quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Info: Polêmica empresa de monitoramento, Gamma International sofre ataque e tem 40 GB de dados vazados

Gustavo Gusmão,

Responsável pelo desenvolvimento de algumas das mais perturbadoras ferramentas de espionageme vigilância em massa, a Gamma International foi vítima de um ciberataque. A invasão, feita por um hacker identificado como Phineas Fisher, foi iniciada nesta semana e fez com que 40 GB de dados da empresa fossem vazados – o que inclui códigos-fonte e informações sobre soluções do “kit de espionagem” (ou de spywares) FinFisher, conhecido também como FinSpy.

Os vazamentos foram divulgados por Fisher no fórum de anarquia do Reddit e em uma conta paródia no Twitter, a @GammaGroupPR, além de gerarem repercussão no WikiLeaks. Um torrent com todos os arquivos (entre PDFs, documentos com instruções, vídeos e gráficos) foi hospedado pelo site alemão NetzPolitik e está sendo mantido por internautas. Além disso, a estrutura de uma das soluções do pacote FinFisher, a FinFly Web (para monitoramento remoto), foi colocada no GitHub.

O FinFisher é vendido a governos que querem vigiar a população na rede de alguma forma ou a agências e autoridades que têm alvos em mente, e inclui softwares maliciosos para realizar monitoramento em massa. O produto até é usado para fins justos – como o rastreamento de criminosos virtuais pela polícia –, mas a empresa responsável pelo kit de espionagem é acusada de ter ligação com governos ditatoriais, como os do Egito, do Turcomenistão e do Bahrein. Os três são conhecidos por censurar o acesso de seus cidadãos, de ativistas e da mídia à internet, entre outros atentados aos direitos humanos.

Mas, curiosamente, nenhum deles aparece em gráficos divulgados pelo hacker, que são parte do conteúdo vazado. Eles mostram informações de uso das ferramentas por país, e o mais recente, de junho deste ano, revela que a também polêmica China é o que mais apela aos produtos da Gamma, com 13% de participação. Os EUA aparecem logo em seguida, com 9%, enquanto Japão e Tailândia (outro país com histórico recente de censura), com 3% e 2%, vêm em terceiro e quarto.

As porcentagens maiores, no entanto, se referem a “Desconhecidos” nas imagens mais recentes. Mas basta uma viagem no tempo, até dezembro de 2009, para ver mais alguns dos velhos compradores da Gamma. Alemanha, Coreia do Sul, Uruguai, Ucrânia e Austrália já usaram soluções do FinFisher em algum momento, e o Líbano, a França e a Rússia são outros que aparecem em gráficos referentes a outros meses. Aliás, vale lembrar que documentos publicados pelo WikiLeaks no ano passado também colocaram o Brasil como possível cliente.

As táticas – O código-fonte do FinFly Web hospedado no GitHub, apesar de não poder ser usado, dá um bom panorama das táticas usadas pela Gamma, e complementa o que já sabíamos sobre a solução. Pelos arquivos no repositório, dá para ver que o malware pode aparecer como se fosse um instalador do Flash Player, da Adobe, identificado inclusive como “adobe_flash_player.exe” (para Windows) ou “flash-player-installer.dmg” (voltado para Macs).



O download dele é oferecido por meio de uma janela pop-up, inserida na tela do alvo por um agente próximo, que intercepta o tráfego da rede Wi-Fi. Como a oferta aparece normalmente em um site confiável, o usuário aceita e baixa o instalador, infectando a máquina logo em seguida – e dando acesso total ao espião. Há mais detalhes em documentos e no vídeo publicados pelo WikiLeaks ainda em 2011, ano em que a empresa de vigilância começou a ser criticada.

As soluções, de forma geral, exploram vulnerabilidades potencialmente desconhecidas em programas populares ou nos sistemas para infectar as máquinas. Vídeos em um pacote ZIP chamado de “FinPlot Sales”, por exemplo, apresentam brechas no Adobe Reader, no Word, no Excel e nos navegadoresChrome, Firefox, IE e Opera. Os clipes ainda vêm acompanhados de um arquivo TXT com perguntas frequentes, que mostram a ligação da empresa com a VUPEN, companhia de segurança que procura por falhas em software e desenvolve soluções.

