quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Secom: Primeira etapa do Parque Tecnológico da Bahia é inaugurada em Salvador


O desenvolvimento da ciência e da pesquisa aplicadas no estado vai ser ainda mais estimulado depois da inauguração, nesta quarta-feira (19), da primeira etapa (Tecnocentro) do Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador. São quatro andares divididos em duas alas, com toda infraestrutura para equipamentos de pesquisa, além de biblioteca e sistema de aproveitamento de água e energia solar. 

Inaugurado pelo governador Jaques Wagner, pelo ministro Marco Antônio Raupp e o secretário Paulo Câmera (ambos da Ciência, Tecnologia e Inovação), o Tecnocentro é dedicado ao estudo, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias em diversas áreas. Dezesseis instituições, entre elas, a Ufba, a Uneb, a IBM e a Ericsson, estão instaladas no empreendimento.

Durante o evento, foi anunciado o investimento do governo estadual de R$ 59 milhões para construção da segunda etapa do Parque Tecnológico da Bahia. Com esses recursos, vão ser construídos laboratórios, escola de iniciação científica e museu, com entrega prevista para dezembro de 2014.

O governador destacou a importância dessas iniciativas para a ciência baiana. “Hoje não se fala em desenvolvimento sem falar em inovação e tecnologia. Éramos carentes de um espaço próprio para recepcionar empresas, instituições e laboratórios de pesquisa. Agora estamos inaugurando, e já com um grupo forte de empresas, instituições e incubadoras”.

Ele falou também sobre as oportunidades que se criam para os jovens baianos que estejam interessados em ingressar no ramo da pesquisa. “Foi gratificante entrar nas salas e ver os jovens usando a criatividade, que é uma característica deles, para desenvolver produtos que podem ser utilizados em todo o mundo. Esse é um espaço que vai criar oportunidades para quem quer trilhar esse caminho”.


Ministro garante apoio

Marco Antônio Raupp destacou a qualidade do Tecnocentro e garantiu apoio às iniciativas do Estado na área de ciência, tecnologia e inovação, como a construção da segunda etapa do parque e o desenvolvimento de pesquisas. “Vamos continuar apoiando, porque a inovação e a capacitação tecnológica das empresas são fundamentais para a competitividade e o desenvolvimento econômico do país. Esse espaço cria um ambiente cooperativo para isso na Bahia”.

Entre os pesquisadores do estado, a previsão é de novos tempos para a ciência baiana. A reitora da Universidade Federal da Bahia, Dora Leal, elogiou a iniciativa e espera que em breve os frutos sejam colhidos. “Tive a satisfação de encontrar alguns ex-alunos da Ufba que já estão aqui no Tecnocentro com pequenas empresas com alta tecnologia. Isso é extremamente importante para a Bahia, para nós e para as outras universidades”.

Computer world: IBM abre escritório no Parque Tecnológico de Salvador



Nos próximos dois anos, cerca de cem profissionais 
vão atuar nas instalações.

A IBM prossegue com sua estratégia de expansão geográfica e inaugura hoje (19/9) um escritório em Salvador (BA), localizado no Centro Parque Tecnológico.

“A presença local nos ajudará a capturar e aproveitar os recursos, os talentos e toda inteligência desse ecossistema instalado”, afirma Claudio Schlesinger, executivo do Laboratório de Desenvolvimento de Software da IBM Brasil. “Com a presença de um time de especialistas em software no Parque Tecnológico, teremos a possibilidade de atender as demandas de serviços e aplicações de nossos clientes com mais agilidade”, completa Schlesinger.

Segundo a empresa, nos próximos dois anos, cerca de cem profissionais vão atuar nas instalações da IBM no Parque Tecnológico, incluindo funcionários, colaboradores e bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) que desenvolverão pesquisas junto à empresa.

O escritório também terá um braço no laboratório Natural Resources Industry Solutions Lab (NRIS Lab), recém-inaugurado em São Paulo, que foca no desenvolvimento de soluções para as indústrias de recursos naturais, como mineração e óleo & gás.

