segunda-feira, 7 de maio de 2012

Info: Bola com chip será usada na Copa de 2014, diz Fifa





São Paulo - Joseph Blatter, presidente da Fifa, anunciou que a Copa do Mundo de 2014 contará com uma tecnologia específica para garantir se a bola cruzou a linha do gol.

A afirmação de Blatter aconteceu durante uma visita a Ottawa, no Canadá. O presidente participou de um evento relacionado à Copa do Mundo feminina de 2015.

Além de garantir que a bola com chip estará presente na Copa de 2014, Blatter disse que o sistema também será usado na Copa das Confederações. O evento acontecerá no Brasil no próximo ano.

Blatter explicou que duas bolas eletrônicas estão em fase de testes. Para identificar se a bola cruzou a linha do gol, o interior dela deve conter um chip.

A justificativa para uso de bolas eletrônicas está no gol não marcado do inglês Lampard contra a Alemanha, durante a última copa do mundo. Durante a partida em questão, o árbitro não validou o chute de Lampard, que atravessou a linha do gol.

A Fifa espera que o uso das bolas com chip seja aprovado no encontro International Board. O evento acontecerá em Kiev, na Ucrânia, em 2 de julho.

A Tarde: SANTO ANTÔNIO DE JESUS - Projeto prevê a instalação de 15 câmeras para vigiar o trânsito e inibir assaltos e furtos no comércio



CRISTINA SANTOS PITA



Situada a 185 km de Salvador, Santo Antônio de Jesus será contemplada com 15 câmeras de videomonitoramento em vários pontos da cidade por 24 horas. Além de vigiar o trânsito, o projeto de videomonitoramento de segurança objetiva inibir a violência, assaltos e furtos no comércio. Aprovado por unanimidade, pela Câmara Municipal, na semana passada, o Projeto de Lei 08/2012 autoriza o Poder Executivo a transferir R$ 80 mil para a Associação Comercial de Santo Antônio de Jesus (Acesaj), mediante convênio, para implantação do projeto Olho Vivo SAJ, que prevê a instalação das câmeras de segurança.
A previsão é que cinco câmeras sejam instaladas e já estejam funcionando durante os festejos do São João, no centro comercial e no circuito da festa. Para o presidente da Câmara Municipal, Délcio Mascarenhas, o benefício faz parte de um amplo projeto apresentado pelo 14º BPM, que apresenta a necessidade e viabilidade do monitoramento na cidade.
"Só foi possível avançar nesse projeto porque houve empenho por parte da prefeitura, vereadores, entidades empresariais e a Polícia Militar. É uma demonstração de que o município também está comprometido com a segurança pública", afirmou o vereador.



Em tempo real



O comando do 14º BPM disponibilizará, na sede, uma sala de monitoramento onde PMs assistirão aos vídeos em tempo real e, no caso de algum movimento estranho, acionarão, via rádio, a viatura. "O equipamento pode alcançar até 32 câmeras e o objetivo da Associação Comercial é que os comerciantes participem do projeto.
Com o sistema, os delitos serão combatidos em tempo real", ressalta o Cel. Luziel Andrade. Segundo ele, a PM identificou os locais a serem monitorados - como entrada e saída da cidade, centro comercial e feira livre -, mas policiais civis, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Polícia Rodoviária Federal darão apoio.

Santo Antônio de Jesus é a cidade comercialmente mais ativa do Recôncavo e a previsão é que o sistema de monitoramento com câmeras seja implantado, ainda este ano, no centro comercial, em áreas adjacentes e pontos estratégicos, para ajudar no combate à criminalidade e nas investigações de latrocínio, furto de veículos e outros delitos. O centro da cidade é o local com maior incidência de roubos a pedestres.
 

Gizmodo Brasil: Tudo sobre o satélite que promete levar banda larga a todo o Brasil


Sete perguntas e respostas sobre o satélite que promete levar banda larga a todo o Brasil
Por Felipe Ventura 


O ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, anunciou em março que o Brasil terá um satélite para levar Internet a todos os municípios do país – tanto banda larga fixa como 3G. Mas os detalhes do satélite e do projeto eram escassos até então. Por isso, conversamos com Himilcon de Castro Carvalho, da Agência Espacial Brasileira; e Marcos Castello Branco, do CPqD. Eis sete perguntas e respostas sobre o satélite da banda larga.

