quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Idg Now: Após ataques, bancos se unem para lançar solução contra hackers

Após ataques, bancos se unem para lançar solução contra hackers

De acordo com The Wall Street Journal, ferramenta de segurança desenvolvida em conjunto deve tornar-se operacional a partir de dezembro
Grandes bancos planejam lançar uma plataforma de segurança para atrapalhar a vida dos cibercrimosos. De acordo com informações do The Wall Street Journal, insituições financeiras se aliaram a um grupo de empresas de segurança eletrônica para criarem uma solução que permita comunicação mais rápida quanto a potenciais ataques.

O produto, batizado de "Soltra Edge", passou por um período de mais de um ano de desenvolvimento e deve tornar-se operacional a partir de dezembro. A ferramenta será lançada pela Financial Services Information Sharing Analysis Center (FS-ISAC, na sigla em inglês) e a Depository Trust & Clearing Corp (DTCC, na sigla em inglês).

O jornal afirma que o grupo captou recursos de 16 bancos incluindo o JPMorgan, Citigroup, BB&T e o U.S. Bancorp, para ajudar a liderar a investida. O lançamento ocorre na sequência de ataques eletrônicos que assolaram representantes do sistema financeiro norte-americano ao longo dos últimos meses.

Em outubro, por exemplo, sistemas de computadores do JPMorgan Chase foram invadidos acarretando o vazamento de informações de contato de cerca de 73 milhões de famílias e 7 milhões de pequenas empresas.

Info: 'Ninguém deveria usar o Facebook', diz Glenn Greenwald

'Ninguém deveria usar o Facebook', diz Glenn Greenwald
Gustavo Gusmão

Autor das principais matérias no The Guardian sobre os documentos vazados por Edward Snowden, Glenn Greenwald participou nesta semana de uma sessão de perguntas e respostas no Canadá. E entre as dúvidas que precisou esclarecer, o jornalista explicou por que seu colega e ex-funcionário da NSA não tem uma conta no Facebook: simplesmente por odiar a rede social.

“Eles são um dos piores violadores de privacidade da história”, disse o norte-americano durante a apresentação. E justamente por isso, “ninguém deveria usar o Facebook”, completou, para depois ser aplaudido pela plateia, como dá para ver ou ouvir em inglês por aqui.

”Mas eu já o encorajei a usar o Twitter, para que ele tivesse uma plataforma onde pudesse falar”, continuou Greenwald. O jornalista ressaltou que, mesmo exiliado na Rússia, Snowden ainda consegue seguir sua vida normalmente, inclusive mantendo as denúncias de espionagem que fez. É um cenário bem diferente do que imagivana uma boa parte da temerosa população dos EUA, na opinião do autor das reportagens.

A declaração do norte-americano soa forte, mas basta nos lembrarmos dos termos de uso do Facebook e de algumas notícias para percebermos que não é exatamente um exagero.

A rede social é conhecida por, entre outras ações, monitorar tudo que seus usuários compartilham e fazem, e também por saber onde você está e por usar informações fornecidas por parceiros para melhorar a entrega de anúncios no site. O contrato aceito pelos clientes do serviço ainda deixa claro que os dados são usados internamente para fins de pesquisa e análise – mas também ressalta que nada disso é levado para fora sem a permissão da pessoa. 

Info: Investidores da Telecom Italia pedem fusão da TIM com a Oi

Investidores da Telecom Italia pedem fusão da TIM com a Oi

Investidores minoritários da Telecom Italia pediram na terça-feira (4) que o Conselho do grupo considere uma potencial fusão de sua subsidiária brasileira, a TIM Participações, com a operadora Oi.

O grupo Asati, que diz representar cerca de 6 mil acionistas minoritários da Telecom Italia que têm uma participação de 1 por cento da empresa, disse em uma carta ao Conselho que um acordo deste tipo poderá incluir um aumento de capital "modesto".

A Asati completou que se não ocorrer a fusão entre TIM e Oi, não se deveria considerar nenhuma oferta pela TIM que avalie a companhia em menos de 8,5 vezes seu lucro principal.

