quarta-feira, 19 de março de 2014

Folha de S.Paulo: Governo desiste, com negociação de projeto de lei, de datacenter no Brasil


MARIANA HAUBERT

Temendo sofrer uma derrota na Câmara, o governo aceitou definitivamente nesta terça-feira (18) retirar do texto do Marco Civil da Internet a obrigatoriedade dos chamados datacenters, centros de dados que armazenam as informações dos usuários, de serem instalados no Brasil. Em contrapartida, o governo reforçará a determinação de que as empresas de internet que atuarem no país respondam pela legislação brasileira.

"Vamos reforçar a redação da matéria para que não haja nenhuma brecha de que aplica-se a lei brasileira aos dados coletados e armazenados no Brasil. Estamos estudando como isso será melhor redação para que não haja nenhuma dúvida de que a soberania nacional está garantida por aquilo que se faz no Brasil. Ou seja, quem oferece serviços ao público brasileiro tem que respeitar a lei brasileira", afirmou o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), relator da matéria na Câmara.

A obrigatoriedade era questionada por partidos da oposição e algumas siglas da base aliada que argumentavam que as companhias teriam de replicar no Brasil uma estrutura de semelhante às que elas mantêm em outros países, como os Estados Unidos, o que poderia gerar altos custos para os usuários.
Editoria de Arte/Folhapress 


De acordo com Molon, a alteração no texto será feita por meio de uma emenda que será apresentada durante a discussão da matéria em plenário.

O recuo do governo em relação à questão foi firmado na noite de hoje em uma reunião com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), Ideli Salvatti (Relações Institucionais), o relator da proposta, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), e representantes do PTB, PR, PP, Pros, PC do B e PSD. O PMDB, que questiona pontos da proposta, não compareceu à reunião.

Apesar de o governo reiterar a vontade de votar o projeto na quarta-feira, ainda há divergências em torno da matéria que podem adiá-la para a próxima semana. "Não há nenhum desejo do governo para adiar a votação. Pelo contrário. O governo quer votar amanhã [quarta-feira], se sente pronto para votar amanhã e com isso também fica claro que não há nenhum desejo do governo de manter a pauta da Câmara trancada", afirmou Molon.

Os representantes do governo e os deputados da base aliada se reunirão na manhã de quarta-feira (19) com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) para discutir como será a votação. A intenção é convencê-lo a colocar a medida em votação.

A ministra Ideli insistiu que será possível iniciar a discussão da matéria na quarta-feira. Caso isso não aconteça, Ideli afirmou que a votação pode ser dificultada pois algumas medidas provisórias podem ser aprovadas em comissões e passam a trancar a pauta do plenário.

NEUTRALIDADE DA REDE

A chamada neutralidade da rede, princípio que impede empresas de telefonia de filtrar os dados que trafegam pela rede e definir que sites ou serviços terão conexão mais rápida ou mais lenta, será mantida pelo governo. Trata-se de uma medida popular para os usuários, mas contestada pelas operadoras.

A regulamentação da questão por decreto presidencial, contestada por alguns partidos por apresentar algumas exceções, também será mantida. "A neutralidade tem que ter exceções e são aquelas que estão previstas na lei. Requisitos técnicos e indispensáveis à melhor prestação do serviço. Ou seja, todos os que conhecem internet entendem que no tráfego de dados faz sentido que os dados relativos à transmissões ao vivo na internet devem ter prioridade em relação a emails, por exemplo", disse Molon.

Para o deputado, se o governo não fizer a regulamentação, o setor de telecomunicações é quem irá estabelecer as exceções.

Ao final da reunião, o líder do PSD, Moreira Mendes (RO) afirmou que, do ponto de vista do partido, a questão está liquidada. "Sempre defendi e afirmei que vamos aprovar o projeto na íntegra, ressalvado para discutir em separado a questão do datacenter porque entendemos que não é o caminho. Conseguimos construir com o governo uma saída", afirmou. Para ele, a votação deverá ocorrer na quarta-feira.

O líder do Pros, Givaldo Carimbão (AL), também garantiu que, com as modificações, o partido votará a favor da proposta.

Portal Fator Brasil: Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento escolhe Indra como sua provedora tecnológica


Com o novo contrato a multinacional dará continuidade ao desenvolvimento e manutenção de sistemas do Ministério.

