terça-feira, 18 de junho de 2013

UOL: Operadoras podem ser punidas por falhas na rede celular na Copa das Confederações



A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou nesta segunda-feira (17) que constatou problemas no serviço de telefonia celular durante o jogo de abertura da Copa das Confederações, disputado no último sábado (15), no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Segundo a agência, o serviço funcionou de forma intermitente, e os problemas serão informados à Superintendência de Acompanhamento e Controle, que tomará as providências cabíveis.

"A Anatel tem realizado encontros frequentes com os responsáveis pelas redes de telecomunicações para garantir que seu funcionamento seja o melhor possível durante os grandes eventos, como é o caso da Copa das Confederações. Se forem constatadas irregularidades tecnicamente não justificáveis por parte das prestadoras dos serviços, com impacto sobre seus indicadores de qualidade, há possibilidade de instauração de processos administrativos, com aplicação de sanções", disse, em nota, a agência.

A Anatel informou à Agência Brasil que tem 22 fiscais em ação na Copa das Confederações para acompanhar o desempenho e o tratamento das ocorrências nas redes nos estádios e imediações.

A reportagem da Agência Brasil esteve no jogo de sábado e conversou com diversos torcedores que relataram dificuldades em usar os serviços de telefonia móvel, especialmente a internet 3G.

Para que o sistema de telefonia e internet móvel funcionasse de forma adequada nos estádios, as empresas instalaram uma infraestrutura de equipamentos e antenas para suportar um grande número de acessos ao mesmo tempo. As cinco operadoras de telefonia móvel – Vivo, Claro, TIM, Oi e Nextel – instalaram infraestrutura conjunta no estádio, que inclui antenas distribuídas para garantir a cobertura nas arquibancadas, camarotes, vestiários, corredores, praças de acesso e estacionamentos.

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) informou que ainda espera receber mais informações das operadoras de telefonia para se manifestar sobre o funcionamento dos serviços nos três jogos já realizados pela Copa das Confederações.

Fiscais da Anatel também estão trabalhando nos estádios nos dias de jogo para fiscalizar o uso do espectro usado principalmente pelas empresas de broadcasting. Eles verificam a certificação dos equipamentos e as autorizações de uso de radiofrequência, como câmeras e microfones sem fio, rádios, links de satélite e antenas de micro-ondas. Esses fiscais, em média 16 por estádio, estão aptos para resolver casos de interferência entre as emissoras, se houver.

Fonte: Craide, Sabrina . "Operadoras podem ser punidas por falhas na rede celular na Copa das Confederações - Notícias - Tecnologia." UOL Tecnologia: Notícias sobre internet, eletrônicos e inovações - Tecnologia. http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/06/17/operadoras-podem-ser-punidas-por-falhas-na-rede-celular-na-copa-das-confederacoes.htm (accessed June 18, 2013).

Bahia Noticias: Assembleia Legislativa pede instauração de inquérito para investigar invasão a site



A Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) formulou, nesta segunda-feira (17), “noticia criminis” ao delegado chefe da Polícia Civil, Hélio Jorge da Paixão, com um pedido de instauração de inquérito policial para apurar a invasão do site oficial da Casa por hackers intitulados AnonCyber & CyberGhosts. A invasão ocorreu neste domingo (16). Para o presidente do Legislativo baiano, deputado Marcelo Nilo (PDT), a “ação deletéria” parte de segmentos que não conseguem observar as leis vigentes e obrigam instituições públicas e privadas a investir vultuosos recursos em proteção de rede e no reparo dos danos causados aos sistemas pelos invasores. Em nota enviada à imprensa, Nilo afirmou ainda que a legislação que rege o vasto território da internet é federal e espera que deputados e senadores aperfeiçoem ainda mais as leis, para penalizar os responsáveis por esses delitos.

Fonte: "Bahia Notícias / Notícia / Assembleia Legislativa pede instauração de inquérito para investigar invasão a site - 17/06/2013." Bahia Notícias. http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/139234-assembleia-legislativa-pede-instauracao-de-inquerito-para-investigar-invasao-a-site.html (accessed June 18, 2013).

