segunda-feira, 11 de junho de 2012

Convergência Digital - Governo - Governo faz chamada pública para e-Ping



Na última terça-feira, 05/06, em Brasília, foi assinada a chamada pública de submissão de projetos de interoperabilidade na abertura do Seminário e-Ping 2012 "Interoperabilidade para um governo melhor". Promovida pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), o objetivo desta chamada é obter contribuições que promovam ainda mais a integração e a interoperabilidade dentro das ações governamentais.


Anualmente, estudantes, trabalhadores em TI, empresas e centros de pesquisa são convidados a participar desse processo, quando ocorrem consultas e audiências públicas. As inscrições para a chamada podem ser feitas por meio do portal Governo Eletrônico.

"Interoperar significa reúso, gestão de conhecimento, economia, transparência. O papel da e-Ping é essencial, dinâmico e colaborativo", ressaltou Delfino de Souza, secretário da SLTI. "Hoje, cada vez mais o espírito do colaborativismo, a transparência e a integração marcam presença nos eixos governamentais: temos a Lei de Acesso à Informação; o Portal de Dados Abertos, dentre outras iniciativas. O estabelecimento de padrões nos leva a refletir sobre a importância do compartilhamento de dados e informações governamentais", disse Delfino.

O secretário também enfatizou a importância da e-Ping como marco brasileiro de interoperabilidade e dos esforços que acontecem no governo, desde 2003, para consolidar esta arquitetura. Segundo ele, os avanços alcançados ao longo dos últimos nove anos reforçam a conscientização de todos os órgãos da administração direta, autárquica, fundacional e parceiros institucionais, entre eles o Serpro, sobre a necessidade do contínuo aperfeiçoamento da e-Ping, em consonância com as iniciativas de padronização de governo eletrônico. 

O diretor de infraestrutura tecnológica da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), Napoleão Lemos, ressaltou que a e-Ping é fundamental para a integração de informações, de forma que a gestão pública se torne cada vez mais eficiente. André Machado, do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, contextualizou a participação do Instituto na infraestrutura de chaves-públicas e falou sobre a situação atual da certificação digital no Brasil. "Hoje, temos 2 milhões e meio de certificados emitidos. O grande desafio é a massificação de certificação digital para a pessoa física", disse André.

e-Ping

A arquitetura e-Ping (Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico) define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no Governo Federal, estabelecendo as condições de interação com os demais poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral. 

O projeto é coordenado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento (SLTI/MP), pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, da Presidência da República (ITI/PR) e pelo Serpro.

As áreas cobertas pela e-Ping estão segmentadas em: interconexão; segurança; meios de acesso; organização e intercâmbio de informações e áreas de integração para governo eletrônico. Políticas e especificações claramente definidas para interoperabilidade e gerenciamento de informações são fundamentais para propiciar a conexão do governo, tanto no âmbito interno como no contato com a sociedade e, em maior abrangência, com governos dos países e empresas atuantes no mercado mundial.


Secom: Empresas estrangeiras de base tecnológica querem se instalar em Camaçari













Duas multinacionais do setor de tecnologia estudam a possibilidade de se instalar na Bahia, no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Ceped), em Camaçari. Na terça-feira (5), representantes da empresa sueca Elekta e da alemã Comsat visitaram a área disponível para a instalação, acompanhados pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, e o diretor do Centro, Miguel Angel Lobo.

De acordo com o secretário, a intenção da Secti é utilizar os espaços ociosos do Ceped para atrair empresas intensivas em tecnologia, com a finalidade de produzir equipamentos e softwares. “Será um prolongamento do Parque Tecnológico da Bahia, só que, em vez de produzir pesquisa, as empresas vão gerar inovação com produtos para a sociedade, além de criar empregos e movimentar a nossa economia”.

O Ceped tem vários galpões e espaços para laboratório disponíveis, além de uma grande área para construção. A iniciativa da Secti conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e prefeitura de Camaçari, que vai apoiar os novos empreendimentos com infraestrutura e incentivos fiscais. A secretaria entra coordenando o processo de revitalização e gestão do empreendimento.

Equipamento de ponta

Segundo o diretor-geral da clínica Delfin e representante da Elekta, Delfin Gonzalez Miranda, a área tem potencial para despertar o interesse dos suecos, que buscam implantar uma quinta fábrica na América Latina. Atualmente a empresa atua na Suécia, Inglaterra, China e Estados Unidos, fabricando equipamentos de ponta para radioterapia.