Himilcon é diretor de política espacial e investimentos estratégicos da AEB, e coordena o programa deste satélite na agência. Enquanto isso, Castello comanda no CPqD, desde 2010, um projeto bastante semelhante ao do governo: integrar redes sem fio terrestre e via satélite para levar banda larga a regiões remotas do país. O CPqD não está diretamente envolvido no programa do satélite brasileiro, mas “teve uma importante participação na primeira etapa de discussão e especificações, ocorrida no governo Lula”, diz Castello. Segundo Castello, o plano do satélite geoestacionário brasileiro e o projeto do CPqD “são fortemente complementares”.

1) O que o novo satélite geoestacionário vai fazer?

Himilcon explica que o satélite tem dois objetivos: “comunicações estratégicas de governo e de defesa” em banda X, e internet para o Plano Nacional de Banda Larga, coordenado pela Telebras, em banda Ka.

Castello revela que na primeira etapa de discussão e especificações, ainda no governo Lula, “o satélite brasileiro teria uma grande variedade de aplicações – desde meteorologia, controle aeronáutico, segurança pública e aplicações estratégicas e militares de governo”. O foco do satélite agora ficou mais restrito, no entanto: “na abordagem atual, conduzida no governo Dilma, o satélite tem apenas dois focos principais anunciados – o acesso à banda larga e as aplicações militares”, diz Castello.

2) Quem é responsável pelo satélite?

Quanto ao planejamento do satélite, Himilcon cita uma série de organizações envolvidas, todas brasileiras: “a Telebras, responsável pela coordenação geral do projeto; os ministérios das Comunicações, da Defesa e da Ciência e Tecnologia; a Agência Espacial Brasileira; e o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)”.

E quem vai construir o satélite? Segundo Himilcon, isto está “a cargo de uma sociedade formada entre a Telebras (49%) e a Embraer (51%)”. Ela será encarregada de escolher e contratar fornecedores, provavelmente no exterior, para o primeiro satélite e sistemas de solo. Ela também vai contratar os serviços de lançamento do satélite ao espaço. Segundo Himilcon, o satélite está orçado em R$716 milhões.

O ministro Raupp, quando do anúncio do satélite, disse que seria feito “um concurso internacional” que daria a chance de uma cooperação tecnológica entre o Brasil e outros países. Mas a ideia é reduzir a dependência de empresas estrangeiras no futuro: segundo Himilcon, a sociedade Telebras-Embraer “irá se capacitar e absorver tecnologias e conhecimentos… de forma que os próximos satélites com essa finalidade tenham maior conteúdo nacional”. Aprender com empresas estrangeiras é uma estratégia que funcionou bem para a China, e já vimos isso antes no Brasil: a Foxconn se instalaria no Brasil em troca de conhecimento e know-how vindos de fora.

E sim, Himilcon disse “próximos satélites” – aparentemente esse será o primeiro de vários satélites para banda larga. O primeiro satélite, quando em órbita, será operado pela Telebras e pelo Ministério da Defesa.

3) Como será distribuída a internet banda larga através do satélite?

Você já deve conhecer a internet via satélite, na qual é preciso instalar um receptor no local para ter acesso à rede. Pois bem, o projeto do governo NÃO é esse: não se trata de fornecer internet via satélite direto aos consumidores. Quem recebe o sinal do satélite são os provedores, que então distribuem o sinal seja via rede terrestre, seja via 3G (ou, no futuro, 4G).

Himilcon deixa isso claro: “O satélite será acessado diretamente por provedores de serviço de internet (ISP) que, por sua vez, atenderão aos usuários individuais seguindo as diretrizes e custos estabelecidos pelo Plano Nacional de Banda Larga. A distribuição via 3G funciona via antenas no solo, que se comunicam diretamente com celulares ou modens.”

Também é assim que funciona o projeto do CPqD: segundo Castello, “no projeto de integração do CPqD, a tecnologia de transmissão… permite levar os sinais da estação central até o terminal do usuário – é equivalente a um terminal de acesso de banda larga terrestre”.

4) A internet via satélite é conhecida por velocidades baixas ou serviço intermitente. Com este novo satélite, como se pretende lidar com estes problemas?

Himilcon explica que o novo satélite terá uma faixa de frequência bem maior que o encontrado na internet via satélite comum. Segundo ele, a faixa maior de frequência “é um fator chave para a oferta de serviços de alta velocidade”.

A Banda Ka, a ser utilizada pelo novo satélite, terá largura alocada “de 2,5GHz no link de descida para o usuário (17,7 a 20,2GHz)”. Segundo Himilcon, os satélites que fornecem internet hoje usam a banda Ku, com largura “de somente 500MHz (11,7-12,2GHz) no link de descida”. Além disso, o satélite vai dividir a área de cobertura em feixes, “o que permite a reutilização de frequências” e uma velocidade maior, diz Himilcon.

