segunda-feira, 12 de agosto de 2013

SECOM - BA: Palestras gratuitas de orientação sobre edital de incubação para empresas criativas






Palestras sobre empreendedorismo criativo e oficinas de orientação para elaboração do plano de negócios estão sendo oferecidas por meio da parceria entre Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti) e o Serviço de apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-BA). A iniciativa faz parte do edital lançado esta semana para a Áity Criativa, primeira incubadora do Parque Tecnológico da Bahia, com foco em empresas criativas.

Essas empresas desenvolvem produtos ou serviços nas áreas de conteúdo digital (softwares, aplicativos, games e multimídia), audiovisual (cinema, vídeo e animação), design, fotografia e música, que façam uso intensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Até o dia 18 de setembro as empresas poderão se inscrever gratuitamente no edital pelo site da Secti. Até lá, os interessados podem participar das palestras e oficinas gratuitas oferecidas, quando poderão esclarecer suas dúvidas.

Para isso é preciso acessar o site da Secti e escolher a data, horário e local de preferência, enviando nome completo e número da carteira de identidade para o e-mail incubadora.criativa@secti.ba.gov.br. As vagas são limitadas à capacidade dos espaços. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3118-5879.

Incubadora

A Áity Criativa - na língua Guarani significa ninho - já instalada no Parque Tecnológico e conta atualmente com 20 empresas do segmento de TI, vencedoras de edital que contemplou a seleção de Empresas de Base Tecnológica em 2011/2012. 

As empresas selecionadas para a Incubadora Aíty Criativa receberão suporte e orientações para planejamento estratégico, marketing e assessorias jurídica e financeira, além de terem acesso a uma infraestrutura de ponta destinada a desenvolver suas atividades. A ação é pioneira no estado e vai atender uma forte demanda do setor.

Segundo dados da Unesco, na economia mundial, os setores criativos foram os que mais cresceram desde o início do século 21, sendo considerada a terceira maior indústria mundial. Somente no Brasil, o setor movimenta 380 bilhões ano. Pesquisas recentes mostram que o setor responde por 22% dos trabalhadores formais. “A Bahia precisa estar em consonância com a tendência mundial de investimentos neste segmento, a incubadora Áity Criativa vai atuar na preparação desses novos empreendimentos, capacitando os jovens e ampliando a cultura inovadora do Estado”, explica o secretário Paulo Câmera.

Fonte: "Palestras gratuitas de orientação sobre edital de incubação para empresas criativas — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/08/08/palestras-gratuitas-de-orientacao-sobre-edital-de-incubacao-para-empresas-criativas (accessed August 9, 2013).

INFO: Anatel aprova regras para telefonia fixa rural



São Paulo - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira o regulamento para a oferta de telefonia fixa nas áreas rurais, por meio da faixa de 450 megahertz (MHz). O serviço faz parte das obrigações que o governo impôs aos vencedores do leilão de 4G, na faixa de 2,5 gigahertz (GHz), em junho do ano passado.

De acordo com o regulamento, as teles serão obrigadas a oferecer dois tipos de planos de serviços básicos: um para as localidades situadas a até 30 quilômetros das cidades e outro para os clientes mais distantes. Além disso, as operadoras poderão oferecer planos diferenciados.

O plano obrigatório de telefonia para quem reside a até 30 quilômetros das cidades terá uma modalidade pré-paga, com créditos de R$ 15 com validade de 120 dias. Na modalidade pós-paga, a franquia mensal com 100 minutos de ligações custará pouco mais de R$ 30, dependendo da área de atendimento (no DDD 11, custará R$ 32,61). Nas localidades mais distantes que 30 quilômetros das cidades, os preços do plano obrigatório serão definidos pelas operadoras.

"Hoje a telefonia rural se dá por meio de um contrato específico feito caso a caso. O objetivo é criar oferta estruturada do serviço, assim como em outras áreas", afirmou o conselheiro relator do regulamento, Jarbas Valente.

Os primeiros planos de telefonia fixa rural devem começar a ser oferecidos pelas operadoras em setembro de 2014, em 30% do País. A totalidade do território nacional deve ser alcançada até o fim de 2015.

Fonte: "Anatel aprova regras para telefonia fixa rural | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/2013/08/anatel-aprova-regras-para-telefonia-fixa-rural.shtml (accessed August 9, 2013).

MundoBit: Relator do Marco Civil quer evitar alterações na espinha dorsal do projeto


Relator quer garantir temas importantes e evitar lobby 
de empresas.

Novas discussões no projeto do Marco Civil pode trazer novas alterações para o conjunto de leis. O relator Alessandro Molon (PT-RJ) disse nessa quarta (7) que não pretende alterar o que chama de “espinha dorsal da proposta”: neutralidade da rede, a liberdade de expressão e a proteção à privacidade do usuário.

Depois de mais de cinco horas de audiência pública para debater o projeto, Molon ressaltou que só aceitará modificações pontuais na redação do seu parecer. “Qualquer coisa que fira um desses três pilares não será aceita, em especial, a neutralidade, que é o ponto mais polêmico”, enfatizou o deputado. As informações são da Agência Brasil.

Quanto a outro ponto polêmico, que trata da oferta diferenciada de produtos na internet, Molon disse que não pretende atender aos pedidos das empresas, por entender que “fatiar” a rede seria prejudicial ao consumidor. “Precisamos garantir a neutralidade da rede, porque ela vem sendo ameaçada por práticas do mercado, por ofertas de internet fatiada”.

Já o diretor do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Alexander Castro, disse que proibir a oferta diferenciada de produtos vai encarecer a internet no Brasil. “Hoje, 85% da capacidade da rede é consumida por 25% dos usuários. Significa que os outros estão subsidiando esses 25%.” Para Castro, se o projeto não tiver pequenos ajustes, não na neutralidade, com a qual o SindiTelebrasil está alinhado, mas na possibilidade de oferta diferenciada de produtos, os programas de massificação do governo serão afetados e o preço da internet deverá subir.

