quarta-feira, 17 de outubro de 2012

SECOM :Baianos se divertem na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia




Para comemorar o Dia da Ciência e Tecnologia, foi aberta nesta terça-feira (16), no Estacionamento L1, do Salvador Shopping, na capital baiana, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), que reúne as maravilhas da ciência e aguça a curiosidade de crianças e adultos.

A programação foi aberta pelo secretário Paulo Câmera e continua até o dia 21 de outubro, no horário de funcionamento do shopping, com acesso gratuito para o público. As atividades, segundo o secretário, encantam pessoas de todas as idades, e têm a intenção de incentivar o interesse pela ciência, “tão importante para fomentarmos a criatividade, a atitude científica e a inovação na Bahia”.

Equipamentos científicos e tecnológicos nas áreas de Astronomia, Eletromagnetismo, Robótica, Fluidos, Óptica, Mecânica e Termologia integram as ações da SNCT e estão disponíveis para o público em uma tenda climatizada com 450 metros quadrados, em clima futurista.

Progresso significativo

Até o final da tarde, cerca de 1.500 pessoas já haviam passado pelo local e tiveram a oportunidade de se divertir e aprender de forma dinâmica e interativa com os equipamentos científicos. “É muito legal pedalar e fazer o ventilador funcionar”, disse a pequena Ana Beatriz, de 9 anos, maravilhada com a bicicleta geradora. Maíra, 9 anos, adorou brincar de varrer o lixo no tapete mágico. “Nunca havia brincado num tapete desses. É muito legal”.

Esta é a nona edição da SNCT, que é promovida anualmente pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti). Para Câmera, a ciência e tecnologia, quando devidamente utilizadas, podem permitir às nações progressos significativos nas áreas da educação, saúde, preservação do meio ambiente, no aumento da produtividade econômica e na integração social, com superação da pobreza e dos problemas sociais.

Este ano, a SNCT apresenta aos visitantes informações sobre diversos temas, como economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza, além de realizações do Governo do Estado, por meio de programas e projetos relacionados ao tema. Todo o conteúdo será visualizado em telas interativas e video wall, que formam uma parede de 20 metros.

Robozão

Um dos atrativos da abertura da semana foi o ‘Robozão da Bahia’, o mascote do evento que esteve no local para animar o público. Durante sua passagem, o robô atraiu crianças e adultos, cantou, dançou e posou para fotos.

“Achei esse robô muito interessante. Se não fosse aqui, não sei se um dia veria um robô de verdade e desse tamanho. Até filmei pra mostrar pros meus colegas da escola”, disse Evelin, 13 anos, empolgada com as novidades.

Produto 100% baiano, o ‘Robozão da Bahia’ tem 2,6 metros de altura, 1,60 m de envergadura e conquista a atenção e simpatia de pessoas de todas as idades. Durante a SNCT, ele circulará pelo Salvador Shopping, convidando as pessoas para conhecerem a exposição.

IDG Now!: Gerentes de TI preferem plataformas móveis da Microsoft, diz pesquisa

Juan Carlos Perez, IDG News Service/Miami Bureau


A pesquisa ouviu 100 gerentes de TI norte-americanos, incluindo CIOs, vice-presidentes e diretores, a partir de uma variedade de indústrias

Em pesquisa realizada no mês passado, quase metade dos gerentes de TI disse que planeja padronizar a plataforma móvel da sua empresa com dispositivos que executam sistemas operacionais da Microsoft. Isso inclui smartphones Windows Phone 7.5 e 8, bem como tablets Windows RT, de acordo com a ThinkEquity, empresa de estudo e investimento institucional de serviços bancários.

Aproximadamente 49% dos entrevistados disseram que escolheriam a tecnologia da MS como padrão de seus dispositivos móveis corporativos, acima dos 44% em uma pesquisa similar de três meses antes, de acordo com o analista financeiro da ThinkEquity, Yun Kim. O sistema Android, do Google, caiu de 11 % para 8%, enquanto o iOS da Apple cresceu de 10% para 14%.

A pesquisa ouviu 100 gerentes de TI norte-americanos, incluindo CIOs, vice-presidentes e diretores, a partir de uma variedade de indústrias. Mais de 75% dos entrevistados trabalhavam para empresas com mais de 500 empregados.