Preços – Licenças para os programas maliciosos do FinFisher são vendidas por preços relativamente elevados aos interessados. Uma do FinFly Web, por exemplo, pode sair por mais de 55 mil euros, enquanto uma do FinSpy (mais completo, usado para monitorar e invadir computadores e dispositivos móveis remotamente) chega a quase 1,5 milhão de euros. Aliás, o uso deste último programa foi detectado em 25 países no ano passado pelo CitizenLab.

E fora as licenças, a Gamma oferece pacotes de treinamentos para agentes de eventuais clientes. Os preços variam, começando em 21 mil euros (“Basic IT Instrusion” e “Advanced IT Instrusion”) e chegando aos quase 30 mil euros (“Training in FinFisher Facilities”). O download da tabela completa, com todos os preços, foi disponibilizado pelo NetzPolitik (XLS).

Limitações – Mas além das capacidades das ferramentas do FinFisher, o vazamento ainda mostra que as soluções podem ter suas limitações. Um PDF com as novidades do FinSpy, por exemplo, mostra que, até a versão 4.51, de abril deste ano, o software ainda não conseguia evitar totalmente o Skype nos Macs – um ícone indicando a instalação de um módulo de gravação (o FinSpy, no caso) teimava em aparecer quando o usuário abria o programa. E no Windows, o programa-espião também não funcionava com a versão Metro do mensageiro.

A Gamma também não garante que esses malwares funcionarão para sempre em qualquer máquina com antivírus, “devido às mudanças constantes nesses produtos”. Da versão 4.50 para a 4.51, correções foram feitas para evitar a detecção do Avast e do Microsoft Security Essentials – e mais delas provavelmente serão feitas em uma próxima atualização, já que o site VirusTotal cadastrou osinstaladores falsos do Flash Player no banco de dados de ameaças.

Contatada pelo NetzPolitik, a empresa primeiro negou ser da FinFisher/Gamma International. E após admitir, se recusou a comentar o vazamento de dados.

Idg now: Para se proteger dos russos, troque já a senha e ative a dupla autenticação


Confira seis passos fáceis para criar senhas fortes e minimizar o risco de se tornar vítima de roubo de identidade
O mundo descobriu hoje que uma rede de criminosos russos acumulou a maior coleção de senhas roubadas na Internet. Ao todo, mais de 1 bilhão de informações pessoais, como nomes de usuários, senha e mais de 500 milhões de endereços de e-mail, foram furtados de mais de 400 mil sites Web. Com base no número de registros, este incidente é considerado a maior violação de dados relatado até o momento.

Para se proteger, os especialistas em segurança recomendam a troca imediata da senha e o uso da autenticação de dois fatores, sempre que disponível.

A Symantec e a TransUnion recomendam sempre utilizar senhas únicas e fortes e nunca repeti-las em mais de um website.

“Os ladrões de identidade estão ficando mais espertos e mais rápidos para roubar informações pessoais dos consumidores, por isso é preciso agir de forma inteligente, para ficar à frente deles”, adverte Ken Chaplin, VP da TransUnion nos EUA. “Os consumidores devem mudar as suas senhas de contas online com mais frequência e criar senhas difíceis de se decodificar.”
Para ajudar as pessoas a proteger sua identidade, a TransUnion compartilha com os consumidores seis passos fáceis para criar senhas fortes e minimizar o risco de se tornar vítima de roubo de identidade.


1. Conta diferente? Senha diferente! Se um criminoso conseguir roubar a senha de uma de suas contas, não facilite para ele roubar outras.

2. Não seja óbvio! As primeiras senhas que os criminosos tentarão são: “senha”, “123456789” ou outras obviedades.

3. Escolha letras e números aleatórios! Não use o seu nome ou data de aniversário de jeito nenhum. Se puder, evite até usar palavras reais.

4. Erros ortográficos são bons! Se sua ideia de senha for "eu odeio amarelo", substitua algumas letras por números e símbolos como "3u 0dei0 4m@rel0”.

5. Quanto mais longa, melhor! Quanto mais longa a senha, menor a chance de ela ser descoberta.

6. Repita conosco: mnemônico! Mnemônico é um conjunto de técnicas utilizadas para ajudar no processo de memorização. Pense em uma frase, como “Minha cor favorita é verde”, e use a primeira ou a última letra de cada palavra como a sua senha ("Mcfev" ou "Araee", no exemplo).

