terça-feira, 21 de maio de 2013

Abep: Estão abertas inscrições para o prêmio E-Gov 2013

Estão abertas inscrições para o prêmio E-Gov 2013:

IDG Now!: Governo regulamenta pagamentos através de dispositivos móveis



Principal objetivo é a inclusão financeira da população de menor renda.

O governo publica hoje, no Diário Oficial da União, a Medida Provisória 615 que regulamenta pagamentos por meio de dispositivos móveis, como os celulares. O texto define, entre outras coisas, o que é arranjo de pagamento, considerado um conjunto de regras e procedimentos que disciplina a prestação de serviços de pagamento ao público, pagamento este aceito por mais de um recebedor.

Pela norma, “o Banco Central do Brasil, o Conselho Monetário Nacional, o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações estimularão, no âmbito de suas competências, a inclusão financeira por meio da participação do setor de telecomunicações na oferta de serviços de pagamento e poderão, com base em avaliações periódicas, adotar medidas de incentivo ao desenvolvimento de arranjos de pagamento que utilizem terminais de acesso aos serviços de telecomunicações de propriedade do usuário.”

Segundo o texto, a instituição de pagamento pode disponibilizar serviço de aporte ou saque de recursos mantidos em conta de pagamento e executar ou facilitar a instrução de pagamento relacionada a determinado serviço de pagamento, inclusive transferência originada de ou destinada a conta de pagamento, além de outras atividades relacionadas à prestação de serviço de pagamento, designadas pelo BC.

Em abril, o diretor de Política Monetária do BC, Aldo Luiz Mendes, disse que o governo estava preparando a medida provisória. Segundo ele, o pagamento por dispositivos móveis é importante não apenas para reduzir os custos das transações financeiras como para aumentar a inclusão bancária no país.

Na época, o diretor disse que a medida provisória teria cinco objetivos principais: regulamentar essas operações, mesmo quando o serviço não é feito por instituições financeiras; impedir a lavagem de dinheiro e a transferência de recursos para fins terroristas; estimular o compartilhamento de infraestrutura entre bancos e operadoras de telefonia; aumentar a competição e proteger o consumidor, garantindo-lhe liberdade de escolha, segurança e privacidade.

A MP define figuras integrantes do ecossistema de pagamento móvel, como arranjo de pagamento, instituidor de arranjo de pagamento e instituição de pagamento.

O arranjo de pagamento permite que instituições que não sejam essencialmente financeiras, como bancos, possam oferecer esses serviços de pagamento por celular, tornando-se uma instituição de pagamento.

O ecossistema de pagamento móvel poderá:

a) disponibilizar serviço de aporte ou saque de recursos mantidos em conta de pagamento;
b) executar ou facilitar a instrução de pagamento relacionada a determinado serviço de pagamento, inclusive transferência originada de ou destinada a conta de pagamento;
c) gerir conta de pagamento;
d) emitir instrumento de pagamento;
e) credenciar a aceitação de instrumento de pagamento;
f) executar remessa de fundos;
g) converter moeda física ou escritural em moeda eletrônica, ou vice-versa, credenciar a aceitação ou gerir o uso de moeda eletrônica; e
h) outras atividades relacionadas à prestação de serviço de pagamento, designadas pelo Banco Central do Brasil.

Carteira eletrônica

Segundo o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, "com esta medida o celular pode se transformar numa carteira eletrônica. A pessoa carrega um crédito e vai fazendo seus pagamentos".

Será um serviço de grande utilidade que irá beneficiar milhões de pessoas que hoje não têm acesso a conta de banco, cartão de crédito, mas têm acesso à telefonia celular. "São tecnologias muito simples e qualquer pessoa que tem um celular saberá operar".

Levantamento realizado pela Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações indica que 86% das Classes D e E do país fazem exclusivamente pagamento em dinheiro. Portanto, segundo o Ministro, "é mais conveniente para o cidadão ter um sistema como este, é mais seguro e prático".

O objetivo principal do pagamento móvel é a inclusão financeira e para o Ministro a chave do sucesso é a capilaridade do celular que hoje já existe no Brasil em número maior que de habitantes. Em abril de 2013, eram 264,55 milhões de celulares ativos e quatro grandes operadoras com cobertura nacional, além de operadores menores que atuam juntos em 100% dos municípios brasileiros. Desses, 211,22 milhões (79,84%) são acessos pré-pagos e 53,33 milhões pós-pagos (20,16%). 

