segunda-feira, 4 de junho de 2012

Secom: Bahia vai ganhar primeira biofábrica de sisal do Brasil — Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia


A Bahia terá em breve a primeira biofábrica de sisal do Brasil, que vai funcionar em Cruz das Almas, numa parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O projeto de engenharia está em fase de elaboração e as obras devem começar em seis meses. 

Um importante passo para a implantação da biofábrica será a vinda para a Bahia, em julho, de dois especialistas mexicanos para conhecer o local e dar orientações sobre como efetivar, pela primeira vez no Brasil, um sistema de micropropagação por cultura de tecidos de plantas do gênero agave, que inclui a agave-sisalana (sisal), o híbrido 11.648 (planta resistente à podridão-vermelha, principal doença do sisal) e a agave-tequilana, que por ser rica em açúcar (frutose) permite a produção de destilados, como a tequila mexicana, bioetanol, xarope e o fitoterápico inulina.

O pesquisador Neftali Uchoa Alejo e o professor da Universidade Autônoma de Ganajuato, Rafael Ramírez Malagón, vêm à Bahia para conhecer de perto a realidade do estado e ajudar na transferência de tecnologia. Será uma retribuição da visita que técnicos da Secti fizeram ao México em abril deste ano para conhecer as pesquisas realizadas pelas universidades que trabalham com agave e fechar parcerias. 

Na UFRB, a pesquisadora e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Cristina Fermino, estará liderando o projeto. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, afirmou que já está sendo realizado, em parceria com a UFRB, um estudo com imagens de satélite para fazer um zoneamento agroecológico da região sisaleira e do semiárido baiano. “O objetivo é identificar em que condições de solo e clima poderemos montar os campos experimentais para introduzir as diversas espécies de agave”.

Câmera disse que, enquanto no México a pesquisa é feita em escala de laboratório, na Bahia, a biofábrica vai produzir mudas em quantidade para fornecer aos produtores. “A intenção é produzir um milhão de mudas por ano, quando a unidade estiver em pleno funcionamento”. 

Além de mudas melhoradas para a região sisaleira, a biofábrica produzirá espécies que servirão para produção de bioetanol, bebidas destiladas e produtos farmacêuticos, a exemplo de xampus anticaspa, pomadas para candidíase e outros fitoterápicos. “A tecnologia de micropropagação que será desenvolvida na biofábrica vai permitir a diversificação de espécies e a introdução de plantas melhoradas para a cultura do sisal”, explicou o secretário.

Olhar Digital: MIT pode ganhar filial no Brasil



Reitor da universidade mandou carta para Aloizio 
Mercadante em que diz haver interesse na abertura 
de centro de pesquisa no país 

Aloizio Mercadante (foto) recebeu email de reitor do MIT afirmando interesse na criação de centro de pesquisa no Brasil. 

Mais uma vez, o ministro Aloizio Mercadante – atualmente na pasta da Educação – anunciou que o Massachusetts Institute of Technology (MIT) planeja abrir uma filial do seu centro de pesquisas no Brasil, como parte de um acordo de intercâmbio com o país.

Em uma visita da comitiva da presidente Dilma Roussef à universidades de Harvard e ao MIT, em abril, o ministro afirmou categoricamente que o "MIT vai abrir um MIT no Brasil" e horas depois foi repreendido pela própria diretoria da instituição, que disse em nota que devia se tratar de um "mal entendido" e que "a universidade não abre filiais no exterior".

Desta vez, no entanto, Mercadante tem uma prova. Segundo a Agência Brasil, ele teria recebido uma correspondência do novo diretor do MITafirmando que há sim interesse na abertura de um centro de pesquisa por aqui. O reitor Rafael Reif enviou a mensagem para Mercadante e para Marco Raupp, ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação.

"Como futuro presidente do MIT, estou muito interessado em novas formas de colaboração com o Brasil, incluindo a instalação de um centro de pesquisa", diz Reif, atual vice-reitor e próximo mandatário da instituição.

Por enquanto, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é a única universidade brasileira a contar com uma parceria formal com o MIT, fruto justamente da viagem da presidente aos Estados Unidos em abril. Ainda não se sabe mais detalhes de como ou onde seria o centro de pesquisas comentado por Reif. 

INFO: Anatel rejeita pedidos de impugnação do leilão 4G



Brasília - O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) rejeitou os pedidos de impugnação de itens do edital do leilão das faixas de frequência para a tecnologia 4G, previsto para o 12 de junho.

