terça-feira, 2 de setembro de 2014

Uol: Após o secret, apple e google recebem alerta do MP para se adequarem ás leis brasileiras

Paulo Floro

A Apple Computer Brasil e a Google Brasil receberam uma recomendação do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro sobre os aplicativos que disponibilizam em suas lojas virtuais. O MPF pediu que as duas empresas se atentassem mais à Constituição Brasileira e, especificamente, ao Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014), aprovado este ano. A orientação surgiu após a polêmica envolvida com o aplicativo Secret, que veiculava mensagens anônimas entre os usuários da ferramenta online.

O Ministério Público Federal pediu maior atenção em relação à vedação do anonimato e à proteção do direito à privacidade dos cidadãos brasileiros, conforme exige a Constituição. As empresas de apps também são obrigadas a guardarem os dados pessoais e conteúdos por, no mínimo, um ano para que a Justiça consiga buscar e identificar supostos criminosos na rede, de acordo com o artigo 13 do Marco Civil da Internet.

A entidade deu um prazo de 180 dias, sob pena da adoção das medidas judiciais, para que Google e Apple se adequem aos itens da recomendação. Entre eles, as empresas devem disponibilizar aplicativos com termos de uso e política de privacidade traduzidos para o português. As duas empresas tem 30 dias para informar sobre as medidas tomadas para o cumprimento das recomendações.

Volta do Secret

O Ministério Público Federal também alertou Google e Apple que permitam a volta do aplicativo Secret somente após adequação da legislação vigente em um prazo de três dias.

A investigação do MPF sobre o aplicativo começou após representações de usuários que se sentiram prejudicados pelo app Secret. Ocorreram relatos de cyberbulling, crimes de pedofilia, entre outros.

IdgNow: China dá 20 dias para Microsoft responder investigação anti-monopólio


Michael Kan

País acusa a empresa de "não ser transparente" durante a investigação movida pelo governo sobre "problemas de compatibilidade" entre Windows e Office

Autoridades chinesas deram um prazo oficial de 20 dias para que a Microsoft explique "problemas de compatibilidade" entre o sistema operacional Windows e a suite de aplicativos Office. O ultimato foi emitido após o governo ter alertado a empresa para não obstruir a investigação sobre possíveis práticas monopolistas.

O departamento estatal da administração da indústria e comércio da China (State Administration for Industry and Commerce - SAIC) publicou uma notificação online nesta segunda-feira demandando que a Microsoft apresente uma explicação por escrito dentro do prazo intimado. A entidade reguladora antitruste tem investigado a companhia por conta de reclamações da indústria de que o software da Microsoft "não é totalmente aberto", resultando em problemas de compatibilidade e integração com produtos.

A notificação foi emitida uma semana depois que o SAIC declarou que a Microsoft não estaria sendo totalmente transparente com a investigação. O departamento tem questionado funcionários da Microsoft e em julho promoveu uma série de buscas nos escritórios da companhia na China para obter informação sobre contratos, documentos financeiros e emails internos.

O departamento de regulamentação chinês ainda tem de elaborar completamente o que de fato a investigação está procurando. O Windows é o sistema operacional dominante no mercado de PCs no país, mas por anos a Microsoft tem lutado contra a pirataria na China, tendo inclusive movido processos legais contra supostos criminosos. 

Um centro chinês de procurement baniu certas compras de dispositivos com Windows 8 em maio, sendo a mídia estatal publicou que tais proibições estavam relacionadas com riscos de segurança no software.

A China também está investigando outras companhias estrangeiras por práticas monopolistas. Entre elas está a Qualcomm, que está sendo acusada de superfaturar clientes pelo uso de suas patentes. A Microsoft não respondeu imediatamente aos pedidos para comentar a notificação, mas na semana passada declarou que estava levando a sério a compatibilidade com a legislação chinesa e comprometida a responder as perguntas do SAIC.


