terça-feira, 23 de setembro de 2014

G1: China bloqueia acesso à ferramenta de busca na internet DuckDuckGo

China bloqueia acesso à ferramenta de busca na internet DuckDuckGo
Censura foi confirmada por empresa e site que monitora bloqueios chineses.
Opção ao Google, site ganhou popularidade após revelações de Snowden.

Alternativa ao Google e ao Bing, o buscador na internet DuckDuckGo não coleta dados pessoais dos usuários.

A ferramenta de busca DuckDuckGo, que preserva a privacidade dos usuários, teve seu acesso bloqueado na China. A informação foi confirmada pelo criador e diretor-presidente da empresa, Gabriel Weinberg, neste domingo (21).

Segundo o site “Great Fire”, que monitora os serviços conectados barrados na China, o bloqueio ao DuckDuckGo começou em 4 de setembro. Nos últimos 90 dias, a ferramenta de busca foi mantida inacessível em 98% do tempo, aponta o site.

Questionado no Twitter por um jornalista do site "Tech in Asia" sobre se o site estava fora do ar na China, Weinberg afirmou: "Até onde sabemos, nós formos bloqueados". O executivo, porém, não soube dizer por que o site caiu na malha chinesa. 
'Grande Muralha'
A China mantém em operação o sistema de censura “Grande Muralha da Informática”, que impede o acesso a sites considerados sensíveis, como o Facebook, o Twitter e o YouTube.

O Google, o maior buscador do mundo, retirou seus servidores do país em 2010 e os levou a Hong Kong por não concordar com as normas da censura chinesa. Mesmo assim, as buscas feitas pela ferramenta ainda são limitadas.

Privacidade
A ferramenta promete não coletar as informações de seus usuários ou compartilhá-las com terceiros, uma estratégia comercial estabelecida pelos concorrentes, como Google e Microsoft. Por isso, o uso do DuckDuckGo cresceu depois de o ex-analista da CIA Edward Snowden revelar como os programas de vigilância cibernética norte-americanos interceptavam comunicações feitas pela internet, inclusive aquelas realizadas por meio dos serviços na web de grandes companhias, como o Google.

A ferramenta, por exemplo, encerrou o ano de 2013 com 1 bilhão de pesquisas processadas. Já neste ano, o DuckDuckGo se tornou o serviço de busca padrão dos navegadores Safari, da Ap  ple. Apesar de esses fatos serem um avanço, o número de buscas anuais feitas pelo site ainda é distante até mesmo das pesquisas mensais realizadas no Google, que chegam a 100 bilhões. 

Olhar Digital: Facebook abre programa de estágio no Brasil

Facebook abre programa de estágio no Brasil


O Facebook Brasil busca estagiários para 2015. O programa tem duração de um ano e conta com vagas apenas em São Paulo, onde se localiza o escritório da empresa, nas áreas de business, finance e media partnership.

O processo seletivo acontece em três etapas: avaliação online, avaliação presencial de competências e entrevistas finais. Na última fasAe, participam o diretor geral do Facebook no Brasil, Leonardo Tristão, e o diretor de pequenos e médios negócios para América Latina, Patrick Hruby.

As inscrições devem ser realizadas aqui até 14 de outubro. Para concorrer em qualquer uma das três áreas, o candidato deve ter inglês avançado; conhecimentos em espanhol e pacote Office são considerados diferenciais.

Business
A área de negócios oferece soluções para páginas, anúncios e ofertas a clientes da rede social e se divide em dois setores: Small Medium Business e Global Sales. Podem se candidatar a vagas de negócios estudantes dos com graduação prevista para dezembro de 2015 nos cursos de administração de empresas, ciências econômicas, comunicação social (publicidade e propaganda, propaganda e marketing, marketing e relações públicas) e engenharias.

Finance

A área financeira da companhia no Brasil é o centro dos processos financeiros na América Latina. Podem se inscrever para a área estudantes de administração de empresas e ciências econômicas com formação prevista para dezembro de 2015.

Media Partnerships
É a área de parcerias estratégicas de entretenimento, esportes e notícias na América latina. Podem participar do processo seletivo dessa área alunos de comunicação social (publicidade e propaganda, propaganda e marketing, relações públicas, jornalismo) e administração de empresas com ênfase em marketing com formação prevista para dezembro de 2015.

Olhar Digital: Por dentro do Pirate Bay: veja o que é necessário para manter o site

Por dentro do Pirate Bay: veja o que é necessário para manter o site

O Pirate Bay é um dos 100 sites mais visitados no mundo e isso não chega a ser surpreendente. O que é incrível é como o site se mantêm com poucos servidores em comparação com outros sites do mesmo calibre; os responsáveis dizem que o serviço roda totalmente na nuvem. em apenas 21 máquinas virtuais.