Castello, do CPqD, explica que satélites podem trazer velocidades iguais às de sistemas terrestres de alta capacidade “ao empregar faixas de frequência mais altas, e feixes ‘spot’ com maior capacidade e potência de transmissão”. Ele lembra, no entanto, que há um “atraso inicial intrínseco”, devido à grande distância entre a Terra e o satélite no espaço.

5) Quando o satélite será lançado ao espaço?

Himilcon diz que “o satélite deverá ser lançado no final de 2014″.

6) Como surgiu a ideia de usar um satélite para distribuir banda larga no país?

Himilcon explica que o satélite surgiu da necessidade de cobrir todo o território nacional com banda larga. Ele diz que seria impossível cobrir o país usando fibra ótica, “pelo menos nos próximos anos” – por isso o satélite.

Castello lembra que o projeto de integração satélite-terrestre faz parte de um projeto maior, proposto pelo CPqD e feito para o Ministério das Comunicações, chamado de RASFA (Redes de Acesso Sem Fio Avançadas). O projeto RASFA foi proposto pelo CPqD e aprovado pelo Funttel para execução entre 2010 e 2013.

7) Esta ideia já foi realizada em outros países?

Castello diz que a Austrália também planeja usar de satélites para levar banda larga a áreas remotas. A NBN Co. já oferece serviços de satélite, mas de forma limitada; a empresa planeja lançar dois satélites de banda Ka até 2015, por um custo aproximado de R$2 bilhões. Segundo Castello, na Austrália “o governo também está investindo diretamente nesse tipo de solução para prover acesso banda larga via satélite”.

E Himilcon cita diversas empresas que já trabalham com a internet via satélite que o governo visa estimular: Viasat e Hughes, dos EUA; e Eutelsat e Athena-Fidus, da Europa.

Imagens por Angela Waye/Shutterstock, Jose Gil/Shutterstock e Edson Haruki/AEB

Bahia Notícias: Feira realiza forum de comunicação digital




Na tarde deste sábado (04) a Associação Baiana de Imprensa (ABI), secção Feira de Santana, sob o comando de Jair Cesarinho, realizou o11º Fórum de Comunicação Social com a temática “A comunicação na era digital. A plateia era formada por estudantes, empresários de comunicação, políticos e autoridades, a exemplo de Tarcísio Pimenta, prefeito da cidade, Carlos Geilson, Deputado Estadual, Colbert Martins, ex-Deputado Federal e os empresários Dilton Coutinho e Humberto Cedraz. Na oportunidade, Ricardo Luzbel, presidente da Associação Baiana de Jornalismo Digital (ABJD), diretor da ABI e sócio-fundador do site Bahia Notícias abriu os debates sobre a evolução e o crescimento do jornalismo na internet. Compuseram também a mesa Marcílio Costa, da TV Subaé, Levi Vasconcelos, do jornal A Tarde, e Edmundo Filho, da Secretaria Estadual de Comunicação (Secom). “Feira de Santana, além de ter um dos maiores mercados na área de rádio jornalismo, hoje também tem um dos principais polos de jornalismo digital”, afirmou Luzbel. No evento ficou acordado um próximo encontro específico para blogs e sites, não só para Feira, mas para todo o interior do estado, em data a ser confirmada.

Olhar Digital: Monitoramento de compras de remédios online pode prever epidemias



Segundo dados de ferramenta de monitoramento, 
remédios para tosse e efervescentes preveem idas 
ao pronto-socorro 

Ferramentas online como o NRDM usam a coleta de dados de usuários para tentar salvar vidas, prevendo epidemias e doenças 

Na era em que a coleta de dados de usuários está mais frequente do que nunca, é possível analisar corretamente essas informações e usá-las para o bem. É o que acontece com a National Retail Data Monitor (NRDM), uma ferramenta online que tem a única função de monitorar compras de remédios. E, de acordo com as informações coletadas, é possível prever epidemias ao analisar as compras dos consumidores nas diferentes regiões dos EUA.

O NRDM faz parte de uma pesquisa do Rods Laboratory, orgão responsável pelo monitoramento de surtos e doenças. A ferramenta monitora quais e quantos medicamentos que não necessitam de prescrição médica são vendidos em 21 mil lojas espalhadas pelos Estados Unidos. Essa pesquisa mostrou que a venda de remédios sem prescrição antecipam visitas a hospitais.