Canal Tech: O país do futebol arte pode ser o país do universo digital em 2014



O país do futebol arte, já reconhecido como a grande capital do universo da mídia social, deverá bater todos os recordes do universo digital em 2014. O casamento do digital com o esporte, ainda em crescente exercício, não só gerou recordes nas estatísticas de audiência, mas também nos negócios. E claro, no país onde existe tamanha paixão pelo futebol e pela internet, a Copa de 2014 não poderia deixar de ser uma grande oportunidade.

Para sermos econômicos, nossa história começa na Copa de 2010, quando ao início do evento, 12 milhões de usuários por minuto navegavam simultaneamente em busca de informações sobre jogos - o recorde anterior aconteceu na vitória de Barack Obama na disputa pela presidência dos Estados Unidos, em 2008, com 8,6 milhões de usuários simultâneos. Ou ainda quando, em junho de 2010, o aplicativo “Vuvuzela” foi o mais baixado no iTunes e o tópico “Copa do Mundo” ficou no topo das citações mundiais.

O Brasil sozinho alcançou números impressionantes. Como, por exemplo, quando o Globoesporte.com atingiu mais de 10 milhões de visitas durante a transmissão ao vivo de uma convocação da seleção brasileira. Ou ainda com aumentos de 20% a 80% no tráfego diário das seções de esportes de grandes portais brasileiros. E como não poderia ser diferente, a Copa 2010 confirmou a força do Brasil como um dos principais geradores de conteúdo viral na web. Afinal, quem não lembra do famoso #calabocagalvao ou o #savegalvaobirds - mais um trending topic mundial do Twitter made in Brazil - ou do pé-frio Mick Jagger?

Para não ficarmos tão longe no passado - vale olharmos para o sucesso das Olimpíadas de Londres, em 2012. O serviço informacional do site oficial do evento teve como foco sempre agregar valor à experiência do visitante. Com a sensação de estar “ao vivo” durante o consumo do evento, a navegação foi desenhada para fornecer rapidamente informações em relação às diferentes necessidades dos usuários, como mapas, páginas exclusivas de países e atletas.

O alcance comunicacional ainda foi turbinado pela estratégia de engajamento da audiência nas mídias sociais. Por exemplo, no Facebook, com os botões de “suport”, “celebrate” por atletas e no Twitter, com mensagens ao vivo durante todos os jogos. Ao final do evento, o site oficial obteve 432 milhões de visitas, sendo 60% por mobile. O APP oficial teve 15 milhões de downloads e criou-se uma malha de mais de 4 milhões de fãs na web. 

Apesar do Brasil não estar listado como um dos 12 principais países de origem dos acessos ao site oficial das Olimpíadas de Londres, o portal Terra - que realizou a cobertura oficial no Brasil - obteve mais acessos que o site da BBC, o veículo online oficial das Olimpíadas. Foram 62 milhões de pessoas que assistiram aos jogos pelo Terra e 35 milhões com a BBC.

O fenômeno do second screen deverá ser uma das grandes oportunidades no mobile. Se na última copa o acesso à web durante os jogos da seleção brasileira eram mais tímidos pelo fato da mobilidade ainda não ser tão representativa, as vendas de smartphones, desde 2010, não pararam de crescer acima da casa dos 70%. Ou seja, o brasileiro estará com o mobile na mão e de olho na telinha. 

Muitas pessoas vão registrar a turma no bar no momento do gol, outros vão comentar o jogo e, certamente, outras formas de celebração, participação e apoio ao seu time, portanto, trabalhar conteúdo especializado e interações sociais conectados a transmissão on-time pode ser a grande marca de nossa Copa.

Os portais e os geradores de conteúdo digital terão a oportunidade de crescer sua participação no investimento de mídia. Afinal, a participação do digital nas verbas de marketing no Brasil ainda está aquém da média mundial, 10.6% contra 19.8%. O Brasil é o país do futebol e especialistas não faltam para crescer o interesse pelo assunto. Certamente, quem não estiver no estádio estará conectado à frente da televisão e claro que qualquer tipo de conteúdo diferenciado fará a diferença. 

O grande desafio das marcas e das próprias redes sociais será a geração de ruído e a impertinência do contato com os usuários. Para engajar, as marcas devem investir em pesquisa e em tecnologia para realmente escutar e conhecer com quem estão se relacionando. 