Info: Drone dos EUA ataca local onde estava líder da Al Shabab


Uma operação desenvolvida por drones do Exército dos Estados Unidos na Somália contra a milícia radical islâmica Al Shabab atacou o local onde estava seu líder, Ahmed Godane, informaram nesta terça-feira (2) fontes governamentais à imprensa local.

O ataque aconteceu no final da noite de ontem, segundo o governador de Baixa Shabelle, Abdukadir Nour Sidi, que não pôde confirmar a morte de Godane. "O drone lançou vários ataques contra o lugar onde dirigentes da Al Shabab e seus seguidores realizavam uma reunião secreta", assegurou à emissora somali "RBC". 

O ataque aconteceu em uma cidade entre Sablaale e Dhay Tubaako, a cerca de 190 quilômetros ao sul da capital somali, Mogadíscio. "Chegaram para nós informações que nesse local estavam se reunindo alguns dos líderes da Al Shabab, incluindo Ahmed Godane", disse o governador.

No entanto, não está claro se o ataque do drone matou Mukhtar Abu Zubeyr, conhecido também como Ahmed Godane e chefe do grupo islamita vinculado à Al Qaeda. A operação foi confirmada hoje pelo Pentágono, que, no entanto, não deu detalhes das circunstâncias nem o local do ataque.

Al Shabab, que em fevereiro de 2012 se uniu à rede terrorista Al Qaeda a fim de instaurar um Estado islâmico radical na Somália, foi incluída em março de 2008 na lista de organizações consideradas terroristas pelo governo americano.

Info: Extensão do Chrome informa quem financia candidatos às eleições


Desenvolvido em apenas 10 horas, o plug-in Quem Financia é uma extensão para Chrome que permite ao usuário visualizar dados de doações de campanha sempre que estiver lendo um texto sobre um candidato.

O plug-in faz uma varredura do conteúdo da página e consegue identificar nomes de candidatos à presidência e ao governo. A partir disso, ele destaca os nomes encontrados, deixando-os grifados em verde e com um cifrão na frente. Basta que o leitor passe o cursor do mouse sobre o nome destacado que uma janela aparecerá com as informações respectivas ao candidato. A extensão oferece dados sobre quem financia aquele político e traz ainda uma relação dos bens desse candidato.

Por interagir diretamente com a página no navegador, a extensão desconfigura a disposição do conteúdo de alguns sites – como, por exemplo, o Facebook. Já em sites de notícias, o plug-in funciona muito bem.

Quem Financia foi o aplicativo vencedor da Hackathon Transparência Brasil, que aconteceu em São Paulo no dia 23 de agosto. A maratona foi promovida pela Transparência Brasil, organização independente dedicada a monitorar instituições públicas, em parceria com a Sensedia, empresa de TI, e contou com o apoio do Google.

No evento, também houve o lançamento da Open API da Transparência. Essa ferramenta de programação permite que desenvolvedores possam explorar em seus próprios programas bases de dados com informações sobre todos os candidatos que estão concorrendo nas eleições de 2014.

Info: Apple faz parceria com Visa, Mastercard e Amex para pagamentos móveis no iPhone

Monica Campi

A Apple planeja tornar a próxima versão do iPhone em uma carteira digital móvel por meio de parcerias com empresas de pagamento. As informações são do site Bloomberg. 

A Apple deverá anunciar, em evento marcado para o dia 9 de setembro, uma parceria com as empresas de pagamento Visa, Mastercard e American Express, que deverá tornar o futuro iPhone 6 em uma carteira digital. 

Desta forma, o próximo iPhone deve ganhar funcionalidades para pagamento móvel como um chip NFC, que juntamente com o leitor biométrico permitirá que o smartphone da Apple seja utilizado como meio de pagamento.

Segundo as informações, a Apple precisará da aprovação da financeira ou do banco responsável para que o cartão de crédito seja aprovado para pagamentos móveis. 

No próximo dia 9 de setembro, a Apple deve finalmente anunciar o iPhone 6. Espera-se que o aparelho venha em duas versões: uma com tela de 4,7 polegadas e outra com 5,5 polegadas. INFO fará a cobertura completa do evento, que também trará mais detalhes sobre o iOS 8 e um suposto relógio iWatch.

