segunda-feira, 9 de julho de 2012

Secom: Parque Tecnológico da Bahia vai sediar final regional do Desafio Brasil



PARQUE TECNOLÓGICO DA BAHIA VAI SEDIAR FINAL REGIONAL DO DESAFIO BRASIL




























O Parque Tecnológico da Bahia, localizado na Avenida Paralela, em Salvador, será palco da final regional do Desafio Brasil, programa de fomento à inovação tecnológica voltado a empreendedores que buscam caminhos para executar ideias de negócio inovadoras. A final será dia 6 de setembro de 2012 e as inscrições estão abertas até o próximo dia 9 de julho no site do Desafio.


Nas finais estaduais os classificados irão efetuar a sua apresentação para uma banca de avaliação e as empresas mais bem colocadas terão as passagens e hospedagens de dois de seus componentes pagas para participarem da Feedback Sessions, Semifinal e Final Nacional em São Paulo, bem como terão oportunidade de participar da iniciativa Meet the Venture Capitalist.


De acordo com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação Paulo Câmera, a escolha do Parque Tecnológico para a final regional do Desafio Brasil foi bastante oportuna, na medida em que a cada dia que passa o empreendimento vai se tornando referência em pesquisa e desenvolvimento no estado. “As empresas da incubadora já estão se instalando no Tecnocentro, prédio central do Parque, assim como as demais que fazem parte dessa primeira etapa, como IBM, Sábia Experience, Portugal Telecom e Indra Brasil”, destaca o secretário, lembrando que os recursos para a segunda etapa já estão assegurados e que as obras começam ainda este ano.


O Desafio Brasil é coordenado pelo GVcepe (Centro de Estudos em Private Equity & Venture Capital da Fundação Getúlio Vargas) e conta com mais de 80 parceiros, alcançando todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. A competição é composta por etapas nacionais e internacionais e promove oportunidades de network com investidores e processo de formação executiva para seus empreendedores. Além disso, a competição oferece premiações em dinheiro e benefícios que abarcam consultorias estratégicas e jurídicas, recursos financeiros, passagens e hospedagens custeadas, vagas em competições internacionais e programas de aceleração no Vale do Silício – Califórnia (EUA).


A final nacional ocorrerá durante o mês de outubro, na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (EAESP), e reunirá as empresas mais promissoras do Brasil para se apresentarem a uma banca de avaliação formada por profissionais renomados. A primeira colocada vai ganhar uma vaga para participação no Intel Global Challenge at UC Berkeley, na Califórnia, com passagens e hospedagens pagas; assessoria Jurídica no valor de R$ 30 mil da Derraik & Menezes Advogados e R$ 6 mil em espécie.

INFO: Empresa detecta primeiro vírus para iPhone e iPad




São Paulo – O time de especialistas em segurança digital da Kapersky, empresa russa de antivírus, detectou o primeiro vírus para o iOS, da Apple – sistema que equipa o iPad e o iPhone.

O vírus estava escondido num programa chamado Find and Call, que estava disponível na App Store, a loja de aplicativos da Apple.

Segundo informações da Wired, o app – cuja proposta era organizar a lista de contatos – roubava dados como e-mails e números de telefones da agenda do iOS. Estes dados eram vendidos no mercado negro e, também, colocados em lista de spams – que, inclusive, oferecia link para baixar “gratuitamente” o Find and Call.

O programa foi baixado por milhares de pessoas. Depois de muitas reclamações e identificar o problema, a Apple retirou o Find and Call da App Store – segundo a empresa, ele violava as diretrizes da loja de aplicativos.

O aplicativo malicioso conseguiu um feito: ele foi o primeiro a driblar o processo burocrático e rigoroso da Apple, que analisa detalhadamente todos os programas que são oferecidos via App Store.

Google Play – A loja de aplicativos do Android também ofereceu o Find and Call por algumas horas.

Alguns usuários baixaram o programa e depois de perceber que ele era um malware o denunciaram ao Google. A empresa, contudo, agiu rápido e evitou que ele fosse muito baixado e se espalhasse entre os usuários.

IDG Now!: Facebook e Twitter são as redes mais acessadas no País




Pesquisa revelou que 28,3% dos entrevistados utilizam a internet por 40 horas ou mais por semana, totalizando quase 6 horas por dia

A E.life, empresa brasileira de inteligência de mercado e gestão de relacionamentos nas redes sociais, realizou um estudo sobre os hábitos e comportamentos dos internautas brasileiros nas mídias sociais, com o objetivo de mostrar como os usuários utilizam e avaliam as redes que acessam. 

Para o levantamento, foi elaborado um questionário que abordava locais e plataformas para acesso à internet, tempo de permanência na rede, outras atividades praticadas durante o período em que o internauta está online e aplicativos mais utilizados para navegar na web. 

