terça-feira, 13 de março de 2012

Folha.com - Cotidiano - Problema em sistema afeta emissão de CNH em todo o país - 13/03/2012

Folha.com - Cotidiano - Problema em sistema afeta emissão de CNH em todo o país - 13/03/2012:



Um problema no sistema do Serpro (empresa que administra parte dos sites do governo federal) impede a emissão de carteiras de habilitação em todo o país nesta terça-feira. A previsão é que o problema seja resolvido por volta das 18h de hoje.

Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o problema começou na madrugada, afetando o Renach (Registro Nacional de Carteiras de Habilitação), responsável pela emissão e renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

No período da manhã, houve ainda um problema que atingiu parcialmente o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e prejudicou a emissão de documentos.

Técnicos do Serpro trabalham para solucionar o problema. As causas da falha ainda estão sendo investigadas.

O Detran-SP disse em nota que está impossibilitado de emitir carteiras de habilitação e realizar serviços que exijam consulta ou validação junto à base de dados nacional, como início do processo de habilitação, transferências de documentos e veículos e comunicação de venda.

O Detran-RJ informou que o problema no Renavam não impede a emissão do documento dos carros aprovados nas vistorias. É atingida apenas a emissão do CRV (Certificado de Registro de Veículo), obrigatório para os procedimentos relativos à primeira licença (emplacamento), transferência de propriedade e transferência de município.

Para os clientes que estão requerendo esses serviços, o atendimento é manual, com o responsável pelo veículo tendo cinco dias, sem a necessidade de agendamento, para retornar ao posto e receber o CRV.

Em São Paulo, quem pretende tirar a primeira habilitação tem que fazer um pré-cadastro no site e-cnhsp.sp.gov.br, desde o fim do ano passado.

Após o cadastro, a pessoa deve agendar a apresentação da documentação e a coleta biométrica (captação de digitais, fotografia e assinatura digital) em uma das unidades de atendimento do Detran.

O mesmo vale para quem vai renovar a carteira, para a reabilitação de permissionários ou adição e mudança de categoria na CNH.

Secom: Convênio garante engenharia de software no Parque Tecnológico da BA

Secom: Convênio garante engenharia de software no Parque Tecnológico da BA



O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, assinou nesta sexta-feira (9), um convênio de cooperação técnica com instituto alemão Fraunhoufer, com o objetivo de criar o Centro de Projetos Fraunhofer em Engenharia de Software e Sistemas no Parque Tecnológico da Bahia. “Para nós é muito importante esta parceria. O Fraunhofer vem agregar junto com a IBM, Microsoft, e outras empresas âncoras que já trouxemos para consolidar o parque de tecnologia da informação (TI). Temos similaridades e acho que assim conseguiremos otimizá-las”, destacou Câmera. O ato aconteceu no gabinete do secretário e contou com a presença do reitor em exercício da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Luís Rogério Leal, e de representantes do instituto alemão.

De acordo com o diretor do Fraunhofer, Hans Dieter Rombach, a intenção é formar cientistas com excelência e fazer isso em parceria com a Bahia. “Estamos muito felizes com esta assinatura, algo que já está funcionado tão bem na Alemanha e outros países da Europa, e agora escolhemos a Bahia que consideramos promissora para esta parceria”.

Intercâmbio

Na ocasião, também foi celebrada uma parceria entre o Pre Park da cidade de Kaiserslautern e o Parque Tecnológico da Bahia. O foco da colaboração entre os dois parques tecnológicos é promover e apoiar novos negócios e incentivar a colaboração de projetos, além desenvolver conjuntamente programas de intercâmbio de cientistas.

“Queremos compartilhar as experiências dos parques em cada um destes países para fortalecer a competitividade. Além disso, com este acordo, as empresas brasileiras que desejarem ir para a Alemanha terão um suporte logistico e cultural e nossa idéia é fazer o mesmo aqui no Brasil” disse o diretor do Parque Tecnologico de Kaiserlautern, Michael Wenk.