O representante da Comsat, Asdrúbal Brandão, destacou que a área tem potencial, mas precisa ser revitalizada. A empresa alemã trabalha com equipamentos de telecomunicações e possui um escritório de desenvolvimento de tecnologia em Salvador, mas busca ampliar sua atuação no estado. “Pretendemos participar da segunda etapa do Parque Tecnológico”, destaca Asdrúbal.

INFO: Caixa exige certificação digital de empresas para recolhimento de FGTS



Certificação digital de empresas será obrigatória para o recolhimento do FGTS

Brasília – A partir do próximo dia 30, todas as empresas com mais de dez funcionários terão de usar certificação digital do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) para realizar operações com a Caixa Econômica Federal, via internet, relacionadas com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e com o repasse de informações à Previdência Social.

A Caixa informa que a alteração decorre da necessidade de adaptação do programa de Conectividade Social (CS) às determinações da Medida Provisória 2.200/2001, que rege a validade jurídica de documentos eletrônicos. Destaca também que o uso da Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil) da ITI facilita a conectividade e a torna mais segura.

De acordo com dados da Caixa, mais de 3 milhões de empresas usam o Conectividade Social todos os meses para informações relacionadas ao FGTS e à Previdência Social. Em torno de 1,6 milhão dessas empresas já está registrado pelo padrão ICP-Brasil.

Atualmente, 35,5 milhões de trabalhadores recebem depósitos mensais em contas vinculadas ao FGTS, que conta com ativo de mais de R$ 300 bilhões. Essa movimentação possibilita saques de aproximadamente 2,5 milhões de empregados por mês, o que exige modernização do sistema e toda a segurança possível, nos termos da Circular nº 566 da CEF.

Torna-se necessário, portanto, que as empresas migrem para a nova versão do ICP-Brasil, uma vez que a certificação digital será obrigatória para o recolhimento do FGTS e para o envio de informações sobre FGTS e Previdência Social. O novo mecanismo de segurança permite também consultar saldos do FGTS, informar desligamento de trabalhadores, retificar informações, emitir procuração eletrônica e acessar o sistema da Caixa PIS/Empresa, entre outras funções.

Segundo Júlio Cosentino, vice-presidente da Certisign, empresa especializada no desenvolvimento de soluções de certificação digital, o processo para aquisição do ICP-Brasil é simples e online. Necessita de presença pessoal apenas para a validação da chave de segurança. Com essa mudança, diz ele, “a empresa ganha na redução de tempo e de gastos operacionais, além de garantir segurança jurídica dos dados que transitarem virtualmente no sistema operacional da Caixa”.

G1: Programa vai aumentar oferta de internet gratuita no Amazonas

 Programa vai aumentar oferta de internet gratuita no Amazonas 

 
Serão 370 novos pontos públicos com acesso gratuito à internet.
Em Manaus, projeto já disponibiliza internet gratuita em praças e escolas.


O Programa Amazonas Digital vai aumentar a oferta de pontos de acesso à internet gratuita em todo Estado. Segundo o Governo estadual, os locais públicos com acesso à rede mundiais de computadores vão passar de 130 para 500 até o ano que vem.

Em Manaus, a internet gratuita já está disponível em 30 pontos de acesso, entre escolas, Centros de Convivência, praças públicas e os serviços de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs). Já no interior do Amazonas, 15 municípios já recebem o projeto.

Para expandir a banda larga para outros municípios, o Governo do Estado trabalha em um projeto que pretende utilizar a rede de fibra ótica do Gasoduto Coari-Manaus nos municípios sob influência do empreendimento.

O mesmo deve acontecer com as cidades do Baixo Amazonas, por onde passará o Linhão de Tucuruí. Municípios da região do Madeira, por onde passa a rede de fibra ótica da Embratel e outros sob influência da rede de fibra ótica que vem da Venezuela, implantada recentemente pela operadora Oi, também serão beneficiados com o projeto.

O acesso à web deve ser feito por meio de aparelhos móveis pessoais como laptop, notebook, celular, tablet, entre outros. O usuário deve se conectar à rede, através de aparelho com capacidade para internet Wi-Fi, fazer seu cadastramento prévio (fornecendo no login número de CPF e nome completo).

Segundo o diretor presidente da Prodam, Tiago Paiva, é possível a conexão em um raio de 150 metros no entorno de cada ponto instalado.

