quarta-feira, 2 de outubro de 2013

SECOM - BA: Projeto Louco por Ciência e Tecnologia Inicia inscrições para segunda edição

Projeto Louco por Ciência e Tecnologia Inicia inscrições para segunda edição



O Parque Tecnológico da Bahia iniciou as inscrições para a segunda edição do projeto ‘Louco por Ciência e Tecnologia’, que vai acontecer no dia 9 de outubro, às 18h, com o objetivo de promover a interação entre os universitários da área de tecnologia e a instituição.

Durante o evento, gratuito, os estudantes das áreas de tecnologia da informação (TI), engenharia da computação e sistema de informação terão a oportunidade de conhecer mais sobre as tecnologias e inovações desenvolvidas no Parque por meio da participação de empresas multinacionais como a IBM, PT inovação e Ericsson, além das empresas locais JusBrasil, ZCR e Softwell.

Os participantes também poderão cadastrar currículos para vagas de estágio oferecidas por algumas empresas do Parque, além de concorrerem à participação em minicursos específicos da área de TI, como desenvolvimento de plataformas para IOS, WEB, entre outros.

As inscrições podem ser feitas na fanpage da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), coordenadora do evento, até o dia 7 de outubro. As vagas são limitadas. Haverá área de games, música ao vivo e direito ao certificado de participação.

Na primeira edição, o projeto recebeu 600 alunos da área de TI no Parque Tecnológico da Bahia. Em apenas 10 dias de campanha de divulgação online, foram realizadas mais de 1,2 mil inscrições.

Fonte: "Projeto Louco por Ciência e Tecnologia inicia inscrições para segunda edição — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. N.p., n.d. Web. 2 Oct. 2013. .

SECOM - BA: Parque Tecnológico completa um ano e é um dos principais centros de pesquisa do país


Foto: Adenilson Nunes/GOVBA

Em um ano de implantação - completado no último mês de setembro - o Parque Tecnológico da Bahia está entre os 13 mais estruturados do Brasil, tendo em funcionamento 26 empresas e instituições que desenvolvem produtos e pesquisas aplicadas no Tecnocentro, primeiro prédio construído, onde trabalham 450 pessoas em projetos diversificados. 

“Este é o primeiro parque totalmente estruturado no Norte e Nordeste, seja pelo ponto de vista cientifico ou pela estruturação física. Com um ano de implantação já possuímos empresas como IBM, Imbra, Portugal Telecom, que são multinacionais e outras empresas incubadas. Isso nos dá uma variação grande, além de incorporar conhecimento cientifico produzido aqui na Bahia”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Informação, Paulo Câmera. 

Em parceria com a Secti, a empresa Lsitec Nordeste, está construindo um protótipo de equipamento que vai proporcionar o acesso à internet de banda larga aos moradores de áreas rurais do estado. O projeto, em desenvolvimento há seis meses, deve entrar em fase de teste em 2015, como explica o engenheiro eletricista, Ilan Souza. Segundo ele, o que se pretende é possibilitar o acesso à internet “mesmo em regiões com pouca densidade populacional, a exemplo das áreas rurais. O projeto vem sendo desenvolvido nesta parceria com a Secti e esperamos, em breve, já ter o protótipo definido e em um futuro próximo desenvolver o produto”.

Ampliação

Até dezembro mais 13 empresas devem se instalar no local, ampliando assim a integração cientifica. A troca de informações entre as instituições gera conhecimento e aumenta a capacidade de criação, a exemplo da ferramenta idealizada pela empresa Softwell Solutions. 

Com o aplicativo é possível fazer compra via internet, em estações de metrô ou aeroportos, que possuam prateleiras digitais, por meio de dispositivos móveis, como celulares e computadores portáteis. De acordo com o coordenador de serviços da Softwell, Adriano Barbosa, as inovações tecnológicas desenvolvidas pela empresa atendem ao mercado nacional e internacional.

Ele afirma que o Parque é muito importante para a visibilidade da empresa. “Percebemos um fortalecimento do mercado de tecnologia na Bahia e conseguimos unir empresas baianas com empresas internacionais e isso nos dá um conhecimento e visibilidade muito grande. Promove uma troca de informações entre as empresas o que faz com que consigamos evoluir cada vez mais com nossos produtos e serviços, por isso, ter este apoio é fundamental”.

