a equação é simples: quanto mais críticos forem os dados e os recursos de computação, maiores devem ser os mecanismos de resiliência e alta disponibilidade.

Olhar Digital: Apple e Google podem ser incluídas no índice Dow Jones, diz jornal




Um dos principais indicadores do mercado financeiro dos Estados 
Unidos pode ser reformulado para incluir duas gigantes de tecnologia 

O índice Dow Jones pode ser reformulado para incluir Apple e Google. O anúncio foi feito pelo jornal Barrons, do grupo Dow Jones & Company, responsável por publicar o índice.

Dow Jones é um dos principais indicadores do mercado financeiro dos Estados Unidos. O índice foi criado no século XIX por Charles Dow e, desde então, os dados referentes a ele são calculados por editores do The Wall Street Journal, que pertence ao mesmo grupo do Barrons.

"Os responsáveis pelo Dow Jones precisam garantir que seu banco de dados, criado no século XIX, continue relevante em um mercado no século XXI", afirma o jornal.

Atualmente, Dow Jones conta com dados de 30 empresas consolidadas no mercado de ações norte-americano, e tem nomes do mundo da tecnologia como HP, Intel, IBM e Microsoft. Google e Apple estariam na iminência de ganhar espaço no índice, que estaria prestes a passar por uma reformulação. 

Gizmodo Brasil: Quasar permite rodar apps em janelas no seu iPad jailbroken



Quando um iPad deixa de ser um iPad? Talvez quando ele passa a rodar apps em janelas redimensionáveis exatamente como no seu notebook, coisa que o Quasar, um app para iPads jailbroken, faz.

Desenvolvido pelo brasileiro Pedro Franceschi, o Quasar permite que você veja vários apps ao mesmo tempo, redimensione janelas, altere a orientação e os reorganize na tela. Pelo vídeo, o Quasar parece rodar liso.

Isso seria particularmente útil para apps exclusivos para iPhone, já que eles poderiam rodar em seu tamanho nativo. Claro, você precisa de um iPad jailbroken para usá-lo; se for o seu caso, o Quasar está disponível na Cydia Store por US$ 9,99.

Pontos extras ao Pedro por ser leitor do Giz. Oi Pedro! [Big Boss via The Verge]

INFO: Nova versão do Windows 8 chega em julho


Por Felipe Zmoginski, de INFO Online


Nova versão do Windows 8 está próxima

São Paulo - A Microsoft deve lançar, na primeira quinzena de maio, uma nova versão beta do sistema operacional Windows 8. Segundo a fabricante, o novo beta deve estrear todas as correções originadas pelos reports da fase de testes abertos.

O beta público do Windows 8 está disponível desde o final de fevereiro e, de acordo com a Microsoft, foi duas vezes mais baixado pelos usuários do que o Windows 7, quando este sistema foi oferecido em substituição ao Windows Vista.

A estreia de um novo beta no meio de julho indica que a Microsoft pode iniciar a venda comercial do novo sistema entre setembro e outubro. A data de outubro é considerada estratégica pela companhia, por permitir que computadores e tablets com o novo sistema cheguem ao varejo a tempo de aproveitar as vendas de fim de ano, período mais aquecido da economia global.


No primeiro trimestre deste ano, a Microsoft surpreendeu analistas ao reportar lucros de US$ 5,2 bilhões no período, resultado puxado pelas boas vendas de Windows.

Parte dos analistas esperara uma queda no volume de vendas do sistema operacional da Microsoft, como consequência da migração de muitos usuários de notebooks para tablets, o que não aconteceu na intensidade prevista.

O Windows 8 é um produto fundamental na estratégia da Microsoft, que pretende unificar a experiência de uso de seu sistema operacional explorado em PCs, tablets e smartphones.