Olhar Digital: ONU quer criar tarifas de acesso para sites populares



Com o novo imposto, sites como Google e Facebook 
pagariam taxas para continuar funcionando em países
 fora dos Estados Unidos 

Um encontro da Organização das Nações Unidas (ONU) que será realizado em dezembro, em Dubai, vai discutir a possibilidade da instituição ter mais controle sobre a internet. Entre os planejamentos da organização está a criação de uma taxa de internet que poderá dificultar o acesso a sites com alto tráfego como o Google e Facebook, especialmente pelos países em desenvolvimento como o Brasil. Com o novo imposto, sites populares pagariam taxas para continuar funcionando em países estrangeiros, fora dos Estados Unidos.

De acordo com o Cnet, o projeto faz parte de um documento vazado da União Internacional de Telecomunicações (ITU), organização responsável por padronizar e regular as ondas de telecomunicações do mundo. O documento ainda inclui negociações secretas que podem alterar os padrões da internet e permitir que governos monitorem as atividades online da população, além de restringir o acesso a determinados sites.

Esta não é a primeira vez que um projeto como este é proposto. Em 1999, um relatório da ONU sugeriu a criação de uma taxa para envio de emails em países em desenvolvimento. Em 2010, uma ideia semelhante também foi proposta, mas recusada dias depois. 

INFO: Foursquare reforma aplicativo com foco no social



Nova interface do Foursquare estimula a interação entre os usuários

São Paulo – O Foursquare, rede social baseada em geolocalização, apresentou a nova versão de seu aplicativo, inicialmente disponível para usuários de iOS, Android e BlackBerry. 

O app simplificou sua navegação. Se antes havia cinco ícones na base da interface do app, agora são somente três: amigos, explorar e perfil. 

A principal novidade é uma nova aba perfil, mais focado no social. Agora, uma única página exibe seu número de amigos, estatísticas, fotos, dicas, medalhas, listas, além de suas atividades recentes. 

A timeline (ou aba amigos) também foi reestilizada, se tornando mais social e estimulando a interação entre os usuários. 

Dentro dessa timeline, os usuários poderão curtir (aqui chamado de gostar) os check-ins de seus contatos. Ela também informa novos registros de amizades e quais páginas seus amigos começaram a seguir. 

A área explorar, utilizada para fazer check-ins, também ganhou novos recursos. Agora, um mapa localizado no alto exibe a distribuição dos estabelecimentos mais próximos, seguido abaixo de fotos e da lista de seus amigos que já visitaram o lugar. 

A reforma vem em um momento no qual os usuários do serviço já sentiam um efeito de “ressaca”, provocado pela falta de novidade. Com a mudança, a empresa espera atrair e manter fiéis seus usuários. 

Lançado em 2009, o Foursquare possui cerca de 20 milhões de usuários, metade deles localizados fora dos Estados Unidos. 

G1: União Europeia dá prazo para Google responder sobre processo antitruste



Segundo chefe antitruste da UE, prazo vai até o começo de julho.
Google deve explicar se abusou de posição dominante no mercado.

O chefe antitruste da União Europeia deu até o começo de julho para o Google informar como mudará suas práticas de negócios para encerrar a investigação sobre suposto abuso de posição dominante.

“Quero dar à companhia a oportunidade de oferecer propostas que evitariam procedimentos longos”, disse o comissário de concorrência da UE, Joaquín Almunia, em discurso nesta sexta-feira (8). “No começo de julho, espero receber do Google sinais concretos de sua disposição de explorar esta rota", afirmou.

Almunia enviou uma carta ao Google em 21 de maio descrevendo suas preocupações sobre as práticas da empresa. A carta relatou que uma investigação de 18 meses mostrou que o Google pode ter favorecido seus próprios serviços de busca em detrimento de rivais, entre outras preocupações. Também em maio, o Google disse discordar que suas práticas constituíam violações.

Almunia alertou no discurso que as propostas do Google se provaram insatisfatórias e que a Comissão Europeia adotaria procedimentos formais por meio de uma "declaração de objeções", documento que apresenta reclamações. “Acredito fortemente que os usuários e concorrentes se beneficiariam muito de uma rápida resolução do caso", disse ele.

G1: Criadores do 'Flame' enviam comando de 'suicídio' ao vírus



Praga está se desinstalando de computadores infectados.
Todos os vestígios são eliminados, segundo a Symantec.

A fabricante de antivírus Symantec informou que um novo módulo do vírus "Flame", usado principalmente para roubar dados no Irã, está sendo distribuído para que o programa se desinstale automaticamente dos computadores ainda infectados. O novo módulo não só apaga os arquivos do vírus, mas substitui os dados para não deixar nenhum rastro no sistema.

De acordo com os especialistas que analisaram o Flame, a praga já possui um módulo de desinstalação chamado "Suicide" (suicídio, em inglês). No entanto, o "Suicide" não foi usado. Os criadores de vírus preferiram criar um novo módulo, que teria capacidades adicionais, para realizar a tarefa. O arquivo, de acordo com a Symantec, tem a data de 9 de maio.