O resultado mostrou que 28,3% dos entrevistados utilizam a internet por 40 horas ou mais por semana (quase 6 horas por dia). As redes com mais usuários cadastrados são Facebook, com 94,5% e Orkut, com 75,1%. Porém, dos serviços nos quais os internautas possuem conta, os mais usados são Facebook, com 88,9%, Twitter, com 41%, MSN, com 34,3%, Orkut, com 31,7% e YouTube, com 21,7%.

Sobre as atividades praticadas, 84,8% acessam as redes sociais e realizam conversas virtuais em tempo real, e 50,6% também assistem TV simultaneamente. De acordo com 43,1% dos entrevistados, o principal objetivo nas redes é manter contato com amigos, colegas e parentes.


Entre os hábitos mais comuns, também apareceram: obter informações de interesse, ler notícias, conhecer pessoas, acessar dados sobre lazer e entretenimento, divulgar conteúdo próprio, pesquisar sobre empresas, produtos e serviços, além de jogos online e uso para fins profissionais.


Compras onlineOs resultados apontam que 65,4% adquire produtos pela internet, enquanto 45% consulta preços online, mas prefere comprar nas lojas físicas. Mais de 41% buscainformações em redes sociais, e apenas 12,1% dos usuários disseram não utilizar a internet para esse fim.


O estudo ainda revelou que, no Facebook, 74% dos usuários curtem a página de uma empresa. Já no Twitter, 54,1% dos entrevistados seguem o perfil de uma companhia, produto ou serviço.


Também foi descoberto que após adquirir determinado produto ou serviço, eles esperam manter o relacionamento com a marca, e dois entre três usuários comentam online suas impressões sobre a compra. 


Uso de dispositivos móveisSobre o uso de dispositivos móveis, foi possível verificar que o número de internautas que utilizam celulares e/ou smartphones para navegar na web subiu de 45% no ano passado para 56% este ano. Nos tablets, o acesso saltou de 5,6% para 11,5%. 


Nas conexões por celulares e smartphones, os conteúdos mais procurados são as redes sociais, seguido de email (83%), notícias (65%), mapas (45%), internet banking (34%), jogos online (18%) e podcasts (8%). 


Já os usuários de tablets possuem maior interesse em fazer contatos com amigos (36%) ou uso para fins profissionais (17%) no acesso às redes sociais, bem como divulgar conteúdo próprio e ler notícias (7%).


O estudo foi realizando com perguntas aplicadas por meio de divulgação nas redes sociais, principalmente Facebook e Twitter. No total, foram 1.316 entrevistados no período de novembro de 2011 a fevereiro de 2012. O conteúdo completo sobre a pesquisa pode ser acessado neste link.

Info: Justiça criará site para acelerar expulsão de presos estrangeiros



Luciano Losekann, juiz auxiliar da presidência do CNJ: 
o site é pra ajudar a justiça de outros países e até o próprio preso

Rio de Janeiro - Para agilizar o processo de expulsão de presos estrangeiros, está em fase de homologação, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a criação de uma página na internet que funcionará como banco de dados referente a pessoas de outras nacionalidades detidas no Brasil.

A informação foi dada à Agência Brasil por Luciano Losekann, juiz auxiliar da presidência do CNJ e coordenador do 2º Seminário sobre Presos Estrangeiros, realizada hoje (6) pelo órgão na Ordem dos Advogados do Brasil seção Rio de Janeiro (OAB-RJ). A meta é que o banco de dados comece a funcionar entre agosto e setembro.

Losekann disse que o preso não quer permanecer no Brasil e não há condições de ressocializá-lo, pois ele está longe dos familiares e do seu idioma. Por essa razão, desde o seminário que foi realizado em março deste ano em São Paulo, o CNJ decidiu criar uma página na internet em que todos os operadores desse sistema de Justiça Criminal, incluindo Polícia Civil, Polícia Federal, Ministério Público Federal, Justiça Federal, Justiça Estadual e Ministério Público Estadual, terão oportunidade de informar a existência de inquérito policial e processo penal contra o estrangeiro para que sua situação seja acompanhada.

“E [acompanhada] pelo Ministério da Justiça, agilizando o processo de expulsão, e também para que os consulados e embaixadas tenham a possibilidade de visualizar onde ele [estrangeiro] está preso, por que ele está preso e fazer também um acompanhamento nacional”, disse.

Losekann revelou que o CNJ pretende também baixar uma resolução, para todo o Judiciário brasileiro, “obrigando os magistrados brasileiros a, toda vez que tiverem diante de si, um preso estrangeiro, informarem os dados nesse ‘link’, nesse banco de dados”.