G1: Google+, Spotify e Facebook ganham a 16ª edição do prêmio Webby


Pinterest e Instagram também figuraram na lista dos vencedores.
Webby Awards premia os sites mais importantes da internet.
Da France Presse


As redes sociais Google+ e Pinterest e o serviço de música Spotify ganharam seus primeiros Webby Awards, na 16ª edição dos prêmios dados aos sites mais importantes da internet.

A cantora islandesa Bjork e o comediante mexicano-americano Louis CK também foram premiados por suas inovações no âmbito digital nos prêmios concedidos pela Academia Internacional de Artes e Ciências Digitais (IADAS), equivalente ao Oscar on-line.

O Facebook foi escolhido vencedor do primeiro “Êxito Especial pela Mudança Social”, superando o Twitter, YouTube, Kiva e Change.org, na categoria que premia o uso da internet para o desenvolvimento social e político.

Os juízes da IADAS, entre eles o cofundador do Twitter, Biz Stone, e o inventor do celular, Martin Cooper, selecionaram os vencedores dos Webby Awards, enquanto que os eleitores da internet elegeram os prêmios "A Voz do Povo", com quase 1,5 milhão de votos emitidos.

O Webby Award para o melhor site de notícias foi para o “The Daily Beast”, enquanto que a BBC obteve o prêmio “Voz do Povo” nesta categoria. O “FactCheck.org” venceu como melhor página política e o site de notícias satíricas “The Onion”, o de melhor site de humor.

O site e aplicativo de receitas Epicurious, o serviço de armazenamento Dropbox e a revista "Wired" também ganharam prêmios.

Pinterest e Instagram

O Pinterest levou o Webby Award de meio social e o Google+ ganhou o prêmio “Voz do Povo” nesta categoria. Os vencedores podem ser vistos no site oficial do evento (clique aqui para acessar) . A entrega dos prêmios acontecerá em uma cerimônia no Hammerstein Ballroom em Nova York, em 21 de maio.

A Agência do Ano, que destaca o concorrente que leva a maioria dos Webby Awards, foi a BBH (Bartle Bogle Hegarty), que conquistou nove prêmios. Bjork ganhou como Artista Webby do Ano por seu álbum "Biophilia", considerado o primeiro álbum mundial de aplicativo.

Louis CK foi nomeado Persona Webby do Ano pelo lançamento exclusivamente digital de seu especial de comédia "CK Louis - Ao vivo do Teatro Beacon" de Nova York. Juliette Lewis e Graydon Sheppard Graydon ganharam como as Melhores Atrizes por sua sério original no YouTube "Sh*t Girls Say", oriunda de um vídeo viral.

O Instagram, comprado pelo Facebook por US$ 1 bilhão, recebeu o Webby Explosão do Ano. O prêmio de Melhor Blog de uma Empresa foi o site Mashable, e a nuvem de armazenamento Dropbox ganhou um Webby de melhores práticas e o prêmio popular por seus serviços na web.

Olhar Digital: Usuário descobre brecha que permite visualização de IPs de usuários no Skype



Com processo simples, é possível ver o endereço IP 
de todos os usuários, o que abre portas para rastreamento 
dos internautas 

Com processo simples, há possibilidade de ver IPs remotos e locais de usuários do serviço Skype 

Um usuário desconhecido descobriu uma brecha no software de conversas por vídeo e voz Skype, que permite que qualquer um consiga ver o endereço IPde qualquer outro usuário do serviço.

Segundo o site Skype Open Source, o processo é muito simples, fácil de se fazer e, ao que parece, funciona, permitindo que você veja tanto o IP remoto quanto o local. Esse endereço pode ser usado para rastrear alguém e, no processo, o único pré-requisito é a necessidade do usuário também estar online no momento. Isso abre portas para o rastreamento de pessoas - ferramenta que pode ser usada de forma errada por gente mal intencionada.

A única maneira de se proteger, no momento, é sempre fazer o logoff de sua conta quando não estiver utilizando o serviço, ou mascarar o seu IP (atividade que só os mais experientes conseguem fazer).

A empresa ainda não se pronunciou a respeito da falha. 