A Indra foi novamente vencedora do processo licitatório executado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para prestar serviços de desenvolvimento de software e manutenção de sistemas que dão apoio ao órgão público no controle e fiscalização do agronegócio no Brasil. O valor desse investimento está na ordem de R$ 11,7 milhões por ano, visto que o contrato com a empresa tem a vigência de um ano, podendo ser prorrogado até o limite de cinco anos.

A multinacional será responsável por todo o suporte tecnológico ao cliente, por meio de 68 profissionais em média, comprometidos em desenvolver novos sistemas e manter em pleno funcionamento os mais de 60 já existentes, que compõem os programas do Ministério da Agricultura, voltados a produtores, estabelecimentos e agricultores de todo o Brasil.

Os sistemas do Ministério têm a finalidade de muni-los de informações importantes sobre o setor, bem como facilitar a fiscalização e a arrecadação. Um exemplo é o SIPE (Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos) e o SICAR (Sistema de Controle de Arrecadação), dois dos principais sistemas desenvolvidos pela Indra. Com eles é possível controlar quais estabelecimentos e produtos são registrados no Ministério e especificar a qualidade do produto, localização da loja credenciada, registrada e autorizada a comercializar (fabricar, importar, exportar e distribuir, entre outros), produtos alimentícios. O usuário também pode gerar relatórios administrativos e emitir certificado de habilitação. “O SIPE tem hoje registrado mais de 70 mil estabelecimentos e mais de 330 mil produtos comercializados no país. Esse tipo de informação é muito valiosa para viabilizar a fiscalização do órgão”, explica Marcos Dib, diretor-executivo de Administração Pública da Indra no Brasil.

Outro importante projeto é o próprio portal do Ministério (www.agricultura.gov.br) que auxilia visitantes a obter informações e dados para sua atuação no agronegócio. O desafio é mantê-lo no ar ininterruptamente. A Indra também presta atendimento interno a outras áreas do Ministério para o desenvolvimento de novos sistemas de informação com a finalidade de agilizar processos de trabalho. Toda esta estrutura organizacional é mantida por cerca de 13 mil servidores, que atendem as cinco secretarias e 27 superintendências estaduais com suas respectivas unidades.

Destacam-se também os sistemas Funcafé (Sistema de Operacionalização das Linhas de Crédico do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira), cuja função é controlar todos os empréstimos concedidos aos agricultores, bem como valores repassados aos agentes financeiros que se habilitam a operar os créditos; o Sisbravet (Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Sanitária), ferramenta destinada para todo o serviço veterinário oficial em todas as instâncias e sociedade Brasileira para a vigilância da saúde dos rebanhos, capaz de registrar e controlar investigações de incidentes, como doenças; o Sapcana (Sistema de Acompanhamento de Produção Canavieira), o qual cadastra unidades produtoras, de cooperativas e de empresas comercializadoras de açúcar e etanol e o SIGVIG (Sistema de Informações Gerenciais do Trânsito Internacional de Produtos e Insumos Agropecuários), que permite controlar o tráfego de mercadorias importadas e exportadas, bem como sua fiscalização.

“O trabalho que realizamos no Ministério é extremamente estratégico para a Indra, pois nos posiciona como um importante player no mercado brasileiro capaz de integrar de forma eficiente toda a gestão do cliente, abrangendo aspectos mercadológicos, tecnológicos, científico, ambiental e organizacional do setor produtivo, de abastecimento, armazenagem, transporte de safras, entre outros”, afirma Dib.

Indra - Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de consultoria e tecnologia do país. Conta atualmente com uma equipe de mais de 7.500 profissionais e uma ampla cobertura geográfica através de escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros. A multinacional possui uma oferta diferenciada de soluções e serviços de alto valor agregado que atendem os setores financeiro, energia e utilities, telecomunicações, administração pública e saúde, indústria, transporte e tráfego e segurança e defesa.

A Indra é uma das principais multinacionais de consultoria e tecnologia, líder na Europa e América Latina e em plena expansão em outras regiões de economias emergentes. A inovação é a base de seu negócio, altamente focado no cliente, e de sua sustentabilidade. A multinacional situa-se entre as primeiras companhias europeias de seu setor por investimentos em P&D, com mais de 550 M€ investidos nos últimos três anos. Com vendas de aproximadamente 3 bilhões de euros, conta com 42.000 profissionais e com clientes em 128 países.