O digital não é barato como o mercado pensa. O digital ou exige um grande investimento de curva de aprendizagem ou de compra de conhecimento. Afinal, engajar não é apenas ativar as redes sociais, é saber minerar informação e sempre crescer o poder de cada ativação até desenvolver um diálogo. É necessário analisar grandes quantidades de dados em pouco tempo, gerar inteligência sobre o que sempre foi apenas guardado e, finalmente, ter o tão almejado relacionamento personalizado com o cliente - o mais valoroso.

Claro que todo esse potencial deve ser acompanho por investimentos em infraestrutura, tanto no âmbito digital como no socioeconômico. Certamente, toda a potência de sucesso aumentará se o Brasil crescer a base para que os gols marcados não sejam apenas uma exibição. Precisamos crescer a inclusão digital com qualidade, ou seja, ao lado da educação e, claro, junto com os investimentos em desenvolvimento tecnológico, tanto em hardware, software como em mão de obra qualificada. Toda a potência de sucesso aqui discutida pode tornar-se frustração e repercussão negativa caso o Brasil falhe em quesitos básicos como organização e conexão com a Internet (fixa, 3G e 4G).

Fonte: Arrigoni, Rodrigo . "O país do futebol arte pode ser o país do universo digital em 2014." O país do futebol arte pode ser o país do universo digital em 2014. http://canaltech.com.br/noticia/mercado/O-pais-do-futebol-arte-pode-ser-o-continente-do-universo-digital-em-2014/ (accessed June 18, 2013). 

IDG Now!: Com o Projeto Loon, Google quer "espalhar" a Internet com balões



Gigante quer legiões de balões a 18.2 km de altura, onde estarão livres para aproveitar as energias naturais do vento e do sol para criar uma rede mundial de conectividade

Você sabe o que é super legal? A Internet. A parte chata é a dificuldade em encontrar uma conexão de Internet rápida e confiável em tantas partes do mundo. Com a sua última empreitada, o Google X está lutando contra essa dor de cabeça com criatividade, tentando tornar uma coisa impressionante ainda mais incrível: espalhar a Internet até aos confins da terra.

O método de entrega? Balões voando alto. Sim, você leu certo. É chamado de Project Loon e o nome não poderia ser mais apropriado em todos os níveis (lembrando que loon, em inglês, é a palavra informal para lunático ou para definir um comportamento "avoado"). Mesmo depois de ouvir um tom bastante convincente do Google, ainda parece loucura - mas o tipo certo de loucura.

Em poucas palavras, o Google quer enviar legiões de balões a 18.2 km de altura - o dobro da altitude de aviões comerciais - onde estarão livres para aproveitar as energias naturais do vento e do sol para criar uma rede mundial de conectividade. O imenso poder de computação do Google, misturado com dados do governo sobre a direção do vento, teoricamente ajudará a navegar os balões ao redor do mundo, oferecendo velocidades 3G (ou melhores!) para as massas, não importa onde elas estejam.

Isso supondo que tudo sairá como o planejado, é claro. Como eu disse, loucura. Completamente maluco. Mas este vídeo feito pelo Google prova que os grandes cérebros em Mountain View têm pensado seriamente sobre este problema em particular:


O Google avisa que o projeto ainda está em seus estágios iniciais, mas esta semana o Projeto Loon está passando por seu maior teste até agora, com 50 pessoas tentando se conectar aos 30 balões que estão navegando nos céus de Canterbury, Nova Zelândia. Detalhes do Projeto Loon surgiram pela primeira vez no Wall Street Journal, em maio, e enquanto a ideia parecia absurda na época, em retrospecto, isso está vindo da divisão do Google responsável tanto pelo Glass quanto pelos carros autônomos.

Quer dar uma olhada no projeto com potencial de mudar o mundo em ação? A página do Projeto Loon no Google+ contém diversas fotos dos bastidores do empreendimento. Moradores do hemisfério sul dos EUA podem ter uma visão de perto dos balões antes do tempo: o Google espera trazer o Projeto Loon para outros países na mesma latitude que a Nova Zelândia.

Fonte: Chacos, Brad . "Com o Projeto Loon, Google quer "espalhar" a Internet com balões - IDG Now!." IDG Now! - Noticias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/06/17/com-o-projeto-loon-google-quer-espalhar-a-internet-com-baloes/ (accessed June 18, 2013).

