terça-feira, 25 de junho de 2013

G1: Qualidade da banda larga fixa está dentro da meta, diz relatório da Anatel




Novo relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre a qualidade da banda larga fixa no país divulgado nesta sexta-feira (21) aponta que todas as empresas avaliadas cumpriam, em maio, as metas estipuladas por regulamento do setor nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

Este é o segundo relatório da agência sobre o tema (o primeiro foi divulgado em maio). A novidade é a inclusão dos dados colhidos de clientes do Paraná.

Por meio de equipamentos instalados em casas de voluntários, a Anatel avalia se as empresas que prestam serviço de banda larga fixa cumprem metas de velocidade média e instantânea da conexão. Na primeira, as empresas são obrigadas a entregar velocidade média no mês de, no mínimo, 60% da contratada. A segunda meta é garantir, no momento da conexão do cliente, velocidade equivalente a 20% da contratada em pelo menos 95% dos casos.

No Paraná, a velocidade média no mês de maio variou de 83,74% da contratada, registrado por clientes da Oi, a 100,12%, verificada por clientes da NET. Em São Paulo, o resultado variou de 91,33% da velocidade contratada (Vivo) a 101,59 (NET).

No Rio de Janeiro a velocidade média entregue aos clientes em relação à contratada variou de 80,5% (Oi) a 97,87% (NET). Já em Minas Gerais, a variação foi de 85,37% da velocidade contratada (Oi) a 98,12% (NET).

Em relação à velocidade instantânea da conexão, novamente as empresas cumpriram a meta nos quatro estados. A variação dos resultados foi de 97,09% (Oi, no Paraná) a 100% (GVT, no Rio, e NET, em Minas Gerais).

A Aneel também levantou a velocidade média das conexões, em megabits, nos quatro estados no mês de maio. No Paraná ela variou 3,7 Mbps (Oi) a 14,6 Mbps (GVT). Em São Paulo, a variação foi de 3,4 Mbps (CTBC) a 17,6 Mbps (GVT).

Já no Rio de Janeiro, a velocidade média das conexões de banda larga fixa foi de 5,2 Mbps (Oi) a 21,2 Mbps (GVT). Por fim, em Minas Gerais ela variou de 2,2 Mbps (CTBC) a 13,6 Mbps (GVT).

Fonte: Amato, Fábio . "G1 - Qualidade da banda larga fixa está dentro da meta, diz relatório da Anatel - noti­cias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de noticias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/06/qualidade-da-banda-larga-fixa-esta-dentro-da-meta-diz-relatorio-da-anatel.html (accessed June 25, 2013).

INFO: Hackers derrubam site oficial do governo brasileiro



São Paulo - O Portal Brasil (www.brasil.gov.br), página oficial do governo brasileiro na internet, foi hackeado na noite deste sábado (22).

Todo o conteúdo do site ficou indisponível. Neste momento, INFO acessou o site e detectou que o portal já funciona normalmente.

O grupo de hackers Anonymous assumiu pelo Facebook a autoria do ataque. A justificativa é que a ação serve como apoio aos protestos que ocorrem pelo Brasil atualmente.

O Portal Brasil não é o único site que sofreu com invasões neste fim de semana. O grupo invadiu outros sites do governo brasileiro, como o portal da Polícia Militar de Minas Gerais. As Câmaras de Aparecida, Severínia e Jacutinga também estão na lista, que já tem mais de 5 portais.

O grupo de hacker começou a derrubar sites públicos quando as manifestações ganharam força no país. O Anonymous faz, desde então, uma série de invasões e ataques de negação de serviço contra sites públicos e perfis de autoridades nas redes sociais.

O site do Exército Brasileiro já foi alvo dos militantes digitais e ficou inacessível. Portais do governo paulista, como o portal da Secretaria de Educação do Estado e o serviço online da Polícia Militar também foram alvos de ataques hacker. O perfil oficial da presente Dilma na rede social Instagram também ficou fora do ar na segunda-feira (17).

Fonte: Daraya, Vanessa . "Hackers derrubam site oficial do governo brasileiro | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/06/hackers-derrubam-site-oficial-do-governo-brasileiro.shtml (accessed June 25, 2013).

