quinta-feira, 18 de julho de 2013

Prêmio E-Gov 2013: Inscrições prorrogadas

Image Map

SECOM - BA: Parque Tecnológico da Bahia terá escritório de propriedade intelectual



 

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), único órgão habilitado a conceder registro de patentes no Brasil, terá posto instalado no Parque Tecnológico da Bahia. A iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) pretende estimular as empresas e os inventores a registrarem suas patentes.

O Inpi é responsável pelo registro e concessão de marcas, patentes, desenho industrial, transferência de tecnologia, indicação geográfica, programa de computador e topografia de circuito integrado no território brasileiro.

O posto, em instalação no Tecnocentro, prédio central do Parque Tecnológico, será estratégico para aproximar as empresas instaladas e seus inventores da cultura da propriedade intelectual e orientar para o registro das patentes. 

“Estamos convencidos da importância estratégica dessa parceria para o aumento da sensibilização e capacitação dos principais atores do Sistema de Propriedade Industrial e de Inovação da Bahia” afirma o presidente do Inpi, Jorge de Paula Avila.

Capacitação

As empresas instaladas no prédio, os empreendedores e os inventores receberão capacitação, atendimento e orientações para o uso do sistema de propriedade intelectual e de transferência de tecnologia. Além disso, serão oferecidos cursos e palestras exclusivas para o avanço do conhecimento.

O secretário Paulo Câmera acredita que por meio do desenvolvimento dessas ações será possível aumentar o número dos pedidos de patentes, marcas e registros de software, contribuindo para o avanço tecnológico do estado.

O escritório funcionará como uma central de atendimento ao público em geral para esclarecimento de dúvidas voltadas aos sistemas eletrônicos do Inpi (e-patentes e e-marcas), realização de buscas gratuitas nos sistemas e orientação dos usuários em relação aos pareceres, prazos e taxas.

Fonte: "Parque Tecnológico da Bahia terá escritório de propriedade intelectual — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/07/17/parque-tecnologico-da-bahia-tera-escritorio-de-propriedade-intelectual (accessed July 18, 2013).

INFO: Jovens ganham plataforma virtual de políticas públicas



Brasília – O Observatório Participativo da Juventude (Participatório), plataforma virtual criada para dar espaço à participação e mobilização dos jovens em torno de políticas de juventude, foi lançado em versão experimental hoje (17), pela Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República. Aberto a todos que queiram participar de discussões para qualificar as políticas públicas, o espaço tem o objetivo de ampliar o canal de diálogo entre a juventude e o governo federal.

A abertura de um canal de diálogo na internet tem a vantagem de permitir que jovens que não fazem parte de conselhos e organizações sociais ou que não têm oportunidade de chegar até as conferências regionais e nacionais também participem das discussões, segundo a secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo.

Para Severine, usar a internet é uma forma de abertura para além dos meios tradicionais de participação. “Queremos que esses jovens que militam e não podem participar de uma conferência tenham diálogo com outros jovens e com o governo federal.”

Após as manifestações que tomaram as ruas do país, a presidente Dilma Rousseff chamou representantes de movimentos de juventude para ouvir demandas e, logo após a reunião, Severine Macedo informou que o Observatório Participativo seria lançado para funcionar como um canal de diálogo permanente com os jovens, por meio das redes sociais.

O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, negou, no entanto, que o Participatório tenha surgido por causa das manifestações. Segundo ele, o projeto já estava em execução, mas o lançamento ocorreu agora por ser este o momento oportuno. “Há mais de um ano, estamos trabalhando no projeto. Havia previsão de lançamento em julho ou agosto.

Claro que ele é oportuno neste momento, mas, de forma alguma, foi planejado a partir das manifestações. Não teríamos condição de lançar uma ferramenta com esta qualidade em um mês”, ressaltou o ministro.

Para fazer parte do Participatório, é preciso entrar no site do programa e se cadastrar. O que for debatido poderá contribuir para criação ou aperfeiçoamento de política pública ou leis, por exemplo.

Ao longo dos debates o Participatório deverá organizar modelo semelhante ao das consultas públicas, em que um tema prioritário será trabalhado por um período determinado e sistematizado em um documento com os principais propostas que será, então, encaminhado ao governo.

