quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Gizmodo: Smartphones e tablets ganharão CPU 64 bits com o triplo do desempenho

Gizmodo: martphones e tablets ganharão CPU 64 bits com o triplo do desempenho:

Smartphones e tablets ganharão processador 64 bits com o triplo do desempenho
POR - ADRIAN COVERT
Cortex A57
O Cortex A53 e A57 são os mais novos designs da ARM para chipsets móveis. Eles representam mais um salto importante na sua jornada para aproximar smartphones do desempenho de PCs tradicionais.

Embora ambos os designs sejam poderosos, o A53 é projetado com eficiência em mente. O A57, por sua vez, é todo voltado para desempenho, e promete o triplo de velocidade dos smartphones atuais.

Os produtos feitos a partir destes designs serão os primeiros chipsets móveis com suporte a 64 bits de processamento. Os designs são pensados para um ou diversos núcleos.

Isso coloca a ARM em um excelente ponto estratégico, à medida que surgem tablets com a intenção de substituir um laptop. Apple, Texas Instruments, NVIDIA, Samsung e muitas outras empresas usam designs da ARM como referência para seus próprios CPUs.

A potência maior, aliada à experiência da ARM em otimizar o consumo de energia de seus chips, pode dar à empresa uma vantagem sobre a Intel, que ainda é relativamente nova em CPUs móveis. Mas não fique muito impaciente: os chips de verdade só chegam em 2014. [ARM]

Tribuna da Bahia: Expedição aprova a Internet da Barra

Nelson Rocha





A Tribuna acompanhou ontem à tarde no Farol da Barra, a primeira medição do sinal de internet feita em Salvador. Técnicos da Expedição WDC/Abranet, que percorrem o país traçando ummapa da infraestrutura da intenet banda larga e 3G -banda-larga via celular- no país, testaram o serviço oferecido naquela área da cidade e comprovaram ser muito bom.

O carro da Expedição, conduzido por Leonardo Ribeiro, gerente de produto da WDC, é praticamente um laboratório móvel. Uma pick-up equipada com diversos sistemas que conseguem identificar sinais de rede, criando um índice de quantos provedores atua nas cidades e qual a qualidade dos sinais disponíveis.

Com a disponibilidade de um roteador com suporte 3G é feita análise de sinal 3G das principais operadoras do Brasil (Vivo, Claro, Tim e OI). Após as visitas nas regiões Centro-Oeste e Sul, o projeto amplia suas pesquisas e coleta dados do mapeamento também da TV por assinatura e os projetos de fibra óptica (FTTH).

“A gente aproveita esta pesquisa para colocar esses dados juntos e ver como é que está o crescimento do mercado de tv, que fora dos grandes centros é menor”, revelou Leonardo Ribeiro. A Expedição WDC/Abranet, que roda o Brasil desde outubro de 2011, iniciou a medição dos sinais no trecho Nordeste há uma semana. Começou pela Bahia visitando as cidades de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Vitória da Conquista, Ilhéus, Salvador, Feira de Santana e Senhor do Bonfim.

A Expedição escolheu as cidades baseadas nos mesmos critérios anteriores, ou seja, seguir os caminhos onde a fibra-ótica da Telebrás PNBL deve passar e as cidades que tiveram o maior crescimento do PIB nos últimos 10 anos. No total, serão percorridos 50.000 mil km para visitar mais de 200 cidades em todas as regiões do país.

Após passar pelas regiões Centro-Oeste e Sul, percorrendo 18.500km e visitar 55 cidades, muitas informações foram levantadas, por exemplo: - que a região mais necessitada de rede de fibra é a centro-oeste, onde os provedores locais têm dificuldade na compra de links mais robustos.

A Expedição encontrou menos incidência dos provedores “piratas” na região Sul, e comprovou que o Paraná é atualmente o estado com mais homogeneidade nas cidades em relação a banda-larga. “O PNBL- Plano Nacional de Banda Larga - tem três anos e já era para o brasileiro ter banda larga e 3G com total rapidez. Mas nós estamos caminhando para um futuro excelente. A Copa do Mundo tem ajudado bastante o brasileiro, porque atrás do evento, e das Olimpíadas 2016, vai ser necessário que se faça melhoria nesses links de internet”, Sérgio Toledo, diretor industrial da WDC.

“A gente fazia uma ideia de 2.800 provedores de internet no Brasil. Já encontramos mais de 10 mil, muitos ilegais. Felizmente Anatel fiscaliza, aplica multas altíssimas e verifica se os produtos que o provedor comprou têm nota fiscal e estão legalizados. É importante que o consumidor fique atento com relação à legalização do provedor que utiliza”, relatou. A Expedição conclui hoje a medição de sinais da banda larga em Salvador. 

IDG Now!: Medida do CGI.br para combater spam é inexpressiva, diz expert

Tissiane Vicentin

Gerência de Porta 25 é um conjunto de políticas que deverão ser adotadas por provedores e usuários. Apesar de válida, sozinha a medida não acabará com o problema


O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) apresentou na quarta-feira passada (24/10) a última etapa das medidas para a implementação da Gerência de Porta 25 - um conjunto de políticas e tecnologias que devem ser adotadas nos próximos meses para reduzir spams originados em redes domésticas do País.