A representante do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação, Renata Mielli, defendeu o texto apresentado por Molon, mas disse que é preciso rever alguns pontos. “Somos favoráveis ao parecer praticamente na versão integral. Temos divergência pontual no que trata da responsabilização dos provedores diante da postagem de conteúdos por terceiros. Avaliamos que o provedor só pode ser responsabilizado pela não retirada desse conteúdo mediante ordem judicial”, disse Renata.

No fim do ano passado, a Câmara dos Deputados adiou por diversas vezes a votação do projeto do Marco Civil da Internet por falta de acordo. Para o relator, não há razões para adiar mais a votação. “Adiar não vai resolver o problema. Tem que se votar”, afirmou Molon.

Fonte: Floro, Paulo . "Relator do Marco Civil quer evitar alterações na espinha dorsal do projeto | MundoBit - O blog de Tecnologia do Portal NE10MundoBit – O blog de Tecnologia do Portal NE10." NE10 - É muito mais Portal - Recife, Pernambuco, Nordeste, Brasil . http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2013/08/08/relator-do-marco-civil-quer-evitar-alteracoes-na-espinha-dorsal-do-projeto/ (accessed August 9, 2013).

Convergência Digital: Brasil tem desempenho ruim na receita de dados na América Latina


Dados da Informa Telecoms & Media, divulgados pela 4G Americas, apontam que o Brasil ocupa a sexta posição entre os países da América Latina na geração de receitas pelo uso de banda larga móvel.Empresas da Argentina, México, Venezuela, Equador e Colômbia dependem menos de serviços de voz e lucram mais com o 3G e o 4G.

Segundo a pesquisa, na Argentina, por exemplo, os serviços de dados já representam 41% da receita. No México, 35%, na Venezuela, 35%, na Colômbia, 25%. No Brasil, esse percentual fica em 22% - ficando à frente apenas do Chile, com 21% e do Peru, com 20%. Na média, os serviços de dados representam 27% da receita das operadoras na América Latina. Nos Estados Unidos esse percentual é de 43%.

"Os serviços de dados vão superar os de voz em demanda. O desafio das operadoras é tornar essa migração rentável para garantir os investimentos necessários para o desenvolvimento das redes", explica Erasmo Rojas, diretor da 4G Americas para América Latina e Caribe.

Fonte: "Brasil tem desempenho ruim na receita de dados na América Latina - Convergência Digital - Internet Móvel 3G e 4G." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34484&sid=17#.UgT4jJK1GSo (accessed August 9, 2013).

INFO: Governo brasileiro espera resposta dos EUA sobre espionagem


 
O governo espera que os Estados Unidos se posicionem 
sobre o assunto antes da viagem que a presidente Dilma 
Rousseff realizará.

Rio de Janeiro - O governo espera uma resposta satisfatória dos Estados Unidos para as denúncias de espionagem aos cidadãos brasileiros antes da visita oficial que a presidente Dilma Rousseff fará a Washington no dia 23 de outubro próximo, afirmaram nesta quinta-feira fontes oficiais.

"A viagem aos EUA está mantida e nós continuaremos desenvolvendo um diálogo específico com os Estados Unidos sobre essa questão das alegações de espionagem no seu canal apropriado", afirmou hoje o ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota em declarações aos jornalistas.

O chanceler, que recentemente classificou como "insatisfatórias" as explicações dadas pelos Estados Unidos, afirmou que o Brasil espera receber os esclarecimentos antes da visita oficial de Dilma a Washington, onde será recebida pelo presidente Barack Obama. "Esperamos avançar mais antes da viagem. Ainda temos muitas semanas e meses", afirmou.

Patriota garantiu que o assunto também será abordado na reunião marcada para a próxima terça-feira em Brasília com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry. O principal objetivo da visita de Kerry ao Brasil seria a preparação da viagem da presidente Dilma, mas as denúncias feitas pelo ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, sobre uma rede de espionagem global levaram a uma modificação na agenda. "É um tema que não pode deixar de figurar na agenda bilateral entre Brasil e Estados Unidos neste momento", afirmou o chanceler.

"E, até como ficou demonstrado em Nova York, já inscrevemos o assunto na agenda em nível multilateral." Patriota se referiu às denúncias de espionagem dos EUA que os chanceleres dos países do Mercosul inscreveram na agenda multilateral na segunda-feira passada em reunião com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Fonte: "Governo brasileiro espera resposta dos EUA sobre espionagem | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/08/governo-brasileiro-espera-resposta-dos-eua-sobre-espionagem.shtml (accessed August 9, 2013).

BABOO: Anatel quer reduzir preço da chamada entre operadoras diferentes ainda este ano



O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, afirmou nesta semana, durante o 5º Encontro de Telecomunicações, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que o preço da tarifa cobrada para chamadas entre operadoras diferentes pode cair dos atuais R$ 0,48 para R$ 0,10 até 31 de outubro deste ano – no entanto, isso não significa que esse seja o valor cobrado ao consumidor final.
Chamada entre operadoras pode ter preço reduzido

Para Rezende, “um dos problemas da qualidade [do serviço móvel] se deve à sobrecarga da rede quando as empresas fazem promoção dentro das suas próprias redes”, com isso a queda no preço ajudaria a ‘distribuição’ de ligações entre diferentes operadoras e consequentemente evitaria algumas quedas na rede de telefonia. O presidente da Anatel ainda afirmou que atualmente “o serviço de telecomunicações apresenta um grande desafio para o país”.

Ministro afirma que governo dá incentivo ao setor

A falta de infraestrutura e o problema das altas tarifas cobradas no Brasil também foram citadas pelo Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante o mesmo evento. Ele ainda lembrou que visando impulsionar o mercado o governo desonerou, recentemente, o setor das telecomunicações, e ele passou “um mês ‘apanhando’ por causa disso”. Na questão da infraestrutura existe na sociedade uma “incompreensão”, segundo ele.