Folha.com: Celular e tablet são usados para monitorar câmeras de vigilância


MÁRCIO PADRÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se você se assusta com a quantidade de câmeras que o cercam em ruas, condomínios e estabelecimentos privados, saiba que essa realidade chegou a um novo patamar com os aplicativos de CFTV (circuito fechado de TV) para celulares e tablets.

Esses aplicativos se conectam a sistemas de monitoramento via protocolo de internet (IP, na sigla em inglês) e permitem visualizar imagens das câmeras de vigilância remotamente, em tempo real.

As próprias companhias de CFTV disponibilizam os aplicativos de monitoramento, disponíveis tanto para tablets e smartphones com Android, sistema do Google, quanto para os dispositivos da Apple iPad, iPhone e iPod touch.

Adriano Vizoni/Folhapress 

A chef Nicoli Geigner mostra no celular imagens de câmeras de vigilância de seu restaurante, em São Paulo 

Para brincar de "Big Brother" com seu celular, você precisa de um sistema com câmeras ligadas a um DVR (gravador de vídeo digital) conectado à internet.

Os vídeos podem ser retransmitidos em dispositivos móveis ou em uma página especial para browsers, acessível mediante uso de senha. Tais configurações são normalmente realizadas pela empresa que instala o DVR.

Os programas têm recursos como tela dividida por quatro ou mais imagens de câmeras diferentes, zoom, recuperação de imagens antigas e "fotografias" de determinado momento. No Brasil, os apps EagleEyes, da Avtech, e iSIC, da Intelbras, estão entre os mais procurados.

Segundo o engenheiro de pesquisa e desenvolvimento da Intelbras, Henrique Fernandez, o aplicativo iSIC já tem média mensal de 10 mil downloads por mês. "Temos utilizado o apelo de 'monitorar seu patrimônio na palma de suas mãos' como um forte argumento de vendas", afirma Fernandez.

Segundo o executivo, há exemplos de famílias que vigiam melhor os cuidados de babás com seus bebês ou empresários que verificam o comportamento de seus funcionários. É o caso de Nicoli Geigner, dona de um restaurante em São Paulo.

"Foi a melhor coisa que me aconteceu. Antes eu não tinha vida, agora consigo acordar e ver logo o que está acontecendo no trabalho", descreve Geigner, que usa iPhone e iPad para observar o movimento de maneira remota.

Para o diretor da Abese (Associação Brasileira de Segurança Eletrônica), Oswaldo Oggian, a má qualidade da internet móvel no Brasil ainda é o maior inimigo desse tipo de aplicativo. "As soluções de banda larga no país ainda são muito incipientes. Às vezes o usuário tem acesso, às vezes não tem."

"As pessoas ficam um pouco reféns do próprio patrimônio, mas é um fato normal. Todos querem saber o que está acontecendo em sua empresa", afirma André Luiz Araújo Jr., da Câmeras Via Internet, assistência especializada em sistemas CFTV.

Olhar Digital: Com chegada do 4G, preços do 3G devem cair, segundo ministro Paulo Bernardo


De acordo com o ministro das Comunicações, a demanda do 3G será menor e isso vai baratear a tecnologia no País 


Com a chegada da quarta geração de telefonia móvel ao Brasil, os preços de serviços 3G devem cair,segundo avaliação do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Para ele, com a entrada da nova tecnologia no país, parte dos consumidores deve sair do3G em busca de velocidades mais altas de conexão. "O preço do 4G não poderá ser muito diferente do que é hoje o 3G. O 4G vai ser mais caro, mas o preço do 3Gvai diminuir porque sua demanda cairá", disse o ministro.

A previsão da Anatel é de que todos os municípios com mais de 100 mil habitantes tenham cobertura 4G até o fim de 2016. Já as cidades-sede da Copa das Confederações, que ocorre no próximo ano, estarão cobertas pelo4G até 30 de abril de 2013. Sedes e subsedes da Copa do Mundo contarão com o serviço até o fim de 2014.

