quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Acorda Cidade | Dilton Coutinho | Prodeb confirma invasão de hacker em sites governamentais



A equipe técnica da empresa está reabilitando progressivamente os serviços e mantém um plantão para a monitoria e acompanhamento do ambiente.


Acorda Cidade

Em nota divulgada nesta segunda-feira (6), a Companhia deProcessamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) informa queuma falha no fornecimento de energia no final da manhã acarretoudanos em componentes do grupo gerador e deixou o Data Center daempresa “apenas com o fornecimento de energia dos no-breaks,dimensionados para suportar até duas horas de pane total de energia”.

Segundo a nota, assim que Companhia de Energia Elétrica do Estadoda Bahia (Coelba) restabeleceu a normalidade da energia para aempresa, por volta das 16h, a equipe de técnicos da Prodeb iniciou ostrabalhos de manutenção do grupo gerador.

Ainda de acordo com a informação da empresa, simultaneamente ao problema acarretado pelo fornecimento deenergia elétrica, “a Prodeb detectou uma série de ataques de hacker que resultou na indisponibilidade de todosos sites governamentais”. A nota acrescenta também que a equipe técnica da empresa “está reabilitandoprogressivamente os serviços e mantém um plantão para a monitoria e acompanhamento do ambiente”.

Olhar Digital: Campus Party: Inovação é importante para o governo, diz Ministro das Comunicações

Olhar Digital: Campus Party: Inovação é importante para o governo, diz Ministro das Comunicações:

Campus Party: Inovação é importante para o governo, diz Ministro das Comunicações
Durante evento, Paulo Bernardo, disse que o governo está criando mecanismos para incentivar inovação e defendeu o plano de banda larga

Cristiano Sant'Anna




Daniel Junqueira

O investimento em tecnologia é visto como fundamental para o governo Dilma, portanto, facilitar o acesso à internet pode contribuir para o desenvolvimento do Brasil, afirmou o ministro das comunicações Paulo Bernardo durante palestra realizada na Campus Partyrasil 2012.

O debate sobre o papel da inovação no desenvolvimento do Brasil também contou com participação de Demi Getshko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do PontoBR (NIC.br) e Antônio Carlos Valente, presidente da Telefônica Vivo. Em pauta estava o papel do investimento em tecnologia para o crescimento do paísa, além da participação do governo e do setor privado no incentivo à inovação.

Bernardo destacou que o governo federal faz esforços para incentivar a inovação no país. "Estamos colocando no FINEP um orçamento de R$ 6 bilhões para Ciência e Tecnologia, quase o dobro do que foi ano passado", afirmou, referindo-se ao órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que disponibiliza financiamento para projetos inovadores. "Queremos diminuir a burocracia e achamos isso importante para o desenvolvimento do país. Empresas inovadoras melhoram a produtividade, a qualidade do trabalho e oferecem soluções melhores para a sociedade", disse.

Uma das principais ações de Paulo Bernardo desde que assumiu o Ministério das Comunicações em 2011, no início do governo de Dilma Rousseff, foi colocar em prática o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), idealizado no governo Lula, mas com algumas alterações. Foi Bernardo quem aumentou a velocidade mínima dos planos populares de 512Kbps para 1Mbps, mas ainda assim o projeto foi alvo de críticas por oferecer uma internet de velocidade considerada baixa por muitos. O ministro defendeu o PNBL.

"A nossa tarefa central é a banda larga, mas o plano vai muito além disso. Em muitas regiões não existe disponibilidade de banda larga e em alguns lugares chega a custar mais de R$ 250 por uma conexão com menos de 1 Mbps", disse. "Não achamos que só isso vai resolver. Precisamos incorporar novas tecnologias", completou.

O ministro também destacou que o governo tem planos para levar conexão de banda larga para áreas rurais, que normalmente não entram nos planos da iniciativa privada. "Empresas têm prioridade de explorar locais que têm renda e lucratividade", afirmou, referindo-se a regiões como o sul e sudeste, que normalmente possuem mais investimentos das teles em relação a regiões mais pobres do país. "Precisamos de um plano para um todo", ressaltou.

