quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

JORNAL DA EDUCADORA:Governo do Estado disponibiliza internet sem fio nos circuitos de Carnaval.




Governo do Estado disponibiliza internet sem fio nos circuitos de Carnaval (Prodeb).
Data: 16/02/2012 18:53:00
Duração: 00:00:37
Emissora: EDUCADORA
Programa: JORNAL DA EDUCADORA
Clique para ouvir 
            


INFO Online - Geek List - Blogs -5 empresas de Internet que estão apostando no Brasil

 INFO Online -Geek List - Blogs - 5 empresas de Internet que estão apostando no Brasil




O mundo pode até estar passando por diversas recessões, mas o Brasil tem números impressionantes para mostrar para empresas que apostam em Internet. Sempre que surge uma nova rede social, os brasileiros são famosos por se tornarem uma das maiores presenças nela. Além disso, o número de smartphones no Brasil cresce em uma velocidade que assombra e anima os investidores estrangeiros.

Confira cinco empresas de Internet e tecnologia que estão apostando pesado no Brasil:

1. Tumblr.: a rede social recentemente contratou uma diretora geral para o país, que é o segundo que mais usa o serviço.

2. Wikipedia: a Wikimedia, empresa dona a enciclopédia online, está contratando gente no Brasil, inclusive um diretor geral.

3. Google: o escritório em São Paulo está contratando estagiários, muitos dos quais acabam se tornando funcionários efetivos da empresa.

4. Amazon: a gigante de vendas inicia serviço de cloud no Brasil.

5. Microsoft: a empresa abriu um enorme centro de tecnologia, planeja abrir outros e vai dar apoio a start-ups brasileiras.

Olhar Digital: Em véspera de Carnaval, hackers derrubam sites da Gol e da TAM




Páginas das empresas apresentaram instabilidade na tarde desta quarta-feira, 15/02

Mais uma vez, a população paga pelos ataques de hackers no Brasil. Depois da invasão de sites de bancos justamente na semana em que trabalhadores recebem seus salários, agora foram os sites da TAM e da Gol, principais companhias aéreas do Brasil, que saíram do ar após ataques DDoS em plena véspera de Carnaval.

As duas maiores companhias de aviação comercial do Brasil tiveram suas plataformas comprometidas na tarde desta quarta-feira (15/02). O grupo hacker Anonymous assumiu a responsabilidade pelos ataques, em uma operação chamada #OPOverBooking - uma campanha contra o overbooking praticado pelas companhias aéreas.

Os sites apresentaram instabilidade durante toda a tarde. As companhias aéreas informam que as áreas responsáveis estão tomando as providências para normalizar o sistema. Clientes que tiverem dificuldade de acesso podem utilizar o atendimento por telefone. O número da TAM é o 4002-5700 para capitais e 0800-570-5700 para outras localidades. Já a Gol atende pelo número 0800-704-0465.

INFO - Mercado - Notícias - Telefônica Brasil tem lucro acima do esperado no trimestre

INFO - Mercado - Notícias - Telefônica Brasil tem lucro acima do esperado no trimestre


São Paulo - A Telefônica Brasil teve lucro de 1,462 bilhão de reais no quarto trimestre, queda de 1,3 por cento na comparação anual, informou a companhia em comunicado divulgado nesta quinta-feira.

O resultado, contudo, ficou acima da média das expectativas de seis analistas consultados pela Reuters, de 1,212 bilhão de reais .

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) totalizou 3,307 bilhões de reais, 6,4 por cento superior a um antes, e acima da média da previsão de analistas, de 2,975 bilhões de reais. A margem no período passou de 37,7 para 38,5 por cento.

A receita operacional líquida somou 8,6 bilhões de reais nos últimos três meses do ano, avançando 4,5 por cento anualmente, em linha com a previsão de analistas.

Olhar Digital: Supremacia móvel: Cisco diz que haverá mais celulares que humanos em 2012


Além disso, 100 milhões de smartphones começarão a gastar mais de 1GB de dados por mês, também em 2012



A Cisco, fabricante e vendedora de eletrônicos, fez uma análise do tráfego global móvel e chegou a alguns dados surpreendentes. Entre eles, está o de que o número de celulares deverá ultrapassar o número de seres humanos em 2012.

A estimativa bate com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que anunciou nesta quarta-feira (15/02) que o Brasil atingiu um número de 245,2 milhões de linhas ativas em telefones móveis. Somente em janeiro, foram mais 2,9 milhões de novas linhas, sendo o maior crescimento dos últimos 13 anos. Hoje, as linhas com 3G totalizam 50,8 milhões de unidades, segundo o G1.