Segundo os dados, quando remédios para tosse ou efervescentes são vendidos em grande número, pode-se esperar uma grande quantidade de visitas do consumidor aos prontos-socorros. O mesmo acontece para gripe e doenças gastrointestinais. A ferramenta também mostra que 40% dos pais compram remédios sem prescrição médica 1,88 dias antes de levarem seus filhos ao hospital.

Segundo a pesquisa, esse tipo de rastreamento pode não evitar que doenças e epidemias se espalhem, mas ajudam na preparação para que os cuidados necessários sejam tomados o mais rápido o possível. 



Olhar Digital: Windows 8 não terá Windows Media Center



Usuários interessados no centro de reprodução 
de mídia terão que comprar o produto separadamente. 
Novo sistema terá apenas o Media Player 

A Microsoft garante que o Windows Media Center será compatível com o Windows 8, mas isso não significa que ele estará disponível para todos os compradores da nova plataforma - ele será vendido separadamente, de acordo com a CNET.

As duas últimas versões do Windows vieram com oMedia Center integrado, mas para o Windows 8 a Microsoft estuda uma estratégia diferente.

De acordo com um post feito no blog oficial do Windows 8, a Microsoft vai disponibilizar o Media Center através do recurso "Add Features do Windows 8control panel", o novo nome do Windows Anytime Upgrade.

Assim como as últimas versões do Windows, o 8 terá o Windows Media Playerjá integrado, mas sem a capacidade de rodar DVD. A aquisição do WindowsMedia Center adicionará, além da leitura dos discos, a possibilidade de gravar e assistir TV e o suporte a arquivos VOB. A empresa não anunciou ainda qual vai ser o preço do Media Center. 

Olhar Digital: Venda de tablets fica abaixo do esperado no primeiro trimestre de 2012



Queda na venda de dispositivos com Android fez 
com que Apple aumentasse sua liderança no mercado global.
 iPad representou 68% das vendas 

A venda mundial de tablets foi abaixo do estimado por analistas no primeiro trimestre de 2012, apesar doiPad ter aumentado a sua participação no mercado, segundo dados do IDC.

Ao todo, foram vendidos 17,4 milhões de dispositivos pelo mundo. A consultoria previa 18,6 milhões de tablets vendidos globalmente.

O principal motivo do número abaixo do esperado foi o desempenho dos tablets com Android. No último trimestre de 2011, os dispositivos com o sistema do Google representaram quase metade da venda global, mas no início de 2012 a participação deles caiu para 32%.

O Kindle Fire, da Amazon, foi comprado por cerca de 1 milhão de consumidores, mas, no trimestre anterior, a empresa tinha conseguido vender 5 milhões de dispositivos.

A Apple, por outro lado, continuou forte no período. Ao todo, foram vendidos 12 milhões de iPads - 68% do total comercializado no mundo. Além do bom desempenho do novo iPad no mercado, o IDC afirmou que a estratégia daApple de manter o iPad 2 com um preço menor foi o que atraiu novos consumidores.

Para o resto do ano, o instituto de pesquisas acredita que o mercado de tablets continuará crescendo e a liderança da Apple não deve ser ameaçada - a não ser que algum dispositivo com Android consiga se mostrar um bom concorrente para o iPad, o que, até o momento, não aconteceu. 

Info: Google Notícias ganha atualizações em tempo real com Google+






São Paulo - O Google Notícias vai ganhar atualizações em tempo real integradas com a rede social Google+. Segundo o blog oficial da empresa, o site que cataloga informações da imprensa vai oferecer imagens em resolução maior e listas de discussão feitas pelos usuários, assim como ocorre no Twitter. Essa atualização, por enquanto, só está disponível na versão americana do Google Notícias.

As pessoas poderão comentar a atualização ao vivo do noticiário através do Google+. As mudanças passam a valer a partir da semana que vem, segundo o Google.

A transformação do site de notícias do maior buscador do mundo deve ajudar a aumentar o tráfego da rede social criada para competir com o Facebook.

Mesmo com essa integração, o Google informa que é possível desativar o Google+ do canal de notícias no menu de opções.

A rede da empresa chefiada de Larry Page chegou a ser chamada pelo Wall Street Journal de “cidade fantasma das redes sociais”, porque ela cresce, mas não consegue nem alcançar a audiência do Facebook e tampouco ter o mesmo volume de tráfego. Google+ cresceu 27% em março, com 61 milhões de visitas.

INFO: Erro de programação pode expor senhas em Macs



São Paulo - Segundo a CNet, o pesquisador de segurança 
David Emery descobriu uma falha na atualização do Mac 
OS X Lion pode expor senhas do usuário.