O juiz acredita que a nova ferramenta vai conseguir agilizar o processo de expulsão de presos estrangeiros no Brasil. “Já conseguimos essa agilização, por incrível que pareça, com a simples realização do primeiro seminário, em São Paulo. Com esse segundo, a gente estima que vá agilizar ainda mais”.

O problema preocupa o CNJ porque o preso estrangeiro, além de sofrer os mesmos problemas que o preso nacional enfrenta, acaba sendo duplamente estigmatizado. Além de não receber a visita de familiares, possui a barreira da língua e da falta de conhecimento exato dos trâmites e do funcionamento da Justiça brasileira. Por não entender os documentos redigidos em língua portuguesa, o preso estrangeiro não tem conhecimento preciso da acusação que lhe é feita.

Losekann lembrou que o preso estrangeiro enfrenta, no momento da execução da pena que é feita na Justiça Estadual, os problemas de progressão de regime e livramento condicional que, em geral, lhe são negados porque não possuem domicílio e vínculos com o país. “São dificuldades que tornam o cumprimento da pena para o estrangeiro ainda pior do que para o preso nacional”, disse.

INFO:Óculos do Google têm concorrentes mais baratos



Os óculos da Pivothead têm uma minúscula câmera embutida entre as lentes

São Paulo - Um dos pontos altos do evento Google I/O, em junho, foi a espetacular demonstração dos óculos high tech de Sergei Brin, que contou com a participação de paraquedistas, ciclistas e rapeleiros. No final, o Google anunciou que aceitaria encomendas por 1.500 dólares, para entrega em 2013. Mas a empresa americana Pivothead já vende óculos similares aos do Google por 349 dólares.

Visualmente, os óculos da Pivothead, não se parecem com os do Google. Eles têm a aparência de óculos de sol comuns. Entre as lentes, trazem uma minúscula câmera de 8 megapixels. Há também um microfone embutido. Para fotografar ou filmar, aciona-se um botãozinho na haste esquerda.

Os óculos filmam em resolução full HD (1080p) e têm alguns recursos para melhorar a qualidade das imagens. Há um sistema de foco automático contínuo e um estabilizador baseado em giroscópio, por exemplo. Como é difícil manter a cabeça imóvel ao filmar, vídeos feitos com esses óculos tendem a mostrar imagens que chacoalham bastante.

Na configuração básica, os óculos da Pivothead armazenam as imagens num chip de memória de 8 megabytes embutido na haste. Depois, usa-se um cabo USB para transferi-las ao um PC e carregar a bateria. O cabo também permite alterar as configuração dos óculos por meio de um aplicativo que, por enquanto, está disponível para Windows e Mac.

A transmissão ao vivo é possível com um acessório vendido separadamente por 99 dólares, o Air Pivothead. Ele envia as imagens por Wi-Fi a um tablet, smartphone ou PC. Os óculos são oferecidos em quatro modelos e com três opções de lentes: azuis, cinzentas e fotocromáticas. Estas últimas são lentes claras que escurecem sob luz solar. Abaixo, um vídeo gravado com os óculos Pivothead.

TI INSIDE: Telebras e Fortaleza firmam acordo para construção de centro de dados internacional

A Telebras e a Prefeitura de Fortaleza assinaram acordo para iniciar o processo de construção do primeiro centro de dados internacional com energia limpa, eólica e solar do país, em Fortaleza, onde também serão ancorados quatro dos cinco cabos óticos submarinos, interligando Brasil, Estados Unidos, Europa, Mercosul e África Subsaariana.
Serão investidos aproximadamente R$ 60 milhões em infraestrutura e equipamentos, o que abrirá a oportunidade para geração de cerca de 300 empregos diretos e indiretos. O objetivo é baratear os custos de internet para os usuários de todo o país, ao diminuir o tráfego internacional de dados. A capital cearense é considerada um local estratégico devido à sua posição geográfica, distante cerca de 6,5 mil quilômetros dos principais centros de dados do Atlântico.
“O investimento que a Telebras está fazendo nesse centro de dados é fundamental para impulsionar o desenvolvimento do país, ao permitirmos uma conexão mais rápida e barata à população. Estamos nos tornando um dos grandes players na área de telecomunicações”, afirmou o presidente da empresa, Caio Bonilha.
O centro está sendo projetado para utilizar as energias solar e eólica, de forma a reduzir custos, que representam 45%. Outro item em discussão durante a assinatura foi a doação de um terreno de 9 mil metros quadrados pela prefeitura à Telebras para a instalação do centro de dados, no que recebeu o apoio da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. 