Inovação

Para Demi Getschko, "inovação é quase sinônimo de internet". Ele acredita que a web representa um ambiente propício para experimentos e que ela deve continuar livre para a criatividade não ser prejudicada. "Uma regulação pesada ou inadequada pode tolher a criatividade dos internautas", comentou.

Do ponto de vista da iniciativa privada, a internet coloca em risco empresas gigantes do passado que não se adaptaram aos avanços tecnológicos. "Empresas precisam evoluir. Duvido que alguém fabrique máquina de escrever hoje em dia", disse. Para Getschko, a internet precisa ser vista como uma ferramenta fundamental na vida do ser humano, assim como uma caneta ou um caderno. "Você tem que ter um computador e integrá-lo ao seu dia a dia e crir uma mentalidade de que isso faz parte da sua vida", afirmou.

Já segundo Antônio Carlos Valente, a inovação é fundamental para criar uma sociedade mais justa. "Uma empresa tem dois vetores importantes no processo de inovação. Um deles é quando ela se envolve em projetos como oferta de banda super rápida, ou internet por fibra óptica", disse, afirmando que a Telefônica já oferece este tipo de conexão para cerca de 60 mil domicílios. "Outro vetor é o empreendedorismo da ótica da empresa. São muitas experiências bem sucedidas neste caso", disse.

"Uma série de ações empreendedoras se desenvolvem e, se usados de maneira corriqueira por agentes da sociedade, tem capacidade de transformação muito grande", disse. Ainda segundo o executivo, "vivemos um período muito bom da história e devemos aproveitá-lo. Por isso acho que cada vez mais a sociedade, através do Estado, tem que incentivar esse tipo de ação. O empreendedorismo cria pequenas e médias empresas, que depois se tornam médias, grandes e que vão criar riquezas para todos", finalizou.

Olhar Digital: Campus Party: Você já ouviu falar no cibridismo?

Olhar Digital: Campus Party: Você já ouviu falar no cibridismo?:

Campus Party: Você já ouviu falar no cibridismo?
Durante palestra no evento, especialista em social mídia e marketing digital fala sobre a mistura do mundo on e off line




Stephanie Kohn

Durante a Campus Party 2012, a consultora em marketing digital e social media, Martha Gabriel, debateu um assunto que será tendência para os próximos anos: o cibridismo. O termo conceitua um movimento que está se intensificando a cada ano, a união do mundo virtual e digital. Segundo a especialista, todos nós estamos nos tornando ciber híbridos, ou seja, permanecemos on e off ao mesmo tempo, passeando entre os mundos.

"Isto está acontecendo porque o on e off sozinhos se tornaram mancos e limita o que fazemos em um único espaço", explica. Um dos exemplos citados foi sua própria palestra, onde Martha teve que abrir mão do on por alguns minutos para no mundo offline conhecer pessoa e atrai-las para seu mundo online como o Twitter, Facebook ou seu site. "Nós vivemos a realidade mista, pegamos dados do digital para melhorar a experiência aqui", disse.

Para Martha, confrontar as duas vidas é perder a integração entre elas e as oportunidades que ambas oferecem. Portanto, ficar encanado com a quantidade ou intesidade de uso de ambos mundos não vale a pena. Os questionamentos, aliás, só acontecem porque estamos em um processo em que tudo do digital virou moda, porém, em breve, isso vai passar a ser comum. "É como a eletricidade, quando ela foi criada todos acharam incrível, porém, hoje em dia, não prestamos mais atenção nela e sim no que fazemos com ela", comentou.

Por conta disso, Martha acredita que o importante é ter uma vida boa sem se importar se ela é on ou off line. "Quanto mais tecnologia a gente tem na vida, mais ético e humano a gente tem que ser", concluiu.

E aí, o que você acha do cibridismo? Esta mistura dos mundos nos ajuda ou nos atrapalha? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo.

INFO: - Internet - Notícias - 1Ministro defende corte de impostos e subsídios para indústria de tecnologia




São Paulo - O Ministério das Comunicações estuda um modelo de uso da internet, em que empresas e instituições subsidiariam o acesso de seus clientes.

O anúncio foi feito pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em entrevista coletiva realizada, hoje (7), durante a Campus Party.

De acordo com Bernardo, o novo sistema funcionaria de forma similar ao dos telefones 0800. O objetivo seria fomentar o acesso à serviços como internet banking, e-commerce e atendimento online.