O Instituto Fraunhofer é uma organização com 15 mil cientistas distribuídos em 60 centros de pesquisa e uma das mais bem sucedidas do mundo na transferência de tecnologia entre universidades e empresas. O Centro, que vai funcionar na Bahia, terá cerca de 30 profissionais envolvidos da Ufba, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da Alemanha. A atuação na Bahia será voltada para engenharia de softwares e sistemas de computação, uma das áreas de conhecimento mais estratégicas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia do país.

Insight: Anel óptico sulamericano será concluído em três anos

Insight: Anel óptico sulamericano será concluído em três anos

Tele.Síntese - 13/03/2011



Os ministros de Comunicações dos países da União de Nações Sulamericanas (Unasul) ratificaram sexta-feira (9), em Assunção, no Paraguai, uma declaração em que renovaram o compromisso para integrar as redes de banda larga da internet entre os vizinhos, por meio de um anel óptico. Os ministros aprovaram os prazos para a implementação de cada fase do projeto de anel óptico, que deverá ser concluído em três anos.

O documento destaca a importância do projeto para possibilitar aos cidadãos uma conexão mais rápida a preços mais baixos, além de fortalecer a soberania dos países. Hoje é necessário cruzar o oceano Atlântico para acessar do Brasil sites hospedados em países como Colômbia, Chile e Equador. A informação vai aos Estados Unidos, por meio de um cabo submarino, e depois retorna, por outro cabo, pelo oceano Pacífico. No caso do Peru, o trajeto tem mais de 8.000 km. Com o anel, a distância cairia para 2.000 km.

A declaração ressalta, ainda, a necessidade de trabalhar para a geração, armazenamento e distribuição de conteúdos locais, de modo a aumentar a importância do tráfego de dados na região, de acordo com proposta apresentada pelo ministro da Venezuela. Foi formada uma comissão técnica para avançar nesse tema.

Também foram definidas as datas dos próximos encontros sobre o projeto. Em junho, ocorrerá a II Reunião do Grupo de Trabalho de Telecomunicações, em Assunção. Em setembro, o Brasil sediará a III Reunião de Ministros de Comunicações dos países membros da Unasul.

Assinam o documento os ministros dos seguintes países: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

INFO: Oi leva PNBL a mais 385 cidades

INFO: Oi leva PNBL a mais 385 cidades

Terça-feira, 13 de março de 2012

No total, operadora já atende 1.082 municípios

Rio de Janeiro - A Oi lançou nesta segunda-feira novas ofertas do serviço de internet banda larga Oi Velox em 385 cidades, no âmbito do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), totalizando 1.082 municípios contemplados com as novas ofertas, informou a companhia em comunicado nesta segunda-feira.

A Oi estima que no primeiro semestre 447 cidades serão atendidas pelo PNBL, chegando aos 4,8 mil municípios da área de atuação da empresa até o fim de 2014.

"As ofertas seguem o que estabelece o Termo de Compromisso de Adesão ao PNBL, firmado pela Oi junto ao Ministério das Comunicações e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)", afirma a Oi.

O PNBL tem como objetivo orientar o processo de popularização da internet no Brasil, ampliando o acesso à banda larga no Brasil, promovendo a inclusão digital.

campaigns: Tráfego de dados móveis vai aumentar 19 vezes no Brasil até 2016

campaigns: Tráfego de dados móveis vai aumentar 19 vezes no Brasil até 2016:



O tráfego mundial de dados em dispositivos móveis aumentará 18 vezes entre 2011 e 2016, atingindo um total de 10,8 Exabytes por mês – ou um volume de 130 exabytes por ano – até 2016.

Mas, para o Brasil, o aumento será um pouco maior: 19 vezes, o que equivale a um total de 0,26 Exabytes por mês em 2016.

As informações foram dadas pela empresa de tecnologia Cisco no último relatório “Visual Networking Index (VNI) Global Mobile Data Traffic Forecast Update”.

Ano a ano, isso representa um crescimento de 131% no tráfego de dados – mas, no último ano, ele foi de 133%.

Se você ainda acha pouco, a Cisco diz que, somente em 2011, o tráfego de dados móveis foi oito vezes maior do que toda a internet mundial no ano 2000.

Ainda segundo a empresa, o número de celulares vai ultrapassar o de pessoas no planeta até o final deste ano Serão 1,4 celulares per capita no mundo até 2016 –o que vai representar 10 bilhões de celulares, enquanto que a projeção da população mundial ficará em 7,3 bilhões de pessoas.

