terça-feira, 11 de março de 2014

ABEP IMPRENSA: Abep tem agora um escritório no Setor Comercial Norte de Brasília

A partir de agora a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação - ABEP – tem agora um escritório no Setor Comercial Norte de Brasília. O novo endereço faz parte da estratégia da associação que visa aumentar ainda mais sua proximidade com o Governo Federal. As afiliadas também poderão fazer uso do espaço para reuniões.

As 26 afiliadas poderão usufruir da sala para até 03 pessoas e do espaço para reuniões com até 10 executivos. O escritório situado à SCN quadra 2 bloco A, Corporate Financial Center 5° andar, sala 549, funciona de segunda a sexta-feira em horário comercial e conta com estacionamento terceirizado, pontos de internet, telão, serviços de escritório e de copa.

Para utilizar a unidade é preciso enviar um e-mail com pelo menos dois dias de antecedência para o Sr. Antônio Torres - torres@abep-tic.org.br - ou pelo telefone (61) 9819-8158, informando data e horário para verificar a disponibilidade da sala.

Fonte: Abep Imprensa. ABEP – tem agora um escritório no Setor Comercial Norte de Brasília

SECOP 2014: Falta um mês para o encerramento das inscrições do Prêmio e-Gov 2014



As inscrições para a 13ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov), criado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), se encerram dia 28 de março. O Prêmio e-Gov tem o objetivo de reconhecer e incentivar ações inovadoras de tecnologia da informação em todos os segmentos da administração pública, além de ser uma oportunidade para promover a troca de experiências e divulgar ações bem sucedidas para que possam ser aplicadas em outras regiões e, com isso, gerar resultados positivos para o cidadão e a administração pública nacional.

Os interessados poderão se inscrever pelo site www.premio-e.gov.br. Cada instituição pública pode participar com até três trabalhos nas categorias “e-Serviços Públicos” e “e-Administração Pública”. O regulamento detalhado do concurso está disponível no endereço eletrônico do Prêmio.

Ao final do concurso, serão selecionados 20 trabalhos finalistas e destes, nove serão agraciados com passagem e hospedagem para participar do Secop 2014, principal fórum de TI pública do país, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de maio, em Foz do Iguaçu com apoio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná – CELEPAR.

Durante o evento, os nove ganhadores apresentarão, por meio de palestras, seus projetos. A instituição vencedora do primeiro lugar receberá também o direito a participar, com até três integrantes, de um evento de tecnologia da informação no exterior com despesas de hospedagem e transporte pagas.

Sobre a ABEP

Criada em 1977 a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – ABEP é uma entidade de apoio institucional às associadas e atua na promoção e fortalecimento da cooperação entre elas. Entre seus principais objetivos estão: fomentar a informática pública como ferramenta de aumento de produtividade do Estado, disponibilizando informações e serviços no atendimento ao cidadão; integrar e compartilhar esforços e recursos da informática e informação entre os Estados, e desses com os governos Municipais e Federal; difundir a tecnologia nacional, representar e defender os interesses da Informática Pública; manter intercâmbio com associações congêneres nacionais e internacionais e cooperar com os organismos encarregados da formulação política, padrões e normas de informática.

A ABEP promove reuniões e divulgações de informações, em seus três fóruns setoriais: Conselho de Associadas, Fórum de Diretores Administrativos-Financeiros e Fórum de Diretores Técnicos. Atua ainda na realização anual do SECOP - Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública e do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (Prêmio e-Gov), bem como no intercâmbio com entidades públicas e privadas na promoção e disseminação de soluções junto à comunidade além de ser também uma referência na elaboração de leis e normas para a informática.


COMPUTERWORLD: CVM autoriza empresas abertas a divulgar comunicados pela internet


Em vez de publicarem os fatos relevantes em meios impressos, as companhias poderão optar pela publicação eletrônica


A partir de hoje (10), as empresas de capital aberto (com ações na Bolsa de Valores) podem divulgar comunicados em portais de internet. Até agora, esses comunicados precisavam ser publicados apenas em jornais de grande circulação.