“Seria uma iniciativa tupiniquim, um modelo onde a tarifação seria invertida, com o acesso pago pelo site de destino”, afirmou Bernardo. Um teste, assessorado pelo Comitê Gestor da Internet, deve acontecer em um bairro de Brasília na primeira quinzena de março.

Segundo o ministro, o modelo de tarifação invertida foi desenvolvido pela Anatel, agência que regula o setor telecom, e pelo ministério das Comunicações em parceria com o CGI, grupo que gere o uso da web no Brasil. “É uma ideia que estamos formatando. Precisamos definir como serão os protocolos”, explicou.

Estímulos para as indústrias de games e de smartphones - Bernardo também afirmou que o Governo tem negociado com as empresas de games a fim de atrair mais investimentos para o país. De acordo com o ministro, as empresas de games apresentam mais resistência do que fabricantes de tablets e smartphones em entrar no mercado brasileiro.

“Já conversei com os ministérios da Fazenda e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Se não conseguirmos a produção de consoles, queremos incorporar pelo menos a produção dos softwares aqui”, afirmou Bernardo.



O ministro confirmou ainda a intenção de estender a MP do Bem, que hoje oferece isenção fiscal para computadores e tablets fabricados no país, para os smartphones. Porém, não estipulou quando o projeto deve ser encaminhado para votação no Congresso. Na prática, esta decisão deve tornar os smartphones mais em conta no Brasil.

De acordo com um estudo elaborado pela empresa Canalys, a venda de smartphones, pela primeira vez, superou a de computadores durante o ano de 2011 no mundo. De acordo com o relatório, foram vendidos 488 milhões de smartphones contra 415 milhões de computadores.

Por último, o ministro afirmou ainda que as teles terão de investir em infraestrutura a fim de atingir as metas de qualidade impostas pela Anatel.

“É preciso ter parâmetros mínimos de qualidade. A presidente Dilma, por exemplo, exigiu que a velocidade mínima para uma empresa aderir ao Plano Nacional de Banda Larga seja de 1 Mbps e não 512 Kbps, como discutiu-se no passado”, lembrou o ministro.

A fim de estimular os investimentos, o ministro confirmou o plano do governo de oferecer isenção fiscal para a construção de novas redes.

A terça-feira foi o primeiro dia de programação da Campus Party 2012. Até domingo, cerca de 200 mil pessoas devem passar pelo Pavilhão de Exposições do Anhembi, de acordo com estimativas da organização.

INFO: - Internet - Notícias -´O celular some em 5 anos´, diz professor do MIT



Sugata Mitra, professor do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT): celular acaba em cinco anos


São Paulo - Sugata Mitra, professor do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), afirmou que o celular deixará de existir em até cinco anos. Ele participou hoje da EducaParty, evento sobre educação com uso das novas tecnologias promovido na Campus Party.

"O telefone celular vai sumir e, no lugar dele, existirão uns e zeros em algum lugar dentro da nossa cabeça.", disse o professor indiano.

Para ele, tal afirmação não vem de uma obra de ficção científica, mas de uma evolução natural do processo tecnológico. "Eu não sei exatamente qual dispositivo vai estar na nossa cabeça, mas também ninguém sabia 20 anos atrás que existiria o celular", completou.

Mitra se mostrou bastante confiante de que o reinado dos celulares está no fim. E disse: "Por favor, me levem a sério, porque a vitrola também desapareceu", disse.

Preocupação – Segundo o professor, quando os computadores migrarem para o nosso corpo mais dúvidas irão surgir a respeito do nosso modelo de educação. "Como podemos avaliar um aluno que tem o Google dentro da cabeça?", questionou, "com os computadores dentro de nós, teremos de construir novos métodos, já que a resposta para muitas matérias estará armazenada no nosso corpo".

INFO:- Internet - Notícias -Tablet pode revolucionar a educação, diz professor do MIT



Para Sugata Mitra, professor do MIT, o tablet vai revolucionar a educação


São Paulo - O pesquisador Sugata Mitra, do Instituto de Tecnologia de Massachussets, defendeu o uso de tablets nas salas de aula. Ele participou de uma discussão na Campus Party sobre tecnologia na educação.