Adrenaline: Antídotos contra o DNSChanger evitam que vítimas fiquem offline [ Adrenaline.com.br ]


Na próxima segunda-feira, dia 9 de julho, milhões de pessoas no mundo todo podem perder suas conexões com a Internet. Isso porque o FBI vai desativar vários servidores DNS usados por cibecriminosos no malwareDNSChanger. Isso significa que quem estiver infectado com o código malicioso vai ficar sem Internet na semana que vem.

Para evitar isso, empresas como a McAfee e a ESET disponibilizaram ferramentas gratuitas para verificar a presença do cavalo-de-troia e removê-lo, mantendo os usuários conectados após a ação do FBI.

Assine a tag dnschanger para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados


A ferramenta DNS Check, da McAfee, está disponível no site oficial da empresa e ajuda tanto consumidores quanto funcionários em redes corporativas a identificarem se foram afetados pela ameaça. Se seus computadores estiverem contaminados pelo DNSChanger, a solução agirá sobre esta ameaça.

A ESET, por sua vez,
coloca à disposição o ESET Online Scanner, que também é capaz de detectar outros tipos de ameaça diretamente através do navegador. “É importante que todos os usuários estejam cientes de que ficarão sem internet se o computador estiver infectado por alguma variante do DNSChanger”, pontua Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil. “Nosso conselho é que usuários finais e empresas realizem um teste gratuito, utilizando o ESET Online Scanner, com o intuito de evitar problemas”, acrescenta.

DNS é a sigla de Domain Name System, e é responsável pela existência de endereços na web, como www.adrenaline.com.br . O DNS transforma esses “nomes” em números IP nos quais os computadores podem se conectar. O vírus DNSChanger modifica o serviço de DNS usado pelo sistema infectado e redireciona sites de busca para que os criminosos faturem com a venda de tráfego e anúncios.

“Identificar e alterar essas configurações manualmente pode ser uma tarefa difícil”, afirma Vincent Weafer, vice-presidente sênior do McAfee Labs. “Ao fornecer uma ferramenta gratuita que os orienta em todo o processo de remoção do DNSChanger, auxiliamos os usuários a ajustarem suas configurações e a permanecerem conectados.”

O FBI investiga as pessoas por trás da criação do malware e já prendeu seis estonianos responsáveis pela fraude.

INFO:Facebook vai monitorar smartphone do usuário




São Paulo - O time de desenvolvimento do Facebook trabalha num algoritmo que vai investigar os apps instalados no smartphone do usuário.

Ele faz parte do sistema de anúncios que a empresa deve implementar nas suas aplicações para iOS e Android. A rede social está sendo pressionada pelos acionistas para conseguir ganhar dinheiro com esse filão, onde ela ainda não divulga publicidade.

Segundo informações do jornal americano The Wall Street Journal, o algoritmo vai capturar informações dos aplicativos usados e, também, de como o usuário interage com o smartphone.

Se o usuário passar horas usando apps de mensagens instantâneas, o Facebook poderá exibir, na timeline, anúncios de operadoras que vendem pacotes de SMS ou de aplicativos pagos que enviam mensagens.

Os anúncios, diz o jornal, vão disputar espaço com as mensagens postadas pelos amigos na rede social. O recurso, portanto, deverá incomodar muita gente e até criar problemas jurídicos, caso seja mesmo adotado pelo Facebook.

INFO: Apple continuará líder em ultrabooks, diz pesquisa




São Paulo - Apesar do grande investimento da Microsoft em lançar modelos com seu sistema operacional, a Apple continuará líder de vendas de ultraportáteis em 2012.

Segundo pesquisa divulgada pelo Digitimes Research, o Macbook Air, da Apple, detém pelo menos 50% do mercado global de notebooks nesse ano.

Mesmo com o lançamento de diversos modelos de ultrabooks com o sistema operacional da Microsoft, o crescimento não será suficiente para alcançar a liderança da Apple até o fim do ano. O Digitimes Research ainda afirma que as vendas da empresa da maçã devem ser maiores no ultimo trimestre.

Mas essa situação poderá se inverter no ano de 2013. Enquanto a Apple acaba de renovar sua linha de MacBooks, a Microsoft se prepara para lançar no mercado diversos modelos com o novo sistema operacional, Windows 8, buscando alcançar um número considerável de vendas.

TI INSIDE: PEC que muda ICMS do e-commerce beneficiará varejistas de SP, Rio e Minas, avalia FecomercioSP


Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais serão os mais penalizados com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 103/2011 pelo Senado Federal na quinta-feira, 5. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), os três estados, que concentram 65% das vendas online no país atualmente, terão uma redução na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o comércio de bens e serviços pela internet. 