Os softwares e projetos desenvolvidos pelo NRIS Lab da IBM na Bahia, juntamente com os outros Laboratório de Software da IBM, terão o objetivo de aumentar a eficiência nos processos de negócios de empresas e governos das regiões Norte e Nordeste, informa a companhia.

Adrenaline : Dilma Rousseff sanciona lei que desonera smartphones de impostos




A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei número 12.715, que inclui os smartphones fabricados no Brasil na lista de dispositivos com desoneração dos impostos PIS e Cofins. Com isso, o valor dos aparelhos deve cair 10% para o consumidor final.

Para começar a valer, ainda falta a publicação de regulamentos que vão detalhar um conjunto de regras para montagem dos produtos. Para serem beneficiados pela redução de impostos, os smartphones precisam se adequar ao Processo Produtivo Básico (PPB) e atender a algumas especificações técnicas, como a compatibilidade com redes Wi-Fi e 3G ou superior. Os equipamentos também terão um valor máximo, a ser definido, que deverá ser de aproximadamente R$ 900.

Assine a tag impostos para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados

A vantagem será maior ainda para as fabricantes que quiserem produzir por aqui modelos que, até então, eram importados, graças à desoneração de outros dois impostos: o IPI e o II, o imposto sobre importação. Os técnicos do Ministério das Comunicações estimam que o benefício, da fabricação à venda ao consumidor, será superior a 25% .

"A desoneração dos smartphones é a continuação de uma política voltada para garantir o acesso à banda larga de um número cada vez maior de pessoas", afirmou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. "Evoluímos muito nisso e cada vez acredito mais que as tecnologias móveis andarão em velocidade muito maior".

A meta do governo é de começar a vender smartphones mais baratos já neste Natal.

TI INSIDE : Votação do marco civil da internet é adiada para depois das eleições




A votação do Projeto de Lei 2126 que institui o marco civil da internet, prevista para esta quarta-feira, 19, foi adiada para depois das eleições municipais. O relator do projeto na comissão especial, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), propôs o adiamento da votação após ser informado de que seriam apresentados votos em separado ao seu parecer, que foi entregue aos deputados da comissão em julho.
De acordo com o relator, é mais prudente deixar a votação para depois das eleições, uma vez que a presença de deputados será maior, o que possibilitará a aprovação do seu parecer. Segundo Alessandro Molon, a maior resistência para a aprovação do seu relatório diz respeito à chamada neutralidade de rede, um dos pilares do seu parecer.
Na avaliação do relator, outros pontos considerados essenciais são a proteção aos dados pessoais do usuário e a garantia da liberdade de expressão. Com informações da Agência Brasil. 

TI INSIDE :Regulamentação da neutralidade tem de ficar com a Anatel, diz Bernardo




Para o ministro das Comunicações Paulo Bernardo, o governo defende a neutralidade de rede, como foi proposto na redação original do Marco Civil da Internet enviado ao Congresso. Quanto à regulamentação das condições à neutralidade de rede, prevista do Marco Civil da Internet, segundo o ministro, elas devem ser elaboradas pela Anatel. E, mais do que isso, o ministro é contra qualquer referência ao ao Comitê Gestor de Internet (CGI) nesse aspecto, como sugere o relatório do deputado Alessandro Molon. O relatório diz que as condições da neutralidade serão dadas por decreto presidencial, "ouvido" o CGI.
"Como é que vai pôr a obrigação de ouvir o CGI? Por que o CGI e não a FGV, a Fiesp? Por que nós não vamos ouvir a Federação do Arrozeiros do Rio Grande do Sul? Qual é a lógica?", questiona o ministro, em entrevista a este noticiário. Bernardo afirma que o CGI é um órgão com caráter de organização social, "uma ONG", que não tem poder para assumir funções de normatização do Estado. "Tem que ser da Anatel (o papel de regular a neutralidade). Não vejo nem por que surgiu essa dúvida. A Anatel é um órgão de Estado, com pessoas indicadas pela presidenta que passam por sabatina no Senado e quadro técnico de carreira. É um órgão caracterizado como de Estado, faz reuniões públicas, se enquadra na Lei de Acesso à Informação e toma decisões após consulta pública", argumenta ele.
Por outro lado, para o ministro, a neutralidade não deve permitir que as empresas donas da infraestrutura façam acordos com os provedores de conteúdo para privilégio de tráfego que acabem por prejudicar empresas menores ou concorrentes. "O que é razoável é o gerenciamento técnico. Tirando isso, não pode haver nenhum tipo de discriminação", diz ele.
O Marco Civil da Internet estava previsto para ser votado em comissão especial nesta quarta, 19, mas o deputado Alessandro Molon (PT/RJ) decidiu cancelar a sessão diante da falta de acordo justamente sobre essa questão. A expectativa é que o tema volte à pauta do Congresso após o primeiro turno das eleições municipais. 