De acordo com Emery, a falha envolve o sistema Filevault da versão 10.7.3 do sistema, que permite criptografar certos diretórios. "Por algum motivo, alguém ativou um botão de debug (DEBUGLOG) na versão 10.7.3 do Mac OS Lion que faz com que o processo de autorização HomeDirMounter DIHLFVMount se autentique *PLAIN TEXT* em um log de sistema, que pode ser lido por qualquer com acesso de admin ou roto e que permite vasculhar as senhas de uma árvore de diretórios criptografada ("legacy Filevault")" descreve Emery em seu site.

O pesquisador afirma que a falha deve ser levada a sério, já que qualquer usuário pode acessar as credenciais para uma rede criptografada e bisbilhotar conteúdo que deveria estar escondido. Os arquivos também podem ser acessados por um drive externo conectado via FireWire.

Como a atualização foi liberada no dia 1 de fevereiro, e o log só armazena informações por algumas semanas, os usuários que atualizarem seu sistema agora devem ficar atentos e trocar as senhas, pois chaves digitadas em um grande período estarão inseguras. Como na maioria dos casos as senhas não são trocadas com frequência, a melhor solução é realizar trocas constantes até que uma solução seja liberada pela Apple.

G1 : Hackers trocam pontos de programas de milhas por passagens e gasolina


Hackers trocam pontos de programas de milhas por passagens e gasolina

Guia circula em rede criminosa explicando como trocar os pontos.
TAM e Multiplus recomendam que usuários protejam suas senhas.

Os programas de fidelidade das companhias aéreas, que funcionam com o acúmulo de pontos ou milhas, estão sendo usados por criminosos de internet para a emissão de passagens fraudulentas e troca por gasolina. Dentro de uma rede criminosa, um guia com 13 passosexplica como transformar as senhas roubadas em gasolina pelo programa "Km de Vantagens" da Ipiranga, parceira da rede Multiplus, pertencente à TAM.

O G1 registrou em 2011 que os participantes dos programas de fidelidade das companhias aéreas estavam sendo vítimas de ataques de phishing, golpes em que hackers enviam e-mails tentando se passar pelas empresas e solicitam a senha da vítima, capturando os dados a partir do próprio cliente. A reportagem apontou, porém, que não se sabia como as contas roubadas eram usadas, exceto pelo uso dos pontos para a compra do direito de controlar computadores infectados.

O guia para trocar os pontos por combustível não ensina nada de diferente ou anormal – não descreve nenhuma falha no site da Multiplus ou da TAM. No entanto, a presença dele na rede criminosa indica que essa é uma das modalidades que os hackers têm encontrado para transformar as contas roubadas em ganho real.

A prisão de dois homens que tentavam embarcar com milhas roubadas em São José do Rio Preto, em janeiro, é um indício que hackers também estariam viajando – ou vendendo passagens – com os pontos roubados.

A TAM Linhas Aéreas, cuja imagem aparece no guia criminoso, informou que o programa TAM Fidelidade é parceiro da Multiplus, uma empresa diferente, porém pertencente ao mesmo grupo que controla a companhia aérea. As duas empresas fizeram recomendações muito parecidas aos seus clientes (confira no final da reportagem). "Os dados de acesso ao Programa TAM Fidelidade e à Multiplus - rede de empresas e programas de fidelização da qual o TAM Fidelidade faz parte - são de total responsabilidade do cliente e não devem ser informadas a terceiros ou em e-mails e sites de origem desconhecida", informou a empresa em comunicado.

A Multiplus ainda informou que "é comprometida com a vigilância constante de suas transações, seja para acúmulo ou para troca de pontos. A identificação, o gerenciamento de risco e a redução de fraudes fazem parte do dia a dia". A empresa disse que não revela detalhes específicos sobre seus sistemas antifraude.

A Ipiranga, também parceria da Multiplus, informou que a fraude apresentada "não ocorreu dentro do site do programa Km de Vantagens" e que o golpista acessou os dados da vítima a partir "do site de outra empresa, após iludi-la em um ambiente da web fora do site oficial daquela empresa". Acrescentou que "os pontos do programa são pessoais e intransferíveis" e que seus clientes devem apenas fornecer dados nos sistemas oficiais do programa kmdevantagens.com.br e Ipiranga.com.br.


Confira a íntegra das dicas da TAM e da Multiplus:
1 - A Multiplus se baseia no acúmulo de pontos e não de milhas. Se o email ou site mencionar “milhas”, não deve ser acessado pelo cliente.