IDG Now!: MEC usa tecnologia da Amazon para distribuição de livros didáticos


Intenção é distribuir mais de 200 livros didáticos, via internet, para centenas de milhares de professores do ensino médio


A Amazon anunciou nesta terça-feira, 18/3, que sua tecnologia Whispercast foi escolhida pelo Ministério da Educação (MEC) para um projeto piloto do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) usando a internet e os tablets distribuídos para professores do ensino médio. A ideia é modelar um novo canal de distribuição mais ágil para os livros didáticos adquiridos pelo FNDE junto às editoras. Mais de 200 títulos de livros didáticos, de disciplinas variadas, foram digitalizados e estão sendo disponibilizados para download no app da Amazon para a plataforma Android.

Os professores que utilizam o aplicativo gratuito de leitura Kindle conseguem ler, destacar, fazer anotações e utilizar o dicionário diretamente nos livros didáticos, mesmo quando os tablets não estão conectados à Internet. Até o momento, mais de 40 milhões de eTextbooks foram entregues.

O FNDE e a Amazon vêm trabalhando juntos desde meados de 2013, depois que o governo brasileiro adquiriu mais de 460 mil tablets para professores do ensino médio. Através da tecnologia Whispercast o FNDE pode gerenciar o seu catálogo de eTextbooks (Livros Didáticos Digitais), criar as contas dos professores e montar grupos de acordo com a disciplina e a série de modo que os professores só tenham acesso aos livros necessários ao conteúdo programático de cada um. Consegue inclusive saber quem fez ou deixou de fazer o download de determinado livro.

Um diferencial importante no Brasil em relação aos Estados Unidos, onde as escolas usam a plataforma Whispercast para acessar livros estáticos (em PDF e etc) em sua grande maioria, aqui a Amazon converteu os 200 títulos para o formato Kindle e comprimiu esses livros para facilitar o download. A compressão garante que os professores consigam um rápido download mesmo em locais onde a conexão internet não é de boa qualidade. E a conversão no formato Kindle, que eles tenham acesso a recursos como aumento de letra, marcação, etc.

Como funciona
Ao baixarem o app do Kindle e se cadastrarem com as credenciais fornecidas pelo FNDE, os professores já encontram pré-carregados em suas contas os livros que devem usar. Após o download do livro para o app, os professores podem não só ler, como destacar conteúdos relevantes, fazer anotações e utilizar o dicionário diretamente nos livros didáticos, mesmo com os tablets desconectados da Internet.

"Trabalhando com o FNDE, a Amazon reforçou o Whispercast, que tem sido usado por milhares de escolas nos Estados Unidos, para atender as necessidades dos professores e administradores no Brasil", disse Alex Szapiro, Country Manager da Amazon no Brasil. “Esperamos trabalhar com o FNDE para alcançar alunos e professores em todas as séries, com o objetivo de contribuir para a melhora da educação no país”, disse o executivo, otimista com o futuro da iniciativa.

Contexto
O plano do MEC é o de que todos os professores da rede pública tenham o próprio tablet. A distribuição começou em 2013 com os professores do ensino médio. Neles o educador tem acesso a conteúdos específicos, cujo objetivo é tornar as aulas mais atraentes. E, nos últimos meses, passou a ter acesso também aos livros didáticos. Este ano, o ministério pretende distribuir tablets também para professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas. Ainda não há previsão de quantos professores do ensino fundamental serão contemplados.

Lá fora, a tecnologia Whispercast oferece um único ponto de acesso para fácil compra e distribuição de livros e documentos em formato Kindle para programas educacionais nos e-readers Kindle, tablets Kindle Fire e aplicativos gratuitos de leitura Kindle para iPad, iPhone, celulares e tablets Android, PCs e Macs. E dá a professores e educadores acesso a milhões de livros Kindle, incluindo eTextbooks, livros populares e clássicos gratuitos, que podem facilmente comprar e distribuir para desenvolver programas educacionais por grupos de faixa etária e série. Whispercast também dá suporte para compra e distribuição de aplicativos da Amazon Appstore nos tablets Kindle Fire.