Portal NE10: Fifa quer impedir site de usar o nome Imagina na Copa

POR PAULO FLORO



Uma das palavras mais utilizadas por todos os brasileiros desde que foi anunciado o Brasil como país-sede da Copa do Mundo foi: “imagina na Copa”. Um grupo criou uma página com esse nome, mas com um objetivo de mostrar que é possível criar boas ações tendo como mote o mundial, no sentido de melhorar a vida das pessoas. Agora, segundo os organizadores, a Fifa quer impedir o uso da marca pelo site ImaginaNaCopa.com.br.

Segundo uma das fundadoras do site Mariana Campanatti, a Fifa entende que o nome fere os direitos de sua marca registrada. “Eles iniciaram uma conversa conosco para quem não fosse feito o registro do Imagina na Copa junto ao Inpe”, explicou por telefone ao NE10. “Disseram que não iria entrar com um processo caso retirássemos o pedido de registro. Mas, entendemos que o nosso nome se trata de uma expressão popular. O mundial é apenas o mote e o nome Copa não é de propriedade da Fifa”.


A ideia do site é ir na contramão do pessimismo da expressão “imagina na copa”. A página mostra projetos de pessoas e grupos em todo o Brasil como histórias inspiradoras de transformação social. A equipe está contando com ajuda de advogados voluntários para resolver essas questões judiciais.

A Fifa enviou uma resposta por email através de sua assessoria. Disse que não tem intenção de cancelar o website e que busca uma solução amigável. Veja a íntegra da declaração:

“É importante notar que a FIFA não tem a intenção de cancelar o website "Imagina na Copa" ou impedir a organização de continuar o seu trabalho sob esse nome. A FIFA foi informada a respeito do website em questão no início deste ano. Tal como acontece em todos os casos similares, a FIFA fez um contato amigável com a organização, a fim de informá-los sobre sua posição com relação a pedidos de registro de marca que incluem referências à Copa do Mundo da FIFA. Apesar das discussões em andamento, não foi possível alcançar um acordo antes do prazo para a oposição ao pedido de registro de marca, por isso ela foi apresentada. A nossa intenção continua sendo a solução amigável para que o website Imagina na Copa continue operando com o seu nome e o pedido de registro de marca seja retirado.”.

Fonte: FLORO, PAULO . "Fifa quer impedir site de usar o nome Imagina na Copa « Mundobit - O blog de Tecnologia do Portal NE10." NE10 - É muito mais Portal - Recife, Pernambuco, Nordeste, Brasil . http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2013/06/21/fifa-quer-impedir-site-de-usar-o-nome-imagina-na-copa/ (accessed June 25, 2013).


Olhar Digital: China prepara exército cibernético

China prepara exército cibernético 


A China, acusada diversas vezes de promover ataques virtuais a outros países, está treinando um exército militar cibernético.

De acordo com a Agência de notícias de Xinhua, o Exército da Libertação Popular estaria focado em novas forças de combate virtuais.

No próximo mês uma série de testes deverão ser colocados em prática. Ao todo, oito academias militares participarão das ações.

As relações de guerras cibernéticas entre EUA e China estão ficando tensas desde o início do ano, quando as nações começaram a se acusar de terem promovido ataques entre si.

Fonte: "Olhar Digital: China prepara exército cibernético." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/china-prepara-exercito-cibernetico (accessed June 25, 2013).

INFO: Acesso e serviço nos estádios precisam melhorar, diz governo



Rio de Janeiro - Mobilidade urbana, distribuição de ingressos, acesso à Internet e venda de alimentos dentro dos estádios são as áreas que mais precisam melhorar para a Copa do Mundo de 2014, disse à Reuters o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, nesta segunda-feira.

O principal representante do governo federal envolvido diretamente na organização do Mundial disse que o acesso dos torcedores aos estádios e os sistemas de comunicação dentro das arenas poderiam ter apresentado menos problemas se os estádios tivessem ficado prontos antes, o que possibilitaria a realização de mais testes.

Mesmo assim, ele considera que o Brasil passou no teste imposto pela Copa das Confederações.

"Quanto mais em cima da hora, menos tempo para testar", disse Fernandes à Reuters no Maracanã, palco da final da Copa das Confederações, no domingo, e do Mundial de 2014. "Nas circunstâncias criadas, acho que fomos aprovados."

