terça-feira, 9 de dezembro de 2014

G1: Hackers que atacaram a Sony agora ameaçam funcionários da empresa

Hackers que atacaram a Sony agora ameaçam funcionários da empresa 
Invasores enviaram e-mail a empregados; mandam se oporem à empresa.
Ataque vazou mais de 30 mil documentos e afetou até Sylvester Stallone

Os hackers responsáveis pelo ciberataque à Sony, efetuado no dia 24 de novembro, ameaçam agora os empregados da empresa, informou a edição digital da revista "Variety" na sexta-feira (5). A ameaça foi recebida pelos funcionários por e-mail depois das 13h (19h em Brasília).

O autor, que afirma ser o líder do grupo "Guardians of Peace" (Guardiões da Paz), diz que seu objetivo é acabar com a existência da companhia. Na mensagem, ordena os trabalhadores a se opor às ações da Sony caso não queiram "sofrer danos". "Se não o fizerem, não apenas vocês, mas também seus parentes estarão em perigo. Eliminar a Sony Pictures da face da Terra é um trabalho muito pequeno para o nosso grupo, que é uma organização mundial. O que fizemos até agora é uma pequena parte de nosso plano", diz o e-mail.

Um porta-voz da Sony afirmou que a companhia está no controle da situação e colabora com as autoridades. Sylvester Stallone, James Franco, Seth Rogen e Judd Apatow são alguns dos atores afetados pelo ciberataque à empresa, que vazou mais de 30 mil documentos do estúdio pela internet.

Os hackers tiveram acesso a arquivos com dados de identificação de mais de 47 mil empregados, antigos e atuais. Os dados mostram salários e endereços residenciais, entre outros dados pessoais. Após o ataque de 24 de novembro, a informação também apareceu em plataformas como o BitTorrent, apesar dos esforços do estúdio para eliminar os dados da rede.

A autoria do ataque foi assumida apenas pelo grupo Guardians of Peace, apesar de a Coreia do Norte ser cogitada como possível origem do crime, uma teoria baseada na oposição do regime norte-coreano ao filme "A Entrevista", comédia sobre uma tentativa de assassinar o líder do país, Kim Jong-un.

Pelo menos cinco produções da empresa vazaram na internet, segundo a imprensa especializada, entre eles o remake de "Annie", "Fury" (Corações de Ferro), "Mr. Turner", "Still Alice" e "To Write Love on Her Arms". 

Info: Criador do primeiro videogame morre aos 92 anos

Criador do primeiro videogame morre aos 92 anos 
Lucas Agrela

Ralph Baer, creditado por muitos como o criador do primeiro videogame, morreu no último sábado (6/12) aos 92 anos. No final da década de 1960, Baer montou um aparelho chamado de “Brown Box”, que, mais tarde, ganhou o nome de Magnavox Odyssey, em 1972, após o licenciamento do design. As informações são do Gamasutra.

O conceito do produto criado por Baer é o mesmo usado por videogames até hoje: um computador dentro de uma caixa que é controlado por joysticks e conectado a uma televisão. O aparelho foi inicialmente bem aceito pela crítica, que o chamou de “produto misterioso”. A invenção representou um grande passo à frente em termos de entretenimento digital.

O objetivo do console, criado à época em que 40 milhões de TVs haviam acabado de chegar aos americanos, era ter um apelo universal, unindo a família e criando um entretenimento interativo com um dipositivo passivo, conforme indica o Ars Technica em um detalhado artigo sobre o criador do primeiro videogame.
Até o natal do seu ano de lançamento, 1972, o Magnavox Odyssey vendera 130 mil unidades.Em 1975, o número chegara a 330 mil unidades. Um dos jogos mais famosos era ao estilo Pong, que ficou mais conhecido quando a Atari lançou sua versão, três anos mais tarde.

G1: YouTube avisa se música usada em vídeo é protegida por direito autoral

YouTube avisa se música usada em vídeo é protegida por direito autoral
 
Plataforma do Google informa se faixa pode resultar na retirada do vídeo.
Antes, consequência de uso indevido só era conhecida com o vídeo no ar.
YouTube passa a avisar de música usada em vídeo infringe direitos autorais.  O YouTube criou um recurso para avisar produtores de conteúdo o que pode acontecer se utilizarem músicas protegidas por direitos autorais em vídeos publicados na plataforma do Google. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (8).