Fonte: "MEC usa tecnologia da Amazon para distribuição de livros didáticos." IDG Now!. N.p., n.d. Web. 19 Mar. 2014. <http://idgnow.com.br/internet/2014/03/18/mec-usa-tecnologia-da-amazon-para-distribucao-de-livros-didaticos/>.

INFO: Reclamações sobre planos de saúde estarão na internet


A partir de hoje (19), beneficiários de planos de saúde que fizerem uma reclamação por qualquer um dos canais de relacionamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) poderão acompanhar o andamento da demanda pelo portal da agência reguladora na internet.

A reclamação deve ser feita no Espaço do Consumidor, na seção Acompanhamento de Solicitações. Lá estarão disponíveis todos os documentos referentes à demanda, como os pareceres da agência e as respostas das operadoras.

Além, disso, a ANS passa a usar a mediação de conflitos para problemas não assistenciais, como reajustes indevidos, quebra de contratos, alteração e rede credenciada.

Desde 2010 a mediação de conflitos para queixas de natureza assistencial, como descumprimento de prazos máximos para agendamento de consultas, exames e cirurgias e negativa de autorização, foi instituída pela ANS. Em 2013, o percentual de resolução de demandas por meio da mediação chegou a 85,5%.

A mediação de conflitos começa depois que o beneficiário entra em contato com a agência informando que a operadora não solucionou um problema referente ao plano de saúde.

A operadora é notificada sobre a queixa e a partir do primeiro dia útil seguinte ao recebimento da notificação, terá cinco dias úteis para resolver o problema do beneficiário - em caso de queixa de natureza assistencial -, ou dez dias úteis - se a queixa for de natureza não assistencial.

Se o problema for resolvido dentro dos prazos e normas estipulados pela ANS, a demanda é encerrada. Caso não seja dada uma solução, a ANS inicia uma apuração que pode resultar em abertura de processo administrativo sancionador e aplicação de multa contra a operadora. O acúmulo de reclamações pode acarretar a suspensão da venda de planos de saúde.

Olhar Digital: Criminosos usam Google Drive para roubar informações


Criminosos bolaram uma forma engenhosa de obter informações de internautas através do Google Drive, o serviço de armazenamento em nuvem da gigante de buscas. O esquema todo foi descrito pela Symantec há poucos dias.

Como em muitos casos, o internauta recebe e-mail informando que há um documento que precisa ser lido, só que no Drive. Ao clicar no link, a pessoa é levada a uma página de login idêntica à do Google, mas que não pertence à empresa.

Para dar mais veracidade ao golpe, os criminosos hospedaram essa página falsa dentro de uma conta do próprio Drive e a tornaram pública - um complicador e tanto, já que o link visto pelo alvo é efetivamente do Google, o que inspira certa confiança.

E tem mais: ao digitar login e senha, a vítima é efetivamente levada a um documento de texto no Docs (que faz parte das ferramentas do Drive), então pode sair de tudo isso sem fazer ideia de que acaba de passar as informações a um terceiro, que capta os dados no momento da digitação.


Olhar Digital: Skype lança cartão pré-pago no Brasil por R$ 27


Usuários brasileiros do Skype agora podem adquirir crédito pré-pago para realizar ligações para telefones fixos e celulares e enviar SMS. O cartão está à venda por R$ 27 nas lojas de varejo nacionais, livrarias Saraiva e Cultura e na rede de locadoras 100% Video, mas só R$ 20 são utilizáveis - porque os outros R$ 7 correspondem a impostos. 

Além das ligações, com tarifas a partir de R$ 0,05 por minuto, os usuários poderão utilizar internet Wi-Fi em milhares de pontos de acesso em todo o mundo. Entre as pessoas que utilizam o serviço, as chamadas de voz são gratuitas.

Para utilizar o cartão, entre na conta e clique em "Resgatar Vale". Na sequência, digite no campo o número do seu voucher que está impresso atrás do cartão, clique em "Concordo com os Termos de serviço do Skype" e depois em “Descontar voucher”.

Também dá para comprar crédito para usar o serviço com boleto bancário, cartões de créditos internacionais e PayPal. 