Há riscos também para empresas. De acordo com a Symantec, há possibilidade da abertura de vulnerabilidades em sites e servidores de FTP que podem levar ao acesso não autorizado a bancos de dados da organização. Para prevenir futuros ataques, a Symantec alerta para anecessidade urgente das empresas considerarem a autenticação sem senha.

Na opinião da Symantec, o Bring Your Own Authenticator (Traga seu próprio autenticador, em tradução livre) irá se tornar cada vez mais comum no ambiente de trabalho. O aumento do uso de smartphones como dispositivos “always-on”, com biometria embarcada, fez com que as soluções de autenticação sem senha (mais convenientes e seguras) sejam tratadas como realidade.

G1: Sete mil usuários do Facebook se unem em ação coletiva contra o site


Reclamações partiram de mais de cem países desde 1º de agosto.
Ativista pede indenização de US$ 670 para usuário que participar de ação.

Estudante austríaco de direito, Max Schrems, de 26 anos, é um conhecido defensor do direito à privacidade na Europa. (Foto: Divulgação/Oxford)

Milhares de usuários mostraram interesse em se unir a uma ação coletiva contra o Facebook por violar as leis de privacidade aos dados pessoais, segundo afirmou o ativista austríaco Max Schrems, autor do processo da iniciativa, nesta quarta-feira (6).

Devido à inundação de ações, Schrems declarou em seu site que a reivindicação coletiva apresentada perante um Tribunal de Viena limitará a inclusão de denúncias em até 25 mil perfis no máximo.

Segundo o ativista, desde 1º de agosto, cerca de 7 mil pessoas de mais de cem países se registraram a cada dia no site "Europe versus Facebook" para se somar a esta iniciativa legal, até alcançar um pico na sexta-feira passada de uma solicitação a cada seis segundos 

"Acreditamos que receberíamos muito apoio, mas o número de participantes que se apresentaram em um período tão curto superou nossas expectativas mais otimistas", assinalou Schrems, estudante de direito.

Embora tenha assegurado que a campanha estava "bem preparada" para receber "uma grande quantidade de denúncias", Schrems explicou que foram obrigados a fixar em 25 mil o número de pessoas que figurarão na ação coletiva. Cada perfil deve de ser exaustivamente analisado para confirmar ou rejeitar supostas irregularidades.

Em sua reivindicação, Schrems pede à subsidiária do Facebook na Europa, cuja sede fica em Dublin, na Irlanda, uma indenização de 500 euros (US$ 671) por supostas violações da legislação de proteção de dados.

Espionagem
O ativista também vincula a empresa fundada por Mark Zuckerberg ao polêmico programa americano de espionagem em massa na internet, que, segundo o ex-analista da NSA Edward Snowden, permitiu o acesso aos dados de milhões de cidadãos armazenados em servidores doGoogle, Facebook e Skype, entre outros serviços on-line.

No mês passado, o Tribunal Superior irlandês havia enviado ao Tribunal Geral da União Europeia (UE) outra reivindicação apresentada por Schrems. Ele pede que a Justiça averigue se o Facebook entregou às autoridades americanas informação privada sobre usuários europeus.

Um ano antes, Schrems apresentara um pedido similar perante a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda (DPC), responsável por vigiar o cumprimento da legislação vigente por parte do Facebook.

G1: Praga para Android envia SMS e infecta 500 mil celulares na China

Altieres Rohr

Código se espalhou no dia dos namorados do país.
Componente cede controle do aparelho ao criador do vírus.
A fabricante de antivírus Kaspersky Lab divulgou nesta quarta-feira (6) a análise de uma praga digital para Android, do Google, que teria infectado 500 mil aparelhos em apenas seis horas no dia 2 de agosto, quando era celebrado o "dia dos namorados" na China. A praga digital envia torpedos SMS para todos os contatos da vítima, levando os destinatários a instalar o programa malicioso.

Quando executado, o instalador da praga digital verifica se outro componente do vírus já está instalado no celular. Se não estiver, a vítima será convidada a instalá-lo e a realizar um cadastro. As informações fornecidas serão enviadas diretamente ao responsável pelo código.

Um telefone infectado pode receber comandos do criador do vírus para enviar outras mensagens SMS para os contatos da vítima. A praga também encaminha por e-mail os torpedos recebidos pelo telefone ao criador do vírus, agindo como software espião.

Segundo o analista da Kaspersky Lab, Vigi Zhang, a disseminação da praga no "dia dos namorados" foi premeditada para que o código tirasse proveito da data. A mensagem usada pelo vírus possui três caracteres chineses e apenas convidada o destinatário a checar o link.

