terça-feira, 1 de julho de 2014

Info: Trabalhadores de TI de São Paulo terão reajuste salarial de 7,5%


Adeline Daniele

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou nessa segunda-feira o dissídio de 7,5% para os trabalhadores da categoria de TI do estado de São Paulo.

Dentre as principais exigências do sindicato atendidas estão o reajuste salarial, a obrigatoriedade de apresentação de proposta de Participação em Lucros e Resultados (PLR), vale refeição de 15 reais e aumento de 8% para os pisos salariais.

As conquistas são retroativas a 1° de janeiro, data base da categoria. As empresas ainda ficam obrigadas a pagar o dia de greve dos trabalhadores e a estabilidade de 90 dias após o julgamento do dissídio para os funcionários é garantida.

Histórico das negociações

A negociação dos aumentos passou por cinco rodadas até a suspensão de novas reuniões por falta de acordo, pois o sindicato patronal havia determinado que não iria oferecer ajuste maior do que 6,5%, índice considerado baixo pelo Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo).

Em 21 de fevereiro desse ano, mais de 800 trabalhadores de tecnologia da informação aprovaram a paralisação da categoria, que atingiu grande parte do setor. A medida foi decidida durante assembleia realizada em 15 de fevereiro, em que os trabalhadores decretaram greve e ingresso de dissídio coletivo na Justiça do Trabalho. O Sindpd, que esteve nas principais empresas com sede na capital e no interior, garantiu que o contingente mínimo de trabalhadores fossem mantidos nas companhias, como determina a Lei de Greve.

No mesmo dia da greve, foi realizada uma audiência de conciliação marcada pelo Tribunal Regional do Trabalho, porém sem acordo entre o Sindpd e o Seprosp, fazendo com que o dissídio coletivo fosse encaminhado para julgamento.

Por solicitação do Tribunal e do Ministério Público do Trabalho, as paralisações foram suspendidas até a resolução, mantendo-se o estado de greve, o que garantiu a estabilidade de emprego dos funcionários.


Info: Google oferece curso de programação gratuito para mulheres

Adeline Daniele

Em sua conferência anual para programadores – Google I/O – o Google anunciou que irá bancar cursos de programação para milhares de mulheres de todo o mundo.

Em parceria com a Code School, o programa Code School Learning Opportunity está oferecendo códigos promocionais com licenças de acesso para três meses de curso na plataforma online para que as mulheres que trabalham no setor possam desenvolver suas habilidades técnicas.

A oportunidade também vale para os grupos ainda não representativos no mundo da tecnologia, incluindo afro-americanos, hispânicos, pessoas com deficiência e americanos nativos.

Essa iniciativa faz parte do Women Techmakers Program e é uma das medidas da empresa para mostrar seu comprometimento em inserir minorias no mercado de trabalho de TI. De acordo com o relatório de diversidade do Google, apenas 30% da companhia é composta por mulheres, e mais de 90% dos funcionários são brancos ou asiáticos.

Outra iniciativa da empresa para inserir mais mulheres na tecnologia é o Made with Code, que busca incentivar garotas adolescentes a aprender a programar e ajudá-las a seguir a carreira de seus sonhos através da programação.

Os códigos promocionais dos cursos serão distribuídos estrategicamente entre as participantes do Google I/O e também serão enviados para outras mulheres de sua “comunidade tech”. No entanto, se você trabalha com tecnologia e se enquadra em um dos grupos citados, não hesite em se cadastrar e disputar uma chance através deste formulário.

Info: Consumidores podem reclamar de empresas em novo site do governo


Karen Carneti

O Governo Federal lançou na sexta-feira passada um site para os consumidores reclamarem dos serviços de empresas, o Consumidor.gov.br. As informações são do Gizmodo.

O modo de funcionamento segue a mesma linha do já conhecido “Reclame Aqui”: se você se sentir lesionado por alguma empresa, basta escrever sua reclamação no site. Seu comentário ficará disponível para qualquer usuário ler e a empresa deverá dar uma resposta em até dez dias. Caso a empresa não responda, o consumidor pode recorrer ao Procon ou outros meios tradicionais para resolver a questão.

A novidade ainda está em fase de testes e disponível apenas para os estados do Acre, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal. Para os demais estados, o site deve ficar disponível até 1 de setembro.