Entre os problemas identificados, o acesso aos estádios e os serviços de comunicação são áreas de responsabilidade do governo federal, enquanto a venda e distribuição dos ingressos e os serviços de alimentação dentro das arenas, que estão entre os temas que mais causaram problemas aos torcedores, fazem parte dos encargos da Fifa.

"O governo vem acompanhando desde o início da Copa da Confederações o funcionamento de áreas e setores envolvidos no evento, e o mapeamento identificou a necessidade de avanços na mobilidade urbana e na conexão à Internet", disse Fernandes.

"Foram aprovados esses serviços, mas ainda não chegaram no nível que nos queríamos e podem melhorar até o Mundial." Entre os problemas citados por Fernandes, o transporte de torcedores para as arenas parece ser o maior desafio a ser resolvido antes da Copa do Mundo. Entre as 53 obras de mobilidade para a Copa, nenhuma estava pronta em dezembro, segundo balanço do governo.

Torcedores reclamaram da dificuldade para chegar à Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, a 20 quilômetros de Recife. O metrô, Meio de transporte mais fácil para acessar o estádio, não suportou o fluxo de pessoas e muitos torcedores ficaram horas esperando em filas.

Fonte: "Acesso e serviço nos estádios precisam melhorar, diz governo | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/ti/2013/06/acesso-e-servico-nos-estadios-precisam-melhorar-diz-governo.shtml (accessed June 25, 2013).

G1: Empresa lança satélite para tornar popular internet rápida e barata


Satélites são mais leves e estão a menor altura da Terra que o normal.
Aparelhos orbitarão ao redor do Equador para cobrir melhor África e Ásia.


Os quatro primeiros satélites da rede O3b, que quer oferecer internet de alta velocidade e com preço acessível a três bilhões de pessoas em 180 países do mundo, serão lançados esta segunda-feira (24) da Guiana Francesa a bordo de um foguete Soyuz.

O3b é a abreviação de "Other 3 billion" (os outros três bilhões, em tradução livre), em referência aos habitantes do planeta que, por falta de infraestrutura, ainda não têm acesso rápido e fácil à internet, como nos países ricos.

A ideia surgiu em 2007 da mente do americano Greg Wyler, fundador da O3b Networks, quando o pioneiro das redes de telefonia de terceira geração (3G) estava em Ruanda e não conseguiu se conectar devido à infraestrutura deficiente do país.

Apesar disso, "os moradores desses países desejam ter acesso à internet", explicava em 2008, durante visita a Paris, onde lançou oficialmente seu projeto. E completou: "A demanda existe, trata-se de um problema de custo".

Para solucionar o problema, Wyler teve a ideia de evitar a cara infraestrutura por terra, como fibra óptica ou cabo, e colocar em órbita ao redor do Equador um conjunto de pequenos satélites que servem de repetidores entre os usuários de internet em todo o mundo e que só precisam de antenas parabólicas.

A órbita ao redor do Equador permite cobrir uma área de 45 graus ao norte e 45 graus ao sul, ou seja, uma região que inclui toda a África, quase toda a América Latina, o sudeste asiático, a Austrália e a Oceania, onde há muitos países sem infraestrutura suficiente para garantir boa conexão à rede.

Embora os satélites geoestacionários já proporcionem este tipo de serviço, seu custo de exploração e o preço final para o usuário ainda são muito altos.

Além disso, os satélites clássicos ficam a 36 mil km de altitude, são muito grandes, precisam de muita potência para emitir e os dados demoram às vezes mais de meio segundo para ir e voltar à Terra.

Leves e rentáveis

É o contrário dos satélites O3b, projetados pela Thales Alenia Space, e que estarão situados a mais de 8 mil quilômetros. Além disso, são menores (650 quilos contra as quase 6 toneladas dos geoestacionários) e se comunicam com a Terra quatro vezes mais rápido.

A logo prazo, a velocidade da internet que oferecerão será "comparável em volume e em tempo de resposta à fibra óptica", assegura a Arianespace, que colocará os quatro primeiros satélites em órbita.

Cada satélite tem 12 antenas móveis que permitem apontar para pontos precisos em função da demanda de conexão e cobrem áreas com centenas de quilômetros quadrados, assim como os satélites de observação da Terra.