Segundo o presidente da agência, João Rezende, todos os conselheiros seguiram o voto do relator, Marcelo Bechara.

De acordo com Bechara, os pedidos de impugnação das operadoras não justificavam alterações no leilão. “Na posição de relator, não identifiquei nenhum argumento de nenhuma das empresas que efetivamente tivesse o condão de modificar esse edital”.

O prazo para a publicação da análise dos conselheiros acaba na próxima terça-feira (5), dia previsto para a entrega dos envelopes com as propostas das empresas que pretendem participar do leilão.

A expectativa de Bechara é que a decisão do conselho sobre as impugnações seja publicada no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (4).

Segundo o edital, todos os municípios com mais de 100 mil habitantes terão cobertura 4G até 31 de dezembro de 2016.

G1: 'Flame' foi um fracasso para a indústria antivírus, diz especialista


Pesquisador da F-Secure, Mikko Hypponen publicou texto na 'Wired'.
'Antivírus não protegem contra ataques direcionados de governos', diz.
Altieres RohrEspecial para o G1


Chefe de pesquisa da F-Secure,
Mikko Hypponen:
'perdemos em
nosso próprio jogo'

O chefe do time de pesquisa da fabricante de antivírus F-Secure, Mikko Hypponen, publicou um texto com sua opinião sobre a praga digital de espionagem "Flame", afirmando que a incapacidade dos antivírus de detectar o Flame, em circulação há pelo menos dois anos, foi um "fracasso espetacular" para a indústria. O texto do especialista foi publicado em um blog da revista "Wired" nesta sexta-feira (1°).

O especialista diz que pragas digitais como o Flame, que roubou dados de indivíduos e instituições no Irã, o Stuxnet, que destruiu centrífugas de enriquecimento de urânio, e o Duqu, que também roubou informações de empresas na Europa, não podem ser detectadas por antivírus porque elas não agem como outras pragas digitais por terem alvos específicos e terem sido patrocinadas por governos com grandes recursos financeiros.

A F-Secure, assim como várias outras empresas de segurança, ficou sabendo do Flame devido a um e-mail enviado pelo Centro Nacional de Resposta a Incidentes de Segurança do Irã (Maher). Depois de receber os arquivos envolvidos, a empresa descobriu que já os tinha recebido em 2010. Devido às características do código, porém, nenhuma ferramenta de análise da empresa havia levantado suspeita.

"Stuxnet e Duqu usaram componentes assinados digitalmente para parecerem confiáveis. E em vez de protegerem seus códigos com empacotadores personalizados ou técnicas de ofuscação – o que poderia ter gerado suspeitas -, eles se esconderam em plena vista. No caso do Flame, os atacantes usaram SQLite, SSH e bibliotecas de LUA para fazer o código se parecer com um sistema de banco de dados empresarial", escreveu Hypponen.

Para ele, códigos como esses não podem ser detectados por antivírus "por definição". "Antes de lançaram seus códigos, os atacantes testaram eles em todos os antivírus relevantes no mercado para ter certeza que não seriam detectados. Eles têm tempo ilimitado para aperfeiçoar os ataques. Não é uma guerra justa entre atacantes e defensores quando os atacantes têm acesso às nossas armas", explicou.

A única solução para os governos ou empresas que querem se proteger é uma "defesa em camadas", envolvimento ferramentas de detecção de intrusão, listas de aplicativos permitidos e monitoramento de rede, diz o especialista. Ele diz ainda que devem estar acontecendo outros ataques semelhantes que continuam desconhecidos. "Ataques como esses simplesmente funcionam", declara.

"Flame foi um fracasso para a indústria antivírus. Deveríamos ter sido capazes de fazer melhor. Mas não fizemos. Perdemos nosso próprio jogo", finalizou.

Olhar Digital: Anonymous ataca a Fórmula 1



Dados de pelo menos 131 pessoas que compraram 
ingressos para o grande prêmio caíram na rede 

O grupo de hacktivistasAnonymous atacou um alvo improvável desta vez: a Fórmula 1. Acostumados a tirar do ar sites que ameaçam a livre informação ou a abertura da internet, os hackers divulgaram nesta terça-feira dados de pelo menos 131 pessoas que compraram ingressos para o Grande Prêmio do Canadá, que será disputado no próximo dia 10 de junho em Montreal.