IdgNow: Aplicativo que ajuda na vigilância da biodiversidade chega à Google Play



É possível prever a ocorrência de doenças a partir de um sistema de informação que demonstre em qual momento pode-se estar em uma situação de risco, ou quando uma doença que circula no ambiente silvestre pode romper a barreira biológica e acometer humanos.

Em março deste ano, o Centro de Informação em Saúde Silvestre – CISS, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), montou um sistema para sintetizar em um único local um conhecimento disperso que pode auxiliar na correlação entre a saúde silvestre e a humana e, consequentemente, na prevenção de doenças, segundo a coordenadora do projeto, Marcia Chame.

Com a simplificação dos ambientes, vetores e hospedeiros se aproximam das populações humanas em busca de alimento e abrigo ou deixam de ser controladas por seus predadores aumentando o risco de transmissão das zoonoses. Monitorar os agentes patogênicos que circulam na natureza ou nas bordas de ambientes rurais e urbanos, antes que cheguem as pessoas, é um desafio num país com as dimensões continentais do Brasil.

Além de reunir todas as informações já existentes na área científica sobre o assunto no Brasil, o CISS, com base nos fundamentos da ciência cidadã – tipo de ciência baseada na participação informada, consciente e voluntária, de milhares de cidadãos que geram e analisam grandes quantidades de dados, e partilham o seu conhecimento sobre a vida ao redor -, criou um app Android para incentivar a colaboração de observadores da fauna, pessoas e profissionais envolvidos com ações de manejo, saúde pública, captura de animais, além da população em geral, no mapeamento de ocorrências anormais que possam representar um desequilíbrio com consequências para a saúde das pessoas.

Um onça na garagem? Caramujos gigantes com frequência e quantidade fora do comum após as chuvas? Um lobo no parque?

Qualquer pessoa pode participar desse esforço de monitoramento – turistas, agricultores, guias de ecoturismo, observadores de aves, empreiteiros, técnicos e especialistas da saúde, meio ambiente e agropecuária.

O aplicativo Sistema de Informação em Saúde Silvestre – SISSGeo é uma ferramenta informatizada para o registro, em aparelhos mobile, de observações de animais no campo. E agora está disponível para download a partir da Google Play. Antes só era possível ter acesso a ele entrando no site do CISS, o que dificultava seu uso por um número maior de pessoas.


Segundo a doutora Márcia Chame, o APP ajudará as pessoas a sistematizarem as informações passadas para os cientistas. O usuário vai encontrar opção para dizer se o animal encontrado está magro demais, por exemplo, se tem uma hemorragia, se tem feridas, se o lobo ou a raposa estão babando, se foram encontrados próximos de uma área de desmatamento, ou de queimada, perto de rodovias ou de grandes obras. Entre outros aspectos, o CISS analisará os desequilíbrios que as atividades humanas exercem sobre os ecossistemas naturais.

A partir dos registros de animais observados e da informação de possíveis anormalidades (como feridas, comportamento estranho) e das características do ambiente onde foi feita a observação, o sistema gera modelos de alerta de ocorrências de agravos na fauna silvestre.

Quanto mais informações de qualidade, bem estruturadas, os pesquisadores tiverem, mais rápido o modelo matemático criado junto com o Laboratório Nacional de Computação Científica será capaz de apontar tendências, facilitando a atuação de todos os envolvidos (veterinários, Ibama, saúde pública), economizando esforços e dinheiro para resolver as questões ambientais ou de saúde pública ou minimizar seus impactos.


i Masters: Mapa de calor da Internet mostra locais mais conectados no mundo todo



A imagem do mapa revela o que já era esperado: a maior concentração de equipamentos conectados no mundo está nos Estados Unidos e na Europa.