O módulo, que é baixado com o nome de "browse32.ocx", está sendo distribuído pelos servidores de comando e controle (C&C) ainda operados pelos responsáveis pelo Flame.

Muitos dos endereços de C&C – que são mais de 80, segundo a fabricante de antivírus Kaspersky Lab –, foram desativados ou estão sob o controle de especialistas em segurança. Os servidores restantes estariam enviando o comando de suicídio ao Flame pelo menos desde o final da semana passada.

Antes de detectar o Flame no Oriente Médio, especialistas buscavam uma cópia de um vírus ainda misterioso, conhecido como "Wiper". O "Wiper" era capaz de apagar todos os dados no disco rígido, inclusive o sistema operacional. Não há nenhuma prova de que o Flame e o Wiper estejam relacionados, e o novo módulo de "suicídio" da praga não apaga nenhuma informação do disco, apenas o próprio vírus.

O Flame é considerado um dos vírus mais sofisticados de todos os tempos e tem como finalidade o roubo de informações. A praga foi encontrada principalmente no Irã e em Israel. O código agiu sem ser percebida pelo menos desde 2010, com algumas estimativas indicando que a praga já operava em 2007 ou 2008.

Olhar Digital: Estudante de 17 anos cria algoritmo de busca mais preciso que o Google


Estudante de 17 anos cria algoritmo de busca mais preciso que o Google:



Jovem afirmou que vai continuar trabalhando no projeto para 
torná-lo mais rápido e prático 

Nicholas Schiefer, um estudante de 17 anos, foi o vencedor da feira de ciências Intel Foundation Young Scientist, para jovens cientistas. O adolescente ganhou na categoria de ciências da computação após criar um algoritmo de buscas que, no futuro, pode ser mais preciso que o Google ou agregar ao buscador um sistema de pesquisas mais aprimorado.

Em entrevista para o Wall Street Journal, Nicholas explica que os mecanismos atuais de sites e páginas da internet, como o do Facebook ou Twitter, por exemplo, exibem resultados limitados e palavras-chaves que, muitas vezes, não estão associadas ao que os usuários realmente desejam encontrar.

O jovem, que sempre foi interessado por computadores, explica que seu trabalho foi encontrar estatísticas relacionadas entre os termos pesquisados para então gerar um resultado mais completo, além de seu método simplificar a vida do internauta na hora de buscar por alguma coisa.

Nicholas ainda disse que seu próximo passo é continuar trabalhando no projeto para torná-lo mais rápido e prático.


Olhar Digital: Preview do Chrome para Windows 8 será lançada nos próximos dias




Navegador do Google será adaptado para aproveitar novos recursos do Metro, mas não rodará em dispositivos com processador ARM 

A primeira versão de testes do Chrome para a interface Metro do Windows 8 vai ser lançado nos próximos dias, junto com a próxima atualização do canal de desenvolvedores do navegador do Google.

Quem já está usando o Release Preview doWindows 8 poderá colocar oChrome como navegador padrão do sistema e, assim, aproveitar a integração do browser com a nova plataforma da Microsoft, substituindo o Internet Explorer.

A adaptação para o Metro vai permitir o uso de touchscreen para navegar na internet. As primeiras versões do navegador vão ser integradas com algumas funções básicas do Windows 8, como a barra lateral, por exemplo.

A imagem abaixo, divulgada no blog oficial do projeto Chromium, mostra a versão atual do browser - ainda há muito o que ser feito antes do lançamento final.


A má notícia é para quem pretende usar o Windows RT, a versão do sistema operacional para processadores ARM. A Microsoft criou uma restrição para aplicativos de terceiros nessa versão do Windows 8, o que impede a criação de um navegador com os mesmos recursos que o IE terá na plataforma. 



Olhar Digital: Oi conclui testes com tecnologia 4G



Operadora testou a quarta geração da internet 
móvel em cinco municípios do Estado do Rio de Janeiro 

A Oi informou nesta sexta-feira (08/06) que concluiu os testes feitos com a tecnologia 4G em cinco municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Com equipamentos de diferentes fabricantes (Huawei, Alcatel, Nokia Siemens, ZTE e Ericsson), a operadora realizou testes de "conformidade, funcionalidades especiais e de performance outdoor".

"Avaliamos as características e a performance técnica dos equipamentos dos cinco fornecedores de tecnologia LTE e agora conseguimos ter uma noção mais precisa das funcionalidades da tecnologia e da arquitetura mais conveniente para obter as maiores velocidades de banda larga", disse Luis Alveirinho, diretor de Desenvolvimento e Engenharia da Oi, em um comunicado.

