sexta-feira, 11 de julho de 2014

G1 - Justiça anula 'justa causa' de mulher demitida por criar grupo no WhatsApp

G1 - Justiça anula 'justa causa' de mulher demitida por criar grupo no WhatsApp

WhatsApp Facebook (Foto: AP)
A Justiça anulou a demissão por justa causa de uma mulher que foi mandada embora de uma loja por ter criado um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp, usado pelos funcionários para falar mal dos chefes. Agora, a companhia terá que pagar à ex-funcionária todas as verbas rescisórias.

Daniela Machado de Souza ocupou o cargo de subgerente da loja de celulares e artigos telefônicos Lig Celular, no Distrito Federal, de março e agosto de 2013. Para organizar o trabalho, ela criou um grupo no aplicativo de bate-papo.

Por meio do app, é possível enviar não só mensagens de texto mas também notas de áudio, fotos e vídeos. Pelo seu potencial de atrair usuários, o serviço de mensagens instantâneas foi comprado pelo Facebook por US$ 16 bilhões, em um negócio que pode chegar a US$ 19 bilhões.

A Lig Celular não viu o grupo de conversa com bons olhos. Demitiu Daniela por justa causa. Argumentou que a subgerente deu apelidos pejorativos a uma das funcionárias e ao diretor executivo da companhia. Para a empresa, as mensagens eram “atos lesivos à honra e a boa fama” da Lig Celular.

Celulares particulares
A juíza Rosarita Machado de Barros Caron, da 2ª Vara do Trabalho de Taguatinga (DF), entendeu que não há provas de que ex-funcionária ofendeu outros funcionários nem que tinha responsabilidade pelo que os outros falavam pelo grupo. Daniela “não controlava as conversas do grupo, visto que os celulares eram particulares”, afirmou a juíza, em sentença de junho deste ano.

“Os trechos extraídos das mensagens e transcritos na peça defensiva, ao contrário do que pretendia demonstrar a Reclamada [Lig Celular], não indica que a Reclamante [Daniela] tenha realizado quaisquer manifestação pejorativa a algum empregado ou preposto da empresa”, afirmou a juíza.

Contou a favor da decisão o depoimento de duas testemunhas da Lig Celular. Uma delas afirmou que Daniela não fez comentários sobre seus superiores. Outra não fazia parte do grupo no WhatsApp, porque não possuía sequer um smartphone.

A juíza indicou ainda que Daniela não tinha o dever de repreender seus subordinados caso falassem mal dos chefes. “Registre-se, ainda, que a Reclamante, enquanto gerente da empresa, não tinha direito ou obrigação de censurar o teor das conversas havidas dentro do grupo pelo celular, dado o próprio caráter privado da troca de informações em questão e do direito à livre manifestação de pensamento assegurado também pela Carta Constitucional.”

Com a reversão da demissão por justa causa, a empresa terá de pagar as verbas rescisórias à ex-empregada, como aviso prévio de 30 dias e multa fundiária de 40%, além do FGTS, férias e décimo terceiro proporcionais.

INFO: Casal chinês vende filhos para manter vida em jogos online

 INFOCasal chinês vende filhos para manter vida em jogos online 

A Hui, pai das crianças que foram vendidas
Um casal chinês vendeu um de seus filhos, ainda bebê, para poder comprar itens virtuais dentro de jogos.

Segundo o site Games In Asia, o casal A Hui e A Mei (nomes abreviados), venderam seu segundo filho para sustentar o vício do pai em games online. A esposa disse a uma TV local que a maior parte da renda da família era direcionada para comprar itens nos jogos, e que os dois achavam que não teriam condições de manter essa vida e criar o filho - então preferiram vender a criança.

Hui e Mei já haviam feito isso antes: a primeira gravidez do casal foi indesejada e eles "não tinham intenção de dar apoio financeiro" à criança, o que fez com que a vendessem para mercadores de bebês locais.

O tráfico de seres humanos é crime punível com morte na China. Crianças compradas dessa forma são revendidas para outros casais dentro do país e até orfanatos, para que as crianças possam ser adotadas por famílias do exterior. O país também tem um sério problema de vício em jogos online, assim como a Coreia do Sul.