Licitação 

A Anatel receberá em 5 de junho os documentos de identificação e de regularidade fiscal, as propostas de preço e a documentação de habilitação dos interessados em participar da licitação. A abertura dos envelopes está prevista para ocorrer no dia 12 de junho. 

PC WORLD: Os 15 melhores aplicativos para o Windows 8




Experimente estes apps para ter um gostinho do que o novo sistema da Microsoft poderá oferecer

O Windows 8 ainda não foi lançado, mas os consumidores com espírito aventureiro já podem baixar e instalar uma prévia do sistema para conhecer as (muitas) novidades. Uma delas é a Windows Store, a loja onde os usuários poderão adquirir aplicativos para o sistema operacional. No momento ela ainda tem um catálogo pequeno, apenas com aplicativos gratuitos, mas já dá para identificar algumas pérolas que vale a pena conhecer. Se você já instalou o Windows 8, estes são 15 aplicativos que você tem que experimentar.

1. Evernote: Esta versão não se parece nada com a já disponível para o Windows 7, e foi feita do zero. Você pode criar, ler e compartilhar anotações. Só não entendi a ausência de uma aba de “preview” que mostre as notas. Em seu lugar temos um pequeno ícone. Mas aposto que isso será corrigido em breve.

2. Cook Book: Chefs amadores, esta é para vocês: são mais de 200 mil receitas provenientes do serviço online Big Oven. A variedade é imensa, de aperitivos simples a pratos sofisticados, e há listas detalhadas de ingredientes e instruções, bem como opiniões de outros usuários.




Cook Book

3. Kayak: Este é um app simples que faz cumpre bem o que promete: lhe ajudar a encontrar os melhores hotéis. Há opiniões de outros usuários, instruções de como chegar (usando o Bing Maps) e fotos de vários hotéis ao redor do mundo.


Kayak

4. Vimeo: Esta é provavelmente uma das apps mais bonitas para o Windows 8, com uma interface rápida e fluida e um grande catálogo de clipes de alta-qualidade, sem muito do “lixo” que encontrado no YouTube. 


Vimeo

5. Dictionary: O nome é auto-explicativo. Bom para quem está aprendendo inglês.

6. Wordpress: A popular plataforma de blogs tem um bom app na Windows Store. Ele mosta todos os blogs de forma elegante, e permite que você folheie os tópicos e compartilhe links, imagens e texto a partir de qualquer outro app no sistema.

7. Ashampoo ImageFX: Mais “brinquedo” do que utilitário, este programa permite aplicar toneladas de efeitos e filtros engraçadinhos a suas imagens. E elas podem ser compartilhadas com qualquer outro aplicativo no sistema, como o Wordpress.


Ashampoo Image FX

8. Lyrics: A MusicMatch tem um app que permite buscar por letras de músicas, mas que também se integra à sua biblioteca local e mostra as letras das músicas em seu computador. É um ótimo exemplo de uso da visualização de dois aplicativos “lado a lado” no sistema operacional. Na imagem abaixo tenho, à esquerda, o app Music tocando “Shiny Happy People” do REM, e à direita o Lyrics me mostrando a letra da música.


Lyrics

9. USA Today: Um excelente exemplo de como deveria funcionar a leitura em um tablet. Traz o conteúdo completo da versão online do jornal USA Today, “empacotada” em um formato fácil de ler e com um ótimo bloco de preview para sua tela inicial.


USA Today

10. Physamajig: Um jogo divertido onde você pode desenhar cenários, animar objetos e simular a interação entre eles. É uma ótima forma de aprender física.


Physamajig

11. Pinball FX 2: Um jogo de Pinball completo, e um dos jogos para Windows 8 com os melhores gráficos. As mesas são muito bem feitas, com grande atenção aos detalhes.


Pinball FX 2

12. PhotoVault: Bom para quem ama fotografia, mostra as mais belas fotos feitas ao redor do mundo. De Zebras na Savana a cenas de uma copa do mundo, há algo para todos os gostos.