"Lá no Laboratório de Mídia do MIT, o nosso sonho é ter um tablet que será dado para cada criança aos seis anos e que a acompanhe até os 16. Esse tablet vai ajudá-lo a ler, escrever, a fazer contas de matemática e a falar", disse Sugata Mitra.

Para o pesquisador, os tablets são uma boa maneira de tornar os estudos mais atraentes, ou de simplesmente adaptá-los para a realidade em que as crianças vivem atualmente. "Trezentos anos atrás, o aluno era obrigado a seguir uma lógica educacional. Hoje, a criança diz o que quer aprender e no que ela está interessada. Precisamos nos adaptar a isso", disse.

Segundo Mitra, com os tables na educação, não é necessário sequer que haja ensino de tecnologia nas escolas, já que os alunos aprenderão a dominar a tecnologia sozinhos. "Já vi crianças de três anos aprendendo a mexer sozinhas em tablets e estudando o alfabeto inglês através de jogos", contou o pesquisador indiano.

Folha.com - Tec - Pesquisador Andreu Veà prepara depósito on-line aberto sobre as origens da internet - 07/02/2012

Folha.com - Tec - Pesquisador Andreu Veà prepara depósito on-line aberto sobre as origens da internet - 07/02/2012:


Pesquisador Andreu Veà prepara depósito on-line aberto sobre as origens da internet
Criar um repositório on-line aberto sobre as origens da internet, com entrevistas dos pioneiros da rede e documentos históricos, é a missão de Andreu Veà, presidente da Internet Society na Espanha, que falou na Campus Party nesta terça-feira (7).

"Meu objetivo é capturar as vozes em forma digital de todas as pessoas que criaram coisas importantes da internet, como a World Wide Web, o e-mail e o FTP [protocolo de transferência de arquivos]", disse Vèa.



Andreu Veà, presidente da Internet Society na Espanha, fala durante a Campus Party

Em 2002, ele defendeu sua tese de doutorado sobre a internet, que foi transmitida on-line ao vivo e chegou aos ouvidos de Vint Cerf, um dos pais da rede.

Cerf se tornou mentor de Veà e o convidou a prosseguir os estudos na Universidade de Stanford, onde o espanhol se tornou professor visitante.

Até hoje, Veà já entrevistou 300 pioneiros da internet e conta com uma equipe de dez pessoas, além de mais de 200 voluntários.

O material coletado pelo pesquisador ainda não está todo disponível para o grande público. "Minha ideia é fazer um repositório on-line, em código aberto, para que historiadores possam encontrar as fontes primárias", disse ele, convocando voluntários que queiram participar do projeto.

O pesquisador afirmou ter "demonstrado empiricamente", em seus estudos, que é mito a história, reproduzida em livros e artigos, de que a internet surgiu de uma rede projetada pelo governo dos EUA capaz de resistir a um eventual ataque nuclear da União Soviética durante a Guerra Fria.

Segundo Veà, Bob Yaylor, um dos criadores da Arpanet, que serviu como base para a internet, desenvolveu a rede "para permitir que as pessoas com acesso a informática interativa pudessem compartilhar interesses comuns".

Minilua:Anonymous lança site para denunciar a corrupção no Brasil




Os Anonymous em mais uma louvável iniciativa criou um site voltado para a luta contra a corrupção, onde eles mesmos disponibilizarão documentos que tiveram acesso durantes ataques já feitos e onde você poderá postar suas denúncias de corrupção contra políticos, funcionários públicos ou qualquer outra pessoa corrupta.

Para que o site não se transforme em um bagunça, os denunciantes terão que apresentar provas de suas acusações, que serão revisadas pelos próprios Anonymous .


Chamado de Corrupção Leaks, o site terá opção de denuncias anônimas e funcionará de maneira muito semelhante a Wikipédia, onde os próprios usuários criam quase todo o conteúdo. Caso já queira fazer sua denúncia bata acessar o site e acabar com a corrupção.

Minilua:Anonymous e a operação “Março Negro”




No decorrer dos últimos meses o grupo de hackers denominado como Anonymous vem ganhando cada vez mais prestígio e empatia não só por internautas mas como também por grande parte da população mundial.