O pagamento através de dispositivos móveis não é exatamente uma novidade e começou logo após a expansão do comércio eletrônico no mundo. A partir do desenvolvimento do e-commerce, o serviço continua evoluindo e se massificando, abrindo oportunidades tanto para o governo como para a iniciativa privada e principalmente, para os cidadãos.

Os benefícios identificados são muitos ao reduzir a circulação de numerário e assim garantir maior segurança e comodidade ao usuário pessoa física que não tem ou não podem ter uma conta bancária ou um cartão de crédito. Facilita a transferência de dinheiro entre pessoas físicas e facilita o pagamento de contas e mercadorias, uma vez que o cartão na forma plástica não é mais necessário.

Para o mercado garante maior rapidez, segurança e eficiência nas transações, além de abrir novas oportunidades para novos modelos de pagamento, novas empresas e a inclusão de novos clientes para os bancos.

O Secretário de Telecomunicações, Max Martinhão, destaca ainda as possibilidades tecnológicas para smartphones, novas parcerias entre empresas bancárias, operadoras de telefonia e novos players. Além disso, afirmou que o governo está empenhado em "fornecer as condições regulatórias necessárias e suficientes para o desenvolvimento dos serviços de pagamento via celular no Brasil, um modelo que seja seguro, competitivo, interoperável, universal e de baixo custo para o cidadão".

Fonte: "Governo regulamenta pagamentos através de dispositivos móveis - IDG Now!." IDG Now! - Noticias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2013/05/20/governo-regulamenta-pagamentos-por-meio-de-dispositivos-moveis/ (accessed May 21, 2013).

Olhar Digital: Maior força do Google é a liberdade para falhar, aponta analista


O Google não cansa de impressionar os analistas. A empresa de Mountain View, que durante a semana passada apresentou várias novidades durante o evento Google I/O, mostrou capacidade de inovação mesmo com liderança consolidada em vários setores do mercado de tecnologia.

Um dos pontos mais exaltados por Steve Rosenbush em análise para o Wall Street Journal é a capacidade do Google de falhar sem que o fracasso afete o desempenho dos negócios da companhia. Isso oferece a segurança para que a empresa possa criar novos produtos e ferramentas como o Google Glass.

Rosenbush exemplifica com uma comparação com o Facebook, uma companhia mais jovem, mas que nem de longe é tão ativa quanto o Google. O gigante das buscas "cria o software Android, que roda em smartphones que, com a aquisição da Motorola, ele próprio produz e até mesmo controi uma rede de internet sem fio de alta velocidade para conectar pessoas", afirma.

O analista vai mais longe ainda, citando o domínio do mercado de sistemas operacionais para smartphones, a produção do Glass, o estudo com carros autônomos. Entretanto, ele cita o baixo apelo do Google+ e dos Chromebooks, que até podem ter seus fãs, mas estão longe de se tornarem populares.

De fato, a companhia tem como política investir em vários produtos novos com frequência, mesmo que eles acabem caindo no gosto do público. Um estudo mostra que o Google já fechou 36% dos serviços que lançou.

A fórmula tem dado certo. As ações da companhia tem sido trocadas acima da casa dos US$ 900 desde o Google I/O, um patamar que nunca antes havia sido alcançado, com uma alta de quase 50% em um ano. Em relação ao ano passado, a empresa apresentou um aumento em receitas trimestrais de 30%, algo impressionante para uma empresa desta magnitude.

Citando novamente a situação do Facebook, Rosembcuh aponta que a companhia ainda está se recuperando do IPO fracassado. Com um rol de serviços muito mais estreito, a empresa precisa sempre acertar sob risco de perder muito dinheiro, o que não acontece com o Google. A empresa de Zuckerberg apresentou no último trimestre um crescimento de 37,8% em receitas em comparação com o mesmo período do ano anterior, o que é muito pouco a mais para uma empresa de porte muito menor do que o Google.

Fonte: "Olhar Digital: Maior força do Google é a liberdade para falhar, aponta analista." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/maior-forca-do-google-e-a-liberdade-para-falhar,-aponta-analista (accessed May 21, 2013).