A transição para a nuvem aconteceu há dois anos, como método para evitar novas operações policiais que fechassem os servidores. Com isso, se for necessário, os responsáveis anônimos pelo site poderão mover as máquinas virtuais livremente para manter o serviço operando. Além disso, foram cortados custos e o tempo fora do ar diminuiu.

Hoje funcionando sem hardware próprio, o site deixou de exibir suas estatísticas e suas configurações no site, o que deixou alguns geeks um pouco chateados. No entanto, o TorrentFreak entrou em contato com os responsáveis, que informaram de bom grado a atual disposição das máquinas virtuais.

Das 21 máquinas que formam o Pirate Bay, a maior parte fica dedicada a servir as páginas da web, com 8. A ferramenta de busca é a segunda maior consumidora, usando 6 máquinas.

Veja abaixo o uso de máquina virtuais do Pirate Bay:
- 8 para web
- 6 para buscas
- 2 para banco de dados
- 1 para o Linux Virtual Server para balanceamento de carga
- 1 para estatísticas
- 1 para o proxy
- 1 para os torrents
- 1 para controle

Eles dizem que no total, as máquina utilizam 182 GB de memória RAM e 94 núcleos de processamento. O armazenamento total é de 620 GB, mas nem todo ele é necessário, o que é incrível considerando o tamanho do site.

Segundo os responsáveis, o serviço é dividido entre provedores de hospedagem em nuvem que não fazem ideia de que o Pirate Bay está entre seus clientes. Por meio do balanceamento de carga, é possível mascarar a atividade das outras máquinas. Também é possível evitar que as empresas que oferecem a hospedagem tenham os IPs ligados publicamente ao site.

Portanto, hoje o ponto mais fraco do Pirate Bay é certamente seu domínio, visto que só em 2013 foram queimados cinco domínios devido a ameaças jurídicas.

Info: Chinês 'aluga' namorada para comprar iPhone 6

Chinês 'aluga' namorada para comprar iPhone 6                                                                                                                                          Lucas Agrela

Um chinês "alugou" a namorada para conseguir dinheiro para comprar um iPhone 6. Fotos de Wei Chu, de 25 anos, segurando uma placa que anunciava o serviço foram postadas na rede social Weibo, um site que tem funcionamento semelhante ao do Twitter.

A namorada de 21 anos de Chu, Xiao Ai, foi "alugada" na frente da Universidade de Songjiang. Segundo o Daily Mail, entretanto, há restrições: Xiao seria apenas uma acompanhante para jantar ou estudar, nada além disso.


Chu cobrava o equivalente a 4 reais por hora. Quem quisesse o dia inteiro com a moça precisaria pagar 20 reais. Há ainda uma promoção mensal: 200 reais. Xiao tem conhecimento do seu "aluguel". 



Olhar Digital: Jovem recusa emprego na Apple para tocar o próprio negócio

 
John Meyer, o jovem de 19 anos que posa ao lado de Tim Cook na imagem acima, recusou uma oportunidade de trabalho na Apple oferecida pela própria empresa. Um emprego na gigante de tecnologia poderia lhe render o equivalente a até R$ 13 mil por mês, mas seus olhos não brilharam: “Eu sou um empreendedor. Não vou ser feliz trabalhando para alguém”, justificou.

Na última semana, o jovem largou o curso de Ciência da Computação que frequentava na Universidade de Nova York para se dedicar totalmente a sua startup de tecnologia, a Fresco News, dona de um agregador de conteúdo. Mas o sucesso do programador não vem de hoje.

Meyer trabalha com tecnologia desde os 16 anos, já desenvolveu mais de 40 apps para iOS - o sistema da Apple -, e, segundo o site Business Insider, tem remuneração compatível a de um engenheiro de software das principais empresas de tecnologia - embora o valor não tenha sido revelado.

Entre suas criações está o Just Light, app de lanterna do iPhone 4 que já foi baixado por mais de 2 milhões de pessoas. O sucesso fez a Apple incluir um aplicativo de lanterna nos iPhones seguintes. Para o iOS 7, Meyer desenvolveu o Perfect Shot, utilitário que usa detectores de sorriso e olho na câmera do dispositivo para tirar fotos quando todas as pessoas enquadradas estão sorrindo e de olhos abertos, evitando a piscada no momento exato da foto. O resultado? Mais de 1 milhão de downloads.

Esta não é a primeira vez que o programador atrai a atenção da Apple. Há três anos, o garoto contou com a ajuda do pai para participar de uma conferência de desenvolvedores da companhia. Com 16 anos, ele não poderia participar do evento por causa da idade. O pai, então, comprou o convite e o entregou ao filho, que à época já fazia sucesso com o Just Light. Depois da iniciativa, a maçã criou uma edição da conferência para adolescentes. Atualmente, John trabalha em duas ideias: uma rede de hostels que custem menos de US$ 30 por noite e uma plataforma de aproximação entre estudantes universitários talentosos e grandes empresas.

