quarta-feira, 6 de junho de 2012

INFO: 85% da população mundial terá acesso ao 3G até 2017


Por Monica Campi, de INFO Online


São Paulo – Um relatório divulgado hoje, 5, pela companhia Ericsson afirma que até 2017 a cobertura da rede 3G chegará para 85% da população mundial.

De acordo com o relatório Traffic Market Report, atualmente a cobertura da rede 3G atinge 45% da população mundial.

Além disso, o estudo também cita que as redes 4G (LTE) levarão cobertura para 50% da população mundial. Hoje esta tecnologia representa apenas 5% da cobertura.

Somente no primeiro trimestre de 2012 o número de assinantes de planos de dados móveis atingiu 6,2 bilhões. Ou seja, cerca de 170 milhões de contratos assinados por mês pelas operadoras.

A China é o país com o maior número de assinaturas. Somente no primeiro trimestre de 2012, mais de 39 milhões de planos foram concretizados. Em seguida aparece a Índia, com 25 milhões de ativações.

Segundo a Ericsson, se mantiver essa frequência o número de usuários de smartphones deverá chegar a 3 bilhões até 2017, enquanto os usuários de tablets deverá atingir quase 4 bilhões de usuários no mesmo período.

Com relação ao tráfego de dados, a Ericsson revelou que o volume de informações trocadas pelas redes móveis duplicou em menos de um ano, entre o início de 2011 e o primeiro trimestre de 2012. Até 2017 este tráfego deverá crescer até 15 vezes.

Secom: Centro Integrado de Comunicação é inaugurado em Alagoinhas


Mais de 400 mil pessoas de Alagoinhas e de municípios da região estão sendo beneficiadas com a centralização dos sistemas de comunicação das polícias Civil, Militar, Técnica e Corpo de Bombeiros. Nesta terça-feira (5), a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) inaugurou o primeiro dos 22 centros integrados de comunicação previstos para funcionar até 2014.

“A criação de uma central única de atendimento para todo o estado é uma meta a ser conquistada, mas, infelizmente, este processo está atrasado devido à burocracia e a pendências de engenharia”, informou o secretário Maurício Barbosa, ressaltando a importância da comunicação integrada para a ação rápida da polícia em situações de emergência.

Mais de R$ 1 milhão foram investidos na instalação da central telefônica e na compra de equipamentos tecnológicos como 16 rádios fixos, 37 veiculares, 34 portáteis, 20 aparelhos telefônicos tipo fax, 11 computadores e duas câmeras de alta resolução (CFTV Speed Dome).

Tempo real

A unidade funcionará 24 horas por dia, atendendo aos chamados das cidades de Alagoinhas, Inhambupe, Araçás, Aramari, Sátiro Dias, Pojuca, Itanagra, Catu, Ouriçangas, Irará, Água Fria e Pedrão. Na sede do centro, instalado no anexo ao 4ª Batalhão da PM, 25 atendentes, 20 policiais militares, cinco policiais civis e cinco bombeiros auxiliam a população em tempo real a partir dos números 190 (PM), 197 (PC) e 193 (BM).

A região de Alagoinhas só contava com o serviço 190 e, para solicitar os serviços de outros setores da segurança pública, o cidadão tinha que arcar com o valor da ligação, como informou o comandante do 4º BPM, tenente coronel Costa Ferreira, que ficará à frente do Cicom.

O local também abriga imagens de duas câmeras – uma instalada no centro e outra na zona periférica da cidade - monitoradas 24 horas por policiais do Cicom e da Superintendência de Telecomunicações da SSP, no Centro Administrativo da Bahia.

De acordo com o superintendente da Stelecom, coronel Héverton Tosta, “se, por algum motivo, o monitoramento parar a transmissão para o Cicom, seja pela ação de bandidos ou por questões técnicas, as imagens continuam a ser transmitidas via web para Salvador”.

Viaturas

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, enquanto os outros Cicons não ficarem prontos, o de Alagoinhas pode auxiliar na comunicação e no deslocamento de municípios vizinhos à região atendida pela unidade inaugurada.

Ele explicou que cidades e distritos nas imediações de Feira de Santana - um dos próximos municípios a receber o centro -, perto de Alagoinhas, “poderão, por exemplo, contar com os aparatos tecnológicos daqui para o acionamento de viaturas”. O Serviço Móvel de Urgência e o órgão de fiscalização de trânsito da cidade também devem ter representantes no Cicom nos próximos meses.

INFO: Huawei diz não ter fornecido tecnologia banida dos EUA ao Irã



São Paulo - A Huawei disse nesta terça-feira que seu contrato de serviços prestados com a MTN Irancell, uma operadora de telefonia celular iraniana, não envolve equipamentos norte-americanos proibidos.

A Reuters noticiou na segunda-feira que as exigências incluídas no contrato da MTN Irancell incluíam suporte para equipamentos de fabricação externa. "Isso inclui itens em embargo", declara o contrato.

Um porta-voz da Huawei, que venceu o contrato, Ross Gan, disse nesta terça-feira que o acordo fiscal com a MTN Irancell não contém esse trecho. "Nem todos os termos e condições da versão preliminar de um contrato são mantidos no documento final", disse. A Huawei não mencionou isso em seus comentários à Reuters antes da publicação.