Um grande fator por trás da forte presença da Microsoft é a "força e longevidade" de sua suíte de produtividade Office. "Com a continuada confirmação desta surpreendente descoberta há seis meses, temos crescente confiança de que a MS está bem posicionada para alavancar sua franquia Office e talvez continuar dominando o ambiente corporativo de PC enquanto a plataforma muda de desktop/laptop para dispositivo móvel”, Kim escreveu.

Além disso, reforçar sua posição corporativa poderia ajudar a empresa a melhorar suas chances no mercado consumidor móvel, de acordo com Kim.

Os sistemas operacionais da companhia de Redmond possuem apenas uma pequena parte dos mercados de smartphones e tablets, ficando atrás do Android e do iOS. A empresa espera melhorar sua posição com os próximos lançamentos do Windows Phone 8, Windows 8 e Windows RT - a versão para tablets baseados em chips ARM.

O Windows Phone 8 será alinhado ao Windows 8 de maneira nunca antes feita entre uma plataforma de telefone e um sistema operacional da empresa. Ambos são esperados para o final deste mês.

TI INSIDE: Juristas querem regras mais claras para comércio eletrônico



Entre as mudanças no Código de Defesa do Consumidor (CDC) que estão foram discutidas no Congresso Nacional, uma das principais é a regulamentação do comércio eletrônico, com foco na preservação do sigilo e da segurança jurídica. Em vigor há 22 anos, o CDC foi debatido nesta terça, 16, em uma audiência pública na Comissão Temporária de Modernização do Código de Defesa do Consumidor com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e presidente da comissão de juristas encarregada de emitir parecer sobre o CDC, Herman Benjamin.

Além do comércio eletrônico, mais dois projetos de lei, sobre temas que não estão contemplados na lei atual, foram elaborados por sugestão da comissão de juristas. Um deles trata da proteção contra o superendividamento, e o outro garante prioridade e agilidade para as ações coletivas na Justiça.

O Código de Defesa do Consumidor é considerado por especialistas uma das legislações mais avançadas do mundo. “Em time que se está ganhando não se faz alteração. A preocupação da comissão de juristas teve um caráter cirúrgico voltado a essas três matérias”, ressaltou Benjamin.

No que se refere ao comércio eletrônico, Herman Benjamin, destacou que o consumidor precisa de algumas garantias de segurança nas transações. “Nenhum consumidor vai entregar o seu número de cartão de crédito, a sua conta bancária a um meio que pode usar de forma prejudicial essas informações, que são muito pessoais”, disse.

Ele também lembrou a preocupação dos consumidores com a privacidade, pois, ao fornecer dados pessoais para uma compra, os clientes estão informando os dados para uso específico e não para divulgação nas redes sociais. A ideia é garantir que a relação entre cliente e fornecedor se dê com informações corretas, precisas e amplas, especialmente as sobre prazo de validade e data de entrega dos produtos.

As mensagens de spam também estão entre as discussões. Pela proposta, o consumidor só vai receber esse tipo de e-mail em duas situações: quando já haja relação com o setor como no caso de mensagens de fidelidade de empresas aéreas ou quando autorizar. No caso de spams criminosos ou de outros países, o presidente da comissão de juristas reconheceu que não há como resolver o problema, por falta de ferramentas para isso.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que as mudanças no Código de Defesa do Consumidor são bem-vindas e ressaltou que o grande desafio nas discussões sobre comércio eletrônico, que é um mercado que está em constante mutação, é criar uma lei que não fique ultrapassada em pouco tempo. “Valerá a pena termos um conjunto de regras mais detalhadas sobre os contratos dessa natureza ou valerá mais a pena trabalharmos mais no campo dos princípios. Essa é uma discussão que precisa ser feita”, alertou o ministro. Com informações são da Agência Brasil. 


TI INSIDE: RNP contrata enlaces internacionais para acesso à internet comercial



A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável por operar a rede acadêmica dedicada à pesquisa colaborativa no país, contratará dois enlaces internacionais de 10 gigabits por segundo (Gbps) que percorrerão as costas Leste e Oeste da América do Sul até chegarem a Miami, nos Estados Unidos.