O sinal que emitem é da gama de frequências Ka, que tem uma grande amplitude de banda e pode ser facilmente captado com antenas parabólicas muito pequenas.

Convencidos da rentabilidade da ideia de Greg Wyler, grandes grupos internacionais investiram no projeto, como Google, Liberty Global - líder dos operadores internacionais de cabo--, o operador de satélites SES, o banco HSBC ou o banco de desenvolvimento da África do Sul.

Os quatro primeiros satélites da rede O3b serão lançados esta segunda-feira por um foguete Soyuz do centro espacial da Guiana Francesa às 15h53 de Brasília. Os dois primeiros se separarão do foguete russo horas depois do lançamento e os dois últimos, 22 minutos depois.

Outros quatro satélites serão lançados mais adiante para completar a rede e a médio prazo serão enviados outros 16, informou a O3b Networks

Fonte: "G1 - Empresa lança satélite para tornar popular internet rápida e barata - notí­cias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notí­cias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/06/empresa-lanca-satelie-para-tornar-popular-internet-rapida-e-barata.html (accessed June 25, 2013).

G1: Rússia e EUA usam protocolo de crise nuclear para ciberataques



O governo dos Estados Unidos informou, esta semana que está expandindo um programa de colaboração com a Rússia envolvendo a troca de informações sobre ciberataques. A partir de julho, um grupo de trabalho binacional será formado pelos países para analisar as ameaças relacionadas a ações que comprometam o funcionamento de dispositivos de comunicação e tecnologia. O objetivo é aumentar a transparência e "construir confiança" entre os dois países para evitar crises internacionais.

Entre as medidas, a Casa Branca informou que a linha estabelecida com a União Soviética em 1987 para evitar uma crise nuclear também poderá agora ser usada para questões envolvendo o mundo digital. Os dois países terão uma equipe especializada para trocar informações com essa linha direta. A medida é uma extensão de um programa que começou na década de 1960.

Outra linha de comunicação direta será estabelecida entre o Coordenador de Cibersegurança dos Estados Unidos com o Secretário do Conselho de Segurança da Rússia. Essa comunicação também ocorrerá em uma linha direta já existente entre os dois países.

A comunicação direta entre Moscou e Washington é popularmente representada pelo "telefone vermelho", embora na realidade a linha operasse via telex.

A Casa Branca ainda informou ainda que as equipes de gerenciamento de incidentes de segurança dos dois países passarão a compartilhar informações, tais como arquivos de pragas digitais, para melhorar a visão dos dois países sobre o cenário de ameaças. Com isso, os governantes pretendem "reduzir a possibilidade de equívocos e o escalonamento de incidentes de tecnologia de informação e comunicação".

Fonte: Rohr, Altieres . "G1 - Rússia e EUA usam protocolo de crise nuclear para ciberataques - noticias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de noticias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/06/russia-e-eua-usam-protocolo-de-crise-nuclear-para-ciberataques.html (accessed June 25, 2013).

INFO: Falso antivírus trava dispositivo Android e pede recompensa



São Paulo - A empresa de segurança Symantec descobriu uma aplicação maliciosa que está infectando dispositivos Android, travando-os e pedindo resgate para que o usuário possa recuperar suas funções.

A aplicação se passa por um falso software antivírus, conhecido como “Android Defender Platinum”, que não está disponível na loja Google Play, mas que vem se disseminando em lojas de apps terceirizadas e outras localidades na web.

Após instalar o falso antivírus, o aplicativo fará uma varredura no dispositivo e irá detectar um falso malware. Este código malicioso irá então bloquear o aparelho e solicitar que o usuário pague uma quantia para liberar o smartphone ou tablet. 

Se o usuário realizar o pagamento, o app irá periodicamente lembra-lo da “infecção” e travará novamente o dispositivo. Além disso, o malware também irá alegar que dados pessoais estão sendo vazados e impedirá o funcionamento do aparelho até que um pagamento de US$ 100 seja feito. 

A instalação de um antivírus ajuda a proteger um dispositivo móvel de ameaças. Mas é importante lembrar que o download deste tipo de aplicativo deve ser feito diretamente da loja do Android, evitando a instalação por meios não oficiais.

