segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Olhar Digital: Campus Party começa hoje


Começa nesta segunda-feira, 27, a edição 2014 da Campus Party, que será realizada no Anhembi Parque, em São Paulo, até o dia 2 de fevereiro.

Como em outros anos o evento será dividido em dois: a área conhecida como Open Campus, com entrada livre e gratuita, e a Arena, para a qual já não há mais ingressos disponíveis. Quem só circulará pela primeira região terá de acompanhar um cronograma diferenciado; neste caso a Campus abre só amanhã e fecha no dia 1, podendo ser acessada das 10h às 21h.

Haverá uma série de painéis dentro da área fechada, com destaque para as participações de Marcelo Ballona, cofundador do Submarino; John Lunn, atual diretor global de Desenvolvimento do PayPal; Joseph Olin, um dos criadores da série Lara Croft: Tomb Raider; Andreas Gal, vice-presidente de Mobile na Mozilla; Talmon Marco, criador do VIBER; Fabio Gandour, cientista-chefe no laboratório da IBM Research Division do Brasil; Maksim Yevmenkin, engenheiro de Software engenheiro sênior da Netflix; e Silvio Meira, presidente do Conselho de Administração do Porto Digital e Fundador da IKEWAI (rede de investimentos e investidores).

Todas as atividades poderão ser acompanhadas, ao vivo, pelo site da Campus, disponívelneste link.

Fonte: "Campus Party começa hoje." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 27 Jan. 2014. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/3996

INFO: Museus do Rio serão ligados por rede digital


Um sistema de gerenciamento de acervos museológicos será disponibilizado gratuitamente para os museus do estado. O projeto Musa – Rede Web de Museus vai permitir uma catalogação digital padronizada do acervo das instituições. Com isso, será possível fazer busca e visitas pela internet a todos os museus da rede, que poderão também montar exposições virtuais com peças e obras presentes em todas as instituições.

A superintendente de Museus da Secretaria de Cultura do estado (SEC), Mariana Várzea, explica que as oito unidades ligadas ao órgão utilizam o Sistema de Gerenciamento de Acervos Museológicos (Sisgam) desde 2009. Agora, a SEC planeja disponibilizar o sistema para integrar outras instituições.

“O conceito é atender a pequenos museus do Rio, que hoje não dispõem de recurso para ter um sistema próprio de documentação de seus acervos. As instituições que aderirem à rede poderão também contar com o conhecimento colaborativo na construção de seus trabalho e de seus desafios”, acrescenta Mariana

Atualmente, cada museu tem seu próprio sistema, o que impossibilita o intercâmbio de informações. Outro fator que será reforçado com a rede é a segurança, já que a digitalização vai melhorar a gestão e o controle dos acervos. De acordo com a superintendente, a implantação em 2014 é um piloto para verificar a viabilidade do projeto.

“É uma ideia inovadora. Do que a gente conhece, vai ser a primeira rede de um sistema colaborativo no Brasil, aberto a instituições públicas e privadas. Acho que a gente está dando um passo importante não só para as instituições se organizarem, mas também para que o público possa ter acesso on-line a essas coleções. Será possível, inclusive, atender às escolas, aos curadores, aos pesquisadores e a todos aqueles interessados”.

Mariana ressalta que o sistema é uma tecnologia desenvolvida pela Secretaria de Cultura, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj). O edital de seleção para adesão ao Sisgam será publicado no segundo semestre deste ano. Devem ser abertas 20 vagas para instituições do interior que queiram organizar seus acervos.

O Projeto Musa é uma parceria do Clube da Cultura e da Superintendência de Museus da SEC e foi inaugurado oficialmente nesta semana, com o Colóquio Fazer e Vender Cultura: Museus em Rede, no Oi Futuro Flamengo.

Fonte: "Museus do Rio serão ligados por rede digital." INFO. N.p., n.d. Web. 27 Jan. 2014. http://info.abril.com.br/noticias/ti/2014/01/museus-do-rio-serao-ligados-por-rede-digital.shtml.