O circuito da Costa Oeste deverá conectar diretamente São Paulo à Miami, enquanto que o da Leste, além de São Paulo, passará pelas cidades do Rio de Janeiro e Fortaleza antes de chegar à Miami. A previsão é que esses enlaces estejam ativos até o final deste ano, de acordo com o diretor adjunto de Engenharia e Operações, Ari Frazão Jr.

O diretor destacou que a contratação deve atender a curto prazo a uma demanda crescente da comunidade acadêmica por acesso à Internet comercial (Internet commodity), cujo índice vem atingindo picos de 80% do canal existente atualmente. “Esse índice indica que o circuito está próximo da saturação e que há necessidade de aumento da sua capacidade”, explicou.

O enlace internacional utilizado pela RNP, também com capacidade 10 Gbps, foi inicialmente projetado com exclusividade para a colaboração acadêmica, mas vem sendo ocupado quase em sua totalidade por tráfego destinado à Internet comercial. Os dois novos enlaces passarão a ser dedicados à pesquisa colaborativa ainda no primeiro trimestre de 2013. No ano seguinte, a RNP passará a adquirir acesso à Internet comercial no Brasil, dando melhores condições ao avanço científico nacional. 

G1: Com foco no Brasil, startup oferece aulas de inglês pelo 'Hangout'



Ferramenta de videoconferência do Google é usada em aulas.
Conferência entre alunos e professor é colocada no YouTube.
Benjamin Lowenstein dá aulas de inglês na Colingo

Os americanos Benjamin Lowenstein e Lee Jacobs têm o Brasil como o alvo principal de sua ideia: a Colingo, uma plataforma virtual para aprendizado de inglês por meio de aulas de vídeo. O serviço, que por enquanto é gratuito, usa o Hangout, do Google, para criar videoconferências entre alunos e professores –as aulas são gravadas e disponibilizadas no YouTube. A partir desta quarta-feira (17), as aulas de inglês acontecerão 24 horas por dia em todos os dias da semana.

“A maioria dos nossos estudantes é formada por jovens profissionais tentando aperfeiçoar seu inglês para o trabalho ou para a escola”, disse Jacobs, em entrevista ao G1. Segundo ele, o Brasil já é o principal mercado da empresa, criada em 2010. “Saber inglês, atualmente, é uma infraestrutura, como boas rodovias ou um telefone. O Brasil precisa disso para ser global”, completa Lowenstein. Os dois podem ser vistos dando aula na Colingo.

Aulas da Colingo, separadas de acordo com o
nível de inglês (Foto: Reprodução)

“Criamos a Colingo, porque qualquer pessoa que quer aprender inglês deve poder fazer isso, sem ser distanciada de seu sonho”, disse Lowenstein, que fez viagens pela América Latina para aprender espanhol –o segundo idioma é um “luxo” para os americanos, diz ele.

As aulas virtuais da Colingo são gratuitas “no presente momento”, segundo seu fundador. Os interessados podem ir ao site da empresa (acesse aqui) e procurar uma aula que seja compatível com seu nível no idioma e com a área que quer aprender (gramática, conversação e interpretação de clipes de áudio estão na lista). As aulas são bem distribuídas ao longo do dia e, depois de exibidas, disponibilizadas na íntegra no YouTube.

O G1 testou as aulas da Colingo e o produto funcionou bem, mas ainda tem problemas. Alguns alunos, por exemplo, frequentam aulas de níveis superiores aos que conseguem entender e acabam atrapalhando o ritmo da aula. Há, também, quem não saiba exatamente como lidar com o Hangout, o que também pode atrapalhar o ritmo de quem quer aprender.

Uma das vantagens do produto é que as aulas são dadas por americanos, que acabam dando dicas sobre os usos do idioma e algumas especificidades de outros países.

TI INSIDE: Telefónica fará IPO de 25% de subsidiária alemã para abater dívida



A Telefónica anunciou nesta terça-feira, 16, que fará uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de cerca de 25% de sua subsidiária alemã, O2 Germany, por aproximadamente 1,52 bilhão de euros (US$ 1,97 bilhão), como parte do plano para reduzir sua dívida. As informações são do The Wall Street Journal.

