quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PAINEL DE DEBATE ABEP

PAINEL DE DEBATE ABEP 

O CONIP 2012 anuncia o  "
Painel de Debate ABEP", importante debate sobre tendências de tecnologias da informação e comunicação na gestão pública. Esse painel é organizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TICs - ABEP dentro da programação do evento CONIP 2012, que acontece dias 21 e 22 de agosto, em São Paulo.

22 de agosto
16:00 h Painel de Debate ABEP
"Cloud Comupting e Big Data": Maria Sylvia Marques Abaurre, Diretora Técnica, PRODEST - Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo
"Engenharia de Software: desafios e soluções para a gestão pública", Napoleão Batista Lemos Filho, Diretor de Infraestrutura Tecnológica, PRODEB - Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia


data: 21 e 22 de agosto de 2012

local: Centro de Convenções Frei Caneca
endereço: Rua Frei Caneca, 569, São Paulo


Aproveitamos para apresentar outros destaques da programação que pode ser vista no site:http://www.conip2012.com.br/programacao.php

DESTAQUES:

Keynote Speaker 1 - Portais de Dados Abertos: Novas Oportunidades de Serviços ao Cidadão                                                                       
Delfino Natal de Souza, Secretário de Logística e Tecnologia da Informação, SLTI, Ministério do Planejamento      
                                                           
Keynote Speaker 2 - Um Balanço de Três Meses da Lei de Acesso à Informação
Vânia Lúcia Ribeiro Vieira,  Diretora de Prevenção da Corrupção, Controladoria Geral da União
                                                                       
Keynote Speaker 3 - Rede Digital Multiserviços - RDM         
Ariel Scaliter, Presidente e Fundador, XN e Sérgio Porto, Diretor Comercial de Serviços, Itautec

Keynote Speaker 4 -  Cidades digitais - infra-estrutura e a última milha  
Lygia Pupatto, Secretária de Inclusão Digital, Ministério das Comunicações                            
Keynote Speaker 5: Redes Privativas de Dados como Alternativa aos Serviços de Telecomunicações
Zaki Nunes, Diretor Técnico, GigaCom do Brasil               
                                               
TRILHA 1: Governo Aberto: o que é e Seus Impactos na Sociedade

Painel: Políticas de atuação com as redes sociais corporativas -  o que pode e o que não pode
Painel: Novos métodos de tomar decisão pública e novas formas de engajamento
Painel "Como implementar a Lei de Acesso à Informação"
Mesa de diálogo: "Como implementar a Lei de Acesso à Informação"
8 mesas de debates simultâneas

TRILHA 2: Cidades digitais: novos desafios no marco do Governo Aberto

Painel: Cidades digitais - infra-estrutura e a última milha
Workshop: Cidades inteligentes - Segurança Pública e Transporte Público: Tecnologias de monitoramento e controle
"Workshop 1: Certificação Digital: Benefícios da Adoção

TRILHA 3: Dados Abertos e Inovação

Dados Abertos
Painel Escolas de Governo
"Desafios da Gestão Pública, Educação a Distância e Tecnologias da Informação

mais informações e inscrições: http://www.conip2012.com.br/

COMPUTER WORLD: Profissionais de TI têm valorização salarial média de 15%


Os profissionais de tecnologia da informação (TI) receberam valorização salarial média em torno de 15% no último ano. A razão, indica o Guia Salarial 2012-2013 da Robert Half, é a alta demanda de setores como serviços, farmacêutico e e-commerce.

Segundo o levantamento da empresa especializada no recrutamento de talentos, os profissionais mais valorizados são aqueles com perfis generalistas, ou seja, que possuem conhecimentos técnicos apurados e que conseguem fazer com que TI seja efetivamente parte dos negócios da empresa.

Os gerentes com perfil generalista foram apontados como os profissionais de destaque da área, tendo o salário aumentado em até 30%. “O crescimento da demanda por profissionais com essa característica se dá pelo fato de serem mais completos, consolidando a grande mudança que notamos no último ano”, avalia Mariana Horno, gerente sênior das divisões de TI, RH e Legal da Robert Half.

A Robert Half indica ainda que analistas de negócios e de ERP também foram cargos que se destacaram no período. O desenvolvimento econômico, principalmente no interior do País, e a chegada de multinacionais foram alguns dos fatores que contribuíram para que empresas buscassem profissionais de TI para completar seus quadros.

O piso salarial de um analista de negócios e de um analista de ERP no nível sênior pode chegar até 19,5 mil reais e 18,5 mil reais, respectivamente, dependendo do porte da empresa.

Já a demanda por profissionais de TI para o setor bancário sofreu desaceleração devido à crise econômica internacional e às instabilidades dos mercados financeiros, revela o estudo.