Chamada de “Content ID”, a ferramenta atua no ato do upload do vídeo. Caso possua trilha sonora, a música utilizada é identificada a partir de uma pesquisa na livraria de áudios do YouTube. A partir daí são mostradas informações se é possível utilizar aquele título em todo o mundo, se é possível exibir anúncios no vídeo e, principalmente, se os proprietários dos direitos autorais da obra podem entrar com recursos para inviabilizar sua utilização no vídeo.

“Até agora não havia como saber o que poderia acontecer se você usasse uma faixa específica até que você subisse o vídeo”, afirmou Tim Grow, diretor do YouTube, em post do blog direcionado a publicadores de conteúdo.

O YouTube informa ainda que se o desejo do produtor de conteúdo é ganhar dinheiro com seu vídeo, é possível baixar sons e outros efeitos sonos da livraria da própria plataforma. Essas faixas não têm restrições e são gratuitas, diz o site. 

Folha de são paulo: Fabricantes cortam linhas de smartphones para conter prejuízos

Fabricantes cortam linhas de smartphones para conter prejuízos 
Se você já se sentiu indeciso a sobre qual smartphone comprar por conta da variedade de modelos, saiba que essa não é apenas uma impressão de quem tem pouca intimidade com tecnologia.

A avalanche de modelos existe mesmo. E os fabricantes começam a admitir que exageraram.

Samsung e Sony anunciaram que reduzirão o número de modelos lançados no ano que vem. E há rumores de que até a Apple pode estar em um caminho parecido.

Nos casos das gigantes asiáticas, a notícia veio no mês passado após o anúncio dos resultados fiscais mais recentes, que mostraram encolhimento de suas divisões de dispositivos móveis.

Apesar de ser uma das duas únicas empresas do mundo a ter lucros com smartphones, segundo a consultoria Canaccord Genuity, a Samsung não teve um bom ano. No último trimestre, o lucro da companhia caiu 49% –e sua divisão de dispositivos móveis teve redução de 74% no lucro.

O resultado colocou em dúvida a permanência de JK Shin, chefe da divisão dos aparelhos portáteis da Samsung. Na semana passada, contudo, a companhia confirmou que ele fica.

Uma das medidas para reduzir custos anunciadas pela empresa foi cortar em até 30% a produção de modelos em lançados no ano que vem.

Em 2014, a Samsung foi a fabricante que mais lançou aparelhos únicos. Foram 56 no total –o site brasileiro da companhia mostra 54 modelos à venda no país.

A medida é um recuo na estratégia da companhia de lançar modelos em muitas categorias, chamada em alguns sites estrangeiros especializados de "gadget spam".

O corte deve afetar principalmente modelos medianos, pois a Samsung avalia que deve reinvestir forças no seus aparelhos mais caros –as vendas do Galaxy S5 ficaram muito abaixo do esperado.

Na Sony, os modelos medianos também estão na linha de frente. Kazuo Hirai, presidente da Sony, afirmou que a companhia focará em dispositivos mais caros cortará custos.
No último trimestre, a divisão de celulares da empresa teve prejuízo de US$ 1,2 bilhão, impactando de forma negativa todo o resultado do conglomerado.


Aparelhos lançados pela Samsung em 2014


"Não estamos olhando para tamanho e participação do mercado, mas para um melhor lucro", afirmou Hiroki Totoki, responsável pela divisão de dispositivos móveis.

Em 2014, a Sony lançou 14 modelos –o tamanho do corte não foi anunciado.

PRECAUÇÃO


A redução de custos visa também o planejamento para um período de esfriamento do mercado mundial de smartphones. Na semana passada, a empresa de pesquisa de mercado IDC fez estimativas paras os próximos quatro anos.

No período, o segmento deve ter taxas anuais de crescimento médio de 10%. Em 2014, por exemplo, a expansão deve ficar em 26% em comparação a 2013.

A firma também indica que a margem de lucro por aparelho vendido deve ser puxada para baixo em parte pelo crescimento de fabricantes chinesas, como a Xiaomi, que ultrapassou a Samsung na China como maior a maior vendedora de celular.

Em 2014, o preço de venda médio de smartphones é calculado em US$ 297 (cerca de R$ 775) pelo IDC. Em 2018, o número deve ter caído para US$ 241 (R$ 630). "É uma corrida rumo aos preços mais baixos", disse Melissa Chau, gerente-sênior de pesquisa da consultoria, em comunicado.

Com isso, até a Apple estaria repensando a existência de seu telefone mais barato, o iPhone 5c. Segundo a consultoria KGI Securities, a produção será encerrada no ano que vem por conta das baixas vendas do aparelho. 

