sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Atendimento da rede SAC será suspenso neste final de semana - Jornal da Mídia


Atendimento da rede SAC será suspenso neste final de semana - Jornal da Mídia:

Quatro unidades do SAC em Salvador, além das três unidades móveis de atendimento da rede, terão o atendimento suspenso neste sábado e domingo (11 e 12). A parada é em função da indisponibilidade temporária do sistema Data Center Prodeb, utilizado nos postos SAC e em outros órgãos do Estado, manobra necessária para seu processo de modernização, iniciado no primeiro semestre do ano.

Estarão fechadas amanhã (11) as unidades do Barra, Bela Vista, Shopping Paralela e Salvador Shopping. Já as carretas do SAC Móvel terão expediente suspenso no sábado e domingo. A modernização do sistema Data Center Prodeb irá prover maior segurança aos dados e informações do Governo da Bahia. O atendimento das sete unidades será retomado normalmente na segunda-feira (13).
Fonte: "Atendimento da rede SAC será suspenso neste final de semana - Jornal da Mídia." Atendimento da rede SAC será suspenso neste final de semana - Jornal da Mídia. http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2014/10/10/Bahia/Atendimento-da-rede-SAC-sera-suspenso-neste-final-de-semana.shtml (accessed October 16, 2014).


Olhar Digital: Google construirá cabo de fibra óptica que liga o Brasil aos EUA

Olhar Digital: Google construirá cabo de fibra óptica que liga o Brasil aos EUA:

O Google iniciou um investimento que, segundo a empresa, deve alavancar a infraestrutura de internet na América Latina. A companhia de buscas anunciou a construção de um cabo submarino de fibra óptica que unirá as cidades de Santos e Fortaleza a Boca Ratón, na Flórida.

O cabo terá extensão de 10 mil quilômetros de extensão e o sistema será administrado por um consórcio multinacional de empresas de tecnologia e telecomunicação, entre as quais estão Algar Telecom (Brasil), Antel (Uruguai), Angola Cables e o próprio Google.

“À medida em que mais pessoas entram na rede, aumenta a necessidade de adicionar capacidade à infraestrutura que mantém a internet funcionando, para que todos possam ter uma experiência online rápida, segura e útil”, afirma Cristian Ramos, gerente do Google na América Latina.

Segundo a companhia, este é o primeiro investimento do tipo na América Latina, que deve ficar na casa das dezenas de milhões de dólares. O valor concreto, no entanto, não é revelado.

Fonte: "Olhar Digital: Google construirá cabo de fibra óptica que liga o Brasil aos EUA."Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 10 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/google-construira-cabo-de-fibra-optica-que-liga-o-brasil-aos-eua/44598>.

Olhar Digital: Atualização do Skype modifica visual e melhora sistema de mensagens

Olhar Digital: Atualização do Skype modifica visual e melhora sistema de mensagens:
Com o fim do MSN, o Skype virou o principal serviço de mensagens instantâneas da Microsoft, com um problema, já que o serviço sempre foi incapaz de atender múltiplos dispositivos de forma aceitável. Agora, com a nova atualização, a empresa tenta recriar o visual do software no Windows e no Mac, para tornar o chat no serviço mais agradável.

Agora há um visual de bolha nas mensagens do chat acompanhados de uma miniatura da foto do seu contato, com ícones para chamadas de voz ou vídeo. Com a atualização, o Skype fica mais consistente com o que é apresentado nos aplicativos móveis do iOS, Android e Windows Phone.

O compartilhamento de fotos foi modificado para mostrar as imagens dentro do próprio chat. De uma forma geral, a troca de arquivos ficou mais amigável, com ícones que distinguem arquivos de Word, ou PDF, para facilitar sua identificação.

Além disso, há toda uma reformulação de layout que será bem-vinda para quem não curte o visual atrasado do Skype atualmente. Toda a iconografia parece fazer mais sentido, e as videoconferências também devem funcionar melhor com o redesign.

Fonte: "Olhar Digital: Atualização do Skype modifica visual e melhora sistema de mensagens." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 10 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/atualizacao-do-skype-modifica-visual-e-melhora-sistema-de-mensagens/44597>.


Olhar Digital: Empresa cria tela holográfica interativa

Olhar Digital: Empresa cria tela holográfica interativa:

Se você já assistiu ao filme "Minority Report" e sempre desejou ter uma tela interativa como à do filme, pode comemorar. Ao que tudo indica, a ideia está perto de se tornar realidade.

