quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

TI INSIDE Online - Brasil deve fechar 2011 com 38 milhões de acessos de banda larga móvel, segundo Huawei

TI INSIDE Online - Brasil deve fechar 2011 com 38 milhões de acessos de banda larga móvel, segundo Huawei:



Segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT), a banda larga móvel crescerá 26% em 2011 no mundo, o triplo em relação ao aumento da base da banda larga fixa durante o mesmo período. Esse crescimento se reflete no Brasil, que, de acordo com o Balanço Huawei de Banda Larga, divulgado nesta quarta-feira, 14, deve terminar este ano com uma base de 38 milhões de acessos móveis, contra 17 milhões de conexões banda larga fixas.
Levando-se em conta os dados da Anatel, de um total de 34,5 milhões de acessos de banda larga móvel ao término do terceiro trimestre deste ano no País, a previsão do estudo Huawei é de uma adição líquida de 3,5 milhões somente no último quarter de 2011. A tecnologia de banda larga móvel predominante é a WCDMA/HSPA, com mais de 90% desse montante, não só no Brasil, mas também nos demais países. Em 2014, a proporção no Brasil será de um para três, quando o País deverá ter 92 milhões de acessos de banda larga móvel e 30 milhões de banda larga fixa.
Os dados representaram 19,5% da receita de serviço das operadoras móveis no terceiro trimestre, com um crescimento expressivo de 39% em relação a igual período de 2010. Segundo o diretor de marketing e soluções da Huawei, Marcelo Motta, a tendência de alta dos dados móveis foi alavancada principalmente pela queda do custo dos telefones celulares 3G, que no terceiro trimestre foi, em média, de 15% e pela redução dos preços dos modems 3G. “Hoje já é possível encontrar modems no mercado brasileiro por R$ 99, o que ainda não é o ideal, mas segue tendência contínua de queda. As operadoras também estão trabalhando melhor com os planos de dados no pré-pago, o que também ajudou bastante no crescimento dos serviços de dados móveis”, diz.

R7 - Tecnologia e Ciência - Pioneiros da Internet preocupados com projeto antipirataria

R7- Tecnologia e Ciência - Pioneiros da Internet preocupados com projeto antipirataria 

Vários pioneiros da Internet, entre eles os fundadores dos portais eBay, Google, Twitter, Yahoo! e Wikipedia, publicaram nesta quarta-feira uma carta aberta expressando sua preocupação com um projeto de lei antipirataria analisado pelo Congresso americano.
O projeto, batizado de "Lei para deter a pirataria online" pela Câmara dos Deputados, foi previamente apresentado ao Senado sob o nome de "Lei para proteção do IP", com o objetivo de combater a pirataria online.
Embora tenham recebido o apoio da indústria cinematográfica de Hollywood e da indústria musical, o projeto enfrenta a oposição de associações que defendem a livre expressão, que argumentam que essa lei permitirá ao governo americano fechar sites, inclusive no exterior, sem necessidade de levar a questão à justiça.
Segundo esses pioneiros da Internet, cuja carta dirigida aos congressistas americanos foi publicada nesta quarta-feira em vários jornais, a iniciativa "dará ao governo americano o poder de censurar a Internet através de procedimentos similares aos usados na China, Malásia ou Irã".
"Todos nós tivemos a sorte de fundar grupos ou associações baseadas na Internet, em um ambiente regulador que promovia o setor empresarial, a inovação, a criação de conteúdo e a livre expressão online", escreveram.
"Atualmente tememos o projeto 'Lei de proteção ao IP' e a 'Lei para deter a pirataria online' que, inicialmente, foram feitos com a boa intenção de combater a pirataria online, ponham em risco esta estrutura", acrescentaram.
Entre os que assinam a carta estão o co-fundador do Google, Sergey Brin, os co-fundadores do Twitter, Jack Dorsey, Biz Stone e Evan Williams, os do Yahoo!, David Filo e Jerry Yang, assim como o fundador do eBay, Pierre Omidyar, e do Wikipedia, Jimmy Wales.

CIO - Notícias -Maioria das empresas planeja aumentar investimentos em mídias sociais em 2012

CIO:- Notícias - Maioria das empresas planeja aumentar investimentos em mídias sociais em 2012 

Estudo da Amcham com 72 associados mostra ainda que 78% deles já contam com perfis oficiais corporativos em pelo menos uma rede social.


