quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Abep: Confira as principais atrações do Secop 2013

Confira as principais atrações do Secop 2013 que será de 11 a 13/09 em Vitória (ES):

COMPUTERWORLD: Smartphone isento de impostos tem que conter 5 aplicativos nacionais



A partir de 10 de outubro deste ano, os smartphones fabricados no Brasil e beneficiados com desoneração fiscal de PIS/Cofins deverão conter um pacote com pelo menos cinco aplicativos nacionais. Esse número terá de aumentar gradualmente até chegar a 50 aplicativos, em dezembro de 2014. As exigências estão previstas em portaria publicada nesta quarta-feira (28/08) pelo Ministério das Comunicações (Minicom), no Diário Oficial da União.

De acordo com a norma, os aplicativos deverão ser oferecidos em língua portuguesa e possuir indicação livre. Os aplicativos vão incluir diferentes categorias como educação, saúde, esportes, turismo, produtividade e jogos. 

O Ministério das Comunicações terá de aprovar os aplicativos escolhidos pelos fabricantes, que deverão encaminhar suas propostas ao ministério. A portaria detalha toda a documentação a ser enviada.

Além dos aplicativos obrigatórios, o Ministério das Comunicações também poderá indicar a inclusão de outros apps nacionais. Nesse caso, os aplicativos serão apresentados em posição de destaque e deverão possuir utilidade pública, ser de serviços governamentais ou escolhidos por concurso. 

O ministério notificará os fabricantes a qualquer momento sobre os aplicativos escolhidos, além de divulgar a seleção na internet. As indústrias terão até 90 dias, a partir da notificação, para liberar os aplicativos de utilidade pública e serviços de governo.

A portaria estabelece ainda que os aplicativos nacionais poderão ser oferecidos aos consumidores de diferentes formas: pré-instalados; disponibilizados por meio de guias de instalação (wizards), quando da configuração inicial do aparelho; ou disponibilizados por meio de aplicação dedicada, embarcada, que conterá, em destaque, uma lista atualizável por meio da internet com hiperlinks para download e instalação dos aplicativos.

Origem nacional 

A comprovação da origem nacional dos apps poderá ser feita de várias maneiras: registro do aplicativo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); extrato do relatório de investimento em P&D; laudo técnico emitido pelo fabricante, que ateste o desenvolvimento nacional do aplicativo; ou apresentação de CNPJ e comprovante de endereço da empresa ou CPF da pessoa física desenvolvedora, além de cópia do contrato firmado entre as partes.

Fonte: "Smartphone isento de impostos tem que conter 5 aplicativos nacionais - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2013/08/28/smartphone-isento-de-impostos-tem-que-conter-software-nacional/ (accessed August 29, 2013).

Convergência Digital: Três anos depois, política pública para computação na nuvem ainda engatinha

Três anos depois, política pública para computação na nuvem ainda engatinha


Pelo menos desde 2010, ou seja, há três anos, o governo federal trabalha em planos para fomentar o uso da computação em nuvem dentro da administração pública – até como forma de utilizar o porte do Executivo no caminho dessa tecnologia. Os avanços, no entanto, ainda não são palpáveis – e alguns projetos sequer foram avante.

Dois pontos desde então tidos como primários em busca de fomento à nuvem seguem sem definição. Um deles é uma lei sobre proteção de dados. Um projeto já existe, desenhado pelo Ministério da Justiça, mas ainda aguarda uma posição do Planalto para seguir ao Congresso.

O uso da computação em nuvem no governo também depende das regras de compras públicas. Uma percepção inicial foi de que as normas como a Instrução Normativa 4 – o principal instrumento para aquisição de TI no governo – não estão adequadas ao mundo da nuvem.

Ainda assim, propostas de alterações na IN 4 ainda estão sendo elaboradas no âmbito do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ou seja, sequer se avançou em uma discussão que deve também tomar tempo, uma vez que as tratativas dessas propostas com a Secretaria de Logística e TI, do Planejamento, que é quem a operacionaliza.