INFO: Europa tenta ganhar mercado em TI, após escândalo nos EUA


 
No ano passado, o governo francês investiu 
200 milhões de dólares em duas startups de cloud 
computing.

Paris/Londres - A França tem o seu "projeto soberano de nuvem" enquanto do outro lado do Reno as empresas de dados criaram o rótulo de "Serviços de Nuvem: fabricados na Alemanha", todos tentando tranquilizar grandes empresas de que suas informações são armazenadas longe dos olhos curiosos dos espiões norte-americanos.

Empresas europeias acreditam que revelações de que a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) têm secretamente reunido dados de nove grandes empresas de Internet dos EUA, incluindo Microsoft e Google, vão dar a elas uma vantagem competitiva à medida que competem com as empresas americanas dominantes da computação de nuvem.

Empresas e indivíduos podem ter de aceitar que, enquanto armazenarem e processarem suas informações em servidores europeus e localizados na Europa, estão protegidos da NSA, mas as agências de inteligência mais perto de casa podem estar à espreita de qualquer maneira.

"Se você vai ter um Big Brother, eu prefiro ter um Big Brother doméstico a um Big Brother estrangeiro", disse Mikko Hypponen, diretor de pesquisa da empresa de segurança em Internet F-Secure, que também oferece serviços em nuvem com dados armazenados nos países nórdicos.

A computação de nuvem - termo genérico para tudo, desde e-mail baseado na web a software de negócios que é executado remotamente através da Internet - está sendo adotado por grandes empresas e governos a nível global para reduzir custos e aumentar a flexibilidade para seus departamentos de TI.

No ano passado, o governo francês investiu 200 milhões de dólares em duas start-ups (empresas iniciantes), incluindo o dono do centro de dados Cloudwatt, para dotar o País de infraestrutura independente dos gigantes norte-americanos de cloud computing.

Após as revelações de que o programa PRISM da NSA coletou dados de usuários de nove empresas que também incluem Yahoo e Facebook, a posição francesa agora parece precavida para algumas pessoas.

Fonte: "Europa tenta ganhar mercado em TI, após escândalo nos EUA | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/empresas-europeias-veem-oportunidade-apos-escandalo-nos-eua-17062013-25.shl (accessed June 18, 2013).

INFO: Hackers derrubam sites públicos em ato pró manifestações


 
Manifestantes tomam Avenida Paulista: ativismo 
também na web.

São Paulo - Hackers de grupos como Anonymous, AnonCyber e CyberGhost realizaram uma série de invasões e ataques de negação de serviço contra sites públicos e perfis de autoridades nas redes sociais. A ação acontece em solidariedade às manifestações de rua realizadas em várias cidades do Brasil na noite de segunda-feira (10).

Um dos alvos preferidos dos hackers são os sites ligados à Copa do Mundo, evento muito criticado por manifestantes em todo o Brasil. De acordo com mensagem publicada pelo grupo AnonCyber, a construção de estádios para a Copa usou recursos públicos que poderiam ter fins, na sua opinião, mais nobres, como financiar investimentos em saúde e educação. Os movimentos cyberativistas também criticam a corrupção na construção das arenas para a Copa.

O site do Mineirão, maior estádio de Minas Gerais, está fora do ar desde às 22 horas. Já o portal oficial do governo brasileiro para reunir informações sobre a Copa do Mundo, o Copa2014.gov, está indisponível deste o início da noite. O perfil oficial da presente Dilma na rede social Instagram também está fora do ar.

Mais cedo, o site da Assembleia Legislativa da Bahia foi atacado. O site do Exército Brasileiro também foi alvo dos militantes digitais e ficou inacessível desde às 20 horas de segunda-feira. 

Os ataques desta segunda-feira, seguem ações já realizadas ao longo da última semana, quando sites do governo paulista, como o portal da Secretaria de Educação do Estado e o serviço online da Polícia Militar foram alvos de ataques hacker.

O site Chic, de Gloria Kalil no portal iG, também foi invadido. Imagens de pessoas com roupas sofisticadas foram substituídas por fotos de manifestantes nas ruas. 

O site do PMDB também foi invadido na madrugada de segunda para terça-feira.

Fonte: Zmoginski, Felipe . "Hackers derrubam sites públicos em ato pró manifestações | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/hackers-derrubam-sites-publicos-em-ato-pro-manifestacoes-17062013-29.shl (accessed June 18, 2013).

