terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Info: Funcionário invade sistema de banco e divulga dados de 900 clientes

Funcionário invade sistema de banco e divulga dados de 900 clientes

O empregado do Morgan Stanley roubou nomes e números de conta e os publicou na internet

Um funcionário da Morgan Stanley roubou dados de cerca de 900 clientes, entre eles nomes e números de contas, e os publicou na internet durante um curto espaço de tempo, informou nesta segunda-feira (5) a empresa americana de serviços financeiros.

O funcionário, que não foi identificado, foi demitido, acrescentou a Morgan Stanley em um comunicado divulgado em seu site.

A empresa garantiu que não há evidência de prejuízos econômicos para seus clientes e ressaltou que, apesar de parte dos dados dos mesmos terem sido publicados na internet, essas informações foram eliminadas da rede.

"Foram roubadas informações parciais das contas de até 10% de todos os clientes do Wealth Management. Os dados roubados não incluem senhas e números de seguros sociais", relatou a entidade financeira.

A Morgan Stanley está trabalhando com as autoridades competentes para realizar e concluir uma investigação exaustiva sobre o incidente, acrescentou a nota.

IdgNow: Samsung convoca consumidores e empresas a entrar na Internet das Coisas

Samsung convoca consumidores e empresas a entrar na Internet das Coisas


Presidente e CEO da Samsung Electronics, B.K.Yoon, enfatizou na abertura da CES 2015 a necessidade de um ambiente "aberto" para crescer IoT
 
A Samsung abriu oficialmente a feira International CES na noite desta segunda-feira, 05/01, em Las Vegas, com uma apresentação que desenhou um cenário colorido sobre a Internet das Coisas, conclamando os fabricantes da serem "abertos" e trabalharem juntos para fazer o futuro acontecer.

O presidente e CEO da Samsung Electronics, B.K. Yoon, ofereceu uma visão otimista do futuro, no qual todos os dispositivos, da TV aos sistemas de aquecimento e automóveis, estarão conectados entre si e à internet e compartilhando dados para melhorar a vida da humanidade.

"Cada um de nós estará no centro do nosso próprio universo IoT", disse Yoon, prevendo por exemplo que cadeiras vão detectar automaticamente quando estivermos fora de casa, no frio, e se aquecer automaticamente para nos receber quando chegarmos em casa.

Força em 2017

Yoon destacou o fato de que a IoT está ganhando força. Em 2017, diz ele, 90% dos produtos eletrônicos vendidos pela Samsung serão dispositivos IoT, incluindo todas as suas TVs, smartphones e tablets. Mas o executivo da Samsung não escondeu o fato de que o cenário bacana da casa conectada pintado pelas empresas está ficando desgastado.

Ainda não está evidente como os consumidores vão conectar tudo a tudo sem dificuldade, especialmente no momento em que plataformas de software concorrentes disputam o mercado, incluindo Apple, Google e outros participantes.

IoT requer padrões

A Internet das Coisas precisa de padrões para atingir seu pleno potencial, disse Yoon. Ele prometeu que a Samsung vai criar "um ecossistema aberto de IoT", um que funcionará com todos os sistemas operacionais e dispositivos.

Mas há também outros obstáculos que foram endereçados rapidamente na apresentação. "A segurança precisa ser embutida no hardware e no software em todos os níveis", disse Yoon. "É preciso mais do que uma empresa, mais do que uma indústria, para criar esse universo IoT", concluiu. "Todos temos que trabalhar juntos", enfatizou o executivo da Samsung.

Ele só precisa agora convencer a indústria a fazer acontecer. É possível assistir a apresentação completa de Yoon no canal da Samsung no You Tube.

Info: Presidente de Sony rompe silêncio e classifica ciberataque de "impiedoso"

Presidente de Sony rompe silêncio e classifica ciberataque de "impiedoso" 
Kazuo Hirai aproveitou sua visita à CES para falar pela primeira vez em público sobre o incidente

O presidente da Sony, Kazuo Hirai, disse nesta terça-feira em Las Vegas (EUA) que o ciberataque atribuído a Coreia do Norte e sofrido pelo estúdio de Hollywood da companhia japonesa foi "impiedoso" e "mesquinho".