De acordo com a Secretaria Nacional de Juventude, todos os assuntos que mobilizam a juventude são válidos no Participatório e podem ser propostos por seus integrantes, que devem respeitar os temos de uso definidos no site. Postagens com conteúdo ilegal ou em desacordo com os termos de uso não serão toleradas.

A versão lançada nesta quarta-feira funciona experimentalmente – ainda não foi marcada a data de lançamento da versão definitiva. O ministro Gilberto Carvalho disse que a presidente Dilma Rousseff irá participar do lançamento da versão final.

Fonte: "Jovens ganham plataforma virtual de políticas públicas | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/internet/2013/07/jovens-ganham-plataforma-virtual-de-politicas-publicas.shtml (accessed July 18, 2013).

G1: Exército monitorará redes sociais durante visita do Papa e Copa de 2014



O Exército brasileiro monitora as redes sociais no país, principalmente o Facebook, para assegurar a segurança durante a vinda do Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude, que começa na próxima segunda-feira (22), e fará o mesmo controle durante a Copa do Mundo de 2014.

O órgão responsável pela ação é o Centro de Defesa Cibernética do Exército, o CDCiber. “Os resultados obtidos na Rio+20 levou o governo a empregar o Cdciber nos grandes eventos, como a Copa das Confederações e, agora, a Jornada Mundial da Juventude. E já temos nossa ação planejada na Copa do Mundo, em 2014”, informou ao G1 o general José Carlos dos Santos, militar à frente do centro.

“Esse acordo sobre o CDCiber foi assinado entre o Ministério da Justiça, a qual a secretaria de grandes eventos está subordinada, e o da Defesa, dando a essa pasta a incumbência de coordenar e integrar os esforços da segurança cibernética desses grandes eventos.”

Para fazer o monitoramento, o Exército utiliza um software comprado da empresa catarinense Dígitro. O programa faz uma “filtragem das informações de interesse para a segurança pública” por meio de “grupos de palavras e expressões”, diz o general.

Atos no Distrito Federal
Exemplos de sites monitorados são o Facebook, principal deles, e o Twitter, que responde por 5% das mensagens analisadas. Os dados obtidos não são aqueles que os usuários de redes sociais compartilham nos chatas e em mensagens privadas, mas apenas as públicas. “As informações foram colhidas foram de fonte aberta, ou seja, não teve nenhum contato com prestadores de serviços nessa área, nenhum contato com servidores de e-mail ou com companhias telefônicas.”

O general exemplificou o tipo de informação captada e repassada às polícias estaduais, federal e mesmo a departamentos do exército. Segundo ele, reuniram instruções de como fazer coquetéis molotov, como usar bolinhas de gude para dificultar a atuação da cavalaria de polícias militares e orientação do uso de máscara contra gás lacrimogêneo e gás pimenta.

“Eram informações de todo tipo que levaram inclusive, no caso do Distrito Federal, a polícia militar a fazer revistas em mochilas e sacolas de manifestantes. Realmente, a quantidade de material desse tipo foi considerável”, afirmou ao G1 o general José Carlos dos Santos.

Não foram identificadas ameaças terroristas ou ciberterroristas reais, apenas suposições, descartadas pela área de inteligência do Exército como “postagens de cidadãos que defendiam ações violentas contra comboios de policiais militares ou de militares das forças armadas” e “mensagens de atentados contra ônibus e viaturas de tropas das forças armadas”.

No entanto, por conta das informações levantadas pelas ferramentas de inteligência cibernética nas mídias sociais, algumas fábricas clandestinas de material explosivo no Nordeste foram fechadas e algumas pessoas foram presas.

Anonymous
O CDCiber foi criado em 2012 para coordenar as ações do Exército no âmbito da defesa cibernética, mas recebeu como “atribuição temporária” o monitoramento de mídias sociais, afirma Santos.

“Nossa preocupação é mais voltada para a ameaça cibernética, quais os artefatos utilizados em ataque de redes, quais são os grupos de hackers mais atuantes, de modo que podemos dar à Polícia Federal elementos que permitem o enquadramento desses grupos na lei Caroline Dieckman”, explica, citando a legislação que a partir de abril deste ano passou a considerar crime a invasão de aparelhos eletrônicos para obter dados particulares.