Aprovada no mês passado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a mudança entrou em vigor nesta segunda-feira. Em vez de publicarem os fatos relevantes em meios impressos, as companhias poderão optar pela publicação eletrônica, desde que os comunicados também sejam divulgados na página da CVM na internet e no site da própria empresa.

De acordo com a CVM, órgão que regula o mercado de ações no país, a medida tem como objetivo e reduzir os custos e tornar mais rápida a comunicação de fatos relevantes pelas companhias de capital aberto. A mudança não afeta a divulgação de balanços, que continuarão a ser publicados apenas em jornais.

Inicialmente, a CVM pretendia obrigar as companhias que escolhessem a divulgação de comunicados por meio eletrônico a publicar os avisos em pelo menos três portais de notícias na internet. Depois da consulta pública, no entanto, a obrigatoriedade passou a valer apenas para um portal, sem exigência de audiência mínima.

*Com informações da Agência Brasil

Portal Fator Brasil: “Tecnologias inovadoras para o setor de TI na área da saúde e negócios”





InterSystems Global Summit 2014 abordará o tema “Tecnologias inovadoras para o setor de TI na área da saúde e negócios”.O evento acontecerá em março, em Orlando e terá como tema "Making Breakthrougs”.

São Paulo – Entre os dias 16 e 19 de março, a InterSystems – líder global em soluções para saúde conectada – promoverá mais uma edição do seu evento mundial Global Summit, em Orlando na Flórida. Com o tema Making Breakthrougs - Realizando Inovações -, o encontro tem como objetivo traçar o atual cenário do mercado de Tecnologia da Informação com relação a tendências e desafios do setor.

De acordo com Carlos Eduardo Nogueira, CEO da InterSystems para a América Latina, o Global Summit será uma grande oportunidade para o público presente conhecer em detalhes os recursos inovadores das tecnologias InterSystems. “Apresentaremos as versões mais recentes dos nossos produtos, mostrando como nossas soluções podem ajudar as empresas a realizar novos negócios”, comenta o executivo.

O evento será dividido em três conferências: Developer Conference, Executive Leadership Conference e a Healthcare Leadership Conference, que apresentarão palestras práticas e teóricas voltadas para profissionais, gestores e executivos do setor de TI público e privado, destacando os temas Big Health, Aplicativos, Mobilidade e Interoperabilidade de sistemas.

A InterSystems é líder global em software com sede em Cambridge, Massachusetts (EUA), e possui escritórios em 25 países. A InterSystems fornece tecnologias avançadas para aplicações altamente inovadoras. InterSystems CACHÉ® é um sistema de banco de dados extremamente rápido e escalonável. InterSystems Ensemble® é uma plataforma para rápida integração e o desenvolvimento de aplicações conectáveis. InterSystems DeepSee® é uma tecnologia que torna possível hospedar capacidades analíticas ativas e em tempo real em aplicações transacionais. [InterSystems.com.br].

Folha de S.Paulo: Empresas apresentam soluções antigrampo na maior feira de computação do mundo


Companhias de telecomunicações como Deutsche Telekom e Vodafone e o especialista em codificação de dados Secusmart apresentam na CeBIT, a maior feira de computação do mundo, soluções antigrampo para aumentar a segurança das conversas e o envio de dados.

A chanceler alemã, Angela Merkel, se mostrou surpresa nesta segunda-feira (10) em Hannover, no norte da Alemanha onde ocorre a feira, quando a alemã Secusmart mostrou que, com pouco esforço, é possível conseguir uma comunicação mais segura. A Secusmart fornece ao governo alemão telefones celulares com alta segurança para conversas confidenciais, porém a solução é muito cara para o usuário comum.