A empresa Leia Display desenvolveu a Leia Display System, tela que projeta hologramas interativos por meio de uma combinação de luz, ar e vapor d'água. Além disso, o display conta com sensores que acompanham o movimento e toque dos usuários.

Segundo o Engadget, o dispositivo tem duas versões: uma de 95cm x 65cm e outra de 3m x 2,5m, sendo que ambas têm a possibilidade de serem integradas a outros displays para criar uma instalação ainda maior.

Até o momento, os displays foram utilizados somente em campanhas de publicidade e painéis de digital signage. A previsão de chegada da tela interativa ao mercado geral não foi divulgada.

Fonte: "Olhar Digital: Empresa cria tela holográfica interativa." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 10 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/empresa-cria-tela-holografica-interativa/44596>.

Olhar Digital: Adolescentes veem futuro na programação

Olhar Digital: Adolescentes veem futuro na programação:

Na última terça-feira, 7, a Microsoft promoveu oficinas com 300 alunos de colégios públicos e privados de São Paulo para incentivar o estudo da programação. A iniciativa faz farte da campanha "Eu Posso Programar", que pretende ensinar noções básicas a mais de um milhão de jovens na América Latina.

Durante o evento, estudantes de 12 e 18 anos puderam experimentar a Hora do Código, uma hora de curso do Code.org que é dividida em 20 etapas. Com a ajuda de personagens dos jogos Angry Birds e Plants vs. Zoombies, os alunos puderam entender comandos de código simples ao arrastar blocos para atingir metas.

O resultado das oficinas foi animador e mostrou que a programação é vista, sim, como uma possibilidade para o futuro para os jovens. Talita Machioto e Douglas Alves, alunos da Escola Estadual Joaquin Suarez, participaram do programa. Mesmo sem ter tido nenhum contato anterior com códigos, Talita disse que vai tentar aprender sozinha. "Vou entrar no site, fazer a hora de código e tentar continuar", prometeu.

Já Douglas foi além e compartilhou seu sonho futuro. "Me interessei pela programação porque é criativo e pode ser uma forma de ganhar dinheiro. Quero fazer um site de filmes no futuro e ter muitos acessos", disse.

Além dos alunos, professores também foram instigados pelo curso. Marilene Guimarães, professora de português do Ensino Médio da escola, disse que vai tentar incluir programação nas aulas. "Sei o básico de computador, mas depois de vir aqui hoje, minha mente abriu. Agora quero trabalhar nas minhas aulas com tecnologia, principalmente depois de ver que programação é fácil e que trabalha com linguagem", contou.

Mas a programação não é desconhecida por todos. Ian Alkmin e Rafael Goldstein, alunos do 2º ano do Ensino Médio no Colégio Bandeirantes, participam há algum tempo do curso preparatório para a OBI (Olimpíada Brasileira de Informática) e ao chegarem na sede da Microsoft Brasil, disseram já conhecer algumas das ferramentas demonstradas.

"Programas como o Scratch ou que usam blocos para ensinar códigos não são novidade para nós. Mas para quem nunca programou ou está começando agora, isso serve como um incentivo para começar a aprender porque é algo bem simples", opina Ian. "Para a gente é algo mais fácil porque já dominamos a língua em si: as letras, o que escrever, a sequência lógica... Mas para quem não sabe nada, ter essa abstração e não precisar decorar comandos e variáveis logo de cara é muito bom para começar", completa Rafael.

Alkmin lembra também da questão do estereótipo da programação, visto por muitos como "coisa de nerd". "As pessoas ainda têm uma ideia muito deturpada do que é programar. Talvez com iniciativas como essa seja possível divulgar a programação para os amigos e mostrar que não é algo difícil e também é muito útil".

A questão da profissão

Ian, que pretende prestar vestibular para Engenheria da Computação ou Ciência da Computação, acredita que a programação está deixando de ser um estudo avançado para ser aprendida cada vez mais cedo. "Normalmente programação é algo que você aprende na faculdade, quando já é tarde demais. Mas diferente do que muitos pensam, existem pessoas que querem programar desde cedo para, no futuro, criar seu aplicativo, jogo, serviço ou mesmo estudar o assunto com mais profundidade", opina.