Claro que esse crescimento também vai contemplar a ampliação da popularidade dos smartphones.

A projeção diz que, se em 2011 eles foram responsáveis por 55 Mb de tráfego por mês, em 2012 esse número mensal aumenta para 1 Gb.

E não vai parar de crescer: em 2016, esse número sobe para 2,6 Gb mensais, um crescimento de 1% em relação à média de 2011.

Olhar Digital: Os cuidados que as PMEs devem ter com a computação na nuvem

Olhar Digital: Os cuidados que as PMEs devem ter com a computação na nuvem:

Veja alguns pontos que merecem reflexão antes da sua empresa migrar para a nuvem

12 de Março de 2012






Marcelo A. Rezende *

Temos falado e lido muito sobre Cloud Computing. Acredito que todos já tenham entendido o que é a tecnologia, suas vantagens e, mais que isso, que veio para ficar. Porém, em um relatório divulgado recentemente pela Business Software Alliance (BSA), que aborda iniciativas e políticas para garantir o desenvolvimento da computação na nuvem, um dado negativo chama a atenção: dos 24 países que fizeram parte da pesquisa, o Brasil foi o último colocado do ranking, conseguindo apenas 35 pontos de 100 possíveis.

Um dos pontos que contribuíram para o mal resultado, é que no Brasil não há legislação específica para combater os crimes ligados à computação. Quando falamos em Cloud Computing, alguns acreditam que o risco aumenta, pois a concentração de informações em grande quantidade em Datacenter pode ser considerada como ponto crítico. Risco? Será que alguém ainda acredita que deixar os dados da empresa armazenados dentro da própria empresa é mais seguro do que mantê-los em Datacenters? Acreditar nisso seria o mesmo que acreditar que corremos mais risco de sermos assaltados deixando o dinheiro no banco do que os carregando conosco pra cima e pra baixo.

O risco, como em tudo relacionado à tecnologia, está mais relacionado ao processo – principalmente no que se refere às pessoas – do que à tecnologia em si, e com Cloud Computing não seria diferente. Como nosso foco é falar principalmente para micro, pequenas e médias empresas, vamos tratar sobre as medidas que podem ser tomadas para evitar surpresas ao ingressar na nuvem. Essas dicas seguem mais a linha de abordar o processo do que tecnologia:

- Defina quais aplicações e dados migrará para a nuvem – antes de "comprar por impulso" uma solução baseada na nuvem, cheque se de fato você e sua equipe de colaboradores precisam acessá-la de qualquer lugar. Pode parecer redundante, mas para utilizar uma solução em Cloud Computing é necessário acesso à internet. Claro que cada vez mais isso deixa de ser problema, operadoras oferecem planos de conexão 3G, smartphones e tablets aos montes, mas uma das grandes vantagens em se adotar uma solução na web é que teremos acesso a ela em qualquer lugar que tenha conexão com a internet e que poderemos disponibilizá-la a um número maior de pessoas. Mas se isso não é fundamental em um primeiro momento, talvez seja necessário reavaliar ou adiar provisoriamente esse plano.

- Faça um planejamento para a migração – uma vez concluído que sua empresa precisa ou vê vantagens em adotar esse tipo de solução, é necessário que haja um planejamento. O maior impacto estará na mudança cultural pela qual a organização precisará passar, já que pessoas são naturalmente resistentes a mudanças. Sugiro que a migração seja feita de forma gradativa e sempre que avançar uma nova etapa, teste o ambiente antes de torná-lo definitivo, isto trará mais confiança aos envolvidos.

- Escolha a solução adequadamente – o mercado possui diversas empresas capacitadas e que oferecem soluções web. Existem no mercado muitas opções, tanto de aplicações quanto apenas de espaço em Datacenters, mas não se deixe levar pelo preço e nem mesmo pelo nome da empresa. Questione um pouco mais sobre o tipo de solução adotada, estrutura dos equipamentos, política de back-up, tempo de disponibilidade, etc. Pesquise na internet sobre problemas com atuais clientes e exija tudo que for oferecido em contrato. Algum tempo atrás, um grande provedor teve problemas e diversas empresas tiveram dificuldades por conta disso.