Novas parcerias incluem empresa cubana e Universidade de Campinas

Segundo o secretário Paulo Câmera, a próxima etapa do Parque contempla a implantação do complexo de equipamentos dinamizadores, com laboratórios compartilhados voltados principalmente para áreas de biotecnologia e saúde. “Em breve estaremos entre os mais especializados do país”.

Ele enfatiza que o grande foco do Parque é biotecnologia na área de saúde. “Nós já temos a Bahiafarma, fazendo uma grande fábrica de medicamentos voltados para consumo da comunidade carente, e agora estamos trazendo uma empresa cubana e um centro de biotecnologia em parceria com o Centro de Tecnologia Estratégica do Nordeste, a Universidade de Campinas Unicamp -, uma das maiores universidades do país com bioinformática, o Senai/Cimatec, com microinformática. Tudo isso traz um processo de transformação que pode nos colocar nos próximos dez anos na ponta de algumas pesquisas nacionais”.

Edital

A Secti lançou o edital para a instalação de incubadoras de empresas criativas. As empresas podem se inscrever até o dia 18 deste mês pela internet e acessar o conteúdo. O edital é gratuito e aberto para empresas que desenvolvam produtos ou serviços nas áreas digital - como games e multimídia, audiovisual, design, fotografia e música - e façam uso intensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A incubadora do Parque, Áity Criativa, vai atuar na preparação desses novos empreendimentos.

Fonte: "Parque Tecnológico completa um ano e é um dos principais centros de pesquisa do país — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. N.p., n.d. Web. 2 Oct. 2013. .

Olhar Digital: Para evitar crimes, Senado aprova venda mais rígida de celulares pré-pagos



O controle na venda de celulares pré-pagos pode ficar mais rígido para dificultar o uso desses aparelhos em ações criminosas. A medida está prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 444/2012, aprovado nesta terça-feira (1º) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT). 

A proposta, de autoria do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), exige que o comprador do celular compareça pessoalmente à loja, com documento de identidade original, para ser cadastrado pelas operadoras. A ideia do autor é dificultar a realização de crimes com a utilização dos celulares pré-pagos, vendidos indiscriminadamente sem cumprir as normas de cadastro.

“É importante lembrar que, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o país possuía, em julho de 2012, nada menos que 208,9 milhões de acessos pré-pagos em operação”, afirmou Lopes em sua justificativa.

A Lei 10.703/2003, que rege os cadastros, não estabelece o comparecimento pessoal para a realização do cadastro de usuário do celular pré-pago, apenas exige o documento de identidade e o cadastro no Ministério da Fazenda. O projeto também acrescenta à lei a obrigatoriedade de que esses documentos sejam originais ou autenticados e tenham suas cópias guardadas pelas lojas.

O relator da proposta na CCT, senador Walter Pinheiro (PT-BA), votou favoravelmente ao projeto, mas acrescentou três emendas. A primeira abre a possibilidade de o estrangeiro adquirir um chip pré-pago por meio da apresentação de passaporte. A preocupação de Pinheiro se justificou pela realização dos eventos esportivos no Brasil, que devem atrair muitos visitantes de outros países.

A segunda emenda do senador propõe que a guarda da cópia dos documentos de identificação dos usuários apresentados no ato do cadastramento seja centralizada nos prestadores de serviços de telecomunicações.

Por fim, Walter Pinheiro modificou um dispositivo do projeto original que responsabilizava o usuário que concorresse para um delito praticado por terceiro com a utilização de um celular pré-pago cadastrado em seu nome. Segundo Pinheiro, a prática já está enquadrada no Código Penal. Ele fez apenas uma remissão do dispositivo do projeto ao artigo 29 do Código Penal.

O projeto segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), que decide de forma terminativa.

Fonte: "Olhar Digital: Para evitar crimes, Senado aprova venda mais rígida de celulares pré-pagos." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/37967/37967 (accessed October 2, 2013).

INFO: Brasil tem 268,44 milhões de celulares ativos, diz Anatel




Do estoque total ao final de agosto, havia 212,23


 milhões de acessos pré-pagos


São Paulo - O Brasil terminou agosto com 268.440.423 linhas ativas na telefonia móvel. O dado foi divulgado nesta terça-feira, 01, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No período, as novas habilitações passaram da marca de 1,44 milhão de linhas informou a agência.
Do estoque total ao final de agosto, havia 212,23 milhões de acessos pré-pagos, ou seja, 79,06%. Outros 56,21 milhões de celulares eram pós-pagos, representando 20,94%. A banda larga móvel totalizou 85,31 milhões de acessos, dos quais 398,62 mil são terminais 4G, relatou a Anatel.