PhotoVault

13. Grantophone: Simula instrumentos musicais em seu PC com o Windows 8. Você pode personalizar os instrumentos e criar composições que vão do techno ao clássico.


Grantophone

14. Carmen Sandiego: Essa é para os mais jovens, um quebra-cabeça que tem a matemática como tema e é muito divertido. 

15. Cut the Rope: Este quebra-cabeças é sucesso no iPhone e em smartphones Android. A jogabilidade é aparentemente simples: corte as cordas e leve a bala até o faminto monstrinho Om-Nom no fundo da tela. Mas logo você terá de lidar com pêndulos, cordas elásticas, sopradores, espinhos, múltiplos cortes em sequência e muito mais. “Fofo” e viciante.


Cut the Rope

Metro ou Desktop?

A principal crítica em relação à interface Metro e seus apps é que eles são simplificados em relação aos programas que já usamos num PC desktop. Talvez sejam mesmo. Mas acho que a maioria dos usuários não vai se importar. Isso nos leva à velha discussão entre as duas experiências de uso no Windows 8, a nova interface “Metro” e seus aplicativos otimizados para toque e a “Classic”, com o bom e velho desktop que já conhecemos de versões anteriores.

A maioria dos usuários usa um site ou programa para um propósito específico e raramente precisa de opções avançadas. Este é o coração da experiência Metro, “filtrar” informação muitas vezes complexa e apresentá-la em uma interface simples e clara. É o que a maioria dos usuários quer. E mesmo nós que temos mais conhecimento técnico muitas vezes adoramos uma abordagem mais simples.

E é aqui onde, teoricamente, a Microsoft tem uma vantagem em relação a concorrentes como a MS e o Google. Quando você precisar de mais opções e flexibilidade do que o oferecido por um app Metro, pode voltar ao Desktop tradicional com todos os seus menus, botões, barras de ferramentas e os aplicativos que você já conhece. Apesar do ceticismo, acho que o povo de Redmond está certo em sua abordagem no Windows 8: dois mundos unidos, sem que você tenha que abrir mão de recursos de nenhum deles.

Olhar Digital: Jornalista de tecnologia vai abandonar a internet por um ano



Paul Miller, do site The Verge, pretende ficar um ano longe da web trabalhando como um jornalista das antigas, usando telefone e os correios 

tvbrasilcentral.blogspot.com 

A partir de hoje (01/05), o jornalista de tecnologia Paul Miller vai iniciar um projeto bastante ousado. O repórter do site The Verge abandonará a internet por um ano. Ele não vai acessar a web no trabalho ou em casa e nem vai pedir para as pessoas consultarem a internet por ele.

O mais engraçado é que mesmo com esta "pequena" restrição, ele não vai parar de escrever para o portal. Segundo o próprio repórter, ele vai trabalhar como um jornalista das antigas, escrevendo textos, tirando fotos e fazendo aparições em vídeos, porém, sem fazer o upload deste material. Ou seja, ele vai trabalhar para editores e produtores que irão gerenciar a publicação das suas matérias.

A ideia é que ele transfira as matérias por pen drive para seus colegas, use o telefone para se comunicar, fazer entrevistas e apurar informações, e abuse dos correios, já que vai precisar enviar e receber materiais, como releases de assessoria de imprensa, por exemplo.

Para quem quiser acompanhar as aventuras do repórter old school, o site The Verge vai publicar seus textos sobre o projeto diariamente. Acompanhe aqui.

Veja o vídeo do jornalista falando sobre o projeto.



G1: Instagram passa de 50 milhões de usuários após compra pelo Facebook




Instagram passa de 50 milhões de usuários após compra pelo Facebook
Crescimento é de 5 milhões de novos usuários por semana.
Facebook comprou o aplicativo por US$ 1 bilhão.
I

O aplicativo de filtro e publicação de fotos na internet Instagram passou de 50 milhões de usuários, com 5 milhões sendo adicionados a cada semana, segundo o serviço.