“Estamos dando incentivo e exigindo que façam infraestrutura. Internet, telefonia, não nasce na Lan House, não nasce na tomada. Nossas conexões são abastecidas por grandes, pesadas, importantes redes de telecomunicações, que são transmitidas por satélites, cabos, etc.”, sentenciou Bernardo, que também lembrou que o país “tem hoje quase 1,5 mil cidades que não têm rede de fibra ótica”.

O Ministro ainda falou sobre o leilão da faixa de 700 MHz, que vai ser utilizada pelas empresas de telecomunicações para o sinal de internet 4G. Ele afirmou que o objetivo do governo não é arrecadar dinheiro, e sim “imputar obrigações para as empresas que arrendarem o serviço”.

Fonte: Croffi, Flávio . "Anatel quer reduzir preço da chamada entre operadoras diferentes ainda este ano." BABOO: Anatel quer reduzir preço da chamada entre operadoras diferentes ainda este ano. www.baboo.com.br/corporativo/anatel-quer-reduzir-preco-da-chamada-entre-operadoras-diferentes/?utm_source=feedly (accessed August 12, 2013).

Adrenaline: Brasileiros desconhecem sobre segurança da informação nas plataformas móveis


9 em cada 10 brasileiros não sabem se as informações contidas em seus celulares estão seguras. Esta é uma das descobertas da pesquisa Global Omnibus, realizada mundialmente pela Symantec, incluindo 1.000 brasileiros, que foram ouvidos entre junho e julho de 2013. O estudo aponta que os entrevistados se preocupam com a privacidade das informações e dados armazenados em seus equipamentos móveis, apesar de desconhecerem o funcionamento da segurança das informações nestes dispositivos.

 

Diante deste cenário, uma discussão contemporânea e importante vem à tona: será que os brasileiros sabem lidar com a linha tênue entre a privacidade na vida real e digital com a realidade moderna da Internet e das redes sociais? Entre os brasileiros entrevistados, mais de 70% compartilhariam o seu endereço de e-mail; 61%, o seu nome; 52%, a data de aniversário; 35%, o número de telefone; e 25%, a localização física a partir dos dispositivos móveis.

Por outro lado, apesar da preocupação que usuários demonstram em deixar suas informações protegidas, eles continuam expondo seus equipamentos móveis em situações de risco iminente. Segundo dados apontados pelo estudo Modern Fan, também realizado pela Norton da Symantec, cerca de 70% dos brasileiros que frequentam eventos de massa, como jogos esportivos e festivais musicais, postam conteúdos em mídias sociais para melhorar a sua experiência pessoal na ocasião. Para os entrevistados, por exemplo, o item mais importante para se levar aos grandes eventos é o celular, em seguida, o dinheiro em espécie e depois o documento de identidade.

Veja abaixo as demais descobertas do estudo da Symantec Global Omnibus relacionada ao usuário brasileiro:

· Preocupação com a privacidade online está em constante crescimento

- 90% dos brasileiros está mais preocupado em proteger a sua privacidade online do que há cinco anos. Este número é maior que entre os americanos (76%). Em contrapartida, 61% disse que não tem controle suficiente de suas informações online.

- Cerca de 7 em cada 10 brasileiros (69%) desinstalariam um aplicativo móvel se ele estivesse coletando ou compartilhando suas informações pessoais e 52% disse que pararia de utilizá-lo.

-15% dos entrevistados já tiveram problemas com privacidade ao usar Apps móveis e 45% apontou conhecer alguém que teve uma experiência ruim com um aplicativo.

· 9 em cada 10 brasileiros disseram se sentir confortáveis ao compartilhar informações pessoais com uma companhia em troca por um App gratuito

- 71% dos brasileiros está disposto a dividir o seu endereço de e-mail com terceiros e 61% compartilhariam o seu nome. Nos Estados Unidos, estes números são menores: 58% e 49%, respectivamente.

- Entre as demais informações que seriam compartilhadas pelos brasileiros estão: data de aniversário (52%), número de telefone (35%) e localização física (25%).

· Usuários brasileiros sabem o que os aplicativos móveis podem fazer

- Mais de 8 em cada 10 brasileiros (82%) apenas realiza downloads de aplicativos de fontes confiáveis. Nos Estados Unidos, este número cai para 50%.

- 75% dos entrevistados locais sempre lê as permissões antes de baixar qualquer App.

- Quase 3 em cada 10 pessoas (28%) não sabem que ao clicar em um App podem receber SMS em seu equipamento após esta ação.

- 18% dos entrevistados disse desconhecer que aplicativos podem coletar e exportar dados pessoais e 13% não sabe que Apps podem colocar propagandas na barra de notificações do dispositivo.

Fonte: subzero. "Brasileiros desconhecem sobre segurança da informação nas plataformas móveis [ Adrenaline.com.br ]." [ Adrenaline.com.br ]. http://adrenaline.uol.com.br/seguranca/noticias/17904/brasileiros-desconhecem-sobre-seguranca-da-informacao-nas-plataformas-moveis.html (accessed August 9, 2013).

INFO: Caso Snowden causa tensão entre Rússia e EUA


 
Barack Obama (e) e Vladimir Putin: há uma longa 
lista de divergências entre Estados Unidos e Rússia.

Moscou - O caso Snowden, que levou o presidente americano, Barack Obama, a cancelar uma reunião em Moscou com o colega russo, Vladimir Putin, é o mais recente de uma série de problemas que provocam tensão na relação entre os dois países.

O cancelamento do encontro bilateral entre os dois chefes de Estado é um fato sem precedentes desde o fim da Guerra Fria e o gesto poderia ser considerado pelo Kremlin uma falta de respeito com Putin, em um país muito apegado ao protocolo.