Olhar Digital: Entenda os motivos que levam o brasileiro aos celulares piratas


A Anatel oficializou seu plano de caça aos celulares irregulares, que prevê o bloqueio dos dispositivos que não possuem certificação para operar no mercado brasileiro. Dentro dessa categoria, se destacam os celulares chineses de marcas desconhecidas, que muitas vezes são clones das grandes empresas, como Apple, Samsung, Nokia, Motorola e etc., que acabam tendo um sucesso considerável no mercado paralelo.

O Olhar Digital consultou o especialista em telecomunicações Almir Meira, professor da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista), para entender os motivos pelos quais as pessoas procuram estes aparelhos, que muitas vezes tem a qualidade reconhecidamente baixa.

O principal critério, obviamente, é o econômico. “Eles são mais baratos do que um de marca. Na Santa Ifigênia [popular rua de comércio de eletrônicos em São Paulo, eu pude encontrar equivalentes a um Samsung de R$ 2 mil por cerca de R$ 400 ou R$ 500”, conta ele.

No entanto, nem sempre o caso é de um aparelho ruim; às vezes a falta de uma marca de respeito é a principal diferença. “Olhando para as configurações, eles muitas vezes tem um hardware interessante e até se saem bem em termos de desempenho”, diz Meira.

Outro ponto importante abordado pelo especialista é que raramente as grandes marcas apostam em celulares com múltiplos chips, o que sobra nesses aparelhos chineses. Com a cultura da telefonia pré-paga do país, é comum os usuários optarem por estes dispositivos que às vezes oferecem opções com três ou até quatro chips, permitindo maior economia na hora de fazer ligações.

Segundo ele, os aparelhos “alternativos” mais procurados pelo público tem, em geral, telas grandes, para permitir uma navegação e usabilidade mais práticas. Eles também têm características estéticas que se aproximam dos aparelhos caros.

Problemas
Estes dispositivos chegam ao consumidor sem homologação, ou quaisquer tipos de testes. Assim, não há uma estimativa da potência irradiada pelo aparelho, ao contrário dos celulares convencionais.

Desta forma, não há nenhuma garantia de que a potência emitida não estará acima do limite recomendado, o que pode causar dor de cabeça e desconforto. Além disso, as ligações podem sofrer com mais ruídos e quedas, já que o hardware genérico não tem garantia de funcionamento adequado.


INFO: 4G estará restrito a visitantes de alguns países durante a Copa


Alguns visitantes estrangeiros que vierem ao Brasil para assistir aos jogos da Copa do Mundo poderão ficar sem o serviço de internet móvel com tecnologia 4G. Isso porque a frequência na qual o 4G está disponível no Brasil não é a mesma usada em muitos países, como os Estados Unidos e o Japão. Nesse caso, os estrangeiros terão que se contentar com a internet 3G.

O 4G está disponível no Brasil desde abril do ano passado, mas apenas na frequência de 2,5 giga-hertz, que foi licitada em junho de 2012. Essa é a mesma frequência usada em países como a Alemanha, Colômbia, o Chile, a Costa Rica e o Canadá. A faixa de 700 mega-hertz, usada em vários países da América do Sul e da Ásia, deverá ser licitada pelo governo ainda este ano, mas antes é preciso migrar os canais de televisão que atualmente usam esse espectro.

O diretor executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Eduardo Levy, diz que, nesses casos, o turista estrangeiro irá usar a rede 3G do Brasil, desde que faça um contrato deroaming (capacidade do usuário de uma rede para obter conectividade em áreas fora da localidade geográfica onde está registrado) com a operadora do seu país. "Os visitantes dos Estados Unidos que vêm ao Brasil não podem usar o 4G porque não há compatibilidade de serviços dos dois países. Quem vier, vai usar como se não existisse o 4G no Brasil, vai usar o 3G. Assim como os brasileiros que vão aos Estados Unidos não vão ter acesso à quarta geração lá", acrescenta. 

Para o especialista Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco, a demanda pelo 4G na Copa não será tão grande, já que ainda há poucos usuários no Brasil e o número de turistas de países onde a tecnologia já está desenvolvida, como os Estados Unidos, a Coreia e o Japão, será pequeno. "Não acreditamos que venha muita gente dos Estados Unidos para a Copa, mas os americanos que já usam o 4G lá vão chegar aqui e a frequência será diferente, então eles vão ter que usar o 3G. Essas pessoas vão sentir uma diferença, mas acredito que seja um número pequeno de visitantes", diz.