Fontes com conhecimento direto do assunto disseram na sexta-feira (31) à Reuters que a Oi, a Claro, da América Móvil, e a Vivo, da Telefónica, fecharam acordo para apresentar uma oferta conjunta de cerca de 32 bilhões de reais pela TIM.

Em agosto, a Oi anunciou que contratou o banco BTG Pactual para atuar como seu representante e desenvolver planos para uma possível compra da participação da Telecom Italia na TIM.

O Conselho da Telecom Italia se reunirá na quinta-feira para aprovar os resultados trimestrais da companhia, que é dona de cerca de 67% da TIM.

G1: Estudo alerta que 'Google Glass' pode obstruir a visão periférica

Estudo alerta que 'Google Glass' pode obstruir a visão periférica 
Aparelho poderia interferir em tarefas como dirigir ou atravessar a rua.
Descoberta aponta obstrução em parte da visão periférica da direita
Breno Masi, desenvolvedor que comprou e trouxe
um Glass para o Brasil mostra o dispositivo
As pessoas que usam o "Google Glass' - dispositivo que oferece acesso à internet em uma tela minúscula, acoplada a uma armação de óculos - podem experimentar pontos cegos importantes do lado direito, o que pode interferir em tarefas como dirigir, atravessar uma rua e praticar esportes, alertou um novo estudo.

Apenas três pessoas foram incluídas na análise da tecnologia, segundo a pesquisa, publicada nesta terça-feira (4) no Jornal da Associação Médica Americana.

As descobertas demonstraram uma obstrução "significativa" da visão periférica no lado direito, onde o dispositivo é instalado, acrescentaram os autores do artigo.

Os cientistas afirmaram que são necessários mais estudos com um grupo maior de usuários para verificar os resultados.

"No nosso entendimento, esta é a primeira avaliação do efeito de dispositivos eletrônicos usáveis com uma tela no campo de visão", escreveram os pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco.

"O dispositivo criou uma obstrução clinicamente significativa no campo visual no quadrante superior direito", acrescentaram.

O bloqueio ocorreu devido à barra espessa de material no lado direito do dispositivo, e não às distrações produzidas pelo software, afirmaram os cientistas.

Os três homens que participaram do estudo tinham visão 20/20, considerada normal.

O Google Glass está à venda nos Estados Unidos desde maio ao preço de US$ 1.500. Seu lançamento coincide com uma nova moda de dispositivos usáveis, a nova grande aposta do mercado da eletrônica, embora na maioria dos casos as apostas tenham se voltado para pulseiras e relógios. 

Idg Now: Conheça o novo menu de configurações rápidas do Android Lollipop

Conheça o novo menu de configurações rápidas do Android Lollipop

Presente na versão 5.0 do sistema, novidade promete facilitar a vida dos usuários, além de trazer melhorias de acesso e design.
 
As configurações rápidas do Android Lollipop são uma grande melhoria em relação ao anterior KitKat, colocando funções essenciais a apenas alguns toques na tela.
A novidade também tem um ótimo visual, mantendo o esforço geral do Google para manter o bom funcionamento e o visual atraente dos seus produtos com o chamado Material Design.
O menu do configurações rápidas do Android 5.0 é uma grande melhoria em relação à grade estática das versões anteriores, fornecendo informações melhores e ferramentas mais úteis para que você não precisa acessar o menu completo de configurações.


Mesmo movimento, novas opções

Um movimento de deslizar com um dedo para baixo ainda traz notificações, mas agora há uma barra de acesso rápido que fica no topo da tela, exibindo data, hora, e links para outras configurações.


Toque na barra novamente, ou deslize o dedo uma segunda vez, para ter acesso ao menu completo de configurações. A partir de lá, você pode ajustar o brilho, ou habilitar/desabilitar Wi-Fi, Bluetooth, Modo Avião, “jogar” sua tela para um Chromecast ou Nexus Player, ligar o flash do aparelho, ou mudar de contas. É isso mesmo, as contas com multi-usuários chegaram aos aparelhos com Lollipops.