Fonte: Campi, Monica . "Falso antivírus trava dispositivo Android e pede recompensa | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/06/falso-antivirus-trava-dispositivo-android-e-pede-recompensa.shtml (accessed June 25, 2013).

Folha de S.Paulo: Veja dicas e aprenda a domar seu correio eletrônico



Entre alertas do Facebook, correntes de e-mails, sessões de "brainstorming" do trabalho e coordenação social, a caixa de entrada se torna um poço de areia movediça.

Em certo ponto, comecei a evitar meu correio eletrônico, imaginando que qualquer mensagem importante seria reenviada até que eu a notasse ou entregue por um meio mais eficiente, como um torpedo ou, no caso de algo urgente, um telefonema.

Mas evidentemente isso não funciona. Perdi mensagens cruciais de colegas e uma oferta de ingressos grátis para um jogo de basquete.

Isso foi demais. Percorri sites de ajuda tecnológica, consultei amigos e tentei descobrir como tornar minha vida mais eficiente e produtiva.

Não há solução rápida. Mas reserve algumas horas de uma tarde e se dedique a isso. Está na hora de domar sua caixa de entrada.

ELIMINE O LIXO

Você não precisa receber um e-mail toda vez que alguém lhe manda uma mensagem no Facebook ou o segue no Twitter. Entre nas configurações desses serviços e desligue as notificações por e-mail. Depois faça o mesmo para os e-mails diários de sites de notícias, viagens e casas de espetáculo.

OS FILTROS SÃO SEUS AMIGOS

Para e-mails recorrentes dos quais você não consegue se livrar, experimente filtros. Seja qual for o cliente de e-mail que você usa, deve poder colocar filtros para capturar todos os e-mails de um remetente e colocá-los em uma pasta até que você esteja disposto a tratar deles.

STATUS VIP

A última versão do cliente de e-mail da Apple permite que você indique certas pessoas como VIPs (Very Important People). Quando mensagens desses remetentes chegarem, elas serão marcadas para que você as veja imediatamente.

ENTRE E SAIA

Um amigo me contou como lida com muitos e-mails: responde depressa e arquiva à vontade. Verifique o e-mail algumas vezes por dia, em vez de constantemente, para não ser apanhado no redemoinho.

JOGUE E-MAILS FORA

Às vezes, quando o e-mail é excessivo, tente se corresponder com amigos e colegas diretamente por meio de mensagens instantâneas, mensagens diretas no Twitter ou "torpedos". Esses formatos exigem ser breve e sucinto.

AJUDA EXTERNA

Procure alguns robôs amigos para ajudá-lo a administrar suas mensagens. Há muitos programas grátis ou baratos que podem peneirar, organizar e dar sentido a seus e-mails, incluindo Sanebox, Mailstrom e Inbox Pause.

NA DÚVIDA, CONVERSE

Um leitor escreveu para me dizer que meus problemas com e-mail poderiam ser resolvidos se eu simplesmente saísse de meu cubículo sem alma e sem janela e realmente conversasse com os colegas que me enviaram e-mails.

Fonte: 
WORTHAM, JENNA . "Folha de S.Paulo - Tec - Veja dicas e aprenda a domar seu correio eletrônico - 25/06/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/06/1299096-como-domar-seu-correio-eletronico.shtml (accessed June 25, 2013).

IDG Now!: Microsoft surpreende ao adotar a prática de recompensar bons hackers


A Microsoft irá recompensar hackers e pesquisadores de segurança que encontrarem e reportarem vulnerabilidades na versão preview do Internet Explorer 11 (IE 11). Além disso, a empresa também irá pagar àqueles que encontrarem novas técnicas para contornar defesas e explorar vulnerabilidades presentes no Windows 8.1 ou versões posteriores e apresentarem novas ideias para defender o sistema contra exploits.

Os participantes serão pagos por meio de três programas de recompensa que a gigante de Redmond anunciou na quarta-feira, 19/7.

Os pagamentos variam entre 500 e 11 mil dólares para as vulnerabilidades encontradas no IE 11 Preview, dependendo do tipo de vulnerabilidade e da qualidade do relatório, e podem chegar até 100 mil dólares no caso de falhas encontradas no Windows 8.1 e versões posteriores.