Obama, no entanto, não cancelou a participação na reunião do G20 prevista para 5 e 6 de setembro na cidade russa de São Petersburgo. O presidente americano pretendia viajar antes do encontro a Moscou para a reunião com Putin.

A Casa Branca citou "a falta de avanços" em várias questões como o escudo antimísseis, a corrida nuclear, o comércio e os direitos humanos para justificar a anulação do encontro.

"Todos os sinais mostram que as relações entre Washington e Moscou tendem a um sério esfriamento", declarou à AFP a analista russa do Centro Canergie Lilia Chevtsova, que destacou a dificuldade para aproximar posições em vários temas.

O cancelamento da reunião bilateral acontece uma semana depois de Moscou conceder asilo temporário ao fugitivo americano Edward Snowden, ex-funcionário terceirizado da Agência Nacional de Segurança (NSA) americana que revelou o vasto programa de vigilância das telecomunicações do governo dos Estados Unidos.

O anúncio do asilo irritou especialmente Washington, que não foi informado, apesar da cooperação entre os diretores dos serviços de segurança russos e americanos para desbloquear a situação a pedido de Putin e Obama.

O caso Snowden é apenas um de uma longa lista de divergências entre Estados Unidos e Rússia desde o retorno ao Kremlin de Vladimir Putin, em maio de 2012, para um terceiro mandato presidencial.

"O caso Snowden é simplesmente um pretexto para anular a visita de Obama a Moscou", afirma o jornal russo Kommersant, que cita uma fonte do Kremlin.

"Os americanos evitam as negociações importantes. Sua atitude terá inevitavelmente consequências políticas", completa a mesma fonte.

No plano internacional, Rússia e Estados Unidos mostram posições muito distantes, em especial a respeito da Síria. A recusa de Moscou de interromper a cooperação com o regime de Bashar al-Assad é muito criticada pelos ocidentais e pelas ONGs de defesa dos direitos humanos.

"Todas estas questões complicaram as relações a tal ponto que Putin e Obama não teriam nada a conversar no encontro bilateral", disse Chevtsova.

"Um encontro entre os dois presidentes poderia ter tido resultado", afirmou no entanto Alexei Puchkov, presidente da comissão das Relações Exteriores da Duma (câmara baixa do Parlamento russo).

Washington está especialmente irritado por não ter recebido nenhuma resposta construtiva de Moscou à proposta de Obama de abrir uma nova rodada de negociações sobre a redução de armamento, uma prioridade para o presidente americano, segundo uma fonte ligada ao caso.

Como consequência, Obama poderia dar menos importância às relações com a Rússia em seu segundo mandato, que terminará em janeiro de 2017, afirma a fonte.

Fonte: "Caso Snowden causa tensão entre Rússia e EUA | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/08/caso-snowden-causa-tensao-entre-russia-e-eua.shtml (accessed August 9, 2013).

IDG Now!: Malware "MulheresPerdidas" infecta Chrome e rouba informações de usuários



Brasil é o país mais afetado da América Latina por uma nova versão de malware sigiloso e de difícil detecção.

Um novo malware denominado "MulheresPerdidas.exe", que atinge o Google Chrome e tem como objetivo roubar informações bancárias dos usuários, foi identificado por especialistas da empresa de segurança ESET.

Para infectar uma máquina, o "MulheresPerdidas.exe" usa um método de engenharia social. Para isso utiliza um dropper – arquivo que instala outros arquivos no sistema para se propagar de forma que o usuário não identifique sua presença. Ao clicar no "MulheresPerdidas.exe", o dropper faz o download de arquivos JavaScript camuflados por nomes de pastas conhecidas, como "Skype" e "Microsoft". 

Dessa forma, o sistema operacional é infectado por meio do navegador sem que o usuário note a presença da ameaça.

Ao reiniciar o sistema, o malware instala um plugin malicioso no Chrome, que vai monitorar as atividades do usuário a cada acesso. 

Para roubar as informações, os cibercriminosos adicionam campos não legítimos no site visitado pelo usuário que o induzem a preencher suas informações, como CPF, senha de banco e número da conta. Esses dados são enviados diretamente para o e-mail do hacker por um servidor confiável e legítimo do governo brasileiro, por conta de uma falha de design, que permite manter o atacante em anonimato e esconder a operação ilegal.

"O Brasil tem muitos casos de malwares bancários. No entanto, o grande perigo dessa nova ameaça é a obtenção de informações sigilosas, que impactam diretamento nos usuários", afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil. "Os internautas brasileiros precisam ficar alertas e redobrar os cuidados com a navegação na Internet. Para evitar esse tipo de ataque é recomendável ter uma solução proativa de segurança instalada no computador e atualizar constante e continuamente todas as aplicações", ressalta o executivo.

Fonte: "Malware "MulheresPerdidas" infecta Chrome e rouba informações de usuários - IDG Now!." IDG Now! - Notí­cias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2013/08/08/malware-mulheresperdidas-infecta-chrome-e-rouba-informacoes-de-usuarios/ (accessed August 9, 2013).

INFO: Desafio da computação em nuvem é se integrar ao negócio


 
Migração para a nuvem tem recebido atenção 
especial da alta gestão por envolver informações sigilosas.

São Paulo – A tecnologia de computação em nuvem vem dando respostas eficientes e baratas às demandas de empresas de todos os portes por maior armazenamento e processamento de dados. Mas, antes de mandar tudo para o céu dos ambientes virtuais, CEOs e CIOs devem avaliar cuidadosamente quais soluções atendem às suas necessidades e, sobretudo, planejar com cuidado o processo de migração de ambientes locais para a nuvem.