Contudo, Rodrigo Assirati, coordenador de tecnologia educacional no Colégio Porto Seguro, defende que nem sempre estudar programação significa escolher os códigos como profissão. "Não acredito que ensinar programação direcione os alunos para o mercado de tecnologia em nenhum sentido. A programação empodera o estudante de conseguir usar a tecnologia para se expressar e não ser só um consumidor passivo. Ele vai ser um desenvolvedor ativo", afirma.

"Independentemente da profissão que o aluno escolher, ele sabe que vai poder dialogar de uma forma melhor com a tecnologia porque ele compreende o processo pelo qual ela foi envolvida", completa.

A programação nas escolas

Apesar de parecer um sonho distante, o ensino de programação nas escolas começa a ganhar corpo. No Colégio Porto Seguro, por exemplo, os alunos podem entrar em contato com os códigos em quatro momentos: oficina extracurricular, aulas de robótica extracurricular, aulas de tecnologia curriculares e um curso de tecnologia criado pelos próprios alunos.

Katia Gianone, diretora de comunicação e cidadania da Microsoft Brasil, lembra, porém, a lacuna deixada na maioria dos colégios, principalmente os da rede pública. "Seria muito legal conseguirmos inserir a programação no currículo das escolas, porque isso só vai fortalecer a educação do jovem. A programação estimula raciocínio lógico, amplia o conhecimento de tecnologia e aumenta as oportunidades de emprego", afirma.

Além de colégios particulares que incluem a programação na sua grade, atualmente já existem escolas brasileiras voltadas para o ensino de programação para crianças e adolescentes, como a SuperGeeks. Porém, se você não for criança ou adolescente ou não quiser pagar por um curso, pode experimentar ferramentas gratuitas como o Code.org, Codeacademy, Scratch, Try Ruby, Code School, Hackasaurus e o Dreamspark, da própria Microsoft.

Fonte: "Olhar Digital: Adolescentes veem futuro na programação." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 10 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/adolescentes-veem-futuro-na-programacao/44594>.

Olhar Digital: Vírus relaciona Dilma ao acidente de Eduardo Campos

Olhar Digital: Vírus relaciona Dilma ao acidente de Eduardo Campos:
Reprodução

Uma notícia que aponta a o envolvimento da presidenta Dilma Rousseff no acidente do então candidato à Presidência Eduardo Campos é a nova estratégia de cibercriminosos para disseminar malwares. A fraude foi descoberta pela Eset, empresa de soluções de segurança da informação.

O golpe utiliza uma imagem remetendo à falsa matéria e simula o link de um dos principais portais de notícia do Brasil. Quando o usuário clica no falso endereço para abrir a reportagem completa, acaba descarregando um arquivo ZIP que contém um trojan downloader, arquivo malicioso focado em roubar informações bancárias.

Para não cair no golpe, é preciso ficar atento. Evite clicar em links suspeitos e de remetentes desconhecidos. Manter o antivírus ativo também é importante.




Fonte: "Olhar Digital: Vírus relaciona Dilma ao acidente de Eduardo Campos." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 10 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/4458

Olhar Digital: Samsung começa a produzir SSDs mais baratos e eficientes

Olhar Digital: Samsung começa a produzir SSDs mais baratos e eficientes:

A Samsung revelou nesta quinta-feira, 9, que começou a produzir SSDs que têm como objetivo substituir de vez os HDs no computador das pessoas. O produto traz células multiníveis de 3 bits, com memória flash 3D Vertical NAND, também conhecido como TLC V-NAND.

Com a nova tecnologia, espera-se um desempenho ainda melhor do que os atuais SSDs da Samsung. Os atuais modelos com V-NAND da empresa, como o 850 Pro SSD, chegaram ao topo dos benchmarks e com a tecnologia de 3 bits os resultados podem ser duas vezes melhores.

De acordo com a empresa, o investimento na tecnologia deve resultar em SSDs mais baratos, rápidos e com capacidade muito maior do que já existe no mercado.

No entanto, os usuários terão que esperar um pouco para ver a tecnologia no mercado, já que não há previsão de lançamento de produtos.

Fonte: "Olhar Digital: Samsung começa a produzir SSDs mais baratos e eficientes."Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 10 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/44589

Olhar Digital: Facebook não pretende ganhar dinheiro com WhatsApp tão cedo

Olhar Digital: Facebook não pretende ganhar dinheiro com WhatsApp tão cedo:

Agora que o Facebook finalmente se tornou dono do WhatsApp, nada mais natural do que receber algum dinheiro com a plataforma e recuperar ao menos parte dos US$ 22 bilhões gastos com a aquisição, certo? Errado.