Entre os grupos no radar do Exército está o Anonymous. “Estão atuando diretamente na coordenação de esforço cibernético e, inclusive, tentando corromper redes envolvidas com eventos, fazendo ataques de negação de serviço”, explica Santos.

No entanto, o general afirma que “para esse tipo de ameaça que, numa escala de uma a quatro, eu classificaria como nível dois, acredito que os resultados estão sendo muito favoráveis”. “Para ameaças mais profundas, como é o caso da ciberespionagem, o nível três, e guerra cibernética, o nível quatro, nós temos um longo caminho a percorrer ainda”, completa.

Fonte: Gomes, Helton Simões . "G1 - Exército monitorará redes sociais durante visita do Papa e Copa de 2014 - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/07/exercito-monitorara-redes-sociais-durante-visita-do-papa-e-copa-de-2014.html (accessed July 18, 2013).

Canal Tech: Mercado de Software nacional pode se tornar forte gerador de riqueza para o País



Uma poderosa ferramenta para fomento econômico e geração de riqueza, a Indústria Brasileira de Software e Serviços superou as expectativas de crescimento em 2012, atingindo a marca de US$ 24,934 bilhões, um crescimento de 26,7% em relação a 2011, de acordo com recente estudo divulgado pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), realizado em parceria com o IDC (International Data Corporation). 

O mercado brasileiro de TI, que engloba software, serviços e hardware, teve um crescimento de 41,6% e passou da 10ª para a 7ª posição no ranking internacional, na frente de países como China, Austrália e Itália. Hoje, o mercado brasileiro de TI já representa 49% do que movimenta toda a América Latina, com U$ 60,2 bilhões. A região totaliza US$ 122 bilhões.

De acordo com as tendências apontadas pela pesquisa, a partir de 2013, 90% do mercado de TI será direcionado para tecnologias Mobile, Social Business, Big Data e Cloud Services. Em 2012, estes segmentos representaram apenas 22% dos investimentos em TI. Além disso, 80% dos esforços de competitividade serão focados no fomento às ofertas e capacitação das soluções para essas tecnologias.

Apesar de positivos, esses números dão hoje ao Brasil uma fatia de apenas 2,5% do mercado mundial de TI. Do total da receita do mercado de software no Brasil, apenas US$ 2,034 bilhões correspondem a soluções nacionais. A exportação de software soma US$ 183 milhões. 

A ABES enxerga que um futuro de competitividade global promissor necessita de um país que sabe proteger e explorar comercialmente os direitos sobre suas inovações, reconhecer a relevância estratégica da liderança em tecnologia e identificar os pontos que impactam diretamente o mercado e que precisam ser revistos. Por isso, o setor ainda precisa do apoio do governo com iniciativas que garantam segurança jurídica, novas linhas de fomento para inovação e propriedade intelectual e a formação de técnicos especializados para começar a modificar sua realidade.

O setor de TI continua frágil, predominantemente formado por micros e pequenas empresas e incentivado pelo crescimento da presença de capital internacional nas poucas grandes companhias do setor. Um estudo recente da KPMG apontou o setor em primeiro lugar no ranking de fusões e aquisições. No total, foram 433 operações nos primeiros meses de 2012, 54 a mais que os registrados em igual período de 2011. Entre as companhias internacionais envolvidas, os Estados Unidos aparecem como principal país de origem, responsável por 104 fusões e aquisições.

De acordo com os dados levantados pelo IDC, em março deste ano, existia no Brasil uma carência de cerca de 40 mil profissionais de tecnologia. Até 2015, esse número deve crescer para 117 mil vagas abertas sem que os empregadores encontrem profissionais qualificados para atendê-las.

O empresário do setor atua em um ambiente de insegurança jurídica, com empecilhos para registro de software no INPI, com um índice de pirataria de software que atinge 53% do mercado, com dificuldade para formalizar sua relação com prestadores de serviços especializados em TI, além da bitributação dos municípios.

Para a ABES, o governo pode mudar seu papel como ator setorial e passar a ser mais comprador do que produtor de software. Investir mais em programas proprietários e menos em serviços para fortalecer a cadeia setorial. E, ainda, fomentar a inovação e a propriedade intelectual de software nacional.