A venda de 23,2% de participação na O2 será feita entre 17 outubro e 29 outubro, na faixa de preço entre 5,25 euros e 6,50 euros por ação. O preço pedido pelo grupo espanhol eleva o valor de mercado da O2 Germany para 6,56 bilhões de euros.

Ainda de acordo com o jornal americano, a dívida da Telefónica, que no fim do primeiro semestre deste ano estava em 58,31 bilhões de euros, é uma grande preocupação. Os planos para o IPO na Alemanha surgiram depois que a companhia anunciou a venda de sua unidade de seu call center, a Atento, por 1,039 bilhão de euros, ao fundo de investimento norte-americano Bain Capital. A empresa disse que também considera vender sua agência online de viagens Rumbo, uma pequena participação na Portugal Telecom SGPS SA e torres de celulares. 


UOL Notícias: Dica de download: aprenda a baixar só o áudio de vídeos do YouTube



Uma dúvida bastante comum entre os usuários de internet é se existe a possibilidade de baixar apenas o áudio de vídeos do YouTube. A resposta é: sim. E existem diversos programas capazes de realizar tal ação. Se você ainda não possui nenhum software com essa finalidade em sua máquina, boa opção pode ser o vDownloader.

O programa é gratuito e muito fácil de usar; veja abaixo como fazer.

1. Instale o programa em sua máquina e abra-o. Depois, entre no YouTube e encontre o vídeo que deve ter apenas o áudio extraído. Selecione a barra de endereços (onde fica o link).


2. Como o vDownloader está aberto, o link do vídeo 
automaticamente será copiado no programa.


3. Selecione o Formato de saída (use uma das opções de ‘audio’) 
e clique em Baixar.


4. Escolha onde o arquivo deve ser salvo e clique em Salvar. 
Aguarde o download para, depois, tocá-lo em seu player favorito.


Adrenaline: Kaspersky desenvolve seu próprio sistema operacional


A Kaspersky iniciou a criação de um sistema operacional próprio, feito para bloquear ataques sofisticados, como os do Stuxnet, que se espalhou através do Windows para infectar softwares de controle industriais, inclusive em uma usina nuclear do Irã. 

Conforme o The Next Web, o software não será um sistema totalmente operacional, como o Windows, mas sim, irá rodar sobre plataformas já existentes para oferecer uma camada extra de proteção. O sistema está sendo projetado para garantir a defesa de sistemas de controle usados em infra-estruturas e instalações industriais.

Assine a tag kaspersky para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados


“Nosso sistema é altamente adaptado, desenvolvido para resolver tarefas específicas, e não para jogar ‘Half-Life’, editar vídeos de suas férias ou navegar em mídias sociais”, explica o CEO da empresa, Eugene Kaspersky, em seu blog. O executivo diz que é isso que explica a possibilidade de oferecer um sistema totalmente seguro, coisa que Apple, Microsoft e nem a comunidade opensource conseguiram fazer ainda. 

Kaspersky ainda afirma que a empresa tem trabalhado em métodos para evitar que o sistema autorize a execução de códigos de terceiros e de aplicações não autorizados. 

Ainda conforme o especialista, um dos aspectos que pioram as infecções nesses sistemas de controle é a impossibilidade de isolar as máquinas atingidas, já que tudo tem que se manter totalmente operacional o tempo todo. A Kaspersky acredita que, com seu próprio sistema, será capaz de oferecer um ambiente seguro que funcione como um intermediário entre as camadas mais importantes dos softwares industriais, isolando o malware para que ele não consiga atingir as áreas mais críticas.

Os detalhes ainda são escassos, já que a empresa quer manter os seus planos longe da espionagem industrial e dos ciber-terroristas. Mas a empresa já conta com a cooperação de companhias do setor de softwares de controle, secretamente, para assegurar que o projeto poderá operar sobre plataformas já existentes e manter-se seguro.

INFO: Operadoras tem contratos de R$ 4 bi para 4G, estima Anatel




Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estima que 50 por cento das torres de telefonia de quarta geração (4G) serão compartilhadas pelas operadoras, afirmou nesta terça-feira o presidente do órgão regulador, João Rezende.

Segundo ele, as operadoras de telefonia já têm contratos para investir 4 bilhões de reais na tecnologia 4G nos próximos 24 meses.

Rezende disse que as operadoras vencedoras do leilão de 4G comprometaram-se a compartilhar as torres.