A Internet é um sistema global de redes de computadores que cobre o mundo inteiro, mas isto não significa que as várias máquinas e servidores que a compõem estejam distribuídos de forma homogênea através do globo. Graças a John Matherly, fundador da empresa Shodan, é possível revelar onde estão localizados todos os computadores conectados à Internet e a concentração de PCs online.


A imagem do mapa revela o que já era esperado: a maior concentração de equipamentos conectados no mundo está nos Estados Unidos – em especial a parte leste do país – e na Europa. No Brasil também não há nenhuma novidade, com a maior concentração localizada nas regiões Sul e Sudeste.


Outros pontos com alta concentração são a Índia e o Japão, mas são os locais com poucos computadores que chamaram a atenção dos internautas. O mapa também foi publicado no Reddit, onde os usuários conseguiram identificar os equipamentos localizados nos pontos mais remotos do mundo. Segundo um deles, por exemplo, o ponto solitário encontrado na Groelândia seria uma estação meteorológica americana conectada à rede.


O mapa criado por Matherly foi feito através de um ping – um procedimento que consiste em enviar um pacote de dados para um computador e medir a velocidade da conexão – em todos os computadores conectados à Internet.


Info: Empresa francesa vende pilhas que duram 'para sempre'

Lucas Agrela,

Uma empresa francesa iniciou a pré-venda de pilhas padrão AA que duram "para sempre" e custam 10 dólares por par, 23 reais. Diferentemente das pilhas recarregáveis comuns, que precisam da energia elétrica de tempos em tempos, a chamada Pilo tem recarga por movimento, convertendo energia cinética em eletricidade. Ou seja, basta sacudir o produto durante três segundos.

As pilhas recarregáveis Pilo são 100 vezes mais duráveis do que as tradicionais, segundo a companhia. Os produtos comprados na pré-venda serão entregues mundialmente a partir de outubro deste ano, sujeitos a taxas de importação. Os dispositivos foram feitos para serem usados em aparelhos de energia intermitente, como a companhia descreve. Alguns exemplos são controle remoto, joystick de videogame e mouse Bluetooth. O projeto foi apresentado durante o evento de inovação Paris Founders Event, realizado na França no final de julho.


"Não houve nenhuma ideia mágica. Eu pensei nisso quando tive um problema: precisava ligar a minha TV, mas as baterias não ‘funcionavam’ mais", afirmou Nicolas Toper, o CEO e cofundador da Pilo, em entrevista ao blog de startups francêsRude Baguette. "A necessidade é a mãe da invenção, certamente. Então, eu descobri como esse poderia ser um produto que transformaria o mundo."

Toper conta que a parte mais difícil do projeto foi adaptar a tecnologia de recarregamento de baterias por movimento para reduzir o tempo necessário para o processo, citando que, apesar de não ser nova, a tecnologia nunca chegou ao mercado de consumo de pilhas antes devido ao longo período necessário e a grande quantidade de movimentos para a recarga.

A missão da empresa, segundo Toper, é criar um mundo em que os aparelhos funcionem sem a dependência de recarga de baterias e afirma ainda que as pilhas AA são apenas o primeiro produto da companhia.

INFO conversou com Toper para esclarecer o foco do projeto Pilo e qual será seu futuro. Leia a entrevista na íntegra a seguir.

Como foi o desenvolvimento da tecnologia da Pilo? Quanto tempo demorou e quais foram os maiores desafios?
Trabalhamos na Pilo durante um ano e meio. A Pilo é mais do que uma tecnologia: é um movimento em direção a eletrônicos de consumo que não precisam de bateria. Se você olhar ao seu redor, você verá muitos dispositivos que consomem tão pouca energia que eles poderiam retirá-la do ambiente, mas, ainda assim, eles operam por meio de baterias. Isto é o que estamos fazendo.

O maior desafio de tecnologia foi descobrir como embalar tudo em uma bateria AA. Não é a melhor forma de fabricação para nós do ponto de vista da tecnologia. Entretanto, isso deixa a parte de negócios muito fácil.