O governo deu seu primeiro passo em 2012 ao lançar o Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (Plano TI Maior). Com destaque nesse programa, foi apresentada a proposta para uma metodologia de certificação de software e serviços associados, a CERTICS, necessária para que os softwares com desenvolvimento e inovação tecnológicas realizados no País possam ter preferências previstas em lei nas compras públicas. 

Essa certificação, que deve custar de R$ 5 mil a R$ 45 mil, pode servir como um incentivo para o desenvolvimento e apoio à inovação do software nacional, mas o que ainda não sabemos é até onde os pequenos e médios empresários conseguirão fazer o pagamento dessas certificações, que será feito por produtos e não por empresa. .

O TI Maior contempla outras iniciativas de fomento ao setor e ainda precisa sofrer ajustes naturais, mas consideramos a iniciativa um grande passo para o longo caminho promissor que temos pela frente. O mercado de software nacional tem uma possibilidade enorme de crescimento, mas precisa ser tratado como um segmento estratégico pelo governo para a geração de empregos e competitividade geral do Brasil.

Fonte: Sukarie Neto, Jorge . "Mercado de Software nacional pode se tornar forte gerador de riqueza para o País - Mercado." Canaltech. http://canaltech.com.br/coluna/mercado/Mercado-de-Software-nacional-pode-se-tornar-forte-gerador-de-riqueza-para-o-Pais/ (accessed July 18, 2013).

INFO: QR Code permitia roubar dados do Google Glass

QR Code permitia roubar dados do Google Glass:

São Paulo - O Google liberou uma correção de segurança para uma vulnerabilidade encontrada nos óculos Glass que permitiria o roubo de dados do usuário. 
A falha foi identificada em maio pela empresa de segurança Lookout Security e permitia que um cracker criasse um código QR Code que poderia roubar dados do usuário.


Segundo a empresa, o QR Code, quando escaneado pelo Glass, permitia ao cracker visualizar todas as conexões rodando no dispositivo do Google. Além disso, o cibercriminoso poderia enviar um código pela internet que causaria estragos aos óculos e possibilitaria o roubo de informações.

Para se conectar ao Google Glass o QR Code poderia levar o usuário até um ponto de acesso que daria permissões ao cracker e habilidade para remotamente controlar o dispositivo.

Após o Google liberar a correção, a Lookout publicou um vídeo (veja a seguir) descrevendo a vulnerabilidade.
O Google Glass atualmente é utilizado por apenas 10 mil “exploradores”. Nesta primeira fase a empresa pretende testar as novidades desenvolvidas para os óculos antes de lançar ao consumidor final. O programa também permite identificar e corrigir falhas como esta.


Fonte: Campi, Monica . "QR Code permitia roubar dados do Google Glass | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/07/qr-code-permitia-roubar-dados-do-google-glass.shtml (accessed July 18, 2013).


CIO: Pesquisadores do MIT conseguem programar em linguagem natural


Os programadores costumam passar anos na escola aprendendo a programar. Agora, pesquisadores do MIT dizem ter desenvolvido uma forma capaz de permitir que até a pessoa mais inexperiente consiga desenvolver código, para determinados objetivos.

Até aqui, escrever programas de computador exigia conhecimentos sobre linguagens próprias como C++, Fortran, ou Assembly. Mas, agora, cientistas de computação do Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL), do MIT, demonstraram ser possível escrever programas usando linguagem natural (no caso, o inglês). As pesquisa geraram dois documentos: “From Natural Language Specifications to Program Input Parsers” e “Using Semantic Unification to Generate Regular Expressions from Natural Language”.

Os pesquisadores criaram um sistema capaz de preparar um computador para converter descrições de linguagem natural em expressões regulares –
um padrão ou sequência associadas a séries ou “fios” de dados (letras, variáveis, etc, escritas de determinada forma) – de modo a possibilitar a um programa interpretar exatamente o que o computador está dizendo.

Isso faz com que o sistema não fique confuso quando se lança uma instrução do tipo “Vamos comer avô “, querendo dizer “Vamos comer, avô”.

As expressões regulares podem flexibilizar a busca de por arquivos, por exemplo. Os pesquisadores do MIT introduziram no sistema especificações de texto para diferentes formatos de arquivos, escritos em linguagem natural. Automaticamente o sistema aprendeu como interpretar o texto e convertê-lo em linguagem de programação para que o computador pudesse ler corretamente os dados em diferentes formatos de arquivo.