Em entrevista à Reuters, o CEO da companhia, Mark Zuckerberg, afirmou que não há planos de monetizar a plataforma de troca de mensagens no curto prazo. O executivo não deu detalhes, só deixou claro que, por ora, o Facebook não ganhará dinheiro com o WhatsApp.

Faz oito meses que as duas empresas anunciaram a negociação, que deveria ser fechada por US$ 19 bilhões mas ficou em US$ 22 bi graças à valorização das ações do Facebook durante os meses em que o acordo vinha sendo concretizado.

Na época, as duas partes correram para afirmar que não haveria mudanças no funcionamento do WhatsApp e que ele não seria inundado com publicidades. A promessa vem sendo mantida e, até agora, a única cobrança que os usuários precisam respeitar é uma anuidade de US$ 0,99.

Fonte: "Olhar Digital: Facebook não pretende ganhar dinheiro com WhatsApp tão cedo."Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 10 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/4458

Olhar Digital: Veja os truques da Samsung para incentivar usuários a trocar de celular

Olhar Digital: Veja os truques da Samsung para incentivar usuários a trocar de celular:

Se a Apple tem seus truques para induzir seus usuários a trocar de celular, as concorrentes também têm, mesmo apostando em plataformas completamente diferentes. Abaixo estão alguns dos artifícios da Samsung para incentivar seus usuários a migrar para um celular novo.

Android defasado
A Samsung é campeã em lançamento de smartphones, sem sombra de dúvidas. Os usuários não têm como saber todos os aparelhos lançados durante o ano. Nós, da imprensa, também não conseguimos acompanhar tudo e nem mesmo a Samsung divulga todos os seus produtos; alguns chegam às lojas sem alarde.

Quando a linha de produtos da empresa se torna tão confusa, o suporte também fica. As atualizações de software demoram a chegar, fazendo com que os aparelhos fiquem defasados e atrasados em relação ao mercado, sem vários recursos das novas versões do Android. Eventualmente, os aplicativos param de receber novos recursos e o usuário fica parado no tempo.

E isso não acontece só com o Galaxy Ace e similares. O Galaxy S3, por exemplo, ainda não chegou ao Android 4.4 e provavelmente não deve chegar, forçando usuários a três alternativas: ficar com o aparelho ultrapassado; procurar formas alternativas de atualizar seus aparelhos, com ROMs customizadas, ou comprar um celular novo.

Acessórios incompatíveis
Depois de se estabelecer como a maior fabricante de celulares no mundo, a Samsung resolveu investir em acessórios para estes celulares. Relógios e pulseiras inteligentes estão em alta na companhia, mas apenas para quem tem um celular atualizado.

Claro que isso tem tudo a ver com o primeiro item da lista, mas vale a ressalva específica. Sem um aparelho moderno, você nunca poderá entrar na era da tecnologia vestível, que depende do apoio de um smartphone devidamente atualizado para isso.

Software pesado
A TouchWiz, interface customizada do Android presente em todos os aparelhos da Samsung, é reconhecidamente pesada e propensa a travamentos depois de algum tempo. Todos os anos, a empresa lança um aparelho mais potente que ajuda a complementar os requisitos necessários para rodar o sistema com mais folga, o que é por si só um incentivo para a mudança.

Junto disso, os aparelhos que recebem atualizações do Android também apresentam uma queda de desempenho considerável, já que a tendência é que o sistema operacional fique mais pesado a cada nova atualização.

Celebridades
Se a Apple coloca discretamente os iPhones na mão dos famosos para promovê-los, a Samsung o faz de forma mais óbvia. No caso do Galaxy Note 3, por exemplo, a lendária “selfie” do Oscar foi feita unicamente para promover o phablet da Samsung. O mesmo aconteceu quando David Ortiz, astro do beisebol nos EUA, tirou uma foto com o presidente Barack Obama. 

Novidade pela novidade
A Samsung é campeã em incluir recursos novos em seus aparelhos. No entanto, geralmente, estes elementos não têm muita aplicação, mas a empresa os utiliza nos seus dispositivos mesmo que eles ainda não tenham uma função clara. É o caso do Galaxy Edge, o aparelho com um dos cantos curvos que ninguém sabe exatamente como melhora a experiência do usuário. Mesmo assim, a empresa espera pegar os early-adopters com essa visão de sempre ser a primeira a lançar algo, mesmo que a tecnologia ainda não esteja pronta.