INFO: Campanha pede para moradores abrirem Wi-Fi em protestos


 
Cartaz divulgado na internet faz pedido para que 
manifestantes consigam divulgar as informações dos 
protestos em tempo real.

São Paulo – Divulgado nas redes sociais, um cartaz pede para que moradores de locais próximos ao trajeto dos protestos desta segunda-feira liberem o acesso ao Wi-Fi de suas casas para que os manifestantes consigam publicar informações sobre o ato em tempo real.

Segundo os ativistas, a abertura das redes facilitará a comunicação e ajudará as pessoas a se organizarem. Em São Paulo, o novo protesto contra o aumento das passagens de ônibus e metrô está marcado para às 17 horas no Largo da Batata, zona oeste de São Paulo.

No Facebook, o evento “Quinto grande ato contra o aumento das passagens” já reúne mais de 260 mil pessoas “confirmadas”. Na última quinta-feira, dia que marcou a quarta manifestação na capital paulista, milhares de pessoas publicaram na internet textos, fotos e vídeos que documentaram episódios de violência policial.

Com o nome #vemprajanela, outro evento na rede social pede para que a população coloque lençóis brancos nas janelas de suas casas para demonstrarem o apoio ao movimento. Até agora, mais de 168 mil pessoas confirmaram a participação por meio do Facebook

Fonte: Tanji, Thiago . "Campanha pede para moradores abrirem Wi-Fi em protestos | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/internet/campanha-pede-que-moradores-liberem-wi-fi-em-protestos-17062013-15.shl (accessed June 18, 2013).

COMPUTERWORLD: Microsoft e USP fazem concurso de apps móveis para universitários



A Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações de São Paulo (Susecu-SP) realizou parceria com a Microsoft e a Escola Politécnica da USP (Poli) e lançou um concurso de apps para universitários brasileiros.

A parceria resultou no 1º “Desafio Universitário”, um concurso de tecnologia com os estudantes da Poli e que poderá ser estendido para outras universidades. De acordo com as três instituições, o desafio busca, dentro da universidade, identificar jovens talentos que se destacam na área de desenvolvimento de apps. O objetivo é que eles criem aplicativos para mobile usando as novas ferramentas do Windows 8 com o tema "Aplicações para os cidadãos durante a Copa 2014”.

A competição é dividida em três fases. Na primeira, com prazo até dia 30 de junho, os alunos deverão se inscrever e enviar seus aplicativos para a Windows Store. Nesta fase, todos receberão um Certificado de participação da Microsoft, e aqueles de maior destaque poderão ganhar um Windows Phone da Nokia. Para se inscrever, o aluno deve enviar um e-mail para apps4win@microsoft.com com o assunto "[Desafio POLI-USP Windows 8]", para que receba um token que permitirá que ele publique seu app na Windows Store. Depois disso, terá que preencher um formulário, dentro da loja online, com a URL de sua aplicação.

Na segunda fase, que vai de 1º de julho a 30 de setembro, os alunos poderão postar novos projetos, ou modificar aqueles já postados, enquanto uma comissão formada por professores, especialistas e empresários da área, julgará cada projeto. A terceira fase será em 2014, e o vencedor da fase anterior, além do prêmio (em definição), será convidado a participar da Imagine Cup - competição de tecnologia mundial da Microsoft para estudantes.

De acordo com as instituições, além dos diversos prêmios que serão distribuídos, os participantes poderão ter a oportunidade de iniciar seu próprio negócio, conseguir novas oportunidades de estágio e se destacar no mercado corporativo de TI.

Fonte: "Microsoft e USP fazem concurso de apps móveis para universitários - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2013/06/17/microsoft-e-usp-fazem-concurso-de-apps-moveis-para-universitarios/ (accessed June 18, 2013).

Folha de S.Paulo: Se os gadgets pudessem medir nossas emoções



A inteligência artificial cresce em nossas vidas em um ritmo constante. Dispositivos e aplicativos podem prever o que queremos, às vezes até antes de percebermos. Então por que não poderiam compreender nossos sentimentos?

Se as reações emocionais fossem medidas, elas poderiam trazer dados valiosos para melhorar o design e o desenvolvimento de gadgets. Essa inteligência emocional artificial, também chamada de computação afetiva, pode estar a caminho.