Com o total de terminais móveis nas mãos dos brasileiros, a "teledensidade" chegou a 135,45 acessos para cada grupo de cem habitantes. Em julho, a teledensidade era de 134,81 acessos móveis para cada cem pessoas. Na prática, isso significa que há mais de um celular para cada brasileiro.

O Distrito Federal é a unidade da Federação com mais elevada teledensidade, com 220,91 terminais móveis para cada cem pessoas. O índice mais baixo é no Maranhão, com 95,32 celulares para cada cem moradores. O Estado de São Paulo - que é o principal mercado do País, com 64,918 milhões de celulares, ou seja, mais de 24% do total - registrou teledensidade de 153,64 terminais móveis para cada cem pessoas em agosto.

Na divisão de mercado, a liderança é da Vivo, com 77,077 milhões de acessos móveis (28,71%). A segunda colocação pertence à TIM, com 72,924 milhões (27,17%). A Claro ocupa o terceiro lugar, com 67,111 milhões (25%). O quarto lugar é d Oi, com 50,048 milhões (18,64%). O ranking da Anatel inclui CTBC, Nextel, Sercomtel, Portoseguro e Datora que, juntas, somam 1,278 milhão de linhas, o que representa menos de 0,5% do mercado.


Fonte: "Brasil TEM 268,44 Milhões de Celulares Ativos, de diz Anatel | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, DICAS e fóruns de Tecnologia e Internet.(Acessado em 02 de outubro de 2013).

Convergência Digital - Telecom: Governo pede urgência ao relator da Lei das antenas

Governo pede urgência ao relator da Lei das antenas



Na véspera da primeira reunião da Comissão Especial da Câmara que analisa o projeto de lei 5013/2013, mais conhecido como Lei das Antenas, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, pediu tratamento de urgência à matéria pois a legislação poderia acelerar investimentos das operadoras.

“O ministro destacou a urgência até por conta da grande demanda para a Copa do Mundo no próximo ano. O objetivo é conseguir uma votação até o fim do ano, mas também não podemos atropelar o conteúdo”, disse o deputado federal Edson Santos (PT-RJ), ao deixar o encontro com o ministro.

Ainda que tenha evitado ferir os brios políticos da Câmara, o governo sinalizou que o ideal é a votação da Lei das Antenas da forma como foi aprovada no Senado – após uma tramitação acelerada. Como foi mencionado, qualquer mudança exigiria o retorno do projeto ao Senado e mais ‘atrasos’.

O Minicom lembrou que a ideia inicial era um projeto encaminhado pelo próprio Poder Executivo, mas que com o texto do senador Vital do Rego Filho (PMDB-PB) foi possível aprovar rapidamente. A expectativa, porém, é que o PL tivesse virado lei ainda no primeiro semestre.

O objetivo principal é encurtar o prazo das licenças para a implantação de antenas de celular. Segundo o Minicom, as autorizações municipais podem levar um ano para serem expedidas. O projeto fixa um prazo máximo de 60 dias para que isso aconteça.

O projeto prevê que “as licenças necessárias para a instalação de infraestrutura de suporte em área urbana serão expedidas mediante procedimento simplificado, sem prejuízo da manifestação dos diversos órgãos competentes no decorrer da tramitação do processo administrativo, ressalvadas as licenças ambientais” – estas últimas terão tratamento específico a cargo do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).~

Fonte: Grossmann, Luís Osvaldo. "Governo Pede Urgência AO relator da Lei das antenas - Convergência Digital - Telecom."Convergência Digital.http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=35036&sid=8 #. UkwZZdK-rnk (acessado em 02 de outubro de 2013).

Olhar Digital: Cidade obriga moradores a incluírem carregador de carro elétrico nas casas



Palo Alto quer se firmar como referência quando se trata de veículos elétricos e decidiu que para isso a população tem de ajudar. Portanto, em breve, todos que forem construir residências terão de incluir no projeto uma estação doméstica de recarga.

A proposta faz parte de um amplo pacote de propostas relacionadas aos carros elétricos que foi aprovado em votação unânime na Câmara Municipal, segundo o Palo Alto Online.