A conclusão dos testes aconteceu próximo do leilão de faixas da frequência destinadas ao 4G, para o qual a Oi entregou documentação na última terça-feira (05/06) e que deve ocorrer no dia 12 de junho. 

Olhar Digital: Veja como trabalham (e se divertem) os hackers brasileiros



Eles se reúnem num clube, que mais parece cenário 
de filme, no centro antigo de São Paulo. Aqui, a ideia é 
criar colaborativamente 

Em meio a uma vilinha de estilo italiano construída nos anos 1920, circundada por uma área verde que destoa e muito do vizinho Minhocão, um grupo se reúne no porão quase todas as noites para ligar fios, soldar placas e discutir linhas de código. Ao descer a escada que dá acesso à reunião, com paredes que estampam os rostos grafitados de personalidades improváveis como Lawrence Lessig – advogado que criou a licença Creative Commons – ou do matemático Alan Turing, já dá para perceber que ali embaixo se encontra uma espécie de universo paralelo. Por lá, assuntos intangíveis para a maioria da população como robótica avançada ou impressão 3D são como um simples papo de boteco.

Trata-se do Garoa, o hackerspace paulista, em funcionamento desde o final de 2010 no apertado porém aconchegante porão da Casa de Cultura Digital, entidade descentralizada que reúne diversos projetos ligados à tecnologia e que ocupa o casarão que um dia já serviu de cenário para o Castelo Rá-Tim-Bum. Criado por um grupo de desenvolvedores que queria trabalhar colaborativamente, o clube é um espaço aberto de aprendizagem sobre programação, robótica, hardware, software, música, artes plásticas, gambiarras mil e – como diz a página oficial do clube – "o que mais a criatividade permitir".

O porão do Garoa (Foto: Igor Prado / Creative Commons)

Quem explica o conceito do hackerspace é o seu atual 'chanceler supremo'Daniel Marques, um desenvolvedor que mexe com software profissionalmente e que resolveu explorar a montagem de hardware por hobby. "O hackerspace é um espaço de aprendizado para o hobbysta e para o interessado em tecnologia em geral. As histórias do hacker e da própria invenção do computador

estão muito ligadas a do hobbysta, aquele cara que começa a fuçar em um equipamento na garagem e de repente inventa alguma coisa. Na verdade, acho que os primeiros hackers eram aquelas crianças que tentavam montar os próprios trenzinhos”, brinca. "Muitos de nós já conhecíamos o conceito de hackerspace e outros já tinham até visitado alguns desses espaços fora do Brasil, como o Noisebridge (São Francisco, EUA), e com isso foi surgindo a ideia de fazermos um hackerspace brasileiro. Conseguimos esse espaço do porão e começamos a tocar pra frente". 

INFO: LinkedIn divulga comunicado sobre roubo de senhas




São Paulo - Após o roubo de 6,4 milhões de senhas de usuários do LinkedIn, a rede social divulgou um comunicado em que apontou quais medidas tomou para proteger os seus membros.

Na publicação feito no blog do LinkedIn, Vicente Silveira, diretor da rede social, garante que boa parte das senhas roubadas não foi publicada. Além disso, Silveira afirmou que os logins dos usuários permanecem protegidos.

O diretor explicou que após o vazamento das senhas, elas foram divulgadas codificadas. "No entanto, infelizmente, uma parte dessas senhas foi decodificada", justificou. Apesar disso, o LinkedIn garantiu que a empresa não tem conhecimento sobre outras informações dos usuários da rede terem sido divulgadas, além das senhas.

Segundo Silveira, todas as contas de membros cujas senhas podem ter sido violadas foram desativadas. Feito isso, a empresa entrou em contato com os usuários para que eles pudessem redefinir suas senhas. Para isso, o LinkedIn conta com uma equipe especializada em segurança.

Diante dessa situação, Silveira afirmou que a empresa tem trabalhado com o FBI a fim de descobrir os autores do crime. De qualquer forma, a empresa solicitou para que mesmo os usuários que não foram notificados para a mudança de senha, que a alterem com frequência por questões de segurança.

Olhar Digital: Sistema recarrega bateria de smartphones usando Wi-Fi de notebooks




Basta que o usuário posicione o telefone ao
 lado do computador para realizar a recarga 
imediata do gadget 

A Intel apresentou nesta semana uma nova tecnologia que vai permitir recarregar a bateria de smartphones utilizando apenas a energia armazenada em laptops, notebooks e Ultrabooks. A demonstração foi feita durante a Computex 2012, em Taiwan (República da China), usando um laptop Acer Aspire.