Olhar Digital: Prefeitura de SP lança wi-fi gratuito em dois pontos


Para promover o aniversário da cidade, neste sábado, a Prefeitura de São Paulo anuncia os dois primeiros pontos de wi-fi gratuito do Projeto Praças Digitais, que pretende levar internet a 120 locais públicos até julho. Pateo do Collegio, na região central, e Praça Dilva Gomes, na zona leste, começam a contar com o sinal nesta sexta-feira.

As empresas WCS e Prodan venceram a licitação realizada no ano passado e dividirão a tarefa de fornecer o serviço de internet. O valor do contrato, com duração de três anos podendo ser prorrogado por mais dois, é de R$ 30 milhões.

A velocidade mínima da conexão oferecida é de 512kbps por usuário. Qualquer cidadão pode utilizar o serviço e acessar a internet por meio de seu dispositivo. A lista completa dos locais que receberão o sinal até o meio do ano pode ser conferida neste link.

Em setembro de 2013, o Olhar Digital acompanhou o primeiro teste oficial da iniciativa da Prefeitura. Confira aqui o desempenho da internet à época.

Fonte: "Prefeitura de SP lança wi-fi gratuito em dois pontos." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 27 Jan. 2014. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/3995




INFO: Redação da INFO se muda para o Anhembi durante a Campus Party


A sétima edição da Campus Party começa nesta segunda-feira (27) em São Paulo, com a chegada de 8 mil campuseiros ao Anhembi Parque. Até o próximo domingo, os campuseiros participarão de uma maratona de atividades, palestras, encontros e discussões sobre tecnologia. E para cobrir a festa em todos os seus detalhes, a INFO montará uma redação dentro do Anhembi, por onde passarão mais de 15 profissionais, entre jornalistas, videomakers, designers e desenvolvedores, a partir de terça.

A equipe do INFOlab, laboratório de testes da INFO, também estará presente ao evento, exibindo os últimos gadgets e produtos testados pela equipe de engenheiros e jornalistas especializados em reviews. Uma impressora 3D será um dos hardwares expostos nesse espaço.

E para colaborar com o bom sono dos campuseiros durante a festa, a INFO também vai dar de brinde travesseiros customizados, na entrada do evento. 

Neste ano, a Campus Party tem como principal atração um palestrante inusitado: Bruce Dickinson, vocalista dos mestres do heavy metal Iron Maiden. Mas o britânico não foi convidado por seu trabalho como músico, mas sim por seu lado empreendedor e investidor-anjo. Ele compartilhará sua experiência no gerenciamento de empresas – sua banda é uma das mais bem-sucedidas companhias do Reino Unido – com o público já na terça-feira.

Além de Dickinson, outros nomes falarão no palco principal. Confira a seguir quais são os que aparecerão em cada dia, seguidos dos horários das apresentações. A agenda completa, com todas as palestras nos palcos secundários, os Cenários, você confere aqui.

Dia 28/01, terça-feira

10h - "The Web is Dead. Long Live the Web!", com Carlos Domingo, presidente e CEO da Telefónica I+D e CEO de Innovation e New Digital Business da Telefónica Digital

11h15 - “Open APIs for Open Minds”, com John "Maddog" Hall (Diretor Executivo da Linux International), Bruno Souza (consultor da Summa Technologies, o “JavaMan”) e equipe de desenvolvimento da FI-Ware

13h - Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, piloto, empreendedor e investidor-anjo

14h30 - “O Fim da propriedade intelectual?”, com Borja Adsuara, consultor em Estratégia Digital de Empresas e Administrações Públicas

19h - Sean Carasso, empreendedor social e fundador do projeto Falling Whistles, que coordena campanha pela paz no Congo

20h30 - “O Marketing Digital muda. A Publicidade Muda. A Palestra Muda”, com Dado Schneider,criador da marca Claro

Dia 29/01, quarta-feira

10h - “Novos negócios inovadores de crescimento empreendedor no Brasil”, com Silvio Meira, cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

11h15 - “Millennials: Empreendedores por Natureza”, com Lourenço Bustani, sócio-fundador e CEO Global da Mandalah

13h - Andreas Gal, vice-presidente de Mobile da Mozilla

14h30 - “A Genialidade da ingenuidade”, com Marcelo Eduardo, sócio e co-fundador da empresa Work & Company