A entidade avalia, porém, que embora a medida gere nova obrigação assessória, responsabilizando as empresas pelo recolhimento do diferencial de alíquota do ICMS nas operações a distância, os benefícios gerados pela PEC superam os problemas enfrentados atualmente. Segundo a FecomercioSP, a medida, que aguarda votação na Câmara Nacional, colocará fim à bitributação a que algumas empresas estão submetidas desde o dia 1° de maio de 2011, quando passou a vigorar, inconstitucionalmente, o Protocolo ICMS 21.

G1:Ladrão hackeava computador de bordo de carros para copiar chaves


 Quadrilha inglesa também interceptava trava eletrônica dos automóveis.

Líder do grupo, Alan Watkins, foi condenado a oito anos de prisão.

Alan Watkins, líder de uma quadrilha inglesa especializada em furtos de carros, foi condenado a oito anos de prisão na sexta-feira (6). Para realizar o roubo, Watkins obtinha informações dos computadores de bordo dos veículos para criar uma cópia da chave eletrônica, de acordo com a polícia.

Os criminosos interceptavam o controle remoto que realizava a trava eletrônica dos automóveis para que o comando não fosse recebido. Membros da quadrilha entravam no veículo e obtinham informações do computador de bordo, que seriam usados por Watkins para clonar a chave eletrônica. Para localizar o automóvel mais tarde, um dispositivo GPS era instalado.

Com isso, os veículos eram furtados sem nenhum dano físico. A polícia inglesa acredita que o grupo tenha comercializado 170 automóveis, que juntos valeriam 3,5 milhões de libras – cerca de R$ 11 milhões.

Em declaração à imprensa local, Paul Fuller, do departamento que investiga o roubo de carros na Inglaterra, considerou o caso "o mais extenso e o mais complexo" que a polícia investigou nos últimos anos. "Esta foi uma operação bem organizada e Watkins usou tecnologia avançada de maneiras até então desconhecidas para conseguir derrotar a segurança de carros modernos", afirmou Fuller.

Clonagem e dados falsos

Na casa de Watkins, a polícia encontrou detalhes de mais de 500 veículos. A quadrilha tinha preferência pelas marcas BMW, Audi e Range Rover.

Os carros eram escolhidos de modo a facilitar a comercialização depois do furto. O grupo usava informações da internet para descobrir modelos exportados da Inglaterra para o Chipre. Os criminosos procuravam, então, por veículos semelhantes a fim de viabilizar o uso de dados falsificados com base no que havia saído do país.

Watkins criou "novas identidades" para mais de 300 veículos, segundo a polícia. Ele atuava junto de Lee Fullick, de 51 anos, e Sukvinder Matto, de 35.

Uol: Facebook e Yahoo encerram briga por patentes e anunciam parceria



O Yahoo e o Facebook finalmente fizeram as pazes e encerraram a briga entre patentes, iniciada pelo ex-presidente do Yahoo, Scott Thompson, que vinha correndo há muito tempo nos tribunais. As empresas anunciaram um acordo amigável que inclui publicidade, vendas conjuntas e licenciamento de produtos. A partir de agora, o Yahoo vai incluir o botão "curtir" nos anúncios do portal e os usuários do Facebook poderão compartilhar conteúdo do site, atualmente sob o comando do presidente-executivo interino, Ross Levinsohn.

Assine a tag facebook para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados


"Estou satisfeita por termos sido capazes de resolver isso de uma maneira positiva, e estou ansiosa para trabalhar com Ross e a liderança do Yahoo", disse a vice-presidente de operações e mais nova integrante do Conselho Administrativo do Facebook, Sheryl Sandberg, em nota.

Mesmo que a negociação não envolva dinheiro, a parceria entre as duas companhias é vista pelos investidores com bons olhos. Eles citam que a disputa só vinha gerando desconfiança no mercado, mesmo com o Yahoo alegando que arremataria bilhões de dólares do site de Zuckerberg.

G1:Aplicativo de celular ajuda deficientes visuais com o transporte coletivo



Busalert, em português Alerta de Ônibus, ajuda deficientes de São Carlos.
Sistema informa quando uma determinada linha se aproxima do ponto.


Um aplicativo de celular ajuda deficientes visuais na hora de usar o transporte coletivo de São Carlos (SP). O sistema Busalert, em português Alerta de Ônibus, que estava sendo desenvolvido há um ano e meio por uma empresa de Ribeirão Preto (SP), avisa por meio de mensagem de texto e de voz a hora que um ônibus está se aproximando do ponto de parada.

Segundo o criador do software, Sérgio Soares, qualquer celular com capacidade de acesso a pacotes de dados, que utilize a linguagem de programação Java, ou tenha os sistemas operacionais Android e Windows ME pode usar o Busalert.