2 - Os e-mails enviados pela Multiplus são personalizados, ou seja, sempre têm o nome do participante na saudação. Mensagens que começam de maneira genérica, como “Caro cliente Multiplus”, por exemplo, são falsas.

3 - O cliente deve se certificar se o e-mail do remetente é da Multiplus. Deve clicar com o botão direito do mouse sobre o endereço do remetente e verificar, no ícone “propriedades”, se é realmente da empresa. (exemplo: nome@tam.com.br ou nome@multiplusfidelidade.com.br)

4 - Caso a mensagem redirecione o cliente para um link, verifique se o site que abre é um endereço oficial da Multiplus e se permite conexão segura para login (representada pelo cadeado que aparece no navegador de internet).

5 - Caso o cliente tenha dúvidas sobre a procedência de uma mensagem ou página eletrônica, deve entrar em contato com a Central de Relacionamento Multiplus (0300 313 7474 – Brasil e 55 11 3137-7474 – exterior). (Clientes do TAM Fidelidade podem também usar os telefones TAM Fidelidade 4002-5700 - capitais - e 0800-570-5700 - demais localidades)

6 - Também é recomendável que o participante verifique regularmente seus dados cadastrais e o extrato de pontos. Se o cliente perceber alguma irregularidade deve comunicar o ocorrido imediatamente à Central de Relacionamento Multiplus.

7 - A Multiplus lembra ainda que a comercialização de pontos, de acordo com seu regulamento, é proibida – e expõe o participante a vários riscos de segurança.



G1 : Hackers planejam atacar sites do governo russo



Hackers planejam atacar sites do governo russo
Ação quer apoiar os protestos de oposição à posse de Putin.
Ataque estaria sendo planejado pelo grupo Anonymous.

O grupo ativista hacker Anonymous afirmou nesta sexta-feira (4) que planejava atacar sites de governos russos, a fim de apoiar os protestos da oposição à frente da posse de Vladimir Putin como presidente.

Em um video publicado na internet que se tornou um viral, o braço russo do grupo disse no YouTube que iria tirar do ar o principal site do governo no domingo, quando protestantes planejam realizar uma marcha de um milhão no centro de Moscou.

Isso seria seguido por um ataque ao site do primeiro-ministro na segunda-feira --o dia da posse de Putin-- disse a messagem, que incluía instruções em como usuários da Internet poderiam participar.

Putin ganhou as eleições presidenciais em março para um mandato de seis anos, apesar de uma onda de protestos após um levantamento, em dezembro, da oposição parlamentar que disse a votação em apoio ao seu partido foi manchada por fraudes em grande escala.

"No dia 6 de maio haverá demonstrações de massa contra as eleições ilegítimas. Vamos apoiar este protesto, tirando do ar sistes mentirosos do governo", disse o Anonymous, em sua mensagem no YouTube.

INFO: Facebook compra startup Glancee




São Paulo - São Paulo - Pouco menos de um mês após a aquisição bilionária do Instagram, o Facebook anunciou uma nova compra. A rede social fechou um acordo de valor não divulgado com a startup Glancee, que permite que os usuários encontrem amigos no lugar onde estão.

A empresa foi criada em 2010 e foi uma das mais comentadas durante o festival South by Southwest, ou SXSW, que reuniu arte, tecnologia e empreendedorismo.

Em sua página oficial, a Glancee anunciou a aquisição e disse que toda a equipe iria se juntar ao time do Facebook para "fazer produtos ótimos para mais de 900 milhões de usuários".

O acordo foi fechado ontem e o Facebook confirmou que os co-fundadores Gabriel Grise, Andrea Vaccari e Alberto Tretti, além de todos os desenvolvedores, passariam a fazer parte do quadro de funcionários da rede social. O Facebook vira detentor da tecnologia da startup.

O app da Glancee permite que os usuários encontrem outras pessoas com interesses em comum em determinados locais. É possível fazer novos amigos e não apenas localizar os seus contatos. Eles recusam o título de “rede social” e se classificam como “uma ferramenta de descoberta social”. O principal concorrente da empresa é o Highlight.

Segundo o site especializado em tecnologia TechCrunch, na visão de alguns analistas, o Facebook não conseguiu comprar o Highlight e partiu para o próximo principal app de localização. A compra prematura - Glancee ainda não tinha anunciado investimentos - pode ser uma forma de evitar que a empresa cresça como o Instagram e jogue o preço nas alturas.