De acordo com uma fonte próxima à questão, a MTN Irancell obteve equipamento embargado da Sun por meio de uma empresa iraniana chamada Fakour. O site da Fakour lista tanto a MTN Irancell quanto a Huawei como clientes de seu "departamento de serviços Fakour Sun Microsystems".

Gan disse nesta terça-feira que a "Huawei nunca cooperou com a Fakour" e que o site da Fakour está "incorreto". Gan não respondeu a um pedido de comentários sobre a Fakour antes da publicação desta matéria.

Gizmodo:Para ligações mais baratas, governo vai acabar com 4.100 áreas de DDD




O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse em entrevista ao jornal O Globo que o governo está preparando diversas medidas para baixar o custo das ligações. Uma delas é reduzir, até setembro, as 4.200 áreas de DDD para apenas 67.

Na verdade, hoje existem 67 DDDs no Brasil, só que ainda existe a prática de operadoras cobrarem interurbano em cidades com mesmo DDD – o governo quer acabar com isso de vez. A Folha e o Globo dizem que o governo também quer reduzir o número de DDDs: no caso do RJ, passariam de três (21, 22, 24) para apenas dois, e só haveria cobrança de interurbano entre DDDs diferentes.

O ministro Paulo Bernardo prevê que as operadoras vão perder R$300 milhões anuais em receita, mas tudo bem: segundo ele, as empresas vão ganhar com maior número de ligações; e o consumidor, com preços mais baixos.

Na entrevista, Paulo Bernardo também menciona as outras medidas para deixar a telefonia mais barata para os clientes: obrigar as operadoras a compartilharem suas redes, em vez de manter capacidade ociosa; reduzir as tarifas do pré-pago; e incluir smartphones na Lei do Bem, para reduzir seu preço de 30% a 35%. [O Globovia Folha]

Olhar Digital: Depois do Meebo, Google compra editor de documentos QuickOffice



Transação deve resultar em atualizações para
 o Google Apps e Google Docs para Androids 

Após finalizar a compra do Meebo nesta segunda-feira (04/06), o Google confirmou mais uma aquisição hoje através de seu blog: o QuickOffice, um famoso pacote editor de documentos, planilhas e apresentações para dispositivos portáteis.

Um comunicado também foi postado pelo cofundador e CEO do QuickOffice, Alan Masarek, no site do serviço. Em ambas as páginas, as duas empresas citam o Google Apps, o que leva a concluir que o produto poderá receber atualizações em breve. Além disso, devem surgir novos updates do Google Docs para Androids até a chegada do app para o iOS.

Ainda não se sabe qual foi o valor da compra e como fica a situação dos funcionários do QuickOffice. 

IDG Now!: Intel pensa em desenvolver smartphones com sistema Windows Phone



 
A companhia tem os "ganchos" para trazer sistema Windows 
Phone para smartphones com chips x86, mas somente se essa 
prática for comercialmente viável

A Intel é a favor de trazer o Windows Phone para smartphones com chips baseados na arquitetura x86, mas somente se a prática for comercialmente viável, afirmou a companhia na terça-feira (5/6). É certo que as vendas do Windows Phone não estão lá essas coisas no momento, mas o sistema operacional vale à pena. Ao menos foi o que disse o presidente do Grupo de Comunicação Móvel da Intel, Hermann Eul, durante entrevista ao IDG News Service, na feira Computex, em Taiwan.

A Intel vai considerar a possibilidade de colocar o sistema operacional do Windows Phone em arquitetura x86, dependendo de como o OS reagirá no mercado futuramente. "Nós estaremos interessados quando virmos que há grandes chances de retorno financeiro", disse Eul. "Nosso roteiro tem dispositivos que suportam o Windows também em celulares. Então podemos fazer isso. Os ganchos para fazê-lo estão lá"

A Intel está apenas iniciando no mercado dos smartphones. Os primeiros modelos com processador da empresa foram lançados no começo desse ano, com o lançamento do Xolo X900, pela Lava International, na Índia. Seguido pelo San Diego, da operadora Orange, exclusivo para o Reino Unido; e pelo LePhone K800, da LeNovo, lançado na China. Outros smartphones com chips Intel serão produzidos pela Motorola ainda este ano, enquanto o ZTE também está programado para receber tecnologia Intel. Esse último terá o Medfield, chip baseado em processador Intel Atom com núcleo único.

A maioria dos smartphones com chips Intel rodam normalmente Android e também suportam o Tizen, sistema operacional open source desenvolvido pela Linux Foundation. "A atual tendência das estatísticas está bastante clara: o Android está conquistando o maior pedaço do mercado, então é lá que o dinheiro está", disse Eul. "Nós apostamos também no Tizen. Ainda não anunciamos produtos com ele, mas apenas pelo fato de termos estabelecido essa parceria, deixa claro que estamos engajados nesse ramo."