O prefeito Greg Scharff, a vice-prefeita Nancy Shepherd e o vereador Gail Price foram os motivadores do debate. A portaria será analisada nos próximos meses, antes de entrar em vigor oficialmente

Fonte: "Olhar Digital: Cidade obriga moradores a incluírem carregador de carro elétrico nas casas." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/37982/37982 (accessed October 2, 2013).

IDG Now!: NASA quer enviar impressora 3D para o espaço em 2014




A NASA quer enviar uma impressora 3D para o espaço no ano que vem para ajudar os astronautas a criarem partes e ferramentas, segundo a agência de notícias Associated Press.

É a primeira vez que alguém vai tentar enviar uma impressora 3D no espaço e a Agência Espacial dos EUA alega que isso poderia diminuir o custo de futuras missões, uma vez que reduziria a quantidade de materais que os astronautas precisam levar com eles.

A NASA selecionou a impressora 3D Made In Space para um teste agendado para 2014, depois de considerar designs de impressoras de mais de dez empresas.

De acordo com a AP, a impressora do tamanho de um micro-ondas fabricada pela startup do Vale do Silício é feita para aguentar vibrações e as pressões de viajar em órbita, incluindo microgravidade, diferentes pressões de ar, energia limitada e temperaturas variáveis.

A NASA e a Made in Space também terão de levar em conta a ventilação já que cientistas afirmaram no início deste ano que partículas ultrafinas criadas como um resultado direto da impressão 3D poderiam ter consequências para a saúde dos astronautas caso não existe ventilação suficiente. 

“Imagine um astronauta precisando fazer um conserto vital para sua espaçonave. Em vez de esperar que tenha as partes e ferramentas necessárias, e se essas partes pudessem ser impressas via 3D quando fosse preciso?”, questiona o diretor da empresa Aaron Kemmer.

A Made in Space ainda estaria discutindo com a NASA qual seria o primeiro pedaço de equipamento espacial a ser feito com a impressora 3D.

O processo de impressão 3D envolve construir objetos camada por camada usando materiais de polímero em um método que também é chamado de manufatura cumulative.

Fonte: "NASA quer enviar impressora 3D para o espaço em 2014 - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/10/01/nasa-quer-enviar-impressora-3d-para-o-espaco-em-2014/ (accessed October 2, 2013).

INFO: 'Construir uma metrópole conectada é o desafio do nosso tempo'

'Construir uma metrópole conectada é o desafio do nosso tempo' 


Scott McQuire, da University of Melbourne, e o
italiano Massimo Canevacci discutiram em encontro 
na USP a transformação do espaço urbano causada 
pelas redes digitais

São Paulo – A humanidade vive um momento da história em que a cultura digital desafia cidades do mundo a criarem um espaço público conectado. Essa é a visão de Scott McQuire, da Universidade de Melbourne (Austrália) e do italiano Massimo Canevacci. Os pesquisadores discutiram as transformações urbanas em um encontro da Universidade de São Paulo (USP).

O impacto da esfera digital no espaço urbano já acontece de uma forma natural porque a tecnologia está espalhada pela cidade, em cinemas, smartphones, tablets, computadores, entre outros dispositivos tecnológicos usados pela população. “A absorção dessas tecnologias faz parte de um processo irreversível, que já modifica a população que ocupa os principais centros urbanos do mundo”, afirmou.
Segundo McQuire, essas novas bases de dados estão moldando novos comportamentos e inspirando uma nova geração. As interações em rede se tornaram cotidianas e é preciso pensar em como essa trajetória transforma as mais antigas geometrias de poder da cidade.

Para McQuire, quando novas tecnologias aparecem costumam ser vistas como artifícios destrutivos que aniquilam o tempo e o espaço e as relações sociais existentes. Mas depois de um tempo se tornam parte do cotidiano de tal forma que ninguém consegue imaginar a vida sem elas.

É nisso que McQuire está interessado, em como as novas tecnologias são incorporadas no cotidiano. “É o caso do Google Street View, que começou com imagens de cinco cidades e agora faz parte da transformação do espaço público. Hoje, as pessoas o usam para planejar viagens e ver o local para onde vão antes de sair de casa", disse.

Com a tecnologia, podemos nos conectar com amigos ausentes e ampliar nosso horizonte das relações sociais, mas podemos ir além. Os pesquisadores propõe que as tecnologias transformem o modelo atual das cidades, com uma maior interação entre tecnologia, arte e urbanismo.