Hirai aproveitou sua visita à feira da eletrônica CES, que começa hoje em Las Vegas, para falar pela primeira vez em público sobre o incidente, que gerou uma nova escalada de tensão entre Washington e Pyongyang.

"Tanto os antigos empregados de Sony Pictures Entertainment e certamente os atuais foram infelizmente as vítimas de um dos ciberataques mais impiedosos e mesquinhos da história recente", afirmou o executivo japonês no centro de convenções de Las Vegas.

Hirai agradeceu a todos que levantaram a voz contra o ataque e disse que os autores da ação são "criminosos". O presidente da Sony, no entanto, não fez nenhuma menção à Coreia do Norte.

O ciberataque aconteceu no final de novembro e expôs os dados pessoais de milhares de funcionários e ex-funcionários do estúdio e incluiu um ultimato para que a Sony não estreasse o filme A Entrevista.

O filme é uma comédia que relata um plano para matar o líder norte-coreano Kim Jong-un.

A Entrevista foi cancelado em um primeiro momento diante do temor de um atentado, mas finalmente a obra foi distribuída e exibida em 580 salas de cinema, a maioria independente, dos Estados Unidos e Canadá.

"A liberdade de expressão e de associação são importantes valores vitais da Sony e de nosso negócio de entretenimento", disse Hirai.

Uma investigação realizada pelo FBI concluiu que o ataque foi orquestrado pela Coreia do Norte. O país asiático, que chegou a qualificar A Entrevista como um ato de guerra, negou qualquer participação no ciberataque.

Na sexta-feira passada, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, autorizou a imposição de novas sanções contra Pyongyang em resposta ao ataque contra a Sony. 

Info: Robô que pousou em cometa deve ´despertar´ em março

Robô que pousou em cometa deve ´despertar´ em março


Em 15 de novembro, as baterias de Philae se esgotaram após 57 horas na superfície do cometa

O módulo Philae, que aterrissou com sucesso em novembro do ano passado na superfície de um cometa, deve sair de seu estado de hibernação e retomar suas atividades em março, anunciou nesta segunda-feira (5) o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES).

O presidente do órgão, Jean-Yves Le Gall, disse em comunicado que Philae "deve despertar em março", quando suas baterias solares voltarão a ser carregadas, "e ter uma nova etapa intensa em agosto", quando o cometa alcançará seu ponto de maior proximidade do sol.

Le Gall fez balanço de 2014, marcado pelo bem-sucedido pouso do robô enviado pela sonda Rosetta sobre o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que deverá contribuir para responder sobre as origens do Sistema Solar.

Em 15 de novembro, as baterias de Philae se esgotaram após 57 horas históricas, que serviram para transmitir valiosas informações científica sobre as condições no cometa.

O módulo pousou em um lugar escuro e rochoso, por isso não conseguiu lidar com a ausência de luz solar, o que fez com que suas baterias entrassem em hibernação.

Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), isso significa que todos os seus instrumentos e a maioria de seus sistemas estão desligados. Porém, se em algum momento as baterias do módulo voltarem a ser carregadas por luz solar, ele poderá continuar a enviar dados.

Info: Cadeado inteligente permite destravar bagagens com o smartphone

Cadeado inteligente permite destravar bagagens com o smartphone

Adeline Daniele

Uma nova solução apresentada hoje na CES 2015 promete acabar com os problemas de muitos viajantes pelo mundo. Trata-se de um cadeado digital que pode ser destravado com o smartphone do usuário. Assim, ninguém mais teria problemas ao perder as chaves do cadeado convencional e nem o perigo de ter seus itens roubados entre as viagens de avião.

Anunciado pela startup Digipas durante a feira de eletrônicos de consumo realizada anualmente em Las Vegas, o produto foi designado como o primeiro cadeado de bagagem inteligente, chamado de eGeeTouch.