O computador possui um plug-in transmissor que efetua a carga indutiva ao aparelho, que também tem um plug-in para fazer o reconhecimento da tecnologia. Basta que o usuário posicione o telefone ao lado do módulo para realizar a recarga imediata do gadget. Há até um barulho que indica que a ferramenta está em funcionamento.

Apesar de sugar a bateria do laptop, o recurso pode ser bem útil para celulares com pouca energia e que precisam estar prontos para qualquer emergência. Ainda não se sabe quando o produto chegará ao mercado.

Olhar Digital: Juiz cancela julgamento de patentes entre Motorola e Apple



O processo será anulado porque nenhuma das 
duas partes se provou capaz de provar que sofreu danos 



Um juiz federal dos Estados Unidos cancelou o julgamento que começaria no dia 11 de junho para decidir um caso de patentes de telefonia e tablets entre aApple e a Motorola Mobility, controlada pelo Google, e antecipa que o processo será anulado porque nenhuma das duas partes se provou capaz de provar que sofreu danos.

De acordo com a agência de notícias Reuters, em uma ordem "provisória", o juiz federal de primeira instância Richard Posner determinou nesta quinta-feira (07/06) que os processos de ambas as companhias serão cancelados em definitivo, o que impedirá que as empresas voltem a apresentar as mesmas queixas no futuro. Posner ainda afirmou que pretende explicar sua posição de maneira mais completa em uma decisão formal a ser publicada dentro de uma semana.

"Estamos satisfeitos com a decisão provisória anunciada hoje pelo tribunal no Illinois, descartando as alegações da Apple quanto a patentes e aguardaremos o texto da decisão completa", afirmou o Google em comunicado. Já a Apple se recusou a comentar.

O julgamento teria sido realizado diante de um júri e seria o primeiro a envolver as duas empresas desde que o Google formalizou sua aquisição daMotorola Mobility por US$ 12,5 bilhões, no mês passado. 

INFO: Reforma `verde` vai mudar data center da Apple




São Paulo – Em maio, a Apple anunciou que seu principal centro de processamento de dados nos Estados Unidos será totalmente reformulado. Com isso, ele passará a funcionar com 100% de energia limpa até o final de 2012.

A promessa da empresa de Steve Jobs sobre o data center de Maiden, na Carolina do Norte, foi feito exatamente um mês depois da Apple aparecer ao lado da Microsoft e da Amazon em um relatório do Greenpeace. O ranking "How Clean is your cloud?" (O quão limpa é a sua nuvem) indicou que mais da metade da energia que alimenta a nuvem da Apple tem origem em fontes de energia consideradas sujas.

Isso significa que boa parte da energia responsável por fazer o data center funcionar durante 24 horas por dia não é renovável. O carvão, por exemplo, é uma das fontes mais usadas atualmente nas centrais da Apple. O problema é que ele é considerado um dos grandes vilões do aquecimento global porque emite uma grande quantidade de gases efeito estufa.

Segundo Pedro Torres, coordenador da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace, o objetivo da ONG foi apontar as 15 maiores empresas do setor de TI e expor publicamente o uso de energia suja, como carvão e energia nuclear, dessas companhias como forma de pedir para que elas mudem sua matriz energética para fontes limpas. "O Greenpeace acredita no poder e na condição das empresas de se abastecer com energia renovável porque não se tratam de empresas de pequeno porte", explica Torres.

Para elaborar o ranking que aponta a Apple, a Amazon e a Microsoft com as empresas de TI que mais usam fontes sujas em seus data centers, o Greenpeace analisou os relatórios de sustentabilidade e de demanda energética gerados pelas empresas. "Ao verificar a quantidade de energia que cada data center e cada uma dessas companhias gasta no local, você consegue identificar de onde ela tira a energia”, explica Torres.

Agora, a Apple iniciou um processo para minimizar as preocupações ambientais com a rápida expansão de centrais de servidores. Segundo a empresa, até o final deste ano, 60% de toda a demanda de energia do seu data center em Maiden será suprida pela geração local de eletricidade.

IDG Now!: Cuidado ao postar reclamações sobre produtos e marcas na internet




De acordo com o advogado Luís Felipe Silva Freire, nossa legislação permite que usuários se manifestem livremente, mas mentiras e difamações podem provocar punições

Quando pensam em fazer compras, muitos consumidores recorrem à tecnologia para ajudar, inclusive para compartilhar opiniões e reclamações sobre determinada marca ou sobre um produto. O que a maioria não sabe é que se deve tomar muito cuidado ao expressar sua opinião na rede, pois, dependendo do caso, o cliente pode ser penalizado.