O grande projeto desenhado pelo governo - que unia esforços do Serpro, Dataprev e Telebras, com apoio do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e até uma linha de financiamento específica da Finep - ao que parece não vingou. Como mencionado nesta quarta-feira, 28/8, no Fórum RNP, esse projeto ficou mais modesto – caminha para uma espécie de ‘Dropbox’ brasileiro. 

Não significa que nada caminhou. O Serpro vai inaugurar, em setembro, o seu serviço de computação em nuvem para sustentar o programa de Cidades Digitais do Ministério das Comunicações – será o caminho para levar aplicativos às prefeituras beneficiadas com os incentivos públicos. Mas, como se vê, é muito mais uma iniciativa isolada da estatal do que uma política unificada. 

Fonte: Grossmann, Luís Osvaldo . "Três anos depois, política pública para computação na nuvem ainda engatinha - Convergência Digital - Cloud Computing." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34696&sid=97#.Uh9FQ9JJPE0 (accessed August 29, 2013).

COMPUTERWORLD: TIM vai ajudar governo a monitorar chuvas contra desastres



O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a operadora de telefonia TIM Brasil assinam nesta quarta-feira (28/08) termo de parceria que prevê a instalação de plataformas de coleta de dados pluviométricos em Estações Rádio Base (ERB) localizadas nas proximidades de áreas de risco de desastres naturais. 

Numa primeira fase, a expectativa é instalar pluviômetros automáticos em cerca de 200 antenas da TIM. Algumas delas já foram aprovadas para a instalação do equipamento, nos estados do Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nesta parceria, a instalação e a manutenção dos equipamentos serão de responsabilidade de técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), enquanto a TIM oferece, além do local para a instalação do pluviômetro, os chips para a transmissão dos dados. 

“Com os dados, será possível registrar, a cada cinco minutos, a quantidade de chuva sobre as áreas de risco de deslizamentos e de inundações bruscas, a fim de oferecer mais segurança às comunidades que vivem nessas áreas”, afirma o Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre.

Atualmente, o governo federal, por meio do Cemaden do MCTI, monitora mais de 340 municípios, enviando alertas de risco de deslizamento e inundação. A meta do governo é instalar um total de 2.800 pluviômetros automáticos em todo o País, além de ampliar para 821 o número de municípios monitorados, até o final de 2014.

Observação virtual

Outra parceria a ser firmada na cerimônia, com a presença do ministro Marco Antonio Raupp e do presidente da TIM, Rodrigo Abreu, é um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, considerado inédito na América Latina, que será realizado em parceria com a o Planetary Skin Institute (PSI) e com instituições líderes em P&D, parceiras do MCTI e da TIM. 

O PSI é uma organização global, independente, de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos que visa aprimorar o desenvolvimento de plataformas nacionais para a gestão proativa de riscos de desastres naturais e de gestão sustentável de recursos naturais.

Nesta parceria, a TIM irá liberar para o PSI e para o Cenadem/MCTI os dados dos links de rádio da operadora para o desenvolvimento de uma capacidade inovadora de observação pluviométrica virtual em todo o país, sem a necessidade de uma cobertura alta de estações meteorológicas físicas. Com as informações coletadas pela rede móvel de telefonia, será possível criar mapas pluviométricos em alta resolução, em tempo real. 

Fonte: "TIM vai ajudar governo a monitorar chuvas contra desastres - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/telecom/2013/08/28/tim-vai-ajudar-governo-a-monitorar-chuvas-contra-desastres/ (accessed August 29, 2013).

Portal A TARDE: Governo ampliará aporte em internet em área deficitária


Governo prevê para final do ano sistema de pagamentos via celular no Brasil

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reafirmou neta quarta-feira, 28, durante almoço promovido pela Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (Fenadvb), que o governo vai complementar os investimentos de telecomunicações em áreas onde as operadoras de telefonia não estão fazendo aportes para o desenvolvimento das redes. "Nossa preocupação é melhorar o ambiente de negócios e estamos avaliando fazer alguns investimentos em áreas deficitárias", disse, em referência à elaboração do novo programa nacional de banda larga.