INFO: Novo Facebook Messenger pode virar um “dedo-duro”




Entre os destaques da nova versão do Facebook Messenger para Android e iOS estão as funções “visto por” e “enviado de”, que exibem sua localização e se um usuário leu ou não uma mensagem.

Desse modo, um usuário pode monitorar quantas de suas mensagens foram lidas por um determinado contato e saber onde ele se encontra. Ficou mais difícil se esconder dos seus colegas, que além de saberem se você leu ou não uma mensagem, podem te procurar pessoalmente para dar uma bronca. Felizmente, a partilha de localização pode ser desativada.

Info: Ebay e Wal-Mart vão competir com Amazon na web




São Francisco - O EBay Inc e o Wal-Mart Stores estão desenvolvendo novas ferramentas de pesquisa na Internet para melhorar a competição contra a Amazon.com no mercado de e-commerce, que cresce rapidamente.

À medida em que mais pessoas compram online, elas geralmente terminam no topo de um webiste digitando o nome de um produto. Se elas não conseguem encontrá-lo rapidamente, elas provavelmente vão para um site concorrente ou uma loja física.

"A Amazon está na versão 8.0 da pesquisa," disse Scot Wingo, presidente-executivo do ChannelAdvisor, que ajuda comerciantes a vender mais online. "O EBay está na 2.0, mas eles estão pensando em fazer este enorme salto para a 3.0. "

As apostas são altas porque o comércio eletrônico é um imenso mercado de rápido crescimento, colocando bilhões de dólares em vendas. Os gastos do varejo online nos Estados Unidos cresceram 13 por cento para 161,5 bilhões de dólares no ano passado, de acordo com a comScore. As vendas físicas são muito maiores, mas este setor está lutando para crescer e perdendo participação para os operadores online.

A nova ferramenta de pesquisa do eBay, a Cassini, deve ser lançada em 2013. O Wal-Mart recentemente lançou uma nova ferramenta de pesquisa em seu website que foi construída em menos de nove meses.

Se o eBay e o Wal-Mart puderem melhorar muito suas ferramentas de pesquisa em seus websites, isso poderia eventualmente ameaçar o Google, líder mundial de pesquisa na Internet.

Um porta-voz do Google disse que a empresa está "muito focada em pesquisa de produtos." Uma das últimas atualizações do Google para sua pesquisa de compras usa tecnologia de reconhecimento visual para rastrear produtos que, especialmente nas categorias de vestuário e moda.

G1: Anatel aprova revisão de regras sobre compartilhamento de redes




 
Anatel aprova revisão de regras sobre compartilhamento de redes
Custo do aluguel de rede para serviço de telefonia e internet deve cair.
Empresas grandes são obrigadas a ceder infraestrutura para menores.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a revisão do regulamento sobre o compartilhamento, por empresas do setor, de infraestrutura para prestação de serviço de telefonia fixa e internet, a chamada Exploração Industrial de Linha Dedicada (EILD).

O mecanismo é usado quando uma empresa menor quer alugar espaço na infraestrutura de outra, maior, para prestação de serviço em uma área onde ela não possui os equipamentos necessários.

As empresas que concentram esse tipo de rede em uma determinada região - consideradas pela Anatel como detentoras de poder de mercado significativo -, são obrigadas a ceder espaço para a entrada de menores. A medida visa aumentar a competição no setor.

A revisão aprovada pelo conselho diretor da Anatel em reunião nesta quinta-feira (3), define de maneira mais detalhada o chamado EILD padrão (que tem aluguel mais barato) e o EILD especial, que exige investimentos da empresa que está cedendo a rede e, por isso, tem aluguel de rede mais caro.

De acordo com a relatora do processo de revisão do regulamento, conselheira Emília Ribeiro, as empresas donas de infraestrutura se aproveitavam da falta de clareza da regra antiga para cobrar o aluguel mais caro de suas concorrentes menores. Isso também gerou um grande número de reclamações na Anatel.

“Hoje existe, de fato, uma cobrança extra dentro dessa infraestrutura. É uma gordura que a gente quer cortar”, disse a conselheira. As novas regras passam a valer dentro de 120 dias.

Na avaliação dela, a revisão do regulamento deve levar a uma redução de cerca de 30% no custo do aluguel de infraestrutura pelas empresas menores. Os serviços de telefonia fixa e internet também podem ficar mais baratos devido a uma maior competição no setor, disse a conselheira.