Dada a descrição de texto em língua natural “palavra de três letras começada por ‘X’”, o sistema retribui a expressão regular “\ bX [A-Za-z] {2}\b”. Conforme ficou demonstrado nos dois trabalhos, este sistema é capaz de interpretar as especificações de texto muito mais longas e complicadas e convertê-las em expressões regulares.

Abra a imagem abaixo em outra tela para ver um exemplo de texto normal que está sendo convertido na sintaxe de computação. 


Embora o exemplo acima possa não parecer muita coisa para o observador casual, este sistema cria o que os cientistas de computação denominam “input parsing programs” – programas que ajudam o software a entender o significado exato de uma frase ou expressão. No exemplo acima, "\ bX [A-Za-z] {2} \ b", é a definição exata no mundo da computação de “palavra de três letras começada por ‘X’” e, quando isso é colocado em uma pesquisa, vai retornar exatamente palavras de três letras que começam com 'X'.

A programação em linguagem natural ainda está longe de ajudar o programador a tornar-se um especialista, e é atualmente limitada. Mas, definitivamente, já um começo. Com o tempo, como o campo da linguística de computação cresce, poderá ser possível escrever um software inteiro usando a linguagem que você cresceu falando.

Fonte: Mulroy, James . "Pesquisadores do MIT conseguem programar em linguagem natural - CIO." CIO - Gestão, estratégias e negócios em TI para líderes corporativos. http://cio.uol.com.br/tecnologia/2013/07/17/pesquisadores-do-mit-conseguem-programar-em-linguagem-natural/ (accessed July 18, 2013).

R7: Rede social do Anonymous alcança 100 mil usuários



A rede social AnonySocial lançada no fim de abril alcançou a marca de 100 mil usuários. Segundo informações dos ativistas do Anonymous a rede possui cerca de 1.200 novos perfis por dia. 

O objetivo da ferramenta é de organizar, integrar e melhorar a comunicação entre os hackers Anonymous e pessoas comuns que compartilham dos mesmos interesses e causas.

Em menos de três meses a rede social teve um grande crescimento, segundo os dados disponibilizados pelo grupo, os internautas que fazem parte do AnonySocial já compartilharam 106 mil fotos em cerca de três mil páginas, além da organização de 800 eventos, aproximadamente. 

A página de Mark Zuckerberg serviu como inspiração para os hackers, já que o Facebook é muito utilizado entre os internautas brasileiros e do mundo todo, segundo as informações da organização do Anonymous para o R7.

— O layout é limpo e direto. Lembra propositalmente o Facebook, para que seus novos integrantes não percam muito tempo em familiarizar-se com a nova rede social. Seu uso é natural e muito amigável para, até mesmo, marinheiros de primeira viagem.

O Anonymous esteve presente e ativo durante as manifestações que ocorreram na cidade de São Paulo e em outras regiões do Brasil. Entre suas principais ações estão as invasões de sites como da Secretaria de Educação Estadual de São Paulo, de Transportes, PM, PF e ainda o perfil da revista Veja no Twitter.

Além disso, o grupo tomou a frente e se comprometeu a dar total apoio a sociedade brasileira e reeditaram cinco causas principais para as manifestações. A organização afirma que a “internet já se provou como um meio de comunicação e organização eficaz, capaz de tornar real o que é discutido no virtual”.

Fonte: "Rede social do Anonymous alcança 100 mil usuários - Tecnologia e Ciência - R7." Últimas Notícias, Economia, Tecnologia e Saúde - R7. http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/rede-social-dos-anonymous-alcanca-100-mil-usuarios-20130717.html (accessed July 18, 2013).

INFO: Google terá serviço de TV para Internet, diz jornal



Nova York - O gigante americano da Internet Google se aproxima, aos poucos, dos outros grandes da mídia para lhes propor a comercialização de seus conteúdos sob licença, por meio de um serviço de televisão na Internet, anunciou o "Wall Street Journal" nesta terça-feira.

A expectativa é que o serviço transmita programas de televisão em fluxo contínuo, disseram fontes ligadas às negociações consultadas pelo WSJ.