A única limitação do site é que não é possível reclamar de qualquer empresa. As companhias precisam se inscrever no serviço para que isso ocorra.


Info: App para supercomputador Watson leva big data para a gastronomia


A IBM e a revista Bon Appetit anunciaram nesta segunda-feira a iniciativa que pretende usar "Big Data" na gastronomia. Um novo aplicativo chamado "Chef Watson with Bon Appetit" está em fase de testes e tem como objetivo ajudar cozinheiros a "direcionarem as avançadas capacidades cognitivas do supercomputador Watson para criar novas receitas e combinações gastronômicas que nunca foram concebidas", disse a IBM.

A cozinha torna-se, portanto, um novo campo de provas para o Watson, utilizado na luta contra contra o câncer e em outras aplicações médicas. O novo aplicativo é parte do programa "Chef Watson", lançado neste ano pela IBM e pelo Instituto de Educação Culinária.
Mike Rhodin, vice-presidente do IBM Watson Group disse que o objetivo do aplicativo "é ajudar as pessoas a descobrirem o potencial dos sistemas de computação cognitiva".

"Esses sistemas representam uma enorme quantidade de dados, compostos e fórmulas, pelos quais se pode entender a interação entre as pessoas e as informações de forma mais intuitiva", explica Rhodin em comunicado.

A revista Bon Appetit testou algumas receitas usando o aplicativo Chef Watson, como a de costelas apimentadas com molho barbecue de mostarda com maçã. Para sobremesa, bolo de frutas vermelhas, com raspas de limão, creme de leite e o diferencial da manjerona, que, segundo a revista, conquistou os provadores das receitas.

"Na Bon Appetit, estávamos curiosos para ver o que o Watson poderia descobrir de novidade, ajudando a criatividade dos chefes de cozinha", diz o editor da revista, Adam Rapoport.

Olhar Digital: Google Glass pode ser proibido em cinemas


O Google mal lançou o Glass no Reino Unido e já começou a enfrentar problemas por lá por causa dos óculos inteligentes. Uma associação que representa 90% dos cinemas locais disse que pretende brigar contra o Glass, pedindo que os clientes retirem-no assim que as luzes se apagarem para que o filme comece.

Por enquanto, como reporta o Neowin, a atitude não influenciará quem faz gravações clandestinas dentro de cinemas, porque o Glass ainda é ruim para esse tipo de produção, já que tem pouco espaço para armazenamento, só filma 45 minutos antes de desligar por falta de bateria e não tem receptores bons o suficiente para isso.

Parece mais uma atitude para se prevenir do que vem por aí. À medida que dispositivos do gênero começarem a surgir no mercado, eles provavelmente ficarão melhores até poderem de fato ser usados para gravações de cinema.

O Neowin lembra que nos Estados Unidos alguns cafés e restaurantes também proibiram o uso do dispositivo em seus estabelecimentos.

Olhar Digital: Samsung lança quatro smartphones Galaxy de uma só vez


A Samsung incluiu nesta segunda-feira quatro smartphones de caractecrísitcas básicas à já numerosa família Galaxy. São eles: Galaxy Core II, Galaxy Star 2, Galaxy Ace 4 e Galaxy Young 2, todos com Android 4.4, feitos para concorrer mundialmente com Moto G e Moto E, da Motorola.

Core II (foto acima): processador quad-core de 1,2 GHz, tela de 4,5 polegadas, 4GB de armazenamento interno (expansíveis até 64 GB) e bateria de 2.000mAh. A câmera traseira tem 5 megapixels, com flash de LED, e a memória RAM é de 768 MB. Com suporte a dois chips, o aparelho permite utilizar duas operadoras ao mesmo tempo.




Ace 4: disponível em 3G e 4G, vem com processador dual-core de 1.0 GHz e 1.2 GHz e bateria de 1.500 e 1.800mAh. A memória RAM é de 1GB e o armazenamento interno, de 4GB (expansíveis até 64 GB). A tela tem 4 polegadas.






Young 2: tela menor, de 3,5 polegadas, processador de 1GHz , 512 MB de memória RAM e armazenamento igual ao dos outros, com 4GB (expansíveis para mais 4 GB). A câmera traseira oferece 3 megapixels e a bateria tem potência de 1.300 mAh.