"Esse cavalo de troia é um bom exemplo do porquê sempre vale a pena pensar duas vezes antes de confiar em um link recebido no seu celular. Não importa quem o envie, ainda pode ser um programa malicioso", escreveu especialista no site "Securelist".

G1: Lumia 930 começa a ser vendido no Brasil por R$ 1,9 mil


Smartphone chega nesta quinta-feira (7) ao país tem internet móvel 4G.
Aparelho tem tela de 5 polegadas e memória interna de 32 GB.

Lumia 930 é o novo smartphone da Nokia que roda
o sistema Windows Phone 8.1

O smartphone Lumia 930, um dos principais lançamentos da Nokia em 2014, começa a ser vendido no Brasil a partir desta quinta-feira (7) por R$ 1,9 mil. O aparelho é fabricado localmente e como destaque tem uma tela de 5 polegadas e conexão com a rede de internet móvel 4G.

O dispositivo roda o sistema operacional Windows Phone 8.1, câmera fotográfica de 20 megapixels com sistema anti-movimento para fotos com maior qualidade, quatro microfones e alto-falantes para gravar e escutar som sorround.

Além disso, ele tem processador Snapdragon 800 quad-core de 2.2GHz, memória RAM de 2GB e memória interna de 32GB, além de 15GB de armazenamento na nuvem gratuitamente no OneDrive.

O aparelho tem bateria de 2420 mAh com duração de até 18 dias em modo de espera, garantindo ainda mais tempo para o usuário clicar em muitas fotos com o Nokia Camera, editá-las no novo Estúdio Criativo com diversas opções de filtros e compartilhá-las usando apps como o Storyteller e o Instagram. Além disto, o Lumia 930 é compatível com tecnologia de carregamento sem fio já integrado ao aparelho.

No Brasil, apenas as cores preta e branca estarão disponíveis.

Os mil primeiros compradores do smartphone no Brasil em lojas físicas ou na loja virtual da Nokia receberão como brinde a exclusiva e moderna caixa de som MD-12. O acessório também será vendido separadamente ainda neste trimestre com mais duas opções de cor: laranja e verde com preço sugerido de R$ 199.

Info: Wikipédia divulga links de resultados retirados do Google na Europa

Karen Carneti, 

A Wikipédia começou a nomear em seu site os links retirados do Google pelo “direito ao esquecimento”. As informações são da BBC

Em uma coletiva de imprensa em Londres, a Wikimedia Foundation revelou que o Google enviou uma notificação sobre cinco pedidos envolvendo Wikipédia, afetando mais de 50 links de seu site. Entre eles estão uma foto de um músico, Tom Carstairs, segurando uma guitarra e uma página em italianosobre a Banda della Comasina, nome dado pela mídia a um grupo de criminosos dos anos 70.

Em seu blog, a Wikimedia Foundation, que opera a Wikipédia, disse que a internet está "cheia de buracos de memória" como resultado de tais retiradas. "Só sabemos sobre essas remoções porque a empresa de buscas envolvida decidiu enviar avisos para a Wikimedia Foundation", escreveu o advogado da organização no blog. "Os serviços de busca não têm obrigação legal de enviar esses avisos. Na verdade, sua capacidade de continuar fazendo isso pode estar em perigo”.

"Já que as ferramentas de busca não são obrigadas a fornecer aviso prévio aos sites afetados, outros serviços de busca podem ter removido links adicionais de seus resultados sem o nosso conhecimento. Esta falta de políticas e procedimentos transparentes é apenas uma das muitas falhas na decisão europeia", afirmou.

A ação segue uma decisão do Tribunal Europeu de Justiça, em maio, que determinou que os internautas têm o direito de ter suas informações irrelevantes ou antigas apagadas da ferramenta de busca do Google. A lista dos links removidos pode ser vista aqui.

G1: Foursquare lança novo app sem botão para fazer 'check-in'


Recurso de apontar lugares frequentados foi transferido ao app Swarm.
Novo app com funcionamento reformulado promete 'buscas personalizadas'.

O Foursquare anunciou nesta quarta-feira (6) o novo aplicativo da ferramenta de geolocalização que não possui mais o botão para fazer “check-in” em lugares. De acordo com a companhia, 50 milhões de pessoas no mundo todo usam o app.