CORREIO: Capital baiana é mapeada em fotos panorâmicas pelo Google


Apesar da pretensão, o Google não entrou em vários locais da periferia de Salvador. Por serem inseguros, ou de difícil acesso, muitas ruas e becos de Salvador ficaram de fora do mapeamento
Priscila Chammas

O dito popular contemporâneo prega ‘se algo não está no Google, então não existe’. Pois desde ontem, Salvador já existe para o resto do mundo, uma vez que passou a fazer parte do grupo de cidades disponíveis através do Street View, do Google Maps.

Pelo serviço, é possível percorrer a capital baiana de cabo a rabo, sem pegar o engarrafamento do Iguatemi, nem sofrer um atentado na Estrada do Cia. Mas se você não sabe o que é o Street View, não precisa se sentir um E.T tecnológico. Ao pé da letra, o termo significa "vista/visão da rua", e nada mais é do que isso. Pelo sisteminha, você consegue ver tudo o que veria se estivesse a pé em determinada rua. Incluindo o céu, os prédios, carros passando e pedestres. As vistas são panorâmicas, em 360° na horizontal.

Surpresos: carro do Google passa em blitz em
Amaralina

"O carro do Google vai percorrendo as ruas com uma câmera, que na verdade são várias, fotografando todo o caminho de vários ângulos diferentes. Não é necessário ninguém disparar o botão, ela faz isso sozinha. Depois, um programa especial monta todas as imagens como se fosse uma só", explica o professor da Ufba Genaro Costa, doutor em Computação de Alto Desempenho.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Google acrescenta que "o último passo é juntar as informações de geolocalização com os panoramas, e colocar as informações no Google Maps, disponibilizando-as para os usuários" e acrescenta que, "todos os rostos e placas de veículos são borrados para impedir a identificação das pessoas". 


Aproximação de imagem do site de buscas na Avenida Contorno, próximo ao acesso à Bahia Marina, revela ao mundo uma mania baiana difícil de combater: o hábito de urinar nas ruas

Nada escapa

E, detalhe, o carro do Google é implacável! Essas imagens pitorescas que você vê nesta página, com cenas cotidianas de nossa capital, foram os flagras que ele fez nos últimos meses. A inclusão de Salvador e de mais 76 cidades brasileiras faz parte do plano da empresa de mapear toda a malha viária brasileira. Em 2010, o Brasil se tornou o primeiro país da América do Sul a fazer parte do Google Street View.

Agora que você já sabe o que é, tem duas escolhas: correr para o computador para tentar achar sua casa no Google (neste caso, é bom avisar que o serviço não entra em condomínios) ou encarar essa página de jornal desconfiado, sem entender que utilidade uma ferramenta dessa teria na sua vida. É útil, acredite! 

Quem nunca se bateu pelas ruas tentando encontrar um consultório médico? Com o Street View, você economiza esses preciosos minutos (quiçá, horas), bastando digitar o endereço no Google Maps, depois arrastar o bonequinho para o ponto aonde deseja ir. Aí você vai ver que o Centro Médico Empresarial, por exemplo, é um prédio grande, com um estacionamento embaixo, ao lado de um outro edifício, branco e bem alto, e que ele fica numa rua marginal à Garibaldi, por exemplo. Deu para entender?

Flagra: pessoa acocorada em frente a um dos
prédios mais caros de Salvador

Se você ainda tem dúvidas sobre a utilidade do Street View, o próprio Google cita algumas: conhecer a vizinhança do lugar para onde pretende se mudar, pesquisar novos caminhos, ou então simplesmente viajar pelo mundo sem sair de casa.

Turismo

O serviço também tem efeitos diretos no turismo no estado, já que além de Salvador, até o final desta semana estarão disponíveis também as imagens de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ipirá, Itabuna e Ihéus. Assim, um turista que esteja pensando em visitar essas cidades terá ao alcance de um simlpes clique do mouse uma poderosa ferramenta para conhecer melhor os pontos turísticos que pretende visitar, acessos, localização exata de hotel, e até confirmar se o endereço realmente fica a 100 metros da praia.



O serviço do Street View não esconde nada. Mostra tanto as nossas belezas quanto nossas mazelas: Pelourinho na primeira foto e sujeira não recolhida em Engomadeira, bairro popular da capital. Todas as faces da cidade

Para o secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, a inclusão de cidades baianas no serviço do Google é muito importante, já que a internet é referência para uma boa fatia dos turistas que visitam a Bahia: "A última pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), realizada em 2011, aponta que dos cerca de 5,3 milhões de visitantes de outros estados que visitam a Bahia, 10% têm como fator de decisão de viagem a web. Entre os estrangeiros, o percentual é ainda maior e corresponde a 26% dos 558 mil turistas internacionais que vêm ao estado", diz Leonelli, de olho na Copa de 2014.