Se o Google conseguir levar o projeto adiante, vai se somar a outras empresas que planejam lançar esse tipo de serviço com programas existentes. O gigante de informática Intel e o grupo de mídia Sony trabalham em ofertas similares, e a Apple já lançou várias ideias de comercialização sob licença de programas de TV a empresas midiáticas nos últimos anos.

Esses serviços de televisão por Internet podem ter um impacto importante nas emissoras tradicionais, criando novos concorrentes para os canais de TV por assinatura que já competem contra a venda de vídeos on-line.

Empresas como Netflix, Hulu, ou Amazon oferecem programas on-demand, mas os projetos de televisão por Internet como o do Google contemplam uma oferta de programas tradicionais que permitem aos internautas navegar como se passassem de um canal para o outro, "zapeando" como em uma televisão tradicional.

O Google já começou a apresentar seu projeto a um grupo de mídia, mas não é certo que alcance o acordo de transmissão sob licença, completou o jornal.

Fonte: "Google terá serviço de TV para Internet, diz jornal | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/mundo-mobile/2013/07/google-tera-servico-de-tv-para-internet-diz-jornal.shtml (accessed July 18, 2013).

Olhar Digital: Google vai bloquear publicidade de sites piratas



Sites que disseminam conteúdo pirata serão impedidos de fazer publicidade usando ferramentas do Google, enquanto outras empresas trabalham em sistemas que possibilitem esse tipo de bloqueio, informou o The Guardian.

Quem detém o direito autoral sobre uma obra que estiver sendo distribuída ilegalmente poderá, a partir do esquema do Google, emitir um alerta para barrar as propagandas. Então, por mais que consiga manter links piratas no ar, o site não conseguirá ganhar dinheiro com isso.

Serviços como Piratebay ganham milhões sem cobrar pelos serviços prestados porque o alto volume de acesso lhes dá condições para exibir publicidade. A página britânica Surfthechannel, por exemplo, levantava £ 35 mil por mês antes de seu dono ser preso, em janeiro.

No meio no ano passado, o Google participou de um estudo que comprovou que 86% da receita dos sites de compartilhamento de músicas vêm de publicidade, algo que os mantém longe de soluções envolvendo PayPal, Visa, MasterCard etc. Sem isso, os piratas terão de pensar noutra forma de ganhar dinheiro.

Fonte: "Olhar Digital: Google vai bloquear publicidade de sites piratas." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/google-vai-bloquear-publicidade-em-sites-piratas (accessed July 18, 2013).

INFO: Congresso dos EUA critica espionagem


 
A congressista Zoe Lofgren: os serviços de inteligência 
de se intrometerem na vida privada, disse ela.

Os congressistas dos Estados Unidos acusaram nesta quarta-feira os serviços de inteligência de se intrometerem na vida privada dos americanos ao coletar em grande escala dados das comunicações dos cidadãos, graças à programas "saídos dos trilhos da legalidade".

"Acredito que esse programa saiu dos trilhos da legalidade", denunciou o deputado democrata Zoe Lofgren, durante uma audiência perante o Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados.

O ex-consultor americano Edward Snowden revelou no início de junho que a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, para quem prestava serviços, registrava milhões de dados de comunicações de americanos com a permissão de um tribunal secreto.

Mas de acordo com os congressistas, a lei, aprovada em 1978 após o escândalo de Watergate, foi concebida para monitorar as comunicações só em caso de suspeita de atividades terroristas.

A única justificativa para que os serviços de inteligência coletassem milhões de dados é que "poderiam ser úteis" no futuro, criticou o democrata John Conyers.

Mas por seu alcance, a coleta em si já é ilegal, de acordo com Conyers, antes mesmo da NSA decidir consultar os dados, e "isso é realmente o problema", argumentou.

"É insustentável, ultrajante e deve ser interrompido imediatamente. Acredito que temos uma grave violação da lei", disse o democrata.

O número dois do Departamento de Justiça, James Cole, se defendeu dizendo que o governo procura manter um "constante equilíbrio entre a proteção da segurança nacional e da privacidade e das liberdades civis".

"Acreditamos que esses programas respeitam esse equilíbrio. A coleta de dados só tem valor se forem usados", argumentou.

"Não estamos falando de utilização. A violação das liberdades civis não implica apenas o uso indevido, mas a coleta" de informação, rebateu outro congressista, Jerrold Nadler.