A organização decidiu atacar a organização da corrida depois que o governo do Quebec aprovou uma lei que cria limites para manifestações estudantis contra o aumento das taxas universitárias. Meios de comunicações canadenses checaram as informações divulgadas pelo grupo e confirmaram que os dados revelados – nomes, emails, números de telefone – são todos reais.

"Se você planejava usar um carro, saiba que podemos fazer uma barricada na estrada. Se você planeja ficar em um hotel, saiba que podemos invadi-lo. Se você for tirar dinheiro, saiba que o vidro do banco pode se quebrar. Se você planeja assistir a corrida, saiba que podemos bloquear sua vista, não com a fumaça dos carros mas sim pelos incêndios que podemos fazer", ameaça oAnonymous em um documento chamado 'Notice to Grand Prix Visitors' ('Aviso aos visitantes do Grand Prix').

"A grande riqueza do esporte não é o dinheiro, mas a liberdade. OAnonymous nos lembra da importância da esportividade", finaliza o texto. 

INFO: Usuários apontam falhas em apps do Governo para motoristas





Brasília – Preocupado com os altos índices de acidentes de trânsito no país, o Ministério das Cidades, em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), criou dois aplicativos para celulares que auxiliam o usuário e evitam que ele transgrida leis de trânsito. O mais popular deles, o Onde Tem Taxi Aqui, foi lançado durante o carnaval. A ideia é ajudar o cidadão a encontrar um ponto de táxi próximo ao local onde estiver evitando assim que ele dirija depois de beber.

O outro aplicativo, chamado Mão no Volante, bloqueia as chamadas enquanto o usuário estiver dirigindo e envia uma mensagem para quem ligou: “Estou dirigindo. Ligo mais tarde”. A mensagem é padrão, mas pode ser personalizada. A ideia é conscientizar os motoristas a não falarem ao telefone enquanto dirigem.

A reportagem da Agência Brasil pediu a três estudantes de Brasília que testassem, na última sexta-feira (1º) e no sábado (2), os dois aplicativos. No geral, a avaliação foi positiva, mas eles apontaram falhas que podem desmotivar o uso dos recursos.

Para Pedro Duarte, 22 anos, que usa o celular constantemente, o Mão no Volante tirou uma preocupação. “É chato você não poder atender ao telefone. O toque às vezes irrita e também é perigoso. Com o aplicativo, o telefone não toca e quem me ligou recebe mensagem, assim todo mundo fica informado”, disse.

Entretanto Pedro afirma que, duas pessoas não receberam a mensagem de alerta. “Ativei o programa normalmente, mas ela só bloqueou a chamada, quem me ligou não recebeu o aviso. Acho que esse tipo de falha desacredita o aplicativo”, contou.

Já Carlos Duarte, 19 anos, disse que essa falha não aconteceu com ele. “O programa funcionou perfeitamente, não tive nenhum tipo de problema”, disse.

Para Marcos Augusto Brandão, 23 anos, o aplicativo que mais agradou foi o Onde Tem Táxi Aqui. Ele afirmou que conseguiu pegar um táxi às três da manhã em menos de dez minutos. “Estava saindo de um bar na Asa Sul e usei o serviço. Aparece o número da empresa bem rápido. E o táxi também não demorou a chegar”, disse acrescentando que conseguir táxi em Brasília é uma tarefa difícil.

Mas Brandão encontrou algumas falhas. Em Taguantiga, cidade a 20 quilômetros do centro de Brasília onde o estudante mora, o aplicativo não mostrou o ponto de táxi mais próximo. “Sei que tem um ponto bem perto da minha casa, mas ele não apontou esse, só mostrou o que tem no centro de Taguatinga.”

Em mensagens deixadas na página de download do aplicativo na internet, os usuários avaliam que o banco de dados do sistema é limitado e que, por vezes, não informa sobre pontos de táxis conhecidos e mais próximos. Em nota, o Ministério das Cidades informou que estuda com os desenvolvedores do programa a ampliação do banco de dados, assim como a inclusão de novas funções, como a que permite aos usuários marcar pontos de táxis que não constem no sistema.

O aplicativo Onde Tem Táxi Aqui está disponível para celulares com sistema operacional Android e para Iphones. Já o Mão no Volante só pode ser usado por quem tem Android. O Ministério das Cidades estuda parcerias com outras plataformas para ampliar o acesso aos serviços.