G1: Dono de serviço que vende ataque a sites diz que colabora com FBI


 
Rage Booter oferece 'ataques' por a partir de R$ 5
mensais.

O crime on-line é bastante organizado e há quem ofereça diversos "serviços" de ataque, invasão ou spam (envio de e-mails em massa) a interessados. O jornalista Brian Krebs identificou Justin Poland, de 22 anos, como responsável pelo Rage Booter, um site que realiza "stress testing" ("teste de sobrecarga"). Poland disse à Krebs que o Rage Booter, que aceita pagamentos pelo PayPal, na verdade compartilha todas as informações com o FBI.

Os "testes de sobrecarga" realizados pelo Rage Booter podem ser direcionados a qualquer site na web, permitindo, na prática, a realização de ataques que tiram sites do ar. O Rage Booter faz uso de servidores mal configurados para ampliar a capacidade de ataque, utilizando-se de recursos e conexões de terceiros sem autorização. Poland argumentou que, se os administradores desses sistemas se importassem, eles poderiam bloquear o uso, mas não o fazem. Por esse motivo, o serviço não seria ilegal.

Inicialmente revelando à Krebs que o serviço mantinha registros dos "testes" por até sete dias e que essa informação era compartilhada com a polícia, Poland disse então que trabalhava com o próprio FBI e que ia ao escritório às terças-feiras após a uma da tarde. Para confirmar sua história, ele informou o contato de um policial.

Atendendo o jornalista, o policial disse que não podia falar a respeito. Em seguida, Poland entrou em contato e comunicou que não poderia mais falar com Krebs. Oficialmente, o FBI disse que não poderia confirmar ou negar a ação. "As pessoas dizem o tempo todo que estão trabalhando conosco e às vezes é verdade e às vezes não é", afirmou Joel Siskovic, um porta-voz do FBI. "Não seria prudente, da nossa parte, confirmar que temos indivíduos nos ajudando, seja porque estão sendo bons cidadãos ou porque estão sendo obrigados a isso", emendou.

De acordo com o consultor de segurança Allison Nixon, o Rage Booter seria responsável por até 400 ataques por dia. Os "planos de serviço" começam em US$ 2,50 (R$ 5) e chegam a US$ 250 (R$ 500) por mês

Em seus ataques, o site omite o endereço real de origem do tráfego, mas revela o nome de usuário da conta do Rage Booter que contratou o serviço.

Fonte: Rohr, Altieres . "G1 - Dono de serviço que vende ataque a sites diz que colabora com FBI - noticias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de noticias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/05/dono-de-servico-que-vende-ataque-sites-diz-que-colabora-com-fbi.html?utm_source=feedly (accessed May 21, 2013).

G1: Linhas 4G crescem mais de 3 vezes em dois meses



O início da oferta mais ampla da internet móvel de quarta geração (4G) em abril fez o número linhas desse segmento crescer mais de três vezes na comparação com março, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em março havia apenas 14,7 mil acessos de 4G no país, número que subiu para 48,4 mil linhas no mês passado.

Apesar de esse número ser irrisório frente às quase 265 milhões de linhas ativas no país em abril, o setor tem trabalhado com uma previsão de 4 milhões de habilitações 4G até o fim do ano, conforme falou recentemente o presidente da Anatel, João Rezende.

A Claro e a Oi foram as primeiras que anunciaram a oferta mais ampla de serviços 4G nas cidades-sede da Copa das Confederações, a partir de meados de abril, enquanto Vivo e TIM esperaram até o último dia do mês, prazo final dado pela Anatel, para revelarem seus serviços.

Telefonia móvel

O Brasil registrou 264,55 milhões de linhas ativas de telefonia móvel em abril, segundo levantamento Anatel divulgado nesta segunda-feira (20), um crescimento de 0,19% em relação ao mês de março.

Em abril, foram registradas quase 500 mil novas habilitações. No quarto mês do ano, havia 211,22 milhões (79,84%) de acessos pré-pagos e 53,33 milhões pós-pagos (20,16%). A banda larga móvel totalizou 70,93 milhões de acessos.

Fonte: "G1 - Linhas 4G crescem mais de 3 vezes em dois meses - noticias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de noticias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/05/linhas-4g-crescem-mais-de-3-vezes-em-abril-sobre-marco.html?utm_source=feedly (accessed May 21, 2013).