Segundo ele, as teles vêm realizando investimentos, destacando que em 2012 foram aplicados mais de R$ 25 bilhões, um recorde anual. No entanto, em regiões metropolitanas, como no centro de São Paulo, várias empresas prestam os serviços, enquanto em áreas mais afastadas são poucas, o que eleva os preços. "Temos o desafio de promover o desenvolvimento de infraestrutura de forma igual", afirmou. Bernardo citou como exemplo as regiões Norte e Centro-Oeste, onde os serviços de banda larga devem ser prestados via satélite.

Bernardo acrescentou no discurso que nos "próximos dias" deve ser fechada medida provisória que vai regulamentar os pagamentos móveis, via celular. "Estamos apostando muito nos pagamentos móveis", disse Bernardo, em referência ao fluxo de cerca de R$ 650 bilhões movimentados por pessoas sem conta bancária.

Fonte: Petry, Rodrigo . "Portal A TARDE - Governo ampliará aporte em internet em área deficitária." Portal A TARDE. http://atarde.uol.com.br/materias/1529376 (accessed August 29, 2013).

INFO: Cientista controla movimentos de colega pela internet



São Paulo – Dois cientistas americanos criaram uma interface cerebral não-invasiva entre humanos. Isso significa que foi possível enviar um sinal cerebral e controlar o movimento de outra pessoa pela internet. Tudo isso sem nenhuma cirurgia.

Os pesquisadores são da Universidade de Washington. Ao usar informações de impulsos elétricos do cérebro do pesquisador Rajesh Rao e uma forma de estímulo magnético no crânio do cientista Andrea Stocco, foi possível enviar um sinal cerebral de um ao outro.

Para conseguir criar essa interface, Rao usou um capuz com eletrodos ligados a uma máquina de eletroencefalograma. Já Stocco vestiu uma touca receptora capaz de fazer um estímulo magnético transcraniano, ou seja, que atravessa o crânio até o cérebro.

Segundo nota divulgada pela universidade, os dois cientistas estavam em prédios opostos no campus. Apesar da distância, foi possível fazer com que a interface movesse o dedo de Stocco pelo teclado.

Quando se conectou a Stocco, Rao foi colocado diante de uma tela de computador com um jogo no estilo arcade. Foi quando os cientistas perceberam que Stocco movia involuntariamente seu dedo indicador direito e apertava a barra de espaço do teclado, como se atirasse nos alvos do game. Stocco afirmou que teve a sensação que mão se movia de forma involuntária, como em um tique nervoso.

Veja a experiência no vídeo abaixo:
Fonte: Daraya, Vanessa . "Cientista controla movimentos de colega pela internet | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2013/08/cientista-controla-movimentos-de-colega-pela-internet.shtml (accessed August 29, 2013). 

Folha de S.Paulo: Brasil é o melhor lugar para start-ups, diz fundador de feira tecnológica


Não há lugar melhor para uma companhia iniciante de tecnologia que o Brasil.Essa é a opinião de Gary Shapiro, fundador da feira de tecnologia CES, uma das maiores do mundo, e presidente da CEA, associação que realiza o evento anualmente em Las Vegas.

Para Shapiro, o atual momento de robustez econômica, o aumento no uso da internet pela população e os eventos esportivos que acontecerão nos próximos anos (a Copa do Rio, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016) fazem do país um terreno fértil para esse tipo de negócio.

O executivo falou nesta quarta-feira (28) em videoconferência durante a segunda edição da conferência The Next Web Latin America, que vai até a quinta-feira, em São Paulo.

O empresário, que revelou que hoje é seu aniversário (apesar de não ter dito qual é sua idade), contou que não pôde vir ao país por causa da "burocracia brasileira": seu passaporte não foi liberado até ontem, quando voaria para a capital paulista.

Gary Shapiro, presidente da CEA, fala durante a feira 
CES, que organiza, em Las Vegas.

Shapiro, que lançou neste ano o livro "Ninja Innovation", deu dicas para pessoas que estão começando no mundo das start-ups.

"Muitas pessoas acreditam que empreendedorismo é fazer tudo sozinho. Isso é um mito. Uma boa equipe pode ajudar tanto externamente, por meio dos contatos, quanto internamente, com o talento dos membros", disse.