Olhar Digital: Jornal norte-americano afirma que Obama ordenou a criação do vírus Stuxnet



Segundo o New York Times, Estados Unidos 
desenvolveram o vírus, junto com Israel, para atingir 
os sistemas iranianos 

De acordo com informações do New York Times, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama ordenou o desenvolvimento de um dos vírus mais poderosos do mundo, o Stuxnet. Segundo a publicação, Obama comandou uma série de ataques cibernéticos aos sistemas que controlam o programa nuclear do Irã.

O jornal ainda informou que os americanos desenvolveram o vírus, junto com Israel, para atingir os sistemas iranianos. A operação foi chamada de "Jogos Olímpicos" e começou em meados de 2010, após um erro de programação dos cientistas iranianos, que revelou informações sigilosas sobre a usina nuclear de Natanz.

Funcionário de segurança americanos, europeus e israelenses informaram que foram desenvolvidas versões atualizadas do vírus, que chegaram a paralisar temporariamente cerca de 5 mil centrífugas de Natanz, responsáveis pelo enriquecimento de urânio.

O New York Times também afirmou que os ataques aconteceram nos últimos 18 meses e diminuíram o ritmo de enriquecimento de urânio nas usinas iranianas. Apesar de terem detectado o vírus, os governantes do país negam que o Stuxnet tenha interferido nas operações nucleares.

INFO: Promotores de Goiás suspeitam de espionagem em seus computadores




São Pauo - Promotores responsáveis pelo combate ao crime organizado em Goiás entraram com uma representação na Corregedoria do Ministério Público do Estado para investigar se um software "espião" instalado em computadores do órgão foi utilizado para quebrar o sigilo de operações. O programa foi detectado também em máquinas usadas por promotores que apuram as atividades da Delta Construções em Goiás.

A representação, a que a reportagem teve acesso, afirma que os computadores do órgão eram monitorados por um programa que "fotograva" a cada 30 segundos a tela. Também era possível acessar qualquer máquina a partir da sede do Ministério Público, em Goiânia, que está sob o comando do procurador-geral Benedito Torres, irmão do senador Demóstenes Torres (ex-DEM, sem partido-GO).

A denúncia, encaminhada em 23 de maio passado, atesta que o programa é capaz de monitorar, sem autorização, o trabalho de promotores, assessores e servidores. O caso foi descoberto em Itumbiara, no interior de Goiás, e outros promotores, especialmente aqueles que atuavam na área de combate ao crime organizado, também identificaram recentemente o programa oculto. Na capital, cinco computadores e um notebook da 57.ª Promotoria de Justiça, que investiga casos envolvendo a empreiteira, também tinham o software.

Promotores possuem independência funcional e suas investigações não são compartilhadas obrigatoriamente com o chefe do MP. “Este fato, objeto da presente representação, é gravíssimo, porque alguns dos procedimentos em curso na 57.ª Promotoria são sigilosos, o que poderá caracterizar a prática de crime, por parte de quem tiver acessado nossos computadores e por parte de quem determinou o acesso, ilegal e clandestino”, diz o texto da representação.

Espião

Peritos de informática mobilizados pelos promotores confirmaram a instalação do programa, que era autoexecutável e ficava oculto em todas as máquinas. “O que sabemos é que o programa tem um potencial muito grande de espionagem”, disse um dos promotores à reportagem. O programa, segundo a representação, acessava arquivos internos da máquina, sem necessidade de autorização ou sem que fosse possível identificá-lo.

Enviada ao corregedor Aylton Flávio Vechi, a representação pede a imediata retirada do programa de todos os computadores, a oitiva do superintendente de informática do MP e auditagem das máquinas e o esclarecimento de quantas vezes o espião foi utilizado, por quem e a mando de quem. Além disso, quer saber se o procurador-geral de Justiça, irmão de Demóstenes, autorizou acessos durante sua gestão, iniciada em 2011, ou teve conhecimento do uso do programa, instalado seis meses antes de sua posse, mas até hoje operante.