O advogado Luís Felipe Silva Freire, presidente da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes Eletrônicos da OAB/MG e diretor jurídico da Silva Freire Advogados, explica que nossa legislação permite que os usuários se manifestem, comentem o que gostaram e o que não gostaram, mas que mentiras e difamações a produtos e marcas podem provocar punição aos consumidores.

“A análise do que é permite dizer e o que não é, é feita subjetivamente, ou seja, cada juiz pode ter seu próprio entendimento. É importante esclarecer ao consumidor que exageros e alegações falsas podem ser punidas. Em um dos casos de nosso escritório, o consumidor divulgou que ficou doente em razão de um tratamento de estética, que nada tinha a ver com o caso. Como não existia relação nenhuma do tratamento com a doença, o poder judiciário não apenas determinou a retirada da página do ar como arbitrou multa para o ex-cliente não divulgar novamente aquela informação inverídica”.

No Brasil, um estudo liderado pela GFK Custom Research Brasil, concluiu que 30% dos usuários de internet no país utilizam as redes sociais para fazer reclamações ou recomendações sobre empresas e produtos, ficando à frente do México (23%) e Argentina (21%). No mundo esse índice é de 13%.

De acordo com Luís, “existem diversos casos de empresas que acionaram judicialmente um determinado cliente que postou afirmações falsas sobre a loja na internet. Em um dos caso de nosso escritório, conseguimos não apenas punir o ex-cliente como também retirar a página do ar, além de uma determinação de que ele não pode postar nada neste sentido novamente, sob pena do pagamento de multa diária”.

Ele conta, ainda, que nos casos em que uma falsa notícia é veiculada por um concorrente, pode estar sendo cometido crime de concorrência desleal. “A grande maioria, pelo fato de lidar com a imagem da empresa, corre em segredo de justiça. Um exemplo bem comum é o de empresas que pedem a seus funcionários para postar informações falsas e comentários prejudiciais à empresa concorrente”.

PC WORLD: Em que mídia você deve fazer backup de suas fotos?



  

Fotos estão entre os arquivos mais preciosos que um usuário pode ter neste nosso mundo digital. Veja qual a estratégia mais recomendada para preservá-las.

Se tem uma coisa da qual você deve fazer backup, a qualquer custo, é de suas fotos. Músicas e vídeos? Você pode baixar de novo. Mas a fotos daquelas férias inesquecíveis com os amigos da faculdade, de seu casamento ou do nascimento de sua filha são insubstituíveis.

Leitores frequentemente nos perguntam qual a melhor solução para backup dessas preciosidades: pendrives, HDs externos ou DVD? Bem, com uma exceção não recomendamos o uso de pendrives. É que considerando o custo por gigabyte, eles ainda são mais caros que as outras opções.

A exceção é durante as viagens. Pendrives são uma forma conveniente de carregar um backup em seu bolso. Se você perder sua bagagem e seu notebook, ainda terá uma cópia de suas fotos. E fica a dica: durante uma viagem, faça backup de suas fotos a cada dia, assim que voltar ao hotel.

Há boas razões para fazer backup em um HD externo, e outras para usar DVDs. Os HDs são a melhor escolha para backups diários, de arquivos que você precisa acessar ou modificar constantemente. São baratos (considerando o custo por Gigabyte), rápidos e apagáveis. 

Mas se você quiser manter um “arquivo” de suas imagens por longo tempo, e raramente precisa alterá-las ou acessá-la, use DVDs para uma proteção extra. Nesse caso você precisa de mídia que não possa ser acidentalmente apagada ou sobrescrita, como discos DVD+R. O fato de que eles não tem partes móveis, e não vão ter problemas se tomarem um tombo, é outra vantagem sobre os HDs.

O problema é saber se os discos são estáveis a longo prazo. Muitos especialistas dizem que não, outros dizem que depende da qualidade dos discos que você compra. Discos especiais para arquivo custam muito mais que os comuns. Em um dos melhores artigos sobre o assunto (link em inglês) que já lemos Patrick McFarland recomenda discos DVD+R (e não DVD-R, que tem correção de erro inferior) da marcaTayo Yuden ou JVC Advanced Media.

Se ele está certo? A única forma de saber é gravar alguns discos e esperar algumas décadas. De qualquer forma, mantenha-os em um lugar, seco, fresco e ao abrigo da luz solar, e eles deverão durar mais. E, de vez em quando, dê uma olhadinha neles e tente ler seu conteúdo. Só pra ter certeza de que está tudo OK.