Quase todas as cidades-sedes já estão incluídas no Street View do Google: Brasília, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza, além de Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre, que já estavam disponíveis no site desde 2010. Agora ficam faltando apenas Manaus e Cuiabá. As outras capitais que entraram ontem no Street View são Aracaju, João Pessoa, Teresina, Maceió, Goiânia e São Luís. 

Opinião: O que é que o Google quer?
Gustavo Acioli*

Os projetos e iniciativas do Google beiram sempre a megalomania e a loucura. A empresa nasceu com o propósito de fazer o download de toda a internet livre mundial para, assim, ter buscas mais rápidas e precisas, pois somente dessa forma a indexação das informações e dados poderia ser tão eficiente como vemos hoje. Conseguiram, mesmo com o desafio de terem de construir verdadeiros edifícios de computadores para armazenar os incalculáveis dados.

O Google não fornece muitas informações sobre o tamanho de seus datacenters, mas especialistas calculam que sejam mais de 2 milhões de computadores conectados e trabalhando mutuamente. Nada se compara a isso no mundo. Depois de fazer o download da internet mundial (esse sistema é contínuo), eles resolveram mapear todo o planeta Terra. Também conseguiram, graças às milhares de imagens fotografadas pelos satélites da Nasa.

Agora, a meta é, mais uma vez, ousada. Um dos principais projetos do Google é mapear por meio de fotografias em 360° todas as ruas e avenidas do mundo. A ideia foi posta em prática em 2007 e já está presente em mais 45 países e segue avançando. A tarefa não termina com o mapeamentos, ela começa aí.

Outra meta do Google é enriquecer essas experiências com informações, como fotos de internautas, fichas técnicas, dados para contato e até mesmo visitas virtuais em espaços públicos e privados. Isso já existe com o Google Art Project que busca catalogar os acervos dos principais museus do mundo. Em alguns, você faz passeios virtuais como no Louvre (Paris) e MOMA (Nova York) e tantos outros. Atualmente, o Art Project tem em seu acervo obras dos sete mil mais importantes artistas da história.

Os projetos Google não param por aí. Existem dezenas deles, como o Google Books, que pretende digitalizar todos os livros já escritos no mundo. O Google Academy planeja o mesmo para mongrafias, artigos científicos, dissertações de mestrados e teses de doutorado. Enfim.

Se o Google quer dominar o mundo, eu não tenho como saber, mas ele já deixou bem claro que planeja ser o guardião de toda a informação do planeta. E é quem está mais perto de conseguir isso.
* É editor multimídia do CORREIO

Fatos curiosos

* Processo 

O Google está sendo processado por um francês, que foi flagrado urinando. O problema é que ele estava dentro de casa, mesmo assim, a câmera pegou. 

* Inusitados

Um homem já foi flagrado andando de cuecas em SP e outro de pijama em pleno Centro da cidade. Confira esse e outros cinquenta flagrantes. Veja: bit.ly/H16sNU

* Minas Gerais

Uma mulher se distrai caminhando, tropeça e leva um baita tombo em Belo Horizonte. O pequeno acidente foi documentado pelas câmeras do Google e virou hit na internet. Veja: bit.ly/KF8jtS

* Estranhos

Confira uma galeria com os nomes de ruas mais estranhos documentados pelo Google Street View. Veja: bit.ly/MYtwTN

CORREIO: Telefônicas serão proibidas de cobrar duas ligações, caso a primeira seja interrompida


Medida deverá beneficiar usuários de planos que cobram por chamada realizada

As operadoras de telefonia móvel serão proibidas de cobrar pela segunda chamada, caso a primeira seja interrompida. Para evitar nova cobrança, o usuário terá de fazer outra chamada em no máximo dois minutos, do mesmo aparelho e para o mesmo destino.

A mudança está na proposta de alteração do regulamento do Serviço Móvel Pessoal aprovada nesta quarta-feira (15) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A impossibilidade de cobrar por novas chamadas será válida caso a ligação caia por qualquer motivo [não só técnico], para todas as operadoras, para todos os planos disponíveis e tanto para chamadas para celular quanto para telefones fixos. A regra incidirá sobre as contas pré-pagas e pós-pagas.

“O usuário tem o sentimento de que está fazendo a mesma chamada. Trazemos esse sentimento para a regulação do serviço”, disse o relator da proposta, Marcelo Bechara. “Esta proposta é para início imediato. As empresas podem começar a se preparar para essa nova realidade”, informou.

Caso a regra não seja cumprida, as operadoras poderão pagar multa, sofrer processo administrativo por descumprimento de decisão, ressarcir o usuário em dobro ou fazer repasse a ser revertido a fundo de direitos difusos.