O Foursquare optou por deslocar o "check-in" para outro aplicativo da empresa, o Swarm, anunciado em maio como a ferramenta móvel da companhia para localizar quais amigos estão por perto. Em cinco anos de funcionamento do aplicativo, o Foursquare atingiu 6 bilhões de "check-in".
Foursquare vai abandonar 'check-in' em
reformulação para focar em 'buscas locais
personalizadas'. (Foto: Divulgação/Foursquare)

Os “check-in”, fotos e os contatos de amigos armazenados no Foursquare serão transferidos para o Swarm. Segundo a desenvolvedora do app, três quartos dos usuários do aplicativo tradicional já migraram para o novo.

A exclusão da ferramenta faz parte de uma reformulação para fazer o aplicativo focar em “buscas locais personalizadas”, feitas de acordo com o perfil dos usuários.

"Não há razão para que nós todos recebamos as mesmas recomendações quando procuramos lugares para comer, beber ou comprar", informou a empresa.

O Foursquare aproveitou o anúncio para reformular o logotipo, para que seja uma “mistura entre mapa de pins e emblema de super-herói”. O novo visual acompanhará a remodelação na forma de funcionar do app. “Depois de ensinar o Foursquare algumas coisas sobre você ─adicionar seus gostos, seguir especialistas, ou mesmo após passear por alguns dias─ o aplicativo será 100% seu”, informou a empresa.

Na capa do aplicativo, há itens que os usuários podem apontar como preferências. A partir daí, opções de estabelecimentos que se encaixam passam a ser exibidas automaticamente. Essas opções incluem "capirinhas", "bom para família" e "cerveja" e "mesas ao ar livre".

A “busca local personalizada” no aplicativo vai sugerir os estabelecimentos comerciais mais próximos, como restaurantes e bares, que podem ser mais apreciados pelos usuários. Essa sugestão será feita com base nas interações das pessoas com o aplicativo.

Idg Now: Timex lança relógio Ironman com conexão 3G que dispensa smartphone



A fabricante entra na disputa pelo mercado de smartwatches de monitoramento de fitness com o Ironman One GPS+, que tem sua própria conexão móvel

O novo Ironman One GPS+ permite aos usuários deixar seus smartphones em casa ao sair para atividades físicas e continuar a aproveitar seus recursos de interatividade. O dispositivo está focado primariamente nos entusiastas de corrida mas também oferece recursos de mensagem e música. Segundo o site da Timex, ele já sai da loja nos Estados Unidos com um plano de internet móvel da AT&T.O Timex Group, fabricante de relógios, anunciou nesta quarta-feira sua entrada no mercado de smartwatches (relógios inteligentes) com o lançamento de um dispositivo para monitoramento de atividades físicas que tem sua própria rede de conexão móvel.

Os recursos do relógio incluem uma tela touch de 1,5 polegadas, com resolução de 288 x 192 pixels que fica mais brilhante quando exposta à luz direta do sol. O aparelho também tem um GPS para rastrear a atividade esportiva; 4 GB de espaço para armazenamento de até 1 mil músicas e app de mensagens com recurso automático de SOS que pode ser programado para disparar uma mensagem para contatos de emergência.

O aparelho tem uma bateria de lítium-ion recarregável com autonomia para 72 horas em standby. Em uso, rodando o GPS e o serviço celular, a bateria dura 8 horas. Se for usado em combinação também com o recurso de música a autonomia cai para 4 horas.

O Ironman One GPS+ tem formato quadrado típico da Timex com 5 cm de largura e 1,57 cm de espessura. Ele pesa 71 gramas e é resistente a água a profundidade de até 50 metros.

A Timex está oferecendo o GPS One+ por US$ 399, ou por US$ 450 se incluir um monitor Bluetooth para batimentos cardíacos. O relógio está programado para lançamento nos EUA em novembro de 2014.


Folha de São Paulo: 'Steve Jobs chinês' leva ao topo fabricante de celular


Em 2013, a Xiaomi era uma fabricante chinesa de celulares relativamente obscura. Mas, no segundo trimestre deste ano, tornou-se a maior vendedora de smartphones no maior mercado mundial de celulares: a China.

Relatório publicado pela Canalys, empresa de pesquisa sobre tecnologia, destacou o notável crescimento da Xiaomi, que deixou para trás gigantes como a Samsung e a Lenovo e se tornou a maior vendedora de smartphones na China. Em razão de seu grande crescimento em seu país, a Xiaomi se tornou a quinta maior fabricante mundial de celulares.
A Canalys calcula que no segundo trimestre a Xiaomi tenha entregue 15 milhões de celulares na China, ante 4,4 milhões no mesmo período em 2013.