Embora as redes sociais ainda sejam um bicho de sete cabeça para muitas empresas, outras já estão ingressando nesse mundo. Pesquisa realizada pela Amcham com 72 executivos de marketing de companhias associadas da entidade aponta que 96% reconhecem redes sociais como canal fomentador de negócios. Diante desse cenário, 65% planejam aumentar ações e investimentos nessas ferramentas em 2012.
Dos entrevistados, 78% afirmaram já contar com perfis oficiais corporativos em pelo menos uma rede social e 14% planejam entrar nas redes num futuro próximo.
Por outro lado, 47% dos executivos disseram que as mídias sociais respondem por menos de 5% dos orçamentos de marketing. Um grupo de 21% investe até 10% e 13% dedica até 20% da verba. Somente 3% afirmaram que esse tipo de investimento chega a 40% do total gasto em marketing.
Para 2012, entre os objetivos principais de manter um perfil corporativo nas redes sociais estão relacionamento com o cliente (74%); reforço de marca (63%); promoção e divulgação de produtos ou serviços (53%); monitoramento de marca (46%); e e-commerce (18%).
De acordo com a pesquisa, o Facebook deve concentrar a maioria das campanhas de marketing, apontada por 76%, em seguida estão Twitter (56%), Google+ (32%), Foursquare (10%) e Orkut (8%).

    CIO - Gestão - Reorganize o back office e economize milhões

    CIO:- Gestão - Reorganize o back office e economize milhões 

    Recompensas do modelo de serviços compartilhados vão muito além da economia de custo inicial, segundo o Hackett Group.


    Quer salvar a sua empresa de 314 milhões dólares por ano com uma mudança relativamente simples? De acordo com pesquisa recém divulgada pela empresa de consultoria Hackett Group, isso poderia ser feito apenas através o compartilhamento de algumas funções de back-office.
    "Como as empresas se tornam mais complexas, eles têm uma tradição de organizar o trabalho de forma vertical," diz Honório Padron, diretor-gerente Hackett Group. Processos ineficientes e os resíduos são as conseqüências dessa abordagem. A pesquisa da empresa produziu inúmeras recomendações sobre como as empresas podem economizar bastante.
    Por exemplo, algumas empresas separam as equipes de TI e as de RH para cada divisão ou região. Ele acredita que isso diversifica muito a atuação dos líderes, focados em geração de receitas. "Pode ser muito difícil de gerir [inovação] e o funcionamento dos serviços, ao mesmo tempo", diz Padron.
    A descentralização dos serviços comuns também desafia as empresas a adptarem políticas globais e padronizarem e implementarem processos simplificados e tecnologias. "Cada grupo é responsável por seu próprio orçamento para escolher líderes de suas próprias plataformas e definir suas próprias regras", diz ele.
    Algumas empresas acreditam que há muitas diferenças na forma como as funções de back-office são realizadas para consolidá-los. Na realidade, diz Padron, 80% a 90% das funções são similares. "Na maioria dos casos, silos são uma falsa sensação de poder e controle", diz ele.
    Padron defende uma cultura de serviços compartilhados de back-office, onde os papéis são centralizadas e todas as divisões obedecem o mesmo critério de nível de serviço. Os 314 milhões de dólares que podem ser economizados - que é a média possível a partir da análise de empresas do ranking de maiores empresas da Fortune - vem da eliminação de duplicações, melhor gestão do espaço dos escritórios, consolidação de pessoal, e simplificação da tecnologia. Uma empresa pode reduzir os custos ao decidir pelo uso de uma plataforma de folha de pagamento única ou de um único processo de faturamento, por exemplo.
    Padron alerta para que as empresas não confundam consolidação com centralização. Funcionários de serviços compartilhados ainda devem sentar-se em geografias diversas, para que o grupo possa desenvolver uma estratégia follow-the-dom. Isso permite evitar atrasos no contas a pagar, levar od help desks a funcionarem 24 horas, e entregar outros serviços essenciais em tempo real. "Você vai precisar de um modelo bem pensado, que considera a regionalização, localização e globalização", diz ele.
    Há algumas tarefas que podem ser realizadas de qualquer lugar, como pagar contas, e aqueles que são exclusivos de uma região, como compliance. A estrutura de serviços compartilhados devem levar estes requisitos em consideração.
    Muitos trabalhadores, a princípio, rejeitam um modelo de serviços compartilhados. Padron incentiva líderes empresariais a explicarem os benefícios para a organização e para eles pessoalmente. A divisão focada em seus talentos fornece um plano de carreira que de outra forma não seria possível adotar. Em vez de ser a única pessoa do financeiro a desempenhar determinada função, eles serão capazes de aspirar a liderar uma equipe financeira, ou a toda a divisão de serviços compartilhados, por exemplo.
    As recompensas do modelo de serviços compartilhados vão muito além da economia de custo inicial. "Você pode fechar os livros mais rápido, aproveitar os descontos de volume, melhorar a aderência, etc", diz Padron. "Os serviços compartilhados fornecem às corporações a agilidade que precisam."