Para Shapiro, a contratação de funcionários para uma companhia iniciante é um momento crucial. "Não é interessante chamar alguém para trabalhar com você se a pessoa for parecida com seu filho, com seus amigos. Contrate alguém que é muito diferente de você."

Sobre planejamento, o executivo disse que muitas vezes um plano de negócios pode simplesmente ser inútil quando aplicado. "Planos de negócios são muito bons na teoria, mas eles devem ser criados rapidamente [para ter resultado]. O ideal é pensar nos problemas do consumidor e em formas de resolvê-los. Inovar é fazer algo que as pessoas querem comprar."

Fonte: GONZAGA, YURI . "Folha de S.Paulo - Tec - Brasil é o melhor lugar para start-ups, diz fundador de feira tecnológica - 28/08/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/08/1333308-brasil-e-o-melhor-lugar-para-start-ups-diz-fundador-de-feira-tecnologica.shtml (accessed August 29, 2013).

INFO: 5G será cem vezes mais rápido que o 4G, diz Huawei



São Paulo - A fabricante chinesa Huawei revelou que planeja implementar redes comerciais da tecnologia de quinta geração (5G) até 2020.

Segundo a Huawei, a tecnologia 5G poderá oferecer velocidade de navegação até cem vezes maior do que a atualmente oferecida pelo 4G

A revelação foi feita pelo vice-presidente do conselho da Huawei, Ken Hu. O executivo afirmou que a empresa já possui uma grande equipe de engenheiros trabalhando para a nova tecnologia. 

De acordo com dados da Associação Global de Fornecedores Celulares, atualmente existem 200 redes 4G operando comercialmente em 75 países. Outras 200 estão em desenvolvimento. Para a Huawei, metade da população mundial terá acesso às redes 4G até 2018.

A chegada do 5G ainda precisa ser regulamentada para definir as frequências que serão utilizadas. A quinta geração de banda larga móvel poderá oferecer velocidades de até 10 gigabytes, contra os atuais 100 megabytes registrados pelo 4G.

Fonte: Campi, Monica . "5G será cem vezes mais rápido que o 4G, diz Huawei | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/mundo-mobile/2013/08/5g-sera-cem-vezes-mais-rapido-que-o-4g-diz-huawei.shtml (accessed August 29, 2013).

IDG Now!: Como um ataque ao DNS na Austrália derrubou grandes sites dos EUA



Crackers aparentemente atingiram uma empresa australiana de serviços de TI, a Melbourne IT, que presta serviços de registro de nomes de domínio aos grandes sites.

Twitter, The New York Times e outros sites de destaque foram atingidos por um poderoso ataque cibernético que continuou afetando outros sites na terça-feira (27), direcionando os visitantes para um site supostamente controlado pelo Exército Eletrônico da Síria (SEA).

Os crackers aparentemente atingiram uma empresa australiana de serviços de TI, a Melbourne IT, que presta serviços de registro de nomes de domínio. O SEA realizou recentemente vários ataques de alto perfil contra a mídia e outros sites.

Parece que os hackers modificaram entradas no DNS (Domain Name System) mestre, o que permitiu a substituição dos endereços IP corretos do Twitter.com e do NYTimes.com por um próprio, disse David Ulevitch, CEO e fundador da empresa de segurança OpenDNS.

A OpenDNS monitora quando os domínios são redirecionados, e aparentemente ele continuou noite adentro (horário dos EUA), disse Ulevitch.

O DNS é uma lista de contatos para websites. Ele permite que um domínio, como idg.com, seja traduzido em um endereço IP que pode ser solicitado por um browser. Ataques contra DNS podem ser poderosos, já que eles podem mudar o tráfego de repente para um site controlado por um cracker - o que pode representar grande risco aos visitantes que foram inadvertidamente redirecionados para a página.

Os domínios Twitter.com e o NYTimes.com estão listados como registrados pela Melbourne IT, de acordo com o "whois" - o banco de dados de registros de nome de domínio.