O maior adversário da Intel é ousa ARM, processadores que estão na maioria dos dispositivos móveis. Houve perguntas sobre se Intel iria se igualar ao ARM no quesito 'consumo de energia', mas Eul afirmou que a resposta que tiveram dos smartphones da Intel superou todas as expectativas. "Vimos um grande interesse em nossas plataformas, particularmente depois que os consumidores tiveram contato direto com os dispositivos no mercado e viram que a Intel estava lá."

Olhar Digital: Ações do Facebook caem para US$ 25,86




O preço das ações da rede social já diminuiu 32%
 desde a abertura de capital 

Gráfico mostra queda do preço e do volume de negociações dos papéis da rede social 

O valor das ações doFacebook não param de cair na bolsa de tecnologiaNasdaq, em Nova York. Nesta terça-feira, os papéis fecharam em US$ 25,86, uma queda de 3,83% em relação ao fechamento de ontem. O preço das ações da rede social já diminuiu 32% desde a abertura de capital, quando os papéis foram negociados por US$ 38 cada. De acordo com a revista Forbes,o CEO do FacebookMark Zuckerberg teria perdido R$ 389 milhões apenas no pregão da última segunda-feira.

Nesta terça-feira, uma pesquisa realizada pela Reuters/Ipsos descobriu que quatro em cada cinco usuários do Facebook nunca compraram um produto ou serviço anunciado no site. A pesquisa online também revelou que 34% dos usuários do Facebook consultados dedicam menos tempo ao site agora do que há seis meses, enquanto apenas 20% ampliaram seu tempo de uso.

Ou seja, ainda mais dificuldades para a rede social, que além de enfrentar desconfiança dos acionistas também terá que batalhar se quiser capitalizar o seu serviço, usado hoje por quase 900 milhões de usuários em todo o mundo.

O valor da companhia de Zuckerberg é estimado em cerca de US$ 57 bilhões, muito menos do que os anunciados US$ 100 bilhões do dia da oferta pública inicial de ações (IPO). 

COMPUTERWORLD: Brasil lidera receita em serviços de TI na América Latina


Região deverá movimentar 34 bilhões de dólares neste ano no setor. Projeções do Gartner indicam que País ampliará participação em 11% até 2015.
DÉBORAH OLIVEIRA


O mercado de serviços de TI vai movimentar 34 bilhões de dólares na América Latina em 2012, ante os 32 bilhões de dólares de 2011. O Brasil responde por quase metade dos negócios, tendo contribuído no ano passado por 45% da receita total gerada pela região. 

Até 2015, o Gartner estima que que o faturamento da indústria de serviços de TI na América Latina alcançará 45 bilhões de dólares. 

Em todo o mundo, serviços de TI deverão gerar em 2012 receita de 856 bilhões de dólares, a maioria em suporte a software. “Globalmente, a área vai somar 1 trilhão de dólares até 2016”, indica Allie Young, vice-presidente e analista do Gartner, durante a Conferência Outsourcing & Parcerias Estratégicas promovida pelo instituto em São Paulo. Ela aponta que cloud computing tem mudado o cenário de serviços de TI.

“Na América Latina, os serviços de TI crescem a uma taxa anual de 9,6%. Mundialmente, esse índice é de 4,3%. Trata-se de um termômetro da importância da região e de economias emergentes”, completa. 

De acordo com levantamento realizado pelo instituto de pesquisas, os setores que mais investem em serviços de TI são, na ordem, bancos e seguradoras, manufatura, comunicação e mídia e governo.

A analista explica que alguns elementos têm impulsionado a adesão ao modelo de outsourcing no mercado local. Na lista estão o crescimento do Brasil, mudanças de políticas governamentais, e posicionamento global positivo, TI sendo cada vez mais vista como vital para a competitividade futura do País e organizações focando no core business.

Entre as barreiras, ela cita escassez de mão de obra em TI, CIOs que alimentam a ideia de que TI tem de manter o controle da infraestrutura e a excessiva dependência de parceiros provedores de serviço. “Há ainda o medo dos executivos de perder o emprego, algo que inibe movimentos estratégicos para a terceirização”, destaca.

Mercado nacional aquecido

O Gartner aponta que o Brasil tem se tornado cada vez mais um destino para iniciativas de outsourcing na América Latina. O País está no segundo lugar da lista, atrás da Argentina. Allie indica ainda que 97% dos provedores de serviços de TI da região têm presença no País. 

Por aqui, os atrativos incluem ambientes político e econômico considerados excelentes, e a cultura, avaliada como muito boa. “Esse desenho cria uma grande oportunidade para provedores de serviços e possibilidades de fusões e aquisições”, avalia. Entre as barreiras estão a língua e a infraestrutura [especialmente a de Telecom]. 

Segundo levantou o Gartner, atualmente, a IBM lidera o setor em solo nacional, seguida pela Atento e Accenture. “O Brasil tem múltiplas opções de provisão de serviços de TI”, avalia.

Olhar Digital: iPad domina 65% do mercado de tablets

iPad domina 65% do mercado de tablets:

Pesquisa da consultoria ABI mostra que Apple 
e Samsung seguem firmes na liderança do nicho  

O iPad continuou na liderança inconstestável do mercado de tablets no último trimestre. De acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela empresa ABI, o tablet daApple continua com uma fatia de 65% do nicho que o próprio produto inaugurou, o que representa cerca de 18,2 milhões de dispositivos vendidos no período.