O MP reconhece o uso de dois programas nos computadores do órgão para suporte remoto. Conforme o diretor-geral, Frederico Guedes Coelho, o serviço foi certificado conforme o ISO 9001 e todos os documentos referentes aos programas são públicos desde julho de 2010. Coelho nega uso para espionagem. “Não se observa a existência de atividade de suporte oculta ou sem autorização nos equipamentos que seguem as configurações, procedimentos e rotinas estabelecidas pela área técnica de Tecnologia da Informação do MP-GO”, afirmou em nota técnica enviada à reportagem. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

INFO: Olimpíada de Algoritmo abre inscrições




São Paulo - Entre os dias 1º e 30 de junho estarão abertas as inscrições para a sexta edição da Olimpíada de Algoritmo da Hostnet (OAH), voltada para escolas de ensino médio ou técnico de todo o Brasil.

Coordenadores e professores de escolas que tenham em sua grade curricular a disciplina algoritmo podem fazer a inscrição da instituição pela internet.

O objetivo do evento, organizado pela empresa Hostnet, é incentivar o aprendizado e suprir as necessidades de mão de obra qualificada do mercado de tecnologia da informação (TI) no país.

Os prêmios variam entre oportunidades de estágio, troféus, medalhas, notebooks, mochilas, cursos a distância, hospedagem gratuita de website e registro de domínio.

A OAH será dividida em duas etapas: a primeira é a classificação regional, realizada simultaneamente em todo o país no dia 3 de agosto, de onde serão selecionados 15 alunos. Esses alunos participarão da grande final, no dia 5 de setembro, no Rio de Janeiro, durante o RioInfo, evento de TI.

Mais informações: www.oah.com.br

E-GOV Blog: Ciasc lança ferramenta que implementa Portal da Transparência para órgãos e entidades da administração pública


O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) está lançando uma ferramenta que implementa um Portal da Transparência. O produto será apresentado pelo vice-presidente comercial do Ciasc, Ruy Sérgio Rundbuchner, na reunião da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), nesta quinta-feira, 31, no Rio de Janeiro. “Estamos oferecendo uma ferramenta que atende tudo o que determina a lei sobre transparência e acesso à informação pública”, relata o presidente do Ciasc, João Rufino de Sales.

O portal atende às especificações da Lei Federal 12.527, de 18 de novembro de 2011, que obriga órgãos públicos a prestarem informações sobre suas atividades a qualquer cidadão interessado. O projeto é de iniciativa do Ciasc e vale para todo o serviço público do país. A lei entrou em vigor em 16 de maio deste ano e, segundo o decreto, os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal têm de assegurar o direito de acesso à informação, proporcionado mediante procedimentos objetivos, ágeis e transparentes. De acordo com o texto, as entidades precisam disponibilizar em seus sites seção para a divulgação das informações.

“O produto que o Ciasc desenvolveu oferece gestão multimídia, com acesso gráfico às informações e atualização automática”, explica Rufino. Dados como controle de estoque, operações financeiras, orçamentos, licitações, contratos, doações, entre outros, poderão ser acessados por qualquer pessoa de forma prática e segura. A lei deverá ser cumprida por todos os órgãos públicos federais, estaduais e municipais, como ministérios, estatais, governos estaduais, prefeituras, empresas públicas e autarquias.

Olhar Digital: Rumor: iOS 6 será totalmente integrado com o Facebook



Sistema operacional móvel da Apple pode incorporar

rede social no seu código  


De acordo com uma reportagem do site de tecnologia norte-americanoTechCrunch, a próxima versão do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 6, trará como grande novidade uma integração maior com o Facebook, cujo aplicativo será incluído no código do software para que sejam possíveis mais recursos. A integração será semelhante a que a Applefez com o Twitter, ainda no iOS 5.


O site MacRumors, especializado em notícias sobre a Apple, afirma que a decisão é estratégica para a empresa, principalmente porque grande parte dos aplicativos da App Store já usa o Facebook como forma de login, alguns de forma exclusiva. A rede social também se beneficiará, reforçando sua presença nos smartphones da marca – metade dos usuários do site acessam também a sua versão mobile.

Em uma entrevista na conferência D10, nesta semana, o CEO da Apple Tim Cook não quis comentar a aproximação entre Apple e Facebook, respondendo à pergunta que lhe foi feita sobre isso com um sugestivo "stay tuned" ("fique ligado"). A integração total com o Facebook será supostamente anunciada naApple Worldwide Developers Conferece, ainda neste mês.

Folha.com: Ronaldo Lemos - Projeto quer prisão de até 3 anos para perfil fake


O processo de regulamentação da Internet no Brasil convive com seres curiosos, afirma Ronaldo Lemos, colunista da "Ilustrada".