As a domain name registrar, Melbourne IT holds the master DNS record, Ulevitch said. It would appear that the affected sites, some of which were listed by security vendor AlienVault Labs, have their master DNS records with Melbourne IT.

Como sendo responsável por registrar nomes de domínios, a Melbourne IT detém o registro de DNS mestre, disse Ulecitch. Parece que os sites afetados, alguns deles listados como seguros pelo fornecedor AlienVault Labs, possuem seus registros do DNS mestre com a Melbourne IT.

Existem algumas maneiras que os crackers poderiam modificar um registro DNS. Um cibercriminoso poderia obter as credenciais de acesso necessárias para modificar os registros DNS de uma organização em um registrador como a Melbourne IT. 

Ulevitch disse que esse tipo de invasão é improvável neste caso, uma vez que muitos sites foram redirecionados. O mais provável é que os atacantes ganharam acesso à infraestrutura da Melbourne IT, disse.

Funcionários da empresa não puderam ser imediatamente contatados até a quarta-feira (28) ela manhã, para falar sobre o assunto.

Além das brincadeiras

Ataques ao DNS podem ter outras consequências graves. Ao redirecionar o nome de domínio do The New York Times também significa que e-mails recebidos e enviados à companhia poderiam ter sido redirecionados para o servidor controlado pelo atacante.

"Se você é uma fonte confidencial do The New York Times e envia um e-mail que é redirecionado para outro servidor, você acabou de estragar seu disfarce", disse Ulevitch.

Em uma reportagem, o jornal escreveu que "o ataque também obrigou os funcionários a terem cuidado no envio de e-mails."

Além disso, o site para o qual as pessoas estavam sendo redirecionadas também pode ser projetado para verificar se tais visitantes possuem vulnerabilidades de softwares sem correção que poderiam ser usadas ​​para infectar seus computadores com malware.

Uma vez que os sites deste ataque tem alto tráfego, "você pode infectar milhões de pessoas em questão de minutos", disse Ulevitch.

O site do SEA é baseado na Rússia, disse Jamie Blasco, diretor da AlienVault. A página não estava respondendo, o que provavelmente foi resultado de uma enorme quantidade de tráfego redirecionado. O SEA não pode ser imediatamente contatado para comentar o assunto.

Eileen M. Murphy, vice-presidente de comunicação corporativa do New York Times, disse que o site do jornal não estava disponível para as pessoas que navegam de dentro dos EUA, mas estava funcionando para aqueles fora do país.

"Estamos trabalhando para resolver o problema", disse Eileen.

O Twitter informou que um dos seus domínios usados ​​para servir imagens, o twimg.com, foi afetado a partir das 20h49 (horário local) e interrompeu a visualização de algumas imagens. O domínio foi restabelecido às 22h29 (horário local), escreveu o Twitter em uma atualização de serviço.

"Nenhuma informação de usuários do Twitter foi afetada por este incidente", disse a empresa.

Fonte: Kirk, Jeremy . "Como um ataque ao DNS na Austrália derrubou grandes sites dos EUA - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/08/28/como-um-ataque-ao-dns-na-australia-derrubou-grandes-sites-dos-eua/ (accessed August 29, 2013).

INFO: Uso de pagamento móvel será liberado este ano, diz governo



São Paulo - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, projeta para o final deste ano ou início de 2014 o começo do funcionamento dos sistemas de pagamentos móveis.

Segundo ele, a medida provisória, que regulamenta o sistema, deve entrar na pauta do Congresso nos "próximos dias" e a expectativa é de que seja votada em setembro.

Bernardo disse que o governo está estudando inclusive que os pagamentos a aposentados e de beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, sejam realizados por meio das contas vinculadas a uma linha de celular. "Ao invés de ir ao banco, o cidadão poderá usar o dinheiro diretamente, ir a uma casa lotérica ou ao mercado gastar", afirmou.

O ministro acrescentou que praticamente todas as teles já fizeram acordos com bancos para operar o sistema. Elas aguardam regulamentação. Bernardo disse que a regulamentação prevê que os sistemas sejam operáveis entre os diversos agentes, bancos e operadoras de telefonia. "Ninguém poderá dominar o outro", acrescentou.