Nesta quinta (16) a proposta deverá ir à consulta pública, quando as empresas e a população poderão se pronunciar sobre a mudança. A consulta terá prazo de dez dias corridos. A Anatel espera que em um mês a nova regulamentação esteja em vigor. A norma atual é de 2007 e, segundo a agência, a alteração visa atualizar a regulamentação às transformações do mercado, de modo a minimizar prejuízos dos usuários.

Cobrança por chamada

A medida deverá beneficiar usuários de planos que cobram por chamada realizada e também os que pagam por minutos falados. Quando a regra estiver em vigor, todas as ligações feitas com os mesmos destinos e origens serão consideradas uma só.

Atualmente, para quem paga o serviço por minutos, é cobrado o mínimo de 30 segundos a cada ligação feita, mesmo que a chamada caia antes desse tempo. A partir da nova norma, esses 30 segundos mínimos não serão contados e a cobrança ocorrerá como se a ligação não tivesse sido interrompida.

De acordo com o conselheiro Marcelo Bechara, a nova regra não foi uma resposta às recentes acusações do Ministério Público do Paraná de que a operadora TIM estaria interrompendo as chamadas propositalmente para cobrar mais dos usuários, de acordo com plano de cobrança por ligação. O processo contra a empresa está em andamento.

Segundo ele, os consumidores não podem ser penalizados por um problema de infraestrutura das empresas. O objetivo da medida não é reduzir o preço pago pelos usuários, mas forçar as empresas de telefonia a evitar a interrupção das ligações.

“O ideal é que a chamada não caia, mas se não conseguimos controlar isso, pelos menos se estabelece que isso não seja cobrado e o custo repassado ao usuário”, explicou o conselheiro. As informações são da Agência Brasil.

Gartner Symposium

 

Novas Pesquisas, Palestrantes e InsightsPersonalizados para seu Papel na Liderança em TI

Temos o prazer de compartilhar a nossa recém-lançada Agenda, com mais de 100 Sessões focadas no seu papel de líder em TI. Neste ano, com um conteúdo totalmente novo e com as análises e tendências que o auxiliarão nas decisões do seu dia-a-dia.

Vários CIOs e Líderes Seniores de TI planejam em juntar-se a nós de 29 a 31 de Outubro para participar do Symposium/ITxpo 2012 do Gartner, uma experiência única que você e seus colegas de profissão não devem perder. Comece a planejar sua participação de 2012 agora.


Faça Download do Folder clicando
aqui

Destaques da agenda:

Dez Vertentes alinhadas à posição de TI,detalhes na Agenda.

Quadrantes Mágicos relacionados ao Mercado de Trabalho

3 dias inteiros, mais de 100 sessões, workshops e mesas-redondas

Workshops interativos

NOVO! Quick Guide - Um guia prático do Symposium/ITxpo 2012 do Gartner que vai ajudá-lo
a conhecer as valiosas ferramentas disponíveis.










© 2012 Gartner, Inc. e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Gartner e ITxpo são marcas registradas do Gartner, Inc. ou

suas afiliadas. Para mais informações, envie um e-mail para info@gartner.com ou acesse o site www.gartner.com.

Gartner, Inc. 56 Top Gallant Road, PO Box 10212, Stamford, CT 06904-2212.

*A economia de R$720,00 é referente ao último valor de inscrição de R$4.095,00, válido após 25/10.

CORREIO: Internautas criam grupo no Facebook para compartilhar fotos capturadas pelo Google Street View


O grupo foi criado ontem, por volta das 14h, e rapidamente agregou mais de 240 pessoas, boa parte atuando como detetives virtuais em busca de cenas nada turísticas da capital baiana















Página do grupo A Salvador que o Google Viu,
na rede Facebook;

Gustavo Acioli

Inspirados pelo CORREIO, que mostrou em sua edição de ontem flagrantes soteropolitanos capturados pelas lentes do Google Street View, internautas decidiram fazer o mesmo. Criaram inclusive o grupo A Salvador que o Google Viu para compartilhar imagens de mazelas de Salvador na rede social Facebook, a maior do mundo, com cerca de 900 milhões de usuários. 

O grupo foi criado ontem, por volta das 14h, e rapidamente agregou mais de 240 pessoas, boa parte atuando como detetives virtuais em busca de cenas nada turísticas da capital baiana. As imagens que ilustram esta reportagem, por exemplo, foram copiadas do Facebook. As fotografias não mostram nada que os soteropolitanos não estejam mais do que acostumados a ver em sua cidade. Os registros revelam muito lixo nas ruas, mendigos, vias esburacadas, calçadas destruídas, graves problemas sociais e urbanos, além das muitas áreas degradadas da capital. 