Levy explica que as operadoras de telefonia do Brasil já estão acostumadas a montar estruturas para eventos com grandes concentrações de pessoas, como a Fórmula 1, em São Paulo, e o reveillon, em Copacabana. Para não haver congestionamento de tráfego, principalmente nos estádios, as empresas vão montar estruturas indoor, com antenas dentro dos estádios, além de equipamentos móveis no entorno das arenas e rede wifi com acesso liberado.

"A cobertura do Brasil vai dar ao turista a qualidade que o brasileiro percebe, porque o número de turistas que devem vir é muito pequena proporcionalmente aos 270 milhões de celulares que temos. Não é isso que vai fazer uma diferença no tráfego brasileiro", diz Levy.

Segundo Eduardo Tude, o funcionamento do 3G durante a Copa será parecida com a que os brasileiros encontram atualmente. "Haverá zonas de sombra, onde não se consegue pegar o sinal do 3G, aí vai para 2G e a velocidade fica mais lenta. Mas, de um modo geral, a rede estará operando", explica o especialista. Para ele, a rede 4G disponível está com bom desempenho, porque ainda tem poucos clientes, apesar de a cobertura ainda não ser tão boa.

No Brasil, existe atualmente cerca de 1,6 milhão de acessos em 4G, que já estão disponíveis em 98 cidades, entre elas todas as sedes da Copa. Até abril, deverão chegar a todas as capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes, conforme previsto no calendário de implantação determinado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Desses, 41 já têm cobertura de 4G. Apenas quatro não têm cobertura: Duque de Caxias (RJ), Feira de Santana (BA), Londrina (PR) e Porto Velho (RO).

O representante das operadoras de telefonia garante que o país não vai passar vergonha durante o Mundial, especialmente em relação à disponibilidade do 4G. "Não é vergonha nenhuma, porque hoje poucos países do mundo têm o 4G. Na sua opinião, ninguém que vai viajar hoje em dia sente vergonha de um lugar ou outro não estar com o 4G ativado".

INFO: YouTube terá versão para crianças, diz site



O canal da Galinha Pintadinha atingiu no mês 
passado a marca de 1 bilhão de visualizações 
no YouTube

O YouTube vai ganhar uma verão para crianças, de acordo com "diversas fontes" do The Information.O novo site seria voltado apenas para internautas com até 10 anos de idade. O projeto ainda está em fase inicial e não há previsão de lançamento.

Nesta edição diferenciada, a interface exibiria apenas anúncios e comentários adequados para as crianças. Haveria até mesmo uma versão do serviço para smart TVs.

Os pais teriam acesso a um aplicativo especial para conferir quais conteúdos estão sendo vistos.

Vale lembrar que o canal da Galinha Pintadinha foi o primeiro entre os brasileiros a ultrapassar a marca de 1 bilhão de visualizações.

O YouTube também possui outros projetos voltados para o público jovem, como o YouTube Edu, que disponibiliza aulas com conteúdos do ensino médio feitos por professores que utilizam a plataforma para distribuir seus ensinamentos.

O Google disse a INFO no mês passado que busca aumentar a quantidade de conteúdos educacionais voltados para o nível fundamental disponíveis no YouTube Edu. O Brasil foi o primeiro país a contar com uma versão do projeto fora dos Estados Unidos.

Folha de S.Paulo: Google anuncia Android Wear, sistema operacional para relógios inteligentes





O Google anunciou nesta terça (18) o Android Wear, sistema operacional para relógios inteligentes. A notícia confirma informações divulgadas na semana passada, de que a empresa iria entrar com força no mercado dos "wearables", dispositivos "vestíveis".

De acordo com vídeo divulgado na página oficial do Google Mobile no YouTube, a interface dos relógios que utilizarem o sistema será semelhante à do Google Now, assistente pessoal presente em smartphones com versões mais recentes do Android –como o Moto X, desenvolvido pelo Google quando a Motorola ainda não havia sido vendida para a Lenovo.

Os rumores sobre a entrada do Google no segmento ficaram mais fortes durante a feira SXSW (South by Southwest), realizada em Austin (EUA) na semana passada, por causa da fala do executivo responsável pelo sistema Android e outras plataformas dentro do Google, Sundar Pichai. "Queremos criar um conjunto de protocolos pelos quais eles [desenvolvedores] possam trabalhar juntos", disse. "Quando dizemos 'vestíveis', estamos pensando muito mais amplamente."