A CeBIT –aberta hoje, e que neste ano tem o Reino Unido como país convidado, com a presença do primeiro-ministro David Cameron na abertura– está, nesta edição, com a atenção voltada para melhorar os padrões de segurança de dados para evitar a espionagem, como o que sofreu Merkel.

A chanceler alemã, que soube no ano passado que tinha sido espionada pelo serviço de inteligência americano, ressaltou a importância de proteger a segurança na internet como condição necessária para a evolução.
Fabrizio Bensch/Reuters 

Primeiro ministro britânico, David Cameron, e a
chanceler alemã, Angela Merkel, examinam mão 
biônica durante visita à CeBIT

Mais de 500 empresas apresentarão soluções de segurança digital.

Cameron, que defendeu colaborar com a Alemanha para criar uma Europa Digital, não acompanhou hoje Merkel em toda a visita às empresas mais importantes da CeBIT, e a espionagem não foi mencionada no tempo em que percorreram a feira juntos. O centro de escutas britânico GCHQ esteve envolvido no escândalo de espionagem da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA), revelado por Edward Snowden.

Sobre às soluções anti-escuta, a Deutsche Telekom tem seu smartphone antigrampo SiMKo 3.

Já a Vodafone e a Secusmart oferecem juntas uma solução de segurança accessível para comunicação de voz com smartphones a partir de um aplicativo que custaria cerca de R$40 por mês, segundo declarações do diretor de Vodafone na Alemanha, Jens Schulte-Bockum, conforme publicado no jornal especializado em economia "Handelsblatt".

Os usuários de um smartphone podem usar o aplicativo que oferece tanta segurança quanto a do telefone de Merkel, com a condição de que as empresas assegurem de forma especial os sistemas operacionais destes telefones, de acordo com a Secusmart.

Os processadores Android e o iOS da Apple são considerados predispostos a ataques cibernéticos, como indicam especialistas do setor, que inclusive não recomendam usar smartphones quando se trata de informação muito delicada.

Outro assunto abordado na CeBIT é o apoio a empresas emergentes de tecnologia da informação, das quais 300 se apresentam na feira, assim como a análise de macrodados.

A CeBIT conta com mais de 3.400 empresas de 70 países apresentando seus novos produtos de informática até sexta-feira (14).

G1 - Hackers invadem site do CEO da Mt. Gox e o acusam de roubar bitcoins


Casa de câmbio teria saldo de 950 mil bitcoins, segundo invasores.
Quando pediu falência, Mt.Gox disse ter perdido 850 mil moedas virtuais.

Hackers invadiram neste domingo (10) o blog pessoal do presidente-executivo da casa de câmbio de bitcoins Mt. Gox para postar no site uma série de registros que indicam que a empresa possui saldo de cerca de 950 mil bitcoins. 

No dia 28 de fevereiro, a Mt. Gox entrou com um pedido de falência no Japão argumentando que havia perdido 850 mil bitcoins, um rombo aproximado de US$ 480 milhões, cerca de 7% do total da moeda virtual em circulação.

Na ocasião, Karpeles culpou invasões ao site pela perda, o que teria sido provocado por uma fraqueza do sistema do bitcoin. Das 850 mil moedas, 750 mil eram de clientes que não haviam sacado seus bitcoins após transações dentro da plataforma e 100 mil pertenciam à própria Mt. Gox.

Os invasores publicaram no blog um balanço das negociações feitas na casa de câmbio. Uma imagem publicada mostra um bando de dados com a quantidade de bitcoins pertencente a cada usuário.

“Muitas pessoas, inclusive nós, perderam seu dinheiro e suas moedas (...) Nós [hackers] não roubamos nenhum bitcoin. Não havia nada para roubar”, escrevem os hackers.

Os invasores omitiram os nomes dos usuários do site para não expô-los. O blog de Karpeles já não podia ser acessado na segunda, mas um link com os dados ainda estava ativo.