15h45 - “Do fundo de um estacionamento à criação do e-commerce esportivo”, com Marcio Kumruian, CEO e fundador da Netshoes

19h - Maickel Melamed, economista, psicoterapeuta, coach em gerência de vida, escritor, comunicador e atleta de alto rendimento

20h30 - “Como disponibilizar 114,000 anos de videos todos os meses”, com Maksim Yevmenkin, engenheiro de software sênior da Netflix

21h45 - “Gestão Pública e a presença digital: Prefeituras de Maceió e Curitiba”, com Marcos Giovanella (Diretor de Internet e Mídias Sociais da Prefeitura de Curitiba), Marcel Bely (Analista de Redes Sociais e Conteúdo da Prefeitura de Curitiba), Clayton Santos (Secretário de Comunicação Social de Maceió), Poly Annenberg (Coordenadora de Mídias Sociais da Secretaria de Com. Social de Maceió) e Allan Agra (Analista de Mídias Sociais da Secretaria de Com. Social de Maceió)

Dia 30/01, quinta-feira

11h15 - “A startup de cem anos”, com Ken Gullicksen, COO do Evernote

13h - John Lunn, diretor global de desenvolvimento no PayPal

14h30 - “Empreendedorismo: identificando a oportunidade”, com Talmon Marco, criador do mensageiro Viber e “empreendedor serial”

15h45 - “O pão nosso de cada dia vai sair de dentro das máquinas?”, com Fabio Gandour, cientista-chefe no laboratório da IBM Research Division do Brasil

19h - Leo Johnson, co-fundador da Sustainable Finance Ltd e conselheiro de sustentabilidade em mais de 50 bancos

20h30 - “Três conselhos a um jovem campuseiro”, com Gustavo Reis, fundador da escola Mathematica Et Cetera

21h45 - “Como GitHub promove a colaboração”, com Aidan Feldman, hacker e professor no GitHub

Dia 31/01, sexta-feira

13h - Marcelo Ballona, empreendedor e co-fundador do Submarino

13h45 - “A importância da diversidade na Tecnologia”, com Adriana Gascoigne, CEO do Girls In Tech

20h30 - “Tendências tecnológicas, futuro imperfeito e o longo prazo”, com Luli Radfahrer, professor-doutor de Comunicação Digital da ECA-USP e consultor em inovação digital

Dia 01/02, sábado

11h – “Como a NSA vigia você? Mecanismo intrusão, rastreamento e interceptação”, com Rodolfo Avelino (especialista em segurança da informação), Gus Gannam (cientista social e organizador da cryptoparty), Alex Nunes (hobista de quebra de mecanismo de segurança e controle) e Sérgio Amadeu (sociólogo, professor e membro do Comitê Gestor da Internet)

13h - Joseph Olin, desenvolvedor de games, membro adjunto do programa de videogames da University of Southern California e ex-presidente da Academy of Interactive Arts & Sciences

Fonte: "Redação da INFO se muda para o Anhembi durante a Campus Party." INFO. N.p., n.d. Web. 27 Jan. 2014. http://info.abril.com.br/noticias/cultura-nerd/2014/01/redacao-da-info-se-muda-para-o-anhembi-durante-a-campus-party.shtml.

Folha de S.Paulo: Tecnologia perde espaço na Campus Party 2014


A cada ano que passa, a Campus Party torna-se mais sobre empreendedorismo e menos sobre tecnologia.

Em 2011, por exemplo, dos 11 principais palestrantes, apenas um não costuma ser ligado à área de tecnologia –Al Gore, vice-presidente americano no governo de Bill Clinton, que foi falar sobre aquecimento global.

Nomes como Steve Wozniak, cofundador da Apple, Jon "Maddog" Hall, diretor da Fundação Linux, e Tim Berners-Lee, o "pai da internet", estavam presentes.

Neste ano, na sétima edição da Campus Party, dos oito palestrantes principais, apenas metade é da área de tecnologia, enquanto o restante falará sobre empreendedorismo e inovação.