A Xiaomi superou a Samsung, que vendeu 13,2 milhões de smartphones na China no trimestre passado, ante 15,5 milhões no período em 2013.
Zhang Jin - 22.jul.14/Xinhua 
O presidente-executivo da Xiaomi, Lei Jun, conhecido como o 'Steve Jobs chinês', durante apresentação

O crescimento geral da Xiaomi chegou a 240% ante o segundo trimestre de 2013. Tem agora 14% do mercado chinês de smartphones.

Como isso aconteceu tão rápido? Chris Jones, analista da Canalys, disse que, enquanto a maior parte dos fabricantes chineses concorre em preço, a Xiaomi adotou caminho diferente para marketing e estratégia de vendas.

Para atrair compradores, a Xiaomi se concentra em oferecer software especial que os consumidores não podem obter em outros aparelhos Android. A companhia usa uma versão especial do Android, chamada Miui, cujo design os consumidores podem influenciar interagindo on-line com a empresa.

A Xiaomi lança uma versão atualizada de seu sistema operacional a cada sexta.

PREÇO

A companhia vende seus celulares praticamente pela mesma quantia que gasta na compra e na montagem dos componentes. Mas seus modelos ficam à venda por até 18 meses, prazo suficiente para que os preços dos componentes caiam.

Para ganhar dinheiro, a Xiaomi se concentra na venda de apps, jogos, temas especiais para o Android e serviços de internet.

O marketing da Xiaomi se baseia em festivais nos quais ela demonstra apreciação ao que chama de "Mi fãs". O presidente-executivo da companhia, Lei Jun, que a mídia chinesa chama de "o Steven Jobs da China", ajuda a atrair muita atenção para a empresa.

"Eles realmente mudaram a cara do mercado chinês", disse Jones. "Esses caras fizeram algo de diferente."

Em 2013, a Xiaomi também atraiu um importante executivo do Google, o brasileiro Hugo Barra, o que se provou especialmente útil, diz Jones.

Barra, que era vice-presidente da divisão Android do Google, vem usando sua influência no setor para ajudar a Xiaomi a formar novas parcerias com operadoras e se expandir a novos mercados, diz o analista. A companhia anunciou planos de entrar em dez novos mercados, entre os quais o Brasil.

Folha de São Paulo: Passageiros usam tomada secreta para carregar celular nos trens da CPTM


Rafael Balago e Narayhana Pereira

Ficar sem bateria no meio do caminho não é mais problema para os passageiros da linha 8-diamante da CPTM, que liga Itapevi, na Grande São Paulo, a estação Júlio Prestes, no centro da capital.
Eles encontraram tomadas ao lado dos bancos, cobertas por uma capa branca, e passaram a usá-las para carregar seus celulares durante a viagem.

As tomadas ficam nas composições da série 8000, que foram compradas a partir de 2011 e tem os vagões interligados por dentro. Nesses modelos de trem, a reportagem encontrou uma tomada em cada carro de passageiros, com voltagem de 220v. Elas ficam entre os bancos, junto à parede.

"Aproveito o tempo no trem para conversar com a minha filha pelo celular. As tomadas me salvam, pois não tenho dinheiro para comprar um aparelho com bateria que dure mais", conta Matlide Santos, 66, diarista que mora em Itapevi.

"Se minha bateria acaba, fico tranquila porque posso carregar no trem", comenta a vendedora Andressa Cardoso, 25. " Um dia estava atrasada e pensei em usar a tomada do trem para arrumar meu cabelo, mas como tem câmeras, fiquei com medo de ser advertida", revela.

O estudante Lucas Miranda, 24, soube da novidade ao ver uma garota usando. "Passo uma hora seguida no trem e sofri diversas vezes com falta de bateria no celular. Já aconteceu de estar em pé e pedir para a pessoa que estava sentada ligar o carregador pra mim."

Segundo a CPTM, todos os trens possuem tomadas para equipamentos de limpeza e manutenção. "Elas servem para ligar aspiradores de pó e parafusadeiras, por exemplo", informou a assessoria de imprensa da companhia. Ficam ocultas porque não se destinam ao público em geral. Entretanto, não há punição para quem utilizá-las.