Embora seu bloqueio seja uma medida de segurança válida, sozinha ela não fará com que o problema acabe, segundo o analista de segurança da informação e Pentester da PontoSec, Vinícius "K-Max" Camacho. "A migração da porta 25 para a 587 é bem vinda, porém serve mais como uma atualização do mecanismo de autenticação. Mas, como fator de combate ao spam, infelizmente tem eficácia inexpressiva no cenário atual."

A porta 25 é utilizada para fazer a comunicação entre máquinas. Até o final do ano, teles de todo o País trocarão a 25 pela 587. Por que o bloqueio da porta 25 é importante? Ela ainda é uma das fontes exploradas por spammers para o envio de mensagens maliciosas e "pode ser explorada em servidores mal configurados que operam em modo open relay, ou seja, permitem o encaminhamento de mensagens sem autenticação", explicou Camacho, em entrevista ao IDG Now! "Felizmente estes servidores são o menor dos problemas atualmente, graças a todas as discussões e esforços sobre essa questão ocorridos ao longo da última década", diz.

Ou seja, o Gerenciamento da Porta 25 é uma medida paliativa, mas ainda há uma infinidade de outros fatores que tornam o envio de spam possível e impede que os spammers sejam extirpados da rede. Um desses fatores é o simples fato de essa ser uma atividade criminosa rentável, ou seja, enquanto tiver um retorno financeiro, não há como acabar. "A complexidade da internet e a velocidade com que novos serviços e aplicações surgem serão sempre um convite para novas formas de abuso e exploração comercial e criminosa", diz Camacho. "Spammers são profissionais e, como todo profissional dedicado, investem no aprimoramento e sofisticação de suas técnicas de forma constante. Também são criminosos que não se importam com ética e leis, então invadem qualquer servidor do mundo que tenha alguma vulnerabilidade e disparam spam a partir deles."

Papel do usuárioO descuido de usuários também contribui para a circulação de mensagens maliciosas na web. Spammers podem invadir máquinas por meio da entrega de vírus e malware, por exemplo. Abrir e-mails de remetentes desconhecidos, ou mesmo e-mails suspeitos provenientes de remetentes conhecidos, por exemplo, pode levar à infecção da máquina e consequente tomada de controle por crackers. "Muitos desses malwares podem facilmente usar as senhas dos clientes de email salvas no sistema e conectar na porta 25 ou 587 ou qualquer outra, enviando e-mails também de forma autenticada e até eventualmente estourar com o limite diário estabelecido pelo provedor", disse Camacho.

Em invasões, é comum máquinas domésticas se transformarem em um zumbis "cuspidores" de spam, tornando-se parte de uma rede de máquinas conhecida por botnets – isso sem o conhecimento do usuário. "Qualquer porta ou protocolo pode ser abusado caso um spammer tenha se apoderado das credenciais do usuário", explica.

Outro cuidado que usuários deveriam ter é não deixar endereços de e-mail abertamente na internet. Segundo Camacho, isso reduziria, e muito, o recebimento de mensagens indesejadas. "É bom lembrar que por mais poderosas que sejam suas redes de envio, spammers sem emails seriam como artilharias sem munição".

Vazamento de dadosO vazamento de bases de dados de serviços web é outro problema que contribui para a incidência de envio de Spam - situação essa que está se tornando corriqueira nos últimos tempos, como aconteceu com a Sony, Yahoo, LinkedIn, Formspring, Blizzard e até mesmo o Facebook. E isso apenas neste ano, o que mostra que até grandes empresas estão vulneráveis a ataques.

Esses são apenas alguns exemplos de conhecimento público. "O número real de incidentes é muito maior e impossível de ser medido, uma vez que criminosos não fazem alarde sobre suas invasões - o que faz com que uma boa parte dos vazamentos acabe jamais identificada. E, quando o são, muitas empresas tendem a abafá-los, preocupadas com o marketing negativo", afirmoa. "A popularização de ferramentas que facilitam a identificação e exportação de bancos de dados e sistemas vulneráveis piora ainda mais esse quadro, e recentemente esse problema chegou a níveis extremos."

Desenvolvedores web também são um ponto crítico, uma vez que eles "publicam os emails dos seus usuários em modo texto, ignorando que robôs em forma de scripts podem coletar facilmente esses endereços até mesmo dentro das redes sociais", diz o especialista.

Além disso, K-Max afirma que também há o fato de antivírus e firewalls populares não serem tão eficazes na detecção de malwares, o que agravaria ainda mais o problema do Spam. "Testes realizados pela PontoSec demonstraram que a maioria dessas soluções antivírus tem falhado miseravelmente em detectar até malwares mais conhecidos."

"Enquanto muito se fala na proteção em nível de rede, falta atenção sobre a insegurança no nível da aplicação", ressaltou Camacho. "O problema é complexo e só pode ser combatido por meio de um conjunto de diversas medidas e cuidados tomados em diferentes frentes, na tentativa de minimizar a prática ou seus efeitos. Mas, para isso, é preciso encarar todas as facetas do problema e não trivializar a questão reduzindo-a apenas a um detalhe ou outro - que na prática, são pouco ou quase nada eficientes sozinhos", enfatizou.