Ailton tinha dificuldade ao pegar os seis ônibus
diários que precisa (Foto: Reprodução/EPTV)

O estudante Ailton Alves Guimarães de 38 anos, que é deficiente visual, vive todos os dias o desafio de chegar ao ponto e conseguir a informação do ônibus correto. “Quando estou no ponto às vezes a pessoa oferece ajuda, mas daí vem o ônibus dela, ela vai embora e você fica lá”, disse.

Todos os dias ele utiliza o transporte coletivo pelo menos seis vezes. Na maioria das ocasiões é comum ter que esperar o ônibus chegar para perguntar ao motorista qual é a linha. “Quando não tem ninguém para ajudar, eu vou pelo barulho do ônibus, mas quando vem caminhão o barulho é o mesmo e acabo dando sinal para ele”, contou.

Por meio de mensagem de texto e de voz é possível saber 
a hora que um ônibus está se aproximando do ponto de parada 
(Foto: Reprodução/EPTV)

Operadoras

O aplicativo está disponível para cinco operadoras de telefonia celular que operam no Brasil, nas modalidades pré ou pós-pago (confira abaixo os números de cada operadora para fazer o download). Para que o sistema funcione, foram instalados nos pontos números para que o GPS de cada veículo da empresa de transporte possa indicar a localização.

Sistema, que está em fase de teste, funciona
em 40 linhas (Foto: Reprodução/EPTV)

“Atualmente tem 40 pontos numerados na cidade, em que já estão efetivamente implantados o sistema. A nossa intenção é expandir para todos as paradas do transporte coletivo”, explicou a secretária de Transportes, Regina Romão.

O Busalert também ajuda o deficiente visual na hora de desembarcar. “O deficiente visual coloca o ponto que ele vai descer, quando o sistema tiver a um ponto do indicado, um alarme soa e ele pode dar o sinal de parada, ou seja, ele nunca vai descer no ponto errado”, afirmou Soares.

O sistema do Busalert está em fase de testes, porém segundo o proprietário da empresa responsável pelo transporte coletivo de São Carlos, Miguel Cimatti, a ideia é ampliar para todos os passageiros e linhas da cidade. “O sistema da telefonia da Buslert ainda não está em todas as linhas. Nós estamos instalando gradativamente para que o sistema possa funcionar corretamente”, disse Cimatti.

Depois de muito trabalho para pegar os seis ônibus diariamente, Ailton comemorou o surgimento do software. “É muito bom pois dá autonomia para mim ir e vir, assim como para os outros deficientes visuais”, disse.

Para baixar o aplicativo no seu celular, é preciso mandar um torpedo para a operadora do aparelho.

Vivo – (16) 9717-2277


Claro - (16) 9342-7500


TIM – (16) 8168-4444


Oi – (16) 8836-8888


CTBC – (16) 9996-6999

Os números de suporte do Buslalert é 0800-9429422 ou (16) 3512-9000.

TI INSIDE: Cisco se desculpa por controvérsia sobre termos de uso de serviço para roteadores


Em nota publicada em seu blog, a Cisco se desculpou pela polêmica criada em torno de um parágrafo constante nos termos de uso do Cisco Connect Cloud, serviço de gerenciamento baseado em nuvem oferecido como padrão a clientes de um modelo de roteador Linksys. O parágrafo se referia a atualização de um firmware do dispositivo e criou polêmica por envolver questões de privacidade.
“Nos desculpamos pela confusão e inconveniente que isso causou. Assuminos a responsabilidade pela falta de clareza, e estamos trabalhando para consertar”, disse no comunicado o vice-presidente e o gerente geral de rede doméstica da Cisco, Brett Wingo.
Apesar da desculpa e de alegar falta de clareza, o polêmico parágrafo era bem enfático sobre a questão – ao aceitar o uso do Cisco Connect Cloud, o usuário dava à empresa permissão para “manter os registros de algumas informações sobre seu uso”, inclusive dados de conexão e histórico da internet. “Reiteramos que, mesmo quando um usuário assina o serviço do Cisco Connect Cloud, a Cisco não rastreia ou guarda nenhuma informação pessoal a não ser o uso da internet”, afirma o vice-presidente. Segundo ele, a companhia mantém apenas os dados necessários para oferecer suporte ao serviço.
Wingo reforçou que o uso do serviço de gerenciamento não é obrigatório. Para isso, segundo ele, a companhia mudou a maneira pela qual o serviço é oferecido, facilitando a compreensão do usuário e a escolha por manter o método tradicional – gerenciamento do roteador por meio do PC ao qual ele é conectado. Essa maneira foi modificada para ser a configuração padrão do dispositivo. 

INFO: Conferência irá discutir segurança para crianças na internet




Rio de Janeiro - Fazer com que mais jovens usem a tecnologia para trocar arquivos e se comunicar com segurança, além de criar formas de a sociedade acompanhar o que é produzido pela mídia, mas sem voltar à censura, são questões incluídas entre os principais temas da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente. O evento ocorre em Brasília, entre os dias 11 e 14 de junho.