IDG Now!: Nos últimos 12 meses, Brasil ganhou uma conexão banda larga por segundo




De janeiro a agosto deste ano, 21,7 milhões de novas conexões rápidas foram ativadas, ritmo 57% mais alto que o mesmo período do ano passado

O número total de acessos em banda larga no Brasil chegou a 81,3 milhões em agosto - crescimento de 64% em relação ao mesmo mês de 2011. 

Nos últimos doze meses, segundo balanço da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), foram ativados cerca de 32 milhões de novos acessos, ou uma nova conexão por segundo.

A evolução da banda larga no Brasil tem sido significativa. O levantamento da Telebrasil mostra que de janeiro a agosto deste ano, 21,7 milhões de novas conexões rápidas foram ativadas, ritmo de crescimento 57% mais alto que o mesmo período do ano passado, quando foram ativados 13,7 milhões de acessos. 

Do total de acessos de internet rápida registrados no fim de agosto, 18,9 milhões são de banda larga fixa e 62,4 milhões de móvel, segmento que praticamente dobrou nos últimos doze meses (97%).

A banda larga fixa, por sua vez, ampliou sua base em cerca de 1 milhão de novas conexões, desde agosto do ano passado. 

As redes de 3G, que permitem a oferta em banda larga móvel, já estão instaladas em 3 049 municípios, onde moram 85% da população brasileira. Só neste ano, 399 novos municípios foram conectados em 3G. A atual cobertura de terceira geração supera em mais de três vezes as obrigações do edital, que previam alcançar 928 municípios em abril de 2013.

Entre os acessos móveis, 49,7 milhões são celulares de terceira geração – incluindo os smartphones – e 12,7 milhões são de terminais de dados, como os minimodems de conexão à internet. Também entre os terminais de dados estão cerca de 6 milhões de chips M2M, que fazem a conexão entre máquinas.

O mercado M2M, segundo previsões de consultorias internacionais, deve explodir em crescimento nos próximos anos, alcançando 2 bilhões de dispositivos em 2020, no Brasil. Nesta semana foi sancionada a Lei 12.715/12, com incentivos para equipamentos e redes de telefonia e banda larga, incluindo redução na cobrança do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel) sobre chips M2M.

TI INSIDE : Serviços de nuvem pública devem movimentar US$ 109 bi neste ano, projeta Gartner




O mercado mundial de serviços de nuvem pública deve movimentar US$ 109 bilhões neste ano, o que, se confirmado, representará um crescimento de 19,6% em relação a 2011, de acordo com dados do Gartner. A consultoria prevê que o segmento de processos de negócios como serviço (BPaaS, na sigla em inglês) deve responder por 77% das vendas das empresas que atuam nessa área.
A maior taxa de crescimento neste ano, porém, deve ser registrada pelo segmento de infraestrutura como serviço (IaaS), com 45,5% de elevação na comparação com o ano passado. A previsão de faturamento total das empresas de IaaS é de US$ 6,2 bilhões. Em 2010, este segmento respondia por menos de um terço desse montante e daqui a quatro anos estima-e que se aproximará do segmento de software como serviço (SaaS), cuja expectativa de faturamento para este ano é de US$ 14,4 bilhões. A projeção para o segmento de plataforma como serviço (PaaS), por sua vez, é de faturamento de US$ 1,2 bilhão no ano.
"O segredo para tirar vantagem do crescimento do mercado de computação em nuvem é entender as nuances de oportunidades em segmentos e regiões geográficas, e então priorizar os investimentos", explica o diretor de pesquisa do Gartner, Ed Anderson.
A consultoria explica que a área de BPaaS é a mais representativa por agregar serviços de anúncios na nuvem. No ano passado, a publicidade representou 47% do total dos serviços de nuvem pública, índice que deve se manter até 2016. O faturamento da área de BPaaS deve chegar a US$ 84,2 bilhões até o fim do ano.
Apesar de a América do Norte ser a região com maior participação de mercado e de responder pelo maior aumento em números absolutos, o Gartner prevê taxas de crescimento mais aceleradas em países emergentes da Ásia-Pacífico, Eurásia e América Latina. Os Estados Unidos representaram 61% do crescimento entre 2010 e 2016. Já a Europa deve ser responsável por 79% do total.
Para 2016, o faturamento do mercado de serviços em nuvem é estimado em US$ 206,6 bilhões. 