A Samsung ficou com o segundo lugar, com 1,1 milhão de tablets vendidos e 6% de participação de mercado. A pesquisa destaca a marca sul-coreana ao lado da Apple, afirmando que as duas empresas estão fazendo tudo para se manterem no topo enquanto muitos dos seus adversários cometeram deslizes, como o lançamento de produtos mal acabados ou caros demais. O estudo comenta negativamente a performance da Amazon, cujo Kindle Fire teve boas vendas no Natal mas depois caiu muito.

A Research in Motion (RIM) aumentou 233% nas suas vendas no período, enquanto a Lenovo subiu 107% em relação ao último trimestre. Segundo a pesquisa da ABI, a venda de tablets chegou a 18,2 milhões de unidades nos primeiros três meses de 2012, um aumento de 185% em relação ao mesmo período do ano passado.


COMPUTERWORLD: Oracle compra empresa de análise do consumidor em redes sociais


Com aquisição da Collective Intellect, companhia quer reforçar potencial de suas plataformas sociais, que monitoram interações em sites como Facebook e Twitter.
DA REDAÇÃO


A Oracle informou hoje (5/6) que efetuou a aquisição da Collective Intellect. Os termos financeiros, no entanto, não foram divulgados. De acordo com a empresa, as soluções de informações sociais em nuvem da Collective Intellect auxiliam no monitoramento e entendimento de interações dos clientes em redes sociais, como Facebook e Twitter.

O objetivo da empresa é combinar as soluções da Collective Intellect e da Vitrue [aquisição recém-anunciada] para criar uma plataforma de relacionamento social mais avançada, afirma a Oracle. "A integração da Collective Intellect às soluções de Software como Serviço (SaaS) e à Plataforma Social da Oracle possibilitará às organizações de marketing criar campanhas mais direcionadas e ajudar equipes de serviços ao cliente a responder com agilidade às avaliações em redes sociais", disse a fabricante em comunicado.

“Conseguir informações nas conversas das redes sociais e conhecer as intenções e os interesses dos clientes ajuda empresas a criar produtos melhores e oferecer melhores serviços", assinala Thomas Kurian, vice-presidente executivo da Oracle Development.

COMPUTERWORLD: Google adquire desenvolvedora de suite de produtividade QuickOffice


Em post no blog oficial da empresa, o diretor de engenharia do Google, Alan Warren, disse que o Quick será integrado com os produtos da gigante das buscas
RENATO RODRIGUES


O Google anunciou nesta terça (5/6) a compra da empresa que desenvolve a suite de produtividade Quickoffice, muito popular em dispositivos móveis. O valor da transação não foi divulgado.

Ontem, a empresa havia divulgado a aquisição do comunicador instantâneo Meego.

Em post no blog oficial da empresa, o diretor de engenharia do Google, Alan Warren, disse que o Quick será integrado com os produtos da gigante das buscas. “Hoje, usuários, empresas e escolas utilizam o Google Apps para fazer seus trabalhos de qualquer lugar, com qualquer pessoa e em qualquer dispositivo. O Quickoffice tem um bom histórico em permitir a interoperabilidade com os principais formatos de arquivos, e nós estaremos trabalhando para trazer sua poderosa tecnologia para a nossa suite de produtos Apps”.

O executivo não divulgou como será feita essa integração, nem se há planos de tornar a suíte gratuita. Atualmente, a licença para smartphones Android custa 31 reais (ao câmbio de hoje).

INFO: Preço do e-commerce caiu em maio, mostra índice



São Paulo - Os preços no e-commerce brasileiro mantiveram a tendência de queda em maio, acumulando 16 meses de recuo, de acordo com o Índice Fipe/Buscapé.

O indicador caiu 0,36% no mês passado em comparação com abril. Nos últimos 12 meses, o índice acumula queda de 7,89% e, entre janeiro e maio, de 2,12%, ambos ante igual período do ano passado.

A pesquisa aponta que, das 151 categorias de produtos pesquisadas, 54 tiveram um aumento médio de preço de 0,72%, enquanto 97 tiveram queda média de 0,81%. Os produtos com maiores quedas de preço foram: conversor digital (-3,65%), pen drive (-3,65%), aparelho de jantar (-2,76%), depilador elétrico (-2,72%), leitor de e-book (-2,63%) e refrigerador (-2,05%).

Entre as principais altas, destaque para miniveículo (+6,83%), frigideira (+4,02%), personagem de pelúcia (+3,11%), notebook infantil (+2,94%), PC (+2,63%) e faqueiro (+1,90%).

No acumulado de 12 meses, o grupo com a maior queda foi o de Telefonia (-16,16%), influenciado basicamente por telefones celulares, que tiveram queda de 18%. O segundo grupo com maior queda foi Eletrônicos (-14,5%), com destaque para blu-ray player (-19,98%), TV (-15,38%), GPS (-13,33%) e microssystem (-12,63%).