Essa medida tem como objetivo aumentar a presença das antenas, com menos investimentos e menos problemas com as prefeituras, que em algums casos impõem restrições à instalação dos equipamentos.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, defendeu inclusive que seja feita a redução da cobrança da taxa de fiscalização vinculada ao Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel) para as torres compartilhadas.

"Acho que o governo poderia desonerar, se a lei permitir, poderia diminuir a taxa de fiscalização para incentivar que haja compartilhamento das torres e das antenas, disse Bernardo, após participar da assinatura dos contratos de concessão de 4G.

O ministro disse que pediu para a Anatel avaliar se a desoneração é possível.

INFO: Telefônica freia venda de mais ações na Alemanha




São Paulo - A Telefônica Deutschland disse que sua controladora Telefônica não vai vender ações adicionais no mercado, uma vez que a colocação de uma fatia na unidade alemã for concluída.

"Não há nenhuma estratégia adicional em termos de vender uma fatia minoritária", disse a vice-presidente financeira da Telefonica Deutschland Holding, Rachel Empey, da Deutschland Holding, a jornalistas nesta quarta-feira.

"A Alemanha é a jóia da coroa. É um de seus principais negócios. Não há intenção de vender ações adicionais", acrescentou.

A Telefónica espera arrecadar cerca de 1,5 bilhão de euros com a venda de cerca de 23 por cento de sua unidade alemã, que operada sob a marca O2, no mercado de ações.

A expectativa é que as ações comecem a ser negociadas em 30 de outubro.

TI INSIDE: Começa a distribuição dos equipamentos que medirão a qualidade da banda larga



Tem início nesta semana o envio dos equipamentos que farão a medição da qualidade da banda larga fixa no Brasil. A partir dos resultados dessas medições, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reunirá informações para a adoção de medidas que permitam a melhoria do serviço. Os primeiros a receber o whitebox — como foi batizado o aparelho — serão os usuários do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais. Os três estados reúnem o maior número de inscritos no programa que já realizaram o teste de velocidade (speed test) de suas conexões, conforme orientações encaminhadas, por e-mail, pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ).

O plano amostral elaborado pela Anatel distribui voluntários por unidade da federação, por prestadora e por faixa de velocidade contratada, de modo a verificar a qualidade do serviço prestado aos diferentes perfis de usuário. Em todo o país, serão selecionadas 12 mil pessoas. Para atingir esse número, estima-se que seja necessária uma base de dados com cerca de 120 mil cadastros.

É fundamental que os usuários que se cadastraram para participar do programa façam o speed test a partir de um computador ligado à internet por meio da conexão informada durante a inscrição. Não é possível, por exemplo, que o usuário se inscreva para medir a qualidade da banda larga de sua casa e tente fazer o speed test em seu local de trabalho: os dados não serão validados. Caso não receba e-mail com link para o speed test, o usuário deve verificar sua caixa de spam ou entrar em contato com a EAQ pelo endereçosuporte@brasilbandalarga.com.br.

Com a validação dos dados no speed test, o usuário é considerado apto a participar do projeto de medição da qualidade da banda larga fixa e, a partir daí, fará parte de um sorteio para a seleção dos voluntários que receberão o whitebox. Quem não for escolhido agora, poderá ser sorteado em uma próxima etapa do projeto, já que, anualmente, haverá renovação de 25% da base de voluntários. Podem participar todos os usuários - pessoas físicas ou jurídicas - que tenham contrato de prestação de serviço de banda larga fixa em seu nome. Apenas funcionários das empresas analisadas não poderão ser voluntários.

Os selecionados pela EAQ não terão qualquer ônus para a instalação dos equipamentos e também não serão remunerados. Para participar do projeto, não são necessários conhecimentos avançados de informática: basta ligar o equipamento de medição ao modem ou ao roteador e deixá-lo funcionando. O equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário. Além de colaborar para a aferição da qualidade da banda larga, cada voluntário receberá relatório mensal com dados relativos à qualidade do serviço em sua residência ou empresa. 