"Começamos inspirando a conectividade entre as pessoas, passamos a incentivar a criatividade e agora estamos prontos para mostrar que conectividade e a criatividade são as sementes para o empreendedorismo latente nos jovens brasileiros", diz Paco Ragageles, cofundador da Campus Party.
Raul Arboleda - 11.out.13/AFP 

Bruce Dickinson fala durante a Campus Party da Colômbia, em Medellín


ATRAÇÕES

O principal destaque será Bruce Dickinson, vocalista da banda de metal Iron Maiden.

O músico falará sobre suas experiências de empreendedorismo na área de aviação. Dickinson investe em uma escola de formação de pilotos, e na Cardiff Aviation, empresa de manutenção de aviões.

Também estão confirmados palestrantes como Marcelo Ballona, cofundador do site Submarino, e John Lunn, executivo do PayPal.

As 8.000 vagas para acampar no evento estão esgotadas, segundo a organização.

Na edição de 2014, a velocidade da conexão à internet será de 40 Gbps, ante 30 Gbps do ano passado. Start-ups concorrerão a prêmios que totalizam R$ 1,2 milhão no desafio Fi-Ware, cuja final acontecerá na Campus Party.

QUANDO
27 de janeiro a 2 de fevereiro

ONDE
Anhembi Parque - Av. Olavo Fontoura, 1.209, São Paulo

SITE
campus-party.com.br

DESTAQUES

BRUCE DICKINSON
28.jan, terça-feira, 13h
Vocalista da banda de metal Iron Maiden; falará sobre empreendedorismo na área de aviação

JOHN LUNN
30.jan, quinta-feira, 13h
Diretor global de desenvolvimento do sistema de pagamentos PayPal, falará sobre o "futuro do dinheiro"

ANDREAS GAL
30.jan, quinta-feira, 19h
Cofundador da Sustainable Finance Ltd, conselheiro em sustentabilidade em mais de 50 bancos

MARCELO BALLONA
31.jan, sexta-feira, 13h
Cofundador do Submarino, falará sobre start-ups

Fonte: "Folha de S.Paulo." Tecnologia perde espaço na Campus Party 2014. N.p., n.d. Web. 27 Jan. 2014. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/01/1402458-tecnologia-perde-espaco-na-campus-party-2014.shtml>

Folha de S.Paulo: Lei de proteção de dados pessoais afetará regras da telefonia, diz governo


O anteprojeto da Lei de Proteção de Dados, em preparação pelo governo federal, poderá afetar as regras de guarda de dados atuais da telefonia, disseram por telefone à Folha representantes do Ministério da Justiça.

Entre as mudanças previstas estão o estabelecimento de um prazo máximo para a guarda de dados pessoais de usuários —hoje só há um tempo mínimo— e o direito de acesso aos próprio dados, que prevê que qualquer pessoa pode solicitar dados seus que sejam armazenados por uma empresa.
Editoria de Arte/Folhapress 



"A Lei de Proteção de Dados pode afetar não só a telefonia, mas até a padaria que tem um cadastro de clientes para um cartão fidelidade", diz Juliana Pereira da Silva, secretária nacional do consumidor, do Ministério da Justiça.

Hoje, quem regula a questão na telefonia é a Anatel, mas Silva afirma que não haverá conflitos com a agência.

"A Anatel foi consultada e participou da elaboração do anteprojeto", diz.

Segundo a secretária, o anteprojeto está sendo discutido "ponto a ponto" com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e deverá ser encaminhado em até 30 dias para a Casa Civil, que analisará o texto antes de encaminhá-lo para votação no Congresso.

ATRASO
O projeto está sendo desenvolvido desde pelo menos 2010, quando teve seu texto divulgado para que que o público pudesse contribuir com sugestões.

As revelações de Edward Snowden no ano passado sobre a espionagem americana, porém, fizeram com que o assunto fosse revisto pelo Ministério da Justiça e acabaram atrasando ainda mais a elaboração do projeto.

A União Europeia, pioneira do assunto, tem uma lei de proteção de dados desde 1995. A Argentina sancionou a sua em 2000.
Editoria de Arte/Folhapress 


Fonte: "Folha de S.Paulo." Lei de proteção de dados pessoais afetará regras da telefonia, diz governo. N.p., n.d. Web. 27 Jan. 2014. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/01/1402559-lei-de-protecao-de-dados-pessoais-pode-afetar-regras-da-telefonia-diz-governo.shtml.