Muito se deve ao período turbulento que vivenciamos hoje em dia, afinal de contas com a criação de projetos que visam combater a pirataria, monitorar e controlar a web como oSOPA, PIPA e ACTA muitos veem nos Anonymous a esperança de fazer frente há uma ameaça iminente e isso acaba trazendo muitos adeptos a causa.

Depois de invadir sites como do próprio FBI , Casa Branca, Sony, Warner, no Brasil há uma vertente do grupo que decidiu que já era hora de atacar instituições privadas como bancos e ao que parece a ameaça foi cumprida, pois bancos como o Itaú, Bradesco e HSBC tiveram problemas com seus sites durante a última semana.






Mas afinal, qual é o propósito do grupo? Confira agora trechos de uma entrevista concedida via e-mail por um dos membros do grupo!


Qual o objetivo do Anonymous no Brasil? Por que estes ataques?AnonBRNews:Nosso principal objetivo é incentivar a grande massa a lutar pelos seus direitos para poder viver num país com menos desigualdades. O objetivo da operação #OpWeeksPayment é atacar os grandes bancos do país, como forma de protesto. Cansamos de atacar sites do governo, pois isso não estava resolvendo muita coisa e por isso achamos melhor atacar a população, somente assim todos irão conhecer nossos objetivos. Pelo amor ou pela dor irão nos conhecer.

Há boatos de que vocês vão atacar outros setores como o de mídia e redes sociais. É verdade? Há algum protesto neste sentido? Anonymous é uma ideia, então qualquer um pode se dizer anonymous e atacar o que bem entender, mas nós do @AnonBRNews temos tudo planejado para este ano, todos os ataques que irão e estão acontecendo foram planejado por meses. De momento só podemos divulgar a operação #OpWeeksPayment para não comprometer futuras operações.

Vocês usam o mesmo mecanismo que o Anonymous internacional para tirar sites do ar? Sim. Usamos máquinas espalhadas por diversos países.

O Brasil tem estrutura suficiente para parar vocês? Não, por mais difícil que seja o site ou o sistema, nenhum país está imune a este tipo de ataque.

Já houve alguma conversa no sentido de causar um apagão geral da internet?Temos condições e estamos planejando grandes coisas para este ano, no qual (sic) não posso revelar para não comprometer as operações. Mas temos condições de causar um caos jamais visto em qualquer país do mundo.




Mas tem muito por vir ainda, pois acredita-se que o mês de março venha a ser um dos períodos mais conturbados de todos os tempos, sobretudo na internet, tudo porque o Anonymous está convocando todos adeptos da sua causa a participar de uma série de protestos durante todo o mês, tanto no mundo virtual quanto no mundo real.

A ideia inicial é que durante o mês inteiro de março as pessoas se contenham e consumam o menos possível ou se possível nada, não comprem revistas, livros, CDs, DVDs, parar até mesmo de baixar músicas (ilegais ou não), filmes ou jogos para poder causar um grande impacto no meio da indústria de entretenimento, tudo isso em resposta as propostas do SOPA, do PIPA e do ACTA.

Lembrando que a ação deve ocorrer em escala mundial… E você é favor ou contra? Compartilhe com seus amigos no Twitter e Facebook e se quiser me adicionar no Face:http://www.facebook.com/adrianosaadehminilua

Folha.com - Mercado - Governo planeja 'internet 0800' para conexão gratuita - 07/02/2012

Folha.com - Mercado - Governo planeja 'internet 0800' para conexão gratuita - 07/02/2012:

Governo planeja 'internet 0800' para conexão gratuita

O governo federal deverá testar no mês que vem uma tecnologia que viabiliza a "internet 0800", que permite ao usuário conectar-se de graça à rede para a utilização de certos serviços.

Acompanhe todas as notícias sobre a Campus Party

Segundo explicou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, trata-se de um modelo em que empresas poderão bancar a conexão à internet de seus clientes para determinadas finalidades, como compras em seus sites ou mesmo para serviços de atendimento.

"Um banco que quiser estimular seu serviço de internet banking, por exemplo, poderá arcar com a conexão de seu cliente. O mesmo vale para empresas que hoje gastam milhões de reais com serviços de call center e atendimento. Isso pode ser feito virtualmente, com a empresa bancando a conexão", disse.