A empresa tem intenção de adaptar a tecnologia da Pilo para gadgets como smartphones?
Sim, vamos construir um monte de dispositivos sem baterias, como uma câmera ou um controle remoto. Estamos confiantes de que podemos adaptar essa tecnologia para smartphones, mas são necessários muita pesquisa e desenvolvimento para confirmar isso e fazer acontecer. Mas, sim, este é o plano de longo prazo.

Nós queremos construir coisas que realmente importam e que irão funcionar por um longo tempo. Fazer produtos interessantes e não me importo só com a nota de rodapé. Queremos produtos que poderemos mostrar com orgulho para nossos filhos.

A empresa recebeu algum tipo de financiamento de investidores ou o projeto foi criado com recursos próprios você?
Nós construímos a empresa com os nossos próprios recursos. Financiamento privado é muito difícil de encontrar em França, especialmente para "moonshot projects" (algo como, “projetos que miram na Lua”, ambiciosos).

É por isso que vamos lançar uma campanha na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter em três meses. Depois disso, vamos buscar investidores para a escala de produção e para construir nossa próxima geração de produtos.

Por que você acha que quase nenhuma empresa investiu nesta tecnologia antes?
Muitas de empresas estão trabalhando nisso, incluindo Apple e Microsoft. Nós somos a menor dessas empresas! Mas parece que somos os únicos preocupados com o meio ambiente e com os consumidores.

Pilo é um produto que poderia prejudicar os negócios das grandes empresas no mesmo campo, como você vê esta questão?
Nós somos muito pequenos para que as grandes empresas nos percebam. Eles não ligam para nós. Estamos fazendo algo tão diferente que eu não tenho certeza de elas irão perceber antes que seja tarde demais.

Você espera um grande impacto positivo sobre o meio ambiente com Pilo?
Espero. A poluição das baterias é uma das piores. Elas contêm um monte de metais pesados (mercúrio, cádmio,...). Uma bateria é construída para resistir a "apenas" 3.000 ciclos de carga.

Os dispositivos Pilo são construídos para serem sustentáveis e amigáveis com o meio ambiente. Eles vão durar muito mais tempo, são totalmente recicláveis e não contêm nenhuma bateria poluente pesada/"tradicional".

G1: Por R$ 1 mil, Positivo lança notebook híbrido que vira tablet



Máquina tem processador Intel e sistema operacional Windows 8.1.
Aparelho começa a ser vendido em novembro.

A Positivo irá vender no mercado brasileiro um notebook híbrido, que permite destacar a tela e usá-la como um tablet. O aparelho chamado de Positivo Duo ZX 3000 marca a entrada da empresa no mercado de dispositivos 2 em 1 e tem o preço sugerido de R$ 1 mil. O híbrido começará a ser vendido em novembro.

Com tela sensível ao toque HD de 10,1 polegadas, o aparelho tem processador IntelAtom de quatro núcleos, 1 GB de memória RAM, 16 GB de espaço de armazenamento, conexões Wi-Fi e Bluetooth 4.0 e câmera traseira de 2 megapixels. Há câmera frontal e o computador roda sistema operacional Windows 8.1.

Há uma entrada micro HDMI, permitindo conectar o computador ao televisor com imagens de alta definição e áudio digital.

No modo notebook há teclado em português e touchpad, além de acesso a uma porta USB convencional para conectar pendrives, HDs externos, impressoras ou qualquer outro dispositivo USB.

"Estamos muito entusiasmados por apresentar um dispositivo tão completo, que conta com tudo o que o consumidor precisa: é um notebook e um tablet em um único equipamento, dependendo da necessidade do usuário no momento. Visamos desenvolver equipamentos como este, que entreguem um design refinado, combinado a uma ótima capacidade de processamento, sem deixar de lado a preocupação de garantir um excelente custo-benefício", disse Maurício Roorda, vice-presidente de Marketing e Produto da Positivo Informática.