IDG Now!: Yahoo compra empresa de jogos em mundos virtuais Cloud Party


Operação é parte da estratégia de "contratações por aquisição", trazendo para dentro de casa times de desenvolvimento e engenharia das companhias adquiridas

A Yahoo comprou a empresa Cloud Party, companhia especializada em jogos online em mundos virtuais. A aquisição está novamente dentro da estratégia "acqui-hire" (contratação por aquisição) da Yahoo, de fortalecer seu time de engenharia e programação agregando os profissionais das empresas adquiridas.

A Cloud Party criou uma plataforma de jogos multiplayer tridimensional que pode rodar diretamente em um browser de web sem precisar de plug-ins. Os jogadores podem construir seus próprios mundos e avatares e explorar ambientes imersivos parecidos com os da Second Life. A empresa foi lançada em 2011.

Com a compra, os mundos virtuais, ou pelo menos a tecnologia com que são montados, serão incorporados dentro da Yahoo. O CEO da Cloud Party, Sam Thompson, disse em seu blog na sexta-feira, 24/01, que a empresa vai se juntar à Yahoo e fechar seu serviço de jogos no próximo mês. Uma porta-voz da Yahoo confirmou a compra, sem divulgar detalhes financeiros da transação.

Aparentemente, os mundos virtuais da Cloud Party não deverão se juntar aos games online e títulos para download hoje disponíveis no site Yahoo Games. A empresa parece ser novamente uma fonte de talentos de programação que poderão ampliar as ofertas da Yahoo ou contruir novas. Segundo a porta-voz da companhia, "estamos animados em juntar sua perspectiva e experiência únicas com um time que é apaixonado por jogos"

A Yahoo sinalizou seu interesse em jogos no ano passado quando comprou a empresa PlayerScale, especializada em software de infraestrutura para esse tipo de aplicação.

Fonte: Miners, Zach . "Yahoo compra empresa de jogos em mundos virtuais Cloud Party - IDG Now!." IDG Now!. N.p., n.d. Web. 27 Jan. 2014. http://idgnow.com.br/internet/2014/01/26/yahoo-compra-empresa-de-jogos-em-mundos-virtuais-cloud-party/.

G1: AM, AP, MA, PA e RR terão 9º dígito em números de celular em novembro


Para fazer ligações, será preciso digitar o 9 antes dos outros oito números.
Mudança afeta celulares de prefixos 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98 e 99.

Os números de celular dos estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima (com prefixos 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98 e 99) irão ganhar o nono dígito a partir do dia 2 de novembro de 2014, segundo publicação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (27).

Isso significa que, para fazer ligações para os telefones celulares dessas áreas, será necessário digitar o algarismo 9 antes dos outros oito números da linha, assim como já acontece nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No caso de SP, o objetivo da alteração foi ampliar o número de combinações. A expansão para o restante do país tem como objetivo padronizar as discagens para telefonia móvel e evitar confusões.

A medida será necessária independente de a ligação estar sendo feita a partir de um celular ou de um telefone fixo. Pessoas de qualquer lugar do Brasil que liguem para celulares dessas áreas terão que digitar o 9 antes dos oito números da linha.

Segundo a Anatel, após 2 de novembro, as ligações sem o nono dígito para essas localidades ainda serão completadas por um tempo determinado. Uma mensagem de voz vai orientar as pessoas sobre a nova forma de discagem. Depois desse prazo, as chamadas com oito dígitos não vão ser mais concluídas.

Cronograma da expansão
Após a implementação nos estados do AM, AP, MA, PA e RR, a Anatel planeja expandir o nono dígito para Minas Gerais e estados do Nordeste (até o fim de 2015) e para as regiões Sul, Centro-Oeste e os estados do Acre, Rondônia, e Tocantins (até o final de 2016).

Fonte: "AM, AP, MA, PA e RR terão 9º dígito em números de celular em novembro."Tecnologia e Games. N.p., n.d. Web. 27 Jan. 2014. http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/01/am-ap-ma-pa-e-rr-terao-9-digito-em-numeros-de-celular-em-novembro.html.