Há 22 anos, quando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi criado, redes de pedofilia na internet não eram comuns, por exemplo, e o tema da comunicação com foco na infância não havia se tornado uma prioridade. Hoje, organizações sociais pensam em instituir a educação para mídia nos currículos escolares e estimular a produção de conteúdo audiovisual para esse público.

"Observa-se a necessidade de se potencializar o impactos positivos da tecnologia da informação e se minimizar os impactos negativos", disse uma das gerente da organização não governamental Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), Suzana Varjão. "Por um lado, se o acesso à tecnologia ficou mais fácil, por outro, deixou as crianças mais vulneráveis", completou.

Na avaliação da Andi, responsável pela publicação Infância e Comunicação - Referência para o Marco Legal e as Políticas Públicas Brasileiras, do contato de crianças e adolescentes com as tecnologias surge também "a necessidade de criar uma resiliência nos jovens, mas sem deixar de lado o monitoramento, como a classificação indicativa da programação”.

Prática adotada em outros países como a Holanda, a Suécia e o Chile, a medida sinaliza aos pais a idade mínima para um determinado produto audiovisual. Porém, é questionada no Supremo Tribunal Federal (STF), que julga a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 2404, ajuizada pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), contra o Artigo 254 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que classifica como infração administrativa a transmissão de programa de rádio ou televisão em horário diverso do autorizado pelo governo.

Na publicação da Andi, o professor Laurindo Leal Filho, da Universidade de São Paulo (USP) explica que a classificação indicativa, diferente da censura, dá aos pais mais liberdade para escolher. Em relação às emissoras, determina a exibição de conteúdo em função do horário, "obrigando a exibição de quadros adequados às crianças". Ainda segundo o professor, "classificar não significa tirar do ar".

Outro tema que deve ser discutido na conferência é como a sociedade pode cobrar punição aos veículos de comunicação que violam o ECA ao exibir imagens de menores de idade com ou sem consentimento dos pais, principalmente quando estão envolvidos em atos infracionais. No estatuto, consta multa de até 20 salários mínimos e a apreensão da publicação.

UOL: Vírus pode "desconectar" 6 mil computadores no Brasil nesta segunda; faça o teste e limpe o PC




Milhares de computadores vão ficar sem internet por causa de uma manobra do FBI para acabar com o malware DNS Changer. A polícia federal norte-americana avisou por meio de um comunicado oficial que vai desconectar todos os computadores infectados com o vírus na segunda-feira (9). O FBI estima que 360 mil PCs serão atingidos no mundo todo; 6 mil delas estão no Brasil.

A manobra é a última parte de uma operação contra esse tipo de malware. Quando o DNS Changer começou a infectar os computadores no final de 2011, o FBI criou uma rede de segurança para proteger os usuários atingidos. Essa rede será desativada na próxima segunda-feira ao meio-dia (13 horas no horário de Brasília). Isso fará com que os PCs infectados saiam do ar.
O que é o DNS Changer?

De acordo com o FBI, o DNS Changer é um tipo de malware que “controla” o computador dos usuários. Ou seja, as máquinas infectadas pelo vírus podem ser comandadas de forma remota por outras pessoas. Com isso, os hackers podem organizar ataques usando esses PCs ou realizar operações fraudulentas. 

Páginas como o Google e o Facebook estão repassando alertas para usuários que podem estar com os computadores infectados pelo DNS Changer. A orientação é que os usuários resolvam o problema antes de segunda-feira sob pena de ficarem sem conexão da internet.
Como saber se meu computador está infectado?

É possível verificar se o seu computador está infectado fazendo um teste no sitehttp://www.dns-ok.us/. Ao acessar a página, um banner vai informar se a sua rede está infectada. O relatório do FBI sobre o vírus pode ser visto neste link.
Como limpar minha máquina infectada? 

Importante: Só use a ferramenta se o computador estiver realmente infectado. A F-Secure criou uma ferramenta baseada em script que pode ser utilizada para restaurar as configurações do DNS que apresenta problema: http://www.f-secure.com/weblog/archives/00002375.html
Quantos computadores ainda estão infectados?

Especialmente na Itália, mais de 26 mil computadores continuam infectados. O Brasil possui mais de 6 mil IPs infectados. Confira as estatísticas de cada país.

Info:Orange pede desculpas por falha de 9 horas



Loja da Orange, na França: operadora ficou sem sinal
 de celular e internet por nove horas

Paris - A Orange, da France Telecom, pediu desculpas aos usuários neste sábado e disse que iria indenizá-los depois de um blecaute nos celulares e na Internet que durou mais de nove horas e deixou milhões incapazes de se comunicar.