O problema é que, se antes essas cenas eram restritas aos moradores e visitantes que passavam por Salvador, agora podem ser vistas por qualquer um, em qualquer lugar e a qualquer momento. Basta apenas estar conectado à internet. A novidade foi anunciada ontem pelo CORREIO, em sua matéria de capa. Desde terça-feira, Salvador e mais 77 cidades brasileiras passaram a fazer parte do sistema de mapeamento urbano panorâmico Google Street View, serviço presente em mais de 45 países. Essas imagens estarão disponíveis aos internautas de todo o mundo até a Copa do Mundo de 2014 e, provavelmente, até as Olimpíadas de 2016. 

Além dos problemas da capital baiana, suas belezas naturais e históricas também são exibidas. O serviço do Google, na verdade, oferece um grande passeio virtual pela cidade, a visão exibida na tela é semelhante a de quem caminha na rua.

BAHIA PRESS: Cursos gratuitos do CDC têm inscrições prorrogadas


Foram prorrogadas as inscrições para os cursos gratuitos do Proaj: pré-qualificação, programa que oferece 5.600 vagas nas áreas de Informática Básica e Internet; Língua Portuguesa, Interpretação e Escrita de Textos; Matemática Básica e Raciocínio Lógico. As inscrições estavam previstas para terminar nesta segunda, dia 13, mas foram prorrogadas até o dia 17 de agosto. Os jovens baianos que buscam capacitação para o mercado de trabalho têm agora até esta sexta-feira para efetuar a inscrição em um dos 65 Centros Digitais de Cidadania (CDCs), espalhados pelos bairros de Salvador e Região Metropolitana.

O conteúdo será ministrado à distância e os alunos terão acesso a todo material de ensino através da internet. Os cursos possuem cargas horárias de 80 horas e serão ministrados de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h.

A prorrogação foi para garantir que sejam preenchidas todas as vagas dos cursos, que são promovidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). De acordo com o secretário Paulo Câmera, essa iniciativa visa proporcionar a inclusão digital da população mais carente do Estado, além de garantir qualificação para o mercado de trabalho.

Para mais informações, os interessados deverão acessar o sitewww.secti.ba.gov.br/cdc.

Olhar Digital: O preço do 4G no Brasil


Leilão do 4G arrecadou R$ 3 bilhões, valor equivalente ao dos fundos de telecom, que permanecem parados 



A quarta geração da telefonia móvel 4G vai começar a operar no próximo ano, mas os preparativos já começaram. A internet móvel mais rápida vai exigir, pelo menos, o dobro do número de antenas utilizadas hoje pela tecnologia 3G. Será preciso modernizar 60% das linhas de transmissão do país, uma vez que o 3G pode usar o cabo da 2G, mas o 4G não, pois demanda mais capacidade. Ou seja, o investimento das teles será alto.

Para se ter ideia, no leilão dos primeiros lotes das faixas de frequência que vão suportar a nova tecnologia, os quatro principais lotes totalizaram R$ 2,56 bilhões com Claro, Oi, TIM e Vivo apresentando os melhores lances para operar na frequência. Os lotes foram vendidos de acordo com as propostas financeiras de cada uma das operadoras participantes. E venceu quem ofereceu o menor preço para o usuário final.

No total, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, foram arrecadados R$ 2,9 bilhões, o que vai garantir investimentos de R$ 3 bilhões por ano em redes, ao longo dos 30 anos de contrato – valor bastante próximo dos fundos de telecom que, de janeiro a abril deste ano, já somaram R$ 3,7 bilhões e não estão sendo usados para os fins para os quais foram criados, segundo Carlos Duprat, diretor da SindiTelebrasil – Associação Brasileira de Telecomunicações.

O problema com esta arrecadação é que, devido ao alto investimento feito pelas operadoras, o consumidor final deve receber um preço elevado para ter uma conexão 4G. De acordo com estimativas do SindiTelebrasil, será, no mínimo, o dobro do valor cobrado pelo 3G atualmente. Sendo assim, se o governo manter sua rotina de não investir integralmente o dinheiro arrecadado na infraestrutura de telecom, os consumidores não receberão qualidade em troca.

Compartilhamento de infraestrutura

Para o 4G, o governo previa uso conjunto de bases, torres e antenas pelas operadoras, mas os investimentos para implantar a internet móvel de quarta geração deve começar sem o compartilhamento de infraestrutura. Em entrevista para a Agência Estado, Francisco Valim, presidente da Oi, afirmou que as companhias estão longe de um entendimento. Com isso, os investimentos se tornam ainda maiores. Principalmente porque, pelas regras do leilão, as empresas que venceram a licitação das faixas deverão cumprir uma série de exigências.

Até abril de 2013, por exemplo, elas precisam ter conexões 4G nas cidades-sede dos jogos da Copa das Confederações: Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Já as sedes e sub-sedes da Copa do Mundo – São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Cuiabá, Natal – deverão ter a internet mais rápida até o fim de 2014. A Anatel ainda determina que todos os municípios com mais de 100 mil habitantes deverão ter sinal de 4G até 31 de dezembro de 2016.