Info: Empresa de segurança Site Blindado compra concorrente TrustSign

Empresa de segurança Site Blindado compra concorrente TrustSign

Gustavo Gusmão
Especializada na proteção de sites, em especial de comércio eletrônico, e emissão de certificados SSL, a Site Blindado anunciou nesta segunda-feira a compra da rival TrustSign. O valor da negociação não foi revelado, mas Bernardo Carneiro, CEO da empresa, disse que a INFO que, após a aquisição o faturamento esperado para 2015 bateu a casa dos 25 milhões de reais.

O acordo foi fechado na última terça-feira, 16 de setembro. Segundo Carneiro, as conversas tiveram início no primeiro trimestre deste ano, e “a transação foi relativamente simples”. Isso porque o objetivo de ambas – buscar a liderança no mercado de certificações na América Latina – era o mesmo.

A junção das duas companhias elevará o número de clientes da Site Blindado no Brasil em 50%, de 10 mil para 15 mil. Essa aquisição ainda colaborará para levar soluções da TrustSign aos consumidores da empresa compradora e vice-versa – e, de acordo com o CEO da marca, ainda fortalecerá a internacionalização da nova marca.

Quanto à concorrência, o faturamento estimado ainda está longe de bater os 250 milhões de reais atingidos pela CertiSign, o principal nome no mercado atualmente, como destacou o Valor Econômico. Mas Carneiro fez questão de ressaltar que, apesar do tamanho, a empresa rival não é tão forte no mesmo segmento, e boa parte do dinheiro deles vem dos certificados voltados a CPFs e CNPJs, por exemplo – exatamente onde a empresa do executivo não atua.

Justamente por isso, a expectativa do CEO de fazer da Site Blindado, junto com a TrustSign, a maior na área de certificações digitais SSL, não parece tão distante. Aliás, a meta, que foi facilitada com a aquisição desta, segunda-feira, é assumir essa liderança em até três anos.

Fundada em 2005, a Site Blindado é considerada a pioneira no Brasil no conceito de “blindagem de sites”, conjunto de serviços que promete proteção contra invasões e outras ameaças. O processo todo inclui análise de vulnerabilidades de aplicação e de IPs públicos, certificado SSL-EV, detecção de malware, firewall de aplicação, entre outros passos.

A TrustSign, por sua vez, foi criada no mesmo ano, e foca especificamente na parte de certificados digitais SSL. Eles aparecem ao clicar no cadeado ao lado da URL de endereço com HTTPS (o da CertiSign, homolgado pela própria TrustSign, é um exemplo) e indicam que a página é autêntica e criptografa os dados – essencial para sites de comércio eletrônico. Fora isso, a empresa ainda oferece soluções para fazer assinaturas digitais de e-mails e de códigos de downloads.

G1: Óculos de realidade virtual Project Morpheus estão 85% prontos

Óculos de realidade virtual Project Morpheus estão 85% prontos

Sony não diz preço nem quando dispositivo do PS4 chega às lojas.
Componentes de smartphones podem baratear o produto.

A Sony investe pesado no Project Morpheus, seus óculos de realidade virtual do PlayStation 4. Mesmo sem data de lançamento, a empresa disse, de acordo com o jornal "Wall Street Journal", que o dispositivo está 85% pronto.

De acordo com Shuhei Yoshida, chefe do Sony Worldwide Studios, ao jornal, o projeto está caminhando bem e que está "quase pronto para ser vendido ao público". Ele, contudo, não respondeu a perguntas sobre o preço do aparelho, que não deve ser barato - o que pode colocá-lo como um complemento de luxo para o PS4 - e sua data de lançamento no mercado.

Entretanto, Yoshida disse que muitos dos componentes usados no Project Morpheus estão em smartphones e tablets atuais, o que pode reduzir consideravelmente seu custo para o consumidor.

Ele também está de olho no que o Facebook está fazendo com o Oculus Rift, óculos de realidade virtual da empresa de mesmo nome que foi comprada pelo Facebook por US$ 2 bilhões no início do ano. O kit para desenvolvedores destes óculos custam US$ 350, o que pode ser uma pista de quanto estes dispositivos podem custar ao chegarem ao mercado.