- Crie um plano de redundância de internet – como falei na primeira dica, o principal requisito para quem utiliza uma solução Cloud Computing é o acesso à internet, por isso, é importante que ela esteja disponível o maior tempo possível. Vejo algumas empresas que se prejudicam ao adotar uma solução web por não levar em conta o acesso à internet. Imaginemos uma aplicação crítica ligada ao faturamento da empresa e que esteja hospedada na nuvem; o provedor está OK, mas o que fará se um caminhão passar em frente a sua empresa e arrancar o fio que provê o acesso à internet da sua empresa. Iria ficar sem faturar? Hoje, existem planos de acesso à internet a custos baixíssimos e ter dois provedores ligados a um balanceador de carga é fundamental para que não corra o risco de ficar off-line inesperadamente.

- Certifique-se quem terá acesso às informações – talvez seja esse o item que mais oferece risco. Adotar uma política que trate os níveis de permissão diferenciadamente e determinando quem, o que, quando e de onde pode ser acessado, e, principalmente, o que pode fazer com aquela informação, isso garantirá maior segurança. Um vendedor que insere pedidos quando visita os clientes, por exemplo, não precisa ter acesso ao fluxo de caixa da empresa, e nem há razão para que acesse dado algum em um feriado em que não deveria estar trabalhando.

- Proteja a sua infraestrutura – se sua empresa tomar todos os cuidados que falamos até agora e tiver problemas de segurança, arrisco a dizer que o problema partiu de dentro da própria empresa. É impossível imaginar que uma empresa que migre para a nuvem, não utilize firewall em sua rede ou que proteja os terminais com antivírus gratuito. É muito mais fácil uma pessoa obter uma senha ou informação privilegiada em um computador da empresa do que quando a informação trafega na internet ou diretamente no Datacenter.

Essas dicas são genéricas e os cuidados a serem tomados com a segurança podem ser diferentes quando mudamos a aplicação, a plataforma e o dispositivo. Porém, acredito que seguindo os cuidados mínimos, os usuários de Cloud Computing não terão problemas relacionados à segurança.

PC WORLD: Expectativa de falta do novo iPad inflaciona preço em mais de 200% na web

PC WORLD: Expectativa de falta do novo iPad inflaciona preço em mais de 200% na web
Computerworld / EUA

12-03-2012

Após fim dos estoques iniciais preço do modelo mais completo do aparelho, com 4G e 64GB, chega a quase US$ 3.000 no eBay.

A Apple já vendeu os estoques iniciais do novo iPad em todos os países em que o tablet será lançado nesta sexta-feira, 16/3, e agora informa aos consumidores que os próximos pedidos só chegarão em um prazo de três semanas.

Nos EUA e no Canadá, todas as pré-vendas do iPad feitas pela loja online da Apple serão enviadas agora em 19/3, três dias após o início oficial das vendas e entregas. Os clientes que se adiantaram e fizeram seu pedido no início da pré-venda receberão o tablet nesta sexta – muitos deles relataram já ter recebido e-mails de confirmação de envio dos aparelhos.

A alta demanda não é uma surpresa para a Apple, que já enfrentou esse problema de falta de estoque com outros aparelhos, incluindo o iPad 2 no ano passado. Mais recentemente, analistas de mercado previram que a Apple enfrentaria uma repetição do problema, em grande parte porque os fornecedores da nova tela de maior resolução do aparelho encontraram dificuldades em conseguir grandes volumes de produção em suas fábricas.

Na semana passada, o analista sênior da consultoria DisplaySearch, Ricahrd Shim, afirmou que a produção da tela de 2048x1536 pixels do novo iPad era um “desafio” para Sharp, Samsung e LG Display.



Revendedores se aproveitam

Como esperado, as faltas de aparelhos em estoque mais uma vez criaram oportunidades para revendedores que alegam que terão o tablet nessa semana.

No site de leilões eBay, por exemplo, os preços para o modelo básico do novo iPad (com 16GB e Wi-Fi) chegaram até 1.200 dólares, um aumento de 140% sobre o preço oficial do aparelho, que é 499 dólares. Já a versão mais completa da terceira geração do tablet, com 4G e 64GB, viu seu preço subir até 2.799 dólares, um aumento de 238% em relação ao preço original de 829 dólares.