Star 2: também tem tela de 3,5 polegadas e é suportado por um processador single-core de 1 GHz, 512MB de RAM e 4GB de armazenamento (expansíveis até 32 GB). A câmera tem 2 MP e a bateria, 1,300 mAh.


A Samsung não revelou os preços dos smartphones, mas suas espeficificações sugerem que eles serão de baixo-custo.

Info: Google terá controle sobre interface do Android para evitar modificações de fabricantes

Lucas Agrela

Diferentemente do que acontece no mercado de smartphones, o Google irá manter controle sobre a interface das edições do Android para carros, televisões e relógios. As fabricantes poderão instalar aplicativos, mas não poderão mudar a experiência central do sistema. As informações são do Ars Technica.
David Burke, diretor de engenharia do Google, afirma que a medida visa oferecer uma "experiência consistente" do Android ao mudar de dispositivo. Isso também faz com que as atualizações funcionem automaticamente, assim como a empresa faz atualmente no navegador Chrome. Ou seja, pode ser o princípio do fim da fragmentação do sistema, como aponta o Engadget.
"As fabricantes podem colocar a marca nos dispositivos, e eles podem incluir os serviços que quiserem, mas ele deve ser o mesmo", disse Burke sobre a aparência do Android.

Entretanto, o Google não mencionou se a mesma medida será tomada em relação ao segmento de smartphones. Empresas como Huawei, LG, Samsung e Sony modificam a interface do Android com as chamadas skins que alteram bastante a usabilidade dos aparelhos quando comparados com a linha Nexus (Google junto com a LG) ou a Moto (Motorola).

A solução para as fabricantes que não quiserem abrir mão do controle sobre a interface é criar um sistema com base no código-aberto do Android, como a Amazon fez, por exemplo, em seu set-top box Fire TV, que roda o Fire OS.

Info: Copa gera mais de 1 bilhão de interações no Facebook

Monica Campi

Além do Twitter, o Facebook também é vem sendo o espaço preferido para telespectadores comentarem e palpitarem sobre os jogos da Copa do Mundo deste ano. 
Nesta segunda-feira (30) o Facebook anunciou que o número total de interações na rede social relacionadas ao torneio ultrapassaram a marca de 1 bilhão.

O número contabiliza todos os posts, comentários e curtidas relacionadas ao evento e publicados entre os dias 12 e 29 de junho.

Segundo o Facebook, embora eventos esportivos sempre tragam uma grande audiência para a rede social, a empresa afirma que a Copa do Mundo vem se tornando algo jamais visto pelos profissionais da companhia. 

Além disso, nenhum outro evento esportivo alcançou a marca de 1 bilhão de interações — o o número deve aumentar, visto que a Copa termina somente no dia 13 de julho.

Somente na partida de abertura, do Brasil contra a Croácia, o Facebook registrou 58 milhões de pessoas criando mais de 140 milhões de interações sobre o jogo. 

Entre os jogadores mais engajados, Neymar lidera a lista. Uma de suas fotos publicadas, em que está na companhia do jogador Hulk, obteve mais de 2,5 milhões de curtidas e mais de 70 mil compartilhamentos, sendo a postagem de um jogador com maior índice de engajamento na rede social. 

E a Copa tem sido mesmo um sucesso para as redes sociais. Ontem, o Twitter divulgou que a partida entre Brasil e Chile, no sábado (28), foi o evento mais tuitado de sua história.

Folha de S.Paulo:Saiba como fazer back-up dos dados do Orkut


BRUNO ROMANI

O Orkut vai dizer adeus, mas você poderá levar um pedacinho dele com você. A ferramenta do Google permite exportar os seguintes dados: o seu perfil, scraps recebidos, testemunhos recebidos, atividades e fotos. Veja como fazer isso:

1. Vá até a página do Takeout

2. Faça login com a conta que você usa no Orkut

3. Clique no botão azul "Create Archive"
Reprodução 

4. Abaixo do botão vermelho, escolha o formato em que você deseja salvar os dados. Estão disponíveis em.ZIP,.TGZ e.TBZ. Caso você escolha o.ZIP e seus dados ultrapassem 2 Gbytes, eles serão agrupados em mais de um arquivo.ZIP

5. Selecione o Orkut na lista de serviços



6. Clique no botão vermelho "Create archive"



7. Agora, é esperar. Os dados serão preparados para ser exportados. Se você quiser, poderá ser avisado por e-mail quando estiverem prontos



Pronto, é só clicar no botão "Download"



É possível vincular o perfil do Orkut ao do Plus indo em Configurações >Google+ > Conectar seus perfis do Google+ e Orkut > Conectar contas.