Fechando a porta

O projeto Gerência da Porta 25 vem sendo implementado na rede há sete anos, com o intuito de tornar a internet brasileira mais segura e diminuir consideravelmente o recebimento de spam - e agora está em sua fase final. Usuários de webmails comuns não precisam se preocupar com nada, pois a troca de portas é feita automaticamente pelo provedor. Já usuários de cliente de e-mail, como Outlook, Thunderbird e Mail, da Apple; devem trocar a porta 25 pela 587.

Para isso, devem entrar em contato com seus provedores para saber como realizar corretamente a modificação. Vale lembrar que, se usuários domésticos continuarem a utilizar a porta 25, correm o risco de não terem seus e-mails entregues.

Um estudo divulgado na semana passada pela empresa de segurança Sophos identificou o Brasil como o quinto maior país produtor de spam global. "O Brasil não é um grande emissor de spams, mas tem sido usado para entregar mensagens que têm origem e destino no exterior", explicou o coordenador do Projeto da Gerência de Porta 25, Henrique Faulhaber, também conselheiro do CGI.br e representante da indústria de bens de informática, telecomunicações e software. "Estamos carregando uma taça que não merecemos", completou o secretário executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Hartmut Richard Glaser.

Mais informações sobre o que é o projeto, ou dúvidas sobre as recomendações a serem seguidas podem ser encontradas no Antispam.br.

Convergência Digital: STF impede São Paulo de "zerar" ICMS para tablet




Em meio ao julgamento do mensalão, que aparentemente paralisa os demais trabalhos do Supremo Tribunal Federal, o Governo do Amazonas conseguiu uma vitória significativa contra o Governo de São Paulo, no tocante à guerra fiscal estabelecida entre as duas unidades da federação. O ministro Celso de Mello concedeu uma cautelar ao governo amazonense, que impede - até o julgamento final do mérito de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade - a decisão do governo paulista de conceder incentivo fiscal de ICMS na venda de tablet dentro do Estado.

A cautelar do ministro é clara: o Governo de São Paulo não poderá editar atos normativos "que outorguem benefícios fiscais ou financeiros, bem assim incentivos compensatórios pontuais, dos quais resulte redução ou eliminação, direta ou indireta, do respectivo ônus tributário, em matéria de ICMS, sem que tais medidas sejam precedidas da necessária celebração de convênio no âmbito do CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária)".
A cautelar de Celso de Mello, concedida "Ad referendum do plenário" suspende "a eficácia, a execução e a aplicabilidade do art. 26, I, do Anexo II do Decreto nº 45.490/2000 (acrescentado pelo Decreto estadual nº 48.112/2003) e do art. 1º, XXIII, do Decreto nº 51.624/2007 (...) do Estado de São Paulo. Tambvém atinge "qualquer interpretação que, fundada nos arts. 84-B, II, e 112, ambos da Lei paulista nº 6.374/89, torne possível a edição de atos normativos, por parte do Estado de São Paulo e de seu Governador", que possam manter em operação essa guerra fiscal.
A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI- 4635) do governo amazonense começou a tramitar no Supremo Tribunal Federal em novembro de 2011. Nela os amazonenses argumentam que o governo paulista teria instituído "incentivos fiscais à produção de tablets por meio da redução de base de cálculo e da fixação de um crédito tributário, que resulta em uma alíquota efetiva de ICMS de 0% (zero por cento) quando o produto for fabricado no Estado de São Paulo."
Os amazonenses explicam que, enquanto o Decreto paulista 45.490/00 teria reduzido a base de cálculo do ICMS para 7%, nos tablets produzidos no Estado, o Decreto 51.624/07 teria concedido às mesmas mercadorias um crédito presumido de 7%.
Em contraponto, alegam que os equipamentos vindos de outras regiões, inclusive do Pólo Industrial de Manaus, arcariam com uma alíquota de 12% de ICMS na venda ao consumidor dentro do mercado paulista.
Ao se defender o governo paulista aplicou uma argumentação um tanto sui generis. Alegou preliminarmente que o pedido amazonense era ilegítimo, porque "a Zona Franca de Manaus seria gerenciada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), autarquia federal autônoma, com personalidade jurídica própria, que não se confundiria com o Estado do Amazonas".
Em seguida alegou a impossibilidade de se analisar o confronto de benefícios regionais com benefícios setoriais como um tema constitucional. E que o Governo do Estado de São Paulo tomou a decisão de condeder os incentivos "visando a inclusão digital e ao incremento tecnológico", do Estado. O relator desconsiderou esses argumentosno momento, após ouvir um parecer da Advocacia Geral da União.
Em virtude de atrasos no julgamento do mensalão e de uma extensa pauta de outras ações que tramitam no STF, a possibilidade do mérito da ADI 4635 ser julgada ainda este ano pelo plenário parece ser impossível. Isso acabará afetando as vendas de Natal de tablets dentro de São Paulo, pois o equipamento, sem o incentivo fiscal, deverá voltar a ser majorado num patamar de pelo menos 12%. 

Folha: BC lança serviço para cálculos financeiros em smartphones



O BC (Banco Central) lançou nesta terça-feira (30), durante o 4º Fórum sobre Inclusão Financeira, o aplicativo da Calculadora do Cidadão para telefones celulares.

A ferramenta, que existe desde 1999 na página da instituição na internet, pode ser baixada gratuitamente para iPhones na Apple Store e para aparelhos com Android na Google Play.