A chave de Rotação Automática (Auto-Rotate) também faz seu caminho a partir dos tablets. Habilite-a, e os apps que mudam a orientação da tela quando você vira o aparelho vão fazer isso. A maioria dos smartphones, ao contrário dos tablets, mantém a tela inicial no modo retrato.


Você também pode pular diretamente para essa visualização de configurações com um movimento de deslizar com dois dedos a partir do topo, como você faria no KitKat. No entanto, se pensarmos no tamanho de aparelhos como o Nexus 6 e outros, é bom poder precisar de apenas um dígito.
Apesar de algumas das ações serem simples e diretas, existem alguns truques que é preciso saber. Por exemplo, toque no indicador de sinal celular (o botão com o nome da sua operadora), e você terá uma leitura da quantidade de dados de rede já utilizados. Ou toque no ícone de perfil do Google para trocar os usuários ou entrar no modo de convidados (perfeito para mudar o perfil de uma criança, por exemplo).

A nova barra de brilho é um pouco irritante à primeira vista, porque quando você a desliza o menu de configurações desaparece. A ideia aqui é te dar uma imagem melhor de como a tela toda está uma vez que tiver a tiver deixado mais clara ou escura. Demora um tempinho para se acostumar com ela, mas é uma boa melhoria que vai te ajudar a selecionar o nível exato.


Toque no ícone de bateria, e você é levado diretamente para as configurações de Bateria. Você recebe uma tabela útil que detalha o histórico do seu uso e identifica os principais culpados por “sugar” a sua bateria. É bastante parecido com o funcionamento da versão anterior, mas mais fácil aos olhos do usuário com a nova estética do design. E ao conectar o aparelho, você agora recebe uma estimativa de quanto tempo ainda resta antes de seu celular ser totalmente recarregado.


Um menu de configurações mais amigável


Tocar no pequeno ícone de engrenagem no alto da tela te leva para a seção de configurações, que recebeu algumas melhorias no seu layout, colocando na frente aqueles itens que o Google acredita serem os mais importantes. Para combinar com o restante do sistema, o fundo agora é branco, trazendo menus maiores e o esquema de cores da nova versão para texto e os principais ícones.
O uso de dados fica centralizado na parte da frente, já que é normalmente algo que você quer monitorar, a não ser que tenha um plano ilimitado. Assim como no KitKat, você pode classificar e configurar um aviso para quando atingir um limite específico de dados. As chaves para desabilitar os dados celulares e acionar o gerenciador de dados agora também estão fáceis de serem acessadas, logo no topo.

Melhorias como essas são parte do que torna o Lollilop uma versão menos intimidadora do Android. Os principais recursos ainda estão lá para os mais aficionados pelo sistema, mas o design todo traz uma atenção aos detalhes parecida com a Apple.
Esse tipo de coisa prova como o design do Android atingiu o seu próprio nível de elegância distinta.

IdgNow: Skype abre lista de espera para novo recurso de tradução em tempo real

Skype abre lista de espera para novo recurso de tradução em tempo real

Aplicação terá português como uma das 11 línguas iniciais mas não é claro se é na versão para o Brasil ou para Portugal
A Microsoft começou na segunda-feira (03/11) a receber pedidos para a versão beta do seu Skype Translator, uma tecnologia de tradução em tempo real que a empresa demonstrou no início deste ano. Usuários interessados podem se registrar no site do produto. Há um número limitado de licenças disponíveis para testes.

A ferramenta gerou certo alvoroço quando foi apresentada pela fabricante por trazer uma solução para problemas de comunicação entre pessoas que falam línguas diferentes – algo bastante útil em um mundo de economia cada vez mais globalizada.

De acordo com a provedora, o tradutor simultâneo vem como uma melhoria do seu serviço de chat de vídeo, que pode traduzir uma conversa em tempo real.

A fabricante afirma que a ferramenta vem sendo aprimorada para melhorar o processo de tradução de chamadas. “Como está, ainda vai ter alguns problemas, mas, a medida que mais conversas são feitas, melhor fica”, explica a companhia, em seu site.