Information Week: 4 dicas para se tornar um CIO



Na semana passada, eu participei de um painel no Interop cujo título era “Então você quer ser um CIO”. Foi uma conversa muito estimulante com uma plateia bem engajada.

Eu espero que as dicas a seguir, que vêm além do que foi apresentado no evento e sim da minha experiência de anos na TI, sejam úteis para ajudar a planejar sua própria carreira.

1. Faça seus funcionários crescerem

O painel discutiu sobre as “habilidades de promoção” – que são características que os profissionais da TI têm que manter em seus caminhos. As mais importantes, na minha concepção, são as habilidades de comunicação e inteligência emocional. Você deve ser capaz de lidar e conversar sobre situações delicadas com seus clientes, mas da mesma maneira, você deve ser capaz de encorajar seus funcionários – e essas duas habilidades são muito importantes aqui.

Tenho observado que algumas pessoas novas em papéis de liderança sentem que precisam abandonar seu senso comum e usar um marcador de gado ao invés de atividades positiva baseadas em equipe. Há essa incrível mutação que transforma as pessoas decentes em uma forma de ditadores de suas comunidades. Liderança é sobre influência, e não total controle.

Acabei de terminar um livro excelente, o “Leaders Open Doors”, em que o autor Bill Treasurer discute dois tipos de líderes: “fillers” e “spillers”. Os spillers (do verbo “spill”, que quer dizer derramar em inglês) se aproximam do trabalho a partir de um ângulo negativo: o que me mantém acordado à noite? O que me deixa com medo? Os “fillers” (do verbo “fill”, que signiica preencher) têm uma abordagem do trabalho a partir de um ângulo positivo: o que me faz querer vir trabalhar na parte da manhã?

A partir tanto da minha experiência quanto a do autor, os “fillers” provocam profunda lealdade pelas pessoas que eles lideram. Já os “spillers” obtêm profundo ressentimento. Que grupo de funcionários que você acha que vai fazer um trabalho melhor? Note que eu não disse mais trabalho.

Eu não consigo enfatizar o quanto é importante ter um interesse genuíno no bem-estar de seus funcionários. No final da sessão de painel me perguntaram como um ex-funcionário de infraestrutura e segurança como eu deu um salto para CIO. Minha resposta: um dos meus maiores pontos fortes, revelado pela avaliação da personalidade StrengthsFinder de Tom Rath, é que eu realmente gosto de ajudar os outros obterem sucesso.

Como líder CIO ou outro líder de TI, você está vai destinar muito tempo para as carreiras de outras pessoas. É necessário investir em pessoas, bem como em tecnologia. Então, minha pergunta para você é, você gosta de ver outras pessoas terem sucesso? Se não, você deve considerar um outro objetivo em sua carreira.

2. Conheça bem o seu time

Durante o painel, discutimos o papel do CIO como uma ponte entre a tecnologia e os negócios em geral e como agente capaz de reduzir a complexidade. Às vezes você vai precisar desenvolver o seus funcionários, mas também é preciso ser sincero com eles, chamá-los quando estão sendo obstrucionistas ou quando não estão demonstrando interesse na empresa.

Outro livro que tem funcionado como uma espécie de farol para mim é o “Five Dysfunctions of a Team”, de Patrick Lencioni. O seu primeiro time será a quem você mais deve fidelidade. E, no caso de um CIO bem sucedido, a primeira equipe é a equipe de liderança executiva, e não a equipe de TI.

É doloroso ouvir e conversar sobre isso, porque um bom CIO gasta muito de seu tempo na evolução e crescimento do time. Mas primeiro, as primeiras coisas: os negócios irão prosperar se o time de TI prosperar.

3. Aplique políticas

Um membro da plateia perguntou se eu passo mais tempo com operações ou políticas e marketing, e eu percebi um ar de desdém em sua voz quando mencionou esse último.

Minha resposta: a política e a diplomacia são as alternativas para a guerra, por isso não subestime sua importância. Todo CIO deve reconhecer a política como algo necessário. E há uma grande diferença entre traições políticas e diplomatas interessadas ​​resultados de ganhos.