"Precisamos inserir a tecnologia no processo de transformação das metrópoles e grandes centros urbanos", disse Canevacci. Para o italiano, é chegada a hora de uma nova visão de cidade. "Erguer uma metrópole comunicacional é o desafio do nosso tempo".

McQuire comanda alguns projetos que testam essa inserção da rede no espaço urbano. Um deles experimenta o uso de grandes telas de vídeo, como uma plataforma de comunicação para a construção de uma esfera pública experimental.

O projeto de mídia participativa é o pioneiro na ligação de grandes telas públicas em Melbourne e Seul. Em um dos testes, por exemplo, as pessoas viam na tela de uma praça um número para onde deveriam enviar por SMS o local de origem de sua família. Conforme as mensagens de texto chegavam, era traçado um mapa com as correntes migratórias.

A ideia do processo é testar a teoria, ver a reação da população, analisar os produtos ali gerados e os efeitos de difusão pública. Esse é considerado o primeiro estudo das possibilidades para o uso de grandes telas de vídeo pelo mundo como uma plataforma para o intercâmbio cultural e transformação da esfera pública na era global.

Outro projeto de McQuire estuda de que forma as redes digitais, como a banda larga, podem contribuir para melhorar a participação da população no espaço público, resolver problemas como o isolamento social e aumentar a capacitação dos cidadãos. Também pode ser uma forma de desenvolver um sentimento de coletividade e diminuir o individualismo.

FONTE: Daraya, Vanessa. "'Construir UMA metrópole conectada E o Desafio do Nosso tempo' | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, DICAS e fóruns de Tecnologia e Internet. (Acessado em 02 de outubro de 2013).

Computerworld: Windows 8 supera número de usuários de Mac, revela pesquisa



No entanto, muito mais usuários da Apple estão rodando sistema mais recente Mountain Lion.


Demorou 11 meses, mas o Windows 8 conseguiu superar o OS X da Apple em participação no mercado, de acordo com a consultoria StatCounter.

Os números da empresa de pesquisas relativos a setembro mostram uma participação de 7,46% do Windows 8, aumento de 0,44% em relação ao mês anterior. Isso foi o suficiente para superar a fatia de mercado do Mac, que caiu 0,2% no período e ficou em 6,98%.

Enquanto isso, versões mais antigas do Windows estão mantendo-se relativamente estáveis. O Windows 7 viu uma queda de 0,03%, indo para 51,98%, enquanto que o Windows XP subiu 0,01%, para 20,59%, e o Windows Vista de alguma forma conseguiu subir 0,09%, chegando a 5,3% de participação no mercado. Por isso, apesar de o Windows 8 continuar subindo, suas versões anteriores não estão desaparecendo.

Se a notícia parece familiar, é porque a consultoria rival NetMarketShare descobriu no mês passado que o Windows 8 tinha superado o OS X em agosto, o que continuou em setembro. Isso acontece porque as duas empresas utilizam metodologias diferentes.

Atualização de Macs

Vale notar que quase metade de todos os donos de Macs já usam a versão mais recente do OS X, chamada de Mountain Lion, segundo a NetMarketShare. Isso mostra que a estratégia da Apple de cobrar apenas 20 dólares pelo upgrade do sistema está claramente dando certo.


Fonte: "Windows 8 supera número de usuários de Mac, revela pesquisa - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2013/10/01/windows-8-supera-numero-de-usuarios-de-mac-revela-pesquisa/ (accessed October 2, 2013).

BlogFolha: Presidente da Rússia terá de combater zumbis em game para dispositivos móveis



Ninguém mais, ninguém menos que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, será o protagonista de um jogo para dispositivos móveis cujo principal objetivo será: matar zumbis.

Criado pelo desenvolvedor de games belga Michele Rocco Smeets, “You Don’t Mess With Putin” [não mexa com Putin, em tradução livre] será lançado em 31 de outubro.

Smeets, que é fã de Putin, disse ao jornal russo “RBK Daily” que se inspirou no jogo de tiro em primeira pessoa “Call of Duty: Black Ops Zombies” e no personagem Nikolai Belinski, um soldado russo que luta a Segunda Guerra Mundial no título da Activision.

“Gosto da imagem de cara durão dele, por isso ele se encaixa no papel de herói”, afirmou ele.