G1:Um dos fundadores da Microsoft vai dar US$ 100 milhões para instituto

Um dos fundadores da Microsoft vai dar US$ 100 milhões para instituto
Paul Allen dará quantia para instituto de pesquisas sem fins lucrativos.
Instituição pretende pesquisar doenças e comportamento de células.
Paul Allen, um dos fundadores da Microsoft, prometeu nesta segunda-feira (8) US$ 100 milhões para a criação de um instituto de pesquisas - sem fins lucrativos - sobre as células do organismo humano.

O Allen Institute for Cell Science pretende acelerar a pesquisa sobre as doenças, criando um banco de dados e modelos informáticos que ajudem a prever o comportamento das células. "As células são as unidades fundamentais da vida e todas as doenças que conhecemos envolvem um tipo particular de células", explicou Allen em um comunicado.

"Os cientistas aprenderam muito sobre as cerca de 50 bilhões de células do nosso corpo durante as últimas décadas, mas criar um programa informático ampliado sobre as células exige um ponto de vista diferente".

"Concebemos o Allen Institute for Cell Science como uma força que permita catalizar e integrar as tecnologias em grande escala, de maneira a fornecer os recursos excepcionais a toda comunidade científica".

O Instituto adotará um enfoque multidisciplinar para resolver uma questão fundamental e ainda sem resposta na ciência celular. Trata-se de saber como informações codificadas por nossos genes se convertem em células vivas e quais são os fatores que provocam as doenças.

"Nossa esperança é que tais esforços nos levem a tratamentos das diversas doenças", concluiu Allen. 

Inovação Tecnologica: Paredes têm ouvidos; e podem contar o que ouviram

Paredes têm ouvidos; e podem contar o que ouviram 
Como as vibrações detectadas na superfície dos objetos estão diretamente relacionadas às ondas sonoras no ambiente, é possível reconstruir a informação de áudio original.[Imagem:
Recuperação do som ambiente

Parece que não são só as paredes que têm ouvidos: qualquer objeto no ambiente de fato ouve tudo o que se fala ao redor deles.

E, pior do que isso, eles também têm bocas, e podem contar aos outros o que você está falando.

Pesquisadores demonstraram uma técnica óptica simples por meio da qual "informações de áudio" - sons - podem ser extraídas a partir de gravações de vídeo feitas em um ambiente.

A técnica utiliza um processo de correspondência de imagens que se fundamenta na detecção das vibrações imperceptíveis que as ondas sonoras causam nos objetos. E apenas analisando as imagens de uma sala, a equipe conseguiu recuperar as palavras faladas no ambiente.

Em outras palavras, o som cria pequenas vibrações nos objetos e essas vibrações - mediante o uso de equipamentos adequados - podem ser captadas a partir de um vídeo feito do local.

Correlação de imagens

Zhaoyang Wang e seus colegas da Universidade Católica da América, nos Estados Unidos, afirmam que a técnica é particularmente eficiente se o vídeo for gravado em alta velocidade e se os objetos presentes no ambiente forem leves, finos e flexíveis, tais como pedaços de papel ou cortinas.

A equipe utilizou uma abordagem chamada de correlação de imagens - a comparação entre uma imagem determinada, um quadro de um filme, por exemplo, e uma imagem de referência - para elaborar um algoritmo que detecta os movimentos na superfície de cada objeto filmado com alta precisão e rapidez.

Como as vibrações detectadas na superfície dos objetos estão diretamente relacionadas às ondas sonoras no ambiente, é possível reconstruir a informação de áudio original.

Outras técnicas já haviam conseguido antes recuperar sons a partir de vibrações dos objetos em um ambiente - mas nenhuma com a simplicidade de um algoritmo de análise de imagens.

"No momento, estamos melhorando a técnica para aumentar sua precisão e sensibilidade, fazer as medições em tempo real e remover a interferência de outras fontes," disse Wang.

Paredes e sons


Dado que a luz pode viajar através do ar consideravelmente mais longe do que o som e pode passar através do vidro, a equipe antecipa que a técnica pode encontrar aplicações como a detecção passiva de conversas dentro de um edifício a partir de uma grande distância.

Para os mais preocupados com a privacidade, é bom saber que outras equipes já criaram ondas de som à prova de ouvidos indiscretos.

Já para os mais despreocupados, é bom saber que o inverso também é verdadeiro, e que é possível transformar paredes e objetos em alto-falantes para ouvir melhor suas músicas.