O aplicativo permite a realização de quatro tipos de cálculo: o rendimento de aplicações financeiras com depósitos regulares e taxas de juros definidas, o valor de financiamentos com prestações fixas, o resultado de aplicações de capital durante determinado período e a correção de valores históricos tomando como referência índices de preços ou taxas de juros.

Para acessar a Calculadora do Cidadão no site do BC, clique aqui.

Para baixá-la em smartphones, usuários de Android devem clicar aqui. e os de iOS, acessar a Apple Store e procurar pelo aplicativo no sistema de busca da loja.

COMPUTERWORLD: Ciberativistas voltam a derrubar sistema de nota fiscal eletrônica no País


Ataque tirou por uma hora a rede da Sefaz-SP, prejudicando empresas do estado que precisavam processar o documento fiscal. Outras regiões foram afetadas, segundo confirmou a Associação de usuários SAP.
EDILEUZA SOARES

Desenvolvido por:

Empresad do Estado de São Paulo e de outras regiões do País tiveram dificuldade para emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) nesta terça-feira (30/10). O motivo foi uma nova invasão de ciberativista aos servidores de secretarias estaduais da Fazenda que processam esse documento fiscal, considerado de missão crítica para as companhias.

Na Secretaria de Fazenda do estado de São Paulo (Sefaz-SP), por exemplo, o ataque derrubou a rede da NF-e por entre 11h30 e 12h30, deixando de emitir cerca de 90 mil documentos, que é a média de processamento por hora pelo órgão.

Especialistas em segurança informaram que outros estados estavam com problemas para emissão do documento como Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. A Associação de Usuários da SAP (Asug) chegou até a distribuir uma nota para seus associados, informando que o problema teria sido ataque do Anonymous.

O Anonymous Brasil havia informado que atacaria nesta terça-feira (30/10) alguns sites do governo numa operação chamada “#WeeksPayment part 2” e que os portais de notas fiscais de alguns estados do País seriam alvo de ataque.

Os ciberativistas já haviam tirado os sistema de emissão da NF-e do ar em fevereiro deste ano, quando as Sefaz dos estados de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro estiveram entre as que foram impactadas pelo ataque de negação de serviço (DoS), que sobrecarrega as redes e deixa os serviços indisponíveis.

Fabio Kruse, gerente da gerente de TI da JCB Brasil, filial da fabricante britânica de máquinas para construção, que processa uma média de 1,6 mil notas fiscais eletrônicas por mês, informou que ficou quase duas horas sem emitir os documentos fiscais pelas Sefaz-SP.

“Usamos SAP e ficamos sem conectividade entre 11h30 e 13h30. Achávamos que o problema era na nossa infraestrutura, pedimos ajuda para nossa TI na Inglaterra”, informou o executivo.

O executivo conta que a empresa decidiu não entrar no sistema de contingência do portal nacional da NF-e, pois seria necessário emitir as notas fiscais com outra numeração, o que geraria muito trabalho para a área fiscal. A opção foi suspender o trabalho até que o sistema da Sefaz-SP retornasse. “Foi justo no horário do almoço e 51 NF-e ficaram paradas”, disse Kruse.

O executivo se tranquilizou quando recebeu um comunicado da Asug, informando que alguns servidores da NF-e tinham sofrido ataque pelo Anonymous. Paulo Roberto da Silva, consultor técnico da Gerdau, que representa o grupo de localização de SAP na Asug e participa do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (Encat), confirmou a instabilidade do serviço.

A reportagem da Computerworld entrou em contato com a Sefaz-SP, que não se posicionou sobre o ataque. Entretanto, informações de especialistas em segurança da informação revelaram que o órgão sofreu uma invasão no último dia 20/10, um sábado quando não estava processando a NF-e. Os ciberativistas aproveitaram-se de uma vulnerabilidade dos firewalls e derruburam a rede da secretaria que processa outras aplicações como a Nota Fiscal Paulista e o sistema de crédito de IPVA.

Já a Sefaz-BA, garantiu que no estado baiano o processamento funcionou normalmente. “Ficamos sabendo que haveria ameaça de ataque aos serviços hoje e acompanhamos durante todo o dia o desempenho da nossa rede. Não houve nenhuma anormalidade”, disse Murilo Carneiro, diretor interino de TI da Sefaz-BA, que atualmente processa cerca de 600 mil NFe, somando os documentos que recepciona e autoriza para empresas instaladas no estado.

Especialistas em segurança da informação alegam que entre 11h30 e 12h30 o painel de disponibilidade do portal nacional da NF-e, mostrava que a BA estava com problema.

IDG Now!: Banda larga no Brasil cresce quase 60% em 12 meses


Serviço fechou o terceiro trimestre com 83 milhões de conexões, sendo 63,6 milhões de acessos móveis e 19,4 milhões de fixos


O Brasil fechou o 3º trimestre de 2012 com 337 milhões de acessos dos serviços de telecomunicações - o que inclui telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o crescimento foi de 13% frente ao 3º trimestre de 2011, com 39 milhões de novos acessos ativados desde o fim de setembro do ano passado até setembro de 2012.

A banda larga foi o serviço que mais cresceu na comparação com mesmo período de 2011, com aumento no número de acessos fixos e móveis em 58% no período de doze meses. O serviço fechou o terceiro trimestre com 83 milhões de conexões, sendo 63,6 milhões de acessos móveis e 19,4 milhões de fixos.