Outras metas também deverão ser cumpridas, como o uso de equipamentos fabricados no Brasil. As empresas que venceram a licitação das faixas destinadas à telefonia 4G deverão usar pelo menos 60% dos equipamentos fabricados no país em suas redes entre 2012 e 2014. Nos dois anos seguintes, o percentual dos investimentos em aquisição de bens e produtos com tecnologia nacional passa para 65% e, entre 2017 e 2022, para 70%.

Quer opinar? Diga abaixo o que acha que vai acontecer com os R$ 3 bilhões arrecadados? Acredita que serão investidos integralmente na infraestrutura nacional de banda larga e na telefonia rural? E aproveite para comentar sobre o não-compartilhamento de infraestrutura entre as operadoras.

Aproveite para ler aqui uma matéria completa sobre os fundos de telecom e os valores embutidos na sua conta de celular. 

BAHIA PRESS: Heber Santana solicita respostas imediatas das empresas de telefonia móvel

Karina Baracho


Temos como prioridade o ser humano, e por isso acho que todos os cidadãos precisam de respeito e dignidade, o que não está acontecendo por parte das empresas de telefonia móvel, sobretudo pela falta de escritórios próprios para atendimento aqui em Salvador. Em razão disso, protocolei um projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas de telefonia celular manter escritórios em nossa cidade. Os clientes precisam de atendimentos que muitas vezes não podem ser solucionados através de call centers, com atendentes que em muitos casos não estão tão preparados.

No final do ano passado tivemos um exemplo muito claro dessa falta de preparo dos call centers, quando do incêndio da Central de Operações da empresa de telefonia Oi. Na época todos os atendimentos deveriam ser feitos através dos call centers, o que não funcionou e os milhares de clientes ficaram um longo tempo sem resposta oficial da empresa.

Se houvesse pelo menos um escritório na cidade esse problema seria bem menor, pois haveria uma resposta mais imediata para o cliente, afinal o número de pessoas que utilizam o aparelho celular cresce a cada dia, gerando crescimento na economia soteropolitana. Queremos que a população seja ainda mais valorizada, pois ela tem um papel fundamental no crescimento dessa economia.

Mesmo em situações diversas, o atendimento através de call center é muito penoso. Inicialmente somos enviados a conversar com a máquina e informar qual a nossa solicitação. Na verdade uma das primeiras opções deveria ser o “falar com atendente”, mas infelizmente isso não acontece. Então ficamos naquela “ura” inicial de atendimento, “pulando” de gravação em gravação.

Isso é um absoluto desrespeito ao cidadão que paga imposto, contas e precisa de um atendimento, que em muitos casos é simples e fácil. Por isso demos entrada neste projeto de Lei que é apenas o inicio de uma série de ações que estamos e vamos continuar adotando em prol dos cidadãos soteropolitanos, a fim de garantirmos o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.

Convergência Digital: Minicom promete publicar edital de Cidades Digitais em 15 dias


O edital para a contratação das empresas que vão implantar as redes no projeto de Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações, deve ser publicado em duas semanas. Ao menos é a previsão da secretária de Inclusão Digital do Minicom, Lygia Pupatto.

“Tivemos algum atraso, a consultoria jurídica estava olhando com lupa, mas agora acreditamos que em duas semanas o edital será publicado”, afirmou a secretária, que nesta quarta-feira, 15/8, participou do Fórum RNP, que discute tecnologias da informação e comunicações.

A licitação vai selecionar uma ou mais empresas para atuar como integradora e, com os recursos disponibilizados pelo Minicom – são R$ 40 milhões para o projeto-piloto – construir redes Metro Ethernet em todos os 80 municípios escolhidos. Os equipamentos de rede serão tratados em conjunto, por um pregão de registro de preços.

Ao incitar maiores parcerias entre as diferentes instituições, a secretária anunciou que o Minicom está desenvolvendo um novo projeto para fomentar trabalhos conjuntos com estados e universidades. “A ideia é incentivar pesquisas, formação de conhecimento”, explicou.

Pupatto também quer incentivar o desenvolvimento de aplicativos em software livre a serem utilizados pelas administrações municipais beneficiadas com o projeto de Cidades Digitais. Em princípio, os primeiros quatro aplicativos, ainda na fase piloto, serão disponibilizados pela Secretaria de Logística e TI do Ministério do Planejamento.