Basta ter um aparelho com a tecnologia NFC ativada para usar o cadeado, que dispensa códigos e combinações complicadas. O eGeeTouch ainda é à prova d’água e suporta as variações de temperatura pelas quais as bagagens comumente passam durante viagens.

Quem não possui dispositivo com NFC também não precisa se preocupar: é possível usar uma etiqueta pareada com o cadeado ou um adesivo colado na carteira.

O produto já foi aprovado pela Administração de Segurança de Transporte dos Estados Unidos (TSA na sigla em inglês) e também inclui uma chave de acesso para que funcionários autorizados dos aeroportos possam revistar as bagagens.

O cadeado digital funciona com bateria, e pode ser recarregado com uma fonte externa e portátil de USB, algo que pode ser uma desvantagem, já que o usuário pode acabar ficando sem bateria no celular e no dispositivo, sem ter como acessar sua bagagem. Para resolver esse problema, a Digipas oferece um chave mecânica como backup que pode ser usada pelo buraco da fechadura da TSA em casos de emergência.

Por enquanto, ainda não se sabe quando o eGeeTouch chegará às lojas e nem quanto ele irá custar.

Info: Qualcomm promove tecnologia de lâmpadas conectadas à Internet

Qualcomm promove tecnologia de lâmpadas conectadas à Internet

Produtora de chips a empresa corre para conseguir fatias de mercado do setor que atravessa rápido crescimento

A Qualcomm revelou nesta segunda-feira (5) projetos fáceis de usar para ajudar fabricantes a conectar lâmpadas LED à Internet.

Lâmpadas "inteligentes" e outros dispositivos desde termostatos a fechaduras de portas equipados com chips e sensores podem ser controlados remotamente ou programados para ligar e desligar em diferentes momentos ou quando pessoas saem ou entram em suas casas.

A Qualcomm, produtora de chips para celulares inteligentes, e rivais como a Intel estão correndo para conseguir fatias de mercado do setor que atravessa rápido crescimento.

Trabalhando com a empresa iniciante LIFX, a Qualcomm anunciou a oferta de plataformas fáceis de serem implementadas para lâmpadas LED bem como projetos completos que cobrem a parte da transmissão de dados sem fio e a própria lâmpada em si.

Esses projetos de referência são largamente usados por fabricantes de chips da China para encorajar companhias a produzir smartphones baratos que utilizem seus componentes.

As vendas de aparelhos para automação residencial vão mais que dobrar este ano para 230 milhões de unidades, segundo a empresa de pesquisa de mercado Gartner.

A Philips e outras companhias lançaram lâmpadas inteligentes que usam um padrão de comunicação sem fio de baixo consumo de energia chamado Zigbee, que precisa de um hub conectado à Internet.

Preços elevados têm contido a expansão das lâmpadas conectadas à Internet, com conjuntos da Philips sendo vendidos por cerca de 200 dólares.

O projeto de iluminação da Qualcomm envolve conexão por meio de roteadores Wifi mais comumente usados em casas e empresas.

Info: Intel promete eficiência com novos processadores da linha Broadwell

Intel promete eficiência com novos processadores da linha Broadwell
                                                                                                                          Gustavo Gusmão


A Intel revelou, nesta segunda-feira antes da CES, novos chips da linha Broadwell, quinta geração de processadores. De arquitetura menor, os modelos são da série U e contam com dois núcleos e baixa latência, o que reduz o consumo de energia. Eles deverão substituir, entre outros chips, os Core i3, i5 e i7 equivalentes da linha Haswell em desktops e notebooks lançados a partir deste mês nos EUA.

O anúncio vem poucos meses após o lançamento dos Core M, que são voltados para notebooks (híbridos ultra-finos, em especial) e carregam a mesma arquitetura de 14 nanômetros – uma boa evolução se compararmos com os 22 nm da geração anterior. Essa redução, em teoria, significa uma redução ainda maior no uso de bateria, algo que já avançou bem com os chips da linha anterior.