Montagem com fotos reais e falsas do presidente
Vladimir Putin

Essas imagens aí em cima (algumas obviamente falsas, só para deixar claro) ilustram muito bem o que Smeets quer dizer com “cara durão“. Sem contar que Putin caça, é praticante de artes marciais e adora posar sem camisa.

O desenvolvedor de ”You Don’t Mess With Putin” também é a mente por trás do jogo “Snowden Run 3D”, que tem o ex-analista da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) Edward Snowden correndo da organização cujos esquemas de espionagem foram revelados por ele.

A melhor parte disso tudo é que o game que terá o presidente russo como estrela será gratuito e estará disponível nas lojas de aplicativos da Apple e do Google.

O governo russo não fez nenhum comentário sobre o caso.

P.S.: Caras durões também são sentimentais:

Na foto acima (verdadeira), Vladimir Putin abraça cachorro após recebê-lo de presente do primeiro-ministro da Bulgária, em visita ao país em 2010 | Reuters/Oleg Popoy

Fonte: Leonardo, Anderson. "Presidente da Rússia terá de combater zumbis em game para dispositivos móveis." BlogFolha. blogdetec.blogfolha.uol.com.br/2013/10/01/presidente-da-russia-tera-de-enfrentar-zumbis-em-game-para-dispositivos-moveis/ (accessed February 10, 2013).

IDG Now!: Dica - controle como o Windows se comporta quando você deixa o PC ligado



Bloquear, Suspender ou Hibernar? Entenda como cada um destes modos funciona, e veja como ativá-los corretamente.


O que acontece quando você sai da frente do PC, mas deixa ele ligado? Para fins de segurança e conservação de energia, o Windows pode entrar em vários modos diferentes quando ninguém toca no teclado ou mouse por um período de tempo especificado, e mostramos aqui três deles. Todos exigem que você redigite a senha antes de voltar a usar o PC.

Bloquear

Esta é uma opção de segurança, projetada para impedir que alguém use seu PC em sua ausência se você “der mole” e esquecê-lo ligado. Neste modo o computador não desliga, apenas mostra uma tela de Login, e você tem de digitar sua senha para voltar a usá-lo. 

Você ativa esta opção na janela Configurações de Proteção de Tela, no Painel de Controle. No Windows 7 clique com o botão direito do mouse sobre o desktop, escolha o item Personalizarno menu e clique em Proteção de Tela no rodapé da janela. No Windows 8 você pode simplesmente digitar proteção na Tela Iniciar, clicar em Configurações e escolher o itemAlterar a Proteção de Tela entre os resultados.

Bloquear a sessão impede que outras pessoas usem o PC, mas não economiza energia

Para bloquear a sessão automaticamente marque a opção Ao reiniciar, exibir tela de logon e indique um intervalo de tempo no campo “aguardar” ao lado. A tela de login será exibida assim que o tempo indicado se passar sem que haja atividade no computador.

Uma dica: se você quer bloquear a sessão imediatamente, basta teclar Windows+L.

Suspender (também conhecido como “Dormir” ou “Sleep”)

Nesse modo o PC “dorme”, ou seja, entra em um modo de baixo consumo de energia que exige apenas uma fração do necessário para o funcionamento normal. Quase todos os componentes são desligados, mas a memória se mantém ativa, e basta um toque no botão de força para “acordar” a máquina automaticamente e retomar o trabalho do ponto onde você parou.

Para configurar isso no Windows 7 abra o Painel de Controle e clique em Sistema e Segurança / Opções de Energia. Clique no link Alterar quando o computador é suspenso no menu à esquerda da janela. No Windows 8 você pode simplesmente digitar suspenso na Tela Iniciar, clicar emConfigurações e em Alterar quando o computador é suspenso para chegar ao mesmo local.


Um computador "dormindo" (suspenso) consome menos energia, mas ainda está ligado

A partir daí basta indicar o período de tempo desejado na opção Suspender atividade do computador. Se você tem um notebook, provavelmente verá duas opções, uma para quando a máquina estiver plugada à tomada, e outra para quando estiver rodando na bateria.

Hibernar

Na prática um PC “hibernando” é um PC desligado, com zero consumo de energia. O Windows copia todo o conteúdo da memória RAM para uma área do HD e desliga o computador. Quando ele é religado o Windows carrega novamente os dados do HD para a memória, e volta a funcionar do ponto onde parou. 