Também houve uma evolução significativa – de 81% – na cobertura da banda larga pelas redes 3G. Foram ativados 1 375 municípios entre o fim do 3º trimestre de 2011 e o mesmo período de 2012. As redes 3G já alcançaram 3 066 municípios em setembro deste ano, superando em mais de três vezes as obrigações do edital, que previam chegar a 928 municípios em abril de 2013.

Telefonias móvel e fixaA telefonia móvel foi o segmento que apresentou o maior crescimento em números absolutos, com a ativação de 31,6 milhões de novas linhas de celulares de setembro de 2011 ao fim do 3º trimestre de 2012, quando havia no País 259 milhões de telefones móveis. O crescimento frente ao terceiro trimestre de 2011 foi de 14%.

A telefonia fixa fechou o trimestre com um total de 43,4 milhões de linhas em funcionamento. Já o setor de TV por assinatura cresceu 29,4%, com 3,5 milhões de novos acessos desde setembro do ano passado. No fim do 3º trimestre de 2012, o Brasil somava 15,4 milhões de assinantes de TV paga.

INFO: TIM estima investir R$ 350 mi em 4G em 2013



São Paulo - A TIM Participações estima investir mais de 350 milhões de reais na infraestrutura de sua rede de telefonia móvel de quarta geração (4G) em 2013, afirmou à Reuters nesta terça-feira o diretor de suprimentos e logística da operadora, Daniel Hermeto.

A controlada do grupo Telecom Italia espera lançar comercialmente seus serviços de 4G na segunda metade do primeiro trimestre para as cidades-sede da Copa das Confederações, em linha com a exigência do governo de ter o 4G nessas localidades em abril.

As cidades que sediarão jogos da Copa das Confederações serão Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Belo Horizonte.

Para a cidade de São Paulo, importante região para o setor de telecomunicações no país, Hermeto afirmou que o 4G ficará para uma parte posterior da oferta dos serviços, já que a meta mais imediata é cumprir as exigências previstas no edital de licitação das radiofrequências que serão utilizadas para a quarta geração, realizada em junho pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

"São Paulo vai ser numa etapa posterior... O foco no primeiro momento é atender bem ao que nós fizemos compromisso junto à Anatel", afirmou Hermeto.

TI INSIDE: EMC adquire empresa de detecção de fraude e segurança na web



A EMC, fabricante de software e equipamentos para armazenamento de dados, assinou nesta terça-feira, 30, acordo para a compra da empresa de detecção de fraude e segurança na web Silver Tail Systems. Os termos financeiros do contrato não foram divulgados e a previsão é que o negócio seja concluído no quarto trimestre deste ano, mais ainda sujeito a certas condições de fechamento. Segundo a EMC, a compra não impactará os resultados financeiros do ano de 2012.

Após a finalização da transação, a Silver Tail será incorporada à divisão de segurança da fabricante de software, a RSA. O objetivo de ampliar a capacidade e recursos das soluções de proteção e verificação de identidade da unidade, bem como o portfólio da companhia em outras áreas.

Para o presidente do conselho de administração e vice-presidente executivo da RSA, Art Coviello, a aquisição é uma oportunidade para o cruzamento de recursos de big data e segurança. “Juntas, as empresas podem oferecer soluções atraentes para análise de big data e ajudar nossos clientes a obterem uma melhor visibilidade e controle de risco." 


TI INSIDE: Ganhos com adoção do conceito de TI verde vão além da redução de custos, diz analista



Com a difusão e o amadurecimento do conceito de TI verde — que prega o uso eficiente dos recursos na área de TI de maneira a mitigar os impactos sobre o meio ambiente — um número crescente de empresas tem procurado adotar as melhores práticas e soluções sustentáveis na sua cadeia de negócios. Chamadas também de tecnologias "verdes", elas são capazes, por exemplo, de diminuir emissões de dióxido de carbono (CO2) e baixar o consumo de energia, conforme ressalta o analista de pesquisa da Frost & Sullivan, Bruno Tasco. O executivo participou nesta terça-feira, 30, do Forum Green Tech, em São Paulo, evento promovido pela revista TI INSIDE e organizado pela Converge Comunicações.

De acordo com o analista, a eficiência na utilização de recursos de TI pode contribuir, e muito, para diminuir os impactos de uma empresa sobre o meio ambiente e ainda reduzir custos ao longo do tempo. Mas Tasco ressalta que os benefícios vão além do ganho financeiro. “Mais do que economizar, as organizações obtêm uma maior valorização de sua marca, bem como ganhos de eficiência e flexibilidade."

Segundo Tasco, a implantação de práticas sustentáveis nas empresas devem ter como base três pilares fundamentais: reciclagem do lixo eletrônico, economia de energia e a adoção de novas tecnologias aliadas a políticas de trabalho. Em relação ao primeiro aspecto, o executivo salienta que ainda há um grande desafio a ser superado. “Conscientizar os funcionários sobre a importância de destinar corretamente esse tipo de material”.