Os sistemas de pagamentos serão operados por meio de envio de mensagens de texto (SMS), por meio de senhas, ou através de operações com smartphones para transferência de valores. A intenção do governo é promover a inclusão bancária de cerca de 40% da população que não tem acesso a conta corrente e movimenta anualmente cerca de R$ 650 bilhões.

Nesse sistema, as teles vão ganhar com o fluxo de SMS e vão intermediar, por meio do vínculo com bancos, os valores depositados pelos clientes. No caso dos bancos, vão ter acesso a recursos que antes eram movimentados em dinheiro em espécie. Já as administradoras de cartão vão ter a opção de entrar ou não no sistema, detalhou o ministro.

Bernardo participou de almoço promovido pela Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (Fenadvb).

Fonte: "Uso de pagamento móvel será liberado este ano, diz governo | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/2013/08/uso-de-pagamento-movel-sera-liberado-este-ano-diz-governo.shtml (accessed August 29, 2013).

Olhar Digital: Nova Zelândia bane patentes de software



Para a Nova Zelândia, um programa de computador não pode mais ser considerado uma invenção. O país votou uma nova lei de patentes, discutida nos últimos 5 anos, que bane a patente de softwares.

Como relata o Ars Technica nota, a parte da lei que interessa aponta claramente que um programa de computador "não é uma invenção". Contudo, isso pode ter sido usado como uma forma de driblar o acordo TRIPS, que estabalece que patentes deverão estar disponíveis para quaisquer invenções, "sejam elas produtos ou processos, em todos os campos da tecnologia".

A página nota que processos ainda serão patenteáveis no caso de o programa de computador ser uma forma de implementar algum processo patenteável. O software, por si, não poderá ser mais patenteado no país. As patentes já existentes no país, contudo, continuam valendo.

Clare Curran, membro do parlamento envolvido na discussão, afirma que muitas empresas reclamavam que o processo permitia a patente de coisas óbvias e que as "patentes de software, em geral, são contraprodutivas". "É praticamente impossível que software seja desenvolvido sem quebrar algumas das centenas de milhares de patentes concedidas no mundo para tarefas óbvias", afirmavam as empresas, segundo o parlamentar.

A questão é se outros países seguirão o exemplo da Nova Zelândia. As empresas de lá se sentiram satisfeitas com a resolução, que garante mais liberdade de trabalho. Contudo, em outros países como nos Estados Unidos, onde estão as grandes corporações, um veto como esses poderia ser problemático.

Fonte: "Olhar Digital: Nova Zelândia bane patentes de software." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/nova-zelandia-bane-patentes-de-software/37108 (accessed August 29, 2013).

COMPUTERWORLD: SAP quer atrair 145 mil PMEs brasileiras para ERP na nuvem



A busca por mais competitividade vai estimular pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras a investirem em sistemas de gestão empresarial (ERP) na nuvem, aposta a SAP. Com essa expectativa, a produtora alemã de software está alinhavando parcerias com data centers, parceiros de soluções, bancos e outras organizações locais para aumentar sua participação nesse segmento.

A oferta da SAP é o pacote Business One, ERP direcionado para PMEs, que já está sendo ofertado no Brasil por cerca de 20 parceiros no modelo de software como serviço (SaaS). 

Segundo Sandra Vaz, vice-presidente de vendas para o ecossistema e canais da SAP SoLA (Southern Latin America), essas empresa podem melhorar a gestão de seus negócios com essa solução, pagando uma mensalidade a partir de R$ 300 por usuário. 

"Ao optar pelo modelo de nuvem, as empresas não precisam fazer nenhum investimento inicial em software nem em hardware", comenta a executiva da SAP, que revela que a companhia já conta com 200 clientes de cloud no Brasil.

A expectativa da executiva é elevar esse número para 145 mil contratos num prazo de 3 anos. Essa estimativa é com base em estudos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que revela existir cerca de 440 mil PMEs no País que não contam com nenhuma ferramenta de gestão. 