O aplicativo para iPhone e Android tinha 40 milhões de usuários no dia 13 de abril e 30 milhões 12 dias antes. O crescimento foi grande se comparado ao começo de 2012, quando o Instagram tinha 15 milhões de usuários inscritos.

De acordo com o site "Mashable", o crescimento do aplicativo se deu por conta do lançamento de uma versão para Android no início de abril, que popularizou o Instagram. Por dois anos, o app era exclusivo apenas do iPhone.

Embora o Google não revele quantos downloads do Instagram foram feitos, o site afirma que o aplicativo foi baixado por 10 milhões de usuários há dois dias, dizendo que os outros 40 milhões são de usuários do iPhone. Entretanto, desde o início de abril, os downloads estão divididos entre as duas plataformas.

Compra bilionária

O Facebook comprou o Instagram por US$ 1 bilhão em anúncio feito no dia 9 de abril. O acordo prevê parte do valor da compra em dinheiro e em ações da rede social. O brasileiro Mike Krieger é um dos cofundadores da empresa.

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook foi quem intermediou sozinho a aquisição."Por anos, temos focado na construção de uma melhor experiência para compartilhar fotos com seus amigos e familiares. Agora, seremos capazes de trabalhar ainda mais estreitamente com a equipe do Instagram para também oferecer as melhores experiências para compartilhar fotos de celulares com pessoas do seu interesse”, afirmou o CEO do Facebook.

Em seu comunicado, Zuckerberg deixou claro que o Facebook não planeja fazer outras aquisições como essa e que é a primeira vez que a rede social compra um produto e uma empresa com tantos usuários. "Fornecer a melhor experiência de compartilhamento de fotos é uma das razões pelas quais as pessoas amam o Facebook e sabíamos que valia a pena juntar as duas empresas”.

Gizmodo Brasil: Gmail ganha tradução automática e outros novos truques






As três funções a seguir saíram do Gmail Labs e agora estão disponíveis por padrão para todos os usuários. Oito experimentos do Labs, no entanto, foram removidos. Eis as novidades do Gmail:

A função de Tradução Automática, um sucesso imediato na comunidade do Google Apps para Empresas, saiu do Labs e agora é uma função padrão do Gmail. Qualquer e-mail em um idioma diferente do que você usa no Gmail agora exibe uma opção de tradução na parte superior da mensagem.



Outra função, apesar de pequena, é bem útil: o Title Tweaks. Agora, a aba do Gmail exibe em primeiro lugar a pasta/marcador onde você está, e o número de mensagens não lidas – é isso o que mais importa, afinal.

E finalmente, o Ignorar Inteligente (Smart Mute) também foi promovido do Labs. Isto significa que o recurso Ignorar foi melhorado. O Google explica: “Se você recebe uma longa e irrelevante conversa por e-mails, você pode ignorar a conversa para manter todas as futuras mensagens da mesma fora de sua caixa de entrada”.

O Google também fez a limpa em oito Labs pouco usados:

- Pré-visualização da Caixa de Entrada (Inbox Preview);

- Mail Goggles: evitava e-mails bêbados nas noites de sexta e sábado;

- Snakey Antigo (Old Snakey): jogo da cobrinha!;

- Gestos do Mouse (Mouse Gestures);

- Ocultar Número de Mensagens Não-Lidas (Hide Unread Counts);

- Mover Coluna de Ícones (Move Icon Column), que colocava os ícones de anexo, chat e outros no lado esquerdo;

- Formatos Personalizados de Data (Custom Date Formats);

- e o widget para enviar SMS via Chat, que só funciona nos EUA.

INFO: Apple cogitou colocar teclado físico em primeiro iPhone


Por Vinicius Aguiari, de INFO Online


Inicialmente, empresa trabalhou com três
protótipos: um derivado do iPod, um com
teclado e o terceiro apresentado

São Paulo - Antes de lançar a primeira versão do iPhone em 2007, a Apple criou um protótipo do produto que possuía um teclado físico do tipo QWERTY.