IdgNow: 10 coisas para saber sobre o novo processador do iPhone 6, o chip A8


Preparamos uma lista com informações sobre o novo processador da Apple, o A8, que será o coração do iPhone 6. Lançamento será em 9/9

Agora que o evento do (mais que provável) lançamento do iPhone 6, e possivelmente do iWatch, está confirmado pela Apple para dia 9 de setembro, é hora de soltar mais uma das nossas listas de dez coisas que conhecemos sobre os novos produtos. 

Confira a seguir a lista elaborada por Jonny Evans, responsável pelo blog Apple Holic docomputerworld.com. Evans acompanha a Apple desde 1999.

Maior frequência

O novo processador A8 de 2.0GHz da Apple será muito mais rápido que o anterior, o A7, de 1.3GHz, que ele vai substituir. E há quem arrisque dizer que o A8 pode ser ainda mais rápido, chegando a 2.6GHz por núcleo.

Mais miniaturizado

A nova série de processadores A8 será aparentemente fabricada usando o processo de 20 nanômetros, o que os faz ainda menores que os 28 nanômetros dos processadores A7. O trabalho com um die assim minúsculo aponta que o processador será mais rápido e terá consumo de bateria melhorado. E há informação (ou rumor, como queiram), de que a Apple poderá desenvolver duas versões do processador.

(Muito) Mais velocidade

Quando a Apple mudou do A6 para o A7, ela praticamente dobrou a performance de processamento gráfico. Ao aumentar a frequência do A8 e trabalhar com um die ainda menor, ela possivelmente vai dobrar a performance gráfica novamente. Lembrando que, com um score Geekbench 3 de 1.409, o iPhone 5S é o smartphone mais rápido do mercado, segundo os testes realizados em agosto pela PC Advisor.

Dual-core

Os críticos vão reclamar que ao usar um processador dual-core o iPhone 6 continuaria a ficar "atrás" de alguns concorrentes, que adotaram o quad-core. No entanto, um processador quad-core 32-bit sem otimização é apenas um gancho de marketing, já que ele não entrega vantagem nenhuma. Se a Apple decidir adotar um processador quad-core, ela vai agregar em torno dele aperfeiçoamentos no iOS e no hardware que, novamente, vão levar a melhorias importantes de performance.

Adeus Samsung

A Apple tirou a produção dos seus processadores da Samsung, movendo-se para a TSMC, que agora é a fabricante exclusiva do novo processador da Apple. A Samsung vinha fabricando os processadores da série A da Apple até agora. A perda desse negócio derrubou pelo menos um bilhão de dólares de faturamento da empresa.

Melhores sensores de movimento

O coprocessador M7, da Apple, oferece um sensor de movimentos que consome bateria de forma eficiente. Um novo relatório liberado no mercado descreve o "Phosphorous", uma nova versão que seria batizada de M8, do chip, que agrega a capacidade de coletar dados gerados pelo HealthKit e outros dispositivos, e um sensor de movimentos ainda melhor.

64-bit

A Apple foi a primeira a lançar um smartphone de 64-bit. Um ano depois, e com o iOS 8 e o Continuity do OS X, vamos começar a ver apps que realmente vão tirar o máximo do potencial categoria "desktop" que o dispositivo móvel da Apple oferece.

Memória

Os rumores são de que a Apple vai colocar memória RAM de 2GB no iPad Air 2 (que também vai incluir TouchID). Isso sugere que a empresa está determinada a melhorar a performance gráfica e computacional dos seus novos processadores. É lícito esperar que um iPhone com tela de 5.5 polegadas tenha memória RAM de 2GB.

Beats

Além de um WiFi mais rápido e um chip LTE muito melhor, o novo iPhone deverá ter um processador especial da Beats que será capaz de identificar se um headphone Beats está conectado a ele e, se esse for o caso, melhorar a entrega de áudio para esses headphones.

Processamento gráfico

O novo processador vai realizar renderização gráfica muito melhor e com tempos de resposta ainda mais rápidos, mantendo um consumo muito baixo de energia. Esses atributos serão especialmente importantes para o iPad Air 2 e o iPhone 6 de 5.5 polegadas, dando ao dispositivo mais suporte para multitarefa.