No questionário de cadastramento, a empresa pede a potenciais usuários em 11 línguas, incluindo o português (sem especificar se de Portugal ou do Brasil), árabe, mandarim, inglês, alemão, japonês ou espanhol.

IdgNow: Google Calendar fica mais inteligente com recurso "eventos automáticos"

Google Calendar fica mais inteligente com recurso "eventos automáticos"

A partir de agora, aplicativo de calendário "puxa" automaticamente os eventos das caixas de entrada dos usuários. Versão para iPhone a caminho.  
O Google Calendar está se tornando uma companhia mais próxima do Gmail ao “puxar” automaticamente os eventos das caixas de entrada dos usuários.

O update mais recente do app expande a habilidade do Gmail de reconhecer e-mails de confirmação para passagens aéreas, ingressos de shows, e reservas em restaurantes. Além de aparecer no Google Now, esses eventos também vão começar a dar as caras no Google Calendar.

O novo recurso é habilitado por padrão, e os usuáarios vão receber um e-mail de confirmação na primeira vez que acontecer. Ele pode ser desligado por meio das configurações do Calendar.

O update também adiciona sugestões de auto-complete para novos eventos. Por exemplo, os usuários que começam digitando a palavra “Aniversário” verão coisas como “Jantar de aniversário” ou “Festa de Aniversário para” como sugestões. Os usuários também podem ver sugestões de nomes e endereços de contatos enquanto estão digitando.

A gigante de buscas também está renovando o visual do modo de visualização Agenda. Agora conhecido como modo Schedule, essa lista de eventos futuros está mais agradável esteticamente com ilustrações, fotos de locais, e previews de mapas.
O update está disponível agora para aparelhos rodando o Android 5.0 Lollipop (como o novo tablet Nexus 9) e chega aos aparelhos com Android 4.1 Jelly Bean (ou versão mais recente) nas próximas semanas.
iPhone
O Google também prometendo lançar uma versão nativa do Calendar para iPhone. É algo que faz sentido, uma vez que é a única maneira dos usuários do smartphone da Apple poderem aproveitar esses novos recursos.

G1: Galaxy Note 4 ganha função que tira selfies panorâmicas

Galaxy Note 4 ganha função que tira selfies panorâmicas

Câmera frontal do 'phablet' da Samsung faz autorretratos em até 120º.
Smartphone de tela grande chega ao Brasil no sábado (8) por R$ 2,9 mil.
Um dos destaques do Galaxy Note 4, nova versão do smartphone de tela grande da Samsung, também chamado de "phablet", é uma função capaz de tirar selfies panorâmicas. Com o recurso acionado, a câmera frontal de 3,7 Megapixels (MP) amplia seu ângulo de captura para até 120º. O G1 testou a novidade. Veja no vídeo.

Anunciado em setembro na feira de tecnologia IFA, o Galaxy Note 4 tem o mesmo tamanho de tela do modelo anterior, 5,7 polegadas, mas eleva a resolução do display para a Quad HD, que é cerca de 33% maior que a do Note 3. O aparelho segue o design com borda de metal do Galaxy Alpha, revelado em agosto e lançado no Brasil por R$ 2,2 mil, e tem câmera traseira de 16 MP, sensor de digitais e batimentos cardíacos, 32 GB de armazenamento interno e 3 GB de memóra RAM. O Note 4 chega ao país no sábado (8), em duas cores e por R$ 2,9 mil, de acordo com a Samsung.

O novo "phablet" também tem uma versão mais desenvolvida da S Pen, que é aquela caneta usada para escrever e realizar tarefas no dispositivo. Agora, ao segurar o botão do acessório, o usuário pode selecionar partes de um texto e compartilhá-las na hora. Segundo a Samsung, a ideia é aproximar a S Pen de um mouse de computador.

Outro destaque do Note 4 é a possibilidade de redimensionar as janelas dos aplicativos no modo multitarefa. No Note 3 já era possível abrir mais de um programa ao mesmo tempo, mas agora o usuário pode priorizar qual deles terá mais destaque na tela do smartphone.
Galaxy Note 4 tem recurso que permite redimensionar janelas de aplicativos no modo multitarefa