COMPUTERWORLD: Mídias sociais estão revolucionando negócios, diz presidente da Salesforce




Em conferência com 90 mil participantes em San Francisco, Marc Benioff, afirmou que as companhias precisam ser mais sociais.

As redes sociais estão causando uma verdadeira revolução no mundo e abrem a porta do futuro para as companhias que enxergarem os benefícios desse movimento para os negócios. O recado foi dado pelo presidente de CEO da Salesforce, Marc Benioff, durante a abertura da conferência Dreamforce 2012, que abriu na manhã desta quarta-feira, (19/09), em San Francisco (EUA).

Com tênis colorido e terno, Benioff foi keynote de abertura do evento, que reúne 90 mil pessoas, entre clientes, parceiros e usuários das tecnologias de cloud computing da Salesforce.

Benioff começou a sua apresentação perguntando quantas das companhias presentes já marcam presença nas mídias sociais. Ele apontou pesquisas que mostram que existem atualmente 4,5 bilhões de usuários de redes como Facebook, Twitter, YouTube, Google+ e LinkedIn. Juntas, essas pessoas geram 150 milhões de conversas diariamente.

“Está acontecendo uma revolução social no mundo”, destacou o Benioff, ex-funcionário da Oracle, que em 1999 começou a questionar o modelo tradicional da venda de software e decidiu criar a Salesforce para entregar soluções na nuvem.

Treze anos depois, a empresa que Benioff criou no seu apartamento, em San Francisco, é uma das que mais crescem, registrando taxa de aumento anual de 48%. A companhia, será segundo o executivo, a primeira de cloud computing a alcançar uma receita de 3 bilhões de dólares em 2013.

Boa parte dos negócios vem da venda de soluções da empresa que permite companhias criarem redes sociais corporativas. 

Benioff destaca que as mídias sociais estão revolucionando a forma como as organizações se relacionam com seus consumidores, clientes, empregados e parceiros.

“As companhias líderes de mercado reconhecem que os negócios são sociais”, disse Benioff, que aproveitou o megaevento para anunciar novas versões de produtos da Salesforce para preparar as companhias para uma transformação em que tudo estará na nuvem.

G1: Pesquisadores roubam dados do Android usando protocolo NFC



Protocolo permite conexão com dispositivos próximos.
Falhas foram demonstradas em um Samsung Galaxy S3.

Um time de quatro pesquisadores do Reino Unido e da África do Sul demonstrou como duas falhas de segurança podem ser usadas em conjunto para comprometer celulares com Android por meio do protocolo NFC (Near Field Communications). Durante a conferência de segurança EuSecWest, que ocorre em Amsterdã, na Holanda, os especialistas usaram a falha na competição "Mobile Pwn2Own" e ganharam um prêmio de US$ 30 mil (R$ 60 mil).

O protocolo NFC permite a comunicação entre dois dispositivos próximos. Com ela, é possível enviar dados entre celulares ou entre celulares e outros dispositivos. Um uso comum da tecnologia, por exemplo, é a realização de pagamentos. No caso do ataque dos especialistas, o NFC foi usado para enviar um documento de um celular Samsung Galaxy S3 para outro.