Mas isso deveria acontecer? Afinal, já lutamos para enfrentar a natureza onipresente dos dispositivos em nossas vidas.

Sim, esses gadgets seriam mais eficientes se pudessem reagir quando estamos frustrados, entediados ou ocupados demais para sermos interrompidos. Mas também seriam intrusivos de maneiras que não podemos sequer imaginar.

Empresas como a Affectiva trabalham em softwares que treinam os computadores para reconhecer emoções humanas com base nas expressões faciais e reações fisiológicas. Uma empresa chamada Beyond Verbal, que acaba de levantar cerca de US$ 3 milhões em capital de risco, está trabalhando em uma ferramenta de software que, com base no tom da voz de uma pessoa, pode determinar qualidades como arrogância, incômodo ou ambas.

A Microsoft revelou recentemente o Xbox One, a próxima geração de seu console de jogos, que inclui uma atualização do Kinect, dispositivo de rastreamento de movimentos que permite que as pessoas controlem jogos movendo mãos e corpo.

O novo Kinect, que chegará ao mercado no final deste ano, tem uma câmera de alta definição capaz de identificar pequenas mudanças do esqueleto e dos músculos do corpo e da face.

Além disso, um dos novos sensores do Kinect usa tecnologia infravermelha para acompanhar os batimentos cardíacos do jogador. Isso poderia eventualmente permitir que a empresa detectasse quando o pulso do jogador se acelera durante um concurso de condicionamento físico --e a sua animação ao vencer um jogo.

A Microsoft diz que os jogos poderão até se adaptar em tempo real à reação física dos jogadores, intensificando a ação se eles não estiverem suficientemente estimulados ou reduzindo-a se ela estiver assustadora demais. "Estamos tentando entender a mente dos jogadores", disse Albert Penello, diretor de planejamento de produto da Microsoft.

Com o tempo, disse ele, a tecnologia embutida na câmera do Kinect poderá ser usada para um leque mais amplo de aplicações, inclusive para rastrear as reações enquanto uma pessoa vê publicidade ou faz compras on-line, na esperança de compreender o que atrai ou não o interesse da pessoa.

Empresas de mídia on-line, como Netflix, Spotify e Amazon, já têm acesso ao sentimento do consumidor em tempo real, sabendo de quais capítulos, trechos de canções, filmes e programas de TV as pessoas gostam ou detestam, pulam ou querem assistir de novo.

Assim, não é um grande salto imaginar que sensores como os do Kinect serão usados para criar novas experiências de entretenimento.

As possibilidades vão muito além. Prerna Gupta, diretora de produto na Smule, estúdio de desenvolvimento que faz jogos para celular, falou sobre o assunto na conferência South by Southwest, em Austin, no Texas, em março. Ela chamou sua palestra de "Apps do futuro: Instagram para ciborgues" e examinou o futuro distante das potenciais aplicações. Para ela, indústrias como a de saúde poderão ser revolucionadas por tecnologias de percepção de emoções.

"Rastrear como nossos corpos reagem ao longo do dia poderá permitir que moldemos a vida de acordo com eles", disse. Poderia permitir que nutricionistas criassem dietas minuciosas para clientes ou que médicos encontrassem tratamentos mais eficientes. É claro que o leque de preocupações éticas e de privacidade é enorme.

Clive Thompson, autor de um livro no prelo, "Smarter Than You Think: How Technology Is Changing Our Minds for the Better" [Mais inteligente do que você pensa: como a tecnologia está mudando nossas mentes para melhor], diz que essas possibilidades animadoras precisam ser exploradas muito cuidadosamente.

Ele explicou que uma companhia de seguros, por exemplo, pode querer saber o estado de espírito de seus clientes de modo a aumentar seus prêmios se eles derem sinais de estar deprimidos ou doentes.

Ele se pergunta se todos nós ficaremos mais hábeis em mascarar as emoções se soubermos que estamos sendo observados e analisados.

"Estamos falando de enormes arquivos de dados pessoais que são realmente reveladores", disse Thompson.

"Sem mencionar que é perturbador que o reconhecimento da emoção se torne mais uma parte de nossas vidas que é arquivada e analisada."