INFO: Nintendo procura tradutor especializado em português do Brasil


A Nintendo está procurando tradutores de inglês para português brasileiro para trabalhar na sua sede norte-americana, em Washington.

De acordo com a descrição da vaga postada no site oficial da empresa, ela está procurando por alguém que possa "traduzir texto in-game, scripts de voz, manuais e documentos relacionados a testes, promoções e desenvolvimento complementar".

Essa pessoa terá também que revisar traduções e identificar conteúdo que precise se adaptado para fazer mais sentido dentro da cultura do país.

A abertura desse posto de trabalho pode indicar um maior interesse por parte da Nintendo de atuar com mais força dentro do mercado nacional. Apesar de ser possível colocar o idioma de sistema do 3DS em português, por exemplo, não há jogos da própria empresa - como Mario, Zelda ou Pokémon - traduzidos para o português.

O novo tradudor de inglês para o português da Nintendo ficará localizado nos EUA.

Fonte: Mucioli, Fernando . "Nintendo procura tradutor especializado em português do Brasil." INFO. N.p., n.d. Web. 27 Jan. 2014. http://info.abril.com.br/games/noticias/2014/01/nintendo-procura-tradutor-especializado-em-portugues-do-brasil.shtml.


Uol: Nexus 5 chega ao Brasil por R$ 1.799


Durante o final de semana, o Nexus 5 começou a aparecer em algumas grandes lojas online do Brasil. A LG já havia dito que o smartphone do Google seria lançado por aqui até março, então isso não foi muita surpresa. Mas o preço, inicialmente, nos deixou chocados.

Você já pode encontrar o Nexus 5 no varejo online por R$ 1.799, com descontos no pagamento à vista. É basicamente o valor que esperávamos para o lançamento.

Mas, inicialmente, o Nexus 5 custava R$ 2.799 nas Lojas Americanas e Submarino, e R$ 2.519,10 no Shoptime. Obviamente isso estava muito caro. Felizmente, os preços já baixaram.

Antes:


Depois:


E realmente não faria sentido cobrar tão caro. Talvez o Google esteja diretamente envolvido no lançamento do Nexus 5; e a Motorola, que pertence à empresa, é bem camarada nos preços. O próprio Nexus 4 se destacou por ser bom e barato.

Outra possibilidade é que o Nexus 5 seja lançado apenas pela LG no Brasil, e como notamos antes, dispositivos Nexus custam mais caro quando não há o subsídio do Google. Mas cobrar R$ 2.799 por um smartphone com hardware basicamente idêntico ao do LG G2 – que custa até R$ 1.999 – seria um exagero. Por tudo isso, acreditamos que as lojas do grupo B2W só “queimaram a largada” com o preço mais caro; este não deve ser o valor oficial.

Vale notar que nem o Google nem a LG se pronunciaram ainda: não marcaram evento de lançamento, nem divulgaram release à imprensa. No ano passado, o Nexus 4 foi lançado com evento na sede paulista do Google, e contou com a presença do executivo Hugo Barra (que agora trabalha na chinesa Xiaomi). Entramos em contato com as assessorias do Google e LG, e atualizaremos o post com a resposta.

Sobre o Nexus 5: por fora, ele possui tela Full-HD de 5 polegadas; por dentro, temos um processador Snapdragon 800 quad-core de 2.3GHz e 2GB de RAM. Há versões de 16GB (única disponível no Brasil) ou 32GB, ambas sem suporte a microSD. Ele ainda possui câmera traseira de 8MP com estabilização óptica de imagem, câmera frontal de 1,2MP e bateria de 2.300 mAh. E claro, ele roda o KitKat, versão mais recente do Android. Saiba mais neste link.

Fonte: Ventura, Felipe. "Nexus 5 chega ao Brasil por R$ 1.799." Gizmodo Brasil Nexus 5 chega ao Brasil por R 1799. N.p., n.d. Web. 27 Jan. 2014. http://gizmodo.uol.com.br/nexus-5-aparece-no-brasil/.