Gizmodo:Células sintéticas podem ser a chave de um novo futuro tecnológico




Cientistas da Universidade da Califórnia em Santa Barbara (EUA) criaram células artificiais que podem fabricar substâncias hoje presentes em chips de computador e painéis solares. Estas células podem ser a chave para nosso futuro tecnológico.

Na célula artificial, uma pequena esfera de plástico serve de núcleo, enquanto uma bolha de óleo fica ao redor dela, agindo como uma membrana. Dentro do núcleo fica o DNA, uma combinação de genes que produzem silicateínas – enzimas presentes em certas esponjas marinhas.

E, veja só, a célula artificial consegue fabricar as tais silicateínas usando o seu DNA – assim como uma célula de verdade!

Mas os cientistas não pararam aí. Eles romperam a membrana de óleo das células e deram moléculas de silício (ou titânio) para elas “comerem”. Os pesquisadores então colocaram novas membranas de óleo nas células, e desta vez elas produziram dióxido de silício (ou titânio), novamente usando seu DNA.

O dióxido de silício, ou sílica, é encontrado em chips de computador (servindo de isolamento elétrico) e na fibra ótica. O dióxido de titânio, por sua vez, está presente em painéis solares e pode ser usado em discos que armazenam 1.000 vezes mais dados que um Blu-ray.

E isto é apenas o começo: células de verdade, na natureza, produzem substâncias como fibra de vidro e nanopartículas magnéticas. Pode ser questão de tempo até que células artificiais façam o mesmo. Espero ver mais delas no futuro. [PNAS via Ars Technica]

INFO: Hotmail vai ganhar novo visual

Hotmail vai ganhar novo visual 



São Paulo - O Hotmail vai ganhar uma nova interface e um novo nome. O visual será inspirado no Metro, layout adotado pela Microsoft no sistema operacional Windows 8.

Segundo capturas de tela divulgadas pelo site LiveSide, no topo da tela do e-mail aparecerá um texto introdutório ao novo serviço, que se chamará NewMail. Na mensagem, a empresa diz que o design fluido, simples e interativo do NewMail tem como objetivo tornar o uso do e-mail da Microsoft mais fácil.

A ideia é que o NewMail possa ser usado em qualquer tipo de plataforma, como desktops, tablets ou smartphones sem grandes complicações, segundo informações divulgadas pela Microsoft no texto de apresentação da nova interface.

Além disso, o NewMail deve permitir conexões com serviços como Facebook e Twitter. Isso será feito por meio de uma sincronização automática do e-mail com as redes sociais. Assim, o usuário poderá ver o que os amigos estão fazendo nas redes sem precisar sair do e-mail.

No entanto, a interface anterior permanecerá ativa por tempo indeterminado para quem preferir usar o Hotmail antigo.

Gizmodo:Facebook inaugura sua loja social de apps para web, iOS e Android



O Facebook anunciou que seu novo App Center está aberto para os usuários. Ele oferece recomendações personalizadas de apps e jogos para você usar na web, mas não só: ele também inclui apps de iOS e Android. Entenda como funciona.

Sabe os joguinhos e apps do Facebook que existem hoje? Pois bem, eles foram reunidos no novo App Center. Só que agora, mais do que nunca, o Facebook recomenda apps de forma social – mas não só. Ele leva em conta vários fatores: apps que seus amigos estão usando; avaliação dos usuários; engajamento deles com o app; entre outros.

O App Center também recomenda apps para iOS e Android – como Instagram, Draw Something e mais – que você pode instalar direto do computador. Basta clicar em “Enviar para Dispositivo Móvel”, e você recebe no celular o link para instalar o app, seja na App Store, seja no Google Play.

Ou seja, no caso de celulares o App Center funciona apenas como um diretório dos apps móveis que se integram, de alguma forma, ao Facebook. E como o App Center oferece recomendações personalizadas, a minha lista de apps sugeridos será diferente da sua. O App Center vai aparecer, depois de um update, nos apps oficiais do Facebook para iOS e Android.

No computador, você verá o App Center neste link, e poderá usar os webapps de sempre a partir dele. Mas repare que nem todos estão lá: o App Center começa com 600 apps, porque o Facebook está oferecendo apenas os que têm maiores avaliações. Claro que a loja deve aumentar com o tempo.

O novo App Center já chegou por aqui. Se não chegou aí, o Facebook avisa que ele deve estar disponível para todos nas próximas semanas. [App Center via Facebook via The Verge]