Devido a uma falha, o sistema operacional Android automaticamente abriu o documento e, a partir disso, mais uma falha foi utilizada, permitindo que o documento fosse lido como um programa com permissões irrestritas (root). Com isso, o código pode realizar qualquer alteração no aparelho, incluindo ler dados de outros programas – o que normalmente não é permitido nem mesmo aos aplicativos cuja instalação foi autorizada pelo usuário.

O código malicioso teve de ser executado 185 vezes para conseguir ter sucesso e comprometer o celular. Feito isso, ele executou um aplicativo chamado Mercury, que extraviou todos os dados pessoais armazenados no celular, incluindo contatos, e-mails e informações de calendário.

Os celulares estavam usando o Android 4.0.4. As falhas, porém, ainda não têm correção. A vulnerabilidade poderia ser usada também em outros cenários, como e-mails, desde que o usuário abra o documento enviado.

Os pesquisadores - Tyrone Erasmus, Jacques Louw, Jon Butler e Nils – trabalham para a empresa de segurança "MWR Labs", do Reino Unido.

Ataque ao iPhone

O Android não foi o único sistema atacado durante a Mobile Pwn2Own na conferência EuSecWest. Dois pesquisadores holandeses da empresa Certified Secure também ganharam 30 mil dólares (R$ 60 mil) por explorararem uma falha no iPhone 4S.

A brecha, que também existe no iOS 6 – e, portanto, no iPhone 5 – permite que um celular da Apple seja comprometido simplesmente com a visita a uma página da internet.

O ataque expôs diversas informações do aparelho invadido, como a lista de contatos e o histórico de navegação, outras informação, como os SMSs e e-mails, não puderem ser lidos pelos pesquisadores. Segundo eles, essas informações são armazenadas de forma segura no iPhone, com criptografia.

Convergência Digital: Telefonia móvel: M2M encosta nos modems banda larga e mercado registra 1,49 milhão de novas habilitações




O Brasil fechou agosto com 257,90 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 131,16 acessos por 100 habitantes. Houve 1,49 milhão de novas habilitações, o que representa um crescimento de 0,58% no mês, número bem acima das 279.72 mil novas habilitações contabilizadas em julho,sob a influência da punição imposta pela Anatel às teles em função da má qualidade de serviço.

A Vivo, de acordo com os dados divulgados pela agência nesta quarta-feira, 19/09, segue sendo a líder do mercado com 29,66% do mercado, ou 76.487.040 milhões de assinantes, mas registrou ligeira queda em relação ao mês de julho, quando deteve, 29,71%. A TIM segue na segunda posição com 26,91% ou 69.395.736 milhões de assinantes e foi a única que teve ligeira alta - em julho, com a punição imposta pela Anatel ficou com 26,78%.

A Claro permanece na segunda posição com 63.221.381 milhões de assinantes ou 24,51%. A tele também registrou leve queda em relação ao mês passado quando ficou com 24,60%. A Oi ocupa a quarta posição, com 18,6% ou 47.969.389 milhões de assinantes, posição estável com relação a julho, quando deteve 18,59%. Em agosto, do total de acessos em operação no país, 209,65 milhões eram pré-pagos (81,29%) e 48,25 milhões pós-pagos (18,71%).

Os terminais 3G (banda larga móvel) totalizaram, em agosto de 2012, 56,08 milhões de acessos. E os números mostram que os chips para M2M - máquina a máquina - já encostam nos chips vendidos para o acesso à internet via banda larga móvel. O mercado de M2M ficou com 6.324.577 milhões de unidades comercializadas, ou 2,45% do mercado. Já os chips para a banda larga móvel responderam por 6.340.146 milhões, ou 2,46%.Já os celulares 3G responderam por 49.739.244 milhões, ou 19,24% do mercado.

IDG Now!: Tecnologia da Intel permite transmissão de dados sem fio a 7 Gbps




Padrão WiGig oferece velocidades 10 vezes maiores que as das mais rápidas redes Wi-Fi e é aposta da fabricante para conectar dispositivos

A Intel demonstrou a sua nova tecnologia wireless que proporciona velocidades de até 7 Gbps, 10 vezes mais rápida que a taxa mais alta de redes Wi-Fi com base no padrão IEEE 802.11n.