Para Sandra, sua meta de conquistar um exército de empreendedores num prazo tão curto não é uma missão impossível. Ela acredita que o caminho para chegar a esses pequenos negócios pode ser encurtado se a SAP conseguir fechar uma parceria com um banco ou uma operadora de telecomunicações, que têm esses empresários em sua carteira de clientes.

Além de acordos com grandes organizações, a SAP está alinhavando parcerias com data centers e parceiros de soluções. Atualmente a empresa conta com credenciados para ofertar seus produtos na nuvem como Sonda IT, Ramo Sistemas, Engine e Algar Telecom. 

Peso das PMEs na cloud

Para Fernando Belfort, líder de tecnologia da Frost & Sullivan para a América Latina, o modelo de compra de TI na nuvem pode ser atrativo para as PMEs, que possuem recursos escassos para investir em tecnologias de ponta. A cloud, segundo ele, abre uma porta para esses empreendimentos informatizarem seus negócios e ganhar mais competitividade no mercado.

Essa necessidade vai fazer com que as PMEs respondam por 45% da receita dos negócios de nuvem no Brasil. Estudos da Frost & Sulivan apontam que a venda de TI no modelo de serviços vai registrar crescimento exponencial nos próximos 5 anos, sendo que o faturamento das aplicações do modelo SaaS fechará 2013 com um salto de 74%, alcançando US$ 302 milhões, ante 174 milhões em 2012.

As estimativas da empresa de pesquisa para os negócios com SaaS no Brasil são de que até 2017 esse tipo de serviço movimentará uma receita de aproximadamente US$ 1,3 bilhão. 

Entre as soluções mais utilizadas nesse modelo estão o e-mail, adotado por 57% das empresas, entrevistadas pela consultoria. Em segundo lugar aparecem os ERPs, seguidos das aplicações de CRM e Business Inteligence (BI)

Fonte: SOARES, EDILEUZA . "SAP quer atrair 145 mil PMEs brasileiras para ERP na nuvem - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/negocios/2013/08/28/sap-quer-atrair-145-mil-pmes-brasileiras-para-erp-na-nuvem/ (accessed August 29, 2013).

Folha de S.Paulo: Programa que rouba dados bancários prospera no Facebook


Zeus, um programa que rouba informações bancárias descoberto há mais de seis anos, continua ativo e fazendo vítimas no Facebook.

O software malicioso já infectou milhões de computadores em todo o mundo --a maioria nos EUA. Uma vez que o Zeus se instala em uma máquina, ele permanece dormente até que a vítima visite um site de banco. O Zeus então grava todos os dados inseridos, como números de contas e senhas, e depois drena todo o dinheiro disponível.


Em alguns casos, o programa pode até mesmo substituir o site de um banco com uma página falsa, a fim de obter mais informações, tais como um número de segurança social, que podem ser vendidos no mercado negro.

De acordo com pesquisadores da empresa de segurança Trend Micro, ataques utilizando o Zeus têm aumentado de forma constante desde quando ele foi descoberto, em 2007.

Eric Feinberg, fundador do Fake (Fans Against Kounterfeit Enterprise), grupo que age pela conscientização contra ameaças virtuais, notou um aumento de links infectados com o Zeus em páginas populares sobre a NFL (liga de futebol americano dos EUA) no Facebook.

O malware estava sendo disparado por computadores controlados pela organização criminosa Russian Business Network, que tem sido associada a atividades como distribuição de programas maliciosos, roubo de identidade e até pornografia infantil.

Feinberg disse que tentou alertar o Facebook para o problema. Um porta-voz do site lembrou que a rede escaneia sempre por links com programas maliciosos e oferece aos usuários uma ferramenta de varredura de ameaças.

Segundo Feinberg, a abordagem após o fato não é suficiente. "Se você realmente quer hackear alguém, o melhor lugar para começar é um falso perfil no Facebook.Tão simples e tão estúpido", disse.

"Eles não estão ouvindo. Precisamos dar mais atenção para isso", completou Feinberg.

Fonte: "Folha de S.Paulo - Tec - Programa que rouba dados bancários prospera no Facebook - 28/08/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/08/1333248-programa-que-rouba-dados-bancarios-prospera-no-facebook.shtml (accessed August 29, 2013).