Há também um "bônus de defesa" de até 50 mil dólares, chamado de BlueHat Bonus for Defense.

O programa de recompensas da Microsoft começa no dia 26 de junho.

Ao adotar a prática de oferecer recompensas para a descoberta de falhas, a Microsoft se junta a ourtras empresas como a Google, a Barracuda, o PayPal e o Facebook, de acordo com o gerente geral do Black Hat, Trey Ford. Segundo ele, o novo posicionamento da Microsoft é uma mudança bem-vinda e necessária. "A Black Hat defende conversas em torno de melhorias de segurança.

Katie Moussouris, estrategista sênior de segurança da Microsoft, disse que o programa é parte do esforço contínuo da empresa para aprofundar o seu relacionamento com a comunidade de pesquisa de segurança - uma relação que nem sempre foi cordial. "No início de 2000, a Microsoft teve que passar por aquilo que eu chamo de os cinco estágios de vulnerabilidade", escreveu ela . "Este é um processo que todos os fornecedores devem sempre passar para alcançar a 'fase de aceitação", que inclui trabalhar de forma colaborativa com pesquisadores de segurança e bons hackers.

O programa de recompensas da Microsoft é um dos mais generosos da indústria de alta tecnologia até hoje.

O programa é aberto para especialistas em informática, incluindo até jovens de 14 anos, embora menores precisem da permissão de seus pais. Há veto apenas à participação de residentes em países sob sanções dos EUA, como Cuba, Irã, Coréia do Norte, Sudão e Síria.

Fonte: Constantin, Lucian . "Microsoft surpreende ao adotar a prática de recompensar bons hackers - IDG Now!." IDG Now! - Noti­cias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/06/21/microsoft-surpreende-ao-adotar-a-pratica-de-recompensar-hackers/ (accessed June 25, 2013).

INFO: Cresce o acesso à internet por dispositivos móveis



São Paulo - Em 2012, 40% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet. Em 2011, o número era de 36%, de acordo com o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), que divulgou a oitava edição da pesquisa TIC Domicílios.

O número de brasileiros de 10 anos ou mais que são usuários de internet (49%) superou aqueles que nunca utilizaram (45%). Entretanto, ainda é muito grande a diferença na proporção de domicílios com acesso à internet entre as áreas urbana (44%) e rural (10%).

A pesquisa mostra que o acesso à internet em lan houses caiu oito pontos percentuais e chegou a 19% em 2012. Porém, entre as classes D e E, esse continua sendo o local de acesso mais citado na pesquisa. O domicílio continua crescendo como o principal local de conexão à internet.

Outro destaque fica por conta do aumento da proporção de domicílios com acesso à internet na região Nordeste, que em 2012 atingiu 27%. A região Sudeste permanece com a proporção mais alta de acessos (48%), seguida pela região Sul (47%), Centro-Oeste (39%), Nordeste (27%) e Norte (21%).

O aumento da presença de tecnologias móveis nos domicílios brasileiros apresentou crescimento em 2012 e reforça a tendência à mobilidade. A proporção de usuários de telefone celular que acessam a internet pelo dispositivo cresceu em 2012, alcançando 24%. Em 2011, esse tipo de uso era menos comum (18%). Entre os domicílios que têm computador, a metade tem um modelo portátil.

A frequência do uso de computador e internet está entre os principais dados da TIC Domicílios 2012. O Cetic.br também apurou a velocidade e as questões de infraestrutura da rede em seus indicadores.

A frequência diária de uso tem crescido significativamente. Em 2008 era de 53% e em 2012 é de 69%. A faixa de maior velocidade da conexão domiciliar cresceu entre 2008 e 2012 de 6% para 32%.

“A frequência de uso diária e a velocidade da conexão vêm crescendo de forma significativa entre os usuários de internet no Brasil. Isso implica oportunidades para o uso de novas aplicações", disse Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Fonte: "Cresce o acesso à internet por dispositivos móveis | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/internet/2013/06/cresce-o-acesso-a-internet-por-dispositivos-moveis.shtml (accessed June 25, 2013).

Olhar Digital: Google chegou a considerar pesquisa sobre teletransporte



O absurdo não é um limite para o Google. A companhia já considerou seriamente investir em um projeto de desenvolvimento de tecnologia para teletransporte. A empresa, conhecida por alguns produtos ambiciosos que miram o futuro da tecnologia, no entanto descartou a pesquisa.