Fazer um PC hibernar automaticamente é um pouquinho mais trabalhoso. Na mesma janela onde você configuraria a máquina para “dormir”, clique em Alterar configurações de energia avançadas. Na janela que surge clique no sinal de + ao lado da opção Suspender, no sinal de + o lado de Hibernar, clique no item Configuração e indique um tempo em minutos.

Um PC "hibernando" não consome energia, e ainda assim pode rapidamente retomar o trabalho de onde parou

Estes modos não são exclusivos, e podem ser usados em conjunto como você quiser. Você pode, por exemplo, configurar o Windows para bloquear a sessão depois de cinco minutos, dormir após 20 e hibernar após 120.

Fonte: Spector, Lincoln. "Dica: controle como o Windows se comporta quando você deixa o PC ligado - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/ti-pessoal/2013/10/01/dica-controle-como-o-windows-se-comporta-quando-voce-deixa-o-pc-ligado/ (accessed October 2, 2013).

IDG Now!: Realidade aumentada de games vai tornar sistemas de carros mais reais




A mesma realidade aumentada que faz da experiência em jogos mais imersiva pode tornar a navegação em carros mais viva.




A realidade aumentada está chegando aos carros, com a navegação em mente em vez de arte ou de entretenimento. A Mercedes-Benz está desenvolvendo um sistema de realidade aumentada para navegação em carros

Semelhante ao que proprietários do Audi A3 podem fazer com um aplicativo para iPhone(embora apenas disponível na Alemanha por enquanto), essas sobreposições serão executadas no touchscreen do carro enquanto você dirige pela cidade.

A montadora de luxo alemã vai divulgar a nova tecnologia na conferência InsideAR, em Munique, que acontecerá em 10 de outubro, de acordo com um relatório publicado no blog The Augmented Blog. A página é administrada pela Metaio, empresa que também promove a conferência.

Enquanto você dirige, o touchscreen do painel irá mostrar um vídeo em tempo real de seu entorno. Pop-ups gráficos como setas direcionais, nomes de ruas e pontos de interesse serão exibidos na parte superior do vídeo ao vivo para ajudar a navegação.

É, em parte, um esforço para ajudá-lo a encontrar o seu destino e, em parte, uma forma de tornar o ato de dirigir mais divertido e produtivo.

Um projeto de pesquisa anterior da Mercedes-Benz anterior, chamado de Dynamic & Intuitive Control Experience (ou DICE), sugeriu uma experiência centrada em vídeo dentro do carro. Ela se baseou em gestos e em um display Head-Up (HUD), que aparece no para-brisa do carro.

O novo projeto de pesquisa, conhecido como In-Vehicle Infotainment System, não utiliza o HUD. De acordo com um relatório, um nível elevado de realidade aumentada pode causar muita distração ao para-brisa do motorista. Em vez disso, ele se baseia na tecnologia Splitview da Mercedes-Benz, onde uma tela no painel do carro exibe uma visão ao motorista e outra visão ao passageiro.

O motorista poderá ver a rota de navegação e o passageiro veria pontos de interesse, como uma vista panorâmica ou um pop-up localizado ao longo da rota atual, pronto para ser explorado.

Em entrevista ao TechHive, Mark Boyadjis da IHS disse que o maior desafio com a realidade aumentada é a necessidade de um enorme depósito de informação - mais do que temos atualmente.

"Sistemas de vídeo de realidade aumentada podem vir antes [do para-brisa HUD] e com uma adoção mais ampla, mas vai precisar de uma câmera bastante confiável que fica virada para a frente e um mapa com um banco de dados bastante robusto - um com mapeamento em nuvem de pontos 3D que pode mostrar o ambiente real, se o sistema da câmera não puder mostrar devido à chuva, neve e outros fatores", disse.

Boyadjis prevê que os primeiros carros com sistemas AR irão surgir dentro de um ano e ter uma taxa de adoção saudável: "Nossas expectativas são de que o primeiro sistema de AR real será lançado em 2015 em um veículo de passeio e, em seguida, por volta do ano de 2023 ultrapassará 2,1 milhões de vendas anuais em todo o mundo".

A Mercedes-Benz não disse quando alguém teria a chance de experimentar este novo sistema de realidade aumentada. No entanto, há uma clara tendência em querer a experiência de condução mais produtiva, usando uma conexão de dados 4G. A questão sempre é se a tecnologia vai ajudar - ou apenas nos distrair ainda da estrada.