A pesquisa da Cisco também diz que mais de 100 milhões de smartphones pertencerão ao "grupo dos gigabytes" em 2012, ou seja, smartphones que consomem mais de 1GB de dados por mês.

Outras previsões da Cisco apontam que, em 2016, o tráfego mensal de dados será superior a 10 exabytes (10 milhões de terabytes), ou quase 130 exabytes por ano, o equivalente a 33 bilhões de DVDs. Naquele ano, haverá 1,4 dispositivos móveis para cada pessoa do planeta, o que significam 10 bilhões de aparelhos na face da Terra.

Olhar Digital: Gartner: fatia de mercado do iPhone cairá em 2012

Olhar Digital: Gartner: fatia de mercado do iPhone cairá em 2012:

Queda é motivada pela perda na força das vendas da versão 4S do smartphone. Boa situação da empresa irá até o primeiro trimestre de 2012


O Gartner, instituto especializado em pesquisas de tecnologia, afirma que aApple pode ver sua fatia do mercado cair a partir do 2º trimestre de 2012, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

A queda é motivada pela diminuição das vendas do modelo 4S, que culminará na queda, mesmo que pequena, da parcela na fatia do mercado de smartphones do iPhone.

Segundo a Reuters, a Apple viu as vendas do iPhone explodirem no 1º trimestre deste ano, ficando com 24% da fatia do mercado de smartphones. Mesmo que esse ótimo desempenho continue no trimestre, já que há uma ampliação na disponibilidade do iPhone 4S, é esperada uma queda após esse período.

O Gartner também prevê uma desaceleração de 4% (de 11% para 7%) no crescimento do mercado de celulares. Isso porque há uma menor demanda de venda dos aparelhos, devido à economia enfraquecida em alguns países e regiões.

Gizmodo Brasil: Tim Cook, da Apple, fala sobre Brasil, China e dá pistas sobre a iTV

Gizmodo Brasil - Tim Cook, da Apple, fala sobre Brasil, China e dá pistas sobre a iTVPor Felipe Ventura
15-02-2012



Tim Cook, CEO da Apple, subiu ao palco da Conferência de Tecnologia Goldman Sachs e, por 45 minutos, falou de tudo: a briga de tablets vs. PCs, investimentos da Apple em mercados emergentes (como o Brasil), as condições de trabalho na China, e até pistas bastante claras sobre uma possível TV da Apple.

Cook não mencionou uma iTV, que circula em rumores há algum tempo, mas lembra: a caixinha Apple TV que a empresa vende é “um hobby”, só que “a Apple não faz hobbies como regra geral” – eles focam em poucos produtos. É que “nós sempre achamos que havia algo aí”, e se a Apple permanecesse neste mercado, poderia encontrar algo maior. Eles só precisam de “algo que possa chegar a um mercado principal para ser uma categoria séria”. É quase uma confirmação de que a Apple quer expandir sua presença na sala de estar, provavelmente com uma iTV – afinal, seria o passo mais lógico.

Sobre os mercados emergentes, o CEO citou explicitamente o Brasil: “nós focamos principalmente na China e, no ano passado, começamos a focar cada vez mais no Brasil, e em certo nível na Rússia”. Cook já havia prometido que investirá mais no Brasil. Para ele, os mercados emergentes são “críticos”: em três anos, o mercado de smartphones deve chegar a um bilhão de unidades, e 25% deles serão vendidos na China e no Brasil.

Cook sabe que, em mercados emergentes, a maioria tem celular pré-pago. Só que o iPhone no pré-pago é caro. O que eles andam fazendo para resolver isso? Ele diz que, no pós-pago, o iPhone passou a custar a partir de US$0 com subsídio, o que, segundo ele, “leva a preço menor no mercado pré-pago, então estamos cobrindo mais níveis de preço aí”. No Brasil, isso obviamente não aconteceu. Se somos tão importantes para a Apple, espero que, no futuro, vejamos preços civilizados por aqui.


Fábricas na China

Cook passou um bom tempo no palco falando sobre as fábricas na China, reiterando que “a Apple leva as condições de trabalho muito, muito a sério”, não importa onde seja. Ele explicou que centenas de funcionários da Apple ficam nas fábricas em tempo integral, e muitos dos altos executivos visitam as fábricas regularmente. O próprio Cook já trabalhou em uma fábrica de papel e outra de alumínio nos EUA, e não como executivo – pode ser que manter condições dignas nas fábricas da China seja algo pessoal para ele.