SECOM: Bahia é destaque na quinta edição do Goal To Brasil





A Bahia marcou presença na quinta edição do Goal To Brasil, realizado nesta terça-feira (16), em Lisboa, Portugal, com a participação de representantes da Bahiatursa e da Secretaria Estadual da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa). O objetivo do evento é fortalecer a imagem do Brasil e apresentar as principais ações das cidades-sede para a Copa de 2014.

No estande da Bahia, além de operadores e agentes de viagem de Portugal, o ex-treinador de futebol, Luiz Felipe Scolari, fez questão de conhecer um pouco mais sobre os principais destinos baianos. Na oportunidade, os visitantes também puderam conferir as ações que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado para receber com eficiência a Copa do Mundo de 2014.

De acordo com a gerente de Relações Internacionais da Bahiatursa, Ana Carolina Sodré, o trabalho realizado com agentes e operadores é mais um convite para que os turistas portugueses conheçam a Bahia. “A participação da Bahia no Goal To Brasil reforça a promoção dos destinos turísticos do estado, a exemplo da Costa do Cacau, que atualmente é um dos mais procurados pelos portugueses, graças à exibição da novela Gabriela aqui em Portugal”.

Participaram da abertura do evento o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, o secretário municipal da Copa em São Paulo, Gilmar Tadeu, o ex-treinador Luiz Felipe Scolari, o diretor da São Paulo Turismo, Orlando de Souza, o presidente da SP Turis, Marcelo Reheder, e o diretor de mercados internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso.

A próxima edição do Goal To Brasil acontecerá em novembro, no Canadá, e terá Manaus como anfitriã.

INFO: Amazon já tem endereço e CEO para atuar no Brasil



Expectativa é que a venda de livros digitais comece 
agora em novembro; Alexandre Szapiro será o líder a operação

São Paulo - A Amazon, maior empresa americana de comércio eletrônico, está às vésperas de iniciar sua operação no Brasil.

Segundo reportagem de Veja.com, a filial nacional da empresa já está instalada em um escritório dentro do complexo empresarial Rochaverá, localizado no bairro da Vila Almeida, ao lado do shopping Morumbi, na zona sul de São Paulo.

Para liderar a operação nacional, a Amazon terá o executivo Alexandre Szapiro, que deixou a Apple Brasil em agosto passado. A expectativa é que a venda de e-books comece no mês de novembro.

Em documento enviado à Junta Comercial, a empresa informou também que o empresário Mauro Widman deixou o comando da empresa para se dedicar apenas aos negócios relacionados ao Kindle. Widman chegou à Amazon em janeiro deste ano, após comandar a criação da área de e-books da Livraria Cultura.

O cadastro da Amazon na Junta também confirma que a empresa executará "vendas e varejo geral, no país e/ou estrangeiro, de quaisquer produtos, incluindo, entre outros, produtos eletrônicos portáteis físicos ou digitais que processem dados e tablets, inclusive aqueles que permitam a leitura de livros digitais”.

No Brasil, pela primeira vez, a Amazon vai iniciar a operação junto ao consumidor final pelo mercado de e-books. Antes, a empresa já oferecia o serviço de computação em nuvem para empresas.

Folha: Sensores de gestos para computador devem rivalizar com teclado e mouse



Interfaces mudam, processadores vêm e vão, mas o teclado e seu fiel escudeiro, o mouse, fazem parte do computador há, pelo menos, 30 anos. Agora, eles podem se encontrar diante de uma dura competição, graças a duas tecnologias de sensores de gestos que reduzem drasticamente a porção de digitação e de cliques necessários para controlar parte dos computadores.

Por meio do rastreamento preciso dos movimentos das mãos, o protótipo fixado ao pulso do projeto Digits, desenvolvido por uma equipe de pesquisa da Microsoft em Cambridge (Reino Unido), permite que os gestos sejam comunicados em tempo real com qualquer dispositivo conectado.

Um conjunto de LEDs incrustados em uma munhequeira de plástico se projeta numa luz infravermelha de retorno na parte de fora dos dedos dos usuários. O laser ilumina a mão transversalmente a fim de realçar a orientação dos dedos. Uma câmera, então, lê os reflexos, e um software desenvolve um modelo de movimento de mãos que é aprimorado para cada centésimo de centímetro.