O recurso seria desenvolvido no laboratório Google X, criado em 2010 e localizado a 800 metros do campus da companhia, onde são desenvolvidos os projetos mais "malucos" do Google, como o carro que se dirige sozinho e até mesmo o Glass. 

Segundo matéria extensa da BusinessWeek sobre o laboratório, a pesquisa foi descartada não pela complexidade do teletransporte, que até hoje se discute se é ou não possível. Um dos motivos pela negativa foi que "itens únicos (como uma obra de Picasso) precisariam ser destruídos para serem reconstituídos em outro local", o que poderia danificar o valor da obra.

A negativa do teletransporte, no entanto, não significa que o Google X não tenha outras cartas na manga. A empresa ainda não descartou a ideia de pesquisar a levitação, bem como a criação de robôs infláveis.

Outro produto interessante que foi proposto internamente no laboratório, segundo a publicação, é um capacete invisível para ciclistas, que protegeria sem estragar o visual. Resta saber se o projeto irá adiante ou não.

"Nós iremos entrar em qualquer coisa que for um grande problema para a humanidade, se conseguirmos encontrar uma maneira de consertá-lo", afirma Astro Teller, diretor do laboratório quase secreto da companhia.

Fonte: "Olhar Digital: Google chegou a considerar pesquisa sobre teletransporte." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/google-ja-considerou-realizar-pesquisas-para-criar-o-teletransporte (accessed June 25, 2013).

IDG Now!: Stanford se junta à Mozilla na guerra contra os cookies


Apoiado pela Mozilla e pela Opera, o Centro da universidade para Internet e Sociedade (CIS) está lançando uma Clearinghouse Cookie (CCH)



As preocupações com privacidade na Internet chegou tardiamente a um patamar bastante alto, na sequência das revelações sobre o PRISM e outros programas de vigilância do governo. Algumas organizações estão usando a oportunidade para reforçar as suas políticas e tecnologias pró-privacidade.

A Stanford Law School entrou no turbilhão. Apoiado pela Mozilla e a Opera, o Centro da instituição para Internet e Sociedade (CIS) está lançando uma Clearinghouse Cookie (CCH) - repositório centralizado para whitelists e blacklists de monitoramento web. Em teoria, "o CCH irá identificar casos de monitoramento realizado sem o consentimento do usuário".

"Os usuários de Internet estão começando a entender que suas atividades online são monitoradas de perto, muitas vezes por empresas sobre as quais nunca ouviram falar antes", disse Aleecia McDonald, diretora de privacidade da CIS, que está liderando o esforço. "Atualmente, os usuários da Internet não têm as ferramentas que precisam para fazer escolhas de privacidade online. O CCH irá criar, manter e publicar informações objetivas. Empresas fornecedoras de navegadores Web serão capaz de escolher a adotar as listas que publicamos para oferecer novas opções de privacidade para seus usuários."

O CCH já é parceiro da Mozilla. A empresa tem trabalhado em recurso para bloqueio de cookies para o Firefox já há algum tempo - e encontrado resistência de organizações que dependem de cookies para coletar dados de usuários para fornecer anúncios relevantes, e assim por diante.

A empresa chegou a adicionar um bloqueio automático de cookies de terceiros em uma versão preview do Firefox 22 e depois voltou atrás por conta do recurso estar entregando muitos falsos positivos e falsos negativos. As listas do CCH ajudarão a Mozilla na gestão de cookies, segundo o CTO Brendan Eich.

O Firefox 22 estava programado para ser lançado em 25 de junho, mas o lançamento foi adiado justamente por conta deste problema com o bloqueio de cookies.

"Hoje a Mozilla está trabalhando com a Aleecia e o Conselho Consultivo do CCH, cujos membros incluem a Opera Software, para o desenvolvimento de dados que os navegadores possam usar para gerenciar suas listas de exceções de cookies de terceiros", escreveu Eich.

Fonte: "Stanford se junta à Mozilla na guerra contra os cookies - IDG Now!." IDG Now! - Noti­cias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/06/24/stanford-se-junta-a-mozilla-na-guerra-contra-os-cookies/ (accessed June 25, 2013).