De acordo com o levantamento Fipe/Buscapé, os eletrodomésticos, grupo de maior peso no e-commerce, registraram preços 4,62% menores nos últimos 12 meses em função da redução do IPI de refrigeradores (de 15% para 5%), lavadoras (20% para 10%) e fogões (4% para isenção).

"Os produtos beneficiados pela isenção apresentam as seguintes variações de preços nos primeiros cinco meses de 2012, a despeito da manutenção da isenção: refrigeradores (-0,43%), lavadoras de roupa (-0,08%) e fogão (-1 74%)", destaca nota à imprensa.

INFO: France Telecom não deve entrar no Brasil, diz presidente



Paris - A France Telecom provavelmente não irá entrar no mercado de telecomunicações brasileiro, disse seu presidente-executivo nesta terça-feira, citando intensa competição bem como expectativas limitadas de crescimento.

"Aquele cenário já está lotado, além do que hoje é praticamente um mercado maduro", disse Stephane Richard durante reunião anual de investidores da companhia de telecomunicações. Segundo ele, há oportunidades limitadas para entrar no mercado brasileiro em condições interessantes.

INFO: Justiça de SP decide contra Nextel sobre serviço à pessoa física



Rio de Janeiro - O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu a favor da TIM Participações em ação movida contra a Nextel sobre venda e publicidade de serviços a indivíduos pessoas físicas, informou a empresa do grupo Telecom Italia nesta terça-feira.

Pela decisão, a Nextel somente poderá vender serviços para pessoas jurídicas, ou a grupos de pessoas físicas ligados a uma atividade específica, e não a pessoas físicas individualmente, de acordo com nota.

Isso acontece porque a Nextel é autorizada apenas a prestar serviço móvel especializado (SME), e não serviço móvel pessoa (SMP), ambos regulados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Além disso, a Nextel terá de ser clara em seus materiais publicitários sobre o assunto, informando sobre a necessidade de o cliente ser parte de um grupo especializado, ou ser pessoa jurídica, para contratar os serviços.

A empresa do grupo NII Holdings tem 30 dias para se adequar à decisão a partir de 31 de maio, passível de multa diária de 80 mil reais em caso de descumprimento.

Procurada, a Anatel não quis se manifestar e a Nextel não retornou pedidos imediatos de comentários.

IDG Now!: Um marco para a Internet: hoje é Dia Mundial do IPv6




Provedoras e fabricantes irão ativar novo protocolo permanentemente esta semana, que permite criação de até 3,4 trilhões de endereços de IP

A indústria online está se preparando para o que parece um momento divisor de águas na história da internet, que foi marcado para hoje, dia 6 de junho - a data do lançamento mundial do IPv6.

Nesse dia, os provedores de internet, fabricantes de roteadores e companhias web ao redor do mundo irão ativar permanentemente a sexta versão do esquema de endereçamento de IP em seus produtos e serviços, numa tentativa de começar uma transição global para o novo protocolo de internet. 

Provedores como AT&T, Comcast e a rede educacional britânica Janet irão habilitar o IPv6 para uma quantidade suficiente de usuários para que pelo menos 1% de seus assinantes residenciais possam utilizar o protocolo. Enquanto isso, fabricantes de equipamentos de rede domésticos como Cisco e D-Link irão ativar o IPv6 com padrão através de seus roteadores, e companhias como Facebook, Google e Bing irão habilitar permanentemente o protocolo em seus sites. 

"Internet das coisas"

O IPv6 tem sido visto como essencial para o crescimento contínuo da internet, já que o protocolo atual, o IPv4 permite apenas 4.3 bilhões de endereços de IP, um número próximo da exaustão, devido à explosão de dispositivos conectados à web. Em comparação ao protocolo atual, o IPv6 suporta 3,4 trilhões de endereços. Além de acompanhar o crescimento da internet por um bom tempo, o novo protocolo também poderá permitir a chamada “Internet das Coisas”, dando condições para que seja possível que cada aparelho eletrônico possua um endereço de IP e compartilhe conteúdo com outros dispositivos, tudo isso sem intervenção humana. 

Em fevereiro de 2011, a Icann (Autoridade para Atribuição de Números da Internet, em tradução livre) enviou a última leva de endereços de IPv4 para os Registros Regionais de Internet (RRIs, em inglês), que são responsáveis pela distribuição dos endereços de IP para empresas e provedores de conexão. Quando esses estoques acabam, o que já aconteceu na Ásia, por exemplo, os RRIs não terão outra escolha senão começar a distribuir endereços IPv6. Os protocolos antigo e atual podem coexistir, entretanto não podem se intercomunicar, o que significa que funcionarão em paralelo por algum tempo, para evitar rupturas na rede. No entanto, isso depende muito da NAT (Transferência de Endereço de Rede, em tradução, processo responsável por reescrever endereços de IP), que limita a performance da Internet. 

Voo de teste

Em junho do ano passado, o IPv6 foi testado, e gigantes como Facebook, Google e Yahoo habilitaram o novo protocolo em seus principais serviços por 24 horas. O experimento foi um sucesso, apesar de que um pequeno número de pessoas reportou que o carregamento de página estava mais lento. Contudo, um ano depois, a Internet Society decidiu que a indústria estava pronta para ativar o IPV6 permanentemente. 