Por enquanto, não há confirmação de que a empresa irá lançar um relógio fabricado em parceria com a LG, que já produz a linha Nexus.

Alguns relógios inteligentes já utilizaram o sistema Android para smartphones como base. A Samsung trocou o software pelo do Tizen, cujo desenvolvimento é em parte responsabilidade da empresa sul-coreana, junto com Intel, Panasonic, Huawei, entre outras. O Smartwatch 2, da Sony, também roda Android, na sua versão 4.0 (Ice Cream Sandwich).

E-GOV: Ciasc amplia velocidade da rede entre cidades catarinenses


Com objetivo de melhorar a capacidade de transporte de dados entre os municípios de Santa Catarina, o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc) expandiu os enlaces principais da sua rede, ou seja, o backbone. “Com esta ampliação ganhamos muito mais velocidade nas conexões, melhorando assim a experiência do usuário de qualquer tipo de aplicação, seja simplesmente dados ou multimídia, como vídeo, voz e até mesmo telepresença”, explica o presidente da empresa, João Rufino de Sales.

Há alguns meses, a infraestrutura que liga as cidades Florianópolis, Blumenau e Joinville foi expandida em um circuito de 10 Gbps para cada localidade. As cidades beneficiadas são Balneário Camboriú, Itajaí e Jaraguá do Sul, neste momento. A solução contemplou a ampliação dos equipamentos multiplexadores, chamados de Dense Wavelength Division Multiplexing (DWDM), de propriedade do Ciasc. De acordo com Rufino, toda a solução é gerenciada pela empresa e vai propiciar novos serviços e atendimento de clientes com mais rapidez, eficiência e segurança.

“Com esta ampliação os links interurbanos, que são contratados de terceiros, podem passar a ser providos pelo Ciasc a um custo muito baixo, tornando a empresa competitiva com outros players do mercado”, conta o gerente de rede da empresa, Flávio Ramos. Segundo ele, os DWDMs permitem ampliar o alcance do sinal em uma fibra óptica, bem como entrar com diferentes frequências de ondas em um único par de fibras. “Nossa solução permite até vinte conexões simultâneas, aproximando o litoral ao planalto serrano, que será o próximo passo na expansão da rede”, explica Rufino.

O trabalho conta com a parceria da empresa Eletronet e das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). As fibras interurbanas foram obtidas em acordos de troca de meios, no qual cada parceiro continua responsável pela sua planta física, mas cede o direito de configurar o transporte para outra parte.

“São os caminhos do desenvolvimento e da inovação digital que Santa Catarina necessita para continuar sua trajetória de sucesso rumo ao futuro que todos catarinenses desejam. Implementar caminhos digitais, com largura adequada segurança e eficiência, é colocar as pessoas em primeiro lugar”, reforça Rufino.

Veja o vídeo 



Folha de S.Paulo: Chromecast, do Google, chega a mais 11 países; Brasil está fora


Justin Sullivan/AFP
Mario Queiroz, vice-presidente de 
gerenciamento de produtos do Google,
 apresenta o Chromecast

O Google anunciou nesta terça-feira (18) a expansão das vendas de seu aparelho de streaming Chromecast para mais 11 países além dos Estados Unidos. O Brasil não está na lista.

Os países que recebem o Chromecast são Alemanha, Canadá, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Noruega, Reino Unido e Suécia. Segundo o Google, o aparelho já está disponível nesses países.

O Chromecast é um tipo de "pendrive" que conecta TVs comuns à internet e permite controlá-las pelo smartphones com Android, iOS ou Windows Phone. Ele foi lançado em julho do ano passado e é vendido nos EUA por US$ 35 (cerca de R$ 80).

Em fevereiro, o Google liberou o Chromecast para desenvolvedores em uma tentativa de aumentar a quantidade de aplicativos disponíveis para o aparelho.

Aidna não há previsão de lançamento ou de preço do dispositivo no Brasil.