Com relação a economia de energia, o analista ressalta que os grandes “vilões” do elevado consumo, e que consequentemente geram maior custo, são os data centers. Neste caso, Tasco aconselha as empresas a implementar ações como virtualização de servidores, substituição de monitores de tubo por LCD e o uso de sistema de energia solar, bem como a utilizar hardware e software inteligentes, ou seja, que exijam menos necessidade de resfriamento. Outro fator importante na adoção de práticas sustentáveis, apontado por ele, é combinar a tecnologia com uma mentalidade de negócios diferenciada. “Tecnologias como assistência remota, videoconferência e mobilidade contribuem para diminuir o deslocamento dos funcionários e, assim, para a redução da emissão de gases do efeito estufa”, conclui. 

Folha: Microsoft promete devolver dinheiro de quem pagou a mais por Windows 8


Após informar que a atualização para o Windows 8 Pro custaria R$ 69, mas começar a vendê-lo por R$ 83, a Microsoft anunciou nesta terça (30) que irá devolver todo o dinheiro dos consumidores que adquiriram o software com preço errado.

De acordo com a nota, os consumidores terão ressarcimento por meio do mesmo modo de pagamento que utilizaram para comprar o Windows 8. Ainda segundo a empresa, a licença adquirida não será afetada pela devolução do dinheiro, que deve acontecer em até 30 dias.

Tela do Windows 8; donos de PCs podem 
baixar a versão Pro por R$ 69 no site da empresa 

O Procon disse que a Microsoft será notificada pelo erro, que foi corrigido um dia após ter sido detectado, e de o site ter ficado fora do ar por algumas horas.

Leia a íntegra da nota abaixo.

*
A Microsoft informa que reembolsará integralmente os clientes que adquiriram no site de Windows a versão para download da licença de atualização (upgrade) do Windows 8 Pro por um valor acima do valor anunciado de R$ 69,00.

A restituição do valor será feita pelo mesmo método de pagamento escolhido pelo cliente no momento da aquisição e ocorrerá até o fechamento da próxima fatura - no caso de pagamento feito via cartão de crédito --ou em até 30 (trinta) dias-- se foi feito via PayPal.

A operação de reembolso não afetará a licença do Windows 8 Pro adquirida por tais clientes no dia 26 de outubro último.

Eventuais dúvidas poderão ser direcionadas ao atendimento a clientes da Microsoft no telefone 0800-047-4688, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

TI INSIDE: Megaempreendimento em SP usa tecnologia para prover sustentabilidade



Mais um megaempreendimento imobiliário começa a nascer na cidade de São Paulo, só que desta vez com a promessa de modificar os parâmetros de qualidade em construções multiuso — que reúne em um único lugar emprego, comércio, serviços e lazer —, tendo como principal apelo a sustentabilidade. Trata-se do complexo Parque da Cidade, que será erguido na zona sul da capital paulista, o qual terá 595 mil metros quadrados, com cinco torres corporativas, um prédio comercial e dois residenciais, shopping e hotel, além de um parque linear de 62 mil metros quadrados aberto ao público e dotado de infraestrutura de serviços e lazer, como restaurantes, bares, ciclovia e pista de cooper.

Já em fase de escavações, o projeto vai ocupar um terreno de 80 mil metros quadrados entre a Marginal do Pinheiros e o futuro prolongamento da Avenida Chucri Zaidan, no Brooklin, em uma das regiões mais disputadas pelo mercado imobiliário na cidade. A previsão é que demore de oito a dez anos para ficar totalmente pronto e deve gerar um valor geral de vendas (VGV) de R$ 4 bilhões, segundo a Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR), responsável pelo projeto.

A previsão de entrega da sua primeira fase é para meados de 2015, conforme explica Selma Rabelo da Odebrecht Realizações Imobiliárias. Segundo ela, o Parque da Cidade é um dos 18 projetos no mundo que integram o programa “Climate Positive Development Program”, criado pelo C40 (Climate Leadership Group) em parceria com a Fundação Clinton, com o objetivo de lidar com os desafios de urbanização desenfreada e mudança climática. O CPDP inclui os melhores projetos em todo o mundo que tenham a proposta de conseguir saldo climático positivo, sem aumentar emissões de carbono, através de desenvolvimento economicamente viável e ecologicamente sustentável.

Além de integrar o programa CPDP, o projeto Parque da Cidade segue parâmetros da LEED ND, (Leadership in Energy and Environmental Design), sistema de certificação e orientação ambiental de edificações, criado pelo US Green Building Council, organização sem fins lucrativos dedicada a projetos de edificações e construções sustentáveis. Ele é o selo referência em gestão ambiental e urbanística de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil.

O Parque da Cidade será controlado por um sistema interativo com tecnologia ICT (Information and Technology Communication), que informará em tempo real o consumo de água, energia e condições de trânsito e tempo. Na prática, o complexo é formado por construções sustentáveis que levam em conta itens como eficiência energética, consumo e conservação de água e gerenciamento de resíduos. Conforme explica Jayme Spinola, da Si2 - Soluções Inteligentes Integradas, que fornece consultoria de ICT para o projeto, toda a tecnologia é voltada para a sustentabilidade. A ideia, segundo ele, é transformar o Parque da Cidade em uma smart facility de modo que seja o embrião para a cidade do futuro.
Spinola conta que desde o início buscou-se uma atualização tecnológica muito forte. O sistema é composto por infraestrutura e redes, sistemas e serviços e canais de mídia, tudo interligado. Ele contempla desde sistema de controle de estacionamentos, de gestão de resíduos, controle de acessos, redes fixa e sem fio privadas, distribuição de telefonia fixa e móvel até quiosques de informação, totens e portal, entre outros recursos. A ideia, diz ele, é permitir também o acesso aos dados por diferentes tipos de usuários — residentes, proprietários, visitantes, funcionários e os chamados facilities manager, que administram o parque.