Fonte: Romani , Bruno. "Folha de S.Paulo." Saiba como fazer back-up dos dados do Orkut. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/06/1478677-saiba-como-fazer-back-up-dos-dados-do-orkut.shtml (accessed July 1, 2014).

G1: Veja 10 comunidades para lembrar do Orkut, que vai 'morrer' em setembro



Rede social terá suas atividades encerradas em 30 de setembro.


Site chegou a ser maior que o Facebook no Brasil.

Orkut, o que dizer dessa rede social que, apesar de conhecermos há tanto tempo, continuamos a gostar pacas? O site que ensinou o brasileiro a lidar com redes sociais vai "deixar de existir"como o conhecemos a partir de 30 de setembro deste ano, conforme informou o Google nesta segunda-feira (30).

Para deixar que o Orkut fale por ele mesmo, o G1 separou dez comunidades que dão uma ideia de como era a vida no site dos depoimentos, "scraps" e grupos de discussão.
Comunidade do Orkut 'Eu odeio acordar cedo'

1) 'Eu Odeio Acordar Cedo'
(6.106.958 membros)
Quando o Orkut era a maior rede social do Brasil, deixando o Facebook em um distante segundo lugar, o hábito de acordar cedo já não tinha muitos fãs. Como o despertar com as galinhas continua não sendo uma atividade que arrebata multidões, "Eu Odeio Acordar Cedo"ainda é uma das comunidades que possui mais membros. O Garfield, na imagem de exibição, tem seu charme e ajudou a fazer a fama do grupo de sonolentos.
Comunidade do Orkut 'Eu amo minha mãe!' 

2) 'Eu amo minha MÃE!'
(4.571.629 membros)
No Orkut, todo dia é Dia das Mães. Uma das poucas unanimidades na rede social repleta de discussões calorosas – ainda que nem tão edificantes assim – "Eu amo minha MÃE!"reúne todos aqueles que não têm vergonha de dizer ao mundo o que fariam por sua progenitora ou de responder à enigmática pergunta: "Você gosta da sua mãe?". Para os pais não ficarem enciumados, há a "Eu AMO o meu PAI!", com 2.462.596 membros.
Comunidade do Orkut 'Deus me disse: desce e
arrasa!' (Foto: Reprodução/Orkut)

3) 'Deus me disse: desce e arrasa!' 
(3.537.664 membros)
As descrições de algumas comunidades no Orkut nem sempre deixam claro qual é o teor da discussão que deve se desenrolar por lá. Não é o caso de "Deus me disse: desce e arrasa!": "Você já se perguntou quão privilegiadas são as pessoas que te conhecem?" Se os membros concordam? Uma das usuárias abriu um tópico para narrar o episódio em que perguntaram a ela quais eram os motivos para participar da comunidade. "Isso é tipo de comunidade de gente que se acha", disseram. "Se acha, não. 'Se tem certeza' (sic)", respondeu.

4) 'Te incomodo? Que peeena!'
(4.288.293 membros)
Não adianta reclamar dos membros desse grupo de discussão. Ao entrar na comunidade, você é avisado. Ao melhor estilo "Vem comigo ou vai com Deus", os mais de 4,2 milhões de usuários que pertencem à "Te incomodo? Que peeena!" são precursores do hit "Beijinho no ombro", de Valesca Popozuda. São "felizes, bem sucedidos e cuidam de suas próprias vidas", como diz a descrição do grupo. Em 2012, quando o Orkut já não incomodava o Facebook tanto assim, a comunidade tentou se bandear para a rede social rival. Até agora, não
5) 'Eu amo chocolate!' 
(3.615.011 membros)