IDG Now!: Banda larga mais veloz dá calafrios em Hollywood



Indústria do cinema teme que Google Fiber, 
banda larga de fibra ótica da gigante de Mountain 
View, incentive a pirataria

Os truques de Hollywood contra a pirataria estão ficando antiquados. Não apenas a indústria do cinema continua a criar um ótimo "relacionamento" com sua audiência processando os sites de compartilhamento, como também está preocupada que uma maior velocidade de conexões na internet irá incentivar a pirataria.

A preocupação da Associação Americana de Cinema (MPAA, em inglês) é o Google Fiber, banda larga de fibra óptica com alta velocidade que a companhia está implantando em uma cidade de Kansas.

A Google já estabeleceu mais de 100 quilômetros de fibra em Kansas, que foi escolhida no ano passado para ser a primeira cidade a receber o experimento 1-gigabite-por-segundo. “A empresa planeja conectar as primeiras casas à sua rede nos próximos meses”, disse a porta-voz do Google Fiber, Jenna Wandres, à Bloomberg BusinessWeek.

De acordo com a companhia, o teste da sua rede de fibra com aproximadamente 850 casas em Palo Alto já oferece velocidade de download de 922 megabites por segundo. A velocidade média da Internet nos Estados Unidos fica em torno de 5 Mbps. A Google também planeja oferecer o serviço a preços bem competitivos.

Então, por que Hollywood está preocupada? Bem, porque velocidades mais rápidas de download só podem significar uma coisa: os criminosos da pirataria serão capazes de baixar conteúdo ainda mais rapidamente. Com as velocidades de download do Google Fiber, é possível baixar o conteúdo inteiro de um DVD em menos de um minuto.

O porta-voz da MPAA, Howard Gantman, disse à Bloomberg que apesar de o Google Fiber "ser uma ótima oportunidade para os consumidores, cujo acesso ao conteúdo criativo muitas vezes é dificultada pela baixa velocidade", devemos olhar para o exemplo da Coreia do Sul, em que" o mercado de entretenimento doméstico foi dizimado pela pirataria digital", possibilitado pela Internet rápida.

O blog de tecnologia Techdirt ressalta que a Coreia do Sul é um mau exemplo - porque a indústria da música coreana "prospera na Internet de alta velocidade", e "se transformou em uma potência econômica, enquanto o país teve as maiores taxas de penetração de banda larga (e de pirataria digital) do mundo”.

Gantman também falou à Ars Technica, dizendo: "Queremos reforçar que velocidades mais elevadas podem ser uma grande oportunidade para os consumidores, e esse é o ponto de partida." Mas não é realmente o ponto de partida, porque Gantman passou a dizer que "Há problemas que podem, com o aumento da pirataria digital, vir com isso, mas estamos esperançosos de que esforços podem ser feitos para resolvê-lo”.

Talvez seja só eu, mas acho que a indústria do cinema deveria pensar em como a internet mais rápida irá afetar positivamente suas habilidades criativas. Por exemplo, com velocidades maiores, a indústria será capaz de criar um melhor conteúdo, e será capaz de conseguir que esse conteúdo - legítimo, não-pirata – chegue às pessoas rapidamente.

É óbvio que, se a indústria do cinema não for rápida e criar algum tipo de distribuição de conteúdo on-line legal e rápido para andar ao lado do Google Fiber, então alguém o fará. E quando alguém o fizer, a MPAA irá lamentar "A Pirataria".

CORREIO: Google diz que 2012 será ano dos smartphones na América Latina



De acordo com a consultoria McKinsey, cerca de 30% 
das conexões à internet nos países emergentes são feitas por 
dispositivos móveis

Este “vai ser o ano dos smartphones”, não apenas no Brasil mas em toda a América Latina, disse Hugo Barra, diretor de produtos para Android do Google, durante o Google Press Summit 5.0, evento realizado pela empresa em Santiago, Chile. 

O executivo destacou que, no Brasil, no último ano, o número de ativações Android (sistema operacional para celulares e tablets desenvolvido pelo Google) cresceu 400% - sem revelar o total. “Existe uma mudança radical nos planos de dados disponíveis para contratação. É possível hoje encontrar planos especiais muito baratos para usuários pré-pagos”, disse. O executivo destacou que 80% dos usuários de celular da América Latina têm planos pré-pagos. 

De acordo com a consultoria McKinsey, cerca de 30% das conexões à internet nos países emergentes são feitas por dispositivos móveis. Ainda segundo a consultoria, esse acesso deve crescer no mundo todo, chegando, em 2016, a 81% do total das conexões. A McKinsey informou ainda que, nos países emergentes, 72% dos usuários de smartphones têm menos de 35 anos.