Segundo ele, há zumbis, como a "lei azeredo", que voltou do além várias vezes.

E há agora uma invasão de extraterrestres que pousam no debate, certamente bem intencionados, mas sem ter dimensão dos danos que podem causar.

Lemos refere-se ao caso da comissão nomeada para criar um novo Código Penal. "No meio do frenesi do caso Carolina Dieckmann, ela resolveu tirar casquinha e incluiu um capítulo sobre crimes cibernéticos".

A proposta ignora a discussão dos últimos anos, que inclui petição com mais de 300 mil assinaturas contrária justamente ao texto proposto.

De acordo com a proposta, milhões de pessoas seriam criminosas potenciais por terem um perfil falso na internet. "Quem criar um 'fake' pode ser punido com prisão de até 3 anos", exemplifica.

INFO: Google desafia censura do governo chinês




Homem passa ao lado do logo do Google, na China

São Paulo – O Google está revelando aos chineses quais são as palavras censuradas na sua busca. A ação é mais um capítulo da relação conturbada entre a China e a empresa de internet americana.

A iniciativa, considerada uma afronta pelo governo chinês, tem um motivo.

A China, que mantém um controle rígido das empresas de internet, possui uma lista secreta de palavras que não podem ser pesquisadas. Uma delas, por exemplo, é Jiang – nome do ex-presidente Jiang Zemin. Se um internauta buscar o termo, o provedor de internet intercepta o IP e o proíbe de acessar o Google por um período de um minuto. Ou mais.

Por causa desse problema, o Google tem recebido muitas reclamações de usuários chineses e ficado com fama de buscador que “não funciona”. Além disso, vê sua participação de mercado cair – em 2009, a empresa tinha 36% do mercado de buscas chinês; agora, tem apenas 17%.

Para tentar reverter essa situação, a empresa está avisando que alguns termos buscados, como Jiang, podem causar problemas de conexão. A informação aparece antes da pesquisa ser concluída. Assim, a empresa espera que os usuários entendam que o problema não é o serviço do Google, mas da censura do governo da China.

O aviso é exibido para buscas feitas com milhares de palavras. O Google conseguiu organizar essa lista a partir dos relatos do usuários e, também, com os problemas que acontecem quando uma busca não funciona.

O vídeo abaixo, feito pelo Google, mostra o erro que acontece na buscas feitas na China:

INFO: Google Maps deve ganhar recurso 3D



São Paulo – O Google pode estrear nesta semana uma nova versão do Google Maps. O serviço ganharia uma camada em 3D, tanto para desktops quanto celulares.

A empresa de buscas – que convocou a imprensa para a demonstração de um novo serviço na quarta-feira em São Francisco, Califórnia, (EUA) – escreveu no convite que o Google Maps terá uma nova dimensão.

Sites especializados no Google afirmam que a novidade será mesmo os mapas em 3D, já que a apresentação estará a cargo de Brian McClendon, vice-presidente do setor de Google Maps e Google Earth.

Apple – O evento do Google vai acontecer uma semana antes do WWDC, a conferência de desenvolvedores da Apple que acontece no dia 11 de junho. A apresentação, inclusive, seria uma provocação à empresa de Tim Cook.

A Apple tem planos de anunciar no seu evento um software de mapas próprio, inclusive com recursos 3D. Ele será usado para substituir o serviço do Google que equipa o sistema iOS atualmente.

Com o lançamento antecipado, o Google tiraria o brilho da novidade da Apple. E também daria uma resposta à empresa de Cupertino, que não quis ficar com seu serviço por considerá-lo ultrapassado.

INFO: Facebook gastou US$ 300 mil com hackers




São Paulo - O Facebook já pagou mais de uma centena de hackers que encontraram erros na rede social. Eles participaram do programa que recompensa pessoas que localizam bugs no serviço.

De acordo com o chefe da equipe responsável pela segurança da rede social, Ryan McGeehan, a empresa já gastou mais de 300 mil dólares no programa.

Lançado em julho do ano passado, o programa paga aproximadamente mil dólares para cada erro reportado à equipe de segurança do Facebook. Ryan McGeehan afirma que o programa já recompensou 131 especialistas de 27 países desde então.

McGeehan ainda conta que um dos hackers do programa foi chamado para estagiar na empresa. “Nós fizemos diversas melhorias no site baseadas em informações fornecidas pelo programa de recompensas por bugs, enquanto, no geral, fomos eficientes quanto ao custo e justos com os especialistas”, afirma o chefe de segurança.