De acordo com Élcio Zaninelli, diretor de infraestrutura da consultoria de tecnologia CGI, as possibilidades envolvidas em uma migração para a nuvem são muito maiores do que reduzir custos com TI. O especialista afirma que o CIO deve ser capaz de demonstrar para a empresa os benefícios da nuvem além da economia e encontrar formas de usar essa tecnologia para alavancar o negócio principal da empresa.

“Os CEOs não entram em detalhes técnicos, e nem querem fazer isso, mas esperam que a empresa que oferece esse tipo serviço e o CIO que está apresentando a proposta à direção da empresa sejam capazes de fazer uma conexão da TI com o negócio principal da empresa”, diz o diretor da CGI.

Segundo estudo da consultoria de TI Capgemini publicado no fim de 2012, as decisões relativas à nuvem estão sendo cada vez mais tomadas por gestores de negócios. Na pesquisa Business Cloud: The State of Play Shifts Rapidly, constatou-se que a decisão de migrar para a nuvem foi tomada por gerentes de negócios em 45% dos casos analisados, aproximando-se do percentual de executivos de TI (46%) que fecham questão em favor da nuvem. O estudo aponta ainda que, em um futuro próximo, as decisões de nuvem serão centralizadas nos gestores de negócios.

CIOs também serão envolvidos na estratégia

Apesar da chegada de uma nova frente de mudanças, o céu continua límpido para os CIOs. O forte envolvimento de executivos de negócios no processo de definição da solução em nuvem a ser adotada e a contratação dos serviços de cloud computing não diminuem a importância do CIO e da equipe de TI nesse processo.

O professor de engenharia e lógica da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Marinaldo Santos afirma que a TI deve não só conhecer em detalhes o projeto técnico do modelo de migração para nuvem como capacitar seus colaboradores para atuar com eficiência nas linguagens e softwares usados pela solução adotada. “O processo de qualificação começa pelo CIO, que deve ser capaz de estudar as alternativas oferecidas pelo mercado e, depois, transferir conhecimento e treinar toda a equipe de TI. Do contrário, é possível que a empresa desfrute apenas uma parte das possibilidades da nuvem”, diz Santos.

O pesquisador da Unesp afirma que CIOs e executivos de negócios também devem observar quais informações uma migração para a nuvem poderá gerar para a área de business intelligence.

“Um dos desdobramentos na nuvem é o que chamamos de big data, ou seja, o armazenamento e a análise de grandes volumes de dados. Um exemplo clássico desse recurso é o que permitiu, por exemplo, às empresas de varejo do Reino Unido descobrir que, em dias de sol, os consumidores compram mais sanduíches e refeições rápidas para viagem, enquanto, em dias de frio, consomem mais bolos e chá. Sabendo disso, as lojas passaram a mudar suas vitrines de acordo com o clima”, destaca Santos.

Para os especialistas, a nuvem é uma inovação da indústria de TI que está permitindo às empresas de todos os portes alavancar suas operações e melhorar a qualidade e inteligência de seus negócios ao mesmo tempo em que reduzem custos. O desafio é fazer isso melhor que seus competidores.

Fonte: "Desafio da computação em nuvem é se integrar ao negócio | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/it-solutions/2013/08/desafio-da-computacao-em-nuvem-e-se-integrar-ao-negocio-da-empresa.shtml (accessed August 9, 2013).

Inovação Tecnologia: Software dá liberdade na frente das TVs 3D sem óculos



Uma nova técnica de processamento de imagens 
calcula automaticamente onde o espectador está situado 
na frente do aparelho de TV.

TV 3D sem óculos

Enquanto o cinema 3D sem óculos começa a virar realidade, livrar-se dos óculos nas TVs 3D tem sido mais complicado.

Já existem TVs e monitores de vídeo 3D sem óculos para uso doméstico, mas os aparelhos desse tipo, chamados autoestereoscópicos, ainda são muito caros e têm muitas restrições de posição do espectador.

Para dispensar os óculos 3D, a televisão precisa ter informações sobre a posição exata dos olhos de cada espectador. Isso é obtido por meio de câmeras embutidas, que rastreiam os olhos das pessoas continuamente, gerando as imagens corretas para cada olho, a fim de produzir o efeito 3D.

No entanto, a tecnologia ainda tem suas fragilidades. Se o usuário se move muito rápido ou muda de posição, por exemplo, as imagens aparecem distorcidas ou instáveis.

Por isso, os fabricantes recomendam distâncias precisas de visualização, além de uma recomendação do tipo "fique quieto na hora de assistir TV".

Mãe, posso mexer agora?

Engenheiros do Instituto Heinrich Hertz, na Alemanha, desenvolveram agora uma nova técnica de processamento de imagens que permite que os espectadores desfrutem de uma qualidade 3D, mesmo se forem do tipo irrequieto.

Na prática, a técnica amplia os limites de visualização das TVs autoesterescópicas, mantendo o efeito 3D mesmo quando o espectador estiver entre a metade e o dobro das distâncias recomendadas pela tecnologia atual.

O truque foi otimizar o software de geração das imagens, recalculando os subpixels individuais por meio de um algoritmo matemático sempre que o espectador muda de posição.

As imagens são formadas para a posição exata entre os olhos esquerdo e direito, ficando disponíveis como pontos de visualização adicionais.

O espectador pode se mover não só para a frente e para trás, mas também para os lados, sem detectar qualquer distorção, e sem que as imagens fiquem saltando para frente e para trás entre as posições.

"Os sistemas 3D sem óculos estão começando a ser usadas na medicina, em pesquisa e aplicações industriais. O novo software também pode dar um novo impulso para a introdução da tecnologia em casa ou na publicidade," disse Klaus Hopf, coordenador do trabalho.

Fonte: "Software dá liberdade na frente das TVs 3D sem óculos." Site Inovação Tecnológica - Tudo o que acontece na fronteira do conhecimento. http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=tv-3d-sem-oculos&id=010150130809 (accessed August 9, 2013).