Fonte: "Olhar Digital: Veja os truques da Samsung para incentivar usuários a trocar de celular." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 10 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/veja-os-truques-da-samsung-para-incentivar-usuarios-a-trocar-de-celular/44595>.

Folha: Lenovo lança tablet com projetor embutido; leia impressões

Lenovo lança tablet com projetor embutido; leia impressões :

O projetor do novo tablet da Lenovo em detalheA chinesa Lenovo anunciou nesta quinta-feira (9), em Londres, o lançamento de um tablet com projetor embutido. O Yoga Tablet 2 Pro, que tem tela de 13 polegadas, é capaz de projetar imagens de 50 polegadas a cerca de dois metros de distância.

A ideia de incluir um projetor partiu de pesquisas realizadas pela empresa, que, entre outras coisas, indicam que 56% dos tablets são usados por duas ou mais pessoas em casa. O acessório facilita a exibição de conteúdo para várias pessoas simultaneamente, disse Jeff Meredith, vice-presidente de marketing da Lenovo, em uma mesa-redonda para a imprensa.

O tablet ainda conta com sistema de som 2.1 –ou seja, inclui um subwoofer, alto-falante dedicado para sons graves.

Em uma rápida demonstração feita por Meredith, foi possível notar que a qualidade do áudio é superior à da maioria dos tablets e que o picoprojetor exige um ambiente bem escuro para gerar uma imagem razoável. À primeira vista, parece um acessório bom para mostrar vídeos curtos e fotos para amigos, mas nada muito além disso.

O Yoga Tablet 2 Pro não é o primeiro dispositivo móvel a incluir um picoprojetor, mas tentativas anteriores, como o Samsung Galaxy Beam, não tiveram sucesso comercial. Ao ser questionado sobre esse histórico, David Roman, vice-presidente sênior e chefe de marketing da Lenovo, disse confiar que um projeto "bem-executado" pode dar certo.

Desenvolvido com a ajuda do ator Ashton Kutcher, que é "engenheiro de produto" da Lenovo e participou do evento de lançamento por meio de videoconferência, o Yoga Tablet 2 Pro usa sistema Android e tem tela de 13 polegadas com resolução de 2.560x1.440 pixels, processador Intel Atom (quarta geração), câmera de 8 megapixels e 32 Gbytes de armazenamento. Tem 3,7 mm de espessura e pesa 950 gramas. A empresa promete até 15 horas de bateria.

O tablet começa a ser vendido no final deste mês nos EUA, com preços a partir de US$ 499,99. Preço e data de lançamento no Brasil ainda não foram definidos, mas o produto deve chegar ao país somente no começo do ano que vem.

OUTROS MODELOS

Outros modelos anunciados pela Lenovo foram o Yoga Tablet 2 e o Yoga Pro 3.

O Lenovo Yoga Tablet 2 Pro, que tem projetor embutidoO primeiro agora inclui também modelos com sistema operacional Windows –a versão anterior era oferecida apenas com Android. Ele será vendido em dois tamanhos –com tela de oito ou dez polegadas.

O pé de apoio do Yoga Tablet 2 (e do modelo Pro, com o projetor) tem um buraco que permite pendurar o tablet em um gancho –útil para usá-lo na cozinha, por exemplo. O aparelho tem processador Intel Atom e câmera de 8 megapixels.

Os modelos com Android começam a ser vendidos agora nos EUA, com preços a partir de US$ 249,99 (8") e US$ 299,99 (10"). As versões com Windows serão lançadas entre outubro e novembro com preços a partir de US$ 299,99 (8") e US$ 399,99 (10").

O Yoga 3 Pro é o modelo mais poderoso e caro entre os anunciados. Mais laptop do que tablet, ele vem com Windows e tem tela de 13,3 polegadas com 3.200x1.800 pixels, processador Intel Core M-70, 8 Gbytes de memória e até 512 Gbyes de armazenamento (SSD). A Lenovo promete nove horas de bateria.

Com três opções de cores –laranja, dourado e prata–, o Yoga 3 Pro começa a ser vendido no final deste mês nos EUA, com preços a partir de US$ 1.349.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/10/1529971-lenovo-lanca-tablet-com-projetor-embutido-leia-impressoes.shtml