Apesar do valor investido ser considerado alto, o Facebook ainda está atrás do Google. A empresa de buscas - que mantém um programa similar da rede social - gastou em seu primeiro ano de recompensas 410 mil dólares. Lá, o valor de recopensa por erro encontrado também é mais generoso: 3 mil dólares.

INFO: Facebook planeja liberar acesso para menores de 13 anos



Após IPO, empresa está pressionada para ampliar
suas receitas

Nova York - O Facebook está desenvolvendo uma tecnologia que permitirá que crianças menores de 13 anos possam usar o site de redes sociais sob a supervisão dos pais - um passo que pode ajudar a empresa a conquistar um novo grupo de usuários e receitas, mas que também aumenta as preocupações sobre a privacidade.

Mecanismos que estão sendo testados incluem a conexão entre contas das crianças e dos seus pais e controles específicos que permitam aos pais decidir quais poderão ser os "amigos" dos seus filhos e quais aplicativos poderão ser usados, dizem pessoas familiarizadas com o projeto.

As características do serviço "sub-13" poderão permitir que o Facebook e seus parceiros cobrem dos pais jogos e outros entretenimentos acessados por seus filhos, disseram as mesmas fontes. Atualmente, o Facebook proíbe usuários abaixo dos 13 anos, mas muitas crianças mentem sobre suas idades para obter contas, colocando a empresa em posição desconfortável a respeito de leis que requerem que sites obtenham o consentimento dos pais antes de colher dados pessoais infantis.

Qualquer nova tentativa de dar às crianças mais jovens o acesso ao site seria extraordinariamente questionada, dadas as preocupações dos órgão reguladores, já intensificadas, sobre como Facebook protege a privacidade dos seus usuários. As informações são da Dow Jones.

INFO: Celulares podem ganhar chips menores em breve




São Paulo - Quem já achava os micro-SIMs pequenos
 poderá se surpreender com os novos nano-SIMs, 
que são ainda menores e devem chegar em breve ao mercado.

O ETSI (Instituto Europeu de Padrões de Telecomunicações) acaba de aprovar o novo modelo de cartões para celulares. Segundo o site The Verge, o novo SIM é 40% menor que os micro-SIMs atuais, e foi projetado para ter compatibilidade com todos os aparelhos já existentes.

E a polêmica do pequeno cartão se tornou grande entre as principais empresas de smartphones, quando a Apple, havia proposto que seu atual modelo se tornasse o padrão oficial. Contudo, outras fabricantes como Motorola, RIM e Nokia não aceitaram a ideia, e criaram um novo cartão que misturava as propriedades do chip da Apple com algumas modificações, dando origem ao nano-SIM.

Os novos chips podem chegar em breve para todos os países. E quando eles chegarem, será preciso ter muito mais cuidado para não perder o cartão entre as dobras do sofá na hora de trocar de aparelho.

INFO: Tablets com Windows 8 chegam nesta semana




São Paulo - As fabricantes chinesas Acer e Asus e a japonesa Toshiba se preparam para anunciar seus novos tablets equipados com o Windows 8 entre os dias 5 e 9 de junho.

Segundo a publicação financeira Bloomberg, estes serão os primeiros tablets oficialmente divulgados com o novo sistema operacional da Microsoft. De acordo com fontes da publicação, os lançamentos ocorrem durante a maior feira de tecnologia do continente asiático, a Computex 2012, sediada em Taipei, na China.

Enquanto a Acer anunciará somente um tablet com o Windows 8, a Toshiba irá lançar dois dispositivos: um tablet e um gadget muito parecido com um notebook.

Já a Asus investiu em uma proposta parecida com seu atual modelo já existente chamado Transformer, que possui modelos com teclado descartável e processadores da Nvidia Tegra e da Intel.

Através da nova interface Metro, a proposta do Windows 8 é de trazer seu uso para telas sensíveis ao toque, como em tablets e smartphones. O sistema operacional trabalha com dois tipos diferentes de área de trabalho: o desktop convencional já conhecido no Windows 7, e o novo layout, apelidado de Metro.

Com previsão de chegada para o fim deste ano, o Windows 8 terá suporte a processadores móveis baseados na tecnologia da fabricante ARM, utilizada em tablets e smartphones, o que é uma aposta para concorrer fortemente com o avanço do iPad.