A fabricante de chips apresentou a tecnologia Wireless Gigabit (WiGig) utilizando um ultrabook. A empresa disse a WiGig está a caminho de se tornar a mais importante tecnologia wireless multi-gigabit da próxima geração.

O CTO da Intel, Justin Rattner, disse que vai chegar um dia em que um ultrabook ou tablet poderão ser colocados sobre uma mesa em qualquer lugar e estarão conectados automaticamente a um monitor e periféricos.

"Olhando para o futuro, toda a computação irá se tornar sem fio, com uma demanda cada vez maior por uma comunicação wireless rápida", disse Rattner, em um comunicado. "Estou animado com o que eu vi da tecnologia WiGig até agora - não só a sua capacidade de processamento multi-gigabit, mas também a flexibilidade da tecnologia para apoiar uma ampla gama de aplicações."

A Intel demonstrou a WiGig, combinada com camadas de protocolo avançados de adaptação (PAL) desenvolvidos para PC e aplicativos móveis.

IDG Now!:Wi-Fi Alliance lança certificação para streaming de multimídia - Internet -




Dispositivos de vários fornecedores podem compartilhar vídeos, imagens e outros conteúdos sem um ponto de acesso ou configuração complexa, disse a empresa

A Wi-Fi Alliance lançou um programa de certificação para sua especificação de transmissão de vídeo Miracast, oferecendo um selo de aprovação, que deve garantir que diferentes telefones, tablets, laptops, TVs e outros produtos possam compartilhar stream de vídeos, fotos ou outro conteúdo de um dispositivo para outro, sem a necessidade de cabos. 

O Miracast - novo padrão de tecnologia para displays wireless - é destinado a desafios técnicos, como assistir vídeos da Web em uma TV, enviar conteúdo de um set-top box para um tablet, ou ligar um computador portátil a um projetor.

Embora os fabricantes possam criar diferentes interfaces de usuário para essas funções, qualquer dispositivo com Miracast será capaz de compartilhar vídeos com outro produto Miracast, sem passar pelas complexas etapas de configuração, de acordo com o gerente de marketing sênior da Wi-Fi Alliance, Kevin Robinson.

Os usuários não precisam de um ponto de acesso para fazer transferências, porque o sistema é baseado no padrão Wi-Fi Direct de conexão - padrão Alliance de comunicação peer-to-peer, que permite que dispositivos se conectem com outros sem a necessidade do ponto de acesso. É o primeiro do que pode ser um número de implementações específicas de uso de Wi-Fi Direct, que alguns membros da Alliance estão a explorar como parte dos esforços para tornar o recurso mais fácil de usar.

"Quando querem compartilhar um vídeo, os usuários simplesmente clicam em um botão apontado para a televisão que eles querem mostrar o conteúdo, selecionam o aparelho e, nesse momento, os dispositivos preparam a conexão Wi-Fi Direct e estabelecem as configurações adequadas de vídeo", disse Robinson. "O usuário apenas verá o vídeo exibido na tela."

Existem outras tecnologias para a transmissão sem fios entre dispositivos, mas o Miracast terá a vantagem da facilidade de uso e amplo suporte para diferentes fornecedores, Robinson. A Intel, que desenvolveu sua própria tecnologia de streaming chamada de WiDi, apoiará a Miracast. A Nvidia também anunciou que seu Tegra 3 terá suporte para o novo padrão.



Além disso, o Miracast possui proteção contra cópia de conteúdo premium (por meio da versão 2 do padrão HDCP (ou High-Bandwidth Digital Copy Protection, em inglês). A HDCP2 é uma versão sem fio do padrão HDCP usado com HDMI. Como resultado, o conteúdo que é projetado para ser protegido no HDMI também será autorizado a passar pelo Miracast. Ligações feitas com o sistema também serão automaticamente seguras por conta da tecnologia padrão WPA2, disse Robinson.

O Miracast pode trabalhar com todas as formas de acesso Wi-Fi até 802.11n, a tecnologia mainstream atual. No futuro, ele deve ser capaz de incluir produtos com o padrão mais rápido 802.11ac, Robinson.