Marketing e PR são importantes. Quem você quer que conte a história de sua organização: a TI ou outra pessoa? E como qualquer organização, comercial ou interna, como você quer angariar apoio para um produto ou serviço? Através do marketing e das relações públicas.

Enquanto estamos todos conscientes dos aspectos negativos, meus mentores CIOs bem-sucedidos colocaram na minha cabeça que você precisa comunicar o valor (marketing) e contar a sua história (PR). Quanto tempo você vai precisar gastar com essas coisas irá depender da sua organização, mas eu garanto que não vai ser zero.

4. Incentive a quebra das regras

O nosso painel de discussão voltou-se para a inovação, e alguém comentou que o pessoal de TI que têm uma baixa tolerância ao risco. Concordo, até certo ponto.

Os profissionais de TI tendem a ter uma baixa tolerância aos riscos que eles não entendem completamente? Eu destaquei que a TI assume riscos o tempo todo. Toda vez que alguém corrige um servidor, atualiza firmware ou outros processos que alterar um sistema de trabalho, é como uma cirurgia. Você utiliza toda a sua experiência para tomar todas as precauções necessárias, mas há sempre uma chance das coisas darem errado. Nada de bom acontece sem que tenhamos que correr riscos, e isso vale tanto para a tecnologia como para o mundo dos negócios.

Um dos riscos que o pessoal de TI não assume frequentemente consiste em funcionar fora da cadeia de comando, também conhecido como ‘pedir perdão, não permissão’. Grandes inovações podem sair de quando as regras são quebradas, porque sem o olhar frio da alta gerência a equipe estará mais propensa a dizer, independente da situação, ‘vamos tentar algo novo e ver o que acontece’.

Ninguém quer falhar em alguma coisa enquanto supervisiona a gestão. Algumas das realizações mais notáveis ​​da minha equipe surgiram em momentos fora do padrão. A FedEx chama isso de “pouco eu”, as inovações que acontecem de baixo para cima (em oposição ao “grande eu”, que vem de laboratórios e programas estruturados e formais).

Criar um ambiente em que a liderança seja tolerante à tomada de riscos, em que as pessoas trabalhem não se sintam como em uma lista de sentença de gerenciamento de projetos.

Fonte: OD. "4 dicas para se tornar um CIO - Information Week." Information Week. http://informationweek.itweb.com.br/14099/4-dicas-para-se-tornar-um-cio/?utm_source=feedly (accessed May 21, 2013).

G1: STJ mantém multa a Google e diz que sites devem retirar plágio



A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve multa de R$ 12 mil ao Google por não ter retirado material plagiado do ar imediatamente após ser notificado. A decisão foi tomada na última quinta-feira (16) e divulgada nesta segunda (20). O G1 procurou o Google por e-mail e telefone, mas a empresa não respondeu até o fechamento desta reportagem.

A corte já adotava o entendimento de que os sites poderiam ser responsabilizados junto com o autor da frase caso não retirassem das páginas falas ofensivas, e agora cria também precedente sobre a punição em caso de direito autoral e para a retirada imediata após a notificiação, sem aguardar decisão judicial, que deverá ser seguido por outras instâncias da Justiça.

O Google havia sido punido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) após uma empresa produtora de material didático ter verificado que blogs hospedados no provedor reproduziram conteúdo sem autorização.

A empresa notificou o Google, mas a exclusão do conteúdo só ocorreu após decisão judicial. O TJ mineiro responsabilizou o Google solidariamente pelo dano ao direito autoral e determinou que a empresa pagasse indenização de R$ 12 mil à produtora de material didático.

O Marco Civil da Internet, em discussão no Congresso, prevê que os provedores só retirem falas ofensivas após notificação judicial, mas não aborda a questão do direito autoral, que é tratado em projeto específico e ainda será encaminhado ao Legislativo. Enquanto não há leis sobre o setor, os casos concretos são analisados e decididos pela Justiça.

O Google tentou reduzir a multa com a alegação de que não poderia ser responsabilizado por atos de usuários. O relator do processo no STJ, ministro Sidnei Beneti, negou o recurso em decisão individual, mas a empresa recorreu e o caso foi decidido pela Terceira Turma.