Olhar Digital: Concurso elege as melhores fotos feitas com drones

Olhar Digital: Concurso elege as melhores fotos feitas com drones:

Um concurso organizado pelo site Dronestagram, foi criado para eleger as melhores fotos tiradas com drones. O concurso recebeu imagens do mundo todo e deu prêmios para o 1º, 2º e 3º lugares em duas categorias, sendo uma delas votada pelo site e pela National Geographic, enquanto a outra foi eleita por votação popular, contando o número de curtidas na página do Facebook.

Primeiro, ficam as fotos votadas pelo Dronestagram e a National Geographic:

1º Lugar - Capungaero


2º Lugar - Jericsaniel


3º Lugar - Drone-CS


Também foram premiadas fotos eleitas por votação popular:

1º Lugar - PostAndFly


2º Lugar - Jams69


3º Lugar - IceFire


Entre os prêmios recebidos pelos vencedores estão drones e ampliações de alta qualidade das fotografias.
Fonte: "Olhar Digital: Concurso elege as melhores fotos feitas com drones." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 11 July 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/4299





Olhar Digital: Análise: ICQ é tão bom quanto WhatsApp

Olhar Digital: Análise: ICQ é tão bom quanto WhatsApp:




Uma das mais antigas ferramentas de comunicação da internet, o ICQ andava esquecido até lançar a versão 8, nesta semana, que o colocou em pé de igualdade com produtos como WhatsApp, Viber, WeChat e Skype. A possibilidade de se conectar através de um número de telefone, fazer chamadas em vídeo, trocar stickers, entre outras coisas, deu mais peso para o ICQ, mas vale a pena baixá-lo?

O ICQ é bom. No smartphone, funciona de forma rápida e sem engasgar. Tem um visual limpo e funcionalidades que atualmente precisam estar num comunicador: chat individual, em grupo, em vídeo, troca de imagens e vídeos, uma boa variedade de pacotes de stickers (inclusive um só de memes que deixa a conversa mais interessante).

Dá para conversar até com quem não usa o aplicativo, de forma gratuita, porque o contato recebe um sms com o conteúdo. E a resposta vem no ICQ, e não no app padrão do aparelho. Há também a possibilidade de enviar qualquer tipo de arquivo, seja PDF, DOC, JPG etc.

É possível baixar o ICQ no computador ou usar o serviço pelo navegador e falar também com os contatos do Facebook por ele. Quem tem site pode disponibilizar o ICQ por meio de um plug-in e usá-lo para aumentar o tráfego e a permanência dos visitantes.

Tudo isso e, se você está na faixa dos 25 anos, ainda vai gostar de ouvir o nostálgico "oh-ow" sempre que receber uma mensagem. O ICQ só tem um problema sério: a base de usuários. O serviço pode ser muito útil no desktop, mas no celular a concorrência é muito acirrada, principalmente porque o mercado tem um serviço dominante que é o WhatsApp.

Quando baixei o ICQ, tive de pedir a amigos que o baixassem também para que eu conseguisse testá-lo. A reação geral foi positiva, mas a maioria das pessoas depende de outro aplicativo para chegar aos contatos.

Dá pra arriscar que ele representa um perigo para o WhatsApp, mas é difícil imaginar que um dia haverá tanta força para destroná-lo. Se bem que, com o lançamento da versão atual, o ICQ chagou ao topo nas lojas de aplicativos, com 100 registros por minuto só no Brasil... será que é um começo?


Olhar Digital: Samsung enfrenta novas acusações de trabalho infantil em fábricas

Olhar Digital: Samsung enfrenta novas acusações de trabalho infantil em fábricas:


A Samsung pode ter problemas com relação a trabalho infantil na China. A organização China Labor Watch, que combate o emprego de mão de obra de menores de idade, alega ter encontrado vários irregularidades na Shinyang Electronics, um dos fornecedores de componentes para a coreana.