INFO: Google deve superar Facebook em anúncios em displays



Google deve fechar 2012 com 15,4% de sua verba
 de publicidade vinda de displays contra com 14,4% do Facebook

São Francisco - O Google deverá se tornar o maior lucrador com anúncios em displays neste ano nos Estados Unidos, tomando o primeiro lugar do Facebook e consolidando sua presença dominante na propaganda online.

A influência crescente do Google em anúncios em displays --as janelas com imagens e vídeos encontrados em sites-- vem na esteira do crescimento da publicidade em vídeo na sua subsidiária YouTube, assim como a publicidade móvel por meio do AdMob, uma empresa adquirida pela Google em 2009.

Este ano, o Google vai obter 15,4 por cento das verbas de publicidade em displays, ou 2,31 bilhões de dólares, em comparação com 14,4 por cento do Facebook, ou 2,16 bilhões de dólares, de acordo com projeções da eMarketer, uma empresa de pesquisa de publicidade digital.

Mas o levantamento assinala que os editores têm sido afetados pela demanda mais fraca do que a esperada em publicidade este ano, já que as grandes marcas estão segurando custos nas campanhas digitais.

iG: Celulares lideraram queixas de consumidores em 2011




Segmento é líder de queixas pelo segundo ano consecutivo, de acordo com dados do Ministério da Justiça. Logo em seguida estão produtos de informática e eletrodomésticos

Os aparelhos de telefonia celular lideraram o ranking de queixas de consumidores no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas em 2011, conforme dados divulgados nesta terça-feira (18) pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça. É o segundo ano consecutivo que os aparelhos celulares ocupam essa posição.

Conforme o levantamento, o segmento apresentou 14,1% de todas as queixas levadas aos Procons de todo o País. Na sequência estão os produtos de informática (6,8%), eletrodomésticos da linha branca (6,8%), cartões de crédito (6,6%), serviço de telefonia celular (6,1%) e bancos comerciais (5,6%).

Os dados do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2011 foram apresentados pela titular da Senacon, Juliana Pereira. Ela informou que ao longo de 2011 o cadastro registrou um total de 153.094 reclamações contra mais de 19 mil fornecedores. Mais da metade desse volume corresponde a problemas com produtos (52%), seguido por assuntos financeiros (22,1%) e serviços essenciais (15%).

Embora lidere o ranking de setores mais reclamados, o setor de telefonia não figura na lista dos fornecedores mais negligentes no atendimento aos consumidores. O setor se mostrou aberto para negociar e solucionar os problemas dos clientes, atendendo mais de 50% dos casos. No ranking dos que menos atenderam os consumidores, quem aparece na frente é a AES Eletropaulo, com apenas 25,9% de atendimento satisfatório às reclamações dos consumidores. A seguir vem a TAM (29,9% de problemas solucionados), Carrefour (33,6%) e Banco Panamericano (35,7%).

Segundo Juliana, entre as várias empresas que menos atenderam os consumidores, algumas são reincidentes e vão merecer um olhar mais atento do governo. Elas estão sendo notificadas pelo Ministério da Justiça para dar explicações e apresentar um plano de mudança de conduta. "Não é razoável esse tipo de reincidência. Só contribui para aumentar o custo Brasil e o desconforto dos consumidores", disse a secretária.

"Os processos são instaurados após as empresas se mostrarem pouco efetivas na resolução dos problemas", explicou Juliana. O comércio eletrônico, embora seja um segmento novo, já apareceu na agenda de defesa do consumidor como um dos mais reclamados, destacou a secretária. São queixas, por exemplo, sobre falta de entrega, defeitos e má qualidade dos produtos.

Os principais problemas enfrentados pelos consumidores envolvem cobrança indevida, garantia dos produtos e vício ou má qualidade de produtos e serviços, que resultaram em 71% do total dos problemas diagnosticados.

As reclamações fundamentadas são aquelas que precisam de audiências com mediação dos Procons para solucionar os conflitos. O balanço apresentado hoje envolve informações de Procons de 25 Estados e mais de 150 municípios integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). O Procon do Estado de São Paulo entrou, pela primeira vez, no cadastro. Faltam agora apenas os Estados de Rondônia e Roraima aderirem para que o sistema passe a abranger todo o Brasil.