As confissões esquecidas de muitos chocólatras arrependidos ainda devem estar registradas nessas páginas. Apesar de o fórum da comunidade "Eu amo chocolate!" ter sido tomado por tópicos de jogos, ainda há espaço para questionamentos polêmicos como "Chocolate ou sexo? Defenda o seu preferido!", "Sonho de Valsa" e "Para quem você daria o último Bis da Caixa". Se estiver de dieta, é bom evitar.
Comunidade do Orkut 'Amigos também dizem eu te amo'

6) 'Amigos também dizem EU TE AMO'
(3.342.891 membros)
O Orkut também tem espaço para que o amor entre amigos seja reconhecido – além do amor pela mãe, pai, chocolate e por aí vai. E amor, cada um entende de um jeito. Se por um lado, o moderador da comunidade prega "se hoje você pode falar ao verdadeiro amigo aquela palavra mágica, porque esperar para depois?"; por outro, os membros propõem "se eu te agarrar, você me beija ou me bate" ou "a toalha caiu, você espia, corre ou agarra?". Apesar da aparente dissonância, há espaço para amizade verdadeira. A descrição mais parece um "até logo" ao amigo Orkut: "Um dia, a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora de todos amigos que passaram e deixaram saudade".
Comunidade do Orkut 'Não fui eu, foi meu Eu lírico'


7) 'Não fui eu, foi meu Eu lírico'
(86.820 membros)

Essa é para quem tem poesia na alma e uma boa desculpa para tudo na ponta da língua. Eis a arte em seu estado puro: "Passou a mão na bunda da gostosa e arrumou encrenca com o gorila que a acompanhava? Quebrou o vaso de turmalina da sua avó? Tropeçou no fio do respirador artificial que mantinha seu priminho vivo e acabou matando a criança? Não se preocupe, é só culpar a poesia inerente a todo ato humano!"
Comunidade do Orkut Lutar Sempre! Desistir?
Nunca!' (Foto: Reprodução/Orkut)

8) 'Lutar Sempre! Desistir? Nunca!'
(2.169.425 membros)

Reunindo alguns dos mais persistentes usuários, os membros dessa comunidadeprovavelmente lutarão até o fim do Orkut. Repletos de histórias de superação, alguns dos tópicos da comunidade são um passo-a-passo para quem está na pior e não sabe como virar o jogo. "É possível realizar o seu sonho, sim. Você é capaz", diz a descrição da comunidade para quem acredita e luta "por tudo aquilo que você quer e deseja".
Comunidade do Orkut 'Sou legal, ñ tô te dando
mole' (Foto: Reprodução/Orkut)

9) 'Sou legal, ñ tô te dando mole'
(1.520.489 membros)
Se você é daqueles para quem é muito difícil ser apenas educado sem causar sempre a impressão errada, essa comunidade possui pessoas que acham ter o mesmo problema. As discussões ajudarão a calibrar as conversas para que ninguém ouça "eu te amo" quando você disser "bom dia". Um exemplo? O tópico: "Descubra a impressão que você deixa". Afinal, como fiz a descrição, "não é um saco quando você é legal com alguém, a pessoa já pensa que você tem segundas intenções, começa a te tratar diferente e fica até 'se achando'?".

10) 'Odeio esperar resposta no MSN'
(1.281.620 membros)
Essa é a comunidade para lembrar que tudo que é bom pode acabar ou se transformar em algo diferente. Assim como deixaram de circular em abril de 2013 as respostas do bate-papo MSN, que mais de 1 milhão de pessoas ainda odeia esperar, a partir do dia 30 de setembro, não serão mais publicados no Orkut nenhum recado com imagem da Hello Kitty, nenhum tópico com jogos do tipo "Beija ou passa" e nenhum depoimento. No caso do MSN, a Microsoft migrou os os usuários para o Skype. Com o fim do Orkut, seus membros poderão entrar para o Google+. Calma, não é o fim do mundo.
Comunidade do Orkut 'Anão vestido de palhaço
mata 8' (Foto: Reprodução/Orkut)

Bônus

11) 'Anão vestido de palhaço mata 8'
(81.600 membros)

Mea culpa jornalístico da lista, a comunidadebônus é dedicada "às manchetes que por si só já valem mais do que a notícia toda".