A relutância para ativar o IPv6 pode ser devido em partes ao investimento requerido, tanto em termos de custos operacionais quanto em atualizar os equipamentos físicos como modems de banda larga de set top boxes. Porém, grande parte das companhias têm comprado aparelhos nos últimos anos que suportam tanto protocolos IPv4 quanto IPv6. 

Daniel Karrenberg, cientista-chefe da Ripe NCC, RRI do Reino Unido, afirma que não espera problemas em grande escala em seviços de Internet por causa do lançamento mundial do IPv6, já que muitos problemas do teste realizado em 2011 já foram resolvidos. Por exemplo, durante esse experimento foi diagnosticado que algumas redes parecem suportar o IPv6, quando na verdade não o fazem, pois alguns sistemas operacionais estão programados para tentarem se conectar através do IPv6 em um primeiro momento, antes de voltarem para o IPv4, o que causou atrasos consideráveis para alguns usuários. 

Folha: Taxas de importação afastam do Brasil fabricantes de tablets


O Brasil só tinha 16 marcas de tablets disponíveis no mercado no fim de 2011, segundo a GfK -0menos do que vizinhos menores da América do Sul, como a Argentina, que tinha 39, e o Chile, com 19.

Na mesma época, respondia por mais de um terço do valor das vendas de tablets de toda a América Latina, de acordo com a Euromonitor.


Altas taxas de importação são o motivo principal do paradoxo. Para empresas estrangeiras que não fabricam tablets no país, vale pouco a pena trazer produtos de fora.

"Para ser competitivo no Brasil, só produzindo aqui", diz Jorge Aguiar, presidente da Sony Mobile no Brasil.

Empresas menores, com pouco capital para produzir localmente, acabam evitando o mercado brasileiro.

"Como todos sabem, o Brasil tem leis e taxas de importação muito estritas", diz Mike Hong, gerente de vendas da Yifang Digital na América do Sul, sobre a ausência no país de tablets da empresa.

Um paralelo entre tablets recém-chegados evidencia as vantagens de produzir no Brasil. O Sony Tablet, feito no país, custa R$ 1.649; o HP Slate 2, importado, sai por R$ 2.759. Nos EUA, sob a atual cotação do dólar, o modelo da HP é cerca de R$ 600 mais caro que o da Sony. No Brasil, a diferença quase dobra.

PROCESSO LENTO

Mesmo os tablets que vêm ao país costumam demorar a chegar. O Slate 2 e o Sony Tablet foram lançados nos EUA no fim de 2011 e chegaram ao Brasil só no mês passado.

"Tivemos que adaptar o produto ao país e capacitar os fabricantes locais a produzi-lo", diz Aguiar, justificando o hiato de oito meses entre o lançamento do Sony Tablet nos EUA e no Brasil.

Outra razão da demora é o processo de certificação e homologação dos produtos, que leva cerca de seis semanas. Só depois de passar por esse crivo é que um tablet pode ser comercializado no mercado brasileiro.

Folha.com: Fabricantes de leitores eletrônicos investem em tablets


LEONARDO LUÍS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Tablets suscitam uma dúvida em quem gosta de ler em formato digital: ainda compensa comprar um e-reader?

Enquanto consumidores se decidem, fabricantes de e-readers se previnem produzindo tablets. São os casos de Amazon, com o Kindle Fire, e Barnes & Noble, com o Nook Tablet e o Nook Color.

ESPECIAL TABLETS 

Outro caso similar é o Kobo Vox, da livraria digital Kobo. A empresa afirma que chega ao Brasil no segundo semestre, trazendo o Vox.

Os três dispositivos têm tela de LCD, rodam Android e têm apps associados a acervos de e-books das empresas.

Em abril, o jornal "Brasil Econômico" e a revista "IstoÉ" disseram que a Amazon trará a linha Kindle ao Brasil ainda neste ano. O Fire é o tablet com Android mais vendido nos EUA, segundo a comScore. Em fevereiro, tinha 54,4% desse mercado.

Para quem usa tablets para ler, o oftalmologista André Pinheiro diz que diminuir o brilho da tela ameniza o cansaço visual. "Só não pode diminuir demais, porque o esforço para ler vai ser maior."

Mas o e-reader é melhor para a visão. "A tela dele não é iluminada. Assim, a vista não cansa tão rápido."

INFO: "Tecnologia afetará bancos como afetou gravadoras", diz especialista





Silvio Meira prevê perda de receita para bancos

São Paulo - O pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco, Silvio Meira, defendeu, em palestra na noite de ontem, que o setor financeiro pode ser tão impactado em suas receitas no futuro como foram as gravadoras no final dos anos 90.

De acordo com o acadêmico, muitas pesquisas indicam que o fácil acesso à música digital foi o elemento mais determinante para a queda nas vendas de CDs em todo o mundo. Em sua visão, a disseminação de ferramentas de pagamentos eletrônicos que não cobram taxas de clientes e lojistas poderá excluir os bancos de boa parte das transações feitas pelos consumidores.