David Kim, líder do projeto, diz que o Digits nasceu do desejo por uma tecnologia mais precisa do que o sensor de games da companhia, o Kinect, feito para o Xbox 360. A intenção era rastrear o movimento sem vincular o usuário a quaisquer dispositivos em particular. "Temos usado tecnologias que são pequenas e que usam menos energia", afirma ele. "Isso não deve interferir na atividade diária, e nós queremos possibilitar a interação contínua", prossegue.

TUDO NO PUNHO

O dispositivo é do tamanho de duas bolas de pingue-pongue juntas, e atualmente precisa ser vinculado a um computador. Mas Kim planeja diminuir isso para o tamanho de um relógio de pulso --e fazê-lo funcionar por wireless. Em uma demonstração na semana passada durante um simpósio de interface de software e tecnologia de usuários em Cambridge, Massachusetts (EUA), o sistema foi apresentado controlando videogames, smartphones e computadores.

O sistema Digits não é o primeiro dispositivo desse tipo. O sensor Leap Motion, da companhia homônima de San Francisco, funciona em um desktop lendo um número de gestos diferentes enquanto usuários navegam suas mãos por ele. A companhia ainda não divulgou detalhes sobre como o sensor funciona.

Digits é "realmente uma ótima amostra de trabalho", afirma Thad Starner, do Instituto de Tecnologia da Geórgia, em Atlanta, que também está na liderança tecnológica do Project Glass, do Google.

Ele ainda está nos seus estágios incipientes, diz Starner, que vem usando um computador portátil por quase 20 anos. No entanto, ele está entusiasmado com o potencial de interfaces de controle sensitivas e precisas denominadas "heads-up displays", como o Google Glass --que parece um par de óculos sem lentes, e permite aos usuários ver dados sem a necessidade de movimentar a cabeça-- ou melhor, o seu próprio traje criado sob medida para ele mesmo.

Nanoflores capturam e armazenam energia


As nanoflores de sulfeto de germânio oferecem
 uma grande área superficial, podendo servir
 para geração ou armazenamento de energia.
[Imagem: Linyou Cao/NCSU]

Flores de energia

Embora sejam as folhas as grandes responsáveis pela fotossíntese natural das plantas, a fotossíntese artificial está tentando a sorte com flores.

Pesquisadores da Universidade do Estado da Carolina do Norte criaram nanoflores que, segundo eles, representam a próxima geração de dispositivos de armazenamento de energia e células solares.

A grande vantagem da estrutura é que as "pétalas" da flor são muito finas. Com seu formato complexo, isso se traduz em uma enorme área superficial.

"Isso pode aumentar significativamente a capacidade das baterias de lítio, por exemplo, já que uma estrutura mais fina com maior área superficial poderá conter mais íons de lítio. Da mesma forma, esta estrutura em flor de GeS pode aumentar a capacidade dos supercapacitores, que também são utilizados para armazenamento de energia," disse o Dr. Linyou Cao, coordenador do trabalho.

Nanoflores

As nanoflores foram sintetizadas com um material semicondutor chamado sulfeto de germânio (GeS), capaz de servir a diversas funções no campo das energias alternativas.

Para criar as estruturas em formato de flor, os pesquisadores primeiro aqueceram o GES em um forno até que o material se vaporizasse.

O vapor é então soprado para uma área mais fria do forno, onde o GeS sedimenta em camadas, de 20 a 30 nanômetros de espessura, e com até 100 micrômetros de comprimento.

Conforme as camadas vão sendo adicionadas, as folhas se ramificam umas a partir das outras, criando um padrão similar a um cravo.

Complexidades práticas

O pesquisador acrescenta que o material pode ser usado em células solares, embora o estudo agora divulgado ainda não demonstre como isso possa ser feito em uma estrutura tão complicada, e frágil demais para ficar exposta - a conexão dos eletrodos seria de longe o maior desafio.

Mas a estrutura complexa é promissora como componente de estruturas maiores, incorporada em materiais usados, como o pesquisador cita, em bateriassupercapacitores.

Bibliografia:
Role of Boundary Layer Diffusion in Vapor Deposition Growth of Chalcogenide Nanosheets: The Case of GeS
Chun Li, Liang Huang, Gayatri Pongur Snigdha, Yifei Yu, Linyou Cao
ACS Nano
Vol.: Article ASAP
DOI: 10.1021/nn303745e