Em 2012, buscas foram realizadas apenas em dados de "300 identificadores únicos", tentou explicar o representante da NSA, John Inglis, lembrando que apenas 22 pessoas na agência tinham o direito de realizar essas pesquisas.

Fonte: "Congresso dos EUA critica espionagem | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/07/congresso-dos-eua-critica-espionagem.shtml (accessed July 18, 2013).

G1: Cientistas desenvolvem técnica que recarrega bateria de celular com urina


 
Cientistas conseguiram produzir energia elétrica
suficiente para enviar mensagens de texto.

Uma equipe de cientistas britânicos afirma ter conseguido desenvolver um mecanismo que permite recarregar parcialmente a bateria de um telefone celular usando apenas urina.

Em um artigo publicado pela revista da Real Academia de Química, os cientistas afirmam que já é possível produzir energia elétrica suficiente para enviar mensagens de texto, usar a internet e fazer uma rápida ligação telefônica.

De acordo com o artigo, os especialistas agora esperam poder desenvolver a tecnologia das baterias com combustível microbiano que permitam recarregar totalmente um celular.

"Utilizar um produto de dejeto como fonte de eletricidade é notável. Estamos muito entusiasmados porque se trata da primeira vez que se consegue isso", afirmou o cientista Ioannis Ieropoulos, que participou nos estudos conjuntos entre as Universidades de Bristol e do Oeste da Inglaterra, além do Laboratório de Robótica de Bristol.

"A beleza disso tudo é que não estamos nos apoiando na natureza errática do vento ou do sol: a urina é uma fonte sem fim", afirmou Ieropoulos, especialista em eletricidade microbiana.

A tecnologia das baterias de combustível microbiano permite produzir eletricidade diretamente através da degradação da matéria orgânica, abrindo assim o caminho para o desenvolvimento combustíveis de muito baixo custo e, inclusive, gratuitos, como a urina. Neste caso, a urina permite estimular os micróbios que geram eletricidade.

"Fazer uma ligação é a operação que exige mais energia de um telefone celular, mas chegaremos ao ponto em que poderemos carregar a bateria para períodos longos", afirmou Ieropoulos. Veja o vídeo do trabalho científico aqui.

Fonte: "G1 - Cientistas desenvolvem técnica que recarrega bateria de celular com urina - notícias em Ciência e Saúde." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/07/cientistas-desenvolvem-tecnica-que-recarrega-bateria-de-celular-com-urina.html (accessed July 18, 2013).

G1: App aponta riscos à privacidade das configurações de perfis no Facebook


A empresa de segurança F-Secure lançou um aplicativo que identifica configurações no perfil de usuários do Facebook que podem comprometer a privacidade em risco (Veja aqui). O programa não precisa ser baixado ou instalado e roda como uma aplicação da própria rede social.

O aplicativo Safe Profile analisa as configurações pessoas de cada perfil na rede social para identificar pontos que exponham a privacidade do usuário. Em uma pesquisa divulgada em junho, a F-Secure constatou que 76% dos consumidores demonstram preocupação com a privacidade ao compartilhar informações sobre suas vidas pessoais.

Primeiro, o aplicativo faz uma avaliação completa do perfil. Com essa leitura, o Safe Profile identifica quais são os possíveis riscos à privacidade, mostra como localizá-los no perfil e como alterá-los para resguardar a privacidade. Há também dicas para elevar a proteção aos dados pessoais e de terceiros.

Dentre as informações sobre os relacionamentos na rede, o aplicativo aponta como um risco deixar as informações abertas ao público, pois permite a todos saberem quais são amigos e familiares do usuário.

A dica do app é perguntar a essas pessoas se elas querem mesmo ter seus perfis públicos em um perfil. Em caso negativo, devem tornar as informações não visíveis ao público.

O aplicativo também lista furos na privacidade das atualizações, das informações pessoais, das fotos, dos detalhes de contatos e de localização, além de detalhes da própria navegação, como a feita por meio de redes de Wi-Fi públicas.

Fonte: "G1 - App aponta riscos à privacidade das configurações de perfis no Facebook - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/07/app-aponta-riscos-privacidade-das-configuracoes-de-perfis-no-facebook.html (accessed July 18, 2013).