O serviço de celulares ficou mudo no início da tarde de sexta-feira, deixando os 26 milhões de usuários da Orange na França incapazes de fazer e de receber chamadas, de consultar seus emails e de enviar ou receber textos de mensagens.

O serviço telefônico foi restaurado logo depois da meia-noite, enquanto os serviços baseados na Internet, como o email e o browsing, voltaram a ficar online três horas depois, disse a Orange em um comunicado.

"A Orange pede desculpas a todos os seus clientes pelas consequências desse grave incidente e está trabalhando para indenizá-los", disse.

Em uma coletiva de imprensa em Paris, o executivo-chefe da Orange, Stephane Richard, disse que os clientes de sua malha ganhariam um dia gratuito de comunicação, enquanto os que tivessem contratos ilimitados obteriam capacidade extra de download gratuito.

Enquanto os custos das medidas não estavam claros, Richard disse que não iriam sabotar o programa de redução de custos “Crisálida" da Orange. "Felizmente, não estamos falando sobre nada parecido com a mesma escala em custos", disse Richard.

A Orange, que empregou centenas de engenheiros para investigar a origem do incidente "super raro", disse que o software para uma parte essencial de sua rede de celulares tinha parado de funcionar.

Os engenheiros “permaneceriam em alerta por todo o final de semana para monitorar a rede e o desenrolar da situação", dizia.

INFO: 65 mil jovens serão formados em TI nesse ano, diz estudo




São Paulo - O estudo realizado pela Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) aponta que pelo menos 65 mil jovens serão formados na área de TI em 2012 no Brasil.

Dos 65 mil estudantes, 35 mil são de cursos de graduação, e outros 30 mil de cursos profissionalizantes na área de software e serviços de TI.

De acordo com os dados apurados, também houve crescimento significativo no volume de cursos oferecidos na área de Ciência da Computação. Entre 1996 e 2009, foram mais de 10 mil pós-graduados, com competências em diferentes áreas.

A previsão advém do segundo volume da pesquisa que será apresentada em 10 de julho ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília, intitulada “Software e Serviços de TI: A Indústria Brasileira em Perspectiva”.

Conduzido por uma equipe de pesquisadores do Observatório Softex, o objetivo do estudo era analisar o setor de software e serviços de TI no Brasil. E ao que tudo indica, o resultado das pesquisas evidencia crescimento de mão de obra do setor no país, que hoje ainda é escasso.

A Softex ainda analisa que a falta de mão de obra em TI no Brasil atualmente não se deve somente a questões quantitativas. Um dos motivos é que o número de cursos ofertados na área cresce mais do que a própria demanda, que se manteve estável ao longo dos anos.

Outros fatores que devem ser considerados são a má qualidade da formação no setor, sua baixa produtividade, e a diferença entre o perfil de mão de obra requerido pelo empresário e as competências apreendidas pelos profissionais.

Ainda há a divergência entre as expectativas dos profissionais em relação às condições de trabalho oferecidas pelas empresas, e a concentração de grandes companhias e oportunidades em poucos municípios. “A mobilidade da força de trabalho ainda é pequena. Isso faz com que tenha gente sobrando de um lado e gente faltando de outro”, afirma a gerente do Observatório Softex, Virgínia Duarte.

INFO: Firefox OS vai rodar apps de iOS e Android




São Paulo – O Firefox OS, sistema móvel produzido pelo time da Mozilla, vai rodar apps desenvolvidos para as plataformas móveis Android e iOS.

Cerca de 75% dos programas desenvolvidos para as duas plataformas são escritos em HTML5. E como o Firefox OS tem capacidade nativa para rodar programas feitos nessa linguagem, os desenvolvedores poderão portar, com facilidade, os apps para a plataforma da Mozilla.

Em entrevista ao site TechRadar, o diretor de produtos e inovações da Telefônica, Carlos Domingo, explicou que essa compatibilidade ajudará o Firefox OS a ter muitas aplicações assim que chegar ao mercado brasileiro – em meados do próximo ano.

A Telefônica é parceira da Mozilla no desenvolvimento do sistema operacional. E o primeiros aparelhos que chegarão ao mercado deverão ser da TCL Communication Technology (com a marca Alcatel One Touch) e da ZTE. Ambos terão processadores Snapdragon, da Qualcomm.

O Firefox OS usa o Linux como estrutura, assim como o Android. Contudo, ele será mais aberto aos desenvolvedores, já que vai rodar, além do HTML, o padrão CSS3, tornando a integração entre o sistema e soluções web mais simples. Assim, a Mozilla pretende atrair desenvolvedores, criar um grande ecossistema de apps rapidamente e ser uma espécie de terceira via em relação ao Android e ao iOS.