Olhar Digital: Falha do Google faz usuário do Hotmail receber 500 emails por hora


Um homem chamado David S. Peck, que mora nos Estados Unidos está sofrendo uma espécie de bullying não-intencional do Google, que faz com que sua caixa de mensagens do Hotmail seja lotada com milhares de mensagens de pessoas aleatórias.

A falha, reportada pelo TechCrunch, acontece quando uma pessoa procura pelo termo "Gmail" no Google e clica em um dos links mais destacados pelo resultado. Em seguida, um pop-up abre com as opções de composição de mensagem e lá está o endereço de David Peck pronto. Basta pressionar "Enviar" e ele recebe uma mensagem sem assunto e sem texto.

A publicação conseguiu entrar em contato com Peck, que confirma estar recebendo cerca de 500 e-mails por hora, e não consegue evitar que as mensagens cheguem.

Ele tentou entrar em contato com o Hotmail para ver o que a Microsoft poderia fazer para evitar o problema. Contudo, ele precisou pedir que a resposta da empresa fosse enviada ao seu endereço alternativo no Gmail, já que sua caixa de entrada está entupida.

O problema de Peck é que como o Hotmail é sua conta principal, várias mensagens importantes acabam se perdendo entre as toneladas de lixo que ele recebe a cada hora.

"Elas chegam rápido demais. Eu quero pará-las. Eu deletei todas ontem à noite e quando acordei já tinha mais de 1,9 mil mensagens. Apenas duas eram realmente importantes", ele diz. A maioria está totalmente vazia, mas alguns enviam perguntas como "quem é você?". Muitos dos emails parecem vir de pessoas de fora dos Estados Unidos, julgando pelos nomes, indicando que o problema não é restrito ao país de origem de Peck.

A falha acontece ao clicar no link destacado abaixo:


Fonte: "Falha do Google faz usuário do Hotmail receber 500 emails por hora." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 27 Jan. 2014. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/399




Olhar Digital: Gmail e Google+ param de funcionar; Google investiga falha


Os usuários do Gmail tiveram uma surpresa desagradável na tarde desta sexta-feira, 24, quando o serviço parou de funcionar globalmente, ainda sem uma causa aparente, já que as ferramentas do Google ainda não encontraram o problema.

O painel de status dos apps do Google ainda mostra que o Gmail confirma a falha. O Google+ também foi afetado.

A falha na rede social também afeta diretamente os usuários do YouTube, já que os comentários pararam de ser carregados. O funcionamento do Hangouts também foi prejudicado.

As reações no Twitter mostram que se trata de uma falha generalizada, mas a indicação de erro 500 indica que deve ser uma falha temporária que deve ser solucionada em breve.

ATUALIZAÇÃO: Os serviços foram restabelecidos, mas parece que ainda há problemas de funcionamento. O Google diz que a falha ainda está sob investigação.

Fonte: "Gmail e Google+ param de funcionar; Google investiga falha." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 27 Jan. 2014. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/3995

Olhar Digital: App testa internet móvel e sugere a melhor operadora


Está disponível para Android e iOS um aplicativo que mede a qualidade do sinal de internet que cada operadora disponibiliza na região em que o usuário se encontra. É o CrowdMobi, desenvolvido pela Ilhasoft Tecnologia.

Com ele instalado, o usuário fica sabendo qual operadora tem o sinal mais forte na área e, caso tenha um aparelho dual-chip, ele pode trocar entre elas para usar a melhor. Também dá para saber quais contatos da agenda têm as melhores conexões de dados.

Além disso, o CrowdMobi descobre se o pacote de dados oferecido pela operadora está sendo cumprido, qual a velocidade dos serviços, a qualidade das chamadas telefônicas e qual dos apps instalados no celular consome mais tráfego.

De acordo com Johnny Hederson, gerente comercial da Ilhasoft, atualmente 15 mil pessoas são usuárias ativas do app, que já realizou 12 milhões de análises - inclusive em outros países.

Para baixar em um aparelho com Android clique aqui e, no iPhone, clique aqui.