Sim, Cook reconheceu que nem tudo está perfeito, mas a empresa está se esforçando para melhorar: fornecendo cursos para mais de 60.000 funcionários, realizando auditorias em fábricas, combatendo o trabalho infantil e indo até os pequenos detalhes na hora da inspeção. Cook disse que está ansioso pelo resultado das auditorias da Fair Labor Association, feitas a pedido da Apple. Cook diz que esta é “provavelmente a auditoria de fábrica mais detalhada na história da produção em massa”.
E o que mais?

Cook ainda menciona o sucesso do iPad, dizendo que a Apple nunca vendeu 55 milhões de um produto tão rápido, e afirmando que o mercado de tablets vai ultrapassar as vendas de PCs. Mas ele lembra: “Isto não significa que o PC vai morrer; eu adoro o Mac! E o Mac ainda está crescendo, e eu acho que ele vai continuar a crescer”.

Sobre os preços da Apple, eis o que Cook tem a dizer: “O preço é raramente o aspecto mais importante… Eu acho que as pessoas, no fim, querem o produto ótimo.” Ele cita a Amazon e (indiretamente) o Kindle Fire, mas diz que os consumidores visados pela Apple “não vão ficar satisfeitos com um tipo de produto com funções limitadas”. Mas ele abraçou a concorrência, com uma ressalva: “Desdeque eles inventem seus próprios produtos, eu amo a concorrência”.

Cook ainda falou sobre Siri, iCloud, e sobre o papel do CEO na cultura da Apple. A transcrição completa, com todos os detalhes, está no link a seguir: [Fortune via Terra]

Gizmodo Brasil:Escova de dente conectada à app não deixará seu sorriso ficar amarelo

Gizmodo Brasil - Escova de dente conectada à app não deixará seu sorriso ficar amarelo 


Da próxima vez que você “esquecer” de escovar os dentes antes de dormir, melhor você não estar usando a Beam Brush. Ela acompanha seus hábitos de higiene bucal graças à conexão Bluetooth com seu smartphone, sempre avisando quando você é negligente.

A primeira versão da escova, que deve chegar aos EUA no próximo mês por US$50, apenas acompanha o tempo que você demora escovando os dentes, usando um sensor que identifica quando ela está sendo usada em seus dentes. O app para Android e iOS criado exclusivamente para ela também mostra o tempo de escovação de forma mais bonita, avisando quando você já escovou por pelo menos dois minutos.

Versões futuras da escova serão mais inteligentes, promete a empresa, com a habilidade de mapear áreas específicas de sua boca, avisando que aquele dente lá do fundo merece mais atenção. Os criadores também pensam em uma versão de app que ofereça recompensas ou tenha um sistema de incentivo para encorajar as crianças a escovarem mais os dentes.

E apesar de ser bacana ter todo aqueles números monitorados de suas escovações, provavelmente eles serão mais úteis nas mãos de seu dentista. Assim, nas próximas consultas, ele pode dar uma olhada no seu histórico e celebrar seu esforço ou fazer “tsc tsc” com sua negligência.

Gizmodo Brasil - Motorola mostra plano de atualização de aparelhos para ICS: melhor esperar sentado

Gizmodo Brasil - Motorola mostra plano de atualização de aparelhos para ICS: melhor esperar sentado

Pouco tempo atrás, a Motorola contou quão laborioso era o processo de atualizar os smartphones e tablets para o Android 4.0, o Ice Cream Sandwich. Agora, a empresa liberou uma extensa lista com seus planos de atualização de aparelhos. Na parte que nos interessa — a América Latina — a coisa é bem pouco empolgante. Confira.

Para se ter uma ideia, a previsão mais rápida de atualização — para o Razr e para a primeira versão do tablet Xoom apenas Wi-Fi — é para o segundo trimestre de 2012. Curiosamente, o Xoom Media Edition (além do Xoom 2, que não está disponível no Brasil) só terá atualização prevista no terceiro trimestre de 2012. Essa também é a mesma previsão de atualização do Atrix 2 (não lançado no Brasil). Já o primeiro Atrix e o Milestone 3 estão “nos planos”, mas não nenhum prazo estipulado. O mesmo acontece com o Xoom em sua versão com 3G.

Ou seja, é melhor esquecer essa atualização e ser pego de surpresa lá pro fim do ano — ou esperar o pessoal do CyanogenMOD e do XDA Developers, que em 100% das ocasiões são mais velozes que as empresas. E, veja bem, estamos falando da Motorola, empresa que foi comprada recentemente pelo Google, o dono do Android. Pouco sorvete para muito smartphone.