    Macworld - Notícias - Microsoft lança primeiro aplicativo Office para iPad

     Macworld - Notícias - Microsoft lança primeiro aplicativo Office para iPad

    Já disponível para iPhone, OneNote passa a ser desenvolvido para a tela maior do tablet da Apple


    A Microsoft lançou esta semana uma atualização do seu aplicativo para iOS OneNote, que agora também é compatível com a tela maior do iPad.
    O OneNote é o único aplicativo Office que a Microsoft portou até agora para o sistema iOS, da rival Apple. A companhia havia lançado uma versão para iPhone do app de gerenciamento de projetos e anotações em janeiro deste ano.
    Com a atualização 1.3, a Microsoft afirma que o app agora roda em “resolução plena” no iPad, em vez de apenas ser uma versão adaptada do software para iPhone.
    De acordo com um post no blog oficial da Microsoft, o update do app roda tanto no iPad original quanto no iPad 2. “Desde o lançamento do OneNote para iPhone, há cerca de um ano, um pedido recorrente dos nossos usuários era uma versão que pudesse ser mais facilmente usa na tela maior do iPad”, explica o técnico do grupo Office da Microsoft, Michael Oldenburg.
    onenoteipad01.jpg
    Nova versão do OneNote agora é compatível com o iPad
    Novos recursos
    A versão 1.3 do programa também traz vários novos recursos, incluindo a opção de sincronizar “blocos de notas”, OneNote via Wi-Fi, um design de interface com abas e possibilidade de desenhar tabelas.
    O app já pode ser baixado gratuitamente na App Store brasileira e é compatível com o iOS 4.3 ou versão mais recente.

    Adrenaline.com.br:Ford apresenta carro futurista com computação em nuvem

     Adrenaline.com.br:Ford apresenta carro futurista com computação em nuvem 


    Um carro personalizável, que reconhece as preferências de cada motorista, vai dar as caras na CES 2012, que ocorre entre 10 e 13 de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos. Trata-se do Evos Concept da Ford, que, além do design futurista, incorpora a computação em nuvem para permitir ao usuário acessar arquivos e programas de qualquer lugar a partir de um sistema operacional disponível na Internet.

    "Hoje, os motoristas têm de se adaptar às características e equipamentos do carro", diz Paul Mascarenas, chefe técnico do time de Pesquisa e Inovação da Ford. "O Evos Concept muda o paradigma de como você interage com o seu carro. Nossa visão é que o carro tem de se adaptar ao motorista, levando a experiência de direção a um nível totalmente novo de personalização e conveniência."

    De acordo com a Ford, o Evos Concept usa a tecnologia de forma integrada para enriquecer a experiência de direção a partir de dados da nuvem, levando o estilo de vida de cada um para dentro do automóvel. Ele pode, por exemplo, cruzar os dados de bordo sobre as preferências do motorista com informações armazenadas online, como agenda de trabalho, músicas, condições do tempo e comunicação local de veículo para veículo. “O carro conhece você e pode atuar como um assistente pessoal para administrar algumas rotinas durante o seu deslocamento diário", diz Mascarenas.

    No carro, a tecnologia também está a serviço da saúde do motorista. Equipamentos como o assento com monitoramento de batimento cardíaco e o sistema de alerta contra alergias se conectam à nuvem para monitorar o estado físico do condutor e ajustar o veículo do modo mais adequado. "Nossas pesquisas para o bem-estar têm como foco reduzir o stress do motorista e melhorar a sua atenção ao volante", diz Mascarenas. "Os motoristas de todo o mundo estão passando mais tempo na direção e o carro não precisa ser mais um fator de stress na sua vida."

    O Evos também usa a nuvem para entender o comportamento e os padrões de deslocamento do motorista para prever seus destinos, ajustando as estratégias de controle de propulsão híbrida "plug-in", com baterias avançadas de íons de lítio. Sabendo aonde o motorista deseja ir, o carro pode selecionar a tração elétrica ou a combustível para buscar o menor gasto de energia em cada situação.

    Folha.com - Videocasts - Sucesso na Europa para o Natal, robôs humanoides preocupam psicólogos

    Folha.com - Videocasts - Sucesso na Europa para o Natal, robôs humanoides preocupam psicólogos


    Nas lojas europeias, um dos brinquedos mais buscados neste Natal são os robôs humanoides, que simulam ter emoções, pensar e aprender.
    Apesar da grande procura, os psicólogos advertem que as crianças podem ver este tipo de brinquedo como um animal de estimação que precisa de cuidados constantes. Eles alertam que, se os pais não limitarem o seu uso, há o risco de haver uma dependência, prejudicial às crianças.
    A IA (Inteligência Artificial) é algo extremamente interessante e necessário para o nosso desenvolvimento, podendo ser utilizadas em maquinas que podem executar trabalhos que são perigosos para nós humanos. Porém é necessário ter o controle sobre elas, não as deixando totalmente independentes. OBS: O computador pode vencer o ser humano no xadrez pois ele consegue trabalhar com probabilidades infinitamente mais rapido que nós, e foi programado para isso.