A informação foi repassada pelo ex-vice-presidente da divisão de iPod da Apple, Tony Fadell, ao site The Verge. Segundo Fadell, a Apple trabalhou em três projetos: um derivado do iPod, um com teclado físico e o terceiro com teclado touchscreen, apresentado ao público.

Em seu livro “Steve Jobs”, o biógrafo do fundador da Apple, Walter Isaacsonn, não aborda o assunto.

Inovador para a época, o design do iPhone com cinco botões e sua tela touchscreen definiu o padrão para o mercado de smartphones como o conhecemos hoje.

Atualmente, Fadell é CEO de sua empresa Nest, que se dedica a criação de novos termostatos.

Hoje, existem acessórios, como o da imagem acima, que permitem acoplar um teclado físico ao iPhone.

COMPUTERWORLD: LG anuncia compartilhamento de conteúdo por meio da nuvem - Tecnologia


Com serviço, usuários poderão gravar um vídeo no smartphone e transmiti-lo para um televisor a partir da cloud da empresa.

MIKAEL RICKNÄS, DO IDG NEWS SERVICE


A LG Electronics anunciou o lançamento de uma versão beta de seu serviço de nuvem, que permitirá aos usuários sincronizar conteúdos por meio de diversos dispositivos como smartphone, PC e TV. Para usar o serviço, os consumidores terão de fazer o download do aplicativo LG Cloud no Google Play ou do LG SmartWorld disponíveis nas lojas do Android e LG SmartWorld. O aplicativo para PCs e laptops estão disponíveis no site da LG.

Segundo a empresa, a nuvem da LG automaticamente sincroniza o conteúdo do smartphone com o PC e a TV do usuário. Por exemplo, fotos e vídeos, incluindo conteúdo em 3D, tirados por meio de um smartphone podem ser vistos e transmitidos para o PC ou para a TV quase que instantaneamente, de acordo com a LG.

O compartilhamento também acontece na direção oposta; vídeos editados em um PC podem ser carregados para a nuvem para visualização segundos depois em um smartphone. A LG afirma que o diferencial do serviço está na tecnologia Real-time Streaming Transcoding, que realiza a conversão no servidor em tempo real e não no dispositivo.

O LG Cloud é oferecido como serviço gratuito ou pago. O espaço de armazenamento gratuito e os preços serão anunciados separadamente, quando o serviço estiver disponível, disse a empresa, sem, no entanto, oferecer mais detalhes sobre quando isso acontecerá.

INFO: Facebook vai informar se usuário é doador de órgãos



Anúncio foi feito por CEO da empresa, Mark
Zuckerberg, durante programa de TV americano

Chicago - Cansado de uma longa espera por um novo rim, Michael Shelling, consultor de marketing de jogos de vídeo games de 50 anos, decidiu assumir um papel mais ativo em sua busca.

Cerca de três meses atrás, ele decidiu usar sua rede social, por meio de uma página na Facebook para falar com seus amigos e os contatos deles que precisa de um novo rim e que, por sinal, seu tipo sanguíneo é O.

A procura pode ter valido a pena. Um potencial doador está realizando testes para saber se ambos são compatíveis.

Este é o tipo de cenário que o Facebook espera promover. O fundador Mark Zuckerberg e a vice-presidente de operações Sheryl Sandberg enviaram mensagens nesta terça-feira encorajando os usuários da rede social -mais de 900 milhões- para falar se são doadores de órgãos e exibir a informação em suas páginas pessoais.

"Nós achamos que as pessoas realmente podem contribuir para difundir a doação de órgãos e que querem participar disso com seus amigos, e pensamos que isso pode ser uma grande coisa para resolver a crise", disse Zuckerberg no programa de TV da ABC "Good Morning America" nesta terça-feira.