Fonte: WORTHAM, JENNA . "Folha de S.Paulo - Tec - Se os gadgets pudessem medir nossas emoções - 18/06/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/06/1295300-se-os-gadgets-pudessem-medir-nossas-emocoes.shtml (accessed June 18, 2013).

CIO: Fabricantes de dispositivos médicos devem investir em cibersegurança



Os fabricantes de dispositivos médicos devem seguir novas medidas para proteger seus produtos contra malware e ataques cibernéticos ou enfrentar a possibilidade de não terem seus equipamentos aprovados para uso pela FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA.

A organização liberou novas recomendações de ciber segurança para os dispositivos médicos na quinta-feira (13), depois de alguns relatos de que alguns dispositivos foram comprometidos.

Vulnerabilidades recentes envolvendo monitores fetais da Philips e em softwares da Oracle utilizados em máquinas de análise de fluidos corporais estão entre os incidentes que levaram a agência a emitir as novas recomendações, disse um porta-voz da FDA.

Em um caso relatado em outubro, um malware comprometeu monitores fetais usado em mulheres com gravidez de alto risco em um hospital de Boston. Em outro caso ocorrido em janeiro, a FDA divulgou um alerta sobre um software da Oracle que pode permitir a crackers o acesso remoto às bases de dados de dispositivos de análise da Roche Cobra, disse o órgão.

Representantes da Philips e da Oracle não responderam imediatamente aos pedidos para comentar sobre as recomendações da FDA.

"Muitos dispositivos médicos contêm ​​sistemas de computadores configuráveis integrados que podem ser vulneráveis ​​a violações de segurança cibernética", disse a FDA em suas recomendações. "Como os dispositivos médicos estão cada vez mais interligados, via Internet, às redes hospitalares, outro dispositivo médico e smartphones, há um aumento do risco de violações de segurança, o que poderia afetar a forma como um dispositivo médico opera."

De acordo com as regras propostas, a agência recomenda que os fabricantes de aparelhos forneçam junto com seus dispositivos, planos para atualizações e patches, disse Erica Jefferson, porta-voz da FDA.

Fonte: Gross, Grant . "Fabricantes de dispositivos médicos devem investir em cibersegurança - CIO." CIO - Gestão, estratégias e negócios em TI para líderes corporativos. http://cio.uol.com.br/noticias/2013/06/18/fabricantes-de-dispositivos-medicos-devem-investir-em-ciberseguranca/ (accessed June 18, 2013).

Olhar Digital: Capacetes de motociclistas podem ganhar recursos do Glass



A tecnologia proporcionada pelo Google Glass pode começar a ser vista em outro tipo de aparato em breve. O pessoal da LiveMap tenta financiar um projeto via crowdfunding que levará recursos similares a capacetes motociclísticos.

A ideia é dar a pessoas comuns um tipo de funcionalidade que atualmente só está disponível em capacetes de pilotos de caça. O projeto está no Indiegogo e conta com apoio do Departamento de Ciências de Moscou e outras organizações da Rússia, mas segundo o Mashable eles ainda procuram financiamento adicional.

Quando estiver pronto, o capacete contará com uma viseira interativa em que aparecerão informações para navegação. É como um GPS, mas tudo é mostrado em frente ao rosto do piloto, que não precisa parar nem para dar algum comando.

Ele vem com duas baterias de 3000 mAh, microfone e bússola digital, que rastreia movimento da cabeça para descobrir onde o condutor está. Em caso de emergência, há um comando "help" que avisa autoridades. O sistema operacional é próprio, nada de iOS ou Android, para ninguém tentar instalar apps ou ver vídeo pelo capacete.

Espera-se que o capacete seja lançado em agosto de 2014 por US$ 1,5 mil para quem comprar em junho ou por US$ 2 mil para quem comprar depois.



Fonte: "Olhar Digital: Capacetes de motociclistas podem ganhar recursos do Glass." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/produtos/carro_tecnologia/noticias/capacetes-de-motociclistas-podem-ganhar-recursos-do-glass (accessed June 18, 2013).

Olhar Digital: Nasa usa GIF animado para tentar comunicação com alienígenas



Polêmicas à parte sobre a pronúncia da palavra, é fato que os GIFs animados se entranham cada vez mais na cultura global. E a Nasa, sabendo disso, os utilizará como forma de tentar levar um pouco do que é a vida na Terra para outros planetas.