INFO: Congresso de software livre terá a presença de hackativistas


 
Ônibus Hacker será palco de oficinas que discutirão 
como a sociedade pode fiscalizar o governo.


São Paulo - O grupo Transparência Hacker, formado por ativistas digitais, estará presente em Brasília para o VI Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), que acontecerá entre os dias 13 a 15 de agosto. Durante o encontro, eles discutirão ideias para ampliar o acesso a informações públicas, além de pedir mais transparência ao governo.

Os ativistas promoverão oficinas no Ônibus Hacker, um laboratório móvel que percorre o país com o objetivo de ampliar a discussão sobre a participação da sociedade na política. Entre as oficinas, os coordenadores ensinarão a fazer extração de dados públicos para faclitar o acesso à informação. Além disso, eles também apresentarão casos que explicam como a abertura de dados podem auxiliar no processo de transparência governamental e participação social. Uma rádio com programação colaborativa ficará no ar durante todos os dias da conferência.

O Transparência Hacker, que conta com desenvolvedores web, jornalistas, designers e gestores públicos, também desenvolverá o HackDay, onde serão desenvolvidos programas e aplicativos capazes de filtrar os dados disponibilizados pelo governo e ajudar a sociedade na fiscalização do poder público. 

O Consegi 2013 terá o tema Portabilidade, Colaboração e Integração e tem o objetivo de convocar o governo, movimentos sociais, hackativistas, pesquisadores e estudantes para debater a cidadania participativa por meio da tecnologia. 

Fonte: Tanji, Thiago . "Congresso de software livre terá a presença de hackativistas | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/ti/2013/08/congresso-de-software-livre-tera-a-presenca-de-hackativistas.shtml (accessed August 9, 2013).

INFO: Uso de apps e recursos de nuvem aceleram aprendizado de conteúdos


 
Nuvem vai permitir que salas sejam substituídas por 
ambientes de encontro.

São Paulo – Imagine uma escola em que os conteúdos de cada aula são publicados, com meses de antecedência, numa plataforma online, que pode ser acessada pelos alunos a qualquer momento, de qualquer dispositivo. As provas e exames não estão agendados e podem acontecer a qualquer instante, mesmo fora da sala de aula.

Agora, imagine alunos que não pertencem a uma turma específica, mas frequentam aulas em grupos heterogêneos, compostos por estudantes de diferentes idades. O mestre ora é um convidado do mercado, ora um acadêmico de carreira, que ministra palestras que podem ser presenciais ou virtuais. Ao fim de todo o processo, a trajetória do aluno, sua frequência aos encontros estudantis, notas em exames e desempenho em trabalhos de grupo ficam gravados em um sistema em nuvem, acessível pelo aluno e por seus professores.

O método altamente sofisticado é usado por Kurk Fischer, professor de estatística e inovação na Universidade de Harvard, uma das mais prestigiosas de todo o mundo, nos Estados Unidos. De acordo com Fischer, a tecnologia embarcada permitiu acelerar o processo de aprendizagem ao mesmo tempo em que desestruturou formas consagradas de ensinar.

“Há 15 anos, havia muito medo de que a tecnologia dispersasse os alunos. Nós tínhamos receio de substituir um sistema consagrado e, até certo ponto, eficiente, por outro ainda não testado. Mas os resultados estão sendo impressionantes e, acredito, não há como voltar atrás agora”, diz.

Nas faculdades brasileiras, a adoção de tecnologias online também acontece, ainda que sem a mesma visibilidade de instituições como Harvard. Na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, a professora Paula Carvalho Pereda recorre a vídeos do TED, a famosa plataforma de palestras online que reúne apresentações de nomes consagrados, como ex-presidentes, empresários e cientistas vencedores de Prêmios Nobel, e materiais didáticos da Khan Academy, estúdio de produção de vídeos educacionais mais conhecido no mundo.

“Usamos a tecnologia como uma forma de oferecer conteúdo mais qualificado a nossos alunos, mas também como um meio mais eficaz de prender sua atenção e fazê-lo sentir-se motivado com os estudos”, conta Paula. Na Faap, provas e cursos são realizados por meio de uma plataforma de colaboração na nuvem. “Nosso diretor comenta que a sala de aula mudou pouco desde a Idade Média para cá, com alunos sentados em carteiras e um professor na frente de um quadro negro. Com os recursos de tecnologia, estamos mudando isso”, afirma Paula.

A revolução causada pela adoção de novas tecnologias na educação faz grandes especialistas, como Salman Khan, criador de uma plataforma livre de educação online, dizer que em cinco anos as salas de aula, em faculdades, deixarão de existir. “A tendência é que as salas sejam substituídas por ambientes de encontro, orientação e debate sobre temas estudados previamente, com a mistura de alunos de anos diferentes e professores de áreas distintas”, afirma Khan.

Fonte: "Uso de apps e recursos de nuvem aceleram aprendizado de conteúdos | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/it-solutions/2013/08/uso-de-apps-e-recursos-de-nuvem-aceleram-aprendizado-de-conteudos.shtml (accessed August 12, 2013).

INFO: Ascensão das redes sociais gera onda de novos negócios


 
Cultura colaborativa das redes sociais é uma tendência 
que os empreendedores têm explorado.

São Paulo – O conteúdo produzido e compartilhado nas mídias sociais é uma forma simples e corriqueira de interação entre seus usuários. Mas, para um grupo crescente de empreendedores, esse tráfego interminável de posts é também uma oportunidade em torno da qual estão construindo novos e bem-sucedidos negócios.

De acordo com Marcelo Nakagawa, professor de empreendedorismo e inovação do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, a massificação do uso de redes sociais abriu novos nichos de mercado para quem sabe explorar os potenciais das redes, sobretudo nos segmentos de comunicação, publicidade e comércio eletrônico. “Há casos tradicionais, como abrir uma agência de social media para promover uma marca e interagir com seus consumidores, e também modelos baseados em análise de dados, como acompanhar um fluxo de posts para identificar oportunidades de vendas de um determinado serviço”, diz Nakagawa.