Em resposta às acusações, a Samsung diz já estar investigando com urgência a situação para “tomar as devidas providências de acordo com nossas políticas de prevenção a qualquer caso de trabalho infantil nos nossos fornecedores”, segundo um comunicado divulgado.

A Shinyang Electronics teria o hábito de contratar menores temporariamente, por períodos de 3 e 6 meses, em períodos muito movimentados, quando há urgência por mão de obra. Nestes casos, a empresa traz crianças e estudantes para trabalho na fábrica. Estes jovens trabalhariam por 11 horas ao dia, mas recebem apenas por 10 delas.

A empresa em questão é responsável pela produção de capas para celulares e outros componentes utilizados nos smartphones da coreana.

De acordo com a China Labor Watch, os menores encontrados nas fábricas tinham 15 anos e estavam usando documentos de outras pessoas.

A Samsung diz que conduz inspeções e monitora seus fornecedores frequentemente para garantir que este tipo de situação não aconteça.

Olhar Digital: Em vídeo, Dilma promete internet rápida e barata para todos

Olhar Digital: Em vídeo, Dilma promete internet rápida e barata para todos:


Faltando três meses para as eleições, a presidenta Dilma Rousseff já começou a fazer promessas de campanha relacionadas a tecnologia. A primeira delas foi divulgada nesta quinta-feira, 10, pelo Facebook: internet rápida, barata e segura para todos por meio de um programa chamado “Banda Larga para Todos”.

A chefe de estado foi categórica ao afirmar que o plano é promover a universalização do acesso de todos os brasileiros.

Segundo o vídeo publicado na rede social, o programa vai além de levar o acesso a quem não tem ainda. A ideia é estimular também a ampliação da infraestrutura para difusão da fibra óptica, que poderia garantir velocidades de acesso maiores.

Dilma lembra de que a internet não é apenas um espaço para socialização, mas que pode ser uma ferramenta importante para educação, participação nas decisões do governo e também o lazer.

Com ou sem eleição, a reforma na estrutura de internet viria bem a calhar. Recentemente, o Olhar Digital aproveitou a Copa do Mundo para fazer uma brincadeira comparando a velocidade da rede em cada um dos participantes do torneio. Com muito atraso, o Brasil ficou no fundo do ranking, com o posto de 4ª pior internet entre os países na competição, sem contar cinco cujos dados não foram disponibilizados pela Akamai.

Olhar Digital: Operação da Microsoft contra o cibercrime liberta 4,7 milhões de PCs

Olhar Digital: Operação da Microsoft contra o cibercrime liberta 4,7 milhões de PCs:


A Microsoft recentemente participou de uma ação de combate ao cibercrime que acabou considerada a mais bem sucedida da história. O resultado do ataque a cibercriminosos teria libertado 4,7 milhões de computadores que estavam sendo comandados por uma botnet. O Brasil era um dos países com maior número de máquinas infectadas, acompanhado por Índia, Paquistão, Egito, Argélia e México.

Pelo menos outros 4,7 milhões de computadores infectados também foram identificados, mas muitos ainda devem estar sob o controle do cibercriminoso.

A empresa, por meio de Richard Domingues Boscovich, um dos diretores da unidade de combate ao crime digital da Microsoft, diz que os endereços de IP dos infectados serão repassados aos governos locais com o intuito que eles ajudem os usuários a remover estes vírus.

Para localizar os PCs afetados, a Microsoft interceptou o tráfego de uma empresa chamada Vitalwerks, que estaria sendo usada pelos cibercriminosos para comandar as máquinas infectadas.


A Vitalwerks, no entanto, acabou não ficando nem um pouco satisfeita com o modo de operação da Microsoft, que acabou interferindo severamente nos serviços oferecidos pela empresa. Cerca de 1,8 milhões de clientes ficaram sem serviço por vários dias devido à ação. A Vitalwerks diz que teria colaborado com a Microsoft, que pediu desculpas pelos transtornos, caso houvesse uma conversa, sem necessidade de derrubar o serviço dos clientes legítimos.