"O provedor não responde objetivamente pelo conteúdo inserido pelo usuário em sítio eletrônico, por não se tratar de risco inerente à sua atividade. Está obrigado, no entanto, a retirar imediatamente o conteúdo moralmente ofensivo, sob pena de responder solidariamente com o autor direto do dano", afirmou Beneti. Dos cinco ministros que compõe a turma, três acompanharam o relator e um estava ausente.

Segundo o acórdão (documento que resume o julgamento), o "Google não tomou nenhuma providência, somente vindo a excluir os referidos blogs [após decisão judicial]".

O relator entendeu ainda que não era o caso de reduzir o valor da indenização, porque não é "ostensivamente exorbitante". "Somente é admissível [a redução] quando o valor fixado pelo Tribunal de origem, cumprindo o duplo grau de jurisdição, se mostre teratológico, por irrisório ou abusivo", afirma o acórdão.

O Google recorreu novamente ao tribunal por meio de embargos de declaração, tipo de recurso que não muda o mérito da decisão, mas ainda pode servir para reduzir o valor estipulado.

Fonte: Oliveira, Mariana . "G1 - STJ mantêm multa a Google e diz que sites devem retirar plágio - noticias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de noticias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/05/stj-mantem-multa-google-e-diz-que-sites-devem-retirar-plagio.html?utm_source=feedly (accessed May 21, 2013).

Gizmodo: Wi-Fi mais rápido do mundo deixa seu roteador comendo poeira



Em geral, eu me contento se consigo uma conexão à internet rápida o suficiente para transmitir vídeo HD. Só que mais rápido é sempre melhor, certo?

Uma nova rede Wi-Fi desenvolvida na Alemanha diz quebrar recordes de velocidade: ela é tão incrivelmente rápida que você não saberia o que fazer com ela. Ele pode transmitir dez filmes HD em um segundo.

Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, o novo Wi-Fi de 40Gbps (40x mais rápido que o Google Fiber!) não só conseguiu chegar a velocidades insanas, como o fez em uma distância de 1 km.

O salto na velocidade vem graças a uma frequência mais alta (240GHz) do que uma configuração Wi-Fi comum (2,4 GHz e 5 GHz). Isto garante uma transmissão sem muita interferência: os sinais percorrerem o ar com bastante facilidade, e o sistema é robusto mesmo com chuva ou neblina.

Além disso, a alta frequência permite que o hardware para transmitir e receber dados seja minúsculo: trata-se de um chip com apenas 4 x 1,5 mm². (Via de regra, quanto maior a frequência, menor o tamanho do transceptor.)

O problema: isso nunca funcionaria bem em sua casa. Uma frequência tão elevada seria facilmente bloqueada por uma parede comum – o uso desta rede Wi-Fi seria outro.

A rede foi testada transferindo dados do topo de um arranha-céu para outro. É possível que este tipo de conexão de “fibra invisível” seria a sua aplicação mais relevante: em vez de esperar o cabeamento por fibra óptica chegar a certa região, prédios altos poderiam usar esta conexão sem fio e distribuí-la para seus moradores/escritórios.

Além disso, o Wi-Fi super-rápido pode ser bem útil para distribuir internet em áreas rurais, onde a fibra é algo caro e com pouco retorno. No entanto, a tecnologia ainda está em testes. Ah, se ela fosse lançada tão rápido quanto ela transfere dados…

Fonte: LIMER, ERIC . "Wi-Fi mais rápido do mundo deixa seu roteador comendo poeira." Gizmodo Brasil | Tech Lovers. http://gizmodo.uol.com.br/wi-fi-mais-rapido-do-mundo-deixa-seu-roteador-comendo-poeira/?utm_source=feedly (accessed May 21, 2013).

Canal Tech: Para desenvolvedores: nova ferramenta testa compatibilidade de sites com o IE



Programadores e desenvolvedores web do mundo todo, uni-vos! Está chegando no mercado a mais nova ferramenta da Microsoft, fruto de um projeto que foi criado por um pequeno grupo de engenheiros e divulgadores técnicos da empresa: o modern.IE. Ao acessar o site www.modern.ie, é possível inserir uma URL de qualquer outro site para testar sua compatibilidade com o Internet Explorer. A ferramenta traz muita praticidade ao usuário, uma vez que dispensa realizar testes de sites em diversas versões do navegador. E é totalmente gratuita.