No entanto, mesmo que estejam menores, os novos processadores trazem ainda mais transistores. Um Core i7 5600-U (com 2,6 GHz de clock base), por exemplo, tem um número 35% maior deles do que seu antecessor direto, o Core i7-4600U, segundo a comparação da Intel. E isso tudo concentrado em um espaço 37% menor, como ressalta a empresa.

Com a diminuição da área e a maior concentração de transistores, a companhia espera que, além de fazer a bateria de um notebook durar consideravelmente mais, os novos processadores ainda garantam bom desempenho. Na comparação entre os dois chips mencionados, a melhoria no uso da carga garantiria até uma hora e meia a mais de uso, com performance até 22% melhor em termos de gráficos 3D e 50% melhor na conversão de vídeos.


Os avanços não vão muito além desses, visto que a renovação não será tão acentuada quanto foi a da linha Haswell. Mas ainda vale mencionar a nova geração dos processadores gráficos “embutidos” nos chips: o já citado i7 5600U, por exemplo, está no “meio termo” e vem acompanhado de um HD 5500 Graphics. Já modelos acima dele (e mais caros, portanto) virão com um HD 6000 Graphics ou até com um Iris 6100 – que deverá fazer com que esse chips consumam um pouco mais de energia. Aliás, todos esses "gráficos integrados" terão suporte a DirectX 11.2, OpenGL 4.3 e reprodução de vídeo em 4K, inclusive em monitores de resolução 3840 x 2160.

Os lançamentos chegam a novos computadores dos EUA já neste mês. Vendidos separadamente, os preços deles começam nos 275 dólares, valor de um i3 5005U de 2 GHz com um HD 5500 Graphics, de entrada. Eles vão até os 426 dólares, que pagam um Core i7 5550 U (de 2 GHz e acompanhado de um HD 6000 Graphics), um Core i7 5650U (de 2,2 GHz com um HD 6000 Graphics) ou um Core i7 5557U (3,1 GHz com uma Iris 6100). Estas cifras devem subir quando modelos mais avançados, como os de quatro núcleos, forem anunciados – algo que deve acontecer mais para o meio do ano.

Info: Facebook compra empresa de tecnologia de reconhecimento de voz

Facebook compra empresa de tecnologia de reconhecimento de voz

Fundada há um ano e meio. a wit.ai produz software que pode entender palavras faladas
O Facebook comprou uma companhia que produz tecnologia de reconhecimento de voz, em mais um sinal da ambição de estender o alcance para além de computadores e celulares inteligentes.

A companhia afirmou que comprou a wit.ai, mas não informou preço da transação. A empresa fundada há 18 meses, baseada na Califórnia, produz software que pode entender palavras faladas.

Um representante do Facebook não quis dar detalhes sobre como o Facebook planeja usar a tecnologia ou com que grupo dentro da companhia a equipe da wit.ai vai trabalhar.

O acordo acontece num momento em que empresas de tecnologia estão correndo para levar conectatividade da Internet a uma nova safra de dispositivos inteligentes, de relógios a lavadoras. O reconhecimento de voz é considerado uma peça importante para que os novos dispositivos tenham popularidade ampliada.

O Facebook, que tem 1,3 bilhão de usuários, está cada vez mais atento ao universo além dos PCs, tablets e celulares inteligentes. Em março, a empresa comprou a fabricante de óculos de realidade virtual Oculus VR por 2 bilhões de dólares.

O acordo com a wit.ai provavelmente tem valor bem menor. A wit.ai anunciou em outubro que levantou 3 milhões de dólares em uma rodada de financiamento liderada pela companhia de investimentos de risco Andreessen Horowitz.

Info: Lenovo apresenta monitor com 7,5 milímetros de espessura

Lenovo apresenta monitor com 7,5 milímetros de espessura
Lucas Agrela

A Lenovo apresentou nesta segunda-feira (5) um monitor de 23,8 polegadas com resolução Full moHD (1 920 por 1 280 pixels) com espessura de 7,5 milímetros. O anúncio foi feito pela fabricante pouco antes do início oficial da feira de tecnologia CES 2015, que acontece em Las Vegas, nos EUA, entre 6 e 9 de janeiro.