O consultor explica que o maior desafio do projeto de ICT será desenvolver um modelo financeiro, que garanta a operação futura do sistema, sem aumentar os investimentos de incorporação, nem as taxas condominiais a serem pagas pelos ocupantes. Até o momento, no entanto, a principal dificuldade apontada por Spinola na execução do projeto de ICT tem sido a integração com websites públicos para que possa disponibilizar informações sobre condições de tráfego, informações sobre transportes públicos, entre outros.

O estudo de caso do projeto foi apresentado nesta terça-feira, 30, do Forum Green Tech, em São Paulo, evento promovido pela revista TI INSIDE e organizado pela Converge Comunicações. 

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: Maior supercomputador dos EUA usa processadores gráficos



O supercomputador Titan tornou-se não apenas o maior dos EUA - e eventualmente do mundo - como também será o maior supercomputador voltado exclusivamente para pesquisas científicas. [Imagem: ORNL]

Supercomputador de GPUs

Titan é o nome do mais novo supercomputador norte-americano, que acaba de ser inaugurado no Laboratório Nacional Oak Ridge, ligado ao Departamento de Energia.

A grande novidade é que o supercomputador utiliza processadores gráficos, as chamadas GPUs (unidades de processamento gráfico, na sigla em inglês) criadas para jogos de computador e hoje presentes em todas as placas gráficas mais avançadas.

O sistema híbrido GPU/CPU levou a capacidade do Titan ao incrível patamar de 20 petaflops - mais de 20.000 trilhões de cálculos por segundo.

É algo como se cada um dos 7 bilhões de habitantes da Terra fosse capaz de fazer 3 milhões de cálculos por segundo.

O novo supercomputador Cray XK7 contém 18.688 nós, cada um contendo uma CPU AMD Opteron 6274 de 16 núcleos, e um processador NVIDIA Tesla K20.

A combinação das CPUs (unidades centrais de processamento), a base tradicional dos computadores, com as GPUs, permitiu que o Titan ocupasse o mesmo espaço que seu antecessor Jaguar, com um acréscimo apenas marginal no consumo de eletricidade.

Supercomputador científico

O Titan é na verdade o resultado de uma reforma completa do Jaguar, que era o maior supercomputador dos EUA, com um consumo de energia de 7 MW.

O Jaguar usava apenas CPUs, e chegava a um pico de processamento de 1,75 petaflops.

"Um dos maiores desafios dos supercomputadores de hoje é o consumo de energia," disse Jeff Nichols, do ORNL. "A combinação de GPUs e CPUs em um único sistema requer menos energia do que os processadores isolados."

O Titan foi equipado com mais de 700 terabytes de memória.

Ele será usado principalmente para pesquisas em energia, mudanças climáticas, motores mais eficientes e desenvolvimento de novos materiais.

INFO: Evento discute como será a próxima geração da internet

Por Vanessa Daraya, de INFO Online


São Paulo - Começou hoje (30) o evento ´Openflow: a próxima geração da Internet?´ promovido pela rede acadêmica Ansp (Academic Network at São Paulo) no Instituto de Física Teórica da Unesp, em São Paulo. A reunião irá até o dia 1º de novembro.

Em nota divulgada pela Unesp, Carlos Coletti, coordenador do Grupo de Redes da Assessoria de Informática da Unesp, o evento é uma oportunidade para a troca de experiências sobre o cotidiano acadêmico que é diferente do mundo corporativo.

O encontro terá cursos, palestras e workshops. A ideia é estimular a troca de experiências e ferramentas entre as universidades e empresas de tecnologia. O destaque está no protocolo Openflow, cujo intuito é facilitar o gerenciamento de redes virtuais.

Além do Openflow, o encontro discute outras tecnologias, como redes verdes, de baixo consumo energético e não poluentes. A reciclagem e equipamentos usados nas redes e a computação em nuvem também estão em pauta. 

INFO: Anonymous congestiona emissão de NF-e e site do Banco do Brasil



São Paulo - O serviço de emissão de nota fiscal eletrônica e o site do Banco do Brasil permanecem instáveis em diferentes regiões no Brasil.

De acordo com a página do coletivo hacker Anonymous Brasil, que afirma planejar uma quantidade significativa de acessos simultâneos ao sistema e congestionar o serviço, o objetivo é "chamar atenção povo brasileiro que anda acomodado".

Os interessados podem acessar o site da Receita Federal para acompanhar a disponibilidade dos serviços de validação das notas fiscais.

Até o momento, comerciantes de Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul sofrem com a instabilidade do sistema. Algumas pessoas também reclamam pelo Twitter que estabelecimentos na Bahia também deixaram de emitir a Nota Fiscal Eletrônica.

INFO: Brasil supera 60 milhões de usuários no Facebook

Por Vinicius Aguiari, de INFO Online

Hoje, segundo maior mercado para a companhia, 
país deve ser superado pela Índia em breve

São Paulo – O Brasil superou a marca de 60 milhões de usuários cadastrados no Facebook, segundo números do site Social Bakers.