Fonte: "App testa internet móvel e sugere a melhor operadora." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 27 Jan. 2014. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/3995




IDG Now!: Fabricantes de aparelhos Android não pagam taxas de licença, diz Google


Jornal inglês The Guardian afirmou que a gigante supostamente cobrava taxas para permitir que fabricantes usassem seus aplicativos.

O Google desmentiu uma história que afirmava que a empresa recolhe taxas de licenciamento de fabricantes de celulares Android para aplicativos-chave, como Gmail e Maps.

O relato, publicado pelo The Guardian, originalmente alegava que a gigante das buscas cobrava cerca de 75 centavos de dólar por telefone que utiliza os serviços móveis do Google - que incluem a Google Play Store e todos os aplicativos com a marca Google, como o Google Play Music, o Hangouts e o Google Drive.

No entanto, o jornal inglês, desde então, alterou a sua história, removendo todas as referências aos supostos custos de licenciamento. O Google também disse ao site 9to5Googleque a reportagem era imprecisa.

O The Guardian ainda afirma que o Android não é tão "gratuito" como muitas pessoas acreditam, considerando os custos com testes relacionados à obtenção de uma licença do Google Mobile Services. 

O 9to5Google observou que os fabricantes de dispositivos poderiam também pagar taxas de licenciamento para outros acordos, mas não para os aplicativos-chave do Google.

Android Open-Source Project

Esse é um assunto delicado, já que o Google retarda o desenvolvimento de aplicativos que fazem parte do Projeto Open Source do Android.

Como ressaltou o site Ars Technica em outubro do ano passado, a gigante de Mountain View está gradualmente substituindo esses aplicativos essenciais com versões proprietárias que fazem parte do Google Mobile Services.

Este afastamento do open-source é, de certa forma, bom para os usuários. Isso significa que o Google poderá atualizar uma parcela maior da experiência Android diretamente pela Play Store, ignorando os fabricantes de hardware e operadoras de telefonia móvel, que muitas vezes levam séculos para atualizar seus aparelhos. 

Mas também desencoraja dispositivos Android modificados, tais como da Amazon Kindle Fire, uma vez que os fabricantes de dispositivos teriam que criar mais aplicativos a partir do zero.

Se o Google fosse começar a cobrar taxas de licença pelo Google Mobile Services, a maioria dos fabricantes de dispositivos não teriam muita escolha, a não ser pagar - já que o extenso catálogo da loja virtual do Android é a alternativa mais viável para o iPhone, da Apple. Felizmente, o Google não está fazendo isso.

Fonte: Newman, Jared . "Fabricantes de aparelhos Android não pagam taxas de licença, diz Google - IDG Now!." IDG Now!. N.p., n.d. Web. 27 Jan. 2014. http://idgnow.com.br/mobilidade/2014/01/24/fabricantes-de-aparelhos-android-nao-pagam-taxas-de-licenca-diz-google/.

G1: Google comprará empresa de inteligência artificial DeepMind


Site especializado disse que valor da transação é de US$ 400 milhões.
Empresa usa algoritmos de aprendizado geral para aplicações.

O Google anunciou no domingo (26) que fez acordo para comprar a companhia de inteligência artificial DeepMind Technologies.

O site especializado Re/code publicou que o preço da transação é de US$ 400 milhões, mas não citou fontes.

Um porta-voz do Google não comentou sobre o preço e representantes da DeepMind não puderam ser contatados de imediato.

Fundada em Londres em 2012 por Demis Hassabis, Shane Legg e Mustafa Suleyman, a Deepmind usa algoritmos de aprendizado geral para aplicações como simulações, comércio eletrônico e jogos.

O Google, que está trabalhando em projetos que incluem carros autonômos e robôs, se voltou nos últimos anos para o campo da inteligência artificial.

Em 2012, a companhia contratou Ray Kurzweil, considerado um dos principais nomes da inteligência artificial e em maio anunciou uma parceria com a agência espacial norte-americana (Nasa) e com várias universidades para lançar o Quantum Artificial Inteligence Lab.

Fonte: "Google comprará empresa de inteligência artificial DeepMind."Tecnologia e Games. N.p., n.d. Web. 27 Jan. 2014. http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/01/google-comprara-empresa-de-inteligencia-artificial-deepmind.html.