TI INSIDE: Mercado discute as inovações e transformação do setor de Saúde


O setor de TIC na área de saúde passa por um processo de elevado crescimento, com a padronização de processos, digitalização de documentos, modernização, consolidação de infraestrutura e segurança, saúde conectada e mobile health.
Na área pública, o Governo (federal, estadual e municipal) lança novos projetos para atendimento da saúde da população nos mais diferentes aspectos, também com os mesmos objetivos.
Essa modernização e transformação pelo que passa o setor e os desafios dos CIOs em gerenciarem essa complexidade são assuntos da 3ª edição do Fórum Saúde Digital, que acontece na próxima quara-feira, 22, no Hotel Paulista Plaza, em São Paulo, promovido pela revista TI INSIDE e organização da Converge comunicações.
Veja a grade completa, palestrantes e inscrições no sitewww.convergeeventos.com.br ou pelo 0800 77 15 028 

Olhar Digital: Facebook é processado por armazenar dados sobre rosto dos seus usuários


Rede social arquiva informações biométricas sem pedir autorização às pessoas atingidas 


O Facebook será novamente investigado por autoridades da Alemanha pelo armazenamento ilegal de dados biométricos, usados em tecnologias de reconhecimento facial e responsáveis pelo funcionamento da ferramenta que identifica amigos em fotos postadas na rede social.

O caso, que já havia sido avaliado pela justiça do país em 2011, foi reaberto nesta quarta-feira (14/8). O processo alega que o Facebook armazena informações sobre o rosto das pessoas sem avisá-las ou pedir autorização diretamente.

A ação foi movida pelo advogado Johannes Caspar, responsável pela proteção de dados pessoais dos cidadãos e Hamburgo e nome frequente em processos contra gigantes da tecnologia. O mesmo advogado liderou a investigação que descobriu que o Google Street View obtinha informações pessoais usando redes Wi-Fi privadas – ou seja, de forma ilegal.

Se o Facebook for considerado culpado, terá que destruir sua base de dados biométricos dos cidadãos alemãos e passar a pedir o consentimento das pessoas que decidirem liberar as informações. O processo deve ser encerrado até o fim de setembro. 

Olhar Digital: Evento do Facebook em São Paulo vai premiar desenvolvedor


O melhor aplicativo apresentado durante o Developer World Hack poderá ganhar uma viagem para disputar a final do concurso em São Francisco 


No dia 31 de agosto começa o Facebook Developer World Hack 2012, um evento da rede social que vai acontecer em São Paulo e vai premiar o melhor app com uma viagem para os Estados Unidos.

O evento reúne uma série de atividades que serão realizadas entre os meses de agosto e setembro, em diversos países do mundo. Por aqui, engenheiros da rede social vão orientar os participantes no desenvolvimento de aplicativos sociais.

O desenvolvedor que elaborar o melhor aplicativo durante o World Hack de São Paulo, poderá ganhar uma viagem para disputar a final do concurso em São Francisco (Estados Unidos). "Entregaremos prêmios para equipes ou indivíduos que usarem nossas APIs com o melhor resultado", diz o site do evento.

Além do prêmio, o evento vai proporcionar a chance dos participantes entrarem em contato com engenheiros da empresa e colocarem suas habilidades para trabalhar. Entre os assuntos discutidos estão APIs do Facebook, SDK móvel e Open Graph.

No site do World Hack, a equipe do site ainda dá a dica: "Planeje passar a noite conosco. Este evento de um dia de duração terminará com um jantar, demos e prêmios!"

As vagas para participar são limitadas. Para se cadastrar e saber mais sobre, clique aqui.

INFO: Reuters sofre ação de hackers pela segunda vez em duas semanas



O site da Reuters foi hackeado pela segunda vez
este mês, o que levou a agência a divulgar uma
falsa notícia da morte do chanceler da Arábia Saudita,
Saud al-Faisal

Nova York - O site da Reuters foi hackeado pela segunda vez este mês, o que levou a agência a divulgar uma falsa notícia da morte do chanceler da Arábia Saudita, Saud al-Faisal.

Segundo nota da agência, a falsa informação foi postada no blog de um jornalista da casa.

O príncipe saudita, de 72 anos, foi operado na semana passada dos intestinos.

Até o momento, não há informações sobre os autores do ataque, depois do que foi realizado em 3 de agosto.

Vários hackers atacaram a Reuters na ocasião publicando uma nota inventada sobre uma entrevista com um líder rebelde sírio.

CORREIO: Microsoft libera versão gratuita do Windows 8 válida por 90 dias


Segundo a Microsoft, a versão de avaliação é voltada a "desenvolvedores que estão criando apps para o Windows 8 e para profissionais de TI interessados em testar o Windows 8"

A Microsoft liberou nesta quarta-feira (15) uma versão gratuita do Windows 8 Enterprise válida por 90 dias para avaliação do usuário. Ela já está disponível em português e pode ser baixada atravésdesse link.

Segundo a Microsoft, a versão de avaliação é voltada a "desenvolvedores que estão criando apps para o Windows 8 e para profissionais de TI interessados em testar o Windows 8 Enterprise para sua empresa". A versão expira em 90 dias e não pode ser atualizada para a edição comercial, que será lançada em 26 de outubro.