Com isso, o país aparece na segunda posição entre os mais populosos dentro da rede social, atrás apenas dos EUA, que contam com 167 milhões de usuários.

Entretanto, o Brasil deve, em breve, ser superado pela Índia, terceiro colocado do ranking –hoje, são 60,6 milhões de brasileiros contra 60,5 milhões de indianos no serviço.

Porém, o taxa de crescimento da Índia é maior do que a do Brasil neste momento – 17% contra 12%. Ao mesmo tempo, o Facebook possui uma penetração menor naquele país, de apenas 5% contra 30% no Brasil. Ou seja, o mercado indiano tem maior potencial de crescimento.

Indonésia, com 50,4 milhões, e México, com 39,3 milhões, completam o time dos cinco países mais populosos dentro da rede social.

O Facebook é a maior rede social da atualidade com mais de 1 bilhão de usuários cadastrados, cerca de 11% da população mundial.

TI INSIDE: França ameaça criar lei específica para o uso de conteúdo de jornais pelo Google



O governo francês admite criar uma legislação específica para regulamentar o uso de conteúdos de sites de notícias por sites de buscas na internet. A medida teria como objetivo coibir a utilização desses conteúdos por serviços como o Google News sem que as empresas de jornais e revistas sejam devidamente remuneradas. Ultimamente o Google vem sendo criticado duramente pelo uso "indevido" desses conteúdos. Os jornais brasileiros, por exemplo, decidiram recentemente abandonar o serviço de notícias do Google, justamente por não receberem nada pelo uso de seus conteúdos.

A possibilidade de criar uma legislação específica para regulamentar a questão foi aventada pelo próprio presidente da França, François Hollande, na segunda-feira, 29, durante reunião com o CEO do Google, Erich Schmidt, conforme noticiou o The Wall Street Journal. As empresas de mídia francesas fizeram um pedido formal, no mês passado, para que o governo elabore uma lei sobre o uso de conteúdo por terceiros, caso o Google não chegue a acordo sobre a remuneração.

Hollande externou ao CEO que deseja que o Google e as empresas cheguem a um acordo antes do fim do ano. "O diálogo e a negociação entre os parceiros parecem ser a melhor opção, mas se for necessário, uma lei poderia encerrar este assunto", disse Hollande a Schmidt, de acordo com comunicado divulgado após a reunião. O Google não comentou sobre a conversa com o presidente francês, mas adiantou que excluirá os jornais do país do serviço de notícias se tal lei for criada.

Ao ameaçar de exclusão os jornais franceses, o Google joga com a queda no tráfego que os sites destes jornais terão. Resta saber como eles reagirão, pois no Brasil a Associação Nacional de Jornais (ANJ) considerou positiva a saída dos jornais do Google News, já que, segundo eles, a perda de tráfego foi inferior a 5%. 

Governo do Estado da Bahia: Oficina promove capacitação para acessibilidade na Copa 2014



A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia (SJCDH), por meio da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef) e em parceria com a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014(Secopa), promove nestas terça e quarta-feira (30 e 31), no Hotel Vila Mar, em Amaralina, na capital, a Oficina de Promoção da Acessibilidade na Copa 2014. 

O objetivo é capacitar técnicos e gestores públicos na promoção da acessibilidade nos megaeventos esportivos, que serão realizados nos próximos anos, na Bahia. A meta é atingir 250 profissionais envolvidos nos projetos de acessibilidade de diversos locais da cidade como Centro Histórico de Salvador, Pelourinho e Farol da Barra.

Como a capital baiana será sede dos megaeventos esportivos Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014, o Governo do Estado assumiu a responsabilidade de desenvolver políticas públicas que tenham a acessibilidade como eixo fundamental. Por isso, está andamento o Plano de Acessibilidade, que foi detalhado pelo chefe de gabinete da Secopa, Liliam Pitanga.

“A atenção especial para a acessibilidade faz parte do Plano de Legados da Copa e está diretamente ligada à inclusão social, que é um dos mais importantes legados para a Secopa”, explicou Pitanga. Ela enfatizou ainda os aspectos importantes, que atenderão aos portadores de necessidades especiais durante os jogos, e permanecerão como legados físicos para a cidade como o piso tátil, o alargamento das calçadas e as sinalizações audiovisuais no entorno da Arena Fonte Nova e no Centro Histórico, além da infraestrutura da Arena Fonte Nova, que terá cadeiras e elevadores especialmente adequados.

Vitória

A abertura do evento contou com a participação do secretário da Justiça, Almiro Sena, da chefe de gabinete e da coordenadora de Projetos da Secopa, Liliam Pitangae Adriana Diniz, respectivamente, do superintendente e da diretora de Acessibilidade e Políticas Públicas da Sudef, Alexandre Baroni e Marília Cavalcante, e da superintendente de Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Marilia da Graça Ferreira. 

O superintendente Alexandre Baroni ressaltou a importância do trabalho realizado pela Sudef, que ele reconhece como uma vitória alcançada pelos portadores de necessidades especiais. 

O secretário Almiro Sena também reforçou a satisfação com o trabalho em desenvolvimento, ressaltando a importância da colaboração da população para que todos os pleitos sejam atendidos. “Muitas outras demandas serão atendidas, mas é preciso que todos façam a sua parte e tenham um compromisso com acessibilidade e façam disso o seu cotidiano”.