Assim que você digita ou cola uma URL no modern.IE, a ferramenta se encarrega de verificar todo o site para você. Qualquer problema de compatibilidade, framework, bibliotecas e webstandards será exibido dentro de instantes. Em outras palavras: o modern.IE ajuda o desenvolvedor a poupar tempo e encontrar, rapidamente, elementos incompatíveis com o Internet Explorer.

Além disso, o modern.IE também detecta erros comuns no código da página, verifica itens de linha e, por trás de um firewall, exibe resultados de incompatibilidade com o Internet Explorer e otimização para dispositivos touch, mostra plug-ins de navegadores e breakpoint para sites projetados de maneira relativa.

Mas você deve estar pensando que já existem ferramentas que verificam o código de sites e páginas na web. Sim, existem, mas o modern.IE é diferente: ele é capaz de resolver, por meio de um rastreamento estático e preciso, problemas comuns de codificação que podem ter surgido de versões antigas do Internet Explorer — tais versões não contavam com suporte aos padrões HTML5 e CSS3, como é o caso do IE9 e 10. 

Quer ver como testar e programar seu site ficou fácil? É só experimentar o modern.IE! E se você quiser verificar seu site em outros navegadores, como Firefox e Chrome, poderá ter acesso gratuito ao BrowserStack — um dos maiores serviços de testes de sites — pelos primeiros 3 meses.

Fonte: "Para desenvolvedores: nova ferramenta testa compatibilidade de sites com o IE - Microsoft." Canaltech. http://canaltech.com.br/noticia/microsoft/Conheca-a-mais-nova-ferramenta-de-testes-de-sites-da-Microsoft/?utm_source=feedly (accessed May 21, 2013).

G1: Apple é investigada por estratégia para driblar impostos



A Apple utilizou uma complexa rede de filiais no estrangeiro para evitar o pagamento de bilhões de dólares em impostos nos Estados Unidos, revelam conclusões preliminares de uma comissão parlamentar.

O relatório, que deve servir de base para uma auditoria no Senado, com a presença do presidente de Apple, Tim Cook, não acusa a Apple diretamente de atividade ilegal, mas afirma que o grupo utilizava "estratégias de grande magnitude para evitar pagar impostos".

Entre as estratégias adotadas estão a transferência de patentes para filiais no exterior e a concentração de negócios na Irlanda, com taxa impositiva de 2%.

"A Apple não apenas transferiu seus lucros para um paraíso fiscal estrangeiro, mas criou um 'Santo Graal' de evasão fiscal ao montar entidades no exterior para driblar o fisco", disse o senador democrata Carl Levin.

O grupo criou um conglomerado virtual para administrar suas atividades no estrangeiro denominado Apple Operations International, que "não tem funcionários ou sede física", e assim evitou declarar bilhões de dólares em um período de cinco anos, usando brechas nos sistemas fiscais de Estados Unidos e Irlanda.

"A essência da energia criativa da Apple deveria ser voltada para seus produtos e serviços inovadores, e não para seu departamento fiscal", disse outro membro da comissão, o republicano John McCain.

Fonte: "G1 - Apple é investigada por estratégia para driblar impostos - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/05/apple-e-investigada-por-estrategia-para-driblar-impostos.html?utm_source=feedly (accessed May 21, 2013).

Gizmodo: A invenção de uma jovem de 18 anos pode trazer recarga instantânea a baterias de celular



Enquanto você está aí navegando à toa pela internet (o chefe vai ver, hein), jovens mais inteligentes do que eu e você se preparam para mudar o mundo.

Por exemplo, Eesha Khare (à esquerda) tem 18 anos e não só inventou um supercapacitor, que pode trazer baterias de celular capazes de se recarregar em segundos – como ela ganhou US$ 50 mil por isso.

Através da nanotecnologia – um eletrodo de nanobastões – o supercapacitor consegue guardar muita energia em pouco espaço, carrega rápido e se desgasta mais devagar que baterias atuais.

O protótipo de Khare pode ser carregado em até 30 segundos, e lida com até 10.000 ciclos de recarga – dez vezes o que vemos em baterias comuns. Como não há fluidos dentro dele, não há risco de vazamento. E se os smartphones do futuro forem flexíveis, tudo bem: o protótipo de supercapacitor também é flexível.