A operação começou no dia 30 de junho e tinha permissão jurídica para acontecer, mesmo com os problemas. A Microsoft mirava softwares maliciosos conhecidos como Bladabindi e Jenxcus, criados e distribuídos por desenvolvedores no Kuwait e na Argélia.

Olhar Digital: Relógio inteligente da LG começará a ser vendido no Brasil neste mês

Olhar Digital: Relógio inteligente da LG começará a ser vendido no Brasil neste mês:




O Android Wear não deve demorar muito para chegar ao Brasil, e o primeiro dispositivo a chegar ao mercado nacional deve ser o G Watch, da LG. A empresa confirmou ao Olhar Digital os planos de iniciar as vendas do relógio inteligente ainda no mês de julho.

A coreana realizará um evento no dia 22 de julho em São Paulo, onde apresentará seu novo smartphone top de linha, o LG G3. A ocasião também deve ter mais informações sobre o relógio de pulso.

O lançamento “global” (não realmente mundial) do LG G Watch aconteceu em 8 de julho, quando começou a ser vendido em 12 países. Na ocasião, a empresa também informou que outros 15 devem receber o produto em breve, incluindo o Brasil.

A empresa diz que os preços ainda serão anunciados localmente, o que signfica que ainda não está confirmado o valor de venda no Brasil. Por enquanto, sabe-se apenas seu preço nos Estados Unidos: US$ 230. 

O relógio depende de conectividade com o celular para suas funções inteligentes, como todos os aparelhos com Android Wear. O pareamento requer a versão 4.3 do Android ou superior. O aparelho tem uma tela de 1,65 polegadas, com um processador Snapdragon 400 de 1,2 GHz, 4 GB de armazenamento e 512 MB de memória RAM e bateria de 400 mAh.

Olhar Digital: Microsoft alerta para fim do suporte base do Windows 7 em 6 meses

Olhar Digital: Microsoft alerta para fim do suporte base do Windows 7 em 6 meses:


Conforme entramos no segundo semestre de 2014, a Microsoft decidiu emitir um alerta a seus usuários lembrando do fim do suporte base de muitos dos seus produtos, entre os quais está o tão popular Windows 7. O sistema operacional deve perder o suporte base a partir de 13 de janeiro de 2015, ou seja, em cerca de seis meses.


Isso não significa que o Windows 7 será abandonado, como aconteceu recentemente com o XP. A sétima versão do sistema ainda tem o suporte estendido pela frente até 2020. Isso vale para qualquer edição do software, seja voltada para usuários domésticos, seja para clientes corporativos.

O fim do suporte base significa que a Microsoft abre mão de lançar novos recursos para o Windows 7, mas ainda se compromete a lançar atualizações frequentes de segurança por mais cinco anos. Só então o sistema será abandonado.

A empresa também alerta para o fim do suporte base de outros produtos, como o Windows Phone 7.8, que se encerra em 9 de setembro de 2014, ou daqui a dois meses. Novamente, ele também continuará recebendo updates de segurança.

Você pode conferir a lista completa de produtos da Microsoft com suporte se encerrando até o fim do semestre clicando neste link.

Olhar Digital: LG promete TV de 60 polegadas que poderá ser enrolada




A LG mostrou nesta quinta-feira, 10, dois modelos de telas que pretende usar para montar televisores e monitores no futuro. Ambos têm 18 polegadas, sendo um flexível e o outro, 30% transparente.

O flexível tem 1200x810 pixels, com quase 1 milhão de megapixels, podendo ser enrolado a um raio de 3 centímetros sem perda de funcionalidade. A empresa diz que será possível fazer TVs enroláveis com mais de 50 polegadas.

Para alcançar essa curvatura, a LG substituiu o plástico que fica na traseira da tela por um filme de poliamida - que também ajudou a diminuir a espessura do painel.

"Estamos confiantes de que, até 2017, vamos desenvolver com sucesso um painel OLED Ultra HD flexível e transparente com mais de 60 polegadas, que terá mais de 40% de transparência e um raio de curvatura de 100r", escreveu In-Byung Kang, um dos vice-presidentes da LG.