Para usar a versão comum depois da experiência, o usuário vai precisar reinstalar o Windows a partir de uma mídia original, explica a Microsoft. A versão de avaliação está disponível em 32-bit e 64-bit. Além de português, está disponível em inglês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano e espanhol.

Antes de fazer o download, é preciso fazer um cadastro e, depois, é preciso ativar o sistema pela internet.

INFO: Google poderá apelar de processo por digitalização de livros



Nova York - Um tribunal federal de apelações de Nova York autorizou o Google a apelar de uma decisão judicial prévia que permitiu que milhares de autores de livros abrissem um processo coletivo contra a empresa, reivindicando uma compensação pela digitalização de suas obras para a biblioteca virtual.

A decisão foi publicada no Segundo Circuito do Tribunal de Apelações e já pode ser consultada nesta quarta-feira nos registros eletrônicos do sistema judiciário americano. Na publicação, o tribunal não oferece detalhes sobre os motivos da decisão neste sentido, que representa uma pequena vitória do Google na longa batalha judicial que mantém há anos com o Sindicato de Autores e a Associação de Editores Americanos.

Desde o início do conflito em 2005, o Google se defende das críticas respondendo que seu objetivo é criar "a maior biblioteca da história", uma iniciativa "em prol do conhecimento da humanidade", e se compromete também a seguir a política de retirar imediatamente qualquer livro cujo autor assim o peça.

Em março de 2011, o juiz federal Denny Chin rejeitou um polêmico acordo de US$ 125 milhões que o Google alcançou com editores e autores dos Estados Unidos para digitalizar suas obras e criar a maior biblioteca e livraria virtuais do mundo, ao considerar que tal ação "não é justa, nem adequada, nem razoável".

Um ano antes, em 2010, grandes empresas como a Microsoft e o Amazon, assim como vários governos europeus, pediram à Justiça americana que rejeitasse o acordo, porque, para eles, o acordo violaria a legislação de direitos autorais de propriedade intelectual e outorgaria ao Google uma situação privilegiada.

Nesta quarta-feira, pouco antes do fechamento dos mercados, as ações da empresa registravam baixa de 0,56% e eram negociadas a US$ 664,92 no Nasdaq, onde os títulos sofreram desvalorização de 2,96% em 2012 e 19,34% nos últimos 12 meses. EFE

Portal NE10: Samsung lança novo tablet para destronar iPad da Apple


POR RENATO MOTA 

A gigante sul-coreana Samsung lançou nesta quarta-feira no mercado norte-americano um novo tablet, dotado de uma caneta óptica, o Galaxy Note 10.1, em mais uma aposta para destronar o líder do mercado, o iPad da Apple.

Maior e mais potente que o modelo anterior da Samsung, o Galaxy Note 10.1 funciona também com o sistema Android da Google. Contudo, sua principal inovação é a incorporação da caneta, batizada de ‘S Pen’, que pode ser utilizado como um substituto do ‘mouse’, ou como uma caneta propriamente.

“Se o cliente não quiser utilizar a S Pen, não é obrigado, mas é realmente o coração e a alma do produto”, disse Shoneel Kolhatkar, diretor de estratégia de produtos da Samsung nos Estados Unidos, a um grupo de jornalistas antes da apresentação oficial, a qual foram convidados celebridades como o cineasta Baz Luhrmann ou o designer de moda Zac Posen. “O S Pen permite maior precisão e controle”, disse.

52986_460x270_0644673001345067512
Foto: Don Emmert/ AFP

O dispositivo permite ainda utilizar diferentes aplicações ao mesmo tempo, dividindo a tela em janelas distintas. O novo tablet é maior que o modelo anterior da Samsung, com uma diagonal de 25,6 centímetros (10,1 polegadas). Além disso, é mais potente, com um processador de quatro núcleos e uma memória de 2 gigabytes (GB).

O Galaxy Note 10.1 será vendido nos Estados Unidos por US$ 500 para o modelo com 16 GB de memória e a US$ 550 para o de 32 GB.

A Samsung já comercializa desde a semana passada o Galaxy Tab 10.1 em alguns países, entre eles a Alemanha. Contudo, seu lançamento nos Estados Unidos é o pontapé inicial de sua estratégia para competir com o iPad da Apple no mundo todo.

A Samsung disputa com a Apple o mercado de telefones inteligentes, sendo que o gigante sul-coreano é atualmente o maior fabricante destes dispositivos. Um tribunal da Califórnia (oeste) tenta atualmente julgar as acusações cruzadas que lançam os dois grupos no que é considerado o maior julgamento sobre violação de patentes da história dos Estados Unidos.[France Presse]