Por enquanto, o supercapacitor só foi testado para acender LEDs. Mas ele consegue fazer isso perfeitamente; e este é um grande passo na direção certa, especialmente porque a duração da bateria é uma das características mais importantes de um smartphone.

Khare é uma dos três grandes vencedores da Feira Internacional de Ciência e Engenharia da Intel. Ela e Henry Lin, 17 (à direita) – que criou um modelo para simular milhares de galáxias – levaram o prêmio da Intel Foundation para jovens cientistas.

Enquanto isso, Ionut Budisteanu, 19, ganhou o Prêmio Gordon E. Moore e US$ 75 mil por seu modelo de inteligência artificial, que poderia resultar em um carro mais barato que dirige sozinho. No entanto, a invenção de Khare tem algum potencial mais prático – e celulares com carregamento rápido é algo que todos nós queremos.

Bem, assim como toda tecnologia de supercapacitores, ela não está exatamente próxima do lançamento comercial. Mas ei, se uma jovem de 18 anos (e super inteligente) consegue resolver isso, as empresas multinacionais – com um incentivo ainda maior de dinheiro e lucro – deveriam fazer o mesmo, certo? Então andem logo: aceito qualquer solução, desde que venha em breve.

Fonte: LIMER, ERIC . "A invenção de uma jovem de 18 anos pode trazer recarga instantânea a baterias de celular." Gizmodo Brasil | Tech Lovers. http://gizmodo.uol.com.br/jovem-cria-supercapacitor/?utm_source=feedly (accessed May 21, 2013).

Folha de S.Paulo: Google Glass é questionado por membros do Congresso americano sobre privacidade


Um grupo de legisladores americanos pediu à gigante da internet Google para responder a perguntas sobre as implicações de privacidade e do possível "mau uso da informação" com relação ao projeto de óculos interativas apresentado recentemente pelo grupo.

Tais óculos, chamados Google Glass e por enquanto disponíveis exclusivamente na forma de protótipo, são dotadas de uma câmera e um microfone e são capazes de se conectar à internet por wi-fi ou via conexão sem fio com telefone celular.As fotos ou vídeos podem ser compartilhadas através da rede social Google+.

Em carta enviada na última quinta (16), oito membros do Congresso se declaram "curiosos em saber se esta nova tecnologia pode violar a privacidade do americano médio".
Justin Sullivan/AFP 

Participante da conferência para desenvolvedores do 
Google, chamada I/O, testa os óculos inteligentes Glass.

Os legisladores pediram ao Google para fornecer informações sobre como recolherá e como vai usar os dados provenientes dos óculos ligados à web, que já foram testadas em um pequeno grupo de usuários e que se espera que cheguem ao mercado no final deste ano.

"Ao utilizar o Google Glass é certo que este produto será capaz de utilizar tecnologia de reconhecimento de ponta para desvendar informações pessoais de quem for e inclusive algum dos objetos inanimados que o usuário está vendo?", questiona a carta.

"Poderá um usuário solicitar essas informações? Poderá alguém que não seja usuário ou ser humano ser excluído desta captação de dados pessoais? Se for assim, como? Se não, por que não?", continuou.

Os legisladores também perguntaram se os óculos do Google têm capacidade de armazenar dados, se terão identificação do usuário e se será implantado algum tipo de proteção da privacidade para os usuários.

O cofundador do Google e presidente executivo da companhia Larry Page descreveu o projeto esta semana como uma tentativa de fazer com que os computadores "saiam do caminho" e as pessoas possam se concentrar em suas vidas enriquecidas pelo que a vida pode oferecer.

O Google já enfrentou investigações por questões de privacidade nos dois lados do Atlântico. As autoridades europeias estão pressionando a gigante da internet a respeito.

Nos Estados Unidos, a companhia foi multada por recolher dados pessoais de indivíduos sem autorização, quando passava pelas ruas das cidades tirando fotos para o serviço Street View. 

Fonte: "Folha de S.Paulo - Tec - Google Glass é questionado por membros do Congresso americano sobre privacidade - 20/05/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/05/1281767-google-glass-e-questionado-por-membros-do-congresso-americano-sobre-privacidade.shtml?utm_source=feedly (accessed May 21, 2013).