 
Chamado ThinkVision X24, o aparelho oferece um ângulo de visualização de 178º na vertical e na horizontal, tem contraste de 1000:1, tempo de resposta de 7ms, brilho máximo de 250 cd/m2, conexões HDMI, e DisplayPort.

O monitor será vendido nos Estados Unidos a partir de maio de 2015, ao custo de 250 dólares, 676 reais, em conversão direta. 


Info: Asus anuncia primeiro smartphone com 4 GB de RAM

Asus anuncia primeiro smartphone com 4 GB de RAM

Lucas Agrela

A Asus anunciou nesta segunda-feira (5), em uma conferência que antecede a feira de tecnologia CES 2015, o smartphone Zenfone 2, o primeiro do mercado mundial a contar com 4 GB de memória RAM (DDR 3). O aparelho será vendido nos Estados Unidos por a partir de 199 dólares, ou 543 reais em conversão direta. Recentemente, a Samsung iniciou a produção de um chip de memória de 4 GB DDR 4, mas nenhum aparelho conta com a novidade até o momento.

O smartphone tem chipset Intel Atom Z3580 quad core de 2,33 GHz, um processador (SoC) que é até três vezes mais veloz que alguns concorrentes quad core, segundo a Asus. Já o processador gráfico (GPU) chega a ser oito vezes mais potente, informou a empresa, destacando que há suporte para a API gráfica Open GL 3.0.


O Zenfone 2 tem uma câmera de 13 MP com flash dual tone, semelhante ao usado pela Apple nos iPhones 5s e 6, para dar maior fidelidade de cores e definição às fotografias. Um diferencial deste produto é que tanto a câmera traseira quanto a câmera frontal contam com a tecnologia HDR (algo que pode ser interessante para quem gosta de tirar selfies. Aliás, são 5 MP na câmera frontal). A Asus promete imagens com brilho até 400% melhor que as gerações anteriores em locais com pouca iluminação.

Além disso, o Zenfone 2 conta com tela IPS de 5,5 polegadas com resolução Full HD, suporte para a rede 4G, opções de armazenamento interno de 16 GB, 32 GB e 64 GB, e haverá um modelo de menor custo com 2 GB de RAM.

O novo processador da Intel conta com uma tecnologia de recarga energética ultra veloz que permite à bateria de 3 000 mAh do Zenfone 2 ir de zero a 60% após passar por 39 minutos na tomada.

O aparelho da Asus chega a ter 3,9 mm nas bordas e até 10,9 mm ao longo de seu corpo.

Zen UI - O sistema do dispositivo será o Android Lollipop (5.0) e ele contará com a nova versão da personalização da Asus, a Zen UI. Com ela, será possível sacodir o smartphone para abrir um aplicativo de lista de tarefas, haverá um modo especial para crianças (que restringe o uso de alguns apps), bem como um compartimento seguro na memória, o SnapView, dedicado a pessoas que precisam usar o smartphone na vida pessoal e na corporativa.

Fora isso, a Zen UI pode fazer o Zenfone 2 abrir aplicativos quando o usuário desenhar uma letra. Por exemplo, ao desenhar a letra "E" na tela, o app de e-mail será aberto. De acordo com a Asus, a Zen UI está em 15 milhões de dispositivos.

O preço do Zenfone 2 com 4 GB, 64 GB de armazenamento interno e processador com clock de 2,33 GHz ainda não foi revelado.
Zenfone Zoom - A Asus apresentou também o smartphone chamado Zenfone Zoom, que tem foco em fotografia. O aparelho traz um software de câmera modificado que facilita o acesso a controles como o foco manual, o ISO e a velocidade do obturador.


O sensor da câmera principal é de 13 MP e há tecnologia de foco a laser, bem como zoom óptico de 3x e estabilização de imagem. Fora isso, o aparelho tem tela de 5,5 polegadas com resolução Full HD,

O Zenfone Zoom será vendido a partir do segundo trimestre de 2015, ao custo de 399 dólares (1 082 reais).

A Asus Brasil informou a INFO que não há previsão de lançamento dos smartphones no país.