O projeto Lone Signal tenta comunicar com a vida extraterrestre e já mandou, em 2008, a música "Across The Universe", dos Beatles, por meio de ondas de rádio. 

O GIF será transmitido para o sistema solar Gliese 526, que potencialmente pode abrigar vida inteligente, e fica a 17,6 anos-luz do planeta Terra. O sinal deve chegar em 2031.

As imagens, no entanto, estão bem longe de serem impressionantes. O GIF mostra um homem calvo coçando a orelha e a obra foi chamada de "Humans watching Digital Art" ("Humanos assistindo a Arte Digital"). O artista por trás da obra, chamado Kim Asendorf, foi convidado para participar da transmissão.

Se você não está satisfeito com a mensagem que está representando o planeta, não se preocupe. Em breve, qualquer um poderá enviar sua própria mensagem para o espaço, desde que pague uma quantia.

Fonte: "Olhar Digital: Nasa usa GIF animado para tentar comunicação com alienígenas." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/nasa-usa-gif-animado-para-tentar-comunicacao-com-alienigenas (accessed June 18, 2013).

Código Fonte: “Tweet” agora é palavra oficial da língua inglesa

Pela primeira vez na história da ‘Gramática Inglesa’, uma palavra quebrou a regra de que deve ter no mínimo 10 anos de existência antes de ter a sua inclusão proposta no Oxford English Dictionary. O termo “tweet”, que surgiu juntamente com a rede social Twitter há pouco mais de 6 anos, foi inserida na última revisão do Oxford English Dictionary.

Para quem não conhece a língua inglesa ou conhece e está confuso com toda essa história, calma, vamos explicar: a palavra “tweet” já existia na língua inglesa e significava o cantar dos pássaros (por isso o famoso passarinho azul do Twitter), mas agora a definição do termo foi expandida para "fazer uma postagem sobre o serviço de rede social Twitter; usar o Twitter regularmente ou habitualmente" e como um substantivo para as mensagens.

A notícia mostra o poder e a força que as redes sociais estão exercendo no nosso cotidiano, em um âmbito global e não somente local.

Fonte: "“Tweet” agora é palavra oficial da língua inglesa > Notícias > CódigoFonte.net." CódigoFonte.net - Porque todo desenvolvedor precisa de um.. http://www.codigofonte.net/dicas/noticias/1909_%E2%80%9Ctweet%E2%80%9D-agora-e-palavra-oficial-da-lingua-inglesa (accessed June 18, 2013).

INFO: Hackathon criará apps de apoio aos protestos em cidades brasileiras


 
Manifestações pelo Passe Livre ganham apoio de 
desenvolvedores.

São Paulo - Um grupo de programadores vai realizar, na terça-feira (18), um hackathon em São Paulo para criar aplicativos que ajudem os ativistas do movimento Passe Livre a mobilizar manifestantes, registrar cenas de violência policial e compartilhar fotos e vídeos na internet.

De acordo com Márcio Santos, um dos desenvolvedores que particiará do hackathon, a divulgação do evento foi muito modesta e, mesmo assim, a adesão de programadores foi muito grande. “Nós temos um espaço projetado para 30 pessoas, mas decidimos aceitar 60 inscrições, o que foi preenchido poucos minutos após postarmos uma imagem divulgando a ideia no Tumblr”, diz Santos.

Segundo Santos, em poucos minutos mais de 150 pessoas tentarem se inscrever. O hackathon ocorrerá numa escola de informática no bairro do Paraíso, na cidade de São Paulo.

Além de mesas, cadeiras e computadores, o espaço conta com link de 240 MB para ser compartilhado pelos hackers. “Consideramos abrir o hackathon para interação online, assim muitas pessoas que não puderam vir até nós poderão colaborar remotamente”, diz Santos.

A reunião de programadores contará com orientação e coaching de especialistas. Para obter informações mais detalhadas, é necessário seguir o Tumblr do movimento HackathonBr.

Fonte: Zmoginski, Felipe . "Hackathon criará apps de apoio aos protestos em cidades brasileiras | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/ti/hackathon-criara-apps-de-apoio-aos-protestos-em-sp-17062013-26.shl (accessed June 18, 2013).