Um dos novos negócios que emergem com a ascensão das redes sociais é a criação de empresas de marketing digital. Segundo o professor do Insper Instituto, essas empresas se valem de análise de grandes volumes de dados para identificar oportunidades de aumentar o faturamento de seus clientes com vendas online. “Essas agências exploram um painel de gestão do que se conversa nas redes e pode identificar possíveis clientes para uma marca ou serviço”, afirma o especialista. O painel permite, por exemplo, postar uma oferta de um eletrônico em meio a posts e comentários sobre como escolher uma nova TV ou aparelho de som. Nesse caso, o link da oferta aparece diretamente para alguém que demonstrou interesse na compra.

Amplificar a comunicação – Uma das jovens empresas a obterem sucesso nesse novo mercado é a agência de comunicação Ampfy, que desenha estratégias sociais para grandes empresas de mercado, como Mitsubishi e Philips. Segundo Gabriel Borges, CEO da Ampfy, ações bem-elaboradas nas redes têm o potencial de aumentar as vendas de uma empresa, fidelizar seus consumidores e estreitar a relação entre uma companhia e seus clientes.

Tendências – De acordo com o CEO da Ampfy, a contribuição do consumidor no processo criativo é forte tendência que as mídias sociais ajudaram a consolidar. “Os resultados de ações da Ampfy mostram que os usuários das redes sociais gostam de participar do desenvolvimento de suas marcas preferidas”, diz Borges. Na opinião do empresário, essa é uma tendência a ser explorada. “A nova geração de usuários das redes sociais é mais proativa e mostrou estar cada vez mais segmentada”, diz Borges. Com a expansão progressiva do uso das redes sociais e o uso da colaboração em ações de marketing e comunicação, as perspectivas de que novos negócios sejam bem-sucedidos nessa área, portanto, são muito grandes.

Fonte: "Ascensão das redes sociais gera onda de novos negócios | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/it-solutions/2013/08/ascensao-das-redes-sociais-gera-onda-de-novos-negocios.shtml (accessed August 9, 2013).

G1: Venda de smartphone supera a de celular tradicional pela 1º vez no Brasil


 
Usuário mexe em smartphone BlackBerry.

A venda de smartphones superou a de celular tradicional no Brasil em maio de 2013, revelou a consultoria International Data Corporation (IDC) ao G1.

A ultrapassagem sobre feature phone (celulares capazes de acessar a internet) e outros modelos será mostrada no relatório trimestral da IDC inédito, que será apresentado aos fabricantes entre quinta e sexta-feira da semana que vem.

De acordo com Bruno Freitas, gerente de pesquisa da IDC, a ultrapassagem ocorreu mais propriamente de abril para maio. Enquanto em março, os celulares inteligentes responderam opr 41% dos 5,5 milhões de aparelhos vendidos no Brasil, em abril, chegaram a 49% dos 5,8 milhões de dispositivos. Em maio ocorreu a virada: dos 5,3 milhões de celulares vendidos, 53% eram smartphones.

Para a IDC, smartphones são celulares não só capazes de entrar na internet mas que podem acessar lojas de aplicativos, rodam um sistema operacional que possa executar funções mais complexas e tem capacidade de processamento mais potente. Próximo a eles estão o "feature phones", capazes de acessar a web, mas não tão sofisticados. “A gente percebe claramente essa troca de tecnologia”, afirma Freitas.

O relatório do segundo trimestre, ainda inédito, mostrará um avanço ainda maior dos smartphones, para 54% e 55% do mercado de celulares, diz Freitas. “A gente percebe que não foi um pico [nas vendas de smartphones]. É uma tendência que deve continuar”, afirmou Freitas ao G1.

Smartphones

No começo de 2013, a IDC já previa que a virada fosse ocorrer, mas somente no início de 2014. Mas houve não só uma aceleração na venda dos smartphones como também uma perda no ritmo da comercialização dos modelos tradicionais.

Entre janeiro e março, por exemplo, foram vendidos 14 milhões de celulares, dos quais 5,3 milhões eram smartphones. Essa quantidade foi batida apenas nos dois primeiros meses do segundo trimestre. Entre maio e abril, 5,6 milhões de smartphones foram vendidos, um avanço de 41% sobre o registrado em todo o segundo trimestre de 2012. A IDC conclui o levantamento dos números referentes a junho.

Segundo Freitas, a aceleração pode ser explicada por movimentos distintos. A indústria reforçou seu portfólio com cada vez mais smartphones e em diferentes faixas de preço. As lojas varejistas reforçaram as promoções e exposições desses aparelhos, a despeito dos modelos tradicionais.

Completam o quadro os consumidores que buscam dispositivos com mais funções. Contribuiu também, ressalta o analista, a desoneração dos smartphones abaixo de R$ 1,5 mil que reduziu o preço dos aparelhos.

Mundo

Ao redor do mundo, as vendas de smartphones já eram maioria, mas pouco acima dos 50%, no primeiro trimestre. Na América Latina, a participação chegava a 38%.

O relatório de vendas do segundo trimestre apresentará também um avanço maior do sistema operacional Android, do Google. Ausente apenas em aparelhos da Apple, Nokia e Blackberry, que rodam sistema próprio, o Android já possuía 86% do mercado. “Para o segundo deve aumentar”, diz Freitas.

A IDC não revela no Brasil a fatia de cada sistema para não evitar a identificação da participação de cada empresa. No entanto, a IDC informa que mundialmente o Android ampliou sua presença, para 79%, enquanto o iOS, da Apple, caiu para 13,2%.

Fonte: Gomes, Helton Simões . "G1 - Venda de smartphone supera a de celular tradicional pela 1º vez no Brasil - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/08/venda-de-smartphone-supera-de-celular-tradicional-pela-1-vez-no-brasil.html (accessed August 9, 2013).