Idg Now: Telefônica Vivo compra operações da GVT por R$ 14,23 bi em dinheiro

Telefônica Vivo compra operações da GVT por R$ 14,23 bi em dinheiro

Transação ainda inclui 12% do capital social da Telefônica Brasil e a entrega para a Vivendi da participação de 8,3% da Telefónica na Telecom Itália 

A Telefônica Brasil e Vivendi S.A assinaram acordo definitivo para a venda da GVT – Global Village Telecom para a Telefônica Brasil. As negociações envolvendo as empresas tiveram início em 29 de agosto e a operação inclui pagamento em dinheiro de € 4,663 bilhões (cerca de R$ 14,23 bilhões), além de 12% do capital social da empresa resultante da integração da Telefônica Brasil com a GVT.

Além disso, Vivendi aceitou a oferta da Telefónica S.A para adquirir a participação de 8,3% do capital com direito a voto que a Telefónica detém na Telecom Italia, em troca de 4,5% do capital que a Vivendi receberá na sociedade resultante da aquisição da GVT pela Telefônica Brasil.

O pagamento total da operação poderá ser financiado por meio da ampliação do capital da Telefônica Brasil. A Telefónica S.A, subscreverá, mediante outra ampliação, sua parte proporcional correspondente à participação de 74% na filial brasileira.

A operação, segundo a companhia, irá gerar sinergias de pelo menos € 4,7 bilhões. "A nova Telefônica Brasil, após a aquisição da GVT, consolidará sua posição como operadora integrada de comunicação no país, líder em receitas e rentabilidade e com perfil de cliente de alto valor", diz o comunicado oficial sobre a compra. Segundo a Telefônica Vivo, a operação permitirá ainda reforçar seu posicionamento em um mercado chave e melhorar seu perfil de crescimento e flexibilidade financeira.

A GVT detém importante rede de nova geração com mais de 10,4 milhões de casas passadas em 135 cidades de 21 estados brasileiros e mais de 2,6 milhões de clientes de banda larga, a maioria fora do Estado de São Paulo.

A implementação da operação está sujeita à obtenção das autorizações societárias e regulatórias que são aplicáveis, incluindo o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE e a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. A operação reforça o compromisso da Telefónica com o Brasil.

G1: HTC irá fabricar novo tablet Nexus do Google, diz jornal

HTC irá fabricar novo tablet Nexus do Google, diz jornal 

Decisão reflete estratégia para impedir que fabricantes tenham monopólio.
Linha já teve aparelhos feitos por Asus, Samsung e LG.
Nexus de 10 polegadas foi feito pela Samsung
O Google selecionou a HTC para fabricar seu próximo tablet Nexus de 9 polegadas, publicou o jornal "The Wall Street Journal", citando pessoas familiarizadas com o assunto.

Atualmente, a empresa tem dois modelos de tablet na linha: o Nexus 7, de 7 polegadas, feito pela Asus; e o Nexus 10, de 10 polegadas, fabricado pela Samsung.

O Google vinha considerando a HTC como um potencial parceiro para o Nexus desde o ano passado. Segundo o jornal, engenheiros da HTC visitaram a sede do Google nos últimos meses para trabalhar no projeto.

A decisão do Google de escolher a HTC reflete estratégia de longo prazo, de construir uma ampla base de parceiros de dispositivo para dispositivo de forma a impedir que qualquer fabricante ganhe um monopólio, publicou o diário.

Essa também pode ser uma das razões pelas quais o Google escolheu a HTC ante os rivais maiores, como Samsung, fabricante do Nexus 10.

Representantes do Google e da HTC não quiseram comentar o assunto. 

Olhar DigitalMicrosoft dobra espaço para armazenamento gratuito no One Drive

Microsoft dobra espaço para armazenamento gratuito no One Drive

Com a chegada do iOS 8, alguns usuários de iPhones e iPads tiveram problemas para atualizar seus aparelhos devido aos requisitos de espaço livre. Aproveitando a situação, a Microsoft anunciou um aumento na quantidade de armazenamento gratuito no OneDrive, misturando um pouco de zombaria na situação.

Com a novidade, o espaço grátis do OneDrive sobe de 15 GB para 30 GB, se tornando a opção mais vantajosa em comparação aos concorrentes Google Drive e Dropbox, mas ainda fica atrás do Mega.

No entanto, para ativar o espaço livre, a Microsoft pede que os usuários ativem o backup automático de fotos e vídeos para o serviço até o fim de setembro. No entanto, ao que parece, é possível desativar o recurso e o espaço permanece disponível.

O problema do iOS 8 é que o update pedia 7 GB de espaço livre no celular, causando problemas para donos de um iPhone com apenas 16 GB de espaço, que precisaram desinstalar aplicativos e excluir fotos e músicas para conseguir liberar o necessário para fazer o download.

A novidade também está disponível para usuários do Android e do Windows Phone, também. Estes usuários também precisam fazer os mesmos passos para ativar o backup automático de fotos até o fim de setembro.