Fonte: Brandon, John. "Realidade aumentada de games vai tornar sistemas de carros mais reais - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/10/01/realidade-aumentada-de-games-vai-tornar-sistemas-de-carros-mais-reais/ (accessed October 2, 2013).

IDG Now!: Divulgação pública de exploit para IE pode provocar ataques generalizados


Exploit de vulnerabilidade ainda não corrigida do navegador da Microsoft foi adicionado à popular ferramenta de teste de penetração Metasploit.

Um exploit para uma vulnerabilidade - que afeta todas as versões do Internet Explorer e ainda não foi corrigida pela Microsoft - foi integrado à ferramenta open-source de teste de penetração Metasploit, um movimento que pode estimular o aumento no número de ataques contra a falha .

A vulnerabilidade é conhecida como CVE- 2013-3893 e foi anunciada pela Microsoft em 17 de setembro, depois que a empresa tomou conhecimento de seu uso em ataques direcionados. A gigante lançou uma ferramenta temporária "Fix It" que os usuários podem baixar e instalar para solucionar a falha - mas nenhum patch permanente foi lançado por meio do Windows Update.

A vulnerabilidade afeta todas as versões do Internet Explorer e pode ser explorada para executar código arbitrário nas máquinas quando os usuários do IE visitam uma página web especialmente projetada para o ataque, hospedada em um site malicioso ou comprometido.

Pesquisadores de segurança emitiram avisos sobre campanhas de ataque em curso, que têm utilizado a vulnerabilidade para atingir organizações no Japão e Taiwan desde o final de agosto ou até julho, de acordo com alguns relatos.

Desde 29 de agosto, quando um exploit para a falha foi detectado pela primeira vez como parte de um ataque apelidado de "Operation DeputyDog", o exploit foi adotado por pelo menos mais dois grupos de APTs (ameaças persistentes avançadas) e usado em ataques direcionados, de acordo com um novo relatório feito por pesquisadores da empresa de segurança FireEye.

Na segunda-feira (30), o desenvolvedor de exploit e colaborador do Metasploit, Wei Chen, incluiu um módulo para o exploit CVE-2013-3893 na popular ferramenta de teste de penetração. Chen observou que o módulo é baseado no código de exploração que já está sendo usado por invasores.

A inclusão do exploit no Metasploit é significativa porque, enquanto esta ferramenta é voltada principalmente a profissionais de segurança, cibercriminosos adquiriram o hábito de "emprestar" exploits feitos a partir da ferramenta e usá-los em seus próprios ataques.

"Enquanto os crackers tiverem acesso ao código de exploração disponível publicamente, veremos exemplos do exploit sendo utilizados por cibercriminosos e, provavelmente, os encontraremos também em alguns dos mais famosos kits de exploração", disse Jaime Blasco, gerente da equipe de pesquisa da empresa de segurança AlienVault, via sábado via e-mail. "Tenho certeza que se o Metasploit inclui este exploit, veremos um aumento na exploração generalizada."

Os kits de exploração a que Basco se refere são ferramentas comerciais como o Black Hole, que estão disponíveis para um grande número de criminosos, e que são geralmente usadas ​​em ataques que têm um âmbito muito mais vasto do que as campanhas APT.

É altamente possível que o exploit já esteja sendo usado como parte de tais kits, disse o gerente de engenharia do Metasploit, Tod Beardsley, na terça (01), por e-mail. O exploit usado no novo módulo Metasploit foi obtido a partir de ataques existentes e existem similaridades entre ele e os exploits anteriores conhecidamente usados em tais ferramentas.

Em particular, o código de exploração contém um código de sistema de impressões digitais que não é realmente utilizado - o que sugere que o autor original tem, pelo menos, alguma familiaridade com as explorações anteriores encontradas nos pacotes de exploração, disse Beardsley.

De acordo com Chen, o código malicioso parece ter sido reutilizado em vários explots desde 2012, pelo menos.

a próxima leva de atualizações de segurança da Microsoft está agendado para o dia 8 de outubro, mas não está claro se a empresa irá liberar uma correção permanente para esta vulnerabilidade em particular até lá.

Beardsley espera que sim. "A Fix It é eficaz, então espero que corrijja corretamente", disse.

Fonte: Constantin, Lucian. "Divulgação pública de exploit para IE pode provocar ataques generalizados - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/10/01/divulgacao-publica-de-exploit-para-ie-pode-provocar-ataques-generalizados/ (accessed October 2, 2013).