Olhar Digital: Conheça o protótipo do primeiro console doméstico do mundo



Enquanto Willy Higinbotham e a turma do MIT achavam que suas criações não passavam de uma brincadeira, o engenheiro alemão judeu Ralph Baer, que conseguiu escapar da Alemanha nazista em 1938 e refugiar-se nos Estados Unidos, pensava diferente.

Em seu novo lar e empregado em uma indústria de eletrônicos, Baer (foto abaixo) foi designado para criar um novo aparelho de TV. Mas ele não queria que fossem apenas algo para assistir à programação da televisão. Sua intenção era que a TV tivesse recursos interativos, como jogos eletrônicos.


Foi aí que, em parceria com outros três engenheiros (Bill Harrison, Bob Tremblay e Bill Rusch) ele conseguiu fazer com que dois pontos na tela de uma TV pudessem ser controlados. Mas eram apenas pontos e não tinha nada além disso. Bem, essa ideia “simples” permitiu que ele criasse um protótipo em 1967: a Brown Box. No entanto, a patente foi criada em 1968 e o protótipo totalmente funcional para demonstração foi apresentado somente em 1969.



O invento fazia jus ao apelido. Não era nada mais que uma caixa marrom, feita de madeira escura. Na parte da frente, você encontrava vários botões seletores que, dependendo da posição, criavam a impressão de que trazia vários jogos. Não havia cartuchos ou algo do gênero; eles apenas fechavam ou abriam os circuitos e, com isso, surgiam “telas” diferentes. Os controles também eram caixas marrons menores, as quais traziam botões de movimentação verticais, horizontais e diagonais. Isso mesmo, eram três botões de comando, além do disparador. Mas não foi só isso. Ralph Baer também desenvolveu um rifle que emitia luz e interagia com os elementos da TV.

Confira os testes do Brown Box, em 1969:

Mas quem pensa que bastava ter uma boa ideia para ter sucesso, estava enganado. Com o Brown Box debaixo do braço, Baer procurou as principais companhias de eletrônicos da época para transformar sua criação em um produto de verdade. Ninguém deu bola. A RCA até se interessou, mas não levou adiante. Mas não era todo mundo que não tinha gostado. Bill Enders, que havia trabalhado na RCA e depois tornou-se vice-presidente de marketing da Magnavox, viu um futuro na invenção. Depois de muita conversa e várias versões do Brown Box, fecharam negócio e resolveram lançar o Brown Box no mercado, mas com outro nome: Magnavox Odyssey.

Fonte: Lima, Cleidson . "Olhar Digital: Conheça o protótipo do primeiro console doméstico do mundo." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/conheca-o-prototipo-do-primeiro-console-domestico-do-mundo/36599 (accessed August 9, 2013). 

INFO: 20% das crianças sofrem bullying na internet



São Paulo - Uma pesquisa feita pela Sociedade Nacional de Prevenção à Crueldade Infantil (NSPCC), no Reino Unido, mostrou que uma em cada cinco crianças diz ter sido vítima de cyberbullying em redes sociais no ano passado. Segundo o jornal The Guardian, as mensagens de bullying trariam ameaças e violência.

Entre as crianças de 11 e 16 anos, 10% disseram sofrer perseguição online todos os dias. Os números se mostraram especialmente alarmantes após o suicídio de uma garota de 14 anos na última semana. Hannah Smith teria sido insultada e recebido instruções de como se matar no site de perguntas e respostas Ask.fm.

A pesquisa, que será completamente divulgada nos próximos meses, mostrou que chantagens, racismo, homofobia e estupro estão entre os principais temas do bullying.

Mais de mil crianças foram ouvidas para o estudo. Para os pesquisadores, o uso de redes sociais como Facebook e Twitter deveria ser mais controlado para crianças até 13 anos.

Fonte: Zuini, Priscila . "20% das crianças sofrem bullying na internet | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/internet/2013/08/20-das-criancas-sofrem-bullying-na-internet.shtml (accessed August 12, 2013).

INFO: Serviço de e-mail supostamente usado por Snowden fecha



San Francisco - Um serviço de email criptografado que supostamente teria sido usado pelo fugitivo norte-americano Edward Snowden fechou as portas abruptamente na quinta-feira, em meio a uma batalha judicial que parece envolver tentativas do governo dos Estados Unidos de obter acesso a informações de clientes.

"Fui forçado a tomar uma decisão difícil: tornar-me cúmplice de crimes contra o povo americano, ou abandonar quase 10 anos de trabalho duro, fechando o Lavabit", disse o proprietário do Lavabit, Ladar Levison, em uma carta publicada no site da empresa sediada no Texas, na quinta-feira.

Levison disse que decidiu "suspender as operações", mas foi impedido de discutir os acontecimentos ao longo das últimos seis semanas que levaram à sua decisão.

Esse período coincide com o momento em que Snowden apareceu publicamente como fonte de reportagens que detalharam operações de espionagem eletrônica secreta realizada pela Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês).

"Esta experiência me ensinou uma lição muito importante: sem a ação do Congresso ou um forte precedente judicial, recomendo fortemente contra confiar seus dados privados a uma empresa com laços físicos nos Estados Unidos", escreveu Levison.

O Departamento de Justiça dos EUA não fez nenhum comentário imediato.

Também na quinta-feira, um executivo de um provedor mais conhecido de email seguro disse que sua empresa também havia encerrado o serviço. Jon Callas, co-fundador do Silent Circle, disse no Twitter e em um blog que o Silent Circle tinha encerrado o serviço Silent Mail.

Fonte: "Serviço de e-mail supostamente usado por Snowden fecha | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/08/servico-de-e-mail-supostamente-usado-por-snowden-fecha.shtml (accessed August 9, 2013).