A intenção é a criação de um domínio "0800.br". Segundo o ministro, o projeto mira, por exemplo, usuários de celulares que não têm planos de dados ou que possuem pacotes limitados. Ao tentar se conectar com um site que tem o serviço 0800, o internauta tem o serviço de navegação habilitado e a conta da conexão é paga pela própria empresa que o oferece.

No caso dos pré-pagos, os créditos do celular, por exemplo, não seriam descontados na navegação para este site. Nos celulares pós-pagos, o tráfego dessa navegação também não seria contabilizado.

O teste será feito na primeira quinzena de março em uma comunidade de cerca de 8.000 pessoas nas imediações de Brasília. Terá a participação de uma empresa que servirá como a ponta da oferta da linha gratuita e com uma operadora. Participam do desenvolvimento do sistema o Ministério das Comunicações, o Comitê Gestor da Internet e a Anatel.

"Não é uma substituição ao atendimento telefônico 0800, mas pode ser uma alternativa", disse.

A declaração foi dada durante a Campus Party, feira de inovação e internet que acontece nesta semana em São Paulo. A Folha é um dos patrocinadores do evento e mantém um aplicativo com a agenda, cobertura e galeria de fotos.

PLANO DE BANDA LARGA

Durante o evento, o ministro também falou sobre os números do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que prevê conexões com velocidade mínima de conexão de 1 Megabit por segundo (Mbps) por R$ 35. Segundo ele, hoje 1,5 milhão de usuários já usam o sistema no país. Cerca de 1 milhão são conectados pela Telefônica/Vivo.

"Nosso plano de inclusão prevê também a incorporação de novas tecnologias, como o 4G, que deverão ampliar o acesso à internet, assim como a utilização de uma freqüência específica --de 450 Mega Hertz (MHz) -- para fazer a conexão em pequenos municípios e nas áreas rurais", disse. O projeto poderá beneficiar 80 mil escolas.

Sobre a qualidade da internet no Brasil, ainda aquém do mínimo desejável, o ministro ressaltou que as operadoras deverão reforçar os investimentos no ano, impulsionadas pelas medidas de desoneração fiscal a serem determinadas pelo governo federal.

"No ano passado, 35% dos US$ 16,5 bilhões de investimentos externos no país foram em telecom. Há disposição para fazer investimentos", afirmou.

Prodeb esclarece sobre danos causados por falha no fornecimento de energia — Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Prodeb esclarece sobre danos causados por falha no fornecimento de energia — Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia:

PRODEB ESCLARECE SOBRE DANOS CAUSADOS POR FALHA NO FORNECIMENTO DE ENERGIA
Em nota divulgada nesta segunda-feira (6), a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) informa que uma falha no fornecimento de energia no final da manhã acarretou danos em componentes do grupo gerador e deixou o Data Center da empresa “apenas com o fornecimento de energia dos no-breaks, dimensionados para suportar até duas horas de pane total de energia”.

Segundo a nota, assim que Companhia de Energia Elétrica do Estado da Bahia (Coelba) restabeleceu a normalidade da energia para a empresa, por volta das 16h, a equipe de técnicos da Prodeb iniciou os trabalhos de manutenção do grupo gerador.

Ainda de acordo com a informação da empresa, concomitantemente ao problema acarretado pelo fornecimento de energia elétrica, “a Prodeb detectou uma série de ataques de hacker que resultou na indisponibilidade de todos os sites governamentais”. A nota acrescenta também que a equipe técnica da empresa “está reabilitando progressivamente os serviços e mantém um plantão para a monitoria e acompanhamento do ambiente”.

JORNAL DO MEIO-DIA : Ouvinte Antonio diz que a PRODEB é um órgão que não tem mais função e custa caro para o governo da Bahia. Apresentador diz que o órgão foi fundado por ele


Ouvinte Antonio diz que a PRODEB é um órgão que não tem mais função e custa caro para o governo da Bahia. Apresentador diz que o órgão foi fundado por ele. 
Data: 08/02/2012 12:45:00
Duração: 00:00:22
Emissora: METROPOLE
Programa: JORNAL DO MEIO-DIA
Apresentador(a): MÁRIO KERTÉSZ