Um dos produtos apresentado por Meira é o Simple, sistema eletrônico criado para micropagamentos que não cobra taxas nas operações, ao contrário do que ocorre com sistemas oferecidos por bancos e operadoras de cartão de crédito. O Simple, diz Meira, tende a ser mais sedutor para o usuário pois, além de mais econômico, oferece características como controle de gastos e emite avisos quando o usuário extrapola suas metas individuais de economia.

Outro exemplo citado por Meira é o software Klarna, sistem que gera boletos digitais para pagamentos. O Klarna já tem 4 mil clientes e dispensa inteiramente bancos e cartões de débito ou crédito, além de não cobrar tarifa nas transações. Outro app citado por Meira foi o serviço Dwolla, que permite transações de até US$10 via Facebook, Twitter ou e-mail sem nenhuma cobrança adicional. Este serviço conta com 100 mil clientes.

Dados apresentados por Meira indicam que poucas economias já utilizam substancialmente estes tipos de serviço, mas na avaliação do especialista este cenário deve mudar nos próximos anos. 

Na opinião de Meira, um dos principais entraves para a adoção em massa destes serviços, é o temor de um roubo de identidade. 

“É preciso que exista confiança nestes sistemas. Vale lembrar que, com todos estes produtos, o simples furto de um celular poderia caracterizar a perda momentânea da própria identidade”, analisa. O pesquisador afirma, no entanto, que é questão de tempo para que estes produtos fiquem mais robustos e ganhem a confiança dos consumidores.

Era da programabilidade - O especialista defendeu, ainda, a humanidade deverá viver nos próximos anos o que chamou de “era da programabilidade”. Segundo Meira, este será o momento em que todo cidadão fará softwares e eles substituirão quase inteiramente toda atividade humana padronizada – restando apenas a atividade intelectual criativa. Meira citou o ifttt.com como exemplo de site que já permite a criação de softwares básicos por leigos.

A palestra de Meira foi realizada por iniciativa da Serasa Experian, que aproveitou o evento para fazer demonstração de seu certificado digital. Igor Ramos Rocha, presidente da unidade de negócios de identidade digital da Serasa Experian, classificou o evento como a “primeira incursão significativa da empresa” para demonstrar seu alinhamento com inovações tecnológicas que protejam a identidade de seus clientes. Sistemas de reconhecimento de íris e voz estão entre as novidades que estão sendo estudadas pela Serasa Experian.

G1: Rede de celulares do Irã comprou tecnologia dos EUA, diz agência

Sanções proíbem que empresas dos EUA vendam bens ou serviços ao Irã.
Segundo documentos, MTN Irancell comprou recursos da Sun, HP e Cisco.
Da Reuters


Site da empresa MTN Irancell, envolvida
na polêmica

Uma rede iraniana de telefonia celular que tem tido rápido crescimento conseguiu obter sofisticados equipamentos para computadores de fabricação norte-americana, apesar de sanções proibirem a venda de tecnologia dos Estados Unidos ao Irã, mostram entrevistas e documentos.

A MTN Irancell, uma joint venture entre o sul-africano MTN Group e um consórcio controlado pelo governo iraniano, obteve equipamentos originalmente da Sun, HP e Cisco, mostram os documentos e entrevistas. A MTN tem participação de 49% na joint venture, mas forneceu o financiamento inicial.

A aquisição – realizada por meio de uma rede de empresas do setor tecnológico com operações no Irã e no Oriente Médio – oferece mais evidências das limitações das sanções econômicas dos Estados Unidos.

As sanções têm o objetivo de reprimir o programa nuclear iraniano, que Teerã afirma ter intenções pacíficas. Nenhuma empresa dos Estados Unidos tem permissão para vender bens ou serviços ao Irã, a menos que obtenha uma autorização especial, como, por exemplo, caso a transação tenha como fim auxílio humanitário.

Mas as forças dos EUA focaram em conter bancos iranianos, terrorismo, a indústria de petróleo iraniana, e indivíduos e empresas que as capitais ocidentais acreditam estarem envolvidos no programa de desenvolvimento nuclear de Teerã.

A Reuters noticiou em março e abril que a ZTE, uma fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações, vendeu ou concordou em entregar milhões de dólares em hardware e software norte-americano ao Irã desde 2010, apesar de uma proibição de longa data sobre a exportação de produtos tecnológicos para o Irã a partir dos Estados Unidos.

Os compradores foram a maior operadora de telecomunicações do país, a Telecommunication Co of Iran, e uma unidade do consórcio que a controla. O Departamento de Comércio dos EUA está investigando a questão.
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Olhar Digital: Oito empresas confirmam interesse por faixas de frequência de internet 4G




Claro, TIM, Vivo, Oi, Sky, Americel, Intelig e Sunrise 
entregaram propostas para participar do leilão, marcado 
para acontecer no dia 12/06 

A Agência Nacional Telecomunicações (Anatel) confirmou que seis grupos entregaram nesta terça-feira (05/06) propostas para o leilão de faixas de frequência de internet 4G, marcado para acontecer no dia 12 de junho.