Folha de S.Paulo: Fim do Windows XP faz bancos correrem para atualizar caixas


ANDERSON FIGO

A três semanas do fim das atualizações no Windows XP, sistema operacional de computador, os maiores bancos privados do Brasil se mobilizam para atualizar seus caixas eletrônicos, que utilizam esse programa.

Editoria de Arte/Folhapress
A Microsoft encerrará mundialmente o suporte no próximo dia 8. Sem o serviço, os equipamentos ficam vulneráveis a ataques de hackers e vírus, expondo os consumidores a risco de fraudes, de acordo com consultores ouvidos pela Folha.

"Mesmo que os consumidores sejam ressarcidos caso sejam vítimas de fraude, terão uma bela dor de cabeça", diz Ricardo Alem, gerente sênior da empresa de software Citrix.

O Windows XP é o sistema mais usado nos caixas do mundo, de acordo com a empresa de tecnologia bancária alemã Wincor Nixdorf, segunda maior fornecedora global.

No Brasil, que possui cerca de 190 mil equipamentos, apenas o Banco do Brasil e a Caixa (ambos públicos), entre os cinco maiores bancos, não usam o Windows –mas o Linux, que é um sistema aberto, gratuito.

Para Marcos Birocchi, especialista em softwares da Wincor Nixdorf, os bancos têm de correr contra o tempo.

"Cada caixa precisa ser atualizado individualmente por uma equipe técnica. Não é possível fazer o trabalho remotamente", afirma.

O custo da operação é outro problema. Segundo a Folha apurou, os bancos podem ter de desembolsar cerca de R$ 200 pela atualização de cada caixa eletrônico, sem considerar o valor da licença do Windows 7, por exemplo.

Esta versão do programa da Microsoft é a alternativa que mais se adapta aos equipamentos, segundo consultores e bancos, e a que tem sido procurada por algumas instituições brasileiras, como o Bradesco.

Para um banco como o Bradesco, com cerca de 34 mil caixas, a despesa seria de, no mínimo, R$ 6,8 milhões.

De acordo com técnicos em manutenção de caixas eletrônicos, há ainda um valor adicional para fazer a chamada "sangria dos equipamentos", ou seja, retirar o dinheiro da máquina para a alteração do sistema. É que o processo de mudança exige a abertura do cofre, que precisa estar vazio.

No caso de um caixa eletrônico fora da agência, afirmam os técnicos, a retirada do dinheiro precisa ser feita por carro-forte, um meio caro de transporte de valores.

O Santander informou que a atualização dos caixas já está em andamento e que solicitou à Microsoft a prorrogação do suporte ao Windows XP até que o trabalho se conclua.

O Bradesco disse que está em processo de implantação do Windows 7, mas não informou quando a operação será concluída. E o Itaú Unibanco afirmou que está trabalhando na migração de sistemas e que a segurança dos clientes não será comprometida.

G1 - Facebook trabalha em identificação facial com 'performance humana'


Sistema consegue reconhecer 97,25% dos rostos apresentados.
Rede social usou 4,4 milhões de imagens de 4 mil usuários para testes.

Sistema de reconhecimento facial do Facebook
usa técnicas que o fazem identificar 97,25% dos
rostos humanos (Foto: Divulgação/Facebook)

O Facebook anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia de identificação facial que tem o objetivo de ter uma performance similar a dos seres humanos. O projeto, chamado de DeepFace, é um sistema que reconhece 97,25% dos rostos - quase o mesmo que humanos obtiveram no mesmo teste que o sistema passou, que foi de 97,5%.

A tecnologia mapeia os rostos em três dimensões e depois cria um modelo plano. Filtros de cores são aplicados para mostrar elementos faciais específicos. O Facebook trabalhou com 4,4 milhões de imagens de rostos de mais de 4 mil usuários da rede social para conseguir treinar o sistema.

O projeto não ficará somente no Facebook. A rede social deve lançá-lo um pouco antes do mês de junho, para conseguir uma avaliação da comunidade de pesquisas, a fim de participar do evento "IEEE Conference on Computer Vision and Pattern Recognition".

O reconhecimento facial em fotos foi lançado pela rede social no final de 2010 inicialmente nos Estados Unidos, chegando ao resto do mundo em 2011. São mais de 350 milhões de fotos publicadas no site diariamente e a grande maioria delas identifica seus usuários. As pessoas também podem se marcar ou identificar amigos nas imagens.