Olhar Digital: Estudo: 25% dos americanos aceitariam ganhar menos para trabalhar remotamente

Olhar Digital: Estudo: 25% dos americanos aceitariam ganhar menos para trabalhar remotamente:

Pesquisa ainda revela que, em 2015, 66% dos profissionais vão trabalhar de casa em período integral

12 de Março de 2012



O trabalho remoto está super em alta com companhias aderindo à prática cada vez mais. As empresas descobriram que os funcionários se tornam mais produtivos quando podem trabalhar de sua própria casa e, portanto, a adoção do lar como local de trabalho tem sido recorrente.

Um estudo realizado pela Wrike, empresa de software de colaboração, e publicada pelo site Mashable, entrevistou 1.074 norte-americanos e chegou à conclusão de que 83% trabalham remotamente pelo menos parte do seu dia.

O Mashable, por exemplo, disse que boa parte de seus funcionários trabalha de casa, pelo menos, 20% do seu expediente. Outros passam 100% dos dias trabalhando remotamente. O editor do site, Charlie White, está há 12 anos realizando suas tarefas da sua casa e, segundo ele, não há nenhum problema com a prática.

Para se ter ideia da evolução, em 2009, o estudo concluiu que apenas 43% dos entrevistados trabalhavam remotamente, mesmo que durante uma parte do expediente. Em apenas três anos, este número praticamente dobrou, o que leva a empresa a acreditar que daqui três anos, 66% dos funcionários irão trabalhar integralmente de casa.

A pesquisa ainda descobriu que quanto mais alto for o cargo dentro da companhia, mais o executivo vai trabalhar de casa. Enquanto o dono daempresa trabalha cerca de 30 horas remotamente, os gerentes trabalham apenas 10 horas. Além disso, o estudo revelou outra curiosidade: 73% dos entrevistados estariam dispostos a abrir mão do vale refeição pelo trabalho remoto, 54% renunciariam o celular pago pela companhia, 31% reduziriam o pagamento das férias e 25% aceitariam ganhar menos para poder exercer suas atividades no conforto do seu lar.

Por fim, 91% entrevistados afirmaram que, com a adoção do trabalho remoto, eles diminuíram o tempo dentro das redes sociais. Agora, eles não passam mais de uma hora no Facebook, Twitter, Skype e etc. Já sobre os prós e contras, 41% dos entrevistados disseram que economizam tempo, 29% afirmaram aumentar a produtividade e 10% conseguiram se focar mais no trabalho ao invés das políticas da empresa. Por outro lado, 37% afirmaram que sentem falta da comunicação direta, 21% disseram que o acesso aos dados é dificultado e 19% ressaltaram que não conseguem prestar muita atenção nas atividades dos colegas ou subordinados.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o infográfico aqui e deixe sua opinião nos comentários. A gente quer saber o que você renunciaria para trabalhar de casa e quais são as qualidades e dificuldades da prática.

Olhar Digital: PlayBase+ é tablet para crianças com tela antibactérias

Olhar Digital: PlayBase+ é tablet para crianças com tela antibactérias:

Tela do dispositivo mata germes presentes, de acordo com fabricante. Dispositivo vem com versão Gingerbread do Android

12 de Março de 2012





A fabricante Karuma, de Cingapura, anunciou uma nova versão do seu tablet PlayBase, chamado PlayBase+, que, de acordo com a empresa, é o "primeiro tablet antibactéria do mundo".

A ação antibactéria do dispositivo está na sua tela, que, segundo a fabricante, mata germes que estão nela. Além disso, ela também é antirreflexo, antiarranhões e não deixa marca de dedos de quem toca nela.

Na parte técnica, o PlayBase+ tem um processador de 1.2 GHz, 1 GB de RAM, tela de 7 polegadas e roda a versão Gingerbread do Android. Ele conta com 8 GB de armazenamento e entrada de cartão microSD. O dispositivo tem 9,7mm de espessura e pesa 325g, segundo o Pocket-Lint.



O dispositivo é voltado para o público infantil, e conta com softwares seguros para crianças. Ele está à venda por US$ 229 no site oficial da Karuma.