As empresas interessadas são Claro, TIM, Vivo, Oi, Sky e Sunrise. Também se credenciaram a Americel, do mesmo grupo da Claro, e a Intelig, que pertence à TIM.

Os técnicos da Anatel vão agora examinar o material apresentado para checar se todos os documentos exigidos foram entregues. 


PC WORLD: Samsung Galaxy S III é lançado no Brasil




Aparelho tem tela HD de 4.8”, processador quad-core, câmera de 8 MP e diversos recursos de software exclusivos.

A Samsung realizou nesta terça-feira (05/06) em São Paulo o lançamento oficial do novo carro-chefe de sua linha de smartphones Android, o Galaxy S III. O aparelho chega ao Brasil apenas um mês após o lançamento mundial, realizado no início de Maio em Londres, e uma semana após o início das vendas no exterior. Segundo a empresa, mais de 9 milhões de unidades do modelo já foram vendidas em todo mundo, apenas nos períodos de pré-venda.

O Galaxy S III na cor grafite, conhecida no 
exterior como "Pebble Blue"

O Galaxy S III é baseado em um processador quad-core Samsung Exynos rodando a 1.4 GHz, acompanhado por 1 GB de RAM. Também há 16 GB de memória interna (expansível com cartões microSD). A tela de 4.8 polegadas usa a tecnologia Super AMOLED e tem resolução HD. A câmera traseira, de 8 MP, faz ótimas fotos e grava vídeos em Full HD, e a frontal, de 2 MP, pode ser usada para fazer videochamadas em HD. Para sustentar tudo isso o Galaxy S III tem uma bateria de 2.100 mAH, 30% maior que a do Galaxy S II. O sistema operacional é o Android 4, customizado com o sistema TouchWiz, que já é “tradição” em aparelhos Samsung.

O hardware do Galaxy S III tem alguns truques na manga incomuns em outros aparelhos. A câmera, por exemplo, tem um modo “burst” capaz de bater até 20 fotos em rápida sequência, e o recurso “Best Photo” indica automaticamente qual a melhor entre elas. O atraso do obturador, ou seja, o tempo entre você apertar o botão (na tela) e a foto ser feita, é praticamente zero, como no Galaxy X. O aparelho também faz uso de sensores para monitorar o comportamento do usuário. Se você estiver lendo um artigo e dormir, por exemplo, o aparelho detecta isso (usando a câmera frontal para monitorar seus olhos) e desliga a tela automaticamente.

Resultado de um benchmark rápido: 
quase 4 mil pontos à frente do Galaxy S II e RAZR

O processador Exynos promete ser imensamente poderoso. Em um benchmark rápido com o AnTuTu, nosso software padrão para medição de desempenho em smartphones, o aparelho chegou aos 9991 pontos, quase 4 mil pontos acima do Galaxy S II, Galaxy X e Motorola RAZR, os smartphones mais rápidos que já passaram por nossas mãos até hoje.

Mais do que hardware

A Samsung aposta no software para diferenciar o Galaxy S III de outros aparelhos Android no mercado. Entre eles recursos como o S Beam, que facilita a transferência em alta velocidade de arquivos entre dois aparelhos (basta tocar um no outro), o Direct Dial, que permite discar automaticamente para uma pessoa com quem você está trocando mensagens SMS (basta levantar o aparelho), e um sistema que identifica os rostos em uma foto e os associa automaticamente aos contatos em sua agenda e sugere opções de compartilhamento.

Quem comprar o Galaxy S III também ganha acesso a 50 GB de espaço para armazenamento de arquivos no serviço Dropbox, gratuitos pelos próximos dois anos. E junto com o Galaxy S III também estão chegando ao Brasil os serviços de conteúdo da Samsung, o Video Hub e o Music Hub. O primeiro contará com mais de 2 mil filmes à venda, produzidos por diversos estúdios nos últimos dois anos. E o segundo é uma loja de músicas, que entrará em operação em julho. Os preços por filme ou música não foram divulgados.

Sem voz?

Curiosamente, o Galaxy S III nacional irá chegar às lojas sem um de seus principais destaques no exterior, o assistente pessoal S Voice. Similar ao Siri do iPhone 4S, o S Voice é capaz de responder a comandos (em inglês) do usuário, como “qual a previsão do tempo hoje?” ou “me acorde daqui a uma hora”. Segundo Michel Piestun, Vice-presidente de Telecom da Samsung Brasil, o software está sendo adaptado ao nosso idioma, e estará disponível a todos os aparelhos como uma atualização de software distribuída mais tarde.

O Samsung Galaxy S III tem preço sugerido de R$ 2.099, na versão desbloqueada com 16 GB de memória interna. Duas cores (branco cerâmica e “grafite”, num tom azulado) estarão disponíveis nas lojas, e os aparelhos serão produzidos nas duas fábricas da Samsung no Brasil, em Campinas e Manaus.

Capas coloridas, como esta, também estarão à venda

Além do aparelho a Samsung também irá colocar nas lojas acessórios para o aparelho, como capas variadas, carregador de mesa e veicular e, mais tarde, um carregador indutivo, que permite completar a carga da